A China com a sua política econômica não está assim tão "boa das pernas" como muitos dizem para contestar qualquer hegemonia sobre o mundo, se não houver reformas profundas (coisa que não haver tão cedo) com certeza uma hora a bolha chinesa explode... (Levando muita gente no mundo afora junto.)
Mas o quanto isso é confiável? Escuto que a bolha da China vai estourar faz umas 2 décadas.
O fato é que o atual sistema internacional criou um titã, a China. Não que a China não merecesse prosperar. Mas os EUA alimentou e se tornou dependente de um rival que agora o contesta. Não existiu nenhum pragmatismo nessa relação como alguns gostam de dizer. Que pragmatismo é esse que os EUA se torna dependente de um rival?
Por exemplo. Hoje a China alimenta 70% do consumo de terras raras dos EUA. Se entrarem em algum tipo de conflito, a China fecha a torneira e quebra as pernas dos EUA por um bom tempo. Por isso e outras coisas que setores nos EUA batem na tecla que os EUA devem desacoplar da China, ao menos nos setores críticos e estratégicos.
Os EUA passou por um processo de desindustrialização também, para produzir baratinho na China. O barato que sai caro. Que joga contra a sobrevivência do Estado e alimenta um rival.
Na indústria naval então é uma desgraça. A China hoje tem uma capacidade industrial naval 200 vezes maior do q dos EUA. Hoje a Marinha de Guerra chinesa já é maior do que a americana. A americana ainda leva vantagem tecnológica, mas é algo que se espera que a China se aproxime em até 20 anos. Ou seja, daqui a 20 anos a China pode ter uma Marinha de Guerra muito maior que a americana e com uma tecnologia equivalente.
Estudos e jogos de guerra já não dão mais uma vitória garantida para os EUA no caso de uma guerra contra a China por Taiwan (se a guerra fosse agora). Justamente pela capacidade chinesa de repor perdas, graças a sua indústria naval 200 vezes maior que a americana. E para os EUA equilibrar isso, se começar hj a investir em estaleiros, vai demandar décadas para surtir efeito. Enfiaram os EUA em um buraco.
As guerras modernas estão caminhando para guerras industriais de alta intensidade e longa duração. Europa e EUA se assustaram como suas indústrias estavam minúsculas quando se depararam com a Rússia e uma guerra de alta intensidade. E é só a Rússia...
EUA precisa recalcular sua rota, ou é só manter o que anda fazendo nas últimas décadas e continuar alimentando rivais e enfraquecendo o próprio Estado no processo.