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Donos de carros elétricos se cansam do incômodo e voltam à gasolina

Ataru

Bam-bam-bam
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O "japonês" comparar com um carro de 2003 (um carro de 17 anos) não é nem um pouco desleal.:viraolho
Com o que tem mais de topo na tecnologia atual automotiva (Tesla), contra um popular com pegada "esportiva".
Com o preço de um Tesla Modelo 3, deve dar pra comprar uma dezena desses Toyotas Celicas.
E mesmo o Toyota Celica sendo menos potente e antigo, ainda assim não deve muito pra o carro a pilha da Tesla.

Visualizar anexo 185780
Visualizar anexo 185781

E não se enganem, como qualquer carro, os Teslas também trocam pneus (aliás, as manutenções de um Tesla, muito provavelmente devem ser BEM mais caras que um popular do nível do Celica), não é por que ele não precisa de troca de óleo, que os pneus, suspensões, e outras partes mecânicas que exigem manutenção, não devam existir.
Um pneu de um Tesla deve dar pra comprar o conjunto completo, incluindo o estepe de um carro popular.

Mas o Model 3 não é exatamente caro. Para os padrões americanos, está dentro do preço de mercado de um carro novo popular. O modelo de entrada custa $37,990 e o top de linha $57,990.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
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pior que dando uma olhada nos custos médios de manutenção anual de veiculos,
o Tesla é bem mais baixo :klolz

isso desconsiderando o custo pra "fazer um ponto de recarregamento em casa".

O ultimo link inclusive cita os problemas de viajar com tesla.


Talvez role algo parecido com a SpaceX vs Rocket Lab (empresa neozelandeza de foguetes).

Enquanto os foguetes da SpaceX são trambolhos cheio de canos que leva semanas pra montar,
um da Rocket Lab da pra imprimir(sim... imprimir) em menos de 1 dia pela baixissima quantidade de peças.
185783

Nota que Rocket Lab é a terceira empresa da humanidade que conseguiu lançar e retornar algo sem explodir no processo, junto com a Nasa e a própria SpaceX
 

Alberon

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Mas o Model 3 não é exatamente caro. Para os padrões americanos, está dentro do preço de mercado de um carro novo popular. O modelo de entrada custa $37,990 e o top de linha $57,990.


Mas a comparação do japonês do vídeo, pra mim, foi bastante desonesta, comparar um carro de 2003 com um de 2017 só pode ser zueira.

 

Lor’themar Pomposo

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Acho tesla muito massa, todo o tecnológico que ele trás com ele...

Porém ne, vai saber quando veremos um aqui, e imagino que serão preços astronômicos
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
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Não li a reportagem, mas já vi que foi muito mal escrita.
mas se eu morasse num país onde a gasolina é baratissima e o carro também, obvio que eu ficaria na combustão se tivesse escolha.
 


PhylteR

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Se é apenas "um em cada cinco" que voltam à gasolina, o título do tópico faria mais sentido se fosse "donos de carros elétricos aprovam os veículos e não pensam em voltar aos motores à combustão".

Existem haters de carros elétricos? :klolz
 

Rafa - Él

Lenda da internet
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Existem haters de carros elétricos? :klolz

Me chamaram? :khuebr




PS: Nem é tanto questão de eu odiar os carrinhos de pilha. O que eu hateio é a forçação de barra que estão fazendo com eles tentando enfiar eles goela abaixo de todo mundo como se eles fossem a única solução pro problema das emissões de carbono.

E por isso tb que acho que os combustíveis sintéticos seriam uma solução muito melhor, já que eles seriam usados nos mesmíssimos carros que usamos hoje, sem a necessidade de nenhuma adaptação, e ainda daria pra usar toda a estrutura de abastecimento e manutenção já existente. (já que trocar toda essa estrutura e construir postos de recarga teria um impacto ambiental muito maior do que usar o que já existe)
 

Ataru

Bam-bam-bam
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Eu já dirigi um Tesla e realmente é uma experiência única, gostem ou não. É um carro concebido para ser elétrico, e não um carro normal com bateria no lugar do motor.

Eu nem dava muita bola pra esse carro até dirigi-lo. Depois disso, virei fã da marca por vários fatores.

Primeiro que é uma experiência de dirigibilidade totalmente diferente. No início você estranha bastante, e chega até ser cansativo, mas depois pega com facilidade. Você não precisa ligar o carro, pisa muito pouco no freio, além dos recursos tecnológicos que vão além do simples fato de ser elétrico como, por exemplo, o autopilot. Isso sim é uma experiência de um carro autônomo. Tenho uma BMW X1 e, logo que comprei o carro, tive a ideia de utilizar o parking assistant. Que cagada. O carro subiu na calçada acelerando e por sorte eu pisei no freio a tempo de bater num poste. Nunca mais tentei de novo. Ainda que o autopilot também tenha histórico de erros, é visível que o carro é infinitamente mais inteligente nesse quesito.

Segundo é o preço. O Tesla nem de longe é um carro caro para os padrões americanos. Está numa faixa de preço bastante acessível.

Terceiro que o carro é um avião. Sinceramente nunca senti tanta força num motor na minha vida. A ausência do ronco do motor acaba tirando um pouco a sensação de arrancada, mas mesmo assim é impressionante. Eu, que gosto de silêncio, adorei isso.

Quarto que me apaixonei pelo modelo de negócio da empresa de focar muito mais nas atualizações do software do carro do que na mera troca de um modelo por outro, evitando assim essa cultura de descarte muito grande. A natureza agradece, e isso sem precisar vir de alguma imposição estatal. A própria companhia optou por esse modelo. Isso também demonstra que os carros são tecnologicamente muito avançados para suportar atualizações constantes sem que fiquem defasados tão cedo.

O que eu ainda acho que o carro precisa melhorar é no acabamento, que é todo de plástico e precisa ser o mais leve possível por motivos lógicos. Mas ainda falta um refino melhor, mesmo no model X.
 

iusearchbtw

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Eu gosto da ideia do carro elétrico, e já está chegando em um nível quase que totalmente apropriado para tê-lo em muitos países.

No edifício que eu moro tem carregador para carros elétricos, na prática então eu já poderia ter um com a disponibilidade de um carregador rápido em casa. Eu carregaria todo dia quando chego em casa, então seria até mais prático que ir no posto de combustível e ter que abastecer o carro, ficar sujeito à variação de preço da gasolina (que é muito pior que a energia), greve de caminhoneiros e etc.

Se a pessoa consegue ter estrutura para gerar a energia em casa, através de energia solar, eólica e etc, é o melhor dos mundos, não vai ficar dependendo de companhia de energia ou Petrobras.

O problema é em uma viagem, a infraestrutura no Brasil é muito pobre ainda, então o carro ficaria limitado tão somente à cidade ou viagens muito próximas, 100km no máximo.

Se já houvesse uma infraestrutura em estradas razoável, como há nos EUA com os superchargers da Tesla, eu teria um tranquilamente, obviamente se pudesse pagar :klol

Nós EUA já é possível viajar para praticamente qualquer lugar do país com um carro elétrico. Aqui você fica à mercê da boa vontade de alguém deixar você carregar o carro na casa dele ou hotel/comércio.
 

TuriistaH .BR

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Matéria original pra quem quiser ler.

Isso é mais um problema de infraestrutura e caracteristica dos EV's hoje..

Um carro à combustão demora 5min para ganhar uma autonomia de 400km+, em um EV você pode triplicar esse tempo (se não tiver fila, se ninguém largar o carro carregando pra fazer outra coisa e etc).

Fora que mesmo na California, a quantidade de charge stations nem se compara com as de postos.. claro que se você tem um EV pode carregar em casa, mas pra ter uma carga decente em casa precisa fazer um investimento de um charger parrudo (coisa que a maioria não faz)...

Sem falar na questão de temperatura da bateria, que afeta bastante a autonomia.

Tem um longo caminho para os EV's substituirem os carros atuais, tecnologia e infraestrutura não são rapidos e nem baratos.

Uns vídeos interessantes sobre o assunto:



 

Setzer1

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[/QUOTE]
O "japonês" comparar com um carro de 2003 (um carro de 17 anos) não é nem um pouco desleal.:viraolho

Não a diferenças absurdas no consumo de combustível de 20 anos pra cá.
È um carro 1.8 e o consumo de combustível está de acordo com um carro 1.8 comprado hoje saído da fabrica.

Se quer comparação ridícula como tesla vs carro 1.nada
Eu tb tenho como comparar carros 1.0 com bicicletas. :kpisca


E como já explicado por outros users. 30mil dólares não é absurdo pra um carro nos EUA.
Um Ford Fusion 2021 custa 23mil dólares por exemplo. Carro 2.0 beberrão.
È difícil achar nos EUA um carro 1.nada pela internet mas deve orbitar na faixa de 15mil. (0km).

È bem diferente do Brasil onde um elétrico custa 3 a 4x mais do que nossos carros de entrada. (50mil 0km 1.0 que tem maçaneta na porta :P vs 200mil renault elétrico com tudo que tem direito como 6 airbags, etc).
 
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Alberon

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Não a diferenças absurdas no consumo de combustível de 20 anos pra cá.

È um carro 1.8 e o consumo de combustível está de acordo com um carro 1.8 comprado hoje saído da fabrica.



Se quer comparação ridícula como tesla vs carro 1.nada

Eu tb tenho como comparar carros 1.0 com bicicletas. :kpisca





E como já explicado por outros users. 30mil dólares não é absurdo pra um carro nos EUA.

Um Ford Fusion 2021 custa 23mil dólares por exemplo. Carro 2.0 beberrão.

È difícil achar nos EUA um carro 1.nada pela internet mas deve orbitar na faixa de 15mil. (0km).



È bem diferente do Brasil onde um elétrico custa 3 a 4x mais do que nossos carros de entrada. (50mil 0km 1.0 que tem maçaneta na porta :P vs 200mil renault elétrico com tudo que tem direito como 6 airbags, etc).




Faz diferença nada.:viraolho
Por que será que os carros europeus são a diesel?
Com certeza bem mais econômicos que os a gasolina.
Isso sem contar os hybridos, que aí sim, valem a pena a questão elétrica.

A comparação do cara foi desonesta sim, pegou um popular "esportivo" de 2003.
185887

Não fez uma comparação com nenhum híbrido e nenhum a diesel, por que será?
 

Setzer1

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Não fez uma comparação com nenhum híbrido e nenhum a diesel, por que será?

EUA só usa diesel pra caminhonetes e carros +pesados. Abaixo tem todos os carros hoje vendidos nos EUA a diesel. (0km, ignoro carros usados).
https://www.caranddriver.com/features/g20980996/diesel-car-truck-suv/


Hibrido pegando um novo top de linha e dos mais economicos.
https://www.caranddriver.com/reviews/a34622538/2021-honda-accord-hybrid-by-the-numbers/#:~:text=Fortunately, fuel economy remains practically,from 47 to 48 mpg.

11km por litro na cidade.
Pra bater a diferença do vídeo o carro (630doláres vs 2400 dólares) O carro a gasolina 1.8 teria que ser 4x mais econômico. Máximo que eu achei foi em torno de 13km/l

Mesmo carros 1.0 como o Renault Kwid Life 1.0 12V , que é hoje o 0km mais econômico Hatch que vc vai ter no Brasil.
tem consumo de 15km na cidade.

mas ao usar carro 1.0 eu já estou totalmente fora do consumidor alvo. (Tu entende o conceito de público alvo né?)
Tesla elétricos são pra clientes que querem desembolsar pelo menos 30-40mil dólares num carro. Se for +barato as chances são que o cliente quer outra coisa.
vc não compra esses clientes com motor 1.nada com foco total em econômica.

Carros a combustão são péssimos pra cidades devido aos sinais e engarrafamentos. Carro a combustão odeia ter que ficar saindo do ponto morto.
Carros elétricos não ligam pra isso.
 
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Alberon

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EUA só usa diesel pra caminhonetes e carros +pesados. Abaixo tem todos os carros hoje vendidos nos EUA a diesel. (0km, ignoro carros usados).
https://www.caranddriver.com/features/g20980996/diesel-car-truck-suv/


Hibrido pegando um novo top de linha e dos mais economicos.
https://www.caranddriver.com/reviews/a34622538/2021-honda-accord-hybrid-by-the-numbers/#:~:text=Fortunately, fuel economy remains practically,from 47 to 48 mpg.

11km por litro na cidade.
Pra bater a diferença do vídeo o carro (630doláres vs 2400 dólares) O carro a gasolina 1.8 teria que ser 4x mais econômico. Máximo que eu achei foi em torno de 13km/l

Mesmo carros 1.0 como o Renault Kwid Life 1.0 12V , que é hoje o 0km mais econômico Hatch que vc vai ter no Brasil.
tem consumo de 15km na cidade.

mas ao usar carro 1.0 eu já estou totalmente fora do consumidor alvo. (Tu entende o conceito de público alvo né?)
Tesla elétricos são pra clientes que querem desembolsar pelo menos 30-40mil dólares num carro. Se for +barato as chances são que o cliente quer outra coisa.
vc não compra esses clientes com motor 1.nada com foco total em econômica.

Carros a combustão são péssimos pra cidades devido aos sinais e engarrafamentos. Carro a combustão odeia ter que ficar saindo do ponto morto.
Carros elétricos não ligam pra isso.

Toda essa economia vai ser necessária, quando chegar o dia de trocarem essas baterias gigantescas desses carros.

Vamos ver se no longo prazo vai valer a pena mesmo.

images


 

konata

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Se é apenas "um em cada cinco" que voltam à gasolina, o título do tópico faria mais sentido se fosse "donos de carros elétricos aprovam os veículos e não pensam em voltar aos motores à combustão".

Existem haters de carros elétricos? :klolz
Ô se existem, tem uma galera desse tópico que só de você falar de carro elétrico já começam a babar e dar soco na parede
 

Aldi

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Só pode ser matéria pra quem bateu a cabeça, pourra o cara chega em casa, poem o carro na tomada, e vai dormir, quem vive viajando e precisando de hr em hr o carro, dai compra um hibrido ou combustão, se o burrao comprou o carro usando a bunda, e nao o cérebro, entao que agora troque e nao fique chorando.
 

iusearchbtw

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Toda essa economia vai ser necessária, quando chegar o dia de trocarem essas baterias gigantescas desses carros.

Vamos ver se no longo prazo vai valer a pena mesmo.

images
Você está vendo a coisa pela perspectiva atual.

Esses carros elétricos serão tão descartáveis quando um iPhone. A maioria da pessoas vai ter o carro por no máximo 3 anos e vai trocar por um novo, o usado provavelmente vai ser reciclado depois que a bateria morrer.

Tanto que a Foxconn tá desenvolvendo tecnologia para fabricar carros elétricos para outras empresas do mesmo jeito que ela faz com Smartphones.

A geração millennial pra cima não tem apego nenhum pra carro, pra eles é só mais um produto para consumir, quando passa a injeção de dopamina eles descartam e compram outro.
 

Setzer1

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Linus tech tips avalio o tesla da família .
E não, não falo apenas coisas boas. Foi na verdade bem justa pq avalio tb a companhia e suas práticas anti consumidoras :).

com 386 cavalos de potência ele preferiu o "Chill mode" que nerfa a aceleração pra tornar a experiência +agradável :klol
È tb um modo mais econômico.

 
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Nicko

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Eu não sei se já compraria um elétrico, mas creio que será a única opção no futuro.

Não acho que será a única opção não, cada país tem uma particularidade quanto a isso.
Creio que será uma opção mais viável com o avanço da recarga e autonomia, mas espero que NUNCA seja a única opção.

Carros a hidrogênio também podem ser uma boa a Toyota já tem um modelo e comercializa (só no japão), mas ele tem recarga de 5 minutos para em média 500km de autonomia, e além de não poluir NADA, ele devolve para o ambiente um ar mais limpo.

E acredito ainda que não muito distante, dentro de 20 anos teremos outros combustíveis líquidos/sintéticos com poluição próxima a zero, eficiência e preço próximo ao da gasolina...isso já está sendo estudado, antigamente acreditava-se no Álcool...

O ideal é termos opções, e quanto mais opções melhor pra todo mundo.
 

johnhartigan

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Não acho que será a única opção não, cada país tem uma particularidade quanto a isso.
Creio que será uma opção mais viável com o avanço da recarga e autonomia, mas espero que NUNCA seja a única opção.

Carros a hidrogênio também podem ser uma boa a Toyota já tem um modelo e comercializa (só no japão), mas ele tem recarga de 5 minutos para em média 500km de autonomia, e além de não poluir NADA, ele devolve para o ambiente um ar mais limpo.

E acredito ainda que não muito distante, dentro de 20 anos teremos outros combustíveis líquidos/sintéticos com poluição próxima a zero, eficiência e preço próximo ao da gasolina...isso já está sendo estudado, antigamente acreditava-se no Álcool...

O ideal é termos opções, e quanto mais opções melhor pra todo mundo.

Pois é, eu ainda levo muita fé no combustível sintético, ainda mais se a Porsche está apostando nisso também.
 

Gulf

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No aguardo da popularização dos veículos elétricos em 2 rodas.
Louco por uma motinha elétrica pra andar na cidade.
50km de autonomia pra mim já estaria excelente.
 

Nicko

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No aguardo da popularização dos veículos elétricos em 2 rodas.
Louco por uma motinha elétrica pra andar na cidade.
50km de autonomia pra mim já estaria excelente.

Mas essa ai já tem rs
 

Gulf

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Mas essa ai já tem rs
China demais da conta haha. Mas sim, já vi alguns modelos e tá começando a pintar algumas interessantes.

Acho que mais 1~2 anos devemos ter várias opções no mercado e já com um histórico melhor para se avaliar os modelos.
 

Ataru

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Pois é, eu ainda levo muita fé no combustível sintético, ainda mais se a Porsche está apostando nisso também.

Acho o combustível sintético ótimo para veículos que exigem de fato um consumo que extrapola a capacidade de uma bateria, mas você não acha um retrocesso acreditar nos veículos a combustão a longo prazo? Não é nem pela questão ambiental, pois o combustível sintético resolveria isso, mas sim por ser uma engenharia já superada.

Olha a motorização/estrutura de um Tesla comparada a um carro normal. Quantas peças a mais existem num motor a combustão e quanto desgaste elas sofrem pra mover o automóvel.
 

johnhartigan

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Acho o combustível sintético ótimo para veículos que exigem de fato um consumo que extrapola a capacidade de uma bateria, mas você não acha um retrocesso acreditar nos veículos a combustão a longo prazo? Não é nem pela questão ambiental, pois o combustível sintético resolveria isso, mas sim por ser uma engenharia já superada.

Olha a motorização/estrutura de um Tesla comparada a um carro normal. Quantas peças a mais existem num motor a combustão e quanto desgaste elas sofrem pra mover o automóvel.

Adoraria ter um elétrico mas não abririam mão da combustão, questão de gosto, hoje um carro elétrico não atenderia, nem se tivesse todo tipo de estrutura.
Pra mim o futuro é híbrido, une o melhor dos dois mundos.
 

-Saint-

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O "japonês" comparar com um carro de 2003 (um carro de 17 anos) não é nem um pouco desleal.:viraolho
Com o que tem mais de topo na tecnologia atual automotiva (Tesla), contra um popular com pegada "esportiva".
Com o preço de um Tesla Modelo 3, deve dar pra comprar uma dezena desses Toyotas Celicas.
E mesmo o Toyota Celica sendo menos potente e antigo, ainda assim não deve muito pra o carro a pilha da Tesla.

Visualizar anexo 185780
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E não se enganem, como qualquer carro, os Teslas também trocam pneus (aliás, as manutenções de um Tesla, muito provavelmente devem ser BEM mais caras que um popular do nível do Celica), não é por que ele não precisa de troca de óleo, que os pneus, suspensões, e outras partes mecânicas que exigem manutenção, não devam existir.
Um pneu de um Tesla deve dar pra comprar o conjunto completo, incluindo o estepe de um carro popular.
O Tesla usa Pneu comum, mesmo preço!

A comparação mais correta é do Model3 com o Civic/Corolla.
 

-Saint-

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Mas o Model 3 não é exatamente caro. Para os padrões americanos, está dentro do preço de mercado de um carro novo popular. O modelo de entrada custa $37,990 e o top de linha $57,990.
Realmente não é caro para o padrão Norte Americano, mas ainda é o Dobro do preço de um a combustão da mesma categoria, mesmo com subsídio pesado do estado!
 

Nicko

O Corretor de Seguros
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Acho o combustível sintético ótimo para veículos que exigem de fato um consumo que extrapola a capacidade de uma bateria, mas você não acha um retrocesso acreditar nos veículos a combustão a longo prazo? Não é nem pela questão ambiental, pois o combustível sintético resolveria isso, mas sim por ser uma engenharia já superada.

Olha a motorização/estrutura de um Tesla comparada a um carro normal. Quantas peças a mais existem num motor a combustão e quanto desgaste elas sofrem pra mover o automóvel.

Pois é, mas para o consumidor não importa se o carro a combustão tem 1000 peças a mais que o carro elétrico.
O que importa é que HOJE, o carro a combustão custa METADE do preço e tem 5x mais autonomia.

Eu não sou contra elétricos não, acho que para algumas finalidades (como ir e voltar do trabalho em distâncias curtas) é a solução mais eficiente, mas isso tem que ter um custo baixo já que as baterias são caras e praticamente não existe mercado de usados.

A solução Híbrida parece ser ótima, mas ainda sim bem cara.

Sabe qual é a solução que querem dar pra isso? Não não querem fazer o carro elétrico ficar barato, logo menos vão TAXAR AINDA MAIS o carro a combustão pra chegar quase no preço dos elétricos...ou proibir na canetada o que é a pior solução.

Já a melhor solução é dar OPÇÕES ao consumidor.
Quer ter carro elétrico? TENHA.
Quer ter carro a combustão? TENHA.
Quer ter carro a hidrogênio? TENHA.
Quer utilizar combustível sintético? USE.

Quanto mais opções é melhor.
 
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