O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Download] Retroarch (v1.5.0 - 02/04) + EmulationStation (Portable)

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
YX3uXNS.png


Pra quem tem dificuldade em configurar o Retroarch e acha confusa a navegação dos menus dele fiz esse pack com o Retroarch já configurado juntamente com uma versão portable do frontend EmulationStation. Ele possuí um visual totalmente clean e muito bonito, por ele você pode navegar pelas lista de jogos e consoles, baixar descrições detalhadas dos jogos, artworks, etc. tudo sem precisar usar mouse ou teclado, tudo pelo controle. Assim que o jogo é escolhido a emulação fica a cargo do Retroarch.

Download
Versão 64-bit: https://www.4shared.com/archive/IpwlPmnica/emulationstation_retroarch_64-.html?

Instruções
1 - Descompactar em qualquer pasta que preferir. Pode ser em pendrive, HD externo, partição, etc.

yUgncd8.jpg


2 - Na pasta "roms" várias há subpastas, uma pra cada console. Coloque os jogos dentro dela de acordo.

aezMfva.png


3 - Execute pelo emulationstation_retroarch_64-bit.exe, como é a versão portable arquivos necessários ficam ficam todos ali.

kZNIvEA.png


Erro ao executar o EmulationStation ou Retroarch: No primeiro caso instale o Visual C++ Redistributable Packages for Visual Studio 2013 - https://download.microsoft.com/download/2/E/6/2E61CFA4-993B-4DD4-91DA-3737CD5CD6E3/vcredist_x86.exe.
Se der o erro 0xc00007b ao executar o Retroarch instale o DirectX End-User Runtimes - http://download.microsoft.com/downl...-82AF-AD2AE20B6B14/directx_Jun2010_redist.exe (Lembrando que primeiro deve-se extrair e depois ir até a pasta e executar o DXSETUP.exe)

Se preferir, ao invés de instalar esses programas separadmente pode instalar uma demo de um jogo atual qualquer (FIFA 15 por ex), nos jogos já vem todos esses programas inclusos. Assim que fiz isso executei novamente o EmulationStation e funcionou normalmente.

4 - Ao abrir EmulationStation pela primeira vez, ele irá pedir para mapear o controle, caso tenha, se não tiver um pode mapear pelo teclado também. Depois
ele irá procurar os jogos que você colocou dentro da pasta "roms". Os consoles só serão exibidos se tiver pelo menos um jogo pra cada sistema. Portanto, se um sistema não aparecer na tela principal é porque ele não reconheceu a rom/iso. Pra evitar esses problemas recomendo sempre o romset No-Intro.

OqyDsc6.jpg


5 - Uma vez que o EmulationStation escanear os jogos ele cria uma lista simples. Se quiser incrementar a apresentação com artworks e informações, entre em "MENU>>SCRAPER>>SCRAPE NOW"

emulationstation%2B2015-01-13%2B20-15-52-786.jpg


Deixe a opção "USER DECIDES ON CONFLICT" ON, pois assim quando tiver jogos parecidos você escolhe qual é o certo, depois de tudo o resultado é esse:

emulationstation%2B2015-01-13%2B19-44-21-437.jpg


emulationstation%2B2015-01-13%2B19-48-49-193.jpg


A navegação no EmulationStation é bem simples. É basicamente selecionar o jogo, uma vez dentro do jogo pode sair com ESC ou dando quit pelo menu do Retroarch, e estará de volta ao menu do Emulationstation.

Vykma36.jpg


yKvIQjB.jpg


0cJxHPh.jpg


7cMXCjp.jpg


xI2tgEY.jpg


CDV1jSF.jpg


wtB72W8.jpg


GpxUoak.jpg
 
Ultima Edição:

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Foda isso heim! Mas as roms eu posso baixar em qualquer lugar e colocar?
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
Parabéns pelo tópico, muito bom. Quando tiver tempo testo esse RetroArch.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Foda isso heim! Mas as roms eu posso baixar em qualquer lugar e colocar?


Na verdade o retroarch não é um emulador em si, é um programa que unifica os cores (seria o "nucleo de emulação").
Dentro dele há cores do bsnes, snes9x, genesis plus, VBA, FBA, etc, se suas roms forem compatíveis com esses emuladores irão funcionar com o retroarch.



Que pena, o meu windows é 64bit

É 32 ou 64? essa versão que eu postei funciona na 64 bit.
 


Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.260
Reações
15.496
Pontos
1.524
Valeu mesmo fera, vou baixar aqui e dar uma brincada depois!
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Nunca fui de jogar PS1 pelo retroarch, pois o emulador incluso nele (o mednafaden) não tem suporte ao OpenGl, que suaviza os gráficos 3D, o problema é que no mesmo Epsxe que tem suporte ao OpenGL e Full HD quando usado buga alguns jogos ou geras glitches muito chatos, (como as transições de batalhas nos FF).
Por isso resolvi usar o mednafaden no retroarch (que tem uma emulação "pura e sem frescuras" e o boot intro que o Epsxe não tem), mas com filtro CRT e curti muito os resultados.

IMG_20150102_162519.jpg


IMG_20150103_003918.jpg


IMG_20150103_004713.jpg


IMG_20150102_221107.jpg


IMG_20150102_222333.jpg


IMG_20150102_222646.jpg


IMG_20150102_234310.jpg


IMG_20150102_234825.jpg


IMG_20150103_000953.jpg


IMG_20150103_002553.jpg


IMG_20150103_001038.jpg


IMG_20150102_214937.jpg


IMG_20150102_214159.jpg


IMG_20150102_214236.jpg


IMG_20150102_171414.jpg


IMG_20150102_171534.jpg


IMG_20150102_164414.jpg
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
60.254
Pontos
1.253
Guardei nos favoritos! ... Quem sabe eu ache um jogo perdido que só rode nele... Mas .... Putz... Este emulador não me desce! Prefiro os sistemas separados...

Mesmo eu não usando, porque nunca gostei deste multi-sistemas, agradeço a inciativa porque poderá ser muito útil. :kjoinha
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Guardei nos favoritos! ... Quem sabe eu ache um jogo perdido que só rode nele... Mas .... Putz... Este emulador não me desce! Prefiro os sistemas separados...

Mesmo eu não usando, porque nunca gostei deste multi-sistemas, agradeço a inciativa porque poderá ser muito útil. :kjoinha

Cara o retroarch é muito mais prático, é um tudo-em-um, muito mais leve que os standalones.
Dos sistemas retrô só falta o Dreamcast, de resto tem tudo, até PSP e NDS, até Saturn tem, depois acostuma tu não vai querer trocar, é só sentar no sofá e aproveitar.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
60.254
Pontos
1.253
Cara o retroarch é muito mais prático, é um tudo-em-um, muito mais leve que os standalones.
Dos sistemas retrô só falta o Dreamcast, de resto tem tudo, até PSP e NDS, até Saturn tem, depois acostuma tu não vai querer trocar, é só sentar no sofá e aproveitar.

Amigo, agradeço seu comentário e também o tutorial explicativo porque justamente nunca tive paciência pra usar este emulador pq os standalones configuro numa baita velocidade quase que mecanicamente....

O que menos curto no RetroArch são aquelas listas colossais de jogos que não me interessam (pelo menos quando testei tinham estes ktsos) e ficam ali como espécie de espelho de Roms inexistentes. Neste ponto EU sou CHATO AO EXTREMO (ASSUMO), porque gosto "da ROM que pertence O JOGO" e quero mais que vá pros quintos dos infernos as outras inúmeras variantes versões extras....

Vendo o seu tópico, não tenho dúvidas = para quem usa PC é uma mão na roda. Mas eu uso muito Tablet Gamer (onde mais jogo atualmente minhas velharias), PSP (que tem emuladores standalones que dão aula pra muito emulador top por ai)... Logo, ter este emulador para mim será realmente útil quando eu bater na situação onde "o jogo xxxx só o Retroarch salva a pátria".

No mais, realmente gostei do seu tutorial :kjoinha Tanto que deixei aqui pra mim como backup na hora e mandar bala no PC. E quando alguém perguntar sobre como configurar o Retroarch, vou indicar seu tópico porque está muito legal com exemplos de como ficam os jogos :kjoinha

Abraços :kfeliz
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
O que menos curto no RetroArch são aquelas listas colossais de jogos que não me interessam (pelo menos quando testei tinham estes ktsos) e ficam ali como espécie de espelho de Roms inexistentes. Neste ponto EU sou CHATO AO EXTREMO (ASSUMO), porque gosto "da ROM que pertence O JOGO" e quero mais que vá pros quintos dos infernos as outras inúmeras variantes versões extras....


Mas isso vai depender das roms que tu tem ué, não tem nada a ver com retroarch ou qualquer emulador. Acho que vc ta falando de rom em zipadas em .7z mas nesse caso depende onde tu baixa, ou descompacta e seleciona as que tu quer, o retroarch não espelha nada não.
Agora o forte do retroarch são os filtros mesmo, e não sei se um mesmo um tablet gamer daria conta.
Mas com organização e praticidade também fica mas, como nesse video, um laucher (nestalgia) + rodando todos jogos.

 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Não sou fã do retroarch, mas tenho configurado para games de Mega (versão 32bits, mas meu Windows é 64).

Baixei o pacote do tópico para conferir como ficaria nos games do Playstation e dá erro 0xc000007b ao tentar executar. :ksnif
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Não sou fã do retroarch, mas tenho configurado para games de Mega (versão 32bits, mas meu Windows é 64).

Baixei o pacote do tópico para conferir como ficaria nos games do Playstation e dá erro 0xc000007b ao tentar executar. :ksnif

Já bati a cabeça com esse erro, até formatar o note eu formatei e nada, no fim descobri que era coisa besta, se não me engano tinha que instalar o directx ou visual c++ direto do site da Micro$oft pra resolver.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
Vlw cara :kfeliz....apesar de eu odiar esse multi emulador :klol ainda mais a interface dele :knojo

Mas vou pegar e dar mais uma chance pra ele :rox

Seria legal um multi emulador com uma interface legal tipo o big picture do steam onde vc coloca os jogos separa por categoria ou deixa tudo junto e ainda com comandos na interface com controle do x360 pra vc entrar e sair dos jogos...

Coloquei um monte de jogos dos emuladores pra rodar direto do big picture :rox mas só alguns pq colocar todos um por um é um saco :klol
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Vlw cara :kfeliz....apesar de eu odiar esse multi emulador :klol ainda mais a interface dele :knojo

Mas vou pegar e dar mais uma chance pra ele :rox

Seria legal um multi emulador com uma interface legal tipo o big picture do steam onde vc coloca os jogos separa por categoria ou deixa tudo junto e ainda com comandos na interface com controle do x360 pra vc entrar e sair dos jogos...

Coloquei um monte de jogos dos emuladores pra rodar direto do big picture :rox mas só alguns pq colocar todos um por um é um saco :klol


Eu tbm configurei uns jogos no big picture pra rodar pelo retroarch, Mas apesar de ser "bonitinho" acho pelo retroarch mesmo mais pratico.
Mas o retroarch tem novas interfaces tbm agora, tipo a XCMB
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
Eu tbm configurei uns jogos no big picture pra rodar pelo retroarch, Mas apesar de ser "bonitinho" acho pelo retroarch mesmo mais pratico.
Mas o retroarch tem novas interfaces tbm agora, tipo a XCMB


Ai sim, mas da para sentar no sofa e mecher com as tetas em cima do controle do x360 e selecionar os jogos ou emuladores ?

E ele já vem com a nova interface ou tenho que pegar por ai e por nele ?

Amanhã vou testar ele :rox
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Dá sim, vc controla o retroarch totalmente pelo controle. A interface se quiser mudar é ir em Settings>>Driver Options>>Menu Driver.



A overlay não lembro onde baixe, mas tem no pack que eu upei.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Eu coloco as imagens de psx na pasta do playstation mas o retroarch nao reconhece.

O que pode ser?
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Eu coloco as imagens de psx na pasta do playstation mas o retroarch nao reconhece.

O que pode ser?

Chega a abrir o jogo ou eles nem aparecem?
Se não aparece tenta ir em Settings>>Path Directories>>Browser Directories e aponta a pasta onde estão as isos
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
Como que faz isso?


Aqui com como por no steam os jogos dos emuladores:
Exemplos de atalhos para emuladores e roms para o Steam:

vc vai no steam e depois em adicionar jogos e coloca como os exemplos a baixo:....

"D:\Emuladores\Project64 2.1\Project64.exe" (vc vai na pasta do emulador seleciona ele)
"D:\Emuladores\Project64 2.1\Jogos N64\007 - GoldenEye 007.zip" (Depois vc vai na pasta onde esta as roms do emulador e
pressiona Shift+Botão direito do mouse em cima da rom que vc quer por no steam e clica em "copiar como caminho", depois
vc cola no final do caminho do emulador lá no steam (Tem que deixar um espaço como nos exemplos a baixo)

Banners vc pode pegar aqui (ou se não achar vc pode pegar uma capinha do jogo mesmo e redimensionar ela para 460x215)
www.steambanners.booru.org

Project64:
"D:\Emuladores\Project64 2.1\Project64.exe" "D:\Emuladores\Project64 2.1\Jogos N64\007 - GoldenEye 007.zip"

PCSX2:
"D:\Emuladores\PCSX2 1.2.1\PCSX2 1.2.1 (r5875).exe" "D:\Emuladores\PCSX2 1.2.1\Jogos PS2\Tekken Tag Tournament - NTSC.bin"

Dolphin:
"D:\Emuladores\Dolphin 4.0 2109 - x64\Dolphin.exe" /e "D:\Emuladores\Dolphin 4.0 2109 - x64\Jogos GC\Mario Kart Wii - PT-BR [RMCE01].wbfs" /b

Snes9X:
"D:\Emuladores\Snes9X 1.53 - x64\Snes9X 1.53.exe" "D:\Emuladores\Snes9X 1.53 - x64\Jogos Snes\Aladdin - PT-BR.zip"

Gens32 Surreal:
"D:\Emuladores\Gens32 Surreal 1.86 HD\Gens32 Surreal.exe" "D:\Emuladores\Gens32 Surreal 1.86 HD\Mega Jogos\Comix Zone.zip"

ePSXe:
"D:\Emuladores\ePSXe 1.9.0\ePSXe.exe" -slowboot -nogui -loadiso "D:\Emuladores\ePSXe 1.9.0\Jogos PS1\Spider-Man - NTSC.PBP"

MAME: (No mame não precisa deixar .zip no final)
"D:\Emuladores\MAME Plus 0.152\mamep64.exe" simpsons2p

Ah, para rodar o PPSSPP emulador do PSP. vc pega o "PPSSPPWindows.exe" ou o "PPSSPPWindows64.exe" faz uma copia dele e muda o nome para o jogo que vc quer por no steam exemplo "LocoRoco.exe"...e é assim para cada jogo que vc for por no steam do PSP.

20464428adff5b23b5d6a1e9825eaa560f68812f.jpg


204644326ed41618a8ccf7bb44ae79d30597d7ef.jpg
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Problema desses launchers, é que muitas vezes é necessário renomear os romsets, pois senão a busca automática pelas capas não funicona ou então ainda ter que fazer esse método manual, sem falar que muitos jogos de menor expressão não acaba achando capa/info.

Outra contra, adcionar ao big picture jogos de PS1 que tem troca de disco, eu usava o epsxe e não tem como fazer isso no modo tela cheia, pelo retroarch dá pra fazer isso pelo controle.
 

AllejoEterno

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
91
Pontos
38
valeu mesmo amigo! tava faz tempo atras tentando configurar esse emulador mas sempre dava um erro, mas baixei o visual c e mais esse retroarch que tu compartilhou funfou de boa :kjoinha
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
Nunca fui de jogar PS1 pelo retroarch, pois o emulador incluso nele (o mednafaden) não tem suporte ao OpenGl, que suaviza os gráficos 3D, o problema é que no mesmo Epsxe que tem suporte ao OpenGL e Full HD quando usado buga alguns jogos ou geras glitches muito chatos, (como as transições de batalhas nos FF).
Por isso resolvi usar o mednafaden no retroarch (que tem uma emulação "pura e sem frescuras" e o boot intro que o Epsxe não tem), mas com filtro CRT e curti muito os resultados.



IMG_20150103_003918.jpg

Em qual formato as ISOs de Ps1 precisam estar e qual o nome do filtro usado nas imagens?
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Esperava que já viesse com as capinhas dos jogos tudo bonitinho e tal, mas tem uma interface bem feia...prefiro continuar com o Steam Big Picture
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
tambem achei meio feio

esperava capinhas dos jogos e já vir com crt.

fora que o tamanho da imagem do jogo varia conforme o console emulado
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Em qual formato as ISOs de Ps1 precisam estar e qual o nome do filtro usado nas imagens?
Preferêncialmente no formato bin/cue, coloque-as na pasta do PS1, na hora que for selecionar o jogo só vai aparecer o arquivo .cue, é so escolher e rodar, mas eu tenho uma de DBZ no formato .ccd e funciona tbm, e o filtro é um preset está com o nome de CRTLOTTESV1, mas no pack eu já deixei ele aplicado por padrão no PS1.

Esperava que já viesse com as capinhas dos jogos tudo bonitinho e tal, mas tem uma interface bem feia...prefiro continuar com o Steam Big Picture
Eu tenho configurado o Big Picture e quando eu rodo o jogo ele vai direto pra tela cheia, nem a aprece a interface do retroarch, tá mais ou menos assim.
Steam%2B2015-01-07%2B02-05-47-798.jpg

Steam%2B2015-01-07%2B02-09-20-481.jpg


fora que o tamanho da imagem do jogo varia conforme o console emulado
O tamanho varia de emulador, dependendo da resolução, mas pode colocar em tela cheia, esticada, mudar a proporção...eu deixo dessa forma pois pra como uso filtros CRT as scanlines ficam perfeitas.


Editei o primeiro post, com mais telas pra exemplificar a escolha de uma configuração pra cada console, caso alguém esteja com dúvida.
 
Topo Fundo