O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Documentário sobre o Sega CD

celsowmbr

Habitué da casa
Mensagens
53
Reações
119
Pontos
53
Olá Pessoal, dediquei algumas semanas reunindo material e desenvolvi um documentário sobre o SEGA CD, divido em quatro partes. Tentei abordar o máximo que pude incluindo sua concepção, hardware, jogos, acessórios, integração 32x e seu legado.



Espero que gostem !
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Assisti as duas primeiras partes. Nota 10 por enquanto!

So long
 


Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Olá Pessoal, dediquei algumas semanas reunindo material e desenvolvi um documentário sobre o SEGA CD, divido em quatro partes. Tentei abordar o máximo que pude incluindo sua concepção, hardware, jogos, acessórios, integração 32x e seu legado.



Espero que gostem !

Terminei de ver os vídeos.

Muito bom, parabéns! Realmente, deu para ver o esmero do trabalho. Ficou muito didático e acessível. Deu um forte sentimento de nostalgia aqui. A maioria dos acessórios eu desconhecia. Aprendi bastante.

Eu tive o Sega CD (modelo 2). Como eu fiquei feliz quando o meu falecido pai me deu, lá em 1995! O engraçado que os jogos do Sega CD tinha uma "atmosfera" diferente. Era diferente de jogar o Super Nintendo e o próprio Mega Drive. Eu gostava muito! Lembro que havia uma locadora bem abastecida de games, então, joguei muita coisa boa nele.

Uma pena que morreu tão cedo (ou ele foi lançado tarde). Por mim a Sega sempre deveria ter lançado uma versão em CD para todos os jogos que foram lançados em cartucho. Daí as produtoras poderiam ter liberdade para adicionar fases, músicas em qualidade de CD, uns filminho ou simplesmente lançado idêntico à versão em cartucho mesmo. Mas que tivessem todos os jogos em CD!

Enfim, mais uma vez meus parabéns. Sei que deve ter dado um trabalhão mas pode regozijar-se: fez um trabalho de primeira.

Como sugestão, embora não tenha sido o foco dos vídeos, poderias fazer um vídeo falando um pouquinho mais dos games que saíram para ele.

EDIT: Acabei de achar aqui no mercado livre os CDs prensados de Snatcher & Lords of Thunder!
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
Sou doido por um Sega CDX, mas ta foda achar um 100% funcional!
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Eu não tive Sega CD na época. Mas um amigo (que viria a se tornar meu cunhado) o tinha. Joguei praticamente tudo dele.

Não foi um console que me agradou muito, achava já naquela época meio chato as FMV. Acho que acrescentava pouco nos jogos que já tinham versões para o Mega Drive.

Mas ainda sim foi muito bom poder curtir Final Fight, Sonic CD, Lunar e Snatcher (em inglês).
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.161
Reações
23.222
Pontos
1.619
Sou doido por um Sega CDX, mas ta foda achar um 100% funcional!

100% funcional e pelo menos, 93% mais em conta do que os esfaqueadores andam tentando repassar! Achei um CDX COM DEFEITO por esguelantes 400 R$! Afinal de contas, virou ouro em plástico?!?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.469
Pontos
1.344
100% funcional e pelo menos, 93% mais em conta do que os esfaqueadores andam tentando repassar! Achei um CDX COM DEFEITO por esguelantes 400 R$! Afinal de contas, virou ouro em plástico?!?
Eu pessoalmente para uso eu acho que não compensa comprar console que use disco optico, pois cedo ou tarde o leitor irá morrer, e dependendo do console dificilmente o indivíduo encontrará um leitor para reposição bom, agora se for para colecionar ou usar muito pouco ai compensa, caso contrário só vale a pena com ode, mas infelizmente isso não existe para sega cd por enquanto. Pelo o que eu li o cdx é mais chato de ajustar o leitor que o sega cd nornal.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.161
Reações
23.222
Pontos
1.619
Eu pessoalmente para uso eu acho que não compensa comprar console que use disco optico, pois cedo ou tarde o leitor irá morrer, e dependendo do console dificilmente o indivíduo encontrará um leitor para reposição bom, agora se for para colecionar ou usar muito pouco ai compensa, caso contrário só vale a pena com ode, mas infelizmente isso não existe para sega cd por enquanto. Pelo o que eu li o cdx é mais chato de ajustar o leitor que o sega cd nornal.

O CDX é bem mais chato de se ajustar, a unidade optica dele é mais complexa e cara de se achar mas, como é um dos consoles mais bonitinhos já lançados (e eu nunca tive um....), eu quero um bichinho desses. O caso é que ele continua caro, por motivos completamente idiotas.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.469
Pontos
1.344
O CDX é bem mais chato de se ajustar, a unidade optica dele é mais complexa e cara de se achar mas, como é um dos consoles mais bonitinhos já lançados (e eu nunca tive um....), eu quero um bichinho desses. O caso é que ele continua caro, por motivos completamente idiotas.
Eu nunca tive o mega, mas eu gostaria de ter um mega 1, com 32x e sega cd, e no sega cd eu só teria o final fight cd e sonic cd.
Ano que vem ou em 2020, eu vou ver se consigo um rhea para o meu saturn model 1 va0, pois o leitor dele parou, mas vou tentar ajustar mês que vem para dar uma sobrevida para ele, e qualquer coisa pego uma unidade óptica no ali.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Eu nunca tive o mega, mas eu gostaria de ter um mega 1, com 32x e sega cd, e no sega cd eu só teria o final fight cd e sonic cd.
Ano que vem ou em 2020, eu vou ver se consigo um rhea para o meu saturn model 1 va0, pois o leitor dele parou, mas vou tentar ajustar mês que vem para dar uma sobrevida para ele, e qualquer coisa pego uma unidade óptica no ali.

Você vai criar o famosos Megazord. Rsrsrs

Vale a pena pelo valor nostálgico. Mas para os dias de hoje, já que você já tem o Saturn, vale mais a pena um Mega Drive com um bom everdrive.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
731
Reações
906
Pontos
1.034
Excelente documentário. Parabéns!

O que é esse Wondermega hein.. me lembro dele na época pelas revistas e tal... Saídas de áudio e vídeo TOP.. pena custar o olho da cara(ainda) quando se acha um desses no eBay
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Marcando pra assistir. O Sega CD era um periférico que eu ficava "namorando" nas demonstrações das lojas.
 

celsowmbr

Habitué da casa
Mensagens
53
Reações
119
Pontos
53
Assisti as duas primeiras partes. Nota 10 por enquanto!

So long
Terminei de ver os vídeos.

Muito bom, parabéns! Realmente, deu para ver o esmero do trabalho. Ficou muito didático e acessível. Deu um forte sentimento de nostalgia aqui. A maioria dos acessórios eu desconhecia. Aprendi bastante.

EDIT: Acabei de achar aqui no mercado livre os CDs prensados de Snatcher & Lords of Thunder!
Excelente documentário. Parabéns!

O que é esse Wondermega hein.. me lembro dele na época pelas revistas e tal... Saídas de áudio e vídeo TOP.. pena custar o olho da cara(ainda) quando se acha um desses no eBay

Estou lisonjeado com o reconhecimento de todos, muito obrigado mesmo.
Fiz este vídeo para realmente homenagear nosso querido Sega CD e também para voltar a produzir videos no youtube pois havia parado de desenvolver desde que peguei um segundo emprego.
Também agradeço todas as sugestões. Tentarei desenvolver todas o mais breve possível !
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.777
Pontos
2.164
Sega CD é um hardware bem interessante. Pena que foi sabotado pela própria Sega, poderia ter sido mais bem aproveitado.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.777
Pontos
2.164
Estou lisonjeado com o reconhecimento de todos, muito obrigado mesmo.
Fiz este vídeo para realmente homenagear nosso querido Sega CD e também para voltar a produzir videos no youtube pois havia parado de desenvolver desde que peguei um segundo emprego.
Também agradeço todas as sugestões. Tentarei desenvolver todas o mais breve possível !

Se me permite uma sugestão, nos próximos vídeos, diminua o volume ou tire a música de fundo. As vezes a música tá mais alta que sua voz.

Gostei bastante do vídeo, vou ficar de olho no seu canal :kgozo
 

celsowmbr

Habitué da casa
Mensagens
53
Reações
119
Pontos
53
Se me permite uma sugestão, nos próximos vídeos, diminua o volume ou tire a música de fundo. As vezes a música tá mais alta que sua voz.

Gostei bastante do vídeo, vou ficar de olho no seu canal :kgozo

Obrigado pela sugestão ! Devo colocar ainda essa semana o vídeo usando o scart hdmi no meu Sega CDX
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.161
Reações
23.222
Pontos
1.619
Pronto. Acabei de assistir aos 4 videos (eu tive um tempo pra isso, finalmente) e posso começar a relacionar as dúvidas e críticas sobre o assunto:

O Sega CD realmente foi muito sub utilizado, virando chacota em muitas publicações e se tornando um dos inúmeros pregos do caixão da Sega por pura negligência.

Na verdade, eu acreditava que o Sega CD fosse uma criação apenas pra tentar aplacar o crescimento assustador do PC Engine Super CD² e sua variedade de jogos. O grande mal é que o equipamento da Sega é cotado, não como um 'add on', mas sim, como um videogame em separado, onde ele usava o Mega Drive apenas pra conexão dos acessórios (controles diversos), saídas para TV e sistema de audio e controle do save dos jogos. No caso do PC Engine, houve jogos em HU Card que se beneficiavam do CD Rom, coisa que nunca foi feito no Sega CD, mas foi projetado pra ser feito com o 32X (e continuou sem ter visto alguma coisa assim...)

Os seus videos se beneficiam de uma excelente edição, mas uma coisa que poderia ajudar era a inserção de mais dados ESCRITOS nele pra aliviar um pouco a sua fala. Outra coisa, já citada pelo Vaynard é sobre o audio, que em certos pontos poderia ser mais baixo (e teve momentos que dava pra perceber que você estava meio que, com problemas na sua voz. Confere?:ksafado

Não que isso seja algo problemático, mas quando se está fanho ou gripado, é melhor descansar pra se gravar com mais qualidade!

No mais, foi um belissimo trabalho de pesquisa e espero que surjam mais e mais, não só da Sega, mas de outros sistemas.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Excelente tópico. O Sega CD era uma das várias maravilhas tecnológicas dos anos 90: mas ele não era "somente mais uma novidade", mas sim uma história sendo escrita bem diante dos nossos olhos (a da revolução do CD, e os consoles se tornando multimídia).

Era genuinamente embasbacante ouvir jogos com som de CD, e sequências de CG e filme no início dos anos 90. Era demais! Não só uma evolução tecnológica, como também uma revolução. Os meus parabéns ao OP.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu tive o meu em 1995. Foi incrível, mesmo as lambanças que a SEGA fez.

Estou vendo o seu mini-doc, parabéns!
 

Hurley™

Bam-bam-bam
Mensagens
340
Reações
446
Pontos
238
Tenho Sega CD e faz tempo que não ligo ele para umas jogatinas, preciso tirar a poeira dele.

Vou conferir o vídeo.
 

tiagao_extremo

Bam-bam-bam
Mensagens
303
Reações
462
Pontos
248
Nunca me interessei pelo Sega CD, mas esse seu documentário ficou muito bom. Assisti todos os vídeos e gostei demais. Parabéns!
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.311
Pontos
719
Engraçado que sempre não entendi pq os consoles da Sega tirando o Saturn nunca fizeram sucesso aqui no Japão mesmo sendo uma empresa japonesa, o Mega foi mau o mega cd ainda pior, o CDX acho que nem chegou a lançar aqui porém posso estar enganado, hoje em dia qdo se acha a venda no yahoo mesmo loose tu não paga menos de 500 dólares, certas coisas não da para se entender
 

celsowmbr

Habitué da casa
Mensagens
53
Reações
119
Pontos
53
Nunca me interessei pelo Sega CD, mas esse seu documentário ficou muito bom. Assisti todos os vídeos e gostei demais. Parabéns!
Assisti todo o doc, ficou muito bom cara.
Muito conteúdo :)
Me inscrevi no seu canal lá

Muito Obrigado !

Os seus videos se beneficiam de uma excelente edição, mas uma coisa que poderia ajudar era a inserção de mais dados ESCRITOS nele pra aliviar um pouco a sua fala. Outra coisa, já citada pelo Vaynard é sobre o audio, que em certos pontos poderia ser mais baixo (e teve momentos que dava pra perceber que você estava meio que, com problemas na sua voz. Confere?:ksafado

Não que isso seja algo problemático, mas quando se está fanho ou gripado, é melhor descansar pra se gravar com mais qualidade!

No mais, foi um belissimo trabalho de pesquisa e espero que surjam mais e mais, não só da Sega, mas de outros sistemas.

Vou melhorar o processo de gravação e forçar um pouco menos a voz ! Obrigado pela dica !
Estou preparando de outra plataforma também, espero que gostem !
 

Alexandre Cube

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.272
Reações
749
Pontos
949
Muito legal.
Altas recordações aqui do meu Mega Drive.
Tbm não tive o Sega CD, mais era um sonho de consumo muito distante pelo preço praticado aqui no Brasil.

Excelente Matéria.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Curti seu documentário.
Eu ganhei o SEGACD em 94, ou final de 93, não lembro mais. Veio com aquele sewer shark, jogo horroroso... hahaha... mas ganhei ele com o Mortal Kombat. Como joguei essa porra. Lembro de um jogo que eu me amarrava, Dune, não lembro se eu aluguei ou se comprei, devo ter alugado na falecida videogame center na Tijuca.
Na instalação foi um parto, meu Mega era um Mega Drive II tectoy e as travas que vinham pra colocar embaixo do videogame eram fodas de colocar, meu pai quase destruiu tudo até eu implorar pra tentar fazer. Devo ter feito tudo em 10 minutos hahaha Sofro esse bullying hoje com meus filhos!!!

Enfim, acabei vendendo tudo pra comprar um Pc à época, não me arrependo por que, por conta disso, me tornei programador. Lembro de dizer pra alguns amigos meus, devia ter uns 13..14 anos... que além de jogador de futebol, q eu era à época, queria ser programador da SEGA hahaha

Acho que da minha galera fui o único a ter o SEGA CD, quando levava a galera lá em casa pra jogar, principalmente mortal kombat 1, era um "CARAAALHO QUE FODA!!" ...
Bons tempos! Se eu puder um dia, gostaria de recomprar tudo, tanto o Mega quanto o Sega cd... por enquanto me satisfaço com o raspberry...
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Curti seu documentário.
Eu ganhei o SEGACD em 94, ou final de 93, não lembro mais. Veio com aquele sewer shark, jogo horroroso... hahaha... mas ganhei ele com o Mortal Kombat. Como joguei essa porra. Lembro de um jogo que eu me amarrava, Dune, não lembro se eu aluguei ou se comprei, devo ter alugado na falecida videogame center na Tijuca.
Na instalação foi um parto, meu Mega era um Mega Drive II tectoy e as travas que vinham pra colocar embaixo do videogame eram fodas de colocar, meu pai quase destruiu tudo até eu implorar pra tentar fazer. Devo ter feito tudo em 10 minutos hahaha Sofro esse bullying hoje com meus filhos!!!

Enfim, acabei vendendo tudo pra comprar um Pc à época, não me arrependo por que, por conta disso, me tornei programador. Lembro de dizer pra alguns amigos meus, devia ter uns 13..14 anos... que além de jogador de futebol, q eu era à época, queria ser programador da SEGA hahaha

Acho que da minha galera fui o único a ter o SEGA CD, quando levava a galera lá em casa pra jogar, principalmente mortal kombat 1, era um "CARAAALHO QUE FODA!!" ...
Bons tempos! Se eu puder um dia, gostaria de recomprar tudo, tanto o Mega quanto o Sega cd... por enquanto me satisfaço com o raspberry...
Quem nunca jogou MegaDrive e SegaCd e nao quis ser programador da SEGA ne...kkkk
 
Topo Fundo