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Tópico oficial Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age | PS4/PC: OUT | Versão S: Switch, PC, PS4 e One: OUT | SE retira de venda DQ XI (OG) da Steam e PSN [pg. 71]

okita

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Pera, isso dae de nao ter versao orquestrada ces tao falando só do DQ8 do 3DS ou vai ser o mesmo com o 11 do PS4? Isso é só rumor ou confirmaram mesmo?

Meu deus, to doido pra jogar, mas se rolar uma putaria dessas, acho que vou deixar passar. Tá maluco, tem que ser muito FDP pra fazer um negócio desses de novo

A qualidade do audio no PS4 parece que já não é grande coisa na própria versão japa, esse sugiyama é um fdp
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
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A qualidade do audio no PS4 parece que já não é grande coisa na própria versão japa, esse sugiyama é um fdp
Mas que influência ele teria nisso em relação a versão ocidental? Explica a polêmica pro paivinha, por favor.
 

okita

Lenda da internet
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Mas que influência ele teria nisso em relação a versão ocidental? Explica a polêmica pro paivinha, por favor.

Nenhuma oficialmente até o momento, o que acontece é o sugiyama compositor diz que as pessoas tem que escutar sua musica em seus concertos e com isso ele diminui deliberadamente a qualidade de audio suas composições nos games lol , eu não sei até onde isso vai , mas como apontaram já teve lances meio estranhos como as versões americanas de DQ , lá na GAF alguns japas disseram algo similar então a história parece proceder, o que vai resultar disso , vamos ver , mas se a qualidade for inferior a outros games não me surpreenderei ...
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
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Se for verdade isso esse compositor deve ser um João Gilberto da vida...
Lamentável, a trilha sonora de DQ VIII foi uma das melhores de todos os tempos.
 

MalleoBH

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Comprei digital na PStore HK, menos caro que na Japonesa. Vou avançar um pouco mais e posto minhas impressões aqui.
 


djcoston

Habitué da casa
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Comprei digital na PStore HK, menos caro que na Japonesa. Vou avançar um pouco mais e posto minhas impressões aqui.
To jogando a versão PS4 e a versão 3DS e deixei alguns coments em outro fórum: http://jrpgheroes.boards.net/thread/563/ps4-dragon-quest-ocidente-2018?page=3

Não sei se comentaram aqui, mas viram que confirmaram que após zerar o jogo você ganha o Dragon Quest I pra PS4??? Eu vi isso ontem no playasia: http://www.play-asia.com/secret-gif...-square-enix-thanks/5f/74abd?ref=social_games
Só tomem cuidado na parte que fala spoilers do final!
 

MalleoBH

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To jogando a versão PS4 e a versão 3DS e deixei alguns coments em outro fórum: http://jrpgheroes.boards.net/thread/563/ps4-dragon-quest-ocidente-2018?page=3

Não sei se comentaram aqui, mas viram que confirmaram que após zerar o jogo você ganha o Dragon Quest I pra PS4??? Eu vi isso ontem no playasia: http://www.play-asia.com/secret-gif...-square-enix-thanks/5f/74abd?ref=social_games
Só tomem cuidado na parte que fala spoilers do final!
Teu link não abre. Parece que só quem tem cadastro que pode acessar.

Muito foda esse brinde.
Mas tem legenda em inglês? Ou só rola japa msm?
Tudo em japonês. Não entendo nada de japonês, mas vai ali na tentativa e erro, e tb tem uma tradução dos Menus que a PlayAsia fez que ajudou muito.
 

MalleoBH

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Não aguentei assistir aos vídeos no youtube e esperar até o ano que vem para jogar um DQ principal em console de mesa, e acabei pegando a versão PS4 japonesa digital mesmo. Peguei na PStore Asia (HK) onde o game custa por volta de R$230,00, contra os quase R$300,00 da PStore Japonesa.

nOMGsFG.png

Já estou com 10 horas de jogo na versão PS4 (modelo original) e vou postar minhas impressões iniciais e como algumas coisas funcionam (muitos podem considerar isso já como spoiler, então cuidado):

Gráficos

Vou começar pela parte gráfica que é o primeiro "contato" com o jogo. Os gráficos são lindos!!! A arte da série continua lá, colorida, com seu traço característico, personagens estilizados e inimigos clássicos em gráficos modernos. Como é gratificante ver novamente um DQ em escala console de mesa com gráficos atuais (coisa que não víamos deste DQ VIII no PS2).

Uma observação sobre os gráficos: assistia a todos os gameplays e trailers oficiais que eram liberados do jogo e os gráficos eram bem limpos nesses vídeos. Só que comecei a jogar e, apesar de belos, os gráficos não tinham aquela definição dos vídeos de divulgação. E a resposta (para mim) veio ontem com o vídeo analise da DF. A versão PS4 original roda a 900p e os vídeos de divulgação eram da versão PS4 Pro, que roda bem melhor. Esse game merecia uma imagem mais limpa e cristalina (1080p) no PS4 original. Além da menor resolução no PS4 original os artefatos da UE 4 estão presentes, como uma certa grade (não sei como chama esse efeito) que aparece muito nas roupas, cabelos e olhos dos personagens (tem esse problema tb em SF V). Não vai atrapalhar a experiência com o jogo, mas é um pouco frustrante saber que a experiência gráfica completa está no Pro.


Mundo e exploração

A introdução do game é na pacata vila onde o protagonista foi criado e agora ao completar seus 16 anos ele parte em uma aventura para descobrir suas origens e passado. Após a introdução o jogador é liberado para explorar o mundo. Já se tem o desenho do mapa completo do jogo a partir desse momento. O game não é mundo aberto, vc vai avançando no mapa ao atravessar áreas e cidades interligadas. Cada área em que vc está tem a sua marcação de localidade como uma estrela no mapa completo (fotos abaixo). O início do game é bem direcionado, então a exploração do mapa ainda é limitada pela história até onde cheguei. Cada área é consideravelmente grande e traz inimigos, dungeos, acampamentos e cenários lindos. A exploração dessas áreas pode ser feita a pé, a montaria (cavalo inicialmente, que podem ser invocados em pontos específicos), mais pra frente inimigos que vc pode montar e acessar baús que não são possíveis a pé ou cavalo. Nas cidades e vilas a exploração é somente a pé.
Não avancei o suficiente para saber se teremos outras formas de explorar o mapa completo e viajar entre as áreas e cidades mais distantes, como continentes separados, certamente sim, com o avançar vou atualizando.

fGoudYk.png
Nosso personagem em uma área do mapa.

c4eTK72.png
Ao acessar o mapa dessa região vc vê sua localização nesse área do mapa junto com o horário do dia indicado na "bussola". A fogueira no mapa da área é o acampamento.

maP2gTe.png
Ao acessar o mapa mundi vc vê a localização dessa área no mapa completo.


Há ciclo dia/noite e transições climáticas (já tive céu nublado e uma chuva bem simplória). O ciclo dia/noite é bem lento, o que prefiro aos rápidos visto em jogos mais atuais como FF XV e Zelda BoTW.

x7PR0YW.png
Dia nublado

FoKCakI.png
Noite

uJJUeot.png
Madrugada


Nas áreas do mapa que não são cidades e vilas há sempre, pelo menos, um acampamento que serve de ponto de descanso. Nesses acampamentos, até onde avancei, é possível salvar o game, chamar montaria (cavalo), dormir para recuperar o HP e MP escolhendo em qual horário do dia se quer acordar, há sempre um vendedor com itens correspondentes ao avanço no game, a opção de conversar com os companheiros de party, e a opção de usar uma ferramenta muito estranha que faz upgrade em nossas armas, escudos e roupas.

as6irLV.jpg
Acampamento


A câmera do jogo é livre durante a exploração e tem duas opções que podem se trocadas ao pressionar L3: uma mais distante (melhor para as áreas mais abertas) e uma câmera mais próxima (melhor para cidades e dungeos).

3O2hgms.png
Opção de câmera próxima

GPqm6zT.png
Opção de câmera distante


Sistema de batalhas

O sistema de batalhas na versão PS4 é o bom e tradicional sistema por turnos, só que com opções de deixar um pouco mais atual.

Os inimigos são visíveis no cenário, nada de batalhas aleatórias. Para começar uma batalha basta entrar em contato com os inimigos espalhados pelo cenário, seja simplesmente indo de encontro a ele, ou atacando sem ser notado (o que garante começar o turno), ou sendo perseguido pelo inimigo.

Wm8c1AU.png
Inimigos no cenário

iFDBrbH.png
Atacando um inimigo para começar a batalha

A batalha não ocorre em tempo real e há uma super rápida transição para a área da batalha. Sim, área de batalha. A batalha não é em tempo real, mas tb não é em um cenário pre definido como antigamente. A batalha ocorre sempre no local que vc está e há uma transição para apresentar os inimigos e definir a área da batalha. A área da batalha é um circulo tracejado no chão, vc consegue ver toda a região que vc está no mapa e inclusive inimigos fora desse circulo, só que a ação só ocorre com os personagens/inimigos dentro da área do circulo.

yD31Kwl.png
Os inimigos são apresentados

5yIbvrL.png
A batalha ocorre dentro da área limitada pelo circulo

Ao entrar em uma batalha temos uma tela com 4 opções: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir.
Lutar: vc começa a batalha.
Táticas: são as ações que seus parceiros e até o personagem principal vão executar durante a batalha. Vc já define essas ações no Menu Principal e tem a opção de alterar antes da batalha e durante também. O jogo te dá 5 opções para pre definir as ações de cada personagem e uma sexta que é a opção de o personagem não agir automaticamente e receber as ordens do jogador. Então, o game te dá a liberdade de controlar todos os personagens na batalha ou escolher pre ações para cada um deles (incluindo o principal) deixando o combate bem mais automático.
Trocar ordem dos Personagens: altera a sequencia dos personagens e possibilita trocar os reservas durante a batalha em tempo real. O máximo de personagens controláveis na batalha são 4 com a possibilidade de trocar pelos reservas gastando o turno.
Fugir: tentar escapar da batalha.

hWrgHxo.png
Opções antes de começar a batalhar: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir

Ao aceitar Lutar o combate é puramente por turnos e bem familiar da série. As ações vão ocorrer conforme estabelecido pelas pre ações ou pelo controle total do jogador.
Durante as batalhas há as seguintes opções: Attack, Spell, Defend, Skill, Itens, e Equipament.
Attack: é simplesmente atacar o inimigo com ataque físico.
Spell: são suas magias elementais e cura a custo de MP.
Defend: coloca o personagem em modo de defesa.
Skill: são as habilidades que os personagens tem como ataques conjuntos e ataques especiais a custo de MP. Algumas delas exigem ainda que o personagem esteja com o "kI" elevado. Os ataques em conjuntos são bem legais.
Itens: usar itens que cada personagem carrega, limite de 20 por personagem.
Equipament: Trocar armas, equipamentos e acessórios durante a batalha.

SNxTry2.png
Opções de batalha: Attack, Spell, Defend, Skill, Itens, e Equipament

Há dois modos de câmera durante as batalhas:

1) Tradicional da série, com os personagens alinhados de um lado e os inimigos alinhados do outro. Nesse modo não se move a câmera e nem personagens livremente pela área de batalha. A câmera corta para a ação de cada personagem/inimigo.

sc5NY0z.png
Modo câmera fixa durante a batalha

2) Câmera livre, com a possibilidade de mover câmera e personagens dentro da área de batalha. Ao tentar sair da linha que delimita a área de batalha o game entende como a opção de fugir e pergunta se vc quer executar essa ação.

0say1rw.png
Modo câmera livre durante a batalha

Somente a movimentação da câmera e personagens que é alterada nessas opções. Nenhuma delas muda o sistema de batalha que continua sendo o mesmo nos dois modos. Não há vantagem efetiva de uma em relação a outra.


Progressão de personagens

Os atributos dos personagem evoluem ao ganhar level. Mas há Skillse Spells que são compradas com pontos ganhos ao subir de level.

Dttofwm.jpg
Tela onde vc gasta os pontos obtidos ao subir de level para desbloquear Skills e Spells.


Cutscenes e Músicas

Seguem a tradição da série.

As cutscenes do game não são pre renderizadas e são executadas em tempo real. Não há voice acting no game, os personagens movimentam a boca e a caixa com o texto aparece na tela. As cenas são bem conduzidas.

As músicas não são orquestradas, mas são belas. Cada cidade, vila e dungeon tem sua própria música, assim como o acampamento e templos. O que incomoda aqui é que nas áreas de exploração do mapa a música é a mesma, não trocando em regiões diferentes e já cansei dela.

Mas não os acho ruins, são dois elementos que trazem um charme e nostalgia que já é característico da série.



Não sei muito sobre a história pq "só sei lê as figuras", mas parece ser legal, já aconteceu coisas que dá para acompanhar pelo evoluir da história e tá indo bem.
Estou amando o jogo e quando não estou jogando só penso nele. Bom ver que mantiveram a filosofia da série com toques modernos.
 
Ultima Edição:

okita

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Não aguentei assistir aos vídeos no youtube e esperar até o ano que vem para jogar um DQ principal em console de mesa e acabei pegando a versão PS4 japonesa digital mesmo. Peguei na PStore Asia (HK) onde o game custa por volta de R$230,00, contra os quase R$300,00 da PStore Japonesa.

nOMGsFG.png

Já estou com 10 horas de jogo na versão PS4 original e vou postar minhas impressões iniciais e como algumas coisas funcionam (muitos podem considerar isso já como spoiler, então cuidado):

Gráficos

Vou começar pela parte gráfica que é o primeiro "contato" com o jogo. Os gráficos são lindos!!! A arte da série continua lá, colorida, com seu traço característico, personagens estilizados e inimigos clássicos em gráficos modernos. Como é gratificante ver novamente um DQ em escala console de mesa com gráficos atuais (coisa que não víamos deste DQ VIII no PS2).

Uma observação sobre os gráficos: assistia a todos os gameplays e trailers oficiais que eram liberados do jogo e os gráficos eram bem limpos nesses vídeos. Só que comecei a jogar e, apesar de belos, os gráficos não tinham aquela definição dos vídeos de divulgação. E a resposta (para mim) veio ontem com o vídeo analise da DF. A versão PS4 original roda a 900p e os vídeos de divulgação eram da versão PS4 Pro, que roda bem melhor. Esse game merecia uma imagem mais limpa e cristalina (1080p) no PS4 original. Além da menor resolução no PS4 original os artefatos da UE 4 estão presentes, como uma certa grade (não sei como chama esse efeito) que aparece muito nas roupa, cabelos e olhos dos personagens (tem esse problema tb em SF V). Não vai atrapalhar a experiência com o jogo, mas é um pouco frustrante saber que a experiência gráfica completa está no Pro.


Mundo e exploração

A introdução do game é na cidade onde o protagonista foi criado e agora ao completar seus 16 anos ele parte em uma aventura para descobrir suas origens e passado. Após a introdução o jogador é liberado para explorar o mundo. Já se tem o desenho do mapa completo do jogo a partir desse momento. O game não é mundo aberto, vc vai avançando no mapa ao atravessar áreas e cidades interligadas. Cada área em que vc está tem a sua marcação de localidade como uma estrela no mapa completo (fotos abaixo). O início do game é bem direcionado, então a exploração do mapa ainda é limitada pela história até onde cheguei. Cada área é consideravelmente grande e traz inimigos, dungeos, acampamentos e cenários lindos. A exploração dessas áreas pode ser feita a pé, a montaria (cavalo inicialmente, que podem ser invocados em pontos específicos), mais pra frente inimigos que vc pode montar e acessar baús que não são possíveis a pé ou cavalo. Nas cidades e vilas a exploração é somente a pé.
Não avancei o suficiente para saber se teremos outras formas de explorar o mapa completo e viajar entre as áreas e cidades mais distantes, como continentes separados, certamente sim, com o avançar vou atualizando.

fGoudYk.png
Nosso personagem em ema área do mapa.

c4eTK72.png
Ao acessar o mapa vc vê sua localização nesse área do mapa junto com o horário do dia indicado na "bussola". A fogueira no mapa da área é o acampamento.

maP2gTe.png
Ao acessar o mapa mundi vc vê a localização dessa área no mapa completo.


Há ciclo dia/noite e a transição climáticas que já tive foi uma chuva bem simplória. O ciclo noite dia é bem lento, o que prefiro aos rápidos visto em jogos mais atuais como FF XV e Zelda BoTW.

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Dia

FoKCakI.png
Noite

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Madrugada


Nas áreas do mapa que não são cidades e vilas há sempre um acampamento que serve de ponto de descanso. Nesses acampamentos, até onde avancei, é possível salvar o game, chamar montaria (cavalo), dormir para recuperar o HP e MP escolhendo em qual horário do dia se quer acordar, há sempre um vendedor com itens correspondentes ao avanço no game, a opção de conversar com os companheiros de party, e a opção de usar uma ferramenta muito estranha que faz upgrade em nossas armas, escudos e roupas.

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Acampamento


A câmera do jogo é livre durante a exploração e tem duas opções que pode se trocar ao pressionar L3: uma mais distante (melhor para as áreas mais abertas) e uma câmera mais próxima (melhor para cidades e dungeos).

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Opção de câmera próxima

GPqm6zT.png
Opção de câmera distante


Sistema de batalhas

O sistema de batalhas na versão PS4 é o bom e tradicional sistema por turnos, só que com opções de deixar um pouco mais atual.

Os inimigos são visíveis no cenário, nada de batalhas aleatórias. Para começar uma batalha basta entrar em contato com os inimigos espalhados pelo cenário, seja simplesmente indo de encontro a ele, ou atacando sem ser notado (o que garante começar o turno), ou sendo perseguido pelo inimigo.

Wm8c1AU.png
Inimigos no cenário

iFDBrbH.png
Atacando um inimigo para começar a batalha

A batalha não ocorre em tempo real e há uma super rápida transição para a área da batalha. Sim, área de batalha. A batalha não é em tempo real, mas tb não é em um cenário pre definido como antigamente. A batalha ocorre sempre no local que vc está e há uma transição para apresentar os inimigos e definir a área da batalha. A área da batalha é um circulo tracejado no chão, vc consegue ver toda a região que vc está no mapa e inclusive inimigos fora desse circulo, só que a ação só ocorre com os personagens/inimigos dentro da área do circulo.

yD31Kwl.png
Os inimigos são apresentados

5yIbvrL.png
A batalha ocorre dentro da área limitada pelo circulo

Ao entrar em uma batalha temos uma tela com 3 opções: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir.
Lutar: vc começa a batalha.
Táticas: são as ações que seus parceiros e até o personagem principal vão executar durante a batalha. Vc já define essas ações no Menu Principal, e tem a opção de alterar antes da batalha e durante também. O jogo te dá 5 opções para pre definir as ações de cada personagem e uma sexta que é a opção de o personagem não agir automaticamente e receber as ordens do jogador. Então, o game te dá a liberdade de controlar todos os personagens na batalha ou escolher pre ações para cada um deles (incluindo o principal) deixando o combate bem mais automático.
Trocar ordem dos Personagens
Fugir: tentar escapar da batalha.

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Opções antes de começar a batalhar: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir

Ao aceitar Lutar o combate é puramente por turnos e bem familiar da série. As ações vão ocorrer conforme estabelecido pelas pre ações ou pelo controle total do jogador.
Durante as batalhas há as seguintes opções: Attack, Spell Defend, Skill, Item, e Equipament.
Attack: é simplesmente atacar o inimigo com ataque físico.
Spell: são suas magias elementais e cura a custo de MP.
Defend: coloca o personagem em modo de defesa.
Skill: são as habilidades que os personagens tem como ataques conjuntos e ataques especiais a custo de MP. Algumas delas exigem ainda que o personagem esteja com o "kI" elevado. Os ataques em conjuntos são bem legais.
Item: usar itens que cada personagem carrega.
Equipament: Trocar armas, equipamentos e acessórios durante a batalha.

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Opções de batalha: Attack, Spell, Defend, Skill, Item, e Equipament

Há dois modos de câmera durante as batalhas:

1) Tradicional da série, com os personagens alinhados de um lado e os inimigos alinhados do outro. Nesse modo não se move a câmera e nem personagens livremente pela área de batalha. A câmera corta para a ação de cada personagem/inimigo.

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Modo câmera fixa

2) Câmera livre com a possibilidade de mover câmera e os personagens dentro da área de batalha. Ao tentar sair da linha que delimita a área de batalha o game entende como a opção de fugir e pergunta se vc quer executar essa ação.

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Modo câmera livre

Somente a movimentação da câmera e personagens que é alterada nessas opções. Nenhuma delas muda o sistema de batalha que continua sendo o mesmo nos dois modos. Não vantagem efetiva de uma em relação a outra.


Progressão de personagens

Os atributos dos personagem evoluem ao ganhar level. Mas há Skills que são compradas com pontos ganhos ao subir de level.

Dttofwm.jpg
Tela onde vc gasta os pontos obtidos ao subir de level para desbloquear Skills e Spells.


Cutscenes e Músicas

Seguem a tradição da série.

As cutscenes do game não são pre renderizadas e são executadas em tempo real. Não há voice acting no game, os personagens movimentam a boca e a caixa com o texto aparece na tela. As cenas são bem conduzidas.

As músicas não são orquestradas, mas são belas. Cada cidade, vila e dungeon tem sua própria música, assim como o acampamento e templos. O que incomoda aqui é que nas áreas de exploração do mapa a música é a mesma, não trocando em regiões diferentes e já cansei dela.

Mas não os acho ruins, são dois elementos que trazem um charme e nostalgia que já é característico da série.



Não sei muito sobre a história pq "só sei lê as figuras", mas parece ser legal, já aconteceu coisas que dá para acompanhar pelo evoluir da história e tá indo bem.
Estou amando o jogo e quando não estou jogando só penso nele. Bom ver que mantiveram a filosofia da série.

Um pessoal que não sabe japa e está jogando usa tradutor de celular, vê ai se dá certo ...
 

andersonjpr

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Que jogaço! Bem do jeito que eu gosto, queria ter a coragem do companheiro acima e jogar em japa, mas não vira, o negócio e ter que esperar ano que vem mesmo:ksnif:ksnif:ksnif.
 

Achembald

Bam-bam-bam
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eu não saiba que dragon quest 8 jap não tinha dublagem então ainda ha esperanças
gostei desse sistemas de cameras mais achei essa skil tree muito pequena sera quem mais de uma por personagem
 

A Voz do Polvo

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Como está a dificuldade? Tem que ficar grindando loucamente? É difícil igual os antigos?
 

Rayzen_X

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O cabelinho desse personagem principal tá muito tosco.
Tirando isso, estou ansioso em jogar. Tá parecendo bem da hora.
 

MalleoBH

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eu não saiba que dragon quest 8 jap não tinha dublagem então ainda ha esperanças
gostei desse sistemas de cameras mais achei essa skil tree muito pequena sera quem mais de uma por personagem
Acho que a Skill Tree vai ser só essa mesma, cada persongem tem a sua, mas são bem parecidas em tamanho e a quantidade de pontos exigidas está aumentando consideravelmente para aparecer outra.
Como está a dificuldade? Tem que ficar grindando loucamente? É difícil igual os antigos?
Já estou com 13 horas, party com 4 personagens e até agora está bem tranquilo. Não precisei grindar ainda, avançando direto na história, mas sem deixar de fazer as batalhas do caminho.
O cabelinho desse personagem principal tá muito tosco.
Tirando isso, estou ansioso em jogar. Tá parecendo bem da hora.
Meu sobrinho perguntou como chamava a menina, rsrs.
 

iusearchbtw

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Esse vídeo mostra a versão de 3DS, lá para o minuto 6:20 mostra o modo 2D. No mundo o modo 2D fica muito mais bonito que o modo 3D, mas nas batalhas eu achei o 3D melhor (apesar de ser aquele estilo clássico do DQ1).

 

Hiaki

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17HKbYT.png


Passou de 3kk com as vendas digitais + ps4 + 3ds (não conta versão asiatica).

Se porr@ vai passar de 5kk
 

Okira

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Não aguentei assistir aos vídeos no youtube e esperar até o ano que vem para jogar um DQ principal em console de mesa e acabei pegando a versão PS4 japonesa digital mesmo. Peguei na PStore Asia (HK) onde o game custa por volta de R$230,00, contra os quase R$300,00 da PStore Japonesa.

nOMGsFG.png

Já estou com 10 horas de jogo na versão PS4 original e vou postar minhas impressões iniciais e como algumas coisas funcionam (muitos podem considerar isso já como spoiler, então cuidado):

Gráficos

Vou começar pela parte gráfica que é o primeiro "contato" com o jogo. Os gráficos são lindos!!! A arte da série continua lá, colorida, com seu traço característico, personagens estilizados e inimigos clássicos em gráficos modernos. Como é gratificante ver novamente um DQ em escala console de mesa com gráficos atuais (coisa que não víamos deste DQ VIII no PS2).

Uma observação sobre os gráficos: assistia a todos os gameplays e trailers oficiais que eram liberados do jogo e os gráficos eram bem limpos nesses vídeos. Só que comecei a jogar e, apesar de belos, os gráficos não tinham aquela definição dos vídeos de divulgação. E a resposta (para mim) veio ontem com o vídeo analise da DF. A versão PS4 original roda a 900p e os vídeos de divulgação eram da versão PS4 Pro, que roda bem melhor. Esse game merecia uma imagem mais limpa e cristalina (1080p) no PS4 original. Além da menor resolução no PS4 original os artefatos da UE 4 estão presentes, como uma certa grade (não sei como chama esse efeito) que aparece muito nas roupa, cabelos e olhos dos personagens (tem esse problema tb em SF V). Não vai atrapalhar a experiência com o jogo, mas é um pouco frustrante saber que a experiência gráfica completa está no Pro.


Mundo e exploração

A introdução do game é na cidade onde o protagonista foi criado e agora ao completar seus 16 anos ele parte em uma aventura para descobrir suas origens e passado. Após a introdução o jogador é liberado para explorar o mundo. Já se tem o desenho do mapa completo do jogo a partir desse momento. O game não é mundo aberto, vc vai avançando no mapa ao atravessar áreas e cidades interligadas. Cada área em que vc está tem a sua marcação de localidade como uma estrela no mapa completo (fotos abaixo). O início do game é bem direcionado, então a exploração do mapa ainda é limitada pela história até onde cheguei. Cada área é consideravelmente grande e traz inimigos, dungeos, acampamentos e cenários lindos. A exploração dessas áreas pode ser feita a pé, a montaria (cavalo inicialmente, que podem ser invocados em pontos específicos), mais pra frente inimigos que vc pode montar e acessar baús que não são possíveis a pé ou cavalo. Nas cidades e vilas a exploração é somente a pé.
Não avancei o suficiente para saber se teremos outras formas de explorar o mapa completo e viajar entre as áreas e cidades mais distantes, como continentes separados, certamente sim, com o avançar vou atualizando.

fGoudYk.png
Nosso personagem em ema área do mapa.

c4eTK72.png
Ao acessar o mapa vc vê sua localização nesse área do mapa junto com o horário do dia indicado na "bussola". A fogueira no mapa da área é o acampamento.

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Ao acessar o mapa mundi vc vê a localização dessa área no mapa completo.


Há ciclo dia/noite e a transição climáticas que já tive foi uma chuva bem simplória. O ciclo noite dia é bem lento, o que prefiro aos rápidos visto em jogos mais atuais como FF XV e Zelda BoTW.

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Dia

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Noite

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Madrugada


Nas áreas do mapa que não são cidades e vilas há sempre um acampamento que serve de ponto de descanso. Nesses acampamentos, até onde avancei, é possível salvar o game, chamar montaria (cavalo), dormir para recuperar o HP e MP escolhendo em qual horário do dia se quer acordar, há sempre um vendedor com itens correspondentes ao avanço no game, a opção de conversar com os companheiros de party, e a opção de usar uma ferramenta muito estranha que faz upgrade em nossas armas, escudos e roupas.

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Acampamento


A câmera do jogo é livre durante a exploração e tem duas opções que pode se trocar ao pressionar L3: uma mais distante (melhor para as áreas mais abertas) e uma câmera mais próxima (melhor para cidades e dungeos).

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Opção de câmera próxima

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Opção de câmera distante


Sistema de batalhas

O sistema de batalhas na versão PS4 é o bom e tradicional sistema por turnos, só que com opções de deixar um pouco mais atual.

Os inimigos são visíveis no cenário, nada de batalhas aleatórias. Para começar uma batalha basta entrar em contato com os inimigos espalhados pelo cenário, seja simplesmente indo de encontro a ele, ou atacando sem ser notado (o que garante começar o turno), ou sendo perseguido pelo inimigo.

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Inimigos no cenário

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Atacando um inimigo para começar a batalha

A batalha não ocorre em tempo real e há uma super rápida transição para a área da batalha. Sim, área de batalha. A batalha não é em tempo real, mas tb não é em um cenário pre definido como antigamente. A batalha ocorre sempre no local que vc está e há uma transição para apresentar os inimigos e definir a área da batalha. A área da batalha é um circulo tracejado no chão, vc consegue ver toda a região que vc está no mapa e inclusive inimigos fora desse circulo, só que a ação só ocorre com os personagens/inimigos dentro da área do circulo.

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Os inimigos são apresentados

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A batalha ocorre dentro da área limitada pelo circulo

Ao entrar em uma batalha temos uma tela com 3 opções: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir.
Lutar: vc começa a batalha.
Táticas: são as ações que seus parceiros e até o personagem principal vão executar durante a batalha. Vc já define essas ações no Menu Principal, e tem a opção de alterar antes da batalha e durante também. O jogo te dá 5 opções para pre definir as ações de cada personagem e uma sexta que é a opção de o personagem não agir automaticamente e receber as ordens do jogador. Então, o game te dá a liberdade de controlar todos os personagens na batalha ou escolher pre ações para cada um deles (incluindo o principal) deixando o combate bem mais automático.
Trocar ordem dos Personagens
Fugir: tentar escapar da batalha.

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Opções antes de começar a batalhar: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir

Ao aceitar Lutar o combate é puramente por turnos e bem familiar da série. As ações vão ocorrer conforme estabelecido pelas pre ações ou pelo controle total do jogador.
Durante as batalhas há as seguintes opções: Attack, Spell Defend, Skill, Item, e Equipament.
Attack: é simplesmente atacar o inimigo com ataque físico.
Spell: são suas magias elementais e cura a custo de MP.
Defend: coloca o personagem em modo de defesa.
Skill: são as habilidades que os personagens tem como ataques conjuntos e ataques especiais a custo de MP. Algumas delas exigem ainda que o personagem esteja com o "kI" elevado. Os ataques em conjuntos são bem legais.
Item: usar itens que cada personagem carrega.
Equipament: Trocar armas, equipamentos e acessórios durante a batalha.

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Opções de batalha: Attack, Spell, Defend, Skill, Item, e Equipament

Há dois modos de câmera durante as batalhas:

1) Tradicional da série, com os personagens alinhados de um lado e os inimigos alinhados do outro. Nesse modo não se move a câmera e nem personagens livremente pela área de batalha. A câmera corta para a ação de cada personagem/inimigo.

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Modo câmera fixa

2) Câmera livre com a possibilidade de mover câmera e os personagens dentro da área de batalha. Ao tentar sair da linha que delimita a área de batalha o game entende como a opção de fugir e pergunta se vc quer executar essa ação.

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Modo câmera livre

Somente a movimentação da câmera e personagens que é alterada nessas opções. Nenhuma delas muda o sistema de batalha que continua sendo o mesmo nos dois modos. Não vantagem efetiva de uma em relação a outra.


Progressão de personagens

Os atributos dos personagem evoluem ao ganhar level. Mas há Skills que são compradas com pontos ganhos ao subir de level.

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Tela onde vc gasta os pontos obtidos ao subir de level para desbloquear Skills e Spells.


Cutscenes e Músicas

Seguem a tradição da série.

As cutscenes do game não são pre renderizadas e são executadas em tempo real. Não há voice acting no game, os personagens movimentam a boca e a caixa com o texto aparece na tela. As cenas são bem conduzidas.

As músicas não são orquestradas, mas são belas. Cada cidade, vila e dungeon tem sua própria música, assim como o acampamento e templos. O que incomoda aqui é que nas áreas de exploração do mapa a música é a mesma, não trocando em regiões diferentes e já cansei dela.

Mas não os acho ruins, são dois elementos que trazem um charme e nostalgia que já é característico da série.



Não sei muito sobre a história pq "só sei lê as figuras", mas parece ser legal, já aconteceu coisas que dá para acompanhar pelo evoluir da história e tá indo bem.
Estou amando o jogo e quando não estou jogando só penso nele. Bom ver que mantiveram a filosofia da série.

Boa análise, só me responde uma coisa, a square manteve aquele possibilidade de save em qualquer lugar que ela implementou nas versões do VII e VIII do 3DS?
 

MalleoBH

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Boa análise, só me responde uma coisa, a square manteve aquele possibilidade de save em qualquer lugar que ela implementou nas versões do VII e VIII do 3DS?
Edit com resposta correta.
Salvar no exato ponto em que vc está, não.

O game tem um save automático quando vc troca de áreas. E quando vc morre ele te dá 3 opções:
1) voltar do seu último save point manual (Quando vc ora)
2) voltar na última área visitada antes da área em que vc morreu (usando o save automático)
3) voltar no início da área em que vc morreu (usando o save automático)

Quando vc sai do game e volta, vc pode carregar o save manual (que foi a última vez em que vc orou) ou pode carregar o save automático (que volta no início da última área em que vc estava).
 
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Okira

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Tem não.

O game tem um save automático quando vc troca de áreas. E quando vc morre ele te dá 3 opções:
1) voltar do seu último save point manual (Quando vc ora)
2) voltar na última área visitada antes da área em que vc morreu (usando o save automático)
3) voltar no início (onde vc a acessou) da área em que vc morreu (usando o save automático)

Voltar ao game depois que vc sai dele só pelo save manual mesmo e nos pontos de orar. O save automático só serve para quando acontece game over.

Uma pena, adorei a opção de salvar em qualquer lugar, square pelo jeito manteve só ver os inimigos mesmo.
 

MalleoBH

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Uma pena, adorei a opção de salvar em qualquer lugar, square pelo jeito manteve só ver os inimigos mesmo.
A resposta acima está errada, desculpa. Jogar em japonês dá nisso, rsrs, editei a resposta acima. Acabei de testar aqui e descobri que dar para usar o save automático para carregar o game sim. Então, o jogo tem a possibilidade de voltar do último save automático sim. Mas salvar no exato ponto em que vc está não tem.
As únicas formas de voltar ao game são pelo save manual ou pelo save automático (que ocorre ao trocar de áreas). As 3 opções quando morre estão certas.
 
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SamasosukE

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Tem chance de se tornar o mais vendido da série fácil, ainda mais contabilizando +Ásia +Versão Switch quando lançar.

* Dessas 3 Milhões de cópias vendidas, foram distribuída no Japão 2.65 milhões de cópias físicas. Restante Digital.
 

Okira

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A resposta acima está errada, desculpa. Jogar em japonês dá nisso, rsrs, editei a resposta acima. Acabei de testar aqui e descobri que dar para usar o save automático para carregar o game sim. Então, o jogo tem a possibilidade de voltar do último save automático sim. Mas salvar no exato ponto em que vc está não tem.
As únicas formas de voltar ao game são pelo save manual ou pelo save automático (que ocorre ao trocar de áreas). As 3 opções quando morre estão certas.

Menos mal, isso me deixa mais tranquilo porque vc consegue salvar no início da área, ou seja, não preciso ficar 5 horas para achar um save levando em conta que DQ sempre teve dungeons longas.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
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Clássico instantâneo, preciso nem jogar pra já saber isso. :kcool

Boa e velha batalha por turnos.
 

Edhuardo0026

Bam-bam-bam
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Uma pergunta, vai vir pro ocidente?

Ultimo dragon Quest que joguei foi o VIII no pS2..

Estou a anos esperando o Dragon quest Heroes entrar em alguma promo mais esta difícil.
 

MalleoBH

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Avancei um pouco mais e já estou com 16 horas:

  • Que jogo lindo, pqp!!! Novas áreas e cidades muito belas e coloridas;
  • A exploração do mapa continua ainda ditada pela história. Agora com a possibilidade de teletransportar para cidades, vilas e acampamentos visitados;
  • Novos personagens entraram para a party, já são 5 com o principal;
  • E como esbanjam carismas esses personagens, mesmo não entendo o que eles falam, eles conquistam fácil. Mesmo os personagens secundários são bem carismáticos;
  • O máximo de personagens controláveis durante o combate são 4, mas com a possibilidade de trocar pelos reservas durante o combate, como em FF X, mas gasta o turno ao fazer a troca;
  • Novos personagens trazem novas combinações de ataques em conjunto. E como são legais esses ataques.

Uma pergunta, vai vir pro ocidente?

Ultimo dragon Quest que joguei foi o VIII no pS2..

Estou a anos esperando o Dragon quest Heroes entrar em alguma promo mais esta difícil.
Vem em 2018. Versão PS4 confirmada. As da plataformas Nintendo (3DS e Switch) sem definição oficial ainda, mas deve vir tb.

Tb estou sempre de olho em promoções para esses games, assim como I'm Setsuna e World of Final Fantasy. Libera aí, Square Enix.
@MalleoBH parabens pela coragem de jogar japones kkkkkk
kkk, vlw. Mas está valendo a pena, perde um pouco da história, mas de boa.
Um pessoal que não sabe japa e está jogando usa tradutor de celular, vê ai se dá certo ...
Comecei a usar o tradutor e para sentenças maiores não fica muito bom, mas para itens, descrições (menores) e opções é uma mão na roda. :kjoinha
 
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Landstalker

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Custava fazer voice acting e deixar as músicas orquestradas? :klingua2
Custava fazer a localização já ao mesmo tempo que faz o jogo?

Vou jogar tanto no 3DS quanto PS4 ou Switch.
 

Landstalker

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@MalleoBH

Caro, Melou, vai jogar novamente quando lançar pro ocidente?
Chegou a testar a versão 3DS?
O jogo é muito linear (assim como foi no DQVIII) ou ele lhe dá mais opções de side quests e coisas diferentes a se fazer?
 
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