O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Dragon Ball Super + adaptação em MANGA] -- Fim da saga do Torneio do Poder

Que nota você daria para o anime?


  • Total voters
    263

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Não estou acompanhando a história, mas fui dar uma olhada nesse último capítulo e a qualidade dos desenhos está excelente. Se os outros capítulos foram assim o Toyotaro melhorou muito nessa parte. Antes os desenhos eram simples e sem muitos detalhes.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Não estou acompanhando a história, mas fui dar uma olhada nesse último capítulo e a qualidade dos desenhos está excelente. Se os outros capítulos foram assim o Toyotaro melhorou muito nessa parte. Antes os desenhos eram simples e sem muitos detalhes.

Quero dizer... ele literalmente está desenhando por cima da arte do Toriyama.
 

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Quero dizer... ele literalmente está desenhando por cima da arte do Toriyama.
Bem, ele usa a arte do Toriyama como referência, mas essa melhora não tem nada haver com isso, já que ele sempre fez isso. Meu elogio foi porque até a saga do Trunks do futuro, que foi onde acompanhei mensalmente, o desenho era muito simples e "limpo". Até mesmo a sensação de fluidez nos movimentos, que acho na maioria das vezes mal feita por parte do Toyotaro, melhorou.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Bem, ele usa a arte do Toriyama como referência, mas essa melhora não tem nada haver com isso, já que ele sempre fez isso. Meu elogio foi porque até a saga do Trunks do futuro, que foi onde acompanhei mensalmente, o desenho era muito simples e "limpo". Até mesmo a sensação de fluidez nos movimentos, que acho na maioria das vezes mal feita por parte do Toyotaro, melhorou.

Nesse último capítulo ele exagerou, imediatamente encontraram os quadros que ele desenhou por cima, não tem muita arte original nesse último capítulo.

Mas talvez tenha sido recomendação do próprio Toriyama para ele economizar tempo.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Nesse último capítulo ele exagerou, imediatamente encontraram os quadros que ele desenhou por cima, não tem muita arte original nesse último capítulo.

Mas talvez tenha sido recomendação do próprio Toriyama para ele economizar tempo.
Acho que peguei algumas dessas referencias, mas tu tem o link de onde estão falando isso? Queria ver todos os casos.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Acho que peguei algumas dessas referencias, mas tu tem o link de onde estão falando isso? Queria ver todos os casos.

Só escreve toyotaro tracing no google que você vai ter dezenas de imagens diferentes, até de tracing de quadrinhos da Marvel, o que pode até virar problema porque tracing é crime de direitos autorais, já teve manga cancelado ou forçado a pagar royaltis em função disso.
 


Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Nesse último capítulo ele exagerou, imediatamente encontraram os quadros que ele desenhou por cima, não tem muita arte original nesse último capítulo.

Mas talvez tenha sido recomendação do próprio Toriyama para ele economizar tempo.
Pesquisei aqui e encontrei essas poucas imagens no 4chan.
1595809276129.png

1595809297754.jpg

1595809361883.jpg

1595809424790.jpg

1595809487833.jpg

1595809553167.jpg

Se for só isso, é um exagero seu. Como disse, isso são desenhos usando como referência o mangá do Toriyama, não são cópias. É criticável a falta de criatividade na narrativa, o Toyotaro está literalmente copiando narrativas que já aconteceram.

Mas sim, em outros momentos o Toyotaro já copiou, essas imagens abaixo, sim, são cópias:
1595809696673.jpg

1595809759074.png

1595810514464.jpg

Essas cópias aconteceram outras vezes, mas no geral, são bem raras.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Vamos separar as coisas.

Tracing é quando o artista literalmente desenha por cima da arte original, mesmo que ele mude personagens, isso é fácil de identificar, em alguns quadros que você deu de exemplo isso claramente é o caso, esse tipo de coisa já destruii a carreira de vários artistas.

O Toyotaro também copiou basicamente a narrativa de vários quadros, é tão grosso que provavelmente não fosse com material da própria shueshia, terminaria em um processo judicial contra ele e a shueshia.

 

Craudin

Ser evoluído
Mensagens
78
Reações
177
Pontos
43
Vamos separar as coisas.

Tracing é quando o artista literalmente desenha por cima da arte original, mesmo que ele mude personagens, isso é fácil de identificar, em alguns quadros que você deu de exemplo isso claramente é o caso, esse tipo de coisa já destruii a carreira de vários artistas.

O Toyotaro também copiou basicamente a narrativa de vários quadros, é tão grosso que provavelmente não fosse com material da própria shueshia, terminaria em um processo judicial contra ele e a shueshia.


Eu nem consigo culpar o Toyotaro por isso, sinceramente. Dragon Ball como franquia tem sido sobre reciclagem desde o término do mangá original... ele só está agindo de acordo com o modus operandi de todo o resto.

BoG expandiu o universo da franquia exponencialmente, porém tudo o que vimos desde então foi basicamente reutilizações de plot points, personalidades, vilões e tudo mais que no fim, só nos faz deixar a impressão de que a série "já deu o que tinha que dar".
 
Ultima Edição:

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Vamos separar as coisas.

Tracing é quando o artista literalmente desenha por cima da arte original, mesmo que ele mude personagens, isso é fácil de identificar, em alguns quadros que você deu de exemplo isso claramente é o caso, esse tipo de coisa já destruii a carreira de vários artistas.

O Toyotaro também copiou basicamente a narrativa de vários quadros, é tão grosso que provavelmente não fosse com material da própria shueshia, terminaria em um processo judicial contra ele e a shueshia.

Nas imagens que estão no meu primeiro spoiler não tem nenhuma cópia. Como você disse, cópia é quando se desenha por cima da arte original, pegar uma imagem e dar uma perspectiva de visão diferente não é cópia. Isso todo artista faz, em menor ou maior quantidade. E o Toyotaro faz muito isso usando o mangá do Toriyama como referência. Não é por acaso que ele disse em uma entrevista que o Bills e o Whis eram os mais difíceis de desenhar, esses são personagens que aparecem com muita frequência de diferentes formas e que não tem quase nada de material de referência para ser utilizado. Em termos de capacidade artística isso é criticável? Sim, mas não é cópia.

Agora, uma coisa que eu acho ridiculo é fazerem uma colecão de "cópias" do Toyotaro pegando várias imagens que claramente não são cópias, apenas para criar uma sensação de quantidade. Nessas suas imagens têm vários desses casos.

Aliás, eu elogiei o Toyotaro nesse último capítulo e você disse que ele simplesmente estava copiando desenhos do Toriyama, mas só postou o Moro segurando outro personagem pela cabeça e o Gohan usando o ataque do Gotenks, se for só isso, o meu elogio é válido, já que o capítulo possui 45 páginas.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Nas imagens que estão no meu primeiro spoiler não tem nenhuma cópia. Como você disse, cópia é quando se desenha por cima da arte original, pegar uma imagem e dar uma perspectiva de visão diferente não é cópia. Isso todo artista faz, em menor ou maior quantidade. E o Toyotaro faz muito isso usando o mangá do Toriyama como referência. Não é por acaso que ele disse em uma entrevista que o Bills e o Whis eram os mais difíceis de desenhar, esses são personagens que aparecem com muita frequência de diferentes formas e que não tem quase nada de material de referência para ser utilizado. Em termos de capacidade artística isso é criticável? Sim, mas não é cópia.

Agora, uma coisa que eu acho ridiculo é fazerem uma colecão de "cópias" do Toyotaro pegando várias imagens que claramente não são cópias, apenas para criar uma sensação de quantidade. Nessas suas imagens têm vários desses casos.

Aliás, eu elogiei o Toyotaro nesse último capítulo e você disse que ele simplesmente estava copiando desenhos do Toriyama, mas só postou o Moro segurando outro personagem pela cabeça e o Gohan usando o ataque do Gotenks, se for só isso, o meu elogio é válido, já que o capítulo possui 45 páginas.

Aqueles quadros do Cell/Moro se defendendo dos tiros, agarrando e aparecendo atrás do personagem provavelmente acusariam em um teste de tracing, superficialmente me parece que a base das linhas dos modelos se encaixariam pelo menos 90%.

Mas isso é tracing, copiar uma sequencia inteira de quadros é outro problema grave, também muito provavelmente seriam argumentos fortes em uma acusação de plágio (que obviamente não vai ocorrer por ser propriedade das mesmas empresas).

Como eu disse, isso tem cara de ter sido recomendação do próprio Toriyama, pois o próprio Toyotaro uma vez postou correções sugeridas pelo Toriyama em relação a arte dele, coisas básicas de perspectiva.

O fato é que esse tipo de coleção, no mercado inteiro, só existe com o Toyotaro e ele está muito muito longe do topo da lista dos mangakas mais desgostados.
 
Ultima Edição:

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Aqueles quadros do Cell/Moro se defendendo dos tiros, agarrando e aparecendo atrás do personagem provavelmente acusariam em um teste de tracing, superficialmente me parece que a base das linhas dos modelos se encaixariam pelo menos 90%.

Mas isso é tracing, copiar uma sequencia inteira de quadros é outro problema grave, também muito provavelmente seriam argumentos fortes em uma acusação de plágio (que obviamente não vai ocorrer por ser propriedade das mesmas empresas).

Como eu disse, isso tem cara de ter sido recomendação do próprio Toriyama, pois o próprio Toyotaro uma vez postou correções sugeridas pelo Toriyama em relação a arte dele, coisas básicas de perspectiva.

O fato é que esse tipo de coleção, no mercado inteiro, só existe com o Toyotaro e ele está muito muito longe do topo da lista dos mangakas mais desgostados.
Sinceramente, eu não consigo ver nada disso nessas imagens que você citou. A narrativa da situação é claramente copiada, mas o desenho não.

Eu acho que nem é recomendação do Toriyama, mas sim uma mistura de falta de tempo para criar situações novas e incapacidade criativa para criar situações novas em pouco tempo. É mais ou menos o que o anime fez no torneio do poder, criava uma sequência de animação boa e depois mandava essa sequência para um banco de imagem para reutilizar e diminuir o trabalho em episódios futuros. O banco de imagem do Toyotaro é o mangá do Toriyama.

Pode só existir com o Toyotaro, mas claramente tem uma forçação em muitas das imagens que estão nessa coleção. Até a parte do filme do Freeza onde é mostrado o Trunks matando o Freeza na saga dos androides colocaram como sendo uma cópia por parte do Toyotaro, essa cena era uma recontagem do que aconteceu com o Freeza, ou seja, obviamente tinha que ser copiada da saga dos androide.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
Sinceramente, eu não consigo ver nada disso nessas imagens que você citou. A narrativa da situação é claramente copiada, mas o desenho não.

Eu acho que nem é recomendação do Toriyama, mas sim uma mistura de falta de tempo para criar situações novas e incapacidade criativa para criar situações novas em pouco tempo. É mais ou menos o que o anime fez no torneio do poder, criava uma sequência de animação boa e depois mandava essa sequência para um banco de imagem para reutilizar e diminuir o trabalho em episódios futuros. O banco de imagem do Toyotaro é o mangá do Toriyama.

Pode só existir com o Toyotaro, mas claramente tem uma forçação em muitas das imagens que estão nessa coleção. Até a parte do filme do Freeza onde é mostrado o Trunks matando o Freeza na saga dos androides colocaram como sendo uma cópia por parte do Toyotaro, essa cena era uma recontagem do que aconteceu com o Freeza, ou seja, obviamente tinha que ser copiada da saga dos androide.

Eu realmente acho que muitos testes de tracing chegariam a conclusão de que ele usou outras imagens como base, mas para ser justo com o Toyotaro, tirando o exemplo da capa da Marvel com o Capitão America onde ele pisou feio na bola e virou noticia até em sites mainstream, ele não é o Greg Land que literalmente usava o primeiro item que aparecia na lista do google para fazer tracong, isso quando não fez de atrizes de filmes adultos...

Quero dizer... é uma decisão estranha dele no mínimo, ele literalmente podia ter usado os quadros originais e se fosse desenhar devia ter usado pelo menos um ângulo diferente.
 

senryu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.642
Reações
4.286
Pontos
1.284
Alguém me explica, esse Dragon Ball Heroes é um jogo ou tem episódios pra ver?

A explicação do @Irregular Hunter é ótima mas vou deixar mais claro como o dia.....
Alguém teve a ideia "genial" de fazer mais um arcade card game (como tantos outros existem só no Japão e poucas regiões da Ásia) com Dragon Ball
Daí pra promove-lo resolveram pegar a ideia de lutas dos sonhos que tem de outra linha (build fighters com gundam battlelog) e resolveram transformar o "conceito de lutas dos sonhos" em algo ainda mais sem vergonha ainda e "improvisar um roteiro nisso"
Isso é o anime de Dragon Ball heroes...
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.344
Reações
26.677
Pontos
1.359
A explicação do @Irregular Hunter é ótima mas vou deixar mais claro como o dia.....
Alguém teve a ideia "genial" de fazer mais um arcade card game (como tantos outros existem só no Japão e poucas regiões da Ásia) com Dragon Ball
Daí pra promove-lo resolveram pegar a ideia de lutas dos sonhos que tem de outra linha (build fighters com gundam battlelog) e resolveram transformar o "conceito de lutas dos sonhos" em algo ainda mais sem vergonha ainda e "improvisar um roteiro nisso"
Isso é o anime de Dragon Ball heroes...
O legal de Dragon Ball heroes é que tem várias formas de explicar e todas são corretas

Pegaram todos os sonhos molhados dos nerds tetudos transformaram em um jogo de cartinha pra ganhar dinheiro tanto no fliperama quanto na venda das cartinhas, o anime é só uma propaganda pra vender mais cartinhas, então vai ver Gohan SSJ4, Trunks do Futuro SSJ3 e por aí vai
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Esse novo visual do Moro é muito bom. Sinceramente faz jus a vilão de DBZ. Muito diferente do design ridículo de outros.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.653
Reações
22.030
Pontos
1.774
Esse novo visual do Moro é muito bom. Sinceramente faz jus a vilão de DBZ. Muito diferente do design ridículo de outros.
Com essa carinha de Cell ? E que lembra tb aquele cara do torneio que parava o tempo...o Hiit.
No mais legal o capítulo...agora abriu a brecha para os momentos finais.
 
Ultima Edição:

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.542
Reações
26.684
Pontos
1.954
Capítulo bom, mas que leva a outra repetição de situações do Dragon Ball Z. Como sempre, Toyotaro peca por falta de originalidade.
 

ghfrc

Bam-bam-bam
Mensagens
7.144
Reações
10.392
Pontos
353
Agora Goku vai com instinto superior finalizar o bode de design generico. Sdds o visual de cabra velho

Agr tirando as críticas , foi uma ótima luta coreografada e vc sente a emoção pelo Merus. Um dos melhores capítulos

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 

Guyver

Bam-bam-bam
Mensagens
2.586
Reações
5.075
Pontos
288
Pra que eu ainda leio isso? :facepalm

O cara vem com umas soluções boas só pra varrer tudo pra debaixo do tapete.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
O capítulo em si foi decente, apesar de que ver luta com armas em DB sempre é estranho.

Mas... é enfuriante ver que tudo isso foi só uma construção para o Goku salvar o dia de novo, se duvidar ainda inventam um novo visual para o UI.
 

JerryLewis

Supra-sumo
Mensagens
1.277
Reações
1.354
Pontos
179
Este anime está cada vez melhor!!! Cada capítulo mita mais que o anterior!!!! Fico imaginando isso sendo levado para a TV. O triste é ter que aguentar sempre um mês para ver a sequência de tudo. Haja expectativa!
 

JerryLewis

Supra-sumo
Mensagens
1.277
Reações
1.354
Pontos
179
A explicação do @Irregular Hunter é ótima mas vou deixar mais claro como o dia.....
Alguém teve a ideia "genial" de fazer mais um arcade card game (como tantos outros existem só no Japão e poucas regiões da Ásia) com Dragon Ball
Daí pra promove-lo resolveram pegar a ideia de lutas dos sonhos que tem de outra linha (build fighters com gundam battlelog) e resolveram transformar o "conceito de lutas dos sonhos" em algo ainda mais sem vergonha ainda e "improvisar um roteiro nisso"
Isso é o anime de Dragon Ball heroes...

Mas lembrando que este jogo existe no Steam. Só não sei se é a mesma versão jogada no Japão ou algo mais limitado. Mas é bem enjoativo de jogar!
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.344
Reações
26.677
Pontos
1.359
KKKKKK e os fãs do "pai e filho me humilharam" achavam que essa sagaa seria a hora do Vegeta, pode até mudar ainda, mas tudo indica que vai ser só uma cópia do super saiyajin, morre amiguinho, goku fica putinho, vira a forma nova, mas nesse caso a velha forma nova
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.721
Pontos
1.814
KKKKKK e os fãs do "pai e filho me humilharam" achavam que essa sagaa seria a hora do Vegeta, pode até mudar ainda, mas tudo indica que vai ser só uma cópia do super saiyajin, morre amiguinho, goku fica putinho, vira a forma nova, mas nesse caso a velha forma nova

Que personagem é esse? Acho que não vi ele no último capítulo, quase como aprender uma técnica que só serve para momentos bem específicos fosse inútil.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Com essa carinha de Cell ? E que lembra tb aquele cara do torneio que parava o tempo...o Hiit.
No mais legal o capítulo...agora abriu a brecha para os momentos finais.

Melhor que Jiren e aqueles randoms ridículos do torneio do poder. Jiren é do Ben 10. Sim, realmente o cara tem a cara do Cell, mas sei lá já reparou que o próprio Cell meio que parece o Goku o rosto? Não é o melhor dos designs mas pelo menos tá melhorando.
 
Topo Fundo