O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DOWNLOAD] Retroarch v1.7.6 (x64) Pré-Configurado, versão PC.

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
NOVOS SHADERS COM REFLEXO EM TEMPO REAL
Eu não tinha visto estes novos Shaders integrados com Overlay. Fiquei impressionado com o resultado. Repare nos reflexos na moldura em tempo real:

2jqeJR3.jpg


1ERAcUR.jpg


e2xNSge.jpg


Pra chegar neste resultado estão utilizando as APIs baseadas em AMD Vulkan. Maiores detalhes, NESTE LINK.

:klolwtf
 
Ultima Edição:

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.866
Reações
1.283
Pontos
859
NOVOS SHADERS COM REFLEXO EM TEMPO REAL
Eu não tinha visto estes novos Shaders integrados com Overlay. Fiquei impressionado com o resultado. Repare nos reflexos na moldura em tempo real:

2jqeJR3.jpg


1ERAcUR.jpg


e2xNSge.jpg


Maiores detalhes, NESTE LINK.

:klolwtf


Não consegui deixar dessa maneira. No meu ficou um borda tipo fibra de carbono.

Os reflexos são bem bacanas.

Problema que fica vazio dos lados, fundo preto na tela do notebook aqui é ruim.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Vi no próprio link que postei que algumas pessoas conseguiram combinar o shader com outros Overlays.
As imagens que postei anteriormente não são minhas. Eu nem consegui fazer funcionar. Acredito que meu processador não tenha suporte. Apesar de ter lido por aí que o Ryzen 3 2200G dá suporte sim. Será que eu não fiz direito? Alguém sugere algo?

EDIT: Consegui fazer funcionar, mas sem uma GPU dedicada, fica lento em resoluções maiores. Pelo menos já é um progresso e sei agora como fazer. Também consegui mesclar normalmente com Overlays a parte.

Você pode ajustar os parâmetros do shader para dar um zoom na imagem, fazendo com que se ajuste melhor à sua tela. Esta opção em destaque na imagem abaixo faz um zoom na imagem, dentro dos limites da resolução que você escolheu. Tem vários outros parâmetros que modifica a profundidade, tamanho, formato e cor da moldura, além da geometria da imagem. Mude a seu gosto.

rGvIHYI.png



EgJuO0I.jpg

.
uPV8Wtx.jpg
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.736
Reações
13.758
Pontos
803
alguem saberia dizer pq quando uso o import e scan directory nos meus games de dreamcast (redump) ele nao reconhece nenhum game? eles estao em bin+cue. Deve ter alguma opcao que nao estou sabendo ativar pra ele especificamente

snes, n64, psx, td reconhece de boa o scan. Ai baixo o thumbnail bem facil
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
alguem saberia dizer pq quando uso o import e scan directory nos meus games de dreamcast (redump) ele nao reconhece nenhum game? eles estao em bin+cue. Deve ter alguma opcao que nao estou sabendo ativar pra ele especificamente

snes, n64, psx, td reconhece de boa o scan. Ai baixo o thumbnail bem facil
@Helghast Trooper , você chegou a tentar criar listas pelo Menu Desktop? Para jogos em CD fica mais fácil.
O processo é muito simples. Basicamente, você precisa fazer cliques com o botão direito do mouse do lado esquerdo e direito da janela que as opções desejadas vão aparecendo.
Apenas uma dica importante sobre esta ferramenta: se estiver construindo playlist de jogos em CD, na hora de escolher a pasta para procurar suas ISOs, lembre-se de filtrar o conteúdo, informando que quer scanear apenas arquivos com extensão .cue. Do contrário, seus jogos vão aparecer duplicados na lista.
 


jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Ainda sobre os shaders HSM que comentei alguns posts acima, penso que atualmente são os mais completos shaders já criados.
São filtros um pouco exigentes em resoluções maiores e até o momento utiliza nativamente API Vulkan (AMD) para funcionar. Usuários Nvidia poderão usufruir dos recursos se usarem os drivers adequados (não testado por mim).

Com uma infinidade de modificações possíveis, este tornou-se meu pack de shaders favorito. Com ele, o fator imersão aumenta consideravelmente. Além da qualidade de imagem e variedade de parâmetros ajustáveis, seus belos reflexos em tempo real o coloca a frente de tantos outros shaders disponíveis.

Você pode usá-los na sua forma pura ou fazer modificações para combinar com um overlay de sua preferência. Em sua forma natural o shader traz uma moldura bem definida, juntamente com um plano de fundo neutro, no estilo fibra de carbono:

WjOno2G.jpg


Com um pouco mais de habilidade, você pode substituir essa camada estilo fibra de carbono por uma imagem de sua preferência, fazendo desta um overlay já injetado no shader. Assim, não será necessário fazer uso da opção de overlay padrão do Retroarch. Isto te desobriga de utilizar overlays com corte e transparência para o tubo. Significa que o shader coloca a imagem do game sobre qualquer imagem de fundo. E o controle de iluminação desta camada de fundo passa a ser feita por parâmetros específicos pra ela dentro do próprio shader.

Se for o teu interesse, é possível remover totalmente a moldura e reflexos. Os filtros permitem ainda deixar a imagem plana, para quem não gosta ou não precisa de uma do tipo curva. Tais recursos permitem chegar a resultados muito bacanas, como estes que deixo no spoiler abaixo:

VgvDun4.jpg

.
swpYijN.jpg

.
QQKwcnf.jpg

.
H6fhAdB.jpg

.
Aqui, o shader combinado com overlay, simulando um monitor Sony sobre uma mesa ou base de madeira. :
omSw6pC.jpg

.
Aqui, reflexos no vidro. Este efeito também pode ser ajustado:
Oyc0QDl.png

.
sZHwnd3.jpg


Também é compatível com jogos em resolução vertical:

cNB66uj.jpg

Abaixo um vídeo mostrando os reflexos em tempo real:



Particularmente estou gostando muito e recomendo.
 
Ultima Edição:

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Retroarch esta cada vez com mais e mais novidades, é cores, efeitos, overlay, shareds, cada vez melhor.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Eu fiz o esquema aqui mas não consegui rodar os jogos de GC pelo core Dolphin ):
O resto funcionou perfeito (PS1, SNES, MegaDrive etc)
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Eu fiz o esquema aqui mas não consegui rodar os jogos de GC pelo core Dolphin ):
O resto funcionou perfeito (PS1, SNES, MegaDrive etc)
Tane, dê uma olhada na página oficial da Libretro para o core específico. Pode ser que consiga a solução de sua dúvida lá. Sei que existe uma etapa de configuração que pede pra baixar o código fonte (pasta Sys) do Dolphin e copiá-lo pra um diretório específico, dentro da pasta System do Retroarch, além de desligar algumas opções no Retroarch em si.

Todavia, este core em específico ainda está muito aquém do Dolphin Standalone. Quando estiver realmente comparável à sua versão "solta", só então vou instalá-lo. O mesmo vale para o Playstation 2.
 
Ultima Edição:

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
559
Pontos
293
Alguem aqui testou o Marvel vs Capcom 2 (naomi) com o shader xBRz ativado pelo Flycast? tenho um i7 7700hq/8GB Ram/Geforce 1060 6GB e dá slowdown em alguns especiais :kclassic poxa, essa bagaça puxa tanto hardware assim? eh uma pena pois o jogo fica lindo com esse filtro.
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
559
Pontos
293
É... Os updates não param!
Vejam como ficou Chrono Cross com texturas melhoras:



:klolwtf:keehk

Você pode acompanhar todos os detalhes e updates neste link:

Na minha opinião Chrono Cross tem um dos melhores graficos do ps1 (se não, o melhor), com esse pack de texturas então, ficou lindo demais. É uma pena que o jogo exige muito hardware para rodar a 60fps no besouro HW (ou ao contrario).
 

shinwagner

Ser evoluído
Mensagens
4
Reações
2
Pontos
23
Oi @shinwagner , tudo certo?
O time de desenvolvedores do Retroarch vem modificando alguns tipos de arquivos nessas novas versões. É possível que nem todos os arquivos de backup funcionem com as builds mais novas. A versão 1.86, por exemplo, utiliza uma interface totalmente diferente, ainda que seja possível voltar com a antiga (xmb). Os temas ficam na subpasta assets. Percebi que nas versões mais recentes do Retroarch existe muito mais conteúdo nesta pasta.

Acredito que você queira manter suas configurações anteriores juntamente com a nova interface. Ou ainda, queira manter o tema dinâmico da versão antiga funcionando numa versão atualizada do Retroarch.

Pode ser que seu problema tenha relação com a estrutura de diretórios. Portanto procure manter a mesma estrutura de pasta que você utilizava antes. Assim, a forma correta de fazer updates por meio desses "transplantes" de arquivos é usando versões zipadas do Retroarch e nunca uma com instalador.

Antes de copiar os arquivos para a nova instalação, renomeie a pasta do antigo Retroarch para outro nome, por exemplo, Retroarch (Original). A sua nova build então precisa ser descompactada numa nova pasta no mesmo local da anterior e esta pasta deve receber o mesmo nome que você adotava na build antiga, como no exemplo abaixo:

EBuq8oc.png


.

Como pode ver no print abaixo, estou utilizando uma build recente, sem perder minhas configurações anteriores:
A0vTTNf.png


.
Também testei os shaders, overlay e o modo desktop e tudo está funcionando certinho.
Recomendo que volte NESTE POST pra entender um pouco mais sobre o funcionamento dos arquivos de configuração. Note alí que eu recomendo mudar a forma de gravar arquivos por Core separadamente. Isso pode ajudar a manter as coisas mais organizadas e menos suscetíveis à erros.

Por favor, volte aqui caso tenha maiores detalhes que possa ajudar-nos a encontrar a solução de seu problema.
Olá muito obrigado amigo.. consegui resolver aqui o problema . muito obrigado mesmo. abraços.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.681
Reações
26.923
Pontos
1.053
Estou com alguma coisa estranha no meu Retroarch aqui.

Toda vez que abro um jogo, independente do core, ele inicia pausado em tela preta e no rodapé aparece a legenda "pausado".
Aí clico na tela com o mouse e o jogo inicia.
Essa dependência do mouse tá me incomodando bastante.

Alguma boa alma sabe como resolver isso?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Estou com alguma coisa estranha no meu Retroarch aqui.

Toda vez que abro um jogo, independente do core, ele inicia pausado em tela preta e no rodapé aparece a legenda "pausado".
Aí clico na tela com o mouse e o jogo inicia.
Essa dependência do mouse tá me incomodando bastante.

Alguma boa alma sabe como resolver isso?
@FeDeBe , isso às vezes ocorre também aqui. No meu caso é pior, porque me obriga e fechar tudo e reabrir o Retroarch. Como eu desabilito o uso do mouse por completo, o único jeito de resolver pra mim é reiniciando o Retroarch do zero, matando antes o processo preso no Windows.

Se eu não estou enganado, existe uma configuração que habilita o pause automático quando o game possui save state ativo. Veja se é o seu caso.
Também li relatos de que isso ocorre mais com Roms bad dumps ou hacks.

Mas eu acredito que se você desabilitar a opção de "pausar janela se inativa", pode resolver pra você. O problema disso é que você será obrigado a pausar a emulação ou o jogo em sim antes de fazer qualquer outra coisa no PC.

No meu caso, notei que isso ocorre quase sempre e somente, quando troco de driver de vídeo. Tenho feito algumas experiências com shaders que rodam em GL e Vulkan e, sempre que troco de um tipo para o outro, ocorre esse travamento no próximo game a ser iniciado. Nos games seguintes, já não ocorre mais.
É estranho pois, o processo de troca de driver de vídeo exige um reboot do Retroarch, senão nem funciona.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
PLANO DE FUNDO DINÂMICO e OVERLAY PARA DOWNLOAD

Olá Pessoal!

Estou colocando à disposição de vocês, no mesmo link para download, na página inicial deste tópico, um plano de fundo que criei, idealizado por materiais disponíveis pela internet. Contém slides mais clean, pra quem deseja dá uma modificada no seu Retroarch. Funciona em qualquer versão, desde que esteja rodando com o antigo formato xmb de menus. As instruções para instalação estão no anexo e abaixo no post.

Segue tutorial:



Espero que gostem. Segue uma prévia:

F9iBn8y.png

.
Siga os passos abaixo:

0- As novas versões do Retroarch vem com o layout ozone ativado. Mude para xmb, indo em Menu principal > Drivers > Menu. Um restart do Retroarch é obrigatório.
1- Acesse o diretório Retroarch\assets\xmb.
2- Localize e renomeie a pasta retroarctive para retroactive.old, ou qualquer outro nome sugestivo.
3- Copie a nova pasta retroactive deste pack em substituição à anterior
4- Acesse o diretório Retroarch\assets
5- Localize e renomeie a pasta wallpapers para wallpapers.old
6- Copie a nova pasta wallpapers deste pack em substituição à anterior
OBS: Ao renomear as antigas pastas você não perde os seus respectivos conteúdos. Caso deseje voltar com o tema anterior, é só desfazer as ações usando o processo inverso.
7- Abra o Retroarch e navegue até Configurações > Diretório > Planos de fundo dinâmicos. Confirme se o diretório wallpapers está selecionado (é o mesmo diretório que você acessou no passo 5).
8- Confirme a ativação do plano de fundo dinâmico indo em: Configurações > Interface de usuário > Aparência > Plano de fundo dinâmico.
9- Este passo é opcional e consiste em alterar o background estático padrão do Retroarch. Na pasta wallpapers do pack pra download, existe uma arquivo chamado Background. Se quiser utilizá-lo accesse: Configurações > Interface de usuário > Aparência > Plano de fundo. Então, navegue até a pasta onde se localiza o arquivo e o selecione. Você pode usar qualquer outra imagem de seu interesse, de preferência na mesma resolução de vídeo do seu Retroarch. O ideal é deixá-la na mesma pasta dos demais slides para fins de performance e organização.

--------------------------------------


IMPORTANTE:
Para o correto funcionamento do plano de fundo dinâmico, os slides precisam ter os mesmos nomes de suas respectivas playlists. Isso vale também para todos os itens dos menus de navegação, tais como ícones de controle e mídia correspondente. Coloquei alguns slides extras que podem ser utilizados para esta finalidade. Todos ficam em: Retroarch\assets\xmb\retroactive\png.
Você pode utilizar o nome que desejar para suas Playlists, desde que o conjunto de ícones e slides que representam os sistemas emulados tenham os nomes correspondentes. Se você utiliza a visualização de imagens dos jogos, vale lembrar que a pasta com estas imagens (localizadas dentro da pasta thumbnails do Retroarch), também precisa ter nomes correspondentes.

CRIANDO PLAYLISTS SEPARANDO JOGOS DE REGIÕES DIFERENTES
O Retroarch ainda não distingue roms por região. Isso significa, por exemplo, que jogos de Famicom e NES serão reconhecidos como se fossem de um único sistema. Isso ocorre pra todos os sistemas emulados. Se você pretende ter listas distintas neste sentido, terá de realizar o processo abaixo:

1-Tenha primeiramente suas roms devidamente separadas por região (ou característica específica)
2-Execute a pesquisa de diretório, uma pasta de de cada vez. Ao finalizar a playlist, renomeie a mesma para um nome diferente dos padrões adotados pelo Retroarch.
3- Repita os passos 1 e 2 para as próximas listas.
4- Com uma lista de nome fora do padrão, você deve agora renomear um dos slides correspondentes, da pasta wallpapers, para o mesmo nome dado para sua playlist. Também tem de fazer isso com os ícones de gamepad e mídia correspondentes, localizados na pasta png, mencionada mais acima. Se for o caso, duplique o slide ou as pngs, como fiz para as variantes do sistema MAME.

OBS: Para o passo 1, se não quiser separar suas roms antes, você tem a opção de utilizar o Menu Desktop do Retroarch. Por ele, ao invés de fazer a leitura de diretório, faça a leitura somente de arquivos, através de uma busca filtrada, pelo próprio Windows. Busque por termos como JP, USA, japan, EU, conforme suas roms.

IMPORTANTE: Se você pretende utilizar overlays ou shaders diferentes para cada uma de suas playlists, é importante ter suas roms separadas por pasta. Isso porque os arquivos de configurações salvos por diretório recebem o mesmo nome da pasta ou subpasta onde ficam as roms. Será impossível ter mais de um arquivo de configuração para a mesma pasta de roms sem sobrepor definições anteriormente salvas.
-------------------------------------------------
------------------------------------------
OVERLAYS
Os overlays abaixo são ideais para resolução 1080P com relação de aspecto 4:3. Ao utilizá-los você só precisa configurar o alinhamento ideal da imagem conforme descrevo no spoiler. Eles contém logos do Retroarch e Launchbox, mas podem ser utilizados por quem usa somente o Retroarch. Até criei alguns deles limpos, sem firulas, pra usarem de forma genérica. Segue imagens e instruções no spoiler:
.
d5hhgrj.png


.
INSTRUÇÕES:
Descompacte na pasta de overlays do Retroarch. Escolha a transparência/sobreposição durante o gameplay, através do menu rápido.
O enquadramento pra deixar a imagem ajustada dentro do overlay é:

Integer Scale: OFF
Aspect Ratio: Custom
Custom Aspect Ratio (X Position): 270
Custom Aspect Ratio (Y Position): 60
Custom Aspect Ratio (Width): 1342
Custom Aspect Ratio (Height): 950
Shader: Qualquer um para tela plana

Curta!


:kcool
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
STELLAR: Ferramenta para update automatizado do Retroarch.

Encontrei a indicação desta ferramenta em forums gringos. Trata-se de um atualizador automático simples, mas que funciona maravilhosamente bem. A ferramenta é super prática e nem requer instalação. Com poucos clicks você terá seu Retroarch atualizado.

Fiz um teste com a versão 1.76 que em pouquíssimos minutos se transformou na última distribuição. Depois testei o funcionamento e até agora, nenhum problema foi encontrado.

sMNrcb6.png


O Stellar oferece algumas opções de atualização, desde somente os Cores até a build inteira. É possível atualizar o sistema sem interferir nas configurações, como também deixar seu Retroarch como zero. Portanto, é recomendado dá uma lida nas instruções. Coloquei detalhes no spoiler. Estão em inglês, mas de fácil entendimento. Sinalizei em azul as opções indicadas para quem não quer perder as configurações salvas. Execute primeiro a RA+Cores e depois a Redist
Menu Options
-----------------------------
New Install: Installs RetroArch, Redistributables, & Cores. Replaces configs with default.
Upgrade: Upgrades RetroArch to the latest version, including Redistributables and configs.
RetroArch: Updates RetroArch to the latest version, excluding Redistributables and configs.
RA + Cores: Updates RetoArch and currently installed Cores.
Cores: Updates currently installed Cores.
New Cores: Installs Cores that are newly releseased or missing from your current install.
Redist: Installs Redistributables. Helpful if RetroArch won't start after update.
Stellar: Updates Stellar


How to use
-----------------------------
• All you need is the exe. It's portable, no install.
• Select your RetroArch folder, click Update.
• It will download the latest Nightly 7z and extract only retroarch.exe and retroarch_debug.exe to your folder.
• The Check button will preview the file URL before downloading.
• It should not overwrite your configs, but keep a backup before updating.


RetroArch Update
-----------------------------
  1. Select your RetroArch main folder
  2. Select RetroArch from the Download menu
  3. Click the Check button to preview download (optional)
  4. Click Update
It will download and extract the latest dated 7z file.
e.g. https://raw.libretro.com/nightly/windows/x86_64/2018-06-03_RetroArch.7z


Cores Update
-----------------------------
  1. Select your RetroArch main folder
  2. Select Cores from the Download menu
  3. Click the Check button to preview download (optional)
  4. Click Update
It will check if Server Core Dates are more recent than PC Core Dates.
Downloads only Cores you currently have, won't add more.
Temp zip files are stored in %appdata% and deleted when complete.

To Exclude Core from Updates Download List:

• Click Check Button → Uncheck the Cores you don't want to update → Close Out → Click Update
• It won't save the checkbox states (for now), you will need to exclude again each time you update.
• Keep a backup of your important cores in case of accidentally overwriting


Requirements
-----------------------------
• 7-Zip or WinRAR to extract 7z
• Older Windows may need .NET Framework 4.5 installed.
• Old versions of Windows 7 may need to be updated to SP1
• Run as Administrator if accessing Program Files path (should be default).

Link pra download: https://github.com/StellarUpdater/Stellar/releases

O QUE TEM MUDADO?

Aproveitando que estamos falando de atualização, muitas alterações ocorreram desde a versão 1.76 que iniciou este tópico. Abaixo, destaco algumas que considero relevantes:

  • Nova interface ozone, estilo Nintendo Switch. O modo xmb de navegação (antigo) ainda pode ser ativado em “Configurações > Driver > Menu” e seguido de um reboot do Retroarch.
  • Backup automático de núcleos durante os updates.
  • Agora é possível saber quais núcleos você já baixou e o sistema pode validar quais estão atualizados, evitando downloads desnecessários.
  • As novas builds permitem baixar imagens dos jogos por demanda. Baixe somente de jogos do seu interesse. O método antigo de baixar packs inteiros ainda funciona e deve ser ativado nas opções correspondentes.
  • Arquivos de configuração para núcleo, shader e overlays agora ficam todos na pasta config, separados por emulador utilizado. Isso trouxe uma melhor organização e permite isolar falhas.
  • Melhorias de performance para diversos cores em especial para os de N64 (não testado por mim).
  • Novos atalhos de teclas fornecidos (ex: ESC precisa ser pressionado 2x para fechar o sistema).

    IMPORTANTE:
    Nestas novas versões, por padrão, o sistema só mapeia roms que possuírem ao menos um núcleo compatível baixado. Indo nas opções de lista de reprodução você pode alterar este comportamento na verificação de correspondência. Ainda no menu de opções para lista de reprodução, você vai poder redefinir as atribuições de núcleos, caso tenha interesse
Curta!
:kgozo
 
Ultima Edição:

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
559
Pontos
293
usar o retroarch em uma tv de tubo para jogar games antigos fica bom usando aquele conversor hdmi para av?
fica a mesma coisa que jogar no console usando crt?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
usar o retroarch em uma tv de tubo para jogar games antigos fica bom usando aquele conversor hdmi para av?
fica a mesma coisa que jogar no console usando crt?
Já tive essa dúvida e nunca testei. Mas já li relatos que essas conexões costumam falhar nas transições de tela entre boot, inicialização e aplicativos em tela cheia/janela, no caso de Windows. Além disso, qualquer sinal fora da escala de video vai causar falha. Recomendo pesquisar mais para entender qual setup combina melhor com Retroarch+CRT. Inclusive, tem núcleo que pode rodar em baixas resolução justamente pra isso. Essa implementação já tem pouco mais de dois anos, mas nunca procurei saber muito sobre esse assunto. Aqui um vídeo de 2018. Pela descrição, foi utilizado um conversor, como esse do link:


.
.

Também encontrei esse outro método mas não menciona TV crt. Talvez monitor:






Veja algumas screenshot que dizem conseguir com isso:

 
Ultima Edição:

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
559
Pontos
293
Já tive essa dúvida e nunca testei. Mas já li relatos que essas conexões costumam falhar nas transições de tela entre boot, inicialização e aplicativos em tela cheia/janela, no caso de Windows. Além disso, qualquer sinal fora da escala de video vai causar falha. Recomendo pesquisar mais para entender qual setup combina melhor com Retroarch+CRT. Inclusive, tem núcleo que pode rodar em baixas resolução justamente pra isso. Essa implementação já tem pouco mais de dois anos, mas nunca procurei saber muito sobre esse assunto. Aqui um vídeo de 2018. Pela descrição, foi utilizado um conversor, como esse do link:


.
.

Também encontrei esse outro método mas não menciona TV crt. Talvez monitor:






Veja algumas screenshot que dizem conseguir com isso:


Mas esses problemas são devido a imcompatibilidade de resolução, não? teria que setar o windows e retroarch para resolução da tv (e os cores também).
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
usar o retroarch em uma tv de tubo para jogar games antigos fica bom usando aquele conversor hdmi para av?
fica a mesma coisa que jogar no console usando crt?
Depende. Esse adaptador faz o downscale de 1080p pra 480i, até por isso, introduz input lag. Eu tenho um e a qualidade fica bem a desejar prom meu gosto, mas 480i é o que o Xbox original e PS3, por exemplo, mandam pra TV via cabo composto, então, se você já viu esses consoles rodando emuladores dessa forma, e achou a imagem boa, pode ser que esse adaptador sirva pra você.
Senão, o jeito é investir em um transcoder da JASNet e uma placa AMD compatível com CRT Emudriver, pra rodar emuladores em reoluções nativas.
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
559
Pontos
293
Depende. Esse adaptador faz o downscale de 1080p pra 480i, até por isso, introduz input lag. Eu tenho um e a qualidade fica bem a desejar prom meu gosto, mas 480i é o que o Xbox original e PS3, por exemplo, mandam pra TV via cabo composto, então, se você já viu esses consoles rodando emuladores dessa forma, e achou a imagem boa, pode ser que esse adaptador sirva pra você.
Senão, o jeito é investir em um transcoder da JASNet e uma placa AMD compatível com CRT Emudriver, pra rodar emuladores em reoluções nativas.
Tá louco, isso não é pra mim:klol não sou entusiasta assim pra ir a caça disso, meu negocio era emular o ps1, snes, dreamcast e ps2 numa crt, mas ficarei no monitor mesmo usando meus shaders. Obrigado pela explicação.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Alguem pode me recomendar alguns filtros CRT que tem ja no Retroarch e que nao consomem muita CPU ?
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
559
Pontos
293
Alguem pode me recomendar alguns filtros CRT que tem ja no Retroarch e que nao consomem muita CPU ?
Eu uso o CRT Geom, não sei se ele pesa muito mas você pode controlar o nivel de aplicação dele, se for 4x está na potência maxima e vai pesar mais.
Se vai consumir muito do seu hardware vai depender do core/jogo também.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Alguem pode me recomendar alguns filtros CRT que tem ja no Retroarch e que nao consomem muita CPU ?
@Azz01 , se seu hardware for mais modesto, recomendo utilizar os shaders do tipo glsl pois são mais leves.

Como o objetivo aqui é indicar os filtros mais leves, além do crt_geom já indicado pelo pelo @FatallKill , eu recomendo fortemente o zfast-crt.glslp por utilizar apenas um estágio, apresentando um excelente resultado. E se você quiser, pode melhorar ainda mais as scanlines dele com uma breve mexida nos poucos parâmetros que ele traz. Fica maravilhoso!

Certifique-se de estar usando o driver de vídeo interno mais adequado para o tipo de shader escolhido, sendo gl o mais recomendado, indiferente de sua placa de vídeo ser AMD ou Nvidia. Assim você casa certinho o padrão de shader com o driver mais otimizado pra ele. Acesse Configurações > Drivers > Vídeo e confirme o tipo:

Qa9uyel.png


Boa parte dos shaders do tipo CRT que vem de padrão no Retroarch são relativamente leves. Os de tela curva costumam usar um pouco mais de recurso pra emular os efeitos de geometria, mas a diferença de consumo é pouca. Existem contudo, shaders que usam muitos estágios (passes) pra chegar no efeito obtido e isso acaba impactando no consumo do hardware. Observe se shaders com menos estágios apresentam melhor desempenho no seu sistema. Você obtém esta informação no próprio menu de shaders depois de aplicá-lo. Este da imagem abaixo, por exemplo, até que apresenta um bom resultado, com dois estágios apenas:

YlLSvhB.png


É preciso entender que o consumo do hardawre será maior com sistemas (consoles) mais modernos. Então, é normal que um mesmo shader apresente desempenho diferente entre um emulador de NES e um de Playstation, por exemplo. Como referência, minha máquina atual é composta por um AMD Ryzen 3 2200G que tem uma Radeon Vega 8 APU integrada. São 8GB de RAM e o sistema operacional e Retroarch estão ambos em discos SSD. O Shader que eu uso atualmente pra NES é um, mas pra Playstation, preciso usar outro mais leve, senão a emulação fica comprometida. Ultimamente estou usando os shaders do pack HSM Bezel como filtro pra quase toda a emulação. Mas ele é bem pesado, por depender mais da GPU e eu não tenho uma dedicada.

Abaixo, também listo outros que não são pesados e pode ser interessantes ao seu propósito:

crt-aperture.glslp
crt-caligari.glslp
crt-easymode.glslp
crt-guest-dr-venom-fast.glslp
crt-guest-sm.glslp
crt-hyllian.glslp
mame_hlsl.glslp
GritsScanlines.glslp


Para o caso de testar outros shades, lembre-se que alguns deles são específicos de cada tipo (GLSL, CG ou Slang). Se algum destes não aparecer na sua lista, pode ser necessário um update da pasta. Vale lembrar que o resultado obtido com cada filtro pode trazer uma percepção diferente, dependendo do sistema emulado, por conta de sua resolução interna. Além disso, alguns filtros parecem ficar melhor quando utilizados em monitores menores, mesmo quando a resolução continua sendo a mesma em uma tela grande.

Nota: Em versões mais novas do Retroarch a palavra shader pode estar traduzida como sombreamento.

Poste aí suas impressões e diga qual destes ficou melhor pra você.

Tudo de bom!
 
Ultima Edição:

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
@Azz01 , se seu hardware for mais modesto, recomendo utilizar os shaders do tipo glsl pois são mais leves.
Tudo de bom!

Estou usando uma HD4000 do meu notebook então acredito que seja GL o driver mais recomendado, ele tambem tem uma Geforce 710m mas pelo meu uso o grafico integrado ja da conta, só troco quando vou emular Nintendo DS ou coisa do tipo

Estou usando o shader abaixo aonde ele fica com um aspecto bem legal de CRT e nao pesa muto, na verdade nem sinto quase diferença no consumo com ele ativado, amanha vou testar esses que voce citou pra ver

 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Apenas uma firula visual simples, mas que pode agradar alguns:

oM18KCs.png


Pra quem não percebeu, trata-se de uma breve tela do tipo "Start" que antecede o carregamento dos jogos. Ela mostra os nomes do game e de seu respectivo sistema.

Essa é uma ideia já implementada em alguns launchers por aí. Aos poucos, o Retroarch vai deixando de ser apenas "O Emulador" e se tornando um sistema mais "bonitinho".

Atualizei há pouco o meu Retroarch aqui pelo Stellar e tive essa funcionalidade incrementada, contudo por alguma razão as configurações de escala de vídeo são desligadas e precisam ser habilitadas novamente, o que é estranho. Não é comum não haver valores de escala algum. Mas depois de habilita-la novamente, tudo está funcionando direitinho.
 
Ultima Edição:

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.697
Reações
91.312
Pontos
1.494
Instalei aqui... fui testar com PS2 mais não rolou, quando coloco pra carregar o jogo ele já fecha ;/
 
Topo Fundo