O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DOWNLOAD] Retroarch v1.7.6 (x64) Pré-Configurado, versão PC.

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
nunca usei filtros no retroarch

tem que baixar primeiro tipo igual os cores dos sistemas? e como ativar depois?

quero testar este que recomendou
Oi Trooper!
Os shaders você ativa no menu de shaders. Com o game rodando, entre no Menu Rápido. Uma das opções é específica para shaders. Você precisa carregar um preset, navegando pelas pastas onde os mesmos foram depositados. O Padrão é a partir da pasta shaders.
Sim, você precisa ter shaders baixados. Faça isso pelo menu de atualização do Retroarch. Mas atente-se que alguns packs de shaders você precisa baixar por fora, pois não estão integrados à base de dados nativa do Retroarch. Segue novamente dois packs que podem te interessar:

HSM Shader (V 2020-08-24)
Instruções de instalação:

Você deve usar o Retroarch versão 1.9.0 ou posterior (haverá falha ao carregar nas versões anteriores);
Se você tiver versões anteriores do Mega Bezel instaladas:
Excluir shaders / shaders_slang / bezel / shaders / HyperspaceMadness
Exclua todos os presets hsm de shaders / shaders_slang / bezel
Dentro do .zip está uma pasta de shaders, coloque esta pasta de shaders diretamente sobre a existente e tudo irá para o lugar certo
Defina o driver de vídeo para Vulcan (ele funciona com o GLCore, mas costuma ser 2x mais rápido no Vulcan)
Defina a proporção do vídeo para a mesma de seu monitor, por exemplo 16: 9
Definir escala inteira para OFF
Carregue uma predefinição no menu de shaders. Os shaders mega bezel são encontrados em shaders_slang / bezel

----------------------------------
Analogue Shader Pack V3
Sem instrução especial de instalação. Apenas descompacte na pasta de shader do Retroarch.

Fique atento: durante o update de shaders, só aparecerão na lista os que forem compatíveis com o driver de vídeo ativo no momento.
Exemplo: só aparecerá a opção para atualizar os do tipo Slang, se o driver ativo for GLCore ou Vulkan. Para os shaders do tipo CG e GLSL, esteja com o driver de vídeo GL ativo. A cada mudança de driver de vídeo, você precisa salvar as alterações e reiniciar o Retroarch.
 
Ultima Edição:

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.691
Reações
9.771
Pontos
753
Estou querendo deixar o RetroArch no jeito aqui para jogar tudo no PC facilmente, em breve vou ler tudo com calma e deixar tudo no jeito. :klove
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.852
Reações
1.273
Pontos
859
To meio perdido aqui. Queria colocar uma cover/snap manualmente. Sei que é na pasta thumbnails, mas como ?

Parece que precisa criar uma playlist. Mas eu só quero colocar o jogo nos favoritos e adicionar uma imagem.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
To meio perdido aqui. Queria colocar uma cover/snap manualmente. Sei que é na pasta thumbnails, mas como ?

Parece que precisa criar uma playlist. Mas eu só quero colocar o jogo nos favoritos e adicionar uma imagem.
RenX,
Para que as thumbs apareçam, a pasta onde ficam estas imagens precisa ter o mesmo nome da playlist. Você não precisa fazer o sistema ler um pack inteiro de Roms. Mas pra evitar uma trabalheira ainda maior, recomendo que você copie suas roms favoritas para uma nova pasta e faça o scan deste diretório. Isso faz gerar a playlist correspondente ao sistema à qual aquelas roms pertencem.

Já as imagens dos games em si, você pode baixar por demanda nestas novas builds do Retroarch. Mas pra tudo funcionar como esperado, você precisa estar com as databases atualizadas também, pois elas é quem "dizem" pro Retroarch que você tem as Roms e capinhas corretas pra cada game.

A dica então é atualizar os Cores e as databases, criar as playlists e só depois baixar as imagens dos games.

OBS: O time de desenvolvedores ainda não corrigiu todos os problemas deixados por hackers nos servidores do Retroarch, nos últimos meses. Então os updates do sistema podem não estar funcionando totalmente.
 
Ultima Edição:

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.552
Reações
9.156
Pontos
453
Meu Retroarch atualmente está com um problema que eu não consigo acelerar os jogos. Embora eu tenha paciência na maioria dos jogos, tem uns que é de lei ficar ligando o frameskip. Alguém poderia me ajudar em quais opções podem estar bloqueando esta feature?
 


jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Meu Retroarch atualmente está com um problema que eu não consigo acelerar os jogos. Embora eu tenha paciência na maioria dos jogos, tem uns que é de lei ficar ligando o frameskip. Alguém poderia me ajudar em quais opções podem estar bloqueando esta feature?
Kaede, creio que o frameskip não seja algo padrão e precisa estar implementado no Core, para que funcione adequadamente.
Minha recomendação é que você verifique a documentação de núcleo que você esteja utilizado.


Neste link acima, na coluna da esquerda, acesse a opção Core Library: Emulation, e navegue pela árvore de Fabricante/Sistema, acesse a documentação do Core que você precisa e veja primeiramente se o recurso de frameskip está habilitado. Do contrário, a única saída que vejo pra você é usar o comando padrão de acelerar a emulação (defalt é tecla espaço). Mas isso pode não ser a melhor solução.
 
Ultima Edição:

wioleti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.070
Reações
1.626
Pontos
1.249
Boa tarde!!?? Baixei o Retroarck uma versão de 186gb que achei instalei ele e não roda inicio o Aplicativo e aparece que o software parou de funcionar.

As instruções diziam que era so descompactar na unidade C: do pc e execut
 

wioleti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.070
Reações
1.626
Pontos
1.249
Boa tarde!!?? Baixei o Retroarck uma versão de 186gb que achei instalei ele e não roda inicio o Aplicativo e aparece que o software parou de funcionar.

As instruções diziam que era so descompactar na unidade C: do pc e executar teria alguma outra coisa para fazer?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Boa tarde!!?? Baixei o Retroarck uma versão de 186gb que achei instalei ele e não roda inicio o Aplicativo e aparece que o software parou de funcionar.

As instruções diziam que era so descompactar na unidade C: do pc e executar teria alguma outra coisa para fazer?
Olá wioleti!
Você baixou uma versão de 186GB? Isso tá parecendo algum pack já com games inclusos, estou certo?
Se o arquivo realmente tiver 186GB, talvez possa aproveitar ao menos os jogos que vieram junto.

Há uma série de coisas que precisa checar pra tentar encontrar as causas do erro:
1- Versão e sistema operacional compatível?
2- Biblioteca Visual C e Net Framework estão instalados?
3- Arquivos estão desbloqueados? (alguns arquivos podem ter sido bloqueados pelo SO ou antivírus)
4- A pasta System do seu Retroarch possui os arquivos necessários para os Cores que você precisa Rodar?

Recomendação: Encontre um arquivo de configuração na pasta raiz do seu Retroarch (retroarch.cfg), renomeie o mesmo (ou faça backup e delete-o da pasta).
Tente rodar o Retroarch em seguida. Se a aplicação rodar, então havia no arquivo alguma configuração incompatível com seu sistema. Você vai precisar refazer todas as configurações desejadas do zero, uma vez que o Retroarch vai iniciar em suas configurações padrão.

Eu sugiro baixar o Retroarch sempre do site oficial e acrescentar sua coleção de roms posteriormente. O pack disponível no link da primeira página desse tópico também pode ser uma opção. É mais antigo que este que você citou. Está na versão 64bits e obviamente não possui Roms. Mas você ainda pode atualizá-lo, utilizando a ferramenta Stellar.

Se optar por baixar no site oficial, procure pela versão correspondente ao seu sistema operacional, não esquecendo de olhar a arquitetura correta (32 ou 64bits).
Prefira as versões zipadas, pois é mais fácil de gerenciar as coisas. Se não funcionar, apenas delete a pasta e tente outras versões.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Uma duvida, pra filtro, o Hyllian ainda é o melhor?
Luffy, no geral os filtros CRT tem boa performance, e casam bem com quase todos os sistemas. O hyllian ainda é um dos melhores shaders, para sistemas com resoluções mais baixas. Mas o visual depende mais de gosto pessoal. Se estiver procurando performance, você pode experimentar estes:
zfast-crt
crt-aperture
crt-caligari
crt-easymode
crt-guest-dr-venom-fast
crt-guest-dr-venom
crt-guest-sm
crt-hyllian
mame_hlsl
GritsScanlines


Dos supracitados, meu preferido é o crt-guest-dr-venom. Ele costuma ser mais pesado que os demais desta lista, mas tem alguns ajustes extras interessantes.
Já para jogos 3D, aumentar a resolução interna do núcleo (se o core permitir) e adicionar um filtro smaa é o casamento perfeito!

Agora, se o problema não for poder de hardware, você pode experimentar algo mais pesado, como os Shaders HSM Bezel, que trazem além do filtro, reflexos em tempo real. São os meus preferidos de todos os tempos:

W4RFUqr.jpg


:klolwtf
 
Ultima Edição:

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Uma duvida, pra filtro, o Hyllian ainda é o melhor?
Nunca foi o melhor, kkk.

Hoje os caras desenvolveram alguns bem complexos e já foge muito dos meus conhecimentos. Agora só os experts estão evoluindo os CRT shaders. Estão tratando de coisa muito específicas que deixam os shaders muito complexos com trocentas passadas. Hoje eu gosto bastante do crt-guest-venon, ele é muito flexível, mesmo sendo complexo, e não é tão pesado quanto o Royale.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
2.176
Pontos
964
Aproveitando o ensejo, portei o finesharp para o Retroarch. É um shader de sharpening (pra aumentar a nitidez, reduzir o blurring). Também estava melhorando o super-xbr-smaill-details e ele trabalha bem com o finesharp. Fiz um combo super-xbr-small-details + finesharp. O super-xbr-small-details é a versão do super-xbr que mais preserva pixels de pequenos detalhes em texturas ou background. Ele deixa muita coisa pixelizada e só passa "vaselina" nos edges mais notorios dos jogos onde é realmente necessário. Das versões do super-xbr, essa small-details é a que gosto mais, pois ela fica melhor em movimento, ou seja, quando vou jogar acho mais bonito sem muito alisamento, mas também sem muitas pixelização, tudo fica meio suave nesse small-details.

Quem quiser instalar no Retroarch, baixe aqui (cg apenas): super-xbr-3p-small-details + finesharp shaders

gyJF9Rv.png
 
Ultima Edição:

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
604
Reações
512
Pontos
293
Luffy, no geral os filtros CRT tem boa performance, e casam bem com quase todos os sistemas. O hyllian ainda é um dos melhores shaders, para sistemas com resoluções mais baixas. Mas o visual depende mais de gosto pessoal. Se estiver procurando performance, você pode experimentar estes:
zfast-crt
crt-aperture
crt-caligari
crt-easymode
crt-guest-dr-venom-fast
crt-guest-dr-venom
crt-guest-sm
crt-hyllian
mame_hlsl
GritsScanlines


Dos supracitados, meu preferido é o crt-guest-dr-venom. Ele costuma ser mais pesado que os demais desta lista, mas tem alguns ajustes extras interessantes.
Já para jogos 3D, aumentar a resolução interna do núcleo (se o core permitir) e adicionar um filtro smaa é o casamento perfeito!

Agora, se o problema não for poder de hardware, você pode experimentar algo mais pesado, como os Shaders HSM Bezel, que trazem além do filtro, reflexos em tempo real. São os meus preferidos de todos os tempos:

W4RFUqr.jpg


:klolwtf
Esses shaders CRT ficam bons com um xbrz aplicado? depois irei fazer um teste. :kpensa
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
RETROARCH 1.91

Pessoal, os desenvolvedores do Retroarch disponibilizaram hoje a versão 1.91 !
Detalhes do change Log: https://www.libretro.com/

ATENÇÃO: Se você costuma utilizar o Stellar para atualização automatizada, NÃO utilize esta ferramenta ainda. Os problemas com os repositórios de atualização do Retroarch não foram 100% resolvidos. Para evitar problemas de inicialização com o seu Retroarch, você tem duas opções:

Opção 1 (mais segura) - Baixa e instale um novo pack do Retroarch. Depois, substitua os arquivos de configurações pessoas presentes no diretório de instalação do seu atual Retroarch. Mais detalhes no spoiler abaixo:

Abaixo você tem a relação de algumas pastas do Retroarch, com uma breve descrição de sua finalidade. Recomendo manter um backup delas quando encontrar as configurações ideias de tudo:

\Retroarch\shaders\presets
Armazena as configurações de shaders que você deixou para cada Core ou diretório de conteúdo.
OBS: Quando você move a pasta do Retroarch para outro disco ou diretório, os presets perdem a referência. Se não quiser refazer todas as escolhas de shader novamente, a única forma de reaproveitar os arquivos é editando os paths manualmente com um editor de textos avançado, como o notepad++

\Retroarch\assets
Guarda arquivos e configurações de temas

\Retroarch\config
Memoriza o overlay escolhido, se o deixou ativo ou inativo e também o formato de tela configurado

\Retroarch\overlays\
Guarda os overlays oficiais e também os que você baixou da web

\Retroarch\playlists
Suas playlists criadas

\Retroarch\saves
Além de saves automáticos, guarda configurações para sistemas Arcade)

\Retroarch\states
Local do seu save state

\Retroarch\system
Esta é a pasta onde ficam os bios e arquivos de configurações adicionais para alguns emuladores.

\Retroarch\thumbnails
Capinhas e imagens dos jogos

retroarch-core-options.cfg (localizado na pasta raiz)
Este arquivo armazena as configurações e ajustes realizados no menu Opções de cada Core.

retroarch.cfg (localizado na pasta raiz)
Arquivo de configurações globais do sistema. Este arquivo salva configurações gerais, tais como o tema escolhido, plano de fundo, configurações de controle, áudio, resolução padrão, refresh de monitor, além de várias outras. Esse arquivo sempre será carregado primeiro. Quando um game é iniciado, outras configurações com prioridade maior entrarão em atividade, sobrepondo ou complementando as configs globais. Arquivos de prioridade maior são os que você cria quando salva configurações usando as opções abaixo:
1ª Salvamento por Jogo;
2ª Salvamento por diretório de conteúdo;
3ª Salvamento por Core;


É altamente recomendado NÃO salvar alterações no arquivo de configuração global, quando estiver com núcleo carregado. Se optar por criar uma nova configuração durante um core ativo, outro arquivo de configuração é criado em paralelo, mas mesmo assim, não recomendado, esta alternativa pois ela ainda é instável e costuma causar problemas na troca de Core. Este arquivo pode receber alterações de duas formas:
  1. De forma automática (default), que é quando você sai do Retroarch pela opção "Fechar o Retroarch", disponível no menu principal;
  2. Quando você utiliza a opção "Arquivo de Configuração" disponível também no menu principal.
OBS: Prefira atualizar database e Cores diretamente pelo menu de update, ao invés de substituir seus arquivos por backups.

Opção 2 (processo inverso) - Baixe um pack zipado da versão mais atual do Retroarch no site oficial, descompacte o pacote e use parte do seu conteúdo para sobrescrever tudo no seu Retroarch atual, exceto as seguintes pastas:

assets (ser você usa temas personalizados)
overlays (se você usa overlays alternativos)
shaders (se você usar shaders personalizados)
states (se tem savegame ativo)
system (Por conter arquivos de sistemas e bios)

Seja qual for a sua escolha, é recomendado ainda atualizar database e núcleos direto pelo menu do sistema.

É isso.
Forte abraço!
 
Ultima Edição:

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.852
Reações
1.273
Pontos
859
Tem como iniciar o jogo direto sem passar pelo menu e escolher executar ?

Só consegui diminuir as opções removendo: renomear, deletar....Eu quero colocar em cima do jogo e apertar e o Retroarch iniciar direto.

Minha playslist eu editei, não preciso escolher o core, mas preciso confirmar em "executar" para iniciar o jogo.

Li a pagina mas não encontrei, pensei que tinha a solução na parte de edição de playlist mas é o que eu já tinha feito.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Tem como iniciar o jogo direto sem passar pelo menu e escolher executar ?

Só consegui diminuir as opções removendo: renomear, deletar....Eu quero colocar em cima do jogo e apertar e o Retroarch iniciar direto.

Minha playslist eu editei, não preciso escolher o core, mas preciso confirmar em "executar" para iniciar o jogo.

Li a pagina mas não encontrei, pensei que tinha a solução na parte de edição de playlist mas é o que eu já tinha feito.
RenX, não conheço uma forma fácil de fazer isso, pelo próprio Retroarch. Sei que o processo fica mais curto se você instalar apenas um core específico para cada sistema emulado. Mas logo você perde essa facilidade quando novos cores mult-sistemas forem adicionados.
Alternativamente, você pode usar de outros métodos pra chegar no seu objetivo, mas requer trabalho adicional e pode tornar-se desinteressante:

Método 1 - Use um launcher:
Recomendo o Launchbox ou Steam, por exemplo.
Imagino que esteja pensando em evitar trabalho. Mas esse é o jeito mais prático e menos doloroso que conheço atualmente. No caso do Launchbox, nem estou falando da versão paga. Você importa suas roms, vincula ao Core/Emulador desejado e poderá iniciar o game clicando duas vezes sobre ele, sem passar por nenhuma outra tela de confirmação. Você nunca mais verá a cara do Retroarch se não quiser, pois tudo é gerenciado pelo launcher. De quebra, ganha uma bela interface, podendo incrementá-la ou usá-la sem nenhuma firula. Pode inclusive ativar o modo de visualização dos jogos em formato lista. Veja abaixo duas das várias formas de visualizar uma lista de games:

pC3Ik8v.png

.
LO5KoxQ.png

.
.

Método 2 - Direto da pasta de Roms:
Método mais trabalhos e bem esquisito, na verdade. Recomendo apenas para quem tem poucos jogos. Com apenas dois cliques, seu jogo abre imediatamente.
Consiste e criar uma pasta com um atalho para cada rom desejada, setando os parâmetros de inicialização no destino do atalho. Funciona também no arquivo zipado da rom. Exemplo:

b8SQEQG.png


No exemplo acima, o target de atalho ficou assim:
Código:
E:\Retroarch\retroarch.exe -L "E:\Retroarch\cores\nestopia_libretro.dll" "E:\Roms\Nintendo\NES\1942 (Japan, USA).zip"

Bom, posso não ter atendido suas expectativas, mas ambos os métodos funcionam.

Abraço!
 
Ultima Edição:

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.852
Reações
1.273
Pontos
859
Valeu @jeffren

O segundo método vai me servir pra uma outra coisa. Com essa linha de comando da pra criar um arquivo .bat pra iniciar o jogo de qualquer lugar. Já usei isso, mas tinha me esquecido qual era a command line do retroarch.

Mas voltando pro caso atual. Usar uma launcher está fora de cogitação, pois eu quero deixar o Retroarch como launcher. To até pensando aqui em como executar games de pc direto nele, se tem como.

No Retropie que usa o retroarch é possível retirar essa confirmação de executar os jogos. Lá por padrão é do mesmo jeito, escolhe o game, e aparece a opção de executar e as outras de mudar core, definir padrão....
Mas nas opções do Retropie tem a opção de iniciar direto. Só que deve ser algo que a launcher faz né...como ele roda usando a EmulatonStation deve ser por isso.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Valeu @jeffren

O segundo método vai me servir pra uma outra coisa. Com essa linha de comando da pra criar um arquivo .bat pra iniciar o jogo de qualquer lugar. Já usei isso, mas tinha me esquecido qual era a command line do retroarch.

Mas voltando pro caso atual. Usar uma launcher está fora de cogitação, pois eu quero deixar o Retroarch como launcher. To até pensando aqui em como executar games de pc direto nele, se tem como.

No Retropie que usa o retroarch é possível retirar essa confirmação de executar os jogos. Lá por padrão é do mesmo jeito, escolhe o game, e aparece a opção de executar e as outras de mudar core, definir padrão....
Mas nas opções do Retropie tem a opção de iniciar direto. Só que deve ser algo que a launcher faz né...como ele roda usando a EmulatonStation deve ser por isso.
Imagino que não seja possível usar o Retroarch puro pra lançar outros tipos de conteúdo. Se estiver falando de games de PCs antigos tipo DOS, tem Core pra isso, obviamente.

Sobre o Retropie, possivelmente ele seja o launcher e, nessa condição, o mesmo omite o menu do Retroarch e inicia diretamente os jogos.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.552
Reações
9.156
Pontos
453
Valeu @jeffren

O segundo método vai me servir pra uma outra coisa. Com essa linha de comando da pra criar um arquivo .bat pra iniciar o jogo de qualquer lugar. Já usei isso, mas tinha me esquecido qual era a command line do retroarch.

Mas voltando pro caso atual. Usar uma launcher está fora de cogitação, pois eu quero deixar o Retroarch como launcher. To até pensando aqui em como executar games de pc direto nele, se tem como.

No Retropie que usa o retroarch é possível retirar essa confirmação de executar os jogos. Lá por padrão é do mesmo jeito, escolhe o game, e aparece a opção de executar e as outras de mudar core, definir padrão....
Mas nas opções do Retropie tem a opção de iniciar direto. Só que deve ser algo que a launcher faz né...como ele roda usando a EmulatonStation deve ser por isso.
Vamos lá: sobre commandlines, Retroarch tem vários comandos que lhe permitem dar a experiência perfeita para qualquer jogo. Eu mesmo, uso essa configuração no FinalBurnNeo para consertar o adiantamento de som que tanto me incomoda(jogos arcade rodam a 59.94hz e minha TV a 75hz, isso faz o áudio ficar mais rápido por algum motivo):
Código:
"R:/RA/Retroarch.exe" -L ".\cores\fbneo_libretro.dll" "{ImagePath}" --appendconfig ".\config\fbneo.cfg"
Você pode explorar todos os comandos iniciando o RA com --help que ele irá gerar um texto da janela de comando informando todas as opções disponíveis.

Sobre usar Retroarch como launcher... Acho que sua ideia vai ter que ser cancelada. Retroarch por si só é bem cru e tem certos problemas que incomodam(negar colocar rom com patches na lista vem de cabeça).

Sobre jogos de PC nele, esquece, ele só roda emulador. A não ser que seja jogos de DOS, como o amigo acima disse. Minha recomendação é o core DOSBox Pure por já vir tudo configuradinho e mastigadinho.

Sobre launcher, se tiver um tempo para dar aquela configurada básica, recomendo o Playnite. Ele com o tema do Xbox+ROM Manager faz com que eu concentre apenas os jogos que eu me interesso no PC, evitando que me depare com aquela lista com 4000 jogos que você nunca irá jogar. Se eu quiser algum jogo novo, desligo o filtro para mostrar os jogos "não instalados", pesquiso o nome pelo controle mesmo e boto para fazer o download. Se desligar os avisos do Retroarch, sobra apenas os avisos de "onde instalar" da Steam para te lembrar que você está no PC.
179813
179814
179815
179816
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Vamos lá: sobre commandlines, Retroarch tem vários comandos que lhe permitem dar a experiência perfeita para qualquer jogo. Eu mesmo, uso essa configuração no FinalBurnNeo para consertar o adiantamento de som que tanto me incomoda(jogos arcade rodam a 59.94hz e minha TV a 75hz, isso faz o áudio ficar mais rápido por algum motivo):
Código:
"R:/RA/Retroarch.exe" -L ".\cores\fbneo_libretro.dll" "{ImagePath}" --appendconfig ".\config\fbneo.cfg"
Você pode explorar todos os comandos iniciando o RA com --help que ele irá gerar um texto da janela de comando informando todas as opções disponíveis.

Sobre usar Retroarch como launcher... Acho que sua ideia vai ter que ser cancelada. Retroarch por si só é bem cru e tem certos problemas que incomodam(negar colocar rom com patches na lista vem de cabeça).

Sobre jogos de PC nele, esquece, ele só roda emulador. A não ser que seja jogos de DOS, como o amigo acima disse. Minha recomendação é o core DOSBox Pure por já vir tudo configuradinho e mastigadinho.

Sobre launcher, se tiver um tempo para dar aquela configurada básica, recomendo o Playnite. Ele com o tema do Xbox+ROM Manager faz com que eu concentre apenas os jogos que eu me interesso no PC, evitando que me depare com aquela lista com 4000 jogos que você nunca irá jogar. Se eu quiser algum jogo novo, desligo o filtro para mostrar os jogos "não instalados", pesquiso o nome pelo controle mesmo e boto para fazer o download. Se desligar os avisos do Retroarch, sobra apenas os avisos de "onde instalar" da Steam para te lembrar que você está no PC.
Eu tenho visto mais pessoas recomendando essa ferramenta. Como nunca utilizei, preferi não mencioná-la. Mas me parece bem clean e ao mesmo tempo, super funcional. Legal sua recomendação @Kaede Monthmrore !

Bom, já que falamos de concentrar tudo em um único launcher, uma outra alternativa para o pessoal interessado, é usar o GOG Galaxy. Você consegue unificar todas as suas contas de "lojnha" e ter tudo gerenciável por meio de uma única interface. É possível adicionar emuladores e roms inidividuais também. Porém, para o propósito do @RenX será necessário setar o argumento em cada rom/iso, para que o mesmo chame o Core do Retroarch (ou outro emulador). Fiz alguns testes bem sucedidos:

n3ZO008.png


Eu vi muitos pedindo no fórum oficial do GOG, uma forma automatizada de adicionar lista de roms e vinculá-las aos emuladores desejados, porém, isso está caminhando bem devagar. Alguns desenvolvedores autônomos colocaram alguma coisa sobre isso no GitHub, onde o processo é feito por meio de plugins. Tentei fazer funcionar aqui, mas o sistema não reconheceu minha pasta de Roms, então desisti por hora. Estou pensando em concentrar tudo que é de emulação no Launchbox mesmo e manter o GOG apenas para games de PC. Acho que assim já dá uma boa organizada em tudo.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Salve galera!
Compartilhando um tutorial bem legal de como usar o Romlister:

 
Ultima Edição:
  • Curtir
Reações: Yon

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
SOQUEROEU TV BACKGROUNDS

oEJb8rD.png


Pessoal, pra quem tiver interesse, estou compartilhando meus backgrounds para usar em conjunto com os shaders Mega Bezel no Retroarch:


As instruções de uso estão junto com o arquivo no repositório do Github, mas vou deixar também aqui no spoiler.

Segue algumas imagens:

1Vmqie9.png


l9efMBF.png


84HcABE.png


PUQOrTm.png


A8j0apt.png


gwqPlrh.png


BygbKN2.png


pONYbKT.png

SOQUEROEU TV BACKGROUNDS

O QUE É?

São backgrounds para serem usados com o Retroarch. Eles se parecem com os convencionais overlays, porém serão carregados automaticamente junto com os shaders Mega Bezel. Foram criados para serem utilizados exclusivamente com os shaders MegaBezel. Eles não funcionarão como overlays comuns do Retroarch, já que não possuem uma área transparente para a imagem do tubo. Sem os Shaders Mega Bezel eles não funcionarão como esperado.

POR QUE?
Eu queria backgrounds que pudessem ser usados com o Retroarch enquanto eu jogava próximo de telas grandes. Então me inspirei nos trabalhos de outros autores eu comecei a trabalhar nos meus próprios backgrounds. Estes trazem imagens simples de TVs criadas no Photoshop. Elas pretendem usar menos espaço para o tubo da imagem, trazendo mais conforto para quem joga próximo à tela. Eu não tenho grandes habilidades com ferramentas gráficas por isso, você poderá encontrar diversos pontos a melhorar no meu trabalho. Tentei diferenciar um pouco as cores e formatos para não ficarem tão repetitivos. Espero que lhe seja útil.

O QUE SÃO SHADERS MEGA BEZEL?
São shaders especiais com grandes possibilidades de customização, além de possuir gloriosos reflexos em tempo real. Foram desenvolvidos por HyperSpaceMadness, com os feedbacks de uma galera que gosta de games antigos. Ao utilizar estes backgrounds e seus presets de shader, você automaticamente desfrutará dos belos reflexos. Também criei versões noturnas dos presets, pra você jogar com as luzes apagadas. Experimente!
Para saber mais sobre o Mega Bezel Shader, por favor visite a página do HSM no Forum Libretro:
https://forums.libretro.com/t/hsm-mega-bezel-reflection-shader-feedback-and-updates/25512/1 .

COMO UTILIZAR ESTES BACKGROUNDS?
Este guia parte do princípio que você já utiliza os shaders Mega Bezel. Mas se ainda não conhece estes shaders especiais, procure informações adicionais mais abaixo para ter as instruções completas.
  • Dentro do .zip baixado você verá uma pasta chamada Soqueroeu-TV-Backgrounds . Descompacte esta pasta em:
    Retroarch / shaders /
  • Com um game rodando, carregue uma predefinição de shader. Encontre as predefinições em um destes diretórios:
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console-Night
-----------------------------------------

USUÁRIOS INICIANTES
Se esta é sua primeira utilização dos shaders Mega Bezel, aqui estão as instruções completas.

  • 1 - Você precisa ter o Retroarch na versão 1.9.1 ou posterior (não será possível carregar nas versões anteriores).
  • 2 - Você precisa ter os shaders Slang previamente instalados no seu Retroarch. Baixe-os pelo menu de atualização do próprio Retroarch.
    OBS: Você só verá os shaders Slang na lista de downloads do Retroarch se estiver com os drivers de vídeo definidos para Vulkan. Pode ser necessário salvar as modificações e reiniciar seu Retroarch para que as definições de driver de vídeo fiquem gravadas.
  • 3 - Você vai precisar ter o pack com o Shader Mega Bezel. Encontre os links na página do autor no fórum Libretro:
    https://forums.libretro.com/t/hsm-mega-bezel-reflection-shader-feedback-and-updates/25512/1
  • 4 - Se você tiver versões anteriores do Mega Bezel instalada, precisa excluir o antigo pacote de shader. Não sobrescreva arquivos pois isso pode causar falhas.
  • 5 - Depois de baixar o pack do Mega Bezel, veja que dentro do .zip tem uma pasta chamada bezel. Copie esta pasta no seguinte diretório:
    Retroarch / shaders / shaders_slang.
  • 6 – Depois de baixar o pack com os Backgrounds, dentro do .zip você verá uma pasta chamada Soqueroeu-TV-Backgrounds. Descompacte esta pasta em: Retroarch / shaders /
  • 7- Abra o Retroarch e vá para as opções de driver (Configurações>Driver>Vídeo). Defina o driver de vídeo para Vulkan. Também funciona com GLCore, mas parece ser mais rápido com Vulkan.
  • 8 - Ainda no Retroach, acesse Configurações>Vídeo>Escala. Defina escala de valores inteiros para OFF. Defina a proporção da tela para a mesma do seu monitor, por exemplo 16: 9.
  • 9 - Com um game rodando, carregue uma predefinição de shader. Encontre as predefinições em um dos seguintes diretórios:
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console-Night

    OBS: Um preset de shader pode levar entre 5 e 10 segundos para carregar. Aguarde e confie! :kcool

  • 10 – Se acaso algum background aparecer de ponta cabeça, acesse os parâmetros de shader e modifique a opção Flip Viewport Vertical, na seção [FLIP & ROTATE].
  • 11 – Se você quiser alterar outros parâmetros do shader, deve saber que o MegaBezel oferece diversas opções de customização. Depois de obter o resultado desejado, você pode salvar a predefinição para o Core (núcleo ativo), diretório de conteúdo ou para todo o sistema. Recomendo que salve aplicando para o diretório de conteúdo, pois cada sistema opera com resoluções diferentes e uma mesma customização pode apresentar resultados indesejados para núcleos diferentes.

    IMPORTANTE: Ao salvar uma predefinição, certifique-se de ter o recurso Predefinições simples definido como ATIVADO. Isto irá salvar uma predefinição que tem uma referência à predefinição que você carregou, junto com quaisquer alterações de parâmetro que você fez. Isto é o que irá manter seus presets carregando corretamente quando o shader for atualizado no futuro.
Sistemas inclusos:

  • 3DO
  • Atari 2600
  • NEC PCE Super Grafx
  • NEC PC Engine
  • NEC PC Engine CD
  • NEC PC Engine Duo
  • NEC PC-FX
  • NEC Turbo Duo
  • NEC Turbo Grafx 16
  • NEC Turbo Grafx CD
  • Nintendo Famicom
  • Nintendo Famicom FDS
  • Nintendo GameCube
  • Nintendo N64
  • Nintendo NES
  • Nintendo Super Famicom
  • Nintendo Super NES
  • Nintendo Wii (4x3 only)
  • Sega Mark III
  • Sega Master System
  • Sega Saturn
  • Sega SG-1000
  • Sega CD
  • Sega Genesis
  • SNK NeoGeo AES
  • Sony Playstation
  • Sony Playstation 2 (4x3 only)

Divirta-se!
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Pessoal, as últimas build do Retroarch receberam suporte a HDR e AMD FidelityFX (não testei nenhuma delas).

O core PCSX2 teve várias melhorias. A maioria dos arquivos são agora compilados no Core. Você só vai precisar ter os seus arquivos BIOS (RetroArch/system/pcsx2/bios).

Estão criando uma game database interna para o core. Então, melhorias podem ser aplicadas automaticamente no boot dos jogos, como os códigos de entrelaçamento, por exemplo. Contudo, você ainda poderá usar os cheat code do jeito antigo, para o caso de seu game não constar na database interna.
Pra quem não conhece, os códigos de entrelaçamento eliminam as indesejadas tremulações de imagem quando jogamos com monitores LCD/LED e mais novos.

As novidades podem ser acompanhadas aqui:

Percebi uma boa melhora de performance rodando com DX11.
Muitos presets nativos de shaders Slang tem boa performance com resolução interna 3x.

Ainda há muito a melhorar, mas já dá pra rodar muitos games em boa qualidade de imagem usando shaders, mesmo em PCs mais fracos.
 
Ultima Edição:

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.063
Pontos
764
Uma dúvida rápida, aqui no emulador de dreamcast os controles não funcionam, esteja eu usando o teclado ou um controle mesmo, abro o jogo e tá ok, mas o controle não responde, daí aperto F1 e mudo a porta do controle para a segunda, daí funciona como segundo player, mas queria jogar como primeiro, alguém manja de algo?
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.335
Reações
132.679
Pontos
1.779
SOQUEROEU TV BACKGROUNDS

oEJb8rD.png


Pessoal, pra quem tiver interesse, estou compartilhando meus backgrounds para usar em conjunto com os shaders Mega Bezel no Retroarch:


As instruções de uso estão junto com o arquivo no repositório do Github, mas vou deixar também aqui no spoiler.

Segue algumas imagens:

1Vmqie9.png


l9efMBF.png


84HcABE.png


PUQOrTm.png


A8j0apt.png


gwqPlrh.png


BygbKN2.png


pONYbKT.png

SOQUEROEU TV BACKGROUNDS

O QUE É?

São backgrounds para serem usados com o Retroarch. Eles se parecem com os convencionais overlays, porém serão carregados automaticamente junto com os shaders Mega Bezel. Foram criados para serem utilizados exclusivamente com os shaders MegaBezel. Eles não funcionarão como overlays comuns do Retroarch, já que não possuem uma área transparente para a imagem do tubo. Sem os Shaders Mega Bezel eles não funcionarão como esperado.

POR QUE?
Eu queria backgrounds que pudessem ser usados com o Retroarch enquanto eu jogava próximo de telas grandes. Então me inspirei nos trabalhos de outros autores eu comecei a trabalhar nos meus próprios backgrounds. Estes trazem imagens simples de TVs criadas no Photoshop. Elas pretendem usar menos espaço para o tubo da imagem, trazendo mais conforto para quem joga próximo à tela. Eu não tenho grandes habilidades com ferramentas gráficas por isso, você poderá encontrar diversos pontos a melhorar no meu trabalho. Tentei diferenciar um pouco as cores e formatos para não ficarem tão repetitivos. Espero que lhe seja útil.

O QUE SÃO SHADERS MEGA BEZEL?
São shaders especiais com grandes possibilidades de customização, além de possuir gloriosos reflexos em tempo real. Foram desenvolvidos por HyperSpaceMadness, com os feedbacks de uma galera que gosta de games antigos. Ao utilizar estes backgrounds e seus presets de shader, você automaticamente desfrutará dos belos reflexos. Também criei versões noturnas dos presets, pra você jogar com as luzes apagadas. Experimente!
Para saber mais sobre o Mega Bezel Shader, por favor visite a página do HSM no Forum Libretro:
https://forums.libretro.com/t/hsm-mega-bezel-reflection-shader-feedback-and-updates/25512/1 .

COMO UTILIZAR ESTES BACKGROUNDS?
Este guia parte do princípio que você já utiliza os shaders Mega Bezel. Mas se ainda não conhece estes shaders especiais, procure informações adicionais mais abaixo para ter as instruções completas.
  • Dentro do .zip baixado você verá uma pasta chamada Soqueroeu-TV-Backgrounds . Descompacte esta pasta em:
    Retroarch / shaders /
  • Com um game rodando, carregue uma predefinição de shader. Encontre as predefinições em um destes diretórios:
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console-Night
-----------------------------------------

USUÁRIOS INICIANTES
Se esta é sua primeira utilização dos shaders Mega Bezel, aqui estão as instruções completas.

  • 1 - Você precisa ter o Retroarch na versão 1.9.1 ou posterior (não será possível carregar nas versões anteriores).
  • 2 - Você precisa ter os shaders Slang previamente instalados no seu Retroarch. Baixe-os pelo menu de atualização do próprio Retroarch.
    OBS: Você só verá os shaders Slang na lista de downloads do Retroarch se estiver com os drivers de vídeo definidos para Vulkan. Pode ser necessário salvar as modificações e reiniciar seu Retroarch para que as definições de driver de vídeo fiquem gravadas.
  • 3 - Você vai precisar ter o pack com o Shader Mega Bezel. Encontre os links na página do autor no fórum Libretro:
    https://forums.libretro.com/t/hsm-mega-bezel-reflection-shader-feedback-and-updates/25512/1
  • 4 - Se você tiver versões anteriores do Mega Bezel instalada, precisa excluir o antigo pacote de shader. Não sobrescreva arquivos pois isso pode causar falhas.
  • 5 - Depois de baixar o pack do Mega Bezel, veja que dentro do .zip tem uma pasta chamada bezel. Copie esta pasta no seguinte diretório:
    Retroarch / shaders / shaders_slang.
  • 6 – Depois de baixar o pack com os Backgrounds, dentro do .zip você verá uma pasta chamada Soqueroeu-TV-Backgrounds. Descompacte esta pasta em: Retroarch / shaders /
  • 7- Abra o Retroarch e vá para as opções de driver (Configurações>Driver>Vídeo). Defina o driver de vídeo para Vulkan. Também funciona com GLCore, mas parece ser mais rápido com Vulkan.
  • 8 - Ainda no Retroach, acesse Configurações>Vídeo>Escala. Defina escala de valores inteiros para OFF. Defina a proporção da tela para a mesma do seu monitor, por exemplo 16: 9.
  • 9 - Com um game rodando, carregue uma predefinição de shader. Encontre as predefinições em um dos seguintes diretórios:
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console
    Retroarch/shaders/Soqueroeu-TV-Backgrounds/presets/TV-Console-Night

    OBS: Um preset de shader pode levar entre 5 e 10 segundos para carregar. Aguarde e confie! :kcool

  • 10 – Se acaso algum background aparecer de ponta cabeça, acesse os parâmetros de shader e modifique a opção Flip Viewport Vertical, na seção [FLIP & ROTATE].
  • 11 – Se você quiser alterar outros parâmetros do shader, deve saber que o MegaBezel oferece diversas opções de customização. Depois de obter o resultado desejado, você pode salvar a predefinição para o Core (núcleo ativo), diretório de conteúdo ou para todo o sistema. Recomendo que salve aplicando para o diretório de conteúdo, pois cada sistema opera com resoluções diferentes e uma mesma customização pode apresentar resultados indesejados para núcleos diferentes.

    IMPORTANTE: Ao salvar uma predefinição, certifique-se de ter o recurso Predefinições simples definido como ATIVADO. Isto irá salvar uma predefinição que tem uma referência à predefinição que você carregou, junto com quaisquer alterações de parâmetro que você fez. Isto é o que irá manter seus presets carregando corretamente quando o shader for atualizado no futuro.
Sistemas inclusos:

  • 3DO
  • Atari 2600
  • NEC PCE Super Grafx
  • NEC PC Engine
  • NEC PC Engine CD
  • NEC PC Engine Duo
  • NEC PC-FX
  • NEC Turbo Duo
  • NEC Turbo Grafx 16
  • NEC Turbo Grafx CD
  • Nintendo Famicom
  • Nintendo Famicom FDS
  • Nintendo GameCube
  • Nintendo N64
  • Nintendo NES
  • Nintendo Super Famicom
  • Nintendo Super NES
  • Nintendo Wii (4x3 only)
  • Sega Mark III
  • Sega Master System
  • Sega Saturn
  • Sega SG-1000
  • Sega CD
  • Sega Genesis
  • SNK NeoGeo AES
  • Sony Playstation
  • Sony Playstation 2 (4x3 only)

Divirta-se!

Que lindos, bicho. Parabéns e obrigado.
 
Topo Fundo