O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DOWNLOAD] Retroarch v1.7.6 (x64) Pré-Configurado, versão PC.

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.736
Reações
13.757
Pontos
803
qual o melhor core pra rodar n64 no retroarch?

Tenho o standalone do mupenplus64 (mupen64plus + GLideN64 + a GUI) ultimo release free que foi em janeiro deste ano,
mas ele roda meio pesadinho pelo que testei aqui com o conker bad fur day.
 

LeoBokao

Novato
Mensagens
11
Reações
1
Pontos
13
Bem, eu estou rodando, mas com dificuldades. Talvez possam me ajudar

1)Eu configurei o controle, porém todo jogo novo preciso alterar. Tem como configurar por núcleo?
EX: Conf 1 para MEGA DRIVE, Conf 2 para PSone, Conf 3 para N64

2)Os jogos não estão aparecendo, no núcleo fica apenas uma qtde reduzida, para jogar os demais jogos eu tenho que ir e carregar o jogo e selecionar o núcleo depois, isso é normal?

3)Como faço para configurar um controle (Dual Shock), pra MEGADRIVE, ele funciona para jogo de 6 botões. Mas qdo coloco Comix Zone ou Games de luta ele não reconhece, no CZ reconhece apenas 3 botões já verifiquei nas opções do game.


Se puder ajudar eu agradeço.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Bem, eu estou rodando, mas com dificuldades. Talvez possam me ajudar

1)Eu configurei o controle, porém todo jogo novo preciso alterar. Tem como configurar por núcleo?
EX: Conf 1 para MEGA DRIVE, Conf 2 para PSone, Conf 3 para N64

2)Os jogos não estão aparecendo, no núcleo fica apenas uma qtde reduzida, para jogar os demais jogos eu tenho que ir e carregar o jogo e selecionar o núcleo depois, isso é normal?

3)Como faço para configurar um controle (Dual Shock), pra MEGADRIVE, ele funciona para jogo de 6 botões. Mas qdo coloco Comix Zone ou Games de luta ele não reconhece, no CZ reconhece apenas 3 botões já verifiquei nas opções do game.


Se puder ajudar eu agradeço.
Man, a configuração de botões é algo praticamente desnecessária com o Retroarch, pois ele procura mapear todo o tipo de controle, deixando-os o mais próximo do layout original de cada console. Mas se você realmente quer fazer alterações, entre nas opções individuais de cada Core e altere por lá e depois salve as configurações por Core. Assim, o layout será o mesmo para todos os jogos que rodar naquele mesmo emulador.

Sobre os jogos, você precisa gerar suas playlists, pra que tenha todos eles separados por núcleo/console emulado. Se não estão aparecendo jogos que você tem, é porque você provavelmente não realizou os updates do sistema antes de efetuar o scan de suas roms. Se você já fez, então pode ser algum bug ou sujeira nas configurações.

Minha recomendação: Se você estiver utilizando uma versão baixada direto na página oficial do Retroarch, comece tudo do zero, faça uma instalação limpa e, antes de efetuar qualquer alteração, vá nas opções de atualização online e atualize tudo o que puder. Apenas as miniaturas (capinhas imagens) deixe para depois, pois demora muito pra baixar tudo. Você pode deixá-las baixando quando não estiver utilizando o sistema.

OBS: Não faça updates se estiver utilizando a versão que disponibilizei nesse tópico, pois os updates vão desconfigurar diversas modificações já realizadas.
EDIT: A exceção é você utilizar o Stellar, que faz updates sem desfazer suas configurações.

O passo seguinte é realizar as alterações no sistema, sem núcleo carregado. Só depois que mexer em todas as configurações gerais é que você deve carregar o core desejado e alterar individualmente as opções específicas para ele. Se você realizar alterações de sistema durante um Core ativo, vai ter alguns belos problemas. Atente-se que a prioridade de salvar configurações no Retroach segue a seguinte ordem:
1 - por jogo
2 - por pasta
3 - por núcleo

Então, qualquer configuração salva por jogo sobressai todas as demais. A configuração por pasta afetará todos os jogos de uma mesma pasta. Já as configurações por núcleo, terão efeito em todos os jogos que você rodar naquele núcleo, independente de onde eles estejam armazenados.

Dê uma revisada nos spoiles que deixei na página inicial deste tópico. Muitas de suas dívidas podem estar lá.
Se tiver mais dúvidas, poste sempre aqui que voltaremos a ajudar na medida do possível.

Desejo sorte e sucesso Leo. A propósito, seja bem vindo ao Fórum.
Abraço!
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
qual o melhor core pra rodar n64 no retroarch?

Tenho o standalone do mupenplus64 (mupen64plus + GLideN64 + a GUI) ultimo release free que foi em janeiro deste ano,
mas ele roda meio pesadinho pelo que testei aqui com o conker bad fur day.
O Parallein64 e o Mupen são os mais utilizados, com destaque para o primeiro, que pode receber alguns plugins de melhorias de imagens. Mas confesso que é um pouco complicado de chegar numa boa qualidade. Por isso prefiro utilizar o core puro mesmo, apenas fazendo uso dos filtros, conforme deixei exposto na recomendação de shaders lá no post inicial.
 
Ultima Edição:

LeoBokao

Novato
Mensagens
11
Reações
1
Pontos
13
Man, a configuração de botões é algo praticamente desnecessária com o Retroarch, pois ele procura mapear todo o tipo de controle, deixando-os o mais próximo do layout original de cada console. Mas se você realmente quer fazer alterações, entre nas opções individuais de cada Core e altere por lá e depois salve as configurações por Core. Assim, o layout será o mesmo para todos os jogos que rodar naquele mesmo emulador.

Sobre os jogos, você precisa gerar suas playlists, pra que tenha todos eles separados por núcleo/console emulado. Se não estão aparecendo jogos que você tem, é porque você provavelmente não realizou os updates do sistema antes de efetuar o scan de suas roms. Se você já fez, então pode ser algum bug ou sujeira nas configurações. Minha recomendação: comece tudo do zero, faça uma instalação limpa e, antes de efetuar qualquer alteração, vá nas opções de atualização online e atualize tudo o que puder. Apenas as miniaturas (capinhas imagens) deixe para depois, pois demora muito pra baixar tudo. Você pode deixá-las baixando quando não estiver utilizando o sistema.

O passo seguinte é realizar as alterações no sistema, sem núcleo carregado. Só depois que mexer em todas as configurações gerais é que você deve carregar o core desejado e alterar individualmente as opções específicas para ele. Se você realizar alterações de sistema durante um Core ativo, vai ter alguns belos problemas. Atente-se que a prioridade de salvar configurações no Retroach segue a seguinte ordem:
1 - por jogo
2 - por pasta
3 - por núcleo

Então, qualquer configuração salva por jogo sobressai todas as demais. A Configuração por pasta afetará todos os jogos de uma mesma pasta. Já as configurações por núcleo, terão efeito em todos os jogos que você rodar naquele núcleo, independente de onde eles estejam armazenados.

Dê uma revisada nos spoiles que deixei na página inicial deste tópico. Muitas de suas dívidas podem estar lá.
Se tiver mais dúvidas, poste sempre aqui que voltaremos a ajudar na medida do possível.

Desejo sorte e sucesso Leo. A propósito, seja bem vindo ao Fórum.
Abraço!


Eu fiz exatamente o que vc falou, no minimo umas 4 vezes kkkkk

A configuração padrão não reconhece os controles como MD (x,y,z) eu até vejo onde eles estão (Ex. L1-Y, C3 -X coisa assim) , mas no jogo eles não fazem nada. Em especial no comix zone, nota-se exatamente que eles não estão funcionando, pois o game é adaptado para 3/6 botões, sendo que o botão C fica funcional substituindo os demais (uma b*sta)


Sobre os jogos ele simplesmente não aparecem, eu configuro o Retroarch, posteriomente eu carrego os uptades, depois eu carregos as rooms e nucleos e nada.


Já li os spoliers muitas vezeskkkk, inclusive tenho outros problemas de delay em alguns games de N64 que estou tentando resolver, mas esses que apontei não consegui. Talvez alguem tenha passado pelo mesmo problema e me ajude.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Eu fiz exatamente o que vc falou, no minimo umas 4 vezes kkkkk

A configuração padrão não reconhece os controles como MD (x,y,z) eu até vejo onde eles estão (Ex. L1-Y, C3 -X coisa assim) , mas no jogo eles não fazem nada. Em especial no comix zone, nota-se exatamente que eles não estão funcionando, pois o game é adaptado para 3/6 botões, sendo que o botão C fica funcional substituindo os demais (uma b*sta)

Sobre os jogos ele simplesmente não aparecem, eu configuro o Retroarch, posteriomente eu carrego os uptades, depois eu carregos as rooms e nucleos e nada.

Já li os spoliers muitas vezeskkkk, inclusive tenho outros problemas de delay em alguns games de N64 que estou tentando resolver, mas esses que apontei não consegui. Talvez alguem tenha passado pelo mesmo problema e me ajude.
Talvez você consiga deixar a seu gosto indo nas opções de controles do Core. Para isso o Core precisa estar ativo, independente se tem ou não um game carregado.

De padrão, num controle de Playstation os botões Triangulo, L e R correspondem, respectivamente aos botões X, Y e Z no Mega Drive.
O botão Start corresponde ao MODE. Já o botão Select do Playstation fica com a função Start do Megadrive.

Fiz um teste há pouco com o jogo Comix Zone e percebi que o START continua sendo START mesmo. Não testei com outros jogos, mas acredito que, por estar utilizando um controle de Playstation, a função MODE deixa de existir e o START assume a própria função de START no controle. Não faz sentido ter a tecla MODE ativa, se há botões de sobra num controle de Playstation para emular o controle de Mega Drive.
 
Ultima Edição:


LeoBokao

Novato
Mensagens
11
Reações
1
Pontos
13
Talvez você consiga deixar a seu gosto indo nas opções de controles do Core. Para isso o Core precisa estar ativo, independente se tem ou não um game carregado.

De padrão, num controle de Playstation os botões Triangulo, L e R correspondem, respectivamente aos botões X, Y e Z no Mega Drive.
O botão MODE é o Start do controle e o Start é o Select.
Sim, vou fazer alguns testes. Obrigado

Vc acha que vale a pena emular pelo Xbox 360, é mais simples? funciona melhor? Achei um por 350,00 estou pensando em usar pra isso.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Sim, vou fazer alguns testes. Obrigado

Vc acha que vale a pena emular pelo Xbox 360, é mais simples? funciona melhor? Achei um por 350,00 estou pensando em usar pra isso.
Editei o meu último post, dê uma olhada, resposta mais completa.

Quanto a comprar console para usar com emuladores, na minha opinão é desnecessário se você já tem um PC pra isso. As possibilidades são maiores com o PC, mas a comodidade é maior num console. Porém, se tiver realmente de gastar com isso, recomendo os RaspBerry da vida. Um Xbox tijolão não deixa de ser um PC antigo por dentro. Mas possivelmente, mesmo sendo um aparelho datado, ainda consegue rodar alguns sistemas melhor que muitos dos RaspBerry existentes no mercado.

Se você pretende emular somente jogos lançados originalmente em cartucho, qualquer das opções vai te servir bem, com algumas restrições para jogos do N64, que é um sistema dificil de emular adequadamente, se o hardware não atender a todos os requisitos. Também é preciso ficar atento que vários jogos de NeoGeo e muitos outros Arcades não poderão ser utilizados na maioria dos RaspBerry, pois eles possuem certa limitação com Roms muito grandes.

Estude qual aparelho pode lhe atender melhor e faça uma escolha equilibrada entre comodidade e preço.
 

LeoBokao

Novato
Mensagens
11
Reações
1
Pontos
13
meu último post, dê uma olhada, resposta mais co

Exatamente pelo N64 que pensei em comprar um Xbox 360, li em outro forum que ele roda liso. Meu pc não roda N64, em resumo quero para jogar games antigos, No máx play2. Neo Geo e Arcade são bonus, mas não essenciais.


Muito obrigado, vou ler o topico
 

metroid199

Novato
Mensagens
9
Reações
1
Pontos
13
oi alguem poderia me ajudar to verificando esse video
porem no retro nao consigo coloca RENDER para Hardware so fica em Software meu pc I3 4470 8GB RAM GTX TI 750 2GB
 

ppuspfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.001
Reações
473
Pontos
799
aqui não, mas lembrando que é apenas o Retroarch e não o emulationstation e é a mesma versão que baixar manualmente, ou seja, interessante e com potencial, mas por hora, só deve aumentar o público
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Olá a todos, primeiramente meus sinceros PARABÉNS pelo amigo Jeffren, pela incrível paciência e iniciativa em postar um retroarch todo pré configurado. Sempre fui adepto dos emuladores, mas ultimamente tava querendo jogá-los como nesses boxes de Raspibery, que eu ainda não tenho, pra jogar tudo bonitinho, com capinha, informação, etc. Já experimentei o Launchbox, é bem legal, masssss, a versão premium, que tem o Bigbox, acho que é isso, ela é paga, e 20 dólares pra mim, acho extremamente caro, mas não vamos entrar no mérito, é um trabalho, enfim. O Emulationsation parece ser á-los bem legal, mas é hiperrrrrr enrolado pra configurar (não manjo nada daquela comandaiada sem fim kkk). Retrofe também parece fantástico, mas é o mesmo caso do Emula. Baixei o Retroarch, já há algum tempo, mas não tinha pego pra mexer ainda por falta de tempo (casado, trabalho, filho...). Baixei ele novamente outro dia, configurei, instalei os cores, joguei um pouco, baixei capinha, massss, não tava bom ainda kkk !
Aí fuçando, vi sobre o seu retroarch préconfigurado, baixei ele e UAUUUU, é isso que eu quero kkk !
Pra mim, não funcionou deixando os seus cores, tive que rebaixá-los novamente, segui as suas orientações, e voltaram a funcionar. Mas alguns sistemas perderam os overlays, exemplo, MSX 1 e 2, na parte inicial (onde tá a playlist dos jogos), e, quando você joga, exemplo, jogos do Neogeo, 32x e Mega Drive, e alguns outros sistemas, também não funcionam com os overlays internos, como o Atari, Gameboy, Super Nintendo, que ficaram magníficos.
É muito difícil de você me passar uma breve explicação de como eu acerto isso (bem provável que você tenha configurado isso, já que são sistemas mais usuais, como você mesmo disse).
E também ainda não baixei capinhas e screenshots. Isso vai "destruir" os overlays iniciais, onde aparece aqueles desenhos das fitinhas, tipo o do Master System, ou elas vão ficar bem legais ? E tipo, eu baixo direto da base de dados mesmo do Retroarch, ou eu precisaria baixar realmente de algum outro lugar ? (levando-se em conta que eu não tenho pra ficar configurando tudooooo, to achando melhor baixar do retro mesmo kkk).
Não li ainda aqueles links iniciais do seu tutorial, vou ler com carinho depois. Mas acho que é isso por enquanto. Se puder responder, fico extremamente agradecido, de início, outras dúvidas surgirão kkk. Abraços a todos do fórum. (meu nome é Gilmar :) )
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Essa opcao de tirar print da conquista existe sim mas me referia a descrição dela na tela.
Visualizar anexo 63963
No emulador 'oficial' do retroachievemens parece a imagem como na foto do Alladin abaixo.
Visualizar anexo 63961

No Retroarch só um texto sem graça embora os ícones dela aparecem no menu mas não é mostrado no jogo como mostra a imagem do Super Mario
Segunda postagem já kkk, eu citei a postagem do amigo em questão porque foi o que já me incomodou no Retroarch fuçando nesse final de semana. Vocês conseguiram funcionar essas aparições das conquistas nos jogos emulados que tem conquistas, pra ficarem bonitinhas ? Só aparece um texto chinfrim em amarelo no canto inferior esquerdo, é muito feio isso ! Se alguém conseguiu fazer funcionar, posta aí como faz !
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.384
Reações
44.020
Pontos
1.339
Segunda postagem já kkk, eu citei a postagem do amigo em questão porque foi o que já me incomodou no Retroarch fuçando nesse final de semana. Vocês conseguiram funcionar essas aparições das conquistas nos jogos emulados que tem conquistas, pra ficarem bonitinhas ? Só aparece um texto chinfrim em amarelo no canto inferior esquerdo, é muito feio isso ! Se alguém conseguiu fazer funcionar, posta aí como faz !
Opa então já corrigiram isso. Aparece a imagem da conquista e a descrição dela. Eu uso o driver GL
 
Ultima Edição:

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Opa então já corrigiram isso. Aparece a imagem da conquista e a descrição dela. Eu uso o driver GL
Então Toguro, pra mim só aparece, no Retroarch, e nesse que o Jeffren disponibilizou, somente esse textinho mequetrefe amarelo, não aparece bonitão igual lá nos emuladores do site do Retroachievements, por isso que citei você, pois foi o único aqui que viu isso também e se incomodou kkk. Se caso você conseguir fazer no seu Retro aí, aparecer a conquista com os textos bonitinhos, figurinhas, etc., me fala viu :P !
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Olá a todos, primeiramente meus sinceros PARABÉNS pelo amigo Jeffren, pela incrível paciência e iniciativa em postar um retroarch todo pré configurado. Sempre fui adepto dos emuladores, mas ultimamente tava querendo jogá-los como nesses boxes de Raspibery, que eu ainda não tenho, pra jogar tudo bonitinho, com capinha, informação, etc. Já experimentei o Launchbox, é bem legal, masssss, a versão premium, que tem o Bigbox, acho que é isso, ela é paga, e 20 dólares pra mim, acho extremamente caro, mas não vamos entrar no mérito, é um trabalho, enfim. O Emulationsation parece ser á-los bem legal, mas é hiperrrrrr enrolado pra configurar (não manjo nada daquela comandaiada sem fim kkk). Retrofe também parece fantástico, mas é o mesmo caso do Emula. Baixei o Retroarch, já há algum tempo, mas não tinha pego pra mexer ainda por falta de tempo (casado, trabalho, filho...). Baixei ele novamente outro dia, configurei, instalei os cores, joguei um pouco, baixei capinha, massss, não tava bom ainda kkk !
Aí fuçando, vi sobre o seu retroarch préconfigurado, baixei ele e UAUUUU, é isso que eu quero kkk !
Pra mim, não funcionou deixando os seus cores, tive que rebaixá-los novamente, segui as suas orientações, e voltaram a funcionar. Mas alguns sistemas perderam os overlays, exemplo, MSX 1 e 2, na parte inicial (onde tá a playlist dos jogos), e, quando você joga, exemplo, jogos do Neogeo, 32x e Mega Drive, e alguns outros sistemas, também não funcionam com os overlays internos, como o Atari, Gameboy, Super Nintendo, que ficaram magníficos.
É muito difícil de você me passar uma breve explicação de como eu acerto isso (bem provável que você tenha configurado isso, já que são sistemas mais usuais, como você mesmo disse).
E também ainda não baixei capinhas e screenshots. Isso vai "destruir" os overlays iniciais, onde aparece aqueles desenhos das fitinhas, tipo o do Master System, ou elas vão ficar bem legais ? E tipo, eu baixo direto da base de dados mesmo do Retroarch, ou eu precisaria baixar realmente de algum outro lugar ? (levando-se em conta que eu não tenho pra ficar configurando tudooooo, to achando melhor baixar do retro mesmo kkk).
Não li ainda aqueles links iniciais do seu tutorial, vou ler com carinho depois. Mas acho que é isso por enquanto. Se puder responder, fico extremamente agradecido, de início, outras dúvidas surgirão kkk. Abraços a todos do fórum. (meu nome é Gilmar :) )
Oi realgex, recebo com alegria os seus agradecimentos e, seja bem vindo ao forum! :viraolho

Bom, sobre os overlays, realmente, nem todos os sistemas possuem um, como já havia dito no post inicial. Mas não por que eu esqueci de configurar e sim porque eles não foram criados naquela mesma coleção, como é o caso dos sistemas MSX1 e MSX2.

Creio que você esteja se referindo ao plano de fundo dinâmico, quando diz "overlays iniciais", estou certo? Seja como for, também não foram criados pelo autor do tema, então faltam slides para algun sistemas, como os já mencionados acima.

Quanto às capinhas e imagens, é preferível baixar pela própria base de dados do emulador ou mesmo pelo link ftp delas, através do seu navegador de internet. O link está logo abaixo. De fato essas imagens acabam sobrepondo parte do plano de fundo e, como não dá pra configurar o posicionamento ideal para elas, é de se pensar se deve mesmo baixar tais imagens.
http://thumbnailpacks.libretro.com/ .

No casos dos núcleos multi-sistema, eu os deixei sem Overlay propositalmente e pelos seguintes motivos:
1 - Dependendo da plataforma que você estiver emulando, não iria casar com as inscrições nos Overlay. Caso quisesse, por exemplo, utilizar um overlay separado para Super Famicom e outro SuperNES, eu já teria de saber com antecedência a localização de suas roms. Dependendo da quantidade de roms, é mais fácil você gerar sua própria playlist do que editar alguma criada por mim.
2 - Algumas configurações de vídeo e overlay ficam bem com alguns sistemas, mas podem não ser ideais para outros, principalmente devido à resolução interna de cada um, como é o caso de sistemas portáteis que, na minha opinião, ficam melhor com overlays específicos para eles, do tipo que aplicam a moldura e filtros tudo junto.
3 - Alguns arcade operam com resolução vertical (como alguns jogos de navinha). Não tinha como eu deixar um overlay fixo para estes jogos específicos, porque a playlist terá de ser gerada aí na sua máquina, respeitando a sua estrutura de diretórios. Pra evitar a bagunça, não configurei overlay para nenhum jogo arcade.

Ainda falando de overlays, você tem algumas alternativas. Uma delas é ser generalista. Por exemplo, na mesma pasta da coleção NyNy77 tem um overlay com o nome SEGA e outro sem nome de fabricante. Você poderia utilizar o Core Genesis Plus, por exemplo, aplicar os filtros mais adequados para cada sistema emulado por ele, utilizando o mesmo overlay. Depois é só salvar as configurações por diretório (considerando que suas roms estejam devidamente separadas).
Já para o Overlay "virgem" você poderia utilizar o sistema que quisesse. Como não encontrei para baixar opções de overlay da mesma coleção para todos os sistemas, alguns terão de ficar diferentes mesmo, infelizmente. Mas você tem à disposição diversas outras opções na pasta Custom, dê uma olhada lá!

Aqui meu sistema já está praticamente 100% configurado. Como eu havia explicado no post inicial, sempre há chances de algumas configurações que faço aqui não funcionarem como esperado em nenhuma outra máquina, por uma série de motivos, tais como divergências muito grandes de hardware e forma de instalação. Foi por conta disso também que não tive como deixar tudo pronto nesse pack. Tem coisas que precisam ser configuradas na máquina que vai receber o sistema, senão ele não rodaria de jeito nenhum. Mas no post eu explico detalhadamente como deixar as coisas funcionando da melhor forma possível. Quando puder, volte a ler com calma o post inicial e também os vários spoilers que lá deixei. Se tiver alguma dúvida específica, poste aqui que tentarei ajudar na medida do possível.

Falando do LaunchBox, eu acabei comprando uma licença dele e digo que vale muito a pena. Não custa barato para nossos padrões mas você pode comprar parcelado pelos meios permitidos, como por exemplo o paypal. Optei por comprá-la pelos seguintes motivos:

1 - A licença é sua pra sempre. Certamente comprar uma licença vitalícia (mais cara) é a melhor opção. Mas mesmo que você opte pela mais barata, terá direito a baixá-la quantas vezes quiser e utilizá-la em quantos PCs desejar. Ela também será vitalícia, porém dentro de seu número de versão, o que já lhe dá direito a bastante coisa, ou seja, tudo o que saiu para ela até a data da compra;
2 - Não sofra mais com a geração de playlist problemática do Retroarch. Sistemas caseiros e portáteis o Retroarch gera playlists certinho. Já para arcade, é uma tristeza. Até o presente momento, não encontrei solução para este problema. É impossível gerar uma playlist única e 100% funcional para sistemas arcade. O Retroarch acaba criando várias playlists diferentes para a mesma coleção de roms, relacionando jogos com emuladores distintos, além de playlists contendo dezenas de vezes o mesmo jogo e outras playlists onde várias dessas roms não funcionam no Core escolhido por ele, sendo que são roms totalmente funcionais. Isso estava acabando com minha paz e foi o que definiu a minha compra da licença do LaunchBox;
3 - O LaunchBox não precisa de playlist nenhuma pra rodar seus jogos, mas mesmo que você queira, poderá criar as suas listas, de forma muito mais eficiente que o Retroarch. E ele não é nem um pouco complicado de configurar como outros launchers disponíveis por ai e em poucos minutos de tutorial na internet você o deixa prontinho pra começar a jogar.
4 - O conteúdo audiovisual disponibilizado, para incrementar o Launchbox é simplesmente incrível. Por mais que o Retroarch puro com tema e capinhas de jogos possa ser legal, não tem como compará-lo com o que você tem no modo Big do LaunchBox. Mesmo este na versão Free possui recursos bem superior ao Retroarch, como vídeo de demonstração e diversas imagens para corresponder e incrementar o seu jogo durante a navegação. Vale lembrar que continuo utilizando o Retroarch como executor dos jogos, mas o gerenciamento deles é feito integralmente pelo Launchbox.

Bom, é isso aí. Se precisar de ajuda, volto aqui pra tentar ajudar. Deixo um vídeo pra aguçar a sua vontade. :klolwtf

 
Ultima Edição:

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.384
Reações
44.020
Pontos
1.339
Então Toguro, pra mim só aparece, no Retroarch, e nesse que o Jeffren disponibilizou, somente esse textinho mequetrefe amarelo, não aparece bonitão igual lá nos emuladores do site do Retroachievements, por isso que citei você, pois foi o único aqui que viu isso também e se incomodou kkk. Se caso você conseguir fazer no seu Retro aí, aparecer a conquista com os textos bonitinhos, figurinhas, etc., me fala viu :P !

Eu consegui. Já aparece sim e até salva foto mas a foto quando abro fica toda preta hahaha
Use o Retroarch 1.7.7 com driver em OpenGl
olha como fica mas ignore a qualidade do video e taxa de quadros pq capturei com 25 fps hahaha
 
Ultima Edição:

WILCKER

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
3
Alguem aqui sabe porque não aparece os emuladores depois que eu mando analisar as pastas com as roms no Windows 10? No Windows 7 nesse mesmo pc funciona normalmente. Já testei varias versões e todas acontece a mesma coisa.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Alguem aqui sabe porque não aparece os emuladores depois que eu mando analisar as pastas com as roms no Windows 10? No Windows 7 nesse mesmo pc funciona normalmente. Já testei varias versões e todas acontece a mesma coisa.
Man, por acaso você copiou e colou a pasta de instalação de seu Retroarch em locais diferentes de PC para PC?
Conte-nos mais detalhes para que possamos ajudá-lo.
A propósito, seja bem vindo ao fórum Wilcker!
 
Ultima Edição:

WILCKER

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
3
Man, por acaso você copiou e colou a a pasta de instalação de seu Retroarch em locais diferentes de PC para PC?
Conte-nos mais detalhes para que possamos ajudá-lo.
A propósito, seja bem vindo ao fórum Wilcker!

Obrigado pela recepção.

Eu mudei a pasta padrão de instalação ( minha unidade c: no Windows 10 estava meia apertada rsrsrs ), instalei na unidade D:. mas o que me estranha é que peguei essa mesma pasta do Windows 10 e copiei para a área de trabalho do windows 7 que tenho aqui em outra partição e rodou belezinha sem nem instalar, ai eu fiz uma limpeza na minha unidade c: do Windows 10 e instalei conforme o padrão do instalador e mesmo assim não aparece o emulador depois de direcionar a pasta das roms.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Obrigado pela recepção.

Eu mudei a pasta padrão de instalação ( minha unidade c: no Windows 10 estava meia apertada rsrsrs ), instalei na unidade D:. mas o que me estranha é que peguei essa mesma pasta do Windows 10 e copiei para a área de trabalho do windows 7 que tenho aqui em outra partição e rodou belezinha sem nem instalar, ai eu fiz uma limpeza na minha unidade c: do Windows 10 e instalei conforme o padrão do instalador e mesmo assim não aparece o emulador depois de direcionar a pasta das roms.
Bom, ainda falta investigar mais algumas coisas... :kpensa
Você está usando dual boot de Sistemas Operacionais? Se sim, por acaso já verificou se sua unidade C:\ no Win7, não se transforma em unidade D:\ quando acessada pelo Windows 10?

Normalmente, em sistemas dual boot, os proprietários do "sistema B" não tem permissão nos arquivos e diretórios do "sistema A".

Você está utilizando uma versão instalada do zero ou baixou este pack daqui do OuterSpace?
Seja como for, creio que o melhor a fazer é realizar uma instalação limpa e restaurar apenas as pastas específicas que não possuem arquivos que possam interferir no funcionamento do Retroarch. Eu mencionei tais pastas num dos spoilers na página inicial.

Aguardo maiores detalhes...
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Oi realgex, recebo com alegria os seus agradecimentos e, seja bem vindo ao forum! :viraolho

Bom, sobre os overlays, realmente, nem todos os sistemas possuem um, como já havia dito no post inicial. Mas não por que eu esqueci de configurar e sim porque eles não foram criados naquela mesma coleção, como é o caso dos sistemas MSX1 e MSX2.

Creio que você esteja se referindo ao plano de fundo dinâmico, quando diz "overlays iniciais", estou certo? Seja como for, também não foram criados pelo autor do tema, então faltam slides para algun sistemas, como os já mencionados acima.

Quanto às capinhas e imagens, é preferível baixar pela própria base de dados do emulador ou mesmo pelo link ftp delas, através do seu navegador de internet. O link está logo abaixo. De fato essas imagens acabam sobrepondo parte do plano de fundo e, como não dá pra configurar o posicionamento ideal para elas, é de se pensar se deve mesmo baixar tais imagens.
http://thumbnailpacks.libretro.com/ .

No casos dos núcleos multi-sistema, eu os deixei sem Overlay propositalmente e pelos seguintes motivos:
1 - Dependendo da plataforma que você estiver emulando, não iria casar com as inscrições nos Overlay. Caso quisesse, por exemplo, utilizar um overlay separado para Super Famicom e outro SuperNES, eu já teria de saber com antecedência a localização de suas roms. Dependendo da quantidade de roms, é mais fácil você gerar sua própria playlist do que editar alguma criada por mim.
2 - Algumas configurações de vídeo e overlay ficam bem com alguns sistemas, mas podem não ser ideais para outros, principalmente devido à resolução interna de cada um, como é o caso de sistemas portáteis que, na minha opinião, ficam melhor com overlays específicos para eles, do tipo que aplicam a moldura e filtros tudo junto.
3 - Alguns arcade operam com resolução vertical (como alguns jogos de navinha). Não tinha como eu deixar um overlay fixo para estes jogos específicos, porque a playlist terá de ser gerada aí na sua máquina, respeitando a sua estrutura de diretórios. Pra evitar a bagunça, não configurei overlay para nenhum jogo arcade.

Ainda falando de overlays, você tem algumas alternativas. Uma delas é ser generalista. Por exemplo, na mesma pasta da coleção NyNy77 tem um overlay com o nome SEGA e outro sem nome de fabricante. Você poderia utilizar o Core Genesis Plus, por exemplo, aplicar os filtros mais adequados para cada sistema emulado por ele, utilizando o mesmo overlay. Depois é só salvar as configurações por diretório (considerando que suas roms estejam devidamente separadas).
Já para o Overlay "virgem" você poderia utilizar o sistema que quisesse. Como não encontrei para baixar opções de overlay da mesma coleção para todos os sistemas, alguns terão de ficar diferentes mesmo, infelizmente. Mas você tem à disposição diversas outras opções na pasta Custom, dê uma olhada lá!

Aqui meu sistema já está praticamente 100% configurado. Como eu havia explicado no post inicial, sempre há chances de algumas configurações que faço aqui não funcionarem como esperado em nehuma outra máquina, por uma série de motivos, tais como divergências muito grandes de hardware e forma de instalação. Foi por conta disso também que não tive como deixar tudo pronto nesse pack. Tem coisas que precisam ser configuradas na máquina que vai receber o sistema, senão ele não rodaria de jeito nenhum. Mas no post eu explico detalhadamente como deixar as coisas funcionando da melhor forma possível. Quando puder, volte a ler com calma o post inicial e também os vários spoilers que lá deixei. Se tiver alguma dúvida específica, poste aqui que tentarei ajudar na medida do possível.

Falando do LaunchBox, eu acabei comprando uma licença dele e digo que vale muito a pena. Não custa barato para nossos padrões mas você pode comprar parcelado pelos meios permitidos, como por exemplo o paypal. Optei por comprá-la pelos seguintes motivos:

1 - A licença é sua pra sempre. Certamente comprar uma licença vitalícia (mais cara) é a melhor opção. Mas mesmo que você opte pela mais barata, terá direito a baixá-la quantas vezes quiser e utilizá-la em quantos PCs desejar. Ela também será vitalícia, porém dentro de seu número de versão, o que já lhe dá direito a bastante coisa, ou seja, tudo o que saiu para ela até a data da compra;
2 - Não sofra mais com a geração de playlist problemática do Retroarch. Sistemas caseiros e portáteis o Retroarch gera playlists certinho. Já para arcade, é uma tristeza. Até o presente momento, não encontrei solução para este problema. É impossível gerar uma playlist única e 100% funcional para sistemas arcade. O Retroarch acaba criando várias playlists diferentes para a mesma coleção de roms, relacionando jogos com emuladores distintos, além de playlists contendo dezenas de vezes o mesmo jogo e outras playlists onde várias dessas roms não funcionam no Core escolhido por ele, sendo que são roms totalmente funcionais. Isso estava acabando com minha paz e foi o que definiu a minha compra da licença do LaunchBox;
3 - O LaunchBox não precisa de playlist nenhuma pra rodar seus jogos, mas mesmo que você queira, poderá criar as suas listas, de forma muito mais eficiente que o Retroarch. E ele não é nem um pouco complicado de configurar como outros launchers disponíveis por ai e em poucos minutos de tutorial na internet você o deixa prontinho pra começar a jogar.
4 - O conteúdo audiovisual disponibilizado, para incrementar o Launchbox é simplesmente incrível. Por mais que o Retroarch puro com tema e capinhas de jogos possa ser legal, não tem como compará-lo com o que você tem no modo Big do LaunchBox. Mesmo este na versão Free possui recursos bem superior ao Retroarch, como vídeo de demonstração e diversas imagens para corresponder e incrementar o seu jogo durante a navegação. Vale lembrar que continuo utilizando o Retroarch como executor dos jogos, mas o gerenciamento deles é feito integralmente pelo Launchbox.

Bom, é isso aí. Se precisar de ajuda, volto aqui pra tentar ajudar. Deixo um vídeo pra aguçar a sua vontade. :klolwtf


Oi Jeffren, muito agradecido por ter respondido o meu post. Como estou no trabalho agora, não vou conseguir ver com carinho as explicações sobre os overlays, mas vou citá-los em breve novamente ok ? Abraços por enquanto amigo :) !!!
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Eu consegui. Já aparece sim e até salva foto mas a foto quando abro fica toda preta hahaha
Use o Retroarch 1.7.7 com driver em OpenGl
olha como fica mas ignore a qualidade do video e taxa de quadros pq capturei com 25 fps hahaha

Caraca Toguro, que showwww !
Mas eu não consegui ainda fazer isso aparecer na tela :( !!!
Já habilitei obviamente os botões pra marcação de conquistas, delas aparecerem na tela, enfim... mas eu vou ver a questão do driver, o OpenGl que você citou. Talvez possa ser isso. De qualquer forma, muito obrigado por ter verificado e fico feliz que conseguiu fazer funcionar no seu :P !!! Se eu conseguir também, relato aqui e te cito beleza ! Abraços.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.384
Reações
44.020
Pontos
1.339
Caraca Toguro, que showwww !
Mas eu não consegui ainda fazer isso aparecer na tela :( !!!
Já habilitei obviamente os botões pra marcação de conquistas, delas aparecerem na tela, enfim... mas eu vou ver a questão do driver, o OpenGl que você citou. Talvez possa ser isso. De qualquer forma, muito obrigado por ter verificado e fico feliz que conseguiu fazer funcionar no seu :P !!! Se eu conseguir também, relato aqui e te cito beleza ! Abraços.
Qual seu Retroarch? Peguei o 1.7.7 e marque tbm conforme imagem ai. No caso eu usei o core Final Burn Alpha pra Kof 95 mas para os outros mesma coisa. Da uma olhada no site do emu para ver emuladores compatíveis com conquistas
 

Anexos

  • Screenshot_1.png
    Screenshot_1.png
    340,3 KB · Visualizações: 11
  • Screenshot_50.png
    Screenshot_50.png
    316,5 KB · Visualizações: 11

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Quais os melhores shaders pra emular a imagem crt ?
Azz01, vou recomendar alguns ao longo do texto. Mas quero aproveitar pra dizer que esta questão de shader é muito pessoal de cada um. Isso porque, muitas vezes, o jogador tem nostalgia de alguma TV velha onde ele costumava plugar seus consoles e não teve a oportunidade de conhecer outros tipos de telas da época. Então, se eu disser que o melhor shader pra mim é o crt-geom, muitos irão discordar, até mesmo porque existe a questão do efeito convexo, capaz de trazer desconforto visual para algumas pessoas.
Assim como vemos hoje, as TVs antigas também passaram por uma evolução na forma como a imagem era projetada no tubo. Os shaders foram construídos em cima dessas características, onde o autor de cada filtro tenta reproduzir o efeito mais parecido à determinado tipo de tubo. Então tínhamos scanline vertical, scanline horizontal, shadow mask, slot mask, aperture grille e alguns outros.

Se você ainda não possui, baixe o pacote de shaders chamado Analog Shader Pack Version 3, pois lá terá mais de uma opção ideal pra você. LINK AQUI
Se eu tiver de citar meus preferidos, eu diria que são estes:
classic scanlines (em modo RGB)
crt-hyllian
crt-geom
Sony PVM
(em modo S-video)
2xbr-crt-hyllian
crt-fast-bilateral-super-xbr
Wega
(em modo S-video)

Vou deixar o mesmo spoiler que postei na primeira página deste tópico, onde constam mais detalhes:
Abaixo está a minha recomendação de shaders e a localização dos arquivos.
Dica: Quando estiver experimentando Shaders, mantenha a opacidade do plano de fundo zerada para acompanhar os resultados.

Shaders para Atari 2600 e PCs antigos:
VGA monitor
(\shaders\Analog Shader Pack version 3\Computer monitors\VGA monitor)
Commodore monitor (em modo RGB)(\shaders\Analog Shader Pack version 3\Professional monitors\Commodore monitor)

Shaders para sistemas 8 bits (NES, Master System, MSX, Arcade... ):
crt-easymode
(\shaders\shaders_cg\crt)
crt-geom (\shaders\shaders_cg\crt )
crt-hyllian (\shaders\shaders_cg\crt)
classic scanlines (em modo RGB):
(\shaders\Analog Shader Pack version 3\Televisions\curved\)

Shaders para sistemas 8/16/32bits/ (Arcade, PCE, Mega, PSX):
Sony PVM
(em modo S-video) (\shaders\Analog Shader Pack version 3\Professional monitors\Sony PVM)
HD TV (em modo S-video) (\shaders\Analog Shader Pack version 3\Televisions\Flat screens\HD TV)
crt-fast-bilateral-super-xbr (\shaders\shaders_cg\denoisers\)
2xbr-crt-hyllian (\shaders\shaders_cg\cgp)
classic scanlines (em modo RGB) (\shaders\Analog Shader Pack version 3\Televisions\curved\)
Wega (em modo S-video) (\shaders\Analog Shader Pack version 3\Televisions\Flat screens\Wega)

Shader para Nintendo 64
Para este core, prefira os shaders do tipo glsl pra que fique mais proximo da arquitetura gráfica do console. O N64 trabalha com vários elementos gráficos simultâneos, misturando objetos 2D e 3D. Isso é um desafio aos desenvolvedores. Os Cores para este sistema ainda precisam de muitas melhorias, de maneira que encontrar a imagem ideal não é algo tão fácil. Basicamente você precisa combinar plugins do emulador com determinados shaders. Recomendo pesquisar na web quais shaders o pessoal está utilizando. Se posso recomendar alguns Shaders, são estes:

crt-fast-bilateral-super-xbr (\shaders\shaders_cg\denoisers\)
VGA monitor (\shaders\Analog Shader Pack version 3\Computer monitors\VGA monitor)
gtuv50 (\shaders\shaders_cg\crt)
crt-hyllian (\shaders\shaders_cg\crt)
classic scanlines (em modo RGB, com ajuste de cor e brilho) (\shaders\Analog Shader Pack version 3\Televisions\curved\)
DETALHES IMPORTANTES
Ao tentar obter a melhor imagem, uma das coisas que precisa ser levado em conta, é que nem todos os shaders casam bem com todos os consoles, porque a resolução interna de cada sistema emulado é diferente, ocasionando uma certa incompatibilidade de geometria e linhas de entrelaçamento. Também é preciso lembrar que os consoles mais modernos, misturavam itens pré renderizados com pixels comuns que trabalhavam de forma independente. Isso dificulta a harmonia de objetos na tela, quando aplicamos determinados shaders.

Outro ponto a ser considerado, é se você está escolhendo a relação de aspecto ideal para o shader escolhido. Os shaders com scanlines são os mais afetados quando a configuração não for a ideal. Percebe-se que as linhas não ficam uniformes, o que afeta diretamente a definição dos pixels.
Percebe-se também que algumas configurações trazem bom resultado em monitores pequenos, mas quando utilizadas com telas de TV grande, o resultado muda bastante. Eu mesmo tenho esse problema aqui. Gosto de jogar emuladores em minha TV da sala (tela de 40' 1080P), mas no monitor do PC (23' 1080p) o resultado das mesmas configurações ficam muito melhor. Logo, quando estou na TV grande, tenho que experimentar outros shaders, até encontrar o que melhor se adapta.

Eu deixei algumas instruções de como obter a melhor imagem num dos spoilers no post inicial, na primeira página. A dica fundamental é manter a relação de aspecto em 4:3 para consoles até 32bits. Para Arcade, o ideal é manter a relação automática (Core Provide). Consoles mais modernos já operavam em resoluções maiores, então é melhor deixar a relação de aspecto também em Core Provide.

Se você costuma utilizar overlays, fica mais um ponto de atenção que é referente ao devido enquadramento da imagem dentro da moldura escolhida. Shaders curvos ficam muito melhor com overlays curvos, obviamente. Mas em alguns casos, a combinação de um shader curvilíneo casa bem com um overlay plano, dependendo da proposta. Veja o exemplo no spoiler abaixo:
KJkv91V.jpg


aLqASaj.jpg
O shader crt-geom tem uma curvatura muito bem definida, assemelhando-se com muitas TVs e arcade antigos. Mas possui cores um pouco "lavadas".
Veja por exemplo, que o shader classic scanlines, embora não se alinhe perfeitamente à moldura do overlay utilizado, traz cores mais vivas:
ywB5C0g.jpg
Pra resolver a questão do alinhamento, o shader classics scanline em específico, permite remover a curvatura, onde o resultado ficaria assim:
uL53pzN.jpg
OBS: A imagem via tapatalk não escala adequadamente, portanto visualize em tela cheia. Além disso, a imagem comprimida acaba sobrepondo as linhas de scan, afetando drasticamente a definição dos pixels.

Bom, espero ter ajudado.
Bom divertimento!
 
Ultima Edição:

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Azz01, vou recomendar alguns ao longo do texto. Mas quero aproveitar pra dizer que esta questão de shader é muito pessoal de cada um. Isso porque, muitas vezes, o jogador tem nostalgia de alguma TV velha onde ele costumava plugar seus consoles e não teve a oportunidade de conhecer outros tipos de telas da época. Então, se eu disser que o melhor shader pra mim é o crt-geom, muitos irão discordar, até mesmo porque existe a questão do efeito convexo, capaz de trazer desconforto visual para algumas pessoas.

Cara muito obrigado, na verdade isso não foi um post apenas e sim quase um tutorial BEM detalhado sobre os shaders hahaha, agora a noite com mais tempo vou testar esses que voce indicou e se der enviar algumas fotos pra mostrar como ficou

Aqui eu atualmente uso esses e a imagem fica otima, uso nesse monitor da assinatura e a imagem não me faz sentir falta nenhuma de tv crt

pR3WuKt.png
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
Putz, tava querendo mas desanimei só de ver o tanto de coisa pra fazer. Queria baixar um packzim pronto, pré configurado pra só baixar e jogar msmo :(
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Olá bom dia à todos, faz tempo que não posto aqui, falta de tempo kkk.
Primeiro ao Toguro:
- baixei o Retroarch 1.7.7, apareceu mais bonitinho o jeito de aparecer as conquistas, masssssss, não do jeito igual ao seu no vídeo kkk. Eu acho que talvez seja por conta dos shaders deste pack do retroarch configurado aqui ao delongo deste post. Porque o resto está igual ao seu, mas tudo bem, fazer o que né kkk !
E em segundo lugar, eu baixei as roms do Atari 7800, baixei o core no Retroarch, porém, ao rodar, ele não roda, dá um plim, depois outro e uma tela dizendo que não pode ser emulado, mas isto dentro do próprio emulador.
Isso é problema do emulador em si, da bios, o que pode ser ???
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Putz, tava querendo mas desanimei só de ver o tanto de coisa pra fazer. Queria baixar um packzim pronto, pré configurado pra só baixar e jogar msmo :(
Inari, você diz o Retroarch, do post ? Baixa ele, deszipa numa pasta C:\Retroarch, entra na pasta cores, apaga todos os arquivos. Depois vai no site do Retroarch, baixa a ultima versão, e manda instalar por cima dessa que ta no inicio do post, funciona normalmente e voce nao perde nada do que ja tem configurado. Depois é so baixar os cores (os emuladores) e ver onde tao as roms no seu pc, é bem facil.
Faz um por vez, um sistema por vez, nao tem erro, é facinho.
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Pessoal aqui anda meio desanimado... kkk !
Seguinte pessoas, estou usando o Retroarch 1.7.7, baixado em cima desse Retro desse post inteiro. Pois bem, já fiz duas tentativas e deu na mesma. Seguinte, eu tenho o fullset de Arcade 0.209, ok ? Coloquei no Retroarch, fiz a playlist e ele gerou, sem eu querer e nem pedir nada, duas listas, uma com jogos com a placa FinalBurnAlpha e outra playlist com Mame. Aí virou uma anarquia, tem jogos iguais nas duas listas :/
Pra completar a bagunça, eu tenho o launchbox premium (piratex kkk), puxei o retro dentro dele, e na hora de rodar os jogos, isso dentro do retroarch, voce precisa ficar setando jogo a jogo, mesmo eles estando separados, como falei.
Por que o retro faz isso com os jogos de arcade ? E não adianta setar cores diferentes no retroarch, ele bagunça tudo e pede pra usar outro core...
 
Topo Fundo