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DOOM: 20 Anos (by Tech Tudo)

BigJ

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Tech Tudo disse:
Doom completa 20 anos; relembre o clássico jogo de tiro em primeira pessoa

Felipe Vinhapor FELIPE VINHA

Doom completou em dezembro de 2013 seus 20 anos de história. O game de tiro em primeira pessoa nasceu em 1993 e mudou a forma como jogamos algo do gênero. Ainda que não seja original – Wolfenstein veio antes dele – Doom ficou famoso graças aos gráficos de destaque, utilizando não apenas o poder dos computadores da época, mas também dos videogames com mídia em CD, que estavam começando a se popularizar.

doom-20-anos.jpg


Origem
Doom tem suas origens no ano de 1992, quando começou a ser produzido por John Carmack, que havia acabado de criar um motor gráfico inovador para jogos em 3D. Segundo ele, as principais influências do jogo eram filmes de ficção científica e horror da época e do final dos anos 80, como A Morte do Demônio e Aliens. Na história temos um portal do inferno que leva nosso herói em uma aventura repleta de criaturas diabólicas que precisam ser derrotadas – coisa leve e nem um pouco violento, para não dizermos o contrário.

A ideia era criar um jogo que se parecia com Wolfenstein 3D, mas que inovasse não apenas nos gráficos, mas também na jogabilidade e principalmente na temática. Assim, Doom veio ao mundo um ano depois do início de sua produção, com alta expectativa em torno de seu lançamento, já que a produtora id Software, onde Carmack trabalhava com sua equipe, fez uma bela de uma propaganda nos meses que se seguiram.

doomclassicopc.jpg


Melhores jogos
O primeiro Doom, no PC, é até hoje lembrado pelos fãs como um clássico imortal, mas há ainda a edição extra Ultimate Doom, que adiciona um novo cenário e mais inimigos. Doom 2 também é reverenciado com muito carinho, já que continuou o que já era um sucesso e melhorou o produto original, apesar de ser bem similar em muitos pontos com o primeiro. Já Doom 3 pode ter um estilo totalmente diferente e não agradar os fãs das antigas, mas também é considerado um ótimo título da série.

Vale lembrar que Doom teve ainda alguns “spin-offs”, jogos derivados, caso de Doom 64. Este pode não ser considerado como um bom jogo e nem trazer boas lembranças aos fãs da série, mas foi bem inovador para sua época, pois foi o primeiro da saga a apresentar gráficos mais elaborado. Hoje a saga está presente em praticamente todos os aparelhos, incluindo iPhone, Super Nintendo e Xbox 360, graças a relançamentos das edições clássicas e outras inéditas.

Em 2005 os fãs puderam conferir um filme de Doom nos cinemas. O longa-metragem contava com atores reais e elenco estelar, incluindo o astro The Rock, Karl Urban e Rosamud Pike. A história era levemente inspirada no primeiro jogo, mantendo elementos de ficção científica e também a presença de monstros assustadores, mas inserindo tudo isso dentro de um contexto mais “pé no chão”, realista a ponto ser crível para um filme do gênero, que usava e abusava de efeitos especiais. Novamente a influência de Aliens foi vista em Doom, mas desta vez nos cinemas.

doomfilmetherock.jpg


O longa-metragem pode não ter agradado aos fãs da saga, por uma série de motivos, a começar pelas invenções e mudanças na história, mas pode-se dizer que ele inovou em uma coisa: ao tentar ser fiel para com o produto original, sequências de câmera em primeira pessoa foram gravadas. Assim, o espectador poderia se sentir jogando Doom enquanto assistia ao filme. A produção custou US$ 60 milhões para ser feita, mas arrecadou apenas US$ 56 milhões no mundo todo, por isso foi considerada um fracasso comercial.


Autores
Os produtores da id Software são os autores de Doom, mas um trio em particular merece destaque. O primeiro deles é John Carmack, que já citamos mais acima, e foi o responsável pela concepção original e criação do motor gráfico que trouxe o game ao mundo. Hoje, Carmack já não está mais na id e trabalha na empresa do acessório Oculus Rift.

Tom Hall é outro do time de criação de Doom, apesar de não ter feito um trabalho muito expressivo na série. É de Hall o trabalho de design de alguns cenários, mas ele deixou o estúdio após o lançamento do game, por conta de discussões internas sobre a quantidade de violência. Por fim, John Romero completa o trio. Famoso por sua cabeleireira, Romero criou o design de muitos monstros do título, o que pode torná-lo responsável pelo pesadelo de muitas crianças da época.

Os segredos e curiosidades
Doom teve seu primeiro lançamento para MS-DOS em disquetes, aquele tipo de mídia que pessoas mais jovens sequer ouviram falar nos dias de hoje. Na época, a id Software distribuiu o jogo com uma espécie de “promoção limitada”, no formato shareware, possibilitando que as primeiras nove fases fossem copiadas para qualquer outro disquete de forma gratuita. Isso popularizou, e muito, seu lançamento.

Parece que a tática inicial de distribuição deu certo. O sucesso de Doom era tão grande em sua época que até mesmo Bill Gates, então CEO da Microsoft, utilizou o jogo para promover o Windows 95. Gates participou de uma criativa montagem que o inseria dentro do game, para demonstrar que o sistema operacional era amigável para esse tipo de entretenimento.

Hoje, Doom é conhecido como um divisor de águas, tanto que após o seu lançamento os jogos de tiro em primeira pessoa ainda não tinham este gênero bem definido e eram chamados apenas de “clone de Doom”. Além disso, foi ele que também popularizou o multiplayer de jogador contra jogador neste estilo, com as famosas “lan parties”, onde ligávamos duas máquinas entre si, via cabo ou Internet, para partidas competitivas.

Atualmente, Doom espera seu quarto jogo da série, que está em desenvolvimento há algum tempo e ainda não tem mais novidades concretas. O que sabíamos era que ele estava programado para Xbox 360, PS3 e PC, mas é possível que seja lançado também ma nova geração de consoles, quando enfim chegar ao mercado.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias...re-o-classico-de-tiro-em-primeira-pessoa.html

Eu lembro que a primeira vez que joguei Doom foi no Saturn (anos depois do lançamento do PC), e só depois descobri que o game tinha saído para Super Nintendo. No Sat o jogo rodava com um frame rate baixo mas ainda assim me diverti um bocado. Achava bem bacanas aqueles cenários "medievais". Sim, só depois descobri que o game se passava numa das luas de Marte.

Joguei a versão do Nintendo 64 +/- na época do lançamento, mas essa versão já parecia datada por causa dos inimigos 2D. E o último da série que joguei foi Doom 3, num PC com uma FX 5200! Lá pelo final, o game ficava bem lento, hehehe...
 

Tatuira Mamicuda

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Joguei todos, menos o do PSX e Saturn. Minha versão favorita é a do nintendo 64. Só recentemente eu descobri que essa versão é hateada fortemente, mas fizeram uma versão aí com mouselook, show.
 

deriks

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Carmack foi na verdade o programador e só programador do jogo (o que não desmerece nada), mas o contexto do jogo inteiro foi Romero. Já Hall, apesar desse "é muito violento" (que não tenho certeza se existe no livro Masters of Doom), foi responsável pelo acabamento dos estágios e criou o último estágio, que é um cliff-hanger e tanto.

Resumindo, Romero que teve maior porcentagem no jogo. Vale mencionar que ele teve uma pequena inspiração de Zelda pra fazer o primeiro estágio, que na verdade foi a última coisa a ser feita do jogo inteiro.

E Doom 3, por mais que eu goste, ainda é "meh". É muito previsível e as coisas se repetem muito. Pra comparar, no primeiro Doom o medo era algo do acaso, no 3 quiseram forçar com a falta de luz.
 

Vaynard

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Admiro pra cacete mas nunca fechei nenhum, o 3 até tentei, mas ele fica muito chato. As últimas fases do 1 e do 2 são tensas demais, bagulho do cramulhão
 

Velhista com orgulho

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gráficos lindos para a época + jogabilidade empolgante e som de arrepiar = meu deus cara! , muito foda mesmo!! tá tudo muito fácil hoje , se não fosse DOOM não existiriam jogos de tiro em 1º pessoa..
 


jor280

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Por incrível que pareça só terminei a versão de Saturno,que apesar de ser um bom porte tinha um frame- rate horrível,que me fez até vomitar após algumas horas de jogatina!:knojo
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Mas mesmo assim curti muito...
 

PC-Crew

Supra-sumo
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Conheci doom em um pc da loja de um amigo meu, porém só fui jogar no snes, cometi um grande sacrilégio pois a versão do PC era muito superior, mas diverti bastante com o snes.
 

DocVooDoo

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Até hj eu lembro onde eu estudava, um amigo meu falando que o jogo era MUITO grande e precisava de "10 disquetes" compactados para gravar o jogo.
Realmente, para o padrão da época, um jogo desse tamanho era coisa inédita. Seria como um jogo usar 10 discos em bluray na época atual.
 

BigJ

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Comparativos entre algumas versões:


PSX OK. A versão do Sat tinha um frame-rate bem porco...


...que também não era uma maravilha no SNES, mas era um VG 16 Bits. O curioso é que a versão do 32X tem um frame rate bem mais suave se comparado ao do Saturn. Será que se tivessem aplicado a mesma solução (redução de tela) melhoraria?

E uma geral sobre as versões lançadas, começando, claro, pela Master Race:

 

rpacciulli

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Eis um jogo que continua sendo foda até hoje.
Um jogo de 20 anos atrás que ainda come o cu dos CODs da vida com gosto.

:kkong
 

Pyron

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O primeiro Doom é um eterno clássico, o jogo era rápido, sangrento, jogabilidade boa e a música era um rock bem foda..

O engraçado é rejogar e ver que as fases eram bem mais complexas que os fps atuais !
 

Megaman Zero

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esse jogo realemente é um grande clássico, a ost da versão de Snes é suprema até hj.

Se eu não me engano existe um mod que deixa as texturas de doom bem mais detalhadas né?

E aproveitando, Heretic e Hexen são dos mesmos criadores de Doom?
 

Velhista com orgulho

The Finest Player
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a do Nes foi a que jogei mas não consegui por muito tempo pois era muito difícil , aliás o gráfico não era ruin mas acabava sendo um pouco exagero no atraso dos controles ,tipo dependendo do lugar era de 15-5 fps+lerdeza ilimitada nos controles

Doom02.png


Não tem comparação a versão pc do jogo que eu não sabia mas era infinitamente melhor do que a dos demais consoles..
a queda de frames praticamente não existia nesse jogo , comandos respondendo rapidamente , gráficos fodas+suavidade...
a versão do Pc não tem defeitos;

images
 

Grandpa

Mestre Jedi
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Doom popularizou a jogatina em redes (LANs). Arrisco dizer que se não fosse por DOOM não existiriam as lan houses. O carinha que montou a primeira lan house deve ter jogado muito DOOM em rede.
 

Legiao-RJ

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Doom para o PS1 na minha opinião é a melhor versão.
Por que?
Porque teve a OST em forma de rock da versão original removida e acrescentada uma OST cabulosa e sombria,por volta de 1996 tinha o maior cagaço de jogar esse jogo madrugada,tinha uma parte em que vc ouvia bebês agonizando no inferno:kfreeze.
E para completar a minha alegria,logo em seguida foi lançado o Final Doom seguindo o mesmo padrão,inclusive o Doom 64 (Muito pica por sinal) tbm manteve o padrão sombrio na OST.
 

fusca0km

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Acho uma mancada absurda quando os caras esquecem (ou nem sabem) de dizer que Wolfenstein também é deles e citam o jogo como se Doom fosse uma cópia descarada da idéia de outra empresa. LOL.

Também precisam dar uma explicação melhor pra história do jogo por causa da semelhança enorme com a história de outro jogo famoso (Half Life) e que muita gente acaba também dando muitos méritos que mereciam ser de Doom.


Ademais. Parabéns ID Software por essa maravilha ! Revolucionou o mercado e trouxe alegrias pra muita gente !
 

BigJ

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Acho uma mancada absurda quando os caras esquecem (ou nem sabem) de dizer que Wolfenstein também é deles e citam o jogo como se Doom fosse uma cópia descarada da idéia de outra empresa. LOL.

"By Tech Tudo." :klolz


Mas pelo menos eles lembraram, outros sites de games nem tchuns...
 

Arlindo Orlando

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Joguei muito, quando criança. Sempre fui muito medroso e esses jogos acabaram me ajudando a enfrentar esses medos de monstros, demônios e até mesmo do escuro. Hoje em dia, nenhum jogo, filme ou qualquer coisa não real me assusta. Por outro lado, meio que por nostalgia e até mesmo superação, aprecio bastante jogos com essa ambientação. Diversas pessoas têm alguma história com Doom, fez parte da vida de jogador delas, coisa que só jogo clássico faz.

Quem nunca pôde experimentar, eu aconselho a tentar agora. É extremamente acessível (não é fácil, é acessível) e possui rápida imersão. Existe ainda a versão clássica, mas também aqueles mods em HD, que oferecem mira com o mouse e tudo mais.
 

fusca0km

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"By Tech Tudo." :klolz


Mas pelo menos eles lembraram, outros sites de games nem tchuns...

A questão não é sobre lembrar ou não de Wolfenstein, mas de passar a impressão de que Doom seria uma imitação de um jogo de outra empresa.

É que nem avaliar Dark Souls e citar que Demons Souls veio antes sem ao menos dizer que é da mesma empresa. Passa a impressão de que a empresa que fez um jogo copiou descaradamente ideias de outra empresa.
 

BigJ

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Eu falei lembrar dos 20 anos de Doom, coisas que outros sites nacionais nem fizeram.
 

_kana_

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provavelmente, o maior jogo de pc já feito. os unicos
que chegam perto é hl2 e WoW.
foi revolucionário na epoca por varios motivos:

1. ambiente 3d numa época em que tudo ainda era 2d.
2. sistema de som surrond real e nao emulado em 32 bits, com som de
tiros 3d e com distanciamento. realismo único, sem falar
na versao de cd com trilhas em cd, nada de midi.
3. sistema revolucionario de multiplayer, com codigo
embutido no jogo, pra modem (1x1) ou rede (2x2),
tudo com um mero modem de 14.400 kbps...
4. violencia e referencias satanicas - proximo dele, só mortal kombat
lançado no mesmo ano.

duke nukem trouxe mais interatividade e humor, mas ficou
marcado por nao conseguir repetir a dose. quake foi
excelente no aspecto tecnico também, 100% 3d e
multiplayer via internet real, mas doom foi um estouro
muito maior na época, tanto artisticamente quanto tecnologicamente,
nem dá pra comparar.

quem fica pagando pau pra versao de snes e ps1 nao sabe
a heresia que esta falando... eram ports 'corajosos', mas bem aquem
da versao do pc em tudo.

aconselho o brutal doom, o melhor mod já feito até hoje.



outra coisa incrivel é ninguem ter falado deste mod dentro
de um topico sobre doom. se ficar devidamente configurado,
da pau em muito jogo atual, e o melhor: totalmente acessível.

Doom popularizou a jogatina em redes (LANs). Arrisco dizer que se não fosse por DOOM não existiriam as lan houses. O carinha que montou a primeira lan housedeve ter jogado muito DOOM em rede.
o modo multiplayer do doom foi único.
poder usar dial ou ipx/lan, modem ou lan interna,
era do c***lho, revolucionario pra epoca.
jogar pela internet, aí era mais embaixo pois
o game nao tinha instruçoes proprias pra isso,
precisava de gambiarra, software de terceriso, mas era possível.
mas esse último ponto só foi ficar redondo
com quake 1, 3 anos depois, e aí todo mundo
incorporou isso nos games pois a id vendeu
a engine com essas instruçoes (tcp/ip) de forma nativa,
tudo dentro do proprio jogo, sem programas auxiliares.

E Doom 3, por mais que eu goste, ainda é "meh". É muito previsível e as coisas se repetem muito. Pra comparar, no primeiro Doom o medo era algo do acaso, no 3 quiseram forçar com a falta de luz.
wFrGg.jpg

sobre romero, fato. é isso mesmo. o cara era um puto, poser
pra c***lho, mas no caso de doom, o chefe de design e mapas
foi mesmo ele, coisa da cabeça dele. carmack só escovava bits.
quando a doom 3, tem um mod que coloca as fases do
doom 1 original, mas refeitas com a engine do 3. bem melhor.
agora, doom 3, quer queira ou nao, eh meh mesmo... reinvestir
apenas em graficos, arriscar porcamente no terror com lanterninha
e ter sido lançado no mesmo ano que farcry 1 e half-life 2 foi pessimo
pra ele. eh razoavel, tem qualidades tecnicas e tal, mas nao foi nem 1/5
do estouro do original.

Se eu não me engano existe um mod que deixa as texturas de doom bem mais detalhadas né? E aproveitando, Heretic e Hexen são dos mesmos criadores de Doom?
sim. é o high definition pack. tem pra texturas e pra inimigos.
o de texturas é pesadao e o pra inimigos é ruim, dá muito bug.
nao aconselho.
quanto a heretic e hexen, foram feitas pela raven software que
comprou a engine do Doom da Id, mas 80% da id acabou se
envolvendo com os 2 projetos. infelizmente, hexen é muito mais
difícil de zerar pois nao usa sistema de fases e sim de sub-fases
(uma mini-fase interligada com várias outras), além das armas
e municao serem muito escassas, quase RE-like. muito difícil.

ainda falando em mod, esta sendo refeito em forma de mod,
o brutal hexen:


to vendo que o povo aqui nao conhece mesmo as musicas do doom cd.

porque dizer que isso...


...é melhor que isso:


soh mostra falhaçao suprema. :klolz
 

Max payne fox

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Meu deus, posts aqui nível da pasta consoles :facepalm

Doom é bom até em preto e branco, esse jogo ai dá uma surra em fps moderno.
 

Legiao-RJ

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_kana_,Claro que um mod tem mais do que obrigação em ser melhor em relação ao oficial,sobre a OST acho q vc não entendeu o meu ponto de vista,eu disse que a versão do PS1 possui uma OST sombria que combina com o clima e ambientação de Doom,não é pelo fato de ter qualidade de CD ou MIDI.
 

Adriel Alves

Ser evoluído
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Eu pessoalmente não curto jogar FPS em consoles, mas acho que são perfeitos no PC. Amo o primeiro Doom, é um clássico absoluto, temos que agradecer ao Wolfenstein 3D (Um de meus FPS favoritos). E graças ao Doom veio o Blood da Monolith (meu FPS favorito). Bom demais, esses são os clássicos e anciões dos FPS:

wolfenstein-3d.png



doom_portallos.jpg



44823-Blood.jpg
 

_kana_

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_kana_,Claro que um mod tem mais do que obrigação em ser melhor em relação ao oficial,sobre a OST acho q vc não entendeu o meu ponto de vista,eu disse que a versão do PS1 possui uma OST sombria que combina com o clima e ambientação de Doom,não é pelo fato de ter qualidade de CD ou MIDI.
colega, falou o master of obvious sobre o mod.
e sobre a ost, vc que nao entendeu. doom cd tem qualidade sonora
nao apenas por ser em cd e ter suporte nativo pra soundblaster da época
(o que por si so ja deixa a da versao do snes no chinelo),
mas também porque as músicas do ps1 e n64 sao horriveis, feitas por
fãs do team tnt, nao da nem pra comparar com as originais da id,
basta ver o tanto de remixes e comentarios que tem por aí...
doom é tiro, é correr por corredor, é pressao. veja e1m9: 50%
dos inimigos vem pra cima de ti logo de cara. essas musicas de suspense
casam é com R.E. o rock original é muito melhor e, mesmo as músicas mais
calmas dele, passam por cima dessa trilha sonora dos consoles que mais
parece uma viagem estomacal cheia de grunhindos e sem inspiração alguma,
igualzinho era a m**** da trilha sonora do quake 1 do pc...
essa trilha da sono.
 

Legiao-RJ

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colega, falou o master of obvious sobre o mod.
e sobre a ost, vc que nao entendeu. doom cd tem qualidade sonora
nao apenas por ser em cd e ter suporte nativo pra soundblaster da época
(o que por si so ja deixa a da versao do snes no chinelo),
mas também porque as músicas do ps1 e n64 sao horriveis, feitas por
fãs do team tnt, nao da nem pra comparar com as originais da id,
basta ver o tanto de remixes e comentarios que tem por aí...
doom é tiro, é correr por corredor, é pressao. veja e1m9: 50%
dos inimigos vem pra cima de ti logo de cara. essas musicas de suspense
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calmas dele, passam por cima dessa trilha sonora dos consoles que mais
parece uma viagem estomacal cheia de grunhindos e sem inspiração alguma,
igualzinho era a m**** da trilha sonora do quake 1 do pc...
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OK OK
IFOT_48704.jpg
 

edineilopes

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Joguei no PC. Era uma época que ainda estava me acostumando com games FPS, não era meu estilo favorito e às vezes ficava meio enjoado se jogava horas seguidas. DOOM chamava a atenção, mesmo tendo jogado um pouco tardiamente.

Depois passei a gostar bastante do estilo (Hexen, Blood, OutLaw, etc), mas ainda tinha que jogar "com moderação". Isso foi melhorar depois, não sei se porque me adaptei ou os gráficos melhoraram. Foi do Return to Castle Of Wolfenstein em diante.
 

_kana_

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Joguei no PC. Era uma época que ainda estava me acostumando com games FPS, não era meu estilo favorito e às vezes ficava meio enjoado se jogava horas seguidas. DOOM chamava a atenção, mesmo tendo jogado um pouco tardiamente.

Depois passei a gostar bastante do estilo (Hexen, Blood, OutLaw, etc), mas ainda tinha que jogar "com moderação". Isso foi melhorar depois, não sei se porque me adaptei ou os gráficos melhoraram. Foi do Return to Castle Of Wolfenstein em diante.
compre o oculus que o john carmack ta fazendo.

john-carmack-rift-540x303.jpg


pelo visto, vc vai se acostumar. :coolface
 

xeviousbr

Ser evoluído
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Eu fui fanaticão com o Doom

tanto que virei o doom1 num sábado e o 2 num domingo
sem manhas

muito bom o tópico, e se tiver mais trilhas do doom agradeço
 

Venu

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Joguei bastante no SNES e no PSX , mas nunca zerei , 20 anos e nunca zerei ¬¬
 
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