O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DOWNLOAD] Retroarch v1.7.6 (x64) Pré-Configurado, versão PC.

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
E aproveitando, queria saber o seguinte, baixei uma versão do Mame, a ultima, 0.212, mas ela está com essa cara:
86088

Essa foto é da internet, mas a cara da minha versao é a mesma, como que eu faço pra mudar e ficar com aquela cara mais bonitinha, padrão do Windows ??? Essa interface parece um Dos mascarado...
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Não sei quanto a vocês, mas particularmente gosto muito desses shaders específicos para portáteis. Eles reduzem significativamente o tamanho da imagem, mas no geral fica muito legal de ver, shader e overlay integrados.
É assim que jogo os jogos de portáteis:

IJnjEB2.jpg
Jeffren, em específico este overlay do Gameboy Advance, ele não aparece o todo na minha tela. A resolução do meu monitor (não vou lembrar agora kkk, é de notebook), aparece até um pouco dos botões start/select e do botão B. Onde "reduz" isso pra poder caber na minha tela ?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Jeffren, em específico este overlay do Gameboy Advance, ele não aparece o todo na minha tela. A resolução do meu monitor (não vou lembrar agora kkk, é de notebook), aparece até um pouco dos botões start/select e do botão B. Onde "reduz" isso pra poder caber na minha tela ?
realgex, para este overlay em específico, eu deixei o ajuste de vídeo do Core configurado com a mesma resolução nativa de meu monitor. O ajuste é dado pela escolha do shader. Eu deixei uma explicação básica no Spoiler "SHADERS, OVERLAY E ALINHAMENTO DE TELA", mais especificamente nos itens F, G e H.
A confusão acontece porque alguns shaders do tipo borda, como este do qual falamos, aplicam overlay automaticamente e possuem tamanhos diferentes (2x, 3x, 4x). Você vai perceber que na pasta de shader do tipo borda tem vários com mesmo nome, porém em escalas de tamanho diferentes. Estes shaders só devem ser utilizados se a resolução configurada para o Core estiver batendo com a de seu monitor. É preciso deixar a configuração de vídeo do Core idêntica à do seu monitor, justamente porque o shader é quem vai escalar a moldura de acordo à variante (escala) escolhida.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
E aproveitando, queria saber o seguinte, baixei uma versão do Mame, a ultima, 0.212, mas ela está com essa cara:
Visualizar anexo 86088

Essa foto é da internet, mas a cara da minha versão o é a mesma, como que eu faço pra mudar e ficar com aquela cara mais bonitinha, padrão do Windows ??? Essa interface parece um Dos mascarado...
Esta é uma interface alternativa do emulador. Não vou saber explicar agora com detalhes, pois raramente mexo nos menus do Mame. Mas algum atalho no controle acaba trazendo esse formato sem querer. Veja se tem como desabilitar no menu pela tecla TAB e vai navegando pelas opções.

Veja também se na pasta de instalação do Mame existem mais de um executável. Se não estou enganado, em versões anteriores você abria o emulador de formas diferentes, de acordo ao executável escolhido.
 
Ultima Edição:

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
realgex, para este overlay em específico, eu deixe o ajuste de video do Core configurado com a mesma resolução nativa de meu monitor. O ajuste é dado pela escolha do shader. Eu deixei uma explicação básica no Spoiler "SHADERS, OVERLAY E ALINHAMENTO DE TELA", mais especificamente nos itens F, G e H.
A confusão acontece porque o alguns shaders do tipo borda, como este do qual falamos, aplicam overlay automaticamente e possuem tamanhos diferentes (2x, 3x, 4x). Você vai perceber que na pasta de shader do tipo borda tem vários com mesmo nome, porém em escalas de tamanho diferentes. Estes shaders só devem ser utilizados se a resolução configurada para o Core estiver batendo com a de seu monitor. É preciso deixar a configuração de video do Core idêntica à do seu monitor, justamente porque o shader é quem vai escalar a moldura de acordo à variante (escala) escolhida.
Ótimo Jeffren, vou verificar a resolução, depois entro em contato novamente, tá quase tudo pronto, vou deixar depois algumas fotos de como ficaram, posso né ?
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Esta é uma interface alternativa do emulador. Não vou saber explicar agora com detalhes, pois raramente mexo nos menus do Mame. Mas algum atalho no controle acaba trazendo esse formato sem querer. Veja se tem como desabilitar no menu pela tecla TAB e vai navegando pelas opções.

Veja também se na pasta de instalação do Mame existem mais de um executável. Se não estou enganado, em versões anteriores você abria o emulador de formas diferentes, de acordo ao executável escolhido.
Jeffren, já descobri kkk, essa interface Doszona kkk, é porque não peguei o MameUI, que é aquele com interface Windows, com os menus bonitinhos e tal, já estou baixando outra versão diferente dessa versão que é algo "source".
 


realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Pessoal aqui anda meio desanimado... kkk !
Seguinte pessoas, estou usando o Retroarch 1.7.7, baixado em cima desse Retro desse post inteiro. Pois bem, já fiz duas tentativas e deu na mesma. Seguinte, eu tenho o fullset de Arcade 0.209, ok ? Coloquei no Retroarch, fiz a playlist e ele gerou, sem eu querer e nem pedir nada, duas listas, uma com jogos com a placa FinalBurnAlpha e outra playlist com Mame. Aí virou uma anarquia, tem jogos iguais nas duas listas :/
Pra completar a bagunça, eu tenho o launchbox premium (piratex kkk), puxei o retro dentro dele, e na hora de rodar os jogos, isso dentro do retroarch, voce precisa ficar setando jogo a jogo, mesmo eles estando separados, como falei.
Por que o retro faz isso com os jogos de arcade ? E não adianta setar cores diferentes no retroarch, ele bagunça tudo e pede pra usar outro core...
Jeffren, sabe me dizer por que acontece isso ?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
...Coloquei no Retroarch, fiz a playlist e ele gerou, sem eu querer e nem pedir nada, duas listas, uma com jogos com a placa FinalBurnAlpha e outra playlist com Mame. Aí virou uma anarquia, tem jogos iguais nas duas listas :/
Pra completar a bagunça, eu tenho o launchbox premium (piratex kkk), puxei o retro dentro dele, e na hora de rodar os jogos, isso dentro do retroarch, voce precisa ficar setando jogo a jogo, mesmo eles estando separados, como falei.
.
Jeffren, sabe me dizer por que acontece isso ?
Se você for utilizar o Launchbox, esqueça as playlists do Retroarch. O Laucher não utiliza as playlits criadas a partir do Retroarch, então é desnecessário criar listas pelo Retroarch.

Ao longo desse tópico eu mencionei o problema que o Retroach tem em gerar playlists arcade. Esse foi o motivo de eu ter partido para o Launchbox de uma vez por todas. O Retroarch simplesmente não consegue gerar playlist arcade sem causar bagunça. Vejo muitas pessoas reclamando, porém as soluções de contorno pelos forums gringos não funcionaram comigo. O problema está relacionado às databases. Como as roms de arcade seguem o padrão de nomes do Mame, é preciso que as bases de dados funcionem de forma correta para que o sistema traduza cada nome zip da rom para o seu correspondente numa playlist organizada. É por esta razão que o problema só ocorre com roms arcade e nunca com roms para sistemas "caseiros", onde os arquivos de roms já trazem o nome completo do game.

Aqui eu tentei várias vezes criar playlist e vi que não tinha jeito. O mesmo set de roms criava quatro ou mais listas, dentre elas, mame, mame2010, mame2012, mame2015, FinalBurn e Finalburn2012. Aí, quando eu tentava rodar os jogos, boa parte deles não funcionava de jeito nenhum, sendo que, ao carregar os games separadamente eles rodavam certinho. Cheguei a começar um trabalho de edição manual das playlists, pra tentar contornar o problema, mas quando vi que o volume de trabalho seria absurdo por conta da quantidade de títulos, desisti.

A solução definitiva só veio com o Launchbox e nem precisa ser a versão paga do mesmo. O Launchbox não requer lista pra rodar os jogos. Embora ele ainda utilize uma database pra associar cada game, você não fica condicionado a estas listas propriamente. O processo de importação de jogos com o Launchbox é super tranquilo e você terá depois a opção de criar subcategorias dos títulos já importados.

Minha recomendação é partir direto pro Launchbox, mesmo que seja a versão free (sem modo BigBox), não deixa de ser bonita e bastante funcional. Na verdade todo o trabalho do Launchbox independe do modo BigBox, ou seja, é opcional pagar pela licença dele. Concordo que poder utilizá-lo com o controle de videogame e manipular toda aquela interface bonitona do modo Full é muito mais interessante, mas com o Launchbox simples você já se livra das problemáticas playlists do Retroarch.

Deixe o Launchbox escanear suas roms, principalmente se tratando de jogos arcade. As possibilidade de adição, agrupamento e remoção de jogos pelo Lauchbox é infinitamente maior. Você pode por exemplo, adicionar um game numa lista já criada sem ter que refazer todo o trabalho de scan de suas roms, coisa que é impossível pelo Retroarch puro.

Vale lembrar que o Launchbox é apenas um launcher e não um emulador em si. Todo o trabalho de emulação continua sendo feito pelos núcleos do Retroarch que nesse aspecto cumpre muito bem a sua função. Já o Launchbox, além de um launcher, é um sistema de gerenciamento de suas coleções de roms muito organizado e com uma comunidade forte atuando nos bastidores. Por esta razão um complementa o outro.
 
Ultima Edição:

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.053
Reações
9.777
Pontos
779
Depois que conheci o LaunchBox, passei a ver o Retroarch com um olhar muito mais positivo. Uma pena que não posso usar o RetroArch para tudo, pois alguns cores ficam lentos nele.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Depois que conheci o LaunchBox, passei a ver o Retroarch com um olhar muito mais positivo. Uma pena que não posso usar o RetroArch para tudo, pois alguns cores ficam lentos nele.
Para sistemas posterior ao N64, tudo roda melhor em emuladores standalone, como o excepcional Dolphin, por exemplo. Mas será uma questão de tempo, acredito.
 
Ultima Edição:

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.053
Reações
9.777
Pontos
779
Para sistemas posterior ao N64, tudo roda melhor em emuladores standalone, como o excepcional Dolphin, por exemplo. Mas será uma questão de tempo, acredito.
Mesmo alguns cores de sistemas anteriores ao N64 rodam lerdo aqui, como o Beetle PSX HW. Mas aí já é culpa do meu hardware.
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Se você for utilizar o Launchbox, esqueça as playlists do Retroarch. O Laucher não utiliza as playlits criadas a partir do Retroarch, então é desnecessário criar listas pelo Retroarch.

Ao longo desse tópico eu mencionei o problema que o Retroach tem em gerar playlists arcade. Esse foi o motivo de eu ter partido para o Launchbox de uma vez por todas. O Retroarch simplesmente não consegue gerar playlist arcade sem causar bagunça. Vejo muitas pessoas reclamando, porém as soluções de contorno pelos forums gringos não funcionaram comigo. O problema está relacionado às databases. Como as roms de arcade seguem o padrão de nomes do mame, é preciso que as bases de dados funcionem de forma correta para que o sistema traduza cada nome zip da rom para o seu correspondente numa playlist organizada. É por esta razão que o problema só ocorre com roms arcade e nunca com roms para sistemas "caseiros", onde os arquivos de roms já trazem o nome completo da rom.

Aqui eu tentei várias vezes criar playlist e vi que não tinha jeito. O mesmo set de roms criava quatro ou mais listas, dentre elas, mame, mame2010, mame2012, mame2015, FinalBurn e Finalburn2012. Aí, quando eu tentava rodar os jogos, boa parte deles não funcionava de jeito nenhum, sendo que, ao carregar os games separadamente eles rodavam certinho. Cheguei a começar um trabalho de edição manual das playlists, pra tentar contornar o problema, mas quando vi que o nível de trabalho ia ser absurdo por conta da quantidade de títulos, desisti.

A solução definitiva só veio mesmo com o Launchbox e nem precisa ser a versão paga do mesmo. O Launchbox não requer lista pra rodar seus jogos. Embora ele ainda utilize uma database pra associar cada game, você não fica condicionado a estas listas propriamente. O processo de importação de jogos com o Launchbox é super tranquilo, sendo que você ainda tem depois a opção de criar subcategorias dos títulos já importados.

Minha recomendação é partir direto pro Launchbox, mesmo que seja a versão free. Ainda que não traga o modo BigBox, não deixa de ser bonita e bastante funcional. Na verdade todo o trabalho do Launchbox independe do seu modo BigBox, ou seja, é opcional pagar pela licença dele. Concordo que poder utilizar o controle de videogame pra manipular toda aquela interface bonitona do modo Full é muito mais interessante, mas só com o Launchbox simples você já se livra da dor de cabeça com as problemáticas playlists do Retroarch.

Deixe o Launchbox escanear suas roms, principalmente se tratando de roms arcade. As possibilidade de adição, agrupamento e remoção de jogos pelo Lauchbox é infinitamente maior. Você pode por exemplo, adicionar um game numa lista já crada sem ter que refazer todo o trabalho de scan de suas roms, coisa que é impossível pelo Retroarch puro.

Vale lembrar que o Launchbox é apenas um launcher e não um emulador em si. Todo o trabalho de emulação continua sendo feito pelos núcleos do Retroarch que nesse aspécto cumpre muito bem a sua principal função. Já o Launchbox, além de um launcher, é um sistema de gerenciamento de suas coleções de roms muito organizado e com uma comunidade forte atuando nos bastidores. Por esta razão um complementa o outro.
E ai Jeffren, beleza, então, eu to usando o Launchbox, eu achei uma versão premium piratex, kkkkkk, e funciona tudo, puxou tudo aqui de boa. O único sistema que eu abandonei, foi o modo arcade, puxando de dentro do Retroarch. Acabei usando o Mame comum mesmo e funcionou tudo de boa. Realmente, pra visualização, o Launchbox não tem igual. O resto dos sistemas, todos estão setados pro Retroarch abrir aqui comigo.
Não sei se poderia passar o link desse Launchbox bucaneiro, se puder, me avisem kkk !
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.668
Reações
5.951
Pontos
704
E ai Jeffren, beleza, então, eu to usando o Launchbox, eu achei uma versão premium piratex, kkkkkk, e funciona tudo, puxou tudo aqui de boa. O único sistema que eu abandonei, foi o modo arcade, puxando de dentro do Retroarch. Acabei usando o Mame comum mesmo e funcionou tudo de boa. Realmente, pra visualização, o Launchbox não tem igual. O resto dos sistemas, todos estão setados pro Retroarch abrir aqui comigo.
Não sei se poderia passar o link desse Launchbox bucaneiro, se puder, me avisem kkk !
Sobe essa versão do launch box bucaneiro em algum site de hospedagem (Mega/google drive) e passe o link pra quem quiser via MP.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
E ai Jeffren, beleza, então, eu to usando o Launchbox, eu achei uma versão premium piratex, kkkkkk, e funciona tudo, puxou tudo aqui de boa. O único sistema que eu abandonei, foi o modo arcade, puxando de dentro do Retroarch. Acabei usando o Mame comum mesmo e funcionou tudo de boa. Realmente, pra visualização, o Launchbox não tem igual. O resto dos sistemas, todos estão setados pro Retroarch abrir aqui comigo.
Não sei se poderia passar o link desse Launchbox bucaneiro, se puder, me avisem kkk !
Bom, se já usa o Launchbox para demais plataformas, não vejo porque não usar para os jogos arcade também. Inclusive, tem uma opção no Launchbox que é específica para importar set completo de roms do Mame.
 
Ultima Edição:

erinaldobte

Veterano
Mensagens
454
Reações
584
Pontos
128
E ai Jeffren, beleza, então, eu to usando o Launchbox, eu achei uma versão premium piratex, kkkkkk, e funciona tudo, puxou tudo aqui de boa. O único sistema que eu abandonei, foi o modo arcade, puxando de dentro do Retroarch. Acabei usando o Mame comum mesmo e funcionou tudo de boa. Realmente, pra visualização, o Launchbox não tem igual. O resto dos sistemas, todos estão setados pro Retroarch abrir aqui comigo.
Não sei se poderia passar o link desse Launchbox bucaneiro, se puder, me avisem kkk !
Qual a vesão?
Se puder enviar MP...
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.053
Reações
9.777
Pontos
779
E ai Jeffren, beleza, então, eu to usando o Launchbox, eu achei uma versão premium piratex, kkkkkk, e funciona tudo, puxou tudo aqui de boa. O único sistema que eu abandonei, foi o modo arcade, puxando de dentro do Retroarch. Acabei usando o Mame comum mesmo e funcionou tudo de boa. Realmente, pra visualização, o Launchbox não tem igual. O resto dos sistemas, todos estão setados pro Retroarch abrir aqui comigo.
Não sei se poderia passar o link desse Launchbox bucaneiro, se puder, me avisem kkk !
Agora fiquei curioso. Se puder enviar uma MP com o link, eu agradeceria.
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
E aí pessoal, beleza ? Eu estive ausente do fórum por falta de tempo, desculpe à todos.
Kimmer, vou providenciar amanhã mesmo ok ?
Erinaldo, idem.
A versão que eu tenho é a 7.10, não é a última, mas eu já instalei um monteeeeeeee de sistemas, puxou tudoooo, puxou até filminho dos jogos, funciona tudo belezinha.
Eu só tenho uma dúvida galera, como eu faço pra mandar esse link do Google Drive que eu criei, pra quem quiser kkk ! Eu não entendo muito de fórum, por isso :) !
 

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Eu estou com uma nova dúvida, pra rodar o Desmume do DS no Retroarch. Seguinte, ainda estou usando o Retroarch do tópico criado pelo amigo @jeffren , então o meu Nintendo DS, no meu Notebook, fica desse jeito quando eu rodo:
89031
Dá pra ver na tela aí que as telinhas do DS não estão configuradas corretamente.
Pergunto, o meu notebook tem a tela de 1366x768.
Como eu configuro corretamente pras telinhas do DS encaixarem nesse overlay ?
Eu testei aqui, mais ou menos, em configurações/vídeo, e setei, como abaixo:
89039

E fica mais ou menos assim:

89040

Meu grande problema, além de não saber se isso tá certo, é o seguinte: como eu salvo isso, pra, da próxima vez que eu abrir o Retro não ter que fazer tudo isso novamente, porque eu salvei em configuração atual, ele salva, e depois, se carregar outro jogo, mesmo sem sair do Retro, ele perde tudo isso que eu fiz. Não entendi como salva isso de vez e quando eu abrir o Retro ficar de boa.
Alguém pode me ajudar ? @jeffren pode me ajudar ? E alguém mais, também ?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Eu estou com uma nova dúvida, pra rodar o Desmume do DS no Retroarch. Seguinte, ainda estou usando o Retroarch do tópico criado pelo amigo @jeffren , então o meu Nintendo DS, no meu Notebook, fica desse jeito quando eu rodo:
Visualizar anexo 89031
Dá pra ver na tela aí que as telinhas do DS não estão configuradas corretamente.
Pergunto, o meu notebook tem a tela de 1366x768.
Como eu configuro corretamente pras telinhas do DS encaixarem nesse overlay ?
Eu testei aqui, mais ou menos, em configurações/vídeo, e setei, como abaixo:
Visualizar anexo 89039

E fica mais ou menos assim:

Visualizar anexo 89040

Meu grande problema, além de não saber se isso tá certo, é o seguinte: como eu salvo isso, pra, da próxima vez que eu abrir o Retro não ter que fazer tudo isso novamente, porque eu salvei em configuração atual, ele salva, e depois, se carregar outro jogo, mesmo sem sair do Retro, ele perde tudo isso que eu fiz. Não entendi como salva isso de vez e quando eu abrir o Retro ficar de boa.
Alguém pode me ajudar ? @jeffren pode me ajudar ? E alguém mais, também ?
realgex, eu estive procurando aqui as imagens onde eu tinha salvo as configurações exatas dessas molduras para o DS. Infelizmente não as encontrei. Devo ter apagado elas sem perceber e vou ter de refazer tudo de novo. Mas como a sua resolução de tela é diferente da minha, provavelmente não serviria de qualquer forma.
Tu vai ter de encontrar o ajuste manualmente. Não esqueça de mexer também no espaçamento das telas. Tem uma opção lá específica pra isso. É um trabalho chato, mas infelizmente não tem um jeito mais fácil de fazer isso.

Depois que encontrar os ajustes necessários, salve as configurações por diretório e também salve as configurações por Core. Assim você garante que tudo o que rodar nesse core e, tudo o que rodar na pasta de Roms do DS vai seguir os ajustes feitos.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Pessoal,
aproveitando a dúvida do user @realgex , gostaria de passar as seguintes orientações:
Se você optar por separar suas roms, como exemplo, as de alinhamento de tela vertical e as de alinhamento horizontal, precisa ter o cuidado de dar nomes diferentes para cada diretório onde as roms serão armazenadas. O motivo disto é que o Retroarch, ao criar arquivos de configuração por diretório de conteúdo, salva todos eles numa mesma pasta. Cada arquivo de configuração terá o mesmo nome de sua respectiva pasta de roms. Se mais de uma pasta de roms receber o mesmo nome, o arquivo de configuração correspondente a elas será um só, causando uma baita confusão na hora de carregar as configurações que você salvou. Você acaba sobrepondo configurações sem saber e achando que está enfrentando bugs, quando na verdade, é apenas uma limitação do Retroarch.
Repare nas imagens abaixo que ilustra melhor essa explicação:

Aqui você vê a minha pasta de configurações para jogos da Capcom, utilizando o Core FB Alpha:
Ud2CjPA.png




Repare abaixo (coluna esquerda) que cada pasta bate com seus respectivos arquivos de configuração exibidos na imagem acima:
uxI5Cfb.png


Mesmo que os diretórios estejam em unidades de disco ou caminhos diferentes, o que o Retroarch considera é sempre o nome da pasta de cada rom.
É bom ficar atento.
:viraolho
 
Ultima Edição:

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
realgex, eu estive procurando aqui as imagens onde eu tinha salvo as configurações exatas dessas molduras para o DS. Infelizmente não as encontrei. Devo ter apagado elas sem perceber e vou ter de refazer tudo de novo. Mas como a sua resolução de tela é diferente da minha, provavelmente não serviria de qualquer forma.
Tu vai ter de encontrar o ajuste manualmente. Não esqueça de mexer também no espaçamento das telas. Tem uma opção lá específica pra isso. É um trabalho chato, mas infelizmente não tem um jeito mais fácil de fazer isso.

Depois que encontrar os ajustes necessários, salve as configurações por diretório e também salve as configurações por Core. Assim você garante que tudo o que rodar nesse core e, tudo o que rodar na pasta de Roms do DS vai seguir os ajustes feitos.
@jeffren bom dia kkk. Como é esse esquema de salvar por diretório ? Salva por Core é, carregar o núcleo que você quer, carregar conteúdo, ir em configuração e salvar, é isso né ? Mas depois que eu carrego outro jogo, ele dá uma mensagem na tela "sobrescrição de conteúdo carregada", algo assim, não tô no meu micro pra ver a exata mensagem, mas é como se, o que eu salvei, fosse sobrescrito por alguma configuração padrão que não se apaga, mesmo eu tendo salvo específico pro core do Mesmume.
Pode me ajudar ?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
@jeffren bom dia kkk. Como é esse esquema de salvar por diretório ? Salva por Core é, carregar o núcleo que você quer, carregar conteúdo, ir em configuração e salvar, é isso né ? Mas depois que eu carrego outro jogo, ele dá uma mensagem na tela "sobrescrição de conteúdo carregada", algo assim, não tô no meu micro pra ver a exata mensagem, mas é como se, o que eu salvei, fosse sobrescrito por alguma configuração padrão que não se apaga, mesmo eu tendo salvo específico pro core do Mesmume.
Pode me ajudar ?

O Retroarch possui um arquivo de configuração global, chamado retroarch.cfg que é carregado na inicialização do sistema, mas existem outros arquivos que o complementam ou sobrepõe as configurações globais durante o carregamento das roms. Estes arquivos adicionais são criados conforme você salva os ajustes realizados durante a emulação de uma rom. Como já mencionei em posts anteriores, existe uma prioridade no carregamento de configurações que seguem essa ordem:
1ª Salvamento por Jogo;
2ª Salvamento por diretório de conteúdo;
3ª Salvamento por Core;


Estas três opções de salvar configurações ficam disponíveis nos menus somente quando há núcleo e/ou rom em uso. Ao salvar configurações, os ajustes que você fez durante a emulação serão armazenadas em pastas específicas. Porém, existem alguns ajustes, envolvendo vídeo e overlay por exemplo, que são obtidos de forma universal, a partir do arquivo retroarch.cfg. Assim, todos os arquivos juntos se completam.

Quando um jogo é carregado, o sistema vai buscar uma das três configurações citadas acima, respeitando a prioridade. É nesse momento que aparece a mensagem de configuração sendo sobreposta. Se um arquivo de prioridade 1 não existir, o Retroarch vai em busca das configs de prioridade 2 e 3 sucessivamente.

A dica é ajustar primeiro o sistema (sem ter core e jogo ativo). Tenha previamente suas roms devidamente organizadas e separadas em seus respectivos diretórios. Somente quando tiver o setup "universal" ajustado é que você deve efetuar ajustes com jogos carregados. Volte a ler novamente o post inicial e tente encontrar a resposta de sua dúvida lá. Se precisar de ajuda, vem postar aqui e assim que possível eu tentarei ajudar melhor, porque, agora estou fora de casa e não conseguirei dá uma atenção legal.
Valeu!
 
Ultima Edição:

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
Como já mencionei em posts anteriores, existe uma ordem de prioridade de salvamento de configurações:
1ª Salvamento por Jogo;
2ª Salvamento por diretório de conteúdo.
3ª Salvamento por Core

Quando um jogo é carregado, ele vai buscar uma das três configurações citadas. Significa dizer que, se você salvou configs usando as três formas acima, o sistema sempre vai considerar a primeira delas, pois é ela tem prioridade sobre as demais e assim, sucessivamente para a prioridade 2 e 3.
Estas três opções de salvar configurações ficam disponíveis quando você está com um núcleo ativo e, respectivamente, quando uma rom está carregada. Quando você escolhe utilizar qualquer uma dessas opções, significa que os ajustes que você fez durante a emulação serão armazenadas, em pastas específicas. Porém, existem alguns ajustes, como os de vídeo e overlay por exemplo, que são obtidos de forma universão e terão impacto em todo o sistema. Assim, todos os ajustes juntos se completam.
A dica é ajustar primeiro o sistema. Para isso, tenha previamente suas roms devidamente organizadas e separadas em seus respectivos diretórios. Quando tiver o setup "universal" ajustado, só depois comece a efetuar ajustes com jogos carregados. Volte a ler novamente o post inicial e tente encontrar sua dúvida lá. Se precisar de ajuda, vem postar aqui e assim que possível eu tentarei ajudar melhor, porque, agora estou fora de casa e não conseguirei dá uma atenção legal.
Valeu!
Beleza @jeffren vou ver à noite também, porque agora estou no trabalho. Obrigado mesmo assim.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Beleza @jeffren vou ver à noite também, porque agora estou no trabalho. Obrigado mesmo assim.
realgex, eu editei o meu post anterior e acrescentei mais detalhes que vão ajudá-lo. Abaixo você tem a relação de algumas pastas do Retroarch, com uma breve descrição de sua finalidade. Recomendo manter um backup delas quando encontrar as configurações ideias de tudo:

\Retroarch\shaders\presets
Armazena as configurações de shaders que você deixou para cada Core ou diretório de conteúdo.
OBS: Quando você move a pasta do Retroarch para outro disco ou diretório, os presets perdem a referência. Se não quiser refazer todas as escolhas de shader novamente, a única forma de reaproveitar os arquivos é editando os paths manualmente com um editor de textos avançado, como o notepad++

\Retroarch\assets
Guarda arquivos e configurações de temas

\Retroarch\config
Memoriza o overlay escolhido, se o deixou ativo ou inativo e também o formato de tela configurado

\Retroarch\overlays\
Guarda os overlays oficiais e também os que você baixou da web

\Retroarch\playlists
Suas playlists criadas

\Retroarch\saves
Além de saves automáticos, guarda configurações para sistemas Arcade)

\Retroarch\states
Local do seu save state

\Retroarch\system
Esta é a pasta onde ficam as bios e arquivos de configurações adicionais para alguns emuladores.

\Retroarch\thumbnails
Capinhas e imagens dos jogos

retroarch-core-options.cfg (localizado na pasta raiz)
Este arquivo armazena as configurações e ajustes realizados no menu Opções de cada Core.

retroarch.cfg (localizado na pasta raiz)
Arquivo de configurações globais do sistema. Este arquivo salva configurações gerais, tais como o tema escolhido, plano de fundo, configurações de controle, áudio, resolução padrão, refresh de monitor, além de várias outras. Esse arquivo sempre será carregado primeiro. Quando um game é iniciado, outras configurações com prioridade maior entrarão em atividade, sobrepondo ou complementando as configs globais. Arquivos de prioridade maior são os que você cria quando salva configurações usando as opções abaixo:
1ª Salvamento por Jogo;
2ª Salvamento por diretório de conteúdo;
3ª Salvamento por Core;


É altamente recomendado NÃO salvar alterações neste arquivo quando estiver com núcleo carregado. Se optar por criar uma nova configuração durante um core ativo, outro arquivo de configuração é criado em paralelo, mas mesmo assim, não recomendado, pois costuma dá pau na troca de Core. Este arquivo pode receber alterações de duas formas:
  1. De forma automática (default), que é quando você sai do Retroarch pela opção "Fechar o Retroarch", disponível no menu principal;
  2. Quando você utiliza a opção "Arquivo de Configuração" disponível também no menu principal.
OBS: Mantenha database e Cores atualizados, diretamente pelo menu de update, ao invés de substituir seus arquivos por backups.
 
Ultima Edição:

realgex

Novato
Mensagens
26
Reações
5
Pontos
14
@jeffren beleza, consegui, além de acertar a tela do DS no Desmume, dentro do Retroarch, salvar a config, tava passando batido por aquele esquema de salvar redefinição de núcleo kkk. Olha como ficou a tela:
89147

Precisa acertar coisa mínima agora, mas considero trabalho feito !
Valeu pelas dicas :P
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
@jeffren beleza, consegui, além de acertar a tela do DS no Desmume, dentro do Retroarch, salvar a config, tava passando batido por aquele esquema de salvar redefinição de núcleo kkk. Olha como ficou a tela:
Visualizar anexo 89147

Precisa acertar coisa mínima agora, mas considero trabalho feito !
Valeu pelas dicas :P
Que ótimo.
A opção de redefinir configuração ajudou você.
Falta um pequeno ajuste ali, mas tá quase resolvido!
Qualquer dúvida, posta mais!

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Novo Core FinalBurn Neo

Para quem ainda não está sabendo, o Retroarch não possui mais versões atuais do Core Final Burn Alpha. O mesmo foi substituído pelo novo Final Burn Neo. Isso ocorreu pois a Capcom adquiriu os direitos de uso do saudoso emulador, inicialmente para o lançamento de seu Capcom Home Arcade. Tal situação gerou certo desconforto na comunidade, visto que aparentemente o autor do emulador contrariou o próprio código de licença quando supostamente cedeu os direitos de uso para fins comerciais, sem comunicar previamente outros membros envolvidos no desenvolvimento.

O time do Retroarch vem trabalhando para melhorar o novo Core de tempos em tempos, afim de torná-lo um substituto a altura. Então, se você também utilizava o Final Burn Alpha, passe a emular os jogos pelo core FinalBurn Neo ou outra variante compatível. Vi que o antigo Core ainda aparece na lista do atualizador online e você até consegue baixá-lo e arregar jogos por ele, desde que tenha criado playlists apontando para este Core. Contudo, não será possível selecioná-lo pela opção carregar conteúdo. Vale lembrar que no Retroarch, os Cores mais recentes são sempre aqueles que não utilizam números e datas em seu nome.

Novo shader crt-guest-dr-venom:
Nas últimas builds foram incluídas um novo shader, chamado crt-guest-dr-venom. Este tem se tornado um dos meus preferidos, devido a sua adaptabilidade e grande nível de personalização. Apesar de apresentar resultados agradáveis com sistemas mais novos, ele casa extremamente bem com sistemas de resoluções mais baixas. Significa que os resultados serão melhores em sistemas 8 bits e praticamente todos os jogos arcade.

Quanto as opções de customização, há muitas possibilidades, sem a necessidade de adicionar nenhum outro parâmetro ou misturar outros shaders. O autor do filtro teve o cuidado de acrescentar opções de ajustes finos de scanline e geometria, além de controle de luminosidade e temperatura de cor pré-definidos, o que permite visualizar rapidamente os resultados.

Pra quem tiver interesse em testar, baixe/atualize seus shaders pelo atualizado online do Retroarch. O filtro será localizado no diretório \shaders\shaders_glsl\crt.

WlPjCbY.jpg


Lá terão duas variáveis do mesmo. Eu prefiro e recomendo a versão normal que foi a que me pareceu levemente melhor.

:kjoinha Boa semana a todos!
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
LAUNCHBOX

Nós temos um tópico dedicado para o Launchbox. Percebi que poucos tem comentado lá, assim como demonstram serem poucos os que utilizam esse excelente Launcher, ainda com todas as facilidades que o mesmo possui. Usando ele com o Retroarch, o resultado não poderia ser mais prático e funcional.
Pra começar, ele te livra de uma série de problemas com as bagunçadas playlists arcade do Retroarch. Fora o monte de possibilidades para gerenciar sua coleção de jogos, além do baita suporte oferecido pela comunidade. Já me acostumei com as facilidades que o Launchbox possui. Dentre elas, quero destacar algumas:
  • Adicionar um ou mais jogos à uma lista existente, sem precisar rescanear a pasta inteira;
  • Ocultar ou remover jogos de uma lista existente sem precisar remover suas respectivas roms da pasta;
  • Adicionar roms ou pastas de diferentes localizações, durante o processo de importação para uma mesma lista;
  • Mesclar (ou desmembrar) na lista, jogos duplicados, podendo escolher qual deles será o principal, também sem excluir arquivos de sua pasta;
  • Unificar na lista, itens de jogos em CD, cujo formato possua mais de um arquivo (cue, bin, wave...) e escolher qual deles será o principal.
  • Processo automatizado de configuração de Core para Retroarch ou Mame para quem for utiliza-los como emuladores.
  • Crie lista arcade separando os jogos por categoria desde o início. O processo também pode ser feito depois da importação de jogos.
  • Permite escolher desde o início, que categoria de jogo não entrará no processo de importação de roms arcade, ocultando automaticamente os bios.
  • Faz scrap automaticamente durante a importação de roms. Você escolhe previamente quais mídias baixar. Você pode optar por fazer o scrap depois, podendo escolher melhor que tipo de imagem ou vídeo você deseja baixar para seus jogos.
  • Tenha acesso à database do Emumovies. Se não encontrar algo na própria database do Launchbox, pode tentar na outra. Ambas são enormes.
  • Sem restrição de velocidade de download e acesso a mídias exclusivas nas databases que alimentam a plataforma (para assinantes do Emumovies).
  • O Launchbox permite realizar backup de todas as alterações que você faz, podendo restaurar todas as configurações rapidamente.
Quem não quiser gastar dinheiro comprando a licença (modo BigBox), pense que você ainda pode utilizar o Launchbox em sua versão free e aplicar lindos temas como este:

HILGxDR.jpg


E pra você não precisar levantar do sofá, mesmo nesta interface em modo Windows, é possível utilizar um controle de videogame para operar o launcher.

Bom pessoal, quem sabe um dia me dedico a criar um tópico mais detalhado sobre esta bela ferramenta.
Bom fim de semana a todos!
 
Ultima Edição:

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.023
Reações
6.890
Pontos
704
LAUNCHBOX

Nós temos um tópico dedicado para o Launchbox. Percebi que poucos tem comentado lá, assim como demonstram serem poucos os que utilizam esse excelente Launcher, ainda com todas as facilidades que o mesmo possui. Usando ele com o Retroarch, o resultado não poderia ser mais prático e funcional.
Pra começar, ele te livra de uma série de problemas com as bagunçadas playlists arcade do Retroarch. Fora o monte de possibilidades para gerenciar sua coleção de jogos, além do baita suporte oferecido pela comunidade. Já me acostumei com as facilidades que o Launchbox possui. Dentre elas, quero destacar algumas:
  • Adicionar um ou mais jogos à uma lista existente, sem precisar re-scaner a pasta inteira;
  • Ocultar ou remover jogos de uma lista existente sem precisar remover suas respectivas roms de sua pasta;
  • Adicionar roms ou pastas de diferentes localizações, durante o processo de importação para uma mesma lista;
  • Mesclar (ou desmembrar) na lista, jogos duplicados, podendo escolher qual deles será o principal, também sem excluir arquivos de sua pasta;
  • Unificar na lista, itens de jogos em CD, cujo formato possua mais de um arquivo (cue, bin, wave...) e escolher qual deles será o principal.
  • Processo automatizado de configuração de Core para Retroarch ou Mame para quem for utiliza-los como emuladores.
  • Crie lista arcade separando os jogos por categoria desde o início. O processo também pode ser feito depois da importação de jogos.
  • Permite escolher desde o início, que categoria de jogo não entrará no processo de importação de roms arcade, ocultando automaticamente as bios.
  • Faz scrap automaticamente durante a importação de roms. Você pode optar por fazer o scrap depois, podendo escolher com calma que tipo de imagem ou vídeo você deseja baixar para seus jogos.
  • Tenha acesso à database do Emumovies. Se não encontrar algo na própria database do Launchbox, pode tentar na outra. Ambas são enormes.
  • O Launchbox permite realizar backup de todas as alterações que você faz, podendo restaurar todas as configurações rapidamente.
Quem não quiser gastar dinheiro comprando a licença (modo BigBox), pense que você ainda pode utilizar o Launchbox em sua versão free e aplicar lindos temas como este:

HILGxDR.jpg


E pra você não precisar levantar do sofá, mesmo nesta interface em modo Windows, é possível utilizar um controle de videogame para operar o launcher.

Bom pessoal, quem sabe um dia me dedico a criar um tópico mais detalhado sobre esta bela ferramenta.
Bom fim de semana a todos!
E quem não gostar do LB ainda tem o Playnite e o Quickplay
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
MONITOR ROTACIONADO

Adquiri recentemente um suporte de mesa para monitores, do tipo que permite rotacionar a tela de diversas formas. Existem modelos desde os mais básicos aos mais sofisticados e para todas as ocasiões, podendo ser preso à mesa sem a necessidade de furos, pois utiliza moça. A mobilidade do monitor contribui muito para uma melhor ergonomia e proporciona uma mesa mais limpa:

PHuJLDw.jpg


y7zmvzE.jpg


E o que isso tem a ver com jogos e emuladores?
Bom, realizando alguns ajustes nas opções de vídeo do Retroarch e instalando alguns overlays específicos, consegui ter uma experiência melhorada e um aproveitamento maior da tela em jogos que operam na vertical. Creio que vai ficar legal também com sistemas de duas telas, como o Nintendo DS. Por enquanto mostro o resultado com um shmup clássico da Capcom:

m1CZXaa.jpg


BeJ2IUx.jpg


Ainda estou nos ajustes e procurando overlays melhores ou tentando criar os meus próprios. Este das imagens, por exemplo, possui efeitos de iluminação desproporcionais nas bordas e utiliza uma transparência escurecida. Não seria problema para quem joga em ambiente escuro, mas pode ser necessário aumentar o brilho nos shaders dependendo da luminosidade do ambiente.

Leva um certo tempo, pois é preciso configurar os overlays jogo a jogo, já que não encontrei ainda uma forma de automatizar o processo a cada game executado. Sei que existe algo assim nos RetroPie mas não encontrei nada específico para Retroarch no PC em minhas buscas de poucos minutos.
Aos interessados, este e outros 65 overlays podem ser baixados a partir DESTE LINK.

Bom, fica a dica. Usar um suporte desses pode ajudá-lo a ter uma melhor ergonomia e aproveitamento de tela em jogos verticais.

:viraolho
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
TRADUÇÃO EM TEMPO REAL DE SEU JOGO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Pessoal, o time por trás do Retroarch vem fazendo grandes melhorias no sistema, de maneira que a versão disponível no post inicial deste tópico tende a ficar ultrapassada em pouco tempo. Várias implementações importantes vem sendo feitas nas últimas builds que podem justificar atualizações mais frequentes do Retroarch por você aí em seu PC.

Vamos tentar trazer as informações mais relevantes para este tópico, mas a minha recomendação é que você visite periodicamente a página da Libretro para procurar por novas atualizações que podem ser de grande interesse.

Vejam por exemplo esta funcionalidade de tradução dos jogos pelo novo sistema de AI (inteligência artificial) que vem sendo implementado. É provável que em pouco tempo poderemos jogar qualquer jogo de qualquer idioma sem muitas complicações e sem a necessidade de aplicar patch nas Roms. Achei fantástico!


.
.

RODE SEUS JOGOS DIRETAMENTE DO CD
Outra grande melhoria, mais para os saudosistas obviamente, é a possibilidade de rodar seus jogos de CD diretamente da mídia física:
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
ENTENDA MAIS SOBRE OS ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO DO RETROARCH
Talvez você já tenha enfrentado ou esteja enfrentando problemas com os menus e configurações do Retroarch. Ao realizar certos ajustes, é comum ocorrer situações, tais como:
  • Meu overlay (arquivos de sobreposição) não condiz com o sistema que estou usando;
  • Meu shader não é o mesmo que configurei anteriormente;
  • A tela está desalinhada;
  • Meu jogo não inicia mais.
Estes e outros pequenos problemas podem ocorrer, principalmente com novos usuários. Existem alguns cuidados que você precisa ter na hora de alterar algumas configurações e quais opções você utiliza na hora de salvar os arquivos. Vou explicar com certos detalhes como utilizar melhor os arquivos de configuração, evitando assim, um comportamento inesperado do Retroarch. As informações a seguir foram testadas na versão 1.79.

O Retroarch possui muitas opções de configuração. Diversos arquivos espalhados pelas pastas são criados para armazenar as alterações que você realiza. O segredo para evitar complicação é entender a finalidade desses arquivos e quando o sistema faz uso deles.
A primeira coisa que você precisar saber é que o Retroarch é um concentrador de emuladores (núcleos). Estes núcleos são os emuladores propriamente ditos, cada um com suas particularidades. Porém, o Retroarch possui suas próprias configurações que muitas vezes serão combinadas com as configurações próprias de cada núcleo.
Antes de sair emulando seu jogo favorito, o ideal é ajustar primeiro as configurações globais do sistema e só depois ajustar os Cores. Faça isso sempre de forma separada. Entendendo esta necessidade, fica mais fácil descobrir onde pode estar o problema e como resolvê-lo.

CONFIGURAÇÕES GLOBAIS
Configurações globais são aquelas responsáveis pela forma como o Retroarch "fala" com o seu hardware e também, responsável pelas opções disponíveis durante a navegação pelos menus do sistema. Estas configurações são gravadas no arquivo retroarch.cfg, localizado na pasta raiz do Retroarch. Neste arquivo ficam registradas, dentre outras coisas, configurações para:
  • Controle e mapeamento de botões;
  • Modificação e ajuste de teclado;
  • Configurações do monitor de vídeo;
  • Configurações de som;
  • Configurações de tema, cor e plano de fundo;
  • Mapeamento de diretórios;
  • Configurações de registros de logs e estatísticas de uso;
  • Configuração de jogos em rede;
  • Arquivo de sobreposição (overlay) padrão.
Por padrão, o Retroarch salvará várias configurações automaticamente. Porém algumas delas só serão gravadas se você fechar a aplicação corretamente. Eu recomendo que você adquira o hábito de salvar as alterações realizadas manualmente. Então, ainda sem Core ativo, toda vez que você realizar um ajuste relevante para as configurações globais, é aconselhável ir até a seguinte opção:
Menu Principal > Arquivo de Configuração > Salvar Configuração Atual:

MZKKnJk.png

.
Não utilize outra opção de gravação existente nesse menu, exceto para fins de testes. Todos os ajustes que você pretende realizar nas configurações globais devem ser salvos sem qualquer núcleo ativo. Assim, sempre que você iniciar um Core pela primeira vez e carregar um jogo nele, não terá surpresas com as configurações que o jogo pode lhe apresentar.

OBS: Nunca salve modificações de nível global quando há núcleo ativo. Do contrário, o Retroarch vai associar que tais configurações só entrarão em vigor quando você carregar o Core que estava ativo no momento em que salvou as modificações. Esta é uma das situações que frequentemente gera dúvidas em muitos usuários.

CONFIGURAÇÕES DE NÚCLEO
Por padrão, a partir do momento que você roda jogos, outros arquivos de configuração passam a ser criados. Um deles é o retroarch-core-options.cfg, também disponível na pasta raiz do Retroarch. Este arquivo armazena as configurações escolhidas no menu Opções de cada Core e também algumas configurações específicas para jogos arcade. Sendo assim, o arquivo tende a crescer muito conforme você vai jogando jogos diferentes. Repare no seu conteúdo:

sqfuqhn.png

.
Este arquivo mostrado na imagem está pequeno porque eu acabei de realizar uma instalação limpa do Retroarch apenas para ilustrar esse post. Obviamente ele seria muito maior se eu tivesse jogado bastante jogos arcade. Se você observar, foram gravadas configurações para a rom sf2ceua (Street Fighter II Champion Edition), quando utilizei o emulador FinalBurn Neo. Também é possível notar que existem registros gravados pelo emulador nestopia.

IMPORTANTE: O arquivo retroarch-core-options.cfg é unificado. Por padrão, todos os núcleos irão escrever nesse arquivo, tornando-o com o tempo, absurdamente grande. Para fins de organização e facilitar a recuperação de configurações perdidas, eu recomendado fortemente que você desabilite a gravação nesse arquivo. Prefira que os núcleos gravem suas configurações em registros separados. Para isso, verifique se sua versão do Retroarch oferece esta opção indo em Menu Principal > Aba Configurações > Configuração >Usar arquivos de opções globais de núcleo:

UmSzq3a.png


Desabilitando esta opção, serão criados arquivos separados por Core na pasta config, com a extensão .opt. A partir desse momento, o sistema não mais escreverá no arquivo retroarch-core-options.cfg. Você pode até mesmo excluí-lo se assim desejar. Se algo der errado para um core específico, você poderá restaurar as configurações dele somente, simplesmente apagando o seu respectivo .opt, sem afetar os demais núcleos. Repare na imagem abaixo:

UvobjCD.png

.
Neste exemplo, o arquivo FinalBurn Neo.opt foi criado, quando salvei algumas configurações para o Core. Para referência, o arquivo 1942.cfg foi criado quando
salvei uma configuração específica para o game 1942 da Capcom. Os arquivos com a extensão .opt são agora responsáveis por armazenar de forma separada as configurações de cada núcleo, fazendo com que cada emulador tenha o seu. Vamos dá uma olhada no conteúdo do arquivo FinalBurn Neo.opt:

4CPasR6.png

.
Como você pode notar, estão presentes linhas de configurações para os jogos 1942 e Mercs, ambos da Capcom. O preenchimento da maioria dessas linhas é automático para jogos arcade e algumas outras são oriundas de configurações realizadas pelo usuário a partir do menu Opções próprio de cada emulador, como por exemplo, a alteração na rotação de tela que eu fiz (linha 44 do documento).
Vamos agora dá uma olhada no conteúdo do arquivo 1942.cfg:

FwkbE9Z.png

.
Este arquivo deixa claro quais ajustes de tela foram realizados e também aponta para o diretório onde está armazenado o overlay que eu utilizei com o jogo.

CONFIGURAÇÕES POR DIRETÓRIO DE CONTEÚDO
As configurações aplicadas a um diretório de conteúdo ficam registradas em arquivos do tipo .cfg e são armazenados em subpastas a partir do diretório config. Veja neste exemplo:

qacJJas.png

.
Esta imagem mostra a seguinte situação:
A partir da pasta Capcom, eu criei outras quatro subpastas conforme o sistema emulado (Classics, CPS 1, 2 e 3) e depois, criei outras subpastas onde finalmente foram colocadas as roms, separando-as pelo tipo de alinhamento da tela (vertical e horizontal). Cada vez que eu salvei uma configuração específica para o diretório de conteúdo, utilizando o emulador FinalBurn Neo, o sistema criou um arquivo de configuração diferente. Estes receberam os mesmos nomes das pastas onde se encontram as roms utilizada neste processo, conforme vemos na imagem a seguir:

5xL9J5P.png

.
Na imagem acima, você vê que além dos arquivos 1942.cfg e FinalBurn Neo.cfg, explicados anteriormente, temos agora outros seis arquivos. Estes correspondem às seis pastas de roms mostradas na imagem anterior. Atente-se que não existe um arquivo correspondente à pasta CPS2Vert porque eu ainda não havia salvo configurações envolvendo o seu conteúdo.

ATENÇÃO: Para que a função “Salvar Configurações para o Diretório de Conteúdo” funcione adequadamente, é imprescindível que cada pasta contendo roms tenha um nome diferente, indiferente de sua localização. Sem esse devido cuidado, o sistema vai sobrepor configurações e causar uma tremenda baguça. Isso acontece porque, ao salvar configurações por diretório, o Retroarch não considera a localização, mas apenas os nomes das pastas. Significa que, se você tiver duas ou mais pastas de mesmo nome e contendo roms, o arquivos de configuração correspondentes a elas será um só, botando tudo a perder. Considere isso como uma falha ou limitação a ser corrigida.
Continuando nosso raciocínio, vamos dá uma olhada no conteúdo do arquivo corresponde ao diretório de nome ClassicsVert:

LCUXfjy.png

.
Percebe-se que o seu conteúdo é muito parecido com o que vimos anteriormente no arquivo 1942.cfg. Se olharmos mais atentamente, vemos que neste arquivo não foi configurado um overlay. Quando eu gravei uma configuração para o jogo 1942, havia escolhido um overlay customizado apenas para o game em questão.

Entendemos que, existe de fato uma ordem de procedimento a ser seguido para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Precisamos decidir previamente se as configurações que estamos realizando devem atender a um jogo em particular, uma pasta inteira de roms, ou todas as roms que rodarem num determinado núcleo. Salvar configuração específica para um núcleo só é recomendada se você não for utilizar núcleos multi sistemas ou vai usar este Core apenas para um único sistema. Você tem a opção de escolher qual tipo de configuração será criada, como nesta tela, onde eu estava configurando um shader:

Qvvkdop.png


.
PRESETS DE SHADER (FILTROS DE IMAGEM)
Alterações nas configurações de shader seguem o mesmo princípio que abordamos até aqui. Contudo, a localização dos arquivos de configuração (presets) ficam no diretório \shaders\presets\ :

zpU6k5H.png

.
Tomando como exemplo o conteúdo da pasta correspondente ao Core FinalBurn Neo, temos este conteúdo:

zo76HHP.png

.
A extensão de cada arquivo apenas determina se utilizei um shader do tipo CG ou GL. Neste caso, salvei configurações de ambos os tipos durante os meus testes. O conteúdo destes arquivos representa o shader escolhido e quais ajustes manuais foram feitos em seus parâmetros. Se não forem realizadas alterações no shader escolhido, o sistema apenas grava a sua localização e o carregará por meio de uma diretiva de referência. Já quando efetuo qualquer alteração nos parâmetros do shader, por menor que seja a modificação, tenho um arquivo de configuração bem maior, contendo várias linhas. Compare os arquivos nas imagens a seguir:

6FQm3K1.png

.
qFXAYJZ.png
.
Neste exemplo, temos um arquivo referente ao Core (nestopia.glslp) e outro referente a uma de minhas pastas de roms (NES.glslp). Para a pasta de roms apenas determinei o shader que será utilizado, toda vez que um jogo daquele diretório for carregado. Já o conteúdo do arquivo Nestopia traz os parâmetros que o sistema precisa seguir ao carregar o shader.

CARREGANDO AS CONFIGURAÇÕES (PRIORIDADES)
Na hora de carregar seus jogos o Retroarch busca pelas configurações que você salvou, seguindo uma ordem de prioridades. Primeiro será efetuada uma busca por arquivos salvos para o jogo em particular. Não sendo encontrados, a busca será pelo arquivo de configuração do diretório de conteúdo. Por último, tentará carregar um arquivo de configuração salvo para o núcleo. Não encontrando nenhum deles, o jogo rodará com as configurações globais.

CONCLUSÃO
Como você verificou, não existe um arquivo de configuração absoluto. Cada um tem sua finalidade e juntos são responsáveis pelo comportamento do jogo durante a emulação. O Retroarch se encarrega de unir as configurações determinadas pelo usuário e executa os jogos a partir de então. Quando você se familiariza com o conceito apresentado, sabe o quanto é útil efetuar backup periódicos dos arquivos de configuração, principalmente a cada mudança importante realizada. Isso vai ajudar a otimizar o seu tempo ou mesmo resolver problemas. Com prática, você será capaz até mesmo de editar alguns desses arquivos manualmente, copiando parte do conteúdo de um para outro.

Bom, espero que aproveitem o conteúdo.
Bom divertimento!
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
OVERLAYS REALISTAS. VOCÊ CURTE?

Procurando pela web é possível encontrar alguns overlays especiais, do tipo que utiliza uma imagem real ou uma montagem bem feita de um cenário, trazendo uma TV/monitor, servindo como overlay apropriado para seu emulador favorito, seja no Retroarch ou sistemas que suportam tal recurso.

Percebe-se detalhes como reflexo, brilho, arranhões e até sujeira, muito mais visíveis durante as trocas de telas. Quando combinados com um shader que possui na medida certa o chamado bloom, deixa a sua experiência ainda melhor.

É claro que isso não vai substituir sua TV de tubo e seu console antigo, mas dá um toque todo especial na emulação. Veja como fica um overlay simulando um arcade com tela suja. Deu até vontade de passar um pano no meu monitor :kops:


.
.

Nesta página, tem alguns overlays de monitores que podem ser baixados: LINK
Aqui em casa, eu estive fazendo um teste, usando um dos Cores de MSX2 do Retroarch.
O shader utilizado é o Sony PVM em modo RGB. Vejam que o overlay puro, possui uma tela com reflexos e arranhões e depois o jogo rodando:

RTBgUQ8.jpg


xUYKwnd.jpg

.
A seguir, um overlay simulando o NES plugado numa TV da época. Repare nas manchas de dedo na tela :ksorriso.
O Shader utilizado é o crt-guest-dr-venom:

ocTxQiz.jpg


Hmz9ICh.jpg

.
.

Os arcades também possuem os seus:

KRswfiS.png


GRndGU4.png



Em diversas dessas coleções de overlay, os autores criam versões com e sem o aspecto de vidro, para atender aqueles que não fazem questão de uma tela marcada ou suja. Infelizmente muitas dessas artes só estão disponíveis para usuários pagantes do LaunchBox e outros sistemas do tipo.

OBS: Para visualizar melhor os detalhes, experimente a tela cheia, fora do tapatalk


E aí, curtiu?
 
Ultima Edição:

ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.997
Reações
13.376
Pontos
453
Para sistemas posterior ao N64, tudo roda melhor em emuladores standalone, como o excepcional Dolphin, por exemplo. Mas será uma questão de tempo, acredito.
O dolphin tem uma vantagem do c***lho de ter suporte a mods, RE3 com mods é algo lindo de deus.

E voce deveria colocar DOS tambem nessa lista, ainda mais para Jogos de simulaçao, pois o retroarchs e os cores do DOS deles ODEIAM Flightsticks e aceleradores.
Ate postei o Dosbox ECE em outro topico, pois este é o melhor Fork para DOS no momento.
 
Topo Fundo