Não aguentei assistir aos vídeos no youtube e esperar até o ano que vem para jogar um DQ principal em console de mesa e acabei pegando a versão PS4 japonesa digital mesmo. Peguei na PStore Asia (HK) onde o game custa por volta de R$230,00, contra os quase R$300,00 da PStore Japonesa.
Já estou com 10 horas de jogo na versão PS4 original e vou postar minhas impressões iniciais e como algumas coisas funcionam
(muitos podem considerar isso já como spoiler, então cuidado):
Gráficos
Vou começar pela parte gráfica que é o primeiro "contato" com o jogo. Os gráficos são lindos!!! A arte da série continua lá, colorida, com seu traço característico, personagens estilizados e inimigos clássicos em gráficos modernos. Como é gratificante ver novamente um DQ em escala console de mesa com gráficos atuais (coisa que não víamos deste DQ VIII no PS2).
Uma observação sobre os gráficos: assistia a todos os gameplays e trailers oficiais que eram liberados do jogo e os gráficos eram bem limpos nesses vídeos. Só que comecei a jogar e, apesar de belos, os gráficos não tinham aquela definição dos vídeos de divulgação. E a resposta (para mim) veio ontem com o vídeo analise da DF. A versão PS4 original roda a 900p e os vídeos de divulgação eram da versão PS4 Pro, que roda bem melhor. Esse game merecia uma imagem mais limpa e cristalina (1080p) no PS4 original. Além da menor resolução no PS4 original os artefatos da UE 4 estão presentes, como uma certa grade (não sei como chama esse efeito) que aparece muito nas roupa, cabelos e olhos dos personagens (tem esse problema tb em SF V). Não vai atrapalhar a experiência com o jogo, mas é um pouco frustrante saber que a experiência gráfica completa está no Pro.
Mundo e exploração
A introdução do game é na cidade onde o protagonista foi criado e agora ao completar seus 16 anos ele parte em uma aventura para descobrir suas origens e passado. Após a introdução o jogador é liberado para explorar o mundo. Já se tem o desenho do mapa completo do jogo a partir desse momento. O game não é mundo aberto, vc vai avançando no mapa ao atravessar áreas e cidades interligadas. Cada área em que vc está tem a sua marcação de localidade como uma estrela no mapa completo (fotos abaixo). O início do game é bem direcionado, então a exploração do mapa ainda é limitada pela história até onde cheguei. Cada área é consideravelmente grande e traz inimigos, dungeos, acampamentos e cenários lindos. A exploração dessas áreas pode ser feita a pé, a montaria (cavalo inicialmente, que podem ser invocados em pontos específicos), mais pra frente inimigos que vc pode montar e acessar baús que não são possíveis a pé ou cavalo. Nas cidades e vilas a exploração é somente a pé.
Não avancei o suficiente para saber se teremos outras formas de explorar o mapa completo e viajar entre as áreas e cidades mais distantes, como continentes separados, certamente sim, com o avançar vou atualizando.
Nosso personagem em ema área do mapa.
Ao acessar o mapa vc vê sua localização nesse área do mapa junto com o horário do dia indicado na "bussola". A fogueira no mapa da área é o acampamento.
Ao acessar o mapa mundi vc vê a localização dessa área no mapa completo.
Há ciclo dia/noite e a transição climáticas que já tive foi uma chuva bem simplória. O ciclo noite dia é bem lento, o que prefiro aos rápidos visto em jogos mais atuais como FF XV e Zelda BoTW.
Dia
Noite
Madrugada
Nas áreas do mapa que não são cidades e vilas há sempre um acampamento que serve de ponto de descanso. Nesses acampamentos, até onde avancei, é possível salvar o game, chamar montaria (cavalo), dormir para recuperar o HP e MP escolhendo em qual horário do dia se quer acordar, há sempre um vendedor com itens correspondentes ao avanço no game, a opção de conversar com os companheiros de party, e a opção de usar uma ferramenta muito estranha que faz upgrade em nossas armas, escudos e roupas.
Acampamento
A câmera do jogo é livre durante a exploração e tem duas opções que pode se trocar ao pressionar
L3: uma mais distante (melhor para as áreas mais abertas) e uma câmera mais próxima (melhor para cidades e dungeos).
Opção de câmera próxima
Opção de câmera distante
Sistema de batalhas
O sistema de batalhas na versão PS4 é o bom e tradicional sistema por turnos, só que com opções de deixar um pouco mais atual.
Os inimigos são visíveis no cenário, nada de batalhas aleatórias. Para começar uma batalha basta entrar em contato com os inimigos espalhados pelo cenário, seja simplesmente indo de encontro a ele, ou atacando sem ser notado (o que garante começar o turno), ou sendo perseguido pelo inimigo.
Inimigos no cenário
Atacando um inimigo para começar a batalha
A batalha não ocorre em tempo real e há uma super rápida transição para a área da batalha. Sim, área de batalha. A batalha não é em tempo real, mas tb não é em um cenário pre definido como antigamente. A batalha ocorre sempre no local que vc está e há uma transição para apresentar os inimigos e definir a área da batalha. A área da batalha é um circulo tracejado no chão, vc consegue ver toda a região que vc está no mapa e inclusive inimigos fora desse circulo, só que a ação só ocorre com os personagens/inimigos dentro da área do circulo.
Os inimigos são apresentados
A batalha ocorre dentro da área limitada pelo circulo
Ao entrar em uma batalha temos uma tela com 3 opções: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir.
Lutar: vc começa a batalha.
Táticas: são as ações que seus parceiros e até o personagem principal vão executar durante a batalha. Vc já define essas ações no Menu Principal, e tem a opção de alterar antes da batalha e durante também. O jogo te dá 5 opções para pre definir as ações de cada personagem e uma sexta que é a opção de o personagem não agir automaticamente e receber as ordens do jogador. Então, o game te dá a liberdade de controlar todos os personagens na batalha ou escolher pre ações para cada um deles (incluindo o principal) deixando o combate bem mais automático.
Trocar ordem dos Personagens
Fugir: tentar escapar da batalha.
Opções antes de começar a batalhar: Lutar, Táticas, Trocar ordem dos Personagens, e Fugir
Ao aceitar Lutar o combate é puramente por turnos e bem familiar da série. As ações vão ocorrer conforme estabelecido pelas pre ações ou pelo controle total do jogador.
Durante as batalhas há as seguintes opções: Attack, Spell Defend, Skill, Item, e Equipament.
Attack: é simplesmente atacar o inimigo com ataque físico.
Spell: são suas magias elementais e cura a custo de MP.
Defend: coloca o personagem em modo de defesa.
Skill: são as habilidades que os personagens tem como ataques conjuntos e ataques especiais a custo de MP. Algumas delas exigem ainda que o personagem esteja com o "kI" elevado. Os ataques em conjuntos são bem legais.
Item: usar itens que cada personagem carrega.
Equipament: Trocar armas, equipamentos e acessórios durante a batalha.
Opções de batalha: Attack, Spell, Defend, Skill, Item, e Equipament
Há dois modos de câmera durante as batalhas:
1) Tradicional da série, com os personagens alinhados de um lado e os inimigos alinhados do outro. Nesse modo não se move a câmera e nem personagens livremente pela área de batalha. A câmera corta para a ação de cada personagem/inimigo.
Modo câmera fixa
2) Câmera livre com a possibilidade de mover câmera e os personagens dentro da área de batalha. Ao tentar sair da linha que delimita a área de batalha o game entende como a opção de fugir e pergunta se vc quer executar essa ação.
Modo câmera livre
Somente a movimentação da câmera e personagens que é alterada nessas opções. Nenhuma delas muda o sistema de batalha que continua sendo o mesmo nos dois modos. Não vantagem efetiva de uma em relação a outra.
Progressão de personagens
Os atributos dos personagem evoluem ao ganhar level. Mas há Skills que são compradas com pontos ganhos ao subir de level.
Tela onde vc gasta os pontos obtidos ao subir de level para desbloquear Skills e Spells.
Cutscenes e Músicas
Seguem a tradição da série.
As cutscenes do game não são pre renderizadas e são executadas em tempo real. Não há voice acting no game, os personagens movimentam a boca e a caixa com o texto aparece na tela. As cenas são bem conduzidas.
As músicas não são orquestradas, mas são belas. Cada cidade, vila e dungeon tem sua própria música, assim como o acampamento e templos. O que incomoda aqui é que nas áreas de exploração do mapa a música é a mesma, não trocando em regiões diferentes e já cansei dela.
Mas não os acho ruins, são dois elementos que trazem um charme e nostalgia que já é característico da série.
Não sei muito sobre a história pq "só sei lê as figuras", mas parece ser legal, já aconteceu coisas que dá para acompanhar pelo evoluir da história e tá indo bem.
Estou amando o jogo e quando não estou jogando só penso nele. Bom ver que mantiveram a filosofia da série.