O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

DIY ou Faça você mesmo - Carros - Vocês costumam pagar ou fazer a manutenção dos carros por conta própria ?

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Recentemente entrei em uma "pira" de parar de pagar por serviços e passar a fazer por conta, começando por coisas mais simples e avançando conforme vou aprendendo, usando vídeos no Youtube como guias e tomando cuidado pra não fazer besteiras, vocês costumam fazer isso ?

Lavagem :

Uma das coisas que parei de fazer foi mandar lavar o interior do carro, tenho um aspirador e alguns panos e faço eu mesmo a limpeza, o foda é que moro em AP então não consigo lavar a parte de fora e pra limpar o interior eu acabo usando uma vaga que só pode ficar uns 15 minutos, mas estou vendo de achar um lugar que você paga uma mensalidade e pode usar o espaço a vontade, que inclusive já fornecem a estrutura de lavadora, aspirador e panos.

Ruídos, barulhos e reparos menores:

Passei a caçar uns ruídos no carro colocando velcro/feltro, apertando uns parafusos e recentemente arrumei o para-choque do carro, iriam me cobrar R$400 em mão de obra + materiais, achei as presilhas por R$18 no Mercado Livre e eu mesmo fiz seguindo um guia e ficou perfeito

Upgrades:

Pretendo instalar uma multimídia no carro+ câmera de ré, porém uma específica que não precise cortar fios, achei algumas que já mandam o chicote certo e é só "plug & play" já vi como tirar e trocar o painel frontal do carro e é bem fácil, uns 4 parafusos e uns encaixes plásticos, a multimídia (MP5 + moldura) está saindo por R$700 e tinham me cobrado R$400 pela mão de obra, aqui acho que o trabalho maior vai ser passar o fio da câmera de ré tirando os plásticos para esconder bem ele.

Sinceramente pretendo aplicar isso em outras coisas além da manutenção do AP que já faço, como por exemplo aprender a fazer solda para arrumar alguns controles com drift, comprar uma impressora 3D para fazer utensílios para o dia-a-dia e também aprender um pouco de marcenaria para montar alguns móveis simples.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.850
Pontos
969
Sim, faço.

Já inclusive troquei embreagem/cambio completo de chevette e opala, sistemas de freios completos sem abs não tem segredo algum, suspensão desde que vc tenha um encolhedor de molas (para atuar nos sistemas mcpherson) você resolve tudo sem acidente algum.

Carburadores, mexi em todos carros que tive (fusca, opala, chevette, kadett) , aí requer alguma concentração para não perder nenhuma pecinha.

Para mexer em suspensão, é obrigatório 2 bons macacos tipo jacarezinho e ao menos 1 par de suporte de carroceria.

Maioria dos trabalhos já faço desde antes da existencia do Youtube.

Neste Clio que peguei há quase 3 anos, já inclusive limpei parte da injeção algumas vezes, e parte de suspensão e freios é muito tranquila.

Só não faço aquilo que não tenho ferramenta certa (manutenção interna de cambio, instalação de cabeçote e montagem de motor completo por exemplo)

Vicent Vega

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
811
Pontos
869
cara eu sou do diY mais conheco um pouco de mecanica e fica um pouco mais facil kkkk mais minha são mais voltadas pra gambiarras mesmo tenho pegout 207 passion ele deu um esquente eu voltando de fortaleza porque a tampa do resevatorio estava frouxa entao nao achava a dele em local nenhum soube que a do palio que e 10 reais dava fui tirar o resevartorio pra lavar quebrei o cano do retorno do radiador que e uma porcario pequeno e ressecado entao coloquei um mangote maior com bracadeiras concertei o velocimetro que quando comprei ja saia em 80km e coifa da junta marconetica tava cortada coloquei plastico filme

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.502
Pontos
503
Eu tenho Toyota.
Até agora só troquei o óleo, filtro de ar e da cabine, ponho água, troco lâmpadas faróis e troquei os pneus.

De diferente acho que só troquei o som por um multimídia por um de 130 reais da Aliexpress sem impostos a uns 2 anos. Qualquer dia coloco um subwoofer debaixo do banco.

Lavar lavo com detergente mesmo, na garagem e passo aspirador igual ao nariz. Qualquer dia tenho que tirar e lavar os tapetes. Mas como pego muito barro, semana que vem que lavar de novo daí desanima.

Queria por umas rodas, filme. Mas aí lembro que fui assaltado duas vezes na porta de casa e desanimada. Deixa o carro com cara de pobre mesmo.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.257
Pontos
2.309
Esse tópico veio a calhar.
Nunca entendi nada de carro mas como sou chato, comecei a pesquisar bastante de um tempo pra cá, não ponho a mão mas não deixo nenhum curioso mexer. Participo de grupos de discussão, compro óleo, as peças etc. Inclusive, compro meu próprio aditivo

Pra não dizer que nã ponho a mão na massa, só trocar agua do limpador com aquele detergente apropriado e depois de pagar por tanto serviço porco, eu mesmo estou lavando meus carros. Tenho um aspirador bem potente, Wap, esponjas e produtos da Vonixx como restaurax e intense e semana que vem pretendo comprar um Sintra e um snow foam pra ligar na Wap e fazer chantilly

doraemondigimon

Lenda da internet
Reações
24.700
Pontos
1.619

Passei a caçar uns ruídos no carro colocando velcro/feltro, apertando uns parafusos e recentemente arrumei o para-choque do carro, iriam me cobrar R$400 em mão de obra + materiais, achei as presilhas por R$18 no Mercado Livre e eu mesmo fiz seguindo um guia e ficou perfeito
...E daí, tem gente que NÃO ADMITE, mas TEM Peugeot em casa!:ksafado

Tá, eu tô brincando (mas, também fiz isso no 306 a rodo!) Já estava acostumando até de onde vinha os 'hnec hnec' no carro pra, quando chegasse no final de semana, sair gastando até esparadrapo no carro.

Agora, ainda não comecei a fazer isso no Megane não! Apesar de saber que ele de vez em quando, tem uns barulhinhos estranhos (mas vamos e convenhamos, meu Fusca e a Kombi tinham cada barulho que parecia que eu estava rodando com uma escola de samba a tiracolo, e olha que nem comentei dos carros mais silenciosos que dirigi, o Passat Pointer e o Santana Quantum).

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
47.656
Pontos
603
Na medida do possível sim, troco todas as lâmpadas, já troquei amortecedor da tampa do porta-malas, já troquei a lanterna completa quando minha esposa bateu, etc.

Coisinhas assim os caras enfiam a faca e você consegue resolver geralmente só com uma chave.

Agora, problemas no motor e coisas mais complexas eu delego. Falta de tempo e conhecimento mesmo.

andresouzas

Larva
Reações
1
Pontos
1
Eu sei o mínimo de mecânica pra não ser pego de surpresa e faço o básico mais simples: troco filtro de pólen, calotas, lâmpadas queimadas. Já até troquei velas e cabos de velas, mas deixei pro mecânico cuidar dessas partes na revisão anual. Eu pesquiso todas as peças que precisam ser trocadas, comparo preços, faço cotação e escolho o que vale mais a pena. Na hora de trocar ou instalar, deixo o mecânico cuidar. Assim eu mantenho o controle, economizo tempo e tenho a segurança de que tudo será feito certo.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.850
Pontos
969
Esse tópico veio a calhar.
Nunca entendi nada de carro mas como sou chato, comecei a pesquisar bastante de um tempo pra cá, não ponho a mão mas não deixo nenhum curioso mexer. Participo de grupos de discussão, compro óleo, as peças etc. Inclusive, compro meu próprio aditivo

Pra não dizer que nã ponho a mão na massa, só trocar agua do limpador com aquele detergente apropriado e depois de pagar por tanto serviço porco, eu mesmo estou lavando meus carros. Tenho um aspirador bem potente, Wap, esponjas e produtos da Vonixx como restaurax e intense e semana que vem pretendo comprar um Sintra e um snow foam pra ligar na Wap e fazer chantilly
Sempre tive vontade de ter uma lavadora de pressão tipo as wap, só me falta um quintal pra fazer a lavagem do carro sem encheção de saco

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
...E daí, tem gente que NÃO ADMITE, mas TEM Peugeot em casa!:ksafado

Tá, eu tô brincando (mas, também fiz isso no 306 a rodo!) Já estava acostumando até de onde vinha os 'hnec hnec' no carro pra, quando chegasse no final de semana, sair gastando até esparadrapo no carro.

Agora, ainda não comecei a fazer isso no Megane não! Apesar de saber que ele de vez em quando, tem uns barulhinhos estranhos (mas vamos e convenhamos, meu Fusca e a Kombi tinham cada barulho que parecia que eu estava rodando com uma escola de samba a tiracolo, e olha que nem comentei dos carros mais silenciosos que dirigi, o Passat Pointer e o Santana Quantum).
115mil km rodados não tem como, ainda mais no Brasil.

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Reações
43.127
Pontos
1.048
Eu esses dias que passou fiz uma manutenção no QQ (eu mesmo). Notei que os botões dos vidros elétricos das três portas dos passageiros (frontal direita e as duas trazeiras) estavam falhando/não funcionando. Tirei o botão da porta (super simples, um parafuso apenas e alguns encaixes do apoio de braço) e depois eu desmontei os botões e limpei (tem uma plaquinha por dentro com uns pads estilo controle remoto de TV). Coisa de 30min e os botões ficaram com o funcionamento como novos. Antes de desmontar eu tentei jogar limpa contatos com eles no lugar mesmo, mas sem sucesso.

Agora lavar carro eu não tenho mais saco. Prefiro pagar 20tão no lava-jato aqui perto de casa.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Eu esses dias que passou fiz uma manutenção no QQ (eu mesmo). Notei que os botões dos vidros elétricos das três portas dos passageiros (frontal direita e as duas trazeiras) estavam falhando/não funcionando. Tirei o botão da porta (super simples, um parafuso apenas e alguns encaixes do apoio de braço) e depois eu desmontei os botões e limpei (tem uma plaquinha por dentro com uns pads estilo controle remoto de TV). Coisa de 30min e os botões ficaram com o funcionamento como novos. Antes de desmontar eu tentei jogar limpa contatos com eles no lugar mesmo, mas sem sucesso.

Agora lavar carro eu não tenho mais saco. Prefiro pagar 20tão no lava-jato aqui perto de casa.

Cara, muitas das coisas é um parafusinho aqui um ou uma trava plástica ali, eu vi de trocar a central do meu carro, da pra compar uma já pronta com os chicotes corretos, é basicamente tirar as travas plásticas, 4 parafusos e pronto.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.850
Pontos
969
Aqui sobra espaço. Acha que vou pagar? :ksafado
Visualizar anexo 475293
Nunca que eu paguei por uma lavagem. Até mesmo pq meu pai, foi motorista por profissão e pegava alguns sábados e domingos para lavar/polir carros. Aprendi com ele desde os 11 anos.

Mas a desvantagem de morar em apartamento faz com que eu não possa dar o devido capricho às minhas tranqueiras.

Aí é lavagem compacta (pano e balde)

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.257
Pontos
2.309
Nunca que eu paguei por uma lavagem. Até mesmo pq meu pai, foi motorista por profissão e pegava alguns sábados e domingos para lavar/polir carros. Aprendi com ele desde os 11 anos.

Mas a desvantagem de morar em apartamento faz com que eu não possa dar o devido capricho às minhas tranqueiras.

Aí é lavagem compacta (pano e balde)
Nunca gostei de lavar carros, agora wtf não sei o que acontece.
Amanhã vou comprar uma Snow Foam e um Sintra Pro :ksafado

PhylteR

F1 King
GOLD
Reações
45.082
Pontos
2.069
Já troquei lâmpadas dos faróis e palhetas. Mas nunca fui muito além disso...

Jack Reacher

Bam-bam-bam
Reações
21.988
Pontos
343
Somente o comum, filtros, palhetas, acabamento, presilhas, restante infelizmente tem que ficar com o estupro da concessionária e sua garantia. Nem lavar consigo pq a garagem do prédio não permite.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.850
Pontos
969
Nunca gostei de lavar carros, agora wtf não sei o que acontece.
Amanhã vou comprar uma Snow Foam e um Sintra Pro :ksafado
Se tua cria for igual minha filha, é só preparar a mangueira, o balde, aí tu senta e toma uma enquanto o filho(a) fica se divertindo lavando. Só ficar de olho pra que não cometa nenhuma cagada, porém lavagem sai sozinha kkkkk

Gasta o dobro de água, pq criança gosta de ver agua jorrando e voando.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.257
Pontos
2.309
Se tua cria for igual minha filha, é só preparar a mangueira, o balde, aí tu senta e toma uma enquanto o filho(a) fica se divertindo lavando. Só ficar de olho pra que não cometa nenhuma cagada, porém lavagem sai sozinha kkkkk

Gasta o dobro de água, pq criança gosta de ver agua jorrando e voando.
Agora que comprei a maquina de fazee Chantilly no carro, pode ter certeza.
Agora, aspirador que é bom, ninguém quer passar

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
2.978
Pontos
1.254
Rapaz, hoje prefiro ocupar meu tempo com outras coisas (trabalho) ao invés de ficar lavando o carro e tentando arrumar ele.
Sinceramente, minha hora/trabalho vale muito mais do que pagar alguém para fazer estas coisas.
Mas .... quando eu era molecão fazia muito disso de ficar lavando o próprio carro e tentar arrumar as coisas. Até fazia sentido, já que ganhava mal.
Sem mencionar que hoje não tenho interesse de ficar fazendo upgrade em carro ou ficar colocando acessórios e etc. Compro o carro original mesmo e só saio usando.
Quando tive meu primeiro carro investi muito em som e acessórios diversos. Mas depois que furtaram ele e o seguro nem pagou pelos acessórios e som que investi, nunca mais gastei com essas coisas.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Rapaz, hoje prefiro ocupar meu tempo com outras coisas (trabalho) ao invés de ficar lavando o carro e tentando arrumar ele.
Sinceramente, minha hora/trabalho vale muito mais do que pagar alguém para fazer estas coisas.
Mas .... quando eu era molecão fazia muito disso de ficar lavando o próprio carro e tentar arrumar as coisas. Até fazia sentido, já que ganhava mal.
Sem mencionar que hoje não tenho interesse de ficar fazendo upgrade em carro ou ficar colocando acessórios e etc. Compro o carro original mesmo e só saio usando.
Quando tive meu primeiro carro investi muito em som e acessórios diversos. Mas depois que furtaram ele e o seguro nem pagou pelos acessórios e som que investi, nunca mais gastei com essas coisas.

Eu já pensei dessa forma aí mas hoje eu acho legal que vou aprender uma coisa nova, vou gastar um tempo fazendo uma coisa mais mecânica que não preciso pensar tanto e me da um certo prazer fazer eu mesmo que sair só pagando, mas antes eu fazia esse cálculo mesmo "eu ganho X reais a hora e o cara me cobra 0,2X/hora pra fazer tal coisa, então vou pagar", já hoje até minha cominha eu tenho preferido fazer, parte disso foi porque as coisas começaram a ficar caras demais, parte porque eu vi que era capaz de fazer igual/melhor, hoje eu não troco o meu lanche de carne ou frango por nenhum que eu como na rua, prefiro muito mais o sabor do que eu faço em casa.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.257
Pontos
2.309
Vixi, piorou.
Aí tou fora.
Prefiro fazer outra coisa.
Mas é como falam: cada um tem um hobby.
É aquele negócio. Tem gente que só quer o carro, troca qdo ser o primeiro sinal de trabalho, não quer perder tempo com isso.
Eu já gosto de entender o que preciso fazer, n gosto de lavar em qualquer lugar. Aprendi isso qdo mancharam meu painel novinho do Civic G8, que era uma nave na época. Depois disso, nunca mais deixei alguém aplicar silicone no interior do carro

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
É aquele negócio. Tem gente que só quer o carro, troca qdo ser o primeiro sinal de trabalho, não quer perder tempo com isso.
Eu já gosto de entender o que preciso fazer, n gosto de lavar em qualquer lugar. Aprendi isso qdo mancharam meu painel novinho do Civic G8, que era uma nave na época. Depois disso, nunca mais deixei alguém aplicar silicone no interior do carro
Melhor Civic, se um dia eu precisar de um segundo carro com certeza será um G8.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.850
Pontos
969
Eu basicamente o faço como forma de economizar $ em trabalhos que não tem nenhum segredo.

Por exemplo: troca de pastilha/lonas, coxins. è basicamente soltar e apertar novamente.

Mas quando era mais novo, eram uns modo hard, por exemplo troca de cambio completo de opala 6 cil (o fiz por baixo e pensa numa desgraceira).

Naquela época, eu aproveitei que tinha adquirido um Comodoro 4.1 "frankestein", estava com o cambio 4 marchas montado num diferencial do 4 cil.

O que fiz foi por o cambio 5 marchas do 4 cil, ficou bom de final e com a 1a curtinha ótima para dar uns borrachoes.

Ainda instalei nele um escape 6 x 2, por causa destes eu ganhei uma cicatriz no mindinho direito, pois levei uma rasgada de parafuso que me tirou a unha.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.257
Pontos
2.309
Outro dia eu levei meu carro pra trocar o sensor da bomba de combustível e ele falou que o carro usava 2 sensores. Voltei pra casa e procurei outra oficina, inclusive eu mesmo comprei o sensor da marca recomendada e só paguei a instalação.
Fosse no primeiro, ia pagar por 2 , ele ia se ligar que só tinha um e não iria me falar nada.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Outro dia eu levei meu carro pra trocar o sensor da bomba de combustível e ele falou que o carro usava 2 sensores. Voltei pra casa e procurei outra oficina, inclusive eu mesmo comprei o sensor da marca recomendada e só paguei a instalação.
Fosse no primeiro, ia pagar por 2 , ele ia se ligar que só tinha um e não iria me falar nada.
Sensor lambda? O meu Ka tinha 2, de entrada e de saída de combustível.

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
19.201
Pontos
803
Recentemente entrei em uma "pira" de parar de pagar por serviços e passar a fazer por conta, começando por coisas mais simples e avançando conforme vou aprendendo, usando vídeos no Youtube como guias e tomando cuidado pra não fazer besteiras, vocês costumam fazer isso ?

Lavagem :

Uma das coisas que parei de fazer foi mandar lavar o interior do carro, tenho um aspirador e alguns panos e faço eu mesmo a limpeza, o foda é que moro em AP então não consigo lavar a parte de fora e pra limpar o interior eu acabo usando uma vaga que só pode ficar uns 15 minutos, mas estou vendo de achar um lugar que você paga uma mensalidade e pode usar o espaço a vontade, que inclusive já fornecem a estrutura de lavadora, aspirador e panos.

Upgrades:

Pretendo instalar uma multimídia no carro+ câmera de ré, porém uma específica que não precise cortar fios, achei algumas que já mandam o chicote certo e é só "plug & play" já vi como tirar e trocar o painel frontal do carro e é bem fácil, uns 4 parafusos e uns encaixes plásticos, a multimídia (MP5 + moldura) está saindo por R$700 e tinham me cobrado R$400 pela mão de obra, aqui acho que o trabalho maior vai ser passar o fio da câmera de ré tirando os plásticos para esconder bem ele.

Sinceramente pretendo aplicar isso em outras coisas além da manutenção do AP que já faço, como por exemplo aprender a fazer solda para arrumar alguns controles com drift, comprar uma impressora 3D para fazer utensílios para o dia-a-dia e também aprender um pouco de marcenaria para montar alguns móveis simples.
Por isso a economia desse país não gira.

Você é o culpado.:kkk

Carro eu não me aventurei. Mas já mexi em módulo de geladeira e já desmontei meu notebook quase por completo pra trocar a porra de um flat, muito mal projetado pra ser trocado.

Fui bem sucedido até agora. O notebook só dá umas estaladas as vezes ao abrir/fechar, nada demais.:kops

Apesar que eu quase quebrei a tela nessa aventura, por causa de um parafuso que tinha função diferente de um lado em relação ao outro e eu não percebi antes de movimentar a tela.

Deu tudo certo. Mas sempre existe o risco de fazer cagada.

Obs: essa câmera de ré vai te dar trabalho hein, se prepara.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Por isso a economia desse país não gira.

Você é o culpado.:kkk

Carro eu não me aventurei. Mas já mexi em módulo de geladeira e já desmontei meu notebook quase por completo pra trocar a porra de um flat, muito mal projetado pra ser trocado.

Fui bem sucedido até agora. O notebook só dá umas estaladas as vezes ao abrir/fechar, nada demais.:kops

Apesar que eu quase quebrei a tela nessa aventura, por causa de um parafuso que tinha função diferente de um lado em relação ao outro e eu não percebi antes de movimentar a tela.

Deu tudo certo. Mas sempre existe o risco de fazer cagada.

Obs: essa câmera de ré vai te dar trabalho hein, se prepara.
Hoje mesmo eu troquei uma válvula de 3 vias da minha máquina de lavar, não sei se já tinha comentado por aqui, mas me cobraram 400 peça e 300 da mão de obra, vi a peça original na loja oficial por 130 e um vídeo no YouTube, 4 parafusos, 3 mangueiras, fiz hoje em 1h, sendo que 40 minutos foram pra tirar a máquina de lavar louça de cima da de lavar roupas e limpar, pra trocar a peça mesmo foram uns 10 minutos ou menos.

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
19.201
Pontos
803
Hoje mesmo eu troquei uma válvula de 3 vias da minha máquina de lavar, não sei se já tinha comentado por aqui, mas me cobraram 400 peça e 300 da mão de obra, vi a peça original na loja oficial por 130 e um vídeo no YouTube, 4 parafusos, 3 mangueiras, fiz hoje em 1h, sendo que 40 minutos foram pra tirar a máquina de lavar louça de cima da de lavar roupas e limpar, pra trocar a peça mesmo foram uns 10 minutos ou menos.
Pior que compensa mesmo, não tem jeito.

Acho que paguei 40 reais no flat. Pelo trabalho que deu pra trocar, chuto 200~300 reais na assistência técnica pra trocar.

O módulo da geladeira era coisa de 5~10 reais pra comprar uns 3 resistores, só levei num lugar pra soldar pois eu não tinha o equipamento, mas acho que foi uns 30 reais. O técnico provavelmente iria trocar o módulo inteiro e meter uma mão de obra cara em cima.

O problema é que tem muita trambicagem. Em carro pelo menos se você tem um lugar de confiança, cobram um valor justo e trocam o que realmente precisa. Apesar que dificilmente não vão dar uma forçadinha pra trocar o que ainda aguenta.

Topo Fundo