O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Donos insistem em IGP-M, aluguel fica alto e inquilinos mudam às pressas... - Vocês passaram por isso?

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.980
Pontos
753
É complicado. Já fui inquilino.

Pela vontade o inquilino o aluguel não deve subir nunca.

Pela vontade do proprietário, o reajuste deve ser full IGPM.


Acho que alugar direto, sem intermediação de imobiliária (e todo suporte jurídico) é loucura.

Alugar imóvel podre, sem se dispor a colocar um box no banheiro, trocar o que tá fodido, etc. é inaceitável pra qualquer inquilino.

Inquilino porco e destruidor de imóvel (risca parede, fura 250x a parede da cozinha, trinca piso, mancha pia, etc.) é inaceitável pra qualquer proprietário.


Enfim, como qualquer outra relação humana, é uma verdadeira porcaria.

Foda negociar com proprietário. No quintoandar tem alguns proprietários que resolvem ir junto na visita, nesse caso eu nem vou. Um dia cheguei com o corretor de boa e o proprietário estava lá dentro, cada besteira que o cara fala e quer saber da vida, queria sair correndo.

Do reajuste é simples a conta, se o inquilino saí já é 1 mês perdido, pois o primeiro é da imobiliária.

Aluguel 1000

Proprietário quer full IGPM ~1300

Inquilino saí

O imóvel é pica e aluga no mesmo mês

1000/300 = 3,3 meses pra "recuperar"

Se demora 2 meses
2000/300 = 6,6 meses!

Isso com reajuste de 30%, que é alto pra cacete. Ele podia ter negociado com o inquilino, e mesmo sem reajuste a chance de ganhar mais é maior se mantiver um bom inquilino.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.578
Pontos
1.084
Isso tá me tirando o sono. Em setembro fará 1 ano e li no contrato q o ajuste é pelo o IGP-M. Já vi q terei briga.

Pior q o meu dissídio foi papo de 1,5% esse ano. Sem condições do meu aluguel aumentar 37%
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Isso tá me tirando o sono. Em setembro fará 1 ano e li no contrato q o ajuste é pelo o IGP-M. Já vi q terei briga.

Pior q o meu dissídio foi papo de 1,5% esse ano. Sem condições do meu aluguel aumentar 37%
É bizarro.

Isso é uma das ultimas heranças da maldita indexação econômica dos anos 80 estimulada pelas desgraças que eram as politicas econômicas da época.

Para começar com o óbvio: o IGP-M não foi criado para corrigir contrato de aluguel e mede uma caralhada de coisas que não tem influencia direta com mercado imobiliário ou mesmo inflação no supermercado. Não existe previsão legal forçando o uso do IGP-M em contrato de aluguel. É algo feito exclusivamente por tradição mesmo. Um faz, o outro faz pois o primeiro fez, e vem mais um e faz também pois o segundo fez... e assim por diante. Ninguém sabe nem dizer qual foi o primeiro contrato de aluguel que passou ser indexado pelo IGP-M, só aconteceu um dia e está assim até hoje.

E muito proprietário desinformado, e mal assessorado, as vezes pensa que tá na lei isso de usar o IGP-M. E descobre do jeito ruim quando o inquilino coloca ele no pau que não, quando o juiz dá uma canetada forçando alterar o índice de reajuste.

O certo é só fazer uma coisa: insistir na hora de formular o contrato que se use outro índice, como o IPCA. Ou mesmo índice nenhum.

Mas se você já assinou seu contrato aceitando essa trolha de IGP-M ali... só sobra a via judicial mesmo ou desocupar o imóvel se o proprietário é um desses idiotas que reza pela Lei de Gerson. No fim, o proprietário que insiste nisso está se fodendo também, pois imóvel vazio tem manutenção, e apartamento vazio tem condomínio para pagar.
 
Ultima Edição:

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.578
Pontos
1.084
É bizarro.

Isso é uma das ultimas heranças da maldita indexação econômica dos anos 80 estimulada pelas desgraças que eram as politicas econômicas da época.

Para começar com o óbvio: o IGP-M não foi criado para corrigir contrato de aluguel e mede uma caralhada de coisas que não tem influencia direta com mercado imobiliário ou mesmo inflação no supermercado. Não existe previsão legal forçando o uso do IGP-M em contrato de aluguel. É algo feito exclusivamente por tradição mesmo. Um faz, o outro faz pois o primeiro fez, e vem mais um e faz também pois o segundo fez... e assim por diante. Ninguém sabe nem dizer qual foi o primeiro contrato de aluguel que passou ser indexado pelo IGP-M, só aconteceu um dia e está assim até hoje.

E muito proprietário desinformado, e mal assessorado, as vezes pensa que tá na lei isso de usar o IGP-M. E descobre do jeito ruim quando o inquilino coloca ele no pau que não, quando o juiz dá uma canetada forçando alterar o índice de reajuste.

O certo é só fazer uma coisa: insistir na hora de formular o contrato que se use outro índice, como o IPCA. Ou mesmo índice nenhum.

Mas se você já assinou seu contrato aceitando essa trolha de IGP-M ali... só sobra a via judicial mesmo ou desocupar o imóvel se o proprietário é um desses idiotas que reza pela Lei de Gerson. No fim, o proprietário que insiste nisso está se fodendo também, pois imóvel vazio tem manutenção, e apartamento vazio tem condomínio para pagar.
Então no caso, msm eu tendo assinado o contrato com o IGP-M, caberia processo isso?
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Então no caso, msm eu tendo assinado o contrato com o IGP-M, caberia processo isso?
Sim, cabe processo.


A própria FGV, responsável pelo IGP-M, diz que ele não foi criado para reajuste de aluguéis:
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.578
Pontos
1.084
Sim, cabe processo.


A própria FGV, responsável pelo IGP-M, diz que ele não foi criado para reajuste de aluguéis:
Até coloquei no bookmarks para o futuro!

Valeuzasso!
 


Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Aluguel é só prejuízo pra quem aluga. Depois da ultimas experiências que tive com inquilino aprendi do pior jeito. Melhor coisa é vender e investir o dinheiro em qualquer outra coisa.

Se for residencial - concordo em gênero, número e grau - aluguei um período da vida pra nunca mais, o inquilino saiu da casa e levou até as tampas das tomadas e tive de arcar com tudo.

Agora o comercial - com ponto bom - são outros 500.
 

ain é o kresnik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.171
Reações
3.542
Pontos
1.289
Se for residencial - concordo em gênero, número e grau - aluguei um período da vida pra nunca mais, o inquilino saiu da casa e levou até as tampas das tomadas e tive de arcar com tudo.

Agora o comercial - com ponto bom - são outros 500.
O lance é q residencial é mto mais trabalho pra despejar, relação com CNPJ é sempre mais fácil.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.557
Pontos
1.439
Sim, cabe processo.


A própria FGV, responsável pelo IGP-M, diz que ele não foi criado para reajuste de aluguéis:
vixi. processo por causa disso é uma aventura. nego vai esquentar a cabeça e jogar dinheiro em cima. mais facil se mudar
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.403
Pontos
503
Quotando.
Pois lembrou um contrato que tinha fechado pra uma parente antes dela mudar em setembro de 2020.

Isso tá me tirando o sono. Em setembro fará 1 ano e li no contrato q o ajuste é pelo o IGP-M. Já vi q terei briga.

Pior q o meu dissídio foi papo de 1,5% esse ano. Sem condições do meu aluguel aumentar 37%

Sorte ou providência divina, ter conseguido aqui no Es, fazer a corretora constar cláusula de não-reajuste para uma eventual renovação de aluguel, já tendo em conhecimento que não haveria ganho salarial em 2021, e que a inflação estava subindo a ladeira no país (no mundo todo na verdade).

Sobre processo ...
É possível. Sem entrar no mérito ético/moral da situação...

Então no caso, msm eu tendo assinado o contrato com o IGP-M, caberia processo isso?

Dependendo do seu ramo de trabalho (leigo em direito) e nível salarial (menos de ''n'' reais, pode recorrer a procon e DP).
Pode-se entrar com ação alegando ''vício oculto'', no caso a correção por certo índice ser arbitrária e usada comumente pelas corretoras em benefício próprio...
Claro depois de esgotadas todas as possibilidades de diálogo.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Mano, só digo uma coisa, boa sorte em pegar o trem da linha esmeralda... principalmente em dias de chuva..
Jurubatuba não funciona em dia de chuva de jeito nenhum(já tive o desprazer desta experiência) já a esmeralda nunca tive problema.

PS Confundi esmeralda com Ruby...Mas Jurubatuba é m**** mesmo!
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Jurubatuba não funciona em dia de chuva de jeito nenhum(já tive o desprazer desta experiência) já a esmeralda nunca tive problema.

PS Confundi esmeralda com Ruby...Mas Jurubatuba é m**** mesmo!

Esmeralda é o inferno na terra, caiu uma gota de água fudeu tudo...

Já passei horas esperando vagão, já fiquei preso dentro do trem, já teve dia que nem conseguir entrar na estação eu consegui...

Já passei tanta raiva naquelas estações, pqp

Fora o cheiro de m****, em dias quentes era foda
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.723
Reações
10.882
Pontos
1.479
Consegui negociar o reajuste em apenas 8%, mas menos de 6 meses depois acabei mudando de qualquer forma porque o momento tá bom pra conseguir ap. maior por preço menor, foi o caso aqui. Passei pra um AP 40m² maior e ainda vou pagar R$ 200 a menos, além de ter ido pra uma vizinhaça melhor.

Proprietário de imóvel que tá forçando cumprir o IGPM nesse momento não tem ideia de como tá o mercado. Tá ótimo pra inquilino trocar de imóvel.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.723
Reações
10.882
Pontos
1.479
A própria FGV, responsável pelo IGP-M, diz que ele não foi criado para reajuste de aluguéis:

Meio irrelevante isso, né? É um contrato entre duas partes, seja típico ou atípico. Se o locador quiser colocar que o reajuste vai ser 1% * quantidade de meteoros que passou pela terra no ano ele pode, mesmo que isso não tenha sido criado para "reajustar aluguel". Assina quem quer. Depois você pode TENTAR renegociar, mas isso não quer dizer que você está no direito. É um "favor" do proprietário. Se achava lá no começo que IGPM "não é pra reajuster aluguel", que não assinasse.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Meio irrelevante isso, né? É um contrato entre duas partes, seja típico ou atípico. Se o locador quiser colocar que o reajuste vai ser 1% * quantidade de meteoros que passou pela terra no ano ele pode, mesmo que isso não tenha sido criado para "reajustar aluguel". Assina quem quer. Depois você pode TENTAR renegociar, mas isso não quer dizer que você está no direito. É um "favor" do proprietário. Se achava lá no começo que IGPM "não é pra reajuster aluguel", que não assinasse.
Não.
No Brasil o que vale é o que o juiz decide.
Aceita que dói menos.
:kawaii
 
Topo Fundo