O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Dragon Ball Super + adaptação em MANGA] -- Fim da saga do Torneio do Poder

Que nota você daria para o anime?


  • Total voters
    263

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.037
Reações
172.307
Pontos
1.714
Assisti o primeiro e não achei tão legal assim. Eles deram uma mudada numas coisas. Quem sabe acertem o rumo para os próximos.

Eu achei o segundo bem melhor.

O primeiro é do fim de 2017 e o segundo é de agora. Tiveram tempo para arrumar algumas coisas.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
DOOM É A LUZ DA ELUCIDAÇÃO! Aquele que faz vocês suportarem os longos períodos esperando mais Dragon Ball.






ENTÃO VOCÊS CHAMAM DOOM PARA DANÇAR?

Pois bem... Vamos lá. Uma nova viagem pela deliciosa história de Dragon Ball não fará mal e ainda desperta a nostalgia.


Em primeiro lugar: Se queremos falar dessa questão de poderes e sobre o fato de terem destruído a Lua lá no início, vamos descartar QUALQUER informação que não venha exclusivamente do mangá.

Um incauto dirá: "Puxa Doom... A lua possui 60% da densidade da Terra e por isso..."

E DOOM RESPONDE: NÃO! NÃO E NÃO!

A Lua de Dragon Ball pode ter esse tamanho ou não passar de um pedaço de rocha flutuante habitada por coelhos. Impossível usar a proporção conhecida como parâmetro para o universo de fantasia do Toriyama.




Não vamos também partir do pré-suposto que qualquer coisa foi feita só para enrolar ou para criar um drama artificial e gratuito. Isso é mera especulação, pois pela quantidade de acontecimentos em Dragon Ball, percebe-se facilmente a agilidade e a criatividade do Toriyama ao conduzir a história (não seria o sucesso que é se isso não fosse verdade).


Dito isso, vamos ao mangá.

E para ir ao mangá, temos que buscar uma tradução decente (infelizmente essa aí do Unionmangas não é. Justamente por isso pego sempre a versão digitalizada do que foi publicado no Brasil).

Começando pelo momento em que Freeza vai destruir o planeta:

2dgq8tt.jpg

A afirmação que todos já sabemos: Ele sobrevive no espaço.

Em seguida ele fica admirado, pois seu poder não foi o suficiente. "Pegou leve". Isso implica que ele deveria ter usado mais poder para destruir tudo (isso com ele na forma final). Passa longe de ser algo simples. Em seguida Goku FAZ UMA PERGUNTA (diferente da outra tradução onde a frase é uma afirmação). Goku ACHA que ele ficou com medo de ser pego pela explosão. Freeza não confirma essa suspeita:


2zof678.jpg


2m627g3.jpg



Pouco depois Freeza resolve usar o seu poder máximo e GOku diz o óbvio:

35d722t.jpg



Bastava Freeza fazer um segundo ataque para destruir tudo, mas nesse momento Freeza resolve usar o máximo de poder, pois mesmo que isso dure pouco, agora ele tem a garantia de que Goku não sobreviveria mesmo que Freeza seja derrotado.

Tudo isso ilustra o quanto a destruição de um planeta é algo muito mais complicado do que a Toei fez parecer. Nesse momento da luta Freeza já tinha ultrapassado o poder de 10 milhões!!! (o número exato tenho que procurar).

Como na fase do Cell os poderes são ainda maiores, torna-se trivial se preocupar com a preservação do planeta (algo que obviamente não ocorre em momento nenhum das lutas em Namek).



2e1wzgh.jpg




Agora vamos voltar ao Vegeta lá na luta contra o GOku.

Olha o que ocorre logo após o Vegeta sobreviver a reversão feita pelo Goku do próprio golpe que SUPOSTAMENTE destruiria a Terra

205st3.jpg



Então tá... Vegeta tinha o Oozaru na manga. Não usou porque não quis antes (certamente pelo orgulho).

Agora nós vamos aceitar que o Vegeta é BURRO o suficiente para acabar com a própria vida no golpe anterior justamente quando tinha um poder desses à disposição? (lembrando que o Oozaru multiplica o poder dele por 10. Justamente o que classificava ele como o guerreiro número 2 do universo).



Em suma... Vendo tudo em perspectiva e sem avaliar somente partes soltas do roteiro ou fillers da TOEI, fica claro que existia um cuidado mínimo do Toriyama com essa escala de poder. Inserir essa idéia de lutadores com menos de 100 mil de força destruindo planetas só destroça qualquer coerência da fase mais bem elaborada do Toriyama nesse aspecto (considerando somente o Z).
Pra mim a pergunta do Goku foi retórica, de qualquer forma eu nem tô discutindo a possibilidade de destruir planetas, só falei que ele não destruiu de imediato porque se controlou/manerou na força, apenas isso.
E concordo que a tradução da Union não é garantia de estar certa, mas nem a da Panini pode estar 100% correta, japonês é um troço do capeta que pode ter várias interpretações. O ideal seria pegar a RAW e traduzir nós mesmo, me lembre aqui daqui uns 20 anos (tempo necessário pra eu ser fluente em JP) que faço isso :klol
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Pra mim a pergunta do Goku foi retórica, de qualquer forma eu nem tô discutindo a possibilidade de destruir planetas, só falei que ele não destruiu de imediato porque se controlou/manerou na força, apenas isso.
E concordo que a tradução da Union não é garantia de estar certa, mas nem a da Panini pode estar 100% correta, japonês é um troço do capeta que pode ter várias interpretações. O ideal seria pegar a RAW e traduzir nós mesmo, me lembre aqui daqui uns 20 anos (tempo necessário pra eu ser fluente em JP) que faço isso :klol
Eu obviamente confio muito mais na tradução Panini, pois estamos falando de trabalho profissional.

E eu entendi sua colocação, mas eu usei a história e a tradução mais confiável justamente pra mostrar que Freeza não destruiu o planeta por não ter utilizado a quantidade de energia correta. Se Vegeta com 18 mil podia destruir um planeta Freeza com mais de 10 milhões bastaria espirrar pra fazer o mesmo. Obviamente essa cena mostra que não é assim. Destruir um planeta não era algo trivial nem para um personagem dezenas de vezes mais poderoso que Vegeta.


Pouco depois Freeza poderia acelerar o processo de destruição, mas prefere lutar. O importante aqui é que nada foi planejado por ele.


Enviado de meu Redmi Note 5A Prime usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu obviamente confio muito mais na tradução Panini, pois estamos falando de trabalho profissional.

E eu entendi sua colocação, mas eu usei a história e a tradução mais confiável justamente pra mostrar que Freeza não destruiu o planeta por não ter utilizado a quantidade de energia correta. Se Vegeta com 18 mil podia destruir um planeta Freeza com mais de 10 milhões bastaria espirrar pra fazer o mesmo. Obviamente essa cena mostra que não é assim. Destruir um planeta não era algo trivial nem para um personagem dezenas de vezes mais poderoso que Vegeta.


Pouco depois Freeza poderia acelerar o processo de destruição, mas prefere lutar. O importante aqui é que nada foi planejado por ele.


Enviado de meu Redmi Note 5A Prime usando o Tapatalk

Novamente: incoerência de um autor que simplesmente improvisava pra escrever a história. Improvisava bem, mas cometia equívocos no processo.

Se seguirmos a lógica dos níveis de poder de luta com coerência, nenhuma das lutas que se passou na Terra a partir da Saga dos Androides poderia passar batida de destruir o planeta. Com um espirro qualquer personagem do nível do Vegeta a partir da Saga dos Androides teria capacidade pra destruir o planeta todo.
Só não aconteceu porque o Toriyama não quis.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Novamente: incoerência de um autor que simplesmente improvisava pra escrever a história. Improvisava bem, mas cometia equívocos no processo.

Se seguirmos a lógica dos níveis de poder de luta com coerência, nenhuma das lutas que se passou na Terra a partir da Saga dos Androides poderia passar batida de destruir o planeta. Com um espirro qualquer personagem do nível do Vegeta a partir da Saga dos Androides teria capacidade pra destruir o planeta todo.
Só não aconteceu porque o Toriyama não quis.
Bom... Se você quer colocar tudo na conta da incoerência... Não existe mais o que dizer. Eu mostrei que Vegeta claramente blefou, mostrei que Freeza é o primeiro personagem que destrói um planeta e mesmo assim não faz isso tranquilamente e mostrei que a partir da fase do Cell existe a preocupação em relação a isso. É um universo de fantasia. Funciona da maneira que o autor quer.

É importante notar também que o nível de poder de Dragon Ball Z vai crescendo de enormemente na fase do Freeza ( personagens com saltos de poder de 40 vezes mais fortes do que no início da fase e até muito mais), mas reduz o crescimento drasticamente da fase do Cell em diante. De um nível pro outro o personagem se torna duas vezes mais forte ou até menos que isso. Mais do que suficiente.


Enfim, cada um vê da maneira que quer, mas os elementos do universo ficcional do Toriyama são razoavelmente bem desenvolvidos se você se atenta a todos esses detalhes.

Enviado de meu Redmi Note 5A Prime usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Bom... Se você quer colocar tudo na conta da incoerência... Não existe mais o que dizer. Eu mostrei que Vegeta claramente blefou, mostrei que Freeza é o primeiro personagem que destrói um planeta e mesmo assim não faz isso tranquilamente e mostrei que a partir da fase do Cell existe a preocupação em relação a isso. É um universo de fantasia. Funciona da maneira que o autor quer.

É importante notar também que o nível de poder de Dragon Ball Z vai crescendo de enormemente na fase do Freeza ( personagens com saltos de poder de 40 vezes mais fortes do que no início da fase e até muito mais), mas reduz o crescimento drasticamente da fase do Cell em diante. De um nível pro outro o personagem se torna duas vezes mais forte ou até menos que isso. Mais do que suficiente.


Enfim, cada um vê da maneira que quer, mas os elementos do universo ficcional do Toriyama são razoavelmente bem desenvolvidos se você se atenta a todos esses detalhes.

Enviado de meu Redmi Note 5A Prime usando o Tapatalk

Você não mostrou que o Vegeta realmente blefou.

E o crescimento de poder na saga Freeza chega ao ápice com o Super Saiyajin, que tem 150 milhões de poder de luta enquanto no início do Z o Goku tinha 8000 e chegava no máximo em 32000 com o Kaioken aumentado 4 vezes. Isso é um aumento muito maior que 40 vezes.

Na Saga Cell os poderes de luta pararam de ser catalogados, mas embora o aumento tenha sido proporcionalmente menor, ainda houveram níveis de poder extremamente exagerados ali, se comparar com o início da série.
 


Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
O episódio 76 teve um bug pesado na exibição do Cartoon Network hoje pela tarde. Vou ver se agora na exibição noturna eles transmitem direito.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Você não mostrou que o Vegeta realmente blefou.

E o crescimento de poder na saga Freeza chega ao ápice com o Super Saiyajin, que tem 150 milhões de poder de luta enquanto no início do Z o Goku tinha 8000 e chegava no máximo em 32000 com o Kaioken aumentado 4 vezes. Isso é um aumento muito maior que 40 vezes.

Na Saga Cell os poderes de luta pararam de ser catalogados, mas embora o aumento tenha sido proporcionalmente menor, ainda houveram níveis de poder extremamente exagerados ali, se comparar com o início da série.
Fase do Cell eu me baseio no guia oficial. Diferença entre níveis de Saiyajins passa a ser nessa proporção de dobro ou menos. Convenhamos... Mais do que suficiente.

Enviado de meu Redmi Note 5A Prime usando o Tapatalk
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Eu obviamente confio muito mais na tradução Panini, pois estamos falando de trabalho profissional.

E eu entendi sua colocação, mas eu usei a história e a tradução mais confiável justamente pra mostrar que Freeza não destruiu o planeta por não ter utilizado a quantidade de energia correta. Se Vegeta com 18 mil podia destruir um planeta Freeza com mais de 10 milhões bastaria espirrar pra fazer o mesmo. Obviamente essa cena mostra que não é assim. Destruir um planeta não era algo trivial nem para um personagem dezenas de vezes mais poderoso que Vegeta.


Pouco depois Freeza poderia acelerar o processo de destruição, mas prefere lutar. O importante aqui é que nada foi planejado por ele.


Enviado de meu Redmi Note 5A Prime usando o Tapatalk
Acho que agora entendi melhor o que tu quer dizer.

Concordo plenamente que tem que confiar mais em uma tradução profissional, a chance de ter problemas é muito menor.

E só pra concluir, fui atrás da RAW só pra ter uma ideia do que tava escrito e percebi que o Goku não faz uma pergunta que nem na tradução da Panini. Isso muda alguma coisa? Claro que não, traduzir um mangá não é apenas fazer JP-PT literalmente, ocorrem adaptações pra melhorar o entendimento do público. Só trouxe isso pra caso alguém ficasse curioso.
088-P0X5X.jpg
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744












E mais uma voz confirmada. O Anat, o Kaioshin do Universo 1 vai ser dublado pelo Michel di Fiori (Genos em One Punch Man).
 

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Os áudios tanto do encerramento quanto da abertura não tem problema nenhum, é problema da compressão do Youtube ou da qualidade do arquivo de quem postou no Youtube mesmo.

A dublagem conseguiu deixar os dois episódios do Gohan bem melhores. Ri muito quando o Jaco chamou o Gohan de filho nerdão do Goku. Na legenda da Crunchyroll usaram medíocre mas nerdão ficou melhor.

Ri também do Goku chamando a Vovó Uranai de Vovó Urina. :kkk

E o Whis no final do primeiro episódio do torneio perguntou se o Bills estava "suave na nave". :lolwtf
__________________

Foi confirmado dias atrás que vai ter um capítulo sobre o filme lançado no começo de dezembro - provavelmente feito pelo Toyotaro. Além disso, tem um boato rolando que o anime vai ter sua volta confirmada também em dezembro, em um evento no dia 20 (se não me engano). Estão suspeitando disso porque o filme saí 6 dias antes do evento, então não deve ser nada relacionado ao filme.
 

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Então já lançou o melhor episódio de todos dublado: o do Baseball?

Tenho que assistir logo pra ver como ficou

Elevando o ki e treinando bastante para o próximo Tetaichi Bundakai
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Então já lançou o melhor episódio de todos dublado: o do Baseball?

Tenho que assistir logo pra ver como ficou

Elevando o ki e treinando bastante para o próximo Tetaichi Bundakai
Sim, Baseball e Arale estão dublados já!
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Então já lançou o melhor episódio de todos dublado: o do Baseball?

Tenho que assistir logo pra ver como ficou

Elevando o ki e treinando bastante para o próximo Tetaichi Bundakai

O do baseball é o 70. Já foi disponibilizado e exibido pelo CN sim.

E amanhã o Buu vai cair na porrada de vez com o Basil. Quero ver como ficou.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Majin Buu VS Basil




Ainda não postaram a melhor parte da luta e os vídeos postados tão com baixa qualidade. Mas dá pro gasto.

E algumas das vozes dos novos personagens já foram divulgadas:

Kaioshin Roh: Ítalo Luiz
Deus da Destruição Sidra: Zeca Rodrigues
Basil: Alex Barone
Lavender: Adrian Tatini
Bergamo: César Marchetti
Deusa da Destruição Helles: Maria Cláudia Cardoso
Kaioshin Khai: Lucas Gama

EDIT.: A Kami-sama Explorer postou esse trecho com a voz do Toppo pelo Mauro Ramos:

 
Ultima Edição:

LcsPls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.514
Reações
9.210
Pontos
764
Trailer novo de SDBHeroes mostrando Vegetto SS4 e cenas novas de DB Broly
 

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Muito boa a dublagem. Gostei das vozes de todos até agora. Único ponto que acho que poderia melhorar é o tom de voz do Daishinkan, está um tom muito calmo.

Aliás, tirando o deter do final da abertura, a letra ficou excelente.

Nesses episódios inicias do torneio teve a discussão sobre o que era o nível médio dos universos, vendo dublado, acho que de fato não é uma coisa baseada no nível de poder e sim algo mais geral — união, paz, qualidade, organização, etc. Me pergunto se universos mais caóticos produziriam seres mais fortes que universos pacíficos.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Cap 41

A parte com o Goku gameshark foi puro sono. Esse IS não me desce até hoje.

Goku e Vegeta lutando juntos está sendo mais efetivo que o cheat. Espero que o Vegeta não seja eliminado, ao menos não de maneira besta que nem foi com outros personagens.
 
Ultima Edição:

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Muito boa a dublagem. Gostei das vozes de todos até agora. Único ponto que acho que poderia melhorar é o tom de voz do Daishinkan, está um tom muito calmo.

Aliás, tirando o deter do final da abertura, a letra ficou excelente.

Nesses episódios inicias do torneio teve a discussão sobre o que era o nível médio dos universos, vendo dublado, acho que de fato não é uma coisa baseada no nível de poder e sim algo mais geral — união, paz, qualidade, organização, etc. Me pergunto se universos mais caóticos produziriam seres mais fortes que universos pacíficos.

Também pensei nisso.

To louco pra chegar a parte do torneio mesmo. Agora vão ter os episódios de transição e tirando os do Gohan, do Freeza e do Androide 17 a maioria é bem chatinho, mas dá pra aguentar até lá. Quero ver o que vão fazer com a música do Instinto Superior (eu realmente suspeito que ela foi dublada) e com os gritos do Goku em Instinto Superior.
 

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Também pensei nisso.

To louco pra chegar a parte do torneio mesmo. Agora vão ter os episódios de transição e tirando os do Gohan, do Freeza e do Androide 17 a maioria é bem chatinho, mas dá pra aguentar até lá. Quero ver o que vão fazer com a música do Instinto Superior (eu realmente suspeito que ela foi dublada) e com os gritos do Goku em Instinto Superior.
Dublada? Será? Não sei se a Toei permitiria outras versões da música espalhadas pelo mundo. Acabaria tirando uma parte da identificação da música original com as cenas (isso pensando em uma outra utilização futuramente). Vamos ver, poderia ser interessante uma versão dublada.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Dublada? Será? Não sei se a Toei permitiria outras versões da música espalhadas pelo mundo. Acabaria tirando uma parte da identificação da música original com as cenas (isso pensando em uma outra utilização futuramente). Vamos ver, poderia ser interessante uma versão dublada.

Algumas das insert songs já foram dubladas em outros idiomas (não em português) no passado. E o fato de terem dublado todas as aberturas e encerramentos no Brasil até hoje não impediu as músicas de terem identificação nas cenas ao redor do mundo.
 

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Algumas das insert songs já foram dubladas em outros idiomas (não em português) no passado. E o fato de terem dublado todas as aberturas e encerramentos no Brasil até hoje não impediu as músicas de terem identificação nas cenas ao redor do mundo.
Sei lá, eu vejo a situação da abertura e do encerramento como algo diferente de uma música inserida em cenas específicas. De fato uma versão brasileira da música poderia ser interessante, mas acredito que não irá acontecer.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Sei lá, eu vejo a situação da abertura e do encerramento como algo diferente de uma música inserida em cenas específicas. De fato uma versão brasileira da música poderia ser interessante, mas acredito que não irá acontecer.

Eu não duvido. A Toei tinha proibido que o resto do mundo dublasse a abertura e o encerramento da versão internacional da Saga Buu do Kai, e aqui no Brasil e América Latina isso acabou acontecendo (eles dublaram as músicas assim mesmo).

E falando em músicas, ninguém reparou aqui que "Trio de Dangers" virou "Trio Danger San" na dublagem, em alusão à uma banda com o mesmo nome, sendo que dois dos três (por isso "san") membros cantaram músicas oficiais de DBS aqui.
 
Topo Fundo