O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Dreamcast - Lançamentos da versão beta do GTAIII e alpha do Vice City 31/03! Venha conferir.

Madarame

Mil pontos, LOL!
Reações
36.211
Pontos
1.054
neste caso qual é o maior empecilho ,a memoria RAM ,a CPU ou a mídia?

Desse por aí, provavelmente a RAM.

Processamento e mídia não seriam um problema, o programador do jogo fez uma trend no twitter explicando que o Dreamcast rodaria "de boa" o jogo, inclusive o desenvolvimento começou nele, só não lançou por questões comerciais, a Rockstar foi uma das primeiras a pular do barco na época, daí o desenvolvimento continuou no PS2.

Ridge

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.365
Pontos
703
Lembro que teve aquela conversa sobre se GTA 3 rodaria no Gamecube, sim o console tinha potencial pra rodar o jogo, mas o problema seria o tamanho da mídia, o mini disc do Cube comportava apenas 1 gb enquanto o DVD do PS2 cabia 8 gb.

Como GTA é um jogo open world então não é muito o tipo de jogo pra ficar trocando de CDs no console durante a partida, já que o jogador fica indo e voltando no mapa.

Já o Dreamcast o GD rom dele tbm comporta apenas 1 gb, vai caber o jogo todo ou só vai portar algumas partes?

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.869
Pontos
703
Lembro que teve aquela conversa sobre se GTA 3 rodaria no Gamecube, sim o console tinha potencial pra rodar o jogo, mas o problema seria o tamanho da mídia, o mini disc do Cube comportava apenas 1 gb enquanto o DVD do PS2 cabia 8 gb.

Como GTA é um jogo open world então não é muito o tipo de jogo pra ficar trocando de CDs no console durante a partida, já que o jogador fica indo e voltando no mapa.

Já o Dreamcast o GD rom dele tbm comporta apenas 1 gb, vai caber o jogo todo ou só vai portar algumas partes?
Não sei da onde nego tira essa maluquices, GTA 3 no PC tem 1,2 GB só

O arquivo de texture (ali na pasta models) sozinho tem 315 MB e a versão PC deve ter resolução maior que a do PS2, só aí já da pra diminuir pra menos de 1 GB.
O audio ta em MP3 128 Kbps, deve dar pra diminuir mais um tanto indo pra 96 Kbps.

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.806
Pontos
724
"Rodar de boa" eu não sei não. Talvez o mapa básico de dia sem muitos efeitos de luz e clima ou bastante reduzidos. Dreamcast era bastante simplório quando se fala de efeitos de pós processamento.
Talvez rodasse de boa o que estavam fazendo pra ele e quando migraram pro PS2 tiveram liberdade pra ir muito além.

Enfim, só vendo.

Madarame

Mil pontos, LOL!
Reações
36.211
Pontos
1.054

O arquivo de texture (ali na pasta models) sozinho tem 315 MB e a versão PC deve ter resolução maior que a do PS2, só aí já da pra diminuir pra menos de 1 GB.
O audio ta em MP3 128 Kbps, deve dar pra diminuir mais um tanto indo pra 96 Kbps.

Lembro que o primeiro release do GTA 3 pra PS2 era em CD, no final dos anos 2000 cheguei a conseguir de um vizinho uma versão prensada/prateada dela (junto de vários outros jogos prensados do inicio/metade de vida do console, alguns jogos eram até partidos em 2 ou 3 discos, tipo o DMC1 e o RECVX), enfim, o jogo tava "todo" ali praticamente, o problema era não falhar a missão, senão teria que ver as cutscenes tudo de novo, já que se tu pular, o jogo crashava. :klol

Sempre achei balela esse lance de não caber por causa do disco, o GTA 3 e o Vice City são jogos pequenos, já o San Andreas, esse sim é grandinho, no mínimo ali uns 2gb sem as rádios ou vozes.

*ka

Mil pontos, LOL!
Reações
12.505
Pontos
1.344

Mas você tem que observar que o formato de alguns arquivos deve ser diferente no PC, e talvez a versão de PC tenha algum tipo de compressão que reduz o tamanho dos arquivos. Na época gta 3 de pc usava 2 cd-rom, um para instalação e outro para jogar.

Pelo que vi GTA 3 no PS2 tem 2,39GB
1721146471888.png

A pasta models do PS2 tem 1,36GB.

1721146546679.png

A pasta áudio do PS2 tem 888MB.

Se esse GTA 3 for como aquele demo do Metal Gear 2 não irá provar nada. Mas acho que qualquer jogo adaptado para as limitações do console é possível. Só ver quake de saturn e doom do snes.

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.869
Pontos
703
Mas você tem que observar que o formato de alguns arquivos deve ser diferente no PC, e talvez a versão de PC tenha algum tipo de compressão que reduz o tamanho dos arquivos. Na época gta 3 de pc usava 2 cd-rom, um para instalação e outro para jogar.

Pelo que vi GTA 3 no PS2 tem 2,39GB
Visualizar anexo 404078

A pasta models do PS2 tem 1,36GB.

Visualizar anexo 404079

A pasta áudio do PS2 tem 888MB.

Se esse GTA 3 for como aquele demo do Metal Gear 2 não irá provar nada. Mas acho que qualquer jogo adaptado para as limitações do console é possível. Só ver quake de saturn e doom do snes.

Esses arquivos GTA3_*.img são todos iguais por algum motivo.

Parece ter algo a ver com o modo como a leitura do DVD é feita pelo PS2, tem um mod pro SA de PS2 que diminui o tamanho do jogo removendo esses arquivos repetidos:

Parece ser de duas pessoas diferentes, um deles diz que a performance melhora rodando via USB/rede mas piora rodando direto do DVD.

E no GTA SA só tem 2 cópias desse arquivo ao invés de ter 11 como era no GTA 3. Provavelmente por melhor compreensão do funcionamento do PS2 ou melhorias na engine.

A pasta audio também tem algumas coisas duplicadas:

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.423
Pontos
803
Deixem o Dreamcast morrer em paz, pior console da Sega.
não quero cuspir no prato que comi durante toda sexta geração mas pensando friamente é o pior mesmo e ficou ainda pior depois que quase todos jogos foram portados em outros consoles e os que não foram , as continuações foram dos novos consoles. Ainda sonho com um novo console da Sega, chega já está na hora de um fracasso novo.

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Reações
7.291
Pontos
1.254
Se esse GTA 3 for como aquele demo do Metal Gear 2 não irá provar nada.
Fico embasbacado com como um demo chulezão igual aquele do MGS2 deu tanta audiência pro criador. É só renderizar um pedacinho do cenário e colocar o Snake com animação/movimentação nada a ver com o jogo de verdade, que é PATREON PAPAE.

Pelo menos esse GTA3 é uma tentativa de verdade de portar o jogo, mas eu fico com dó dos dreamcastistas que caem nessas deminhos do console retrô mais fácil pra programar.

Cosmão

Lenda da internet
Reações
15.759
Pontos
1.524
Podiam usar todo esse esforço pra portar jogos do Saturn no Dreamcast, jogos que infelizmente dependemos daquela porcaria de SSF pra emular porcamente, no Dreamcast seria mais fácil com as opções de emuladores que temos.

Agora, GTA 3? Nem no PS2 esse jogo fez tanto sucesso assim, começou a febre mesmo no Vice City. Deviam botar esforço no port de jogos de Saturn pro 128 bits da Sega.

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.423
Pontos
803
Esse gta 3 no video acima é um desastre total , não tem transparência não tem nada, esses caras vão humilhar o Dreamcast

e teve um abestado num forum antigo que dizia que todos jogos do ps2 rodaria no Dreamcast um pouco mais lento mas com textura melhor (olha a mente do cara) como Dreamcast vai melhorar as coisas se sequer abre o jogo,olha esse vídeo que fracasso 10fps tudo porco

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
2.264
Pontos
753
Desse por aí, provavelmente a RAM.

Processamento e mídia não seriam um problema, o programador do jogo fez uma trend no twitter explicando que o Dreamcast rodaria "de boa" o jogo, inclusive o desenvolvimento começou nele, só não lançou por questões comerciais, a Rockstar foi uma das primeiras a pular do barco na época, daí o desenvolvimento continuou no PS2.
GTA 3 exclusivo teria salvo o dream e a sega numa tacada só

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.110
Pontos
944
E afundado a franquia.
Ou GTA já tinha influência suficiente pra virar um system seller?
Maioria nem conhecia o 1 e 2. O 3 que veio em 3d e revolucionou tudo. No Dream, se for se basear nos jogos 3D dele da época, pode ter certeza que o jogo teria ficado com aparência de jogo inacabado igual foi o caso de muitos jogos.
Shemmue é o único jogo do mesmo estilo que ficou completo, apesar dos NPC aparecer igual espírito nas ruas.
Agora irei aguardar as viúvas com as tochas...

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.110
Pontos
944
Fanboy, cara, fanboy. Tive Dreamcast e via a realidade: Jogos 3D inacabados, limitados ao extremo, mal faziam cenas com história, os cenários pareciam versões betas, e isso em muitos jogos. Raros foram os jogos que tinha algo bem caprichado. Videogame tinha loading pra caramba. Os NPC no Shemmue surgiam do nada, e esse jogo era o mais caprichado do console. De resto, a maioria era basicamente jogos do Ps1 com texturas e definições melhores.
Lembre-se da ceninha dos carros de polícia no Sonic 1, o grande jogo do console, onde eram retângulos azuis se movendo enquanto a câmera focava de cima.
Excelente aparelho, curtia ele, mas foquei mais em jogos arcades, que nesse quesito, ele era excelente. Saudades do jogo 18Wheeler, Soul Calibur e K0F 99.

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.599
Pontos
704
GTA III chamou a atenção da imprensa antes mesmo de sair, lembro de ter revista falando que seria algo que faria um barulho.

Só que o anúncio de encerramento do Dreamcast foi em janeiro, GTA III saiu em outubro. Na melhor das hipóteses ia ser como o Breath of Wild, que vendeu 1,7 milhão no Wii U e 31 milhões no Switch. Difícil acreditar que seria capaz de mudar os números de venda de consoles e que a Rockstar iria perder a chance de levar o jogo para PC, PS2 e Xbox depois.

Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Reações
12.505
Pontos
1.344
É até nostálgico ver que a massa haterista da Sega ainda tem muito veneno para destilar. Pelo visto o damage control foi grande.

GTA3 rodando numa placa gráfica derivada da GPU do Dreamcast:

Placa muito mais simples que a versão do Dreamcast.

Mas aparentemente pelo mostrado no vídeo tem 32MB de Ram esse placa de vídeo. E hardware não se resume somente ao chip gráfico, tem cpu, memoria ram e etc.

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.329
Pontos
703
Uma das capações dessa placa é não ter compactação de texturas e não tem aquele lance de precisar desenhar só os polígonos que estão voltados para a tela.

Axel Stone

Bam-bam-bam
Reações
9.080
Pontos
453
Podiam usar todo esse esforço pra portar jogos do Saturn no Dreamcast, jogos que infelizmente dependemos daquela porcaria de SSF pra emular porcamente, no Dreamcast seria mais fácil com as opções de emuladores que temos.

Agora, GTA 3? Nem no PS2 esse jogo fez tanto sucesso assim, começou a febre mesmo no Vice City. Deviam botar esforço no port de jogos de Saturn pro 128 bits da Sega.
A emulação do Saturn no PC é muito boa já faz uma década. Está usando uma versão super antiga do SSF? O melhor emulador é o Mednafen/Beetle Saturn, roda de tudo com praticamente a mesma qualidade que um Saturn original.

Não entendi porque no Dreamcast a emulação do Saturn seria melhor que no PC.

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.423
Pontos
803
Excelente aparelho, curtia ele, mas foquei mais em jogos arcades, que nesse quesito, ele era excelente. Saudades do jogo 18Wheeler, Soul Calibur e K0F 99.
O meu apesar de eu tê-lo usado até 2005 (2005 saiu o 360) portanto a sexta gen inteira, 99% via nele jogos ''quadrados '' e ''amarelados '' na época via isso como sinal de que ainda faltava polígono, que era um console de transição mesmo, o único jogo com cara de next gen eram soul calibur, doa2 e test drive le mans, Sonic Adventure 2 talvez . Cara eu morria de vergonha alheia com Headhunter quando vi que o boneco não caia da moto, um amigo meu estranhava que carros não amassavam no Dreamcast mas no ps1 Driver amassava, depois de velho expliquei a ele que isso era devido a cada jogo em especifico mas que em geral jogos com carros licenciados não amassavam por causa da proibição das montadoras .

Porque eu fiquei 4 anos com o console depois de descontinuado ? simples, eu não tinha internet nem pc, demorei sentir desejo pelo ps2 e como eu jogava 99% das vezes kof 2002 e cvs2 o potencial de replay era quase infinito , após eu jogar quase tudo do console devido cd pirata, chegou a hora de desfazer me dele.

Seu pudesse dar uma nota (assumindo ps1 e ps2 como 10) daria 4 para o Dreamcast , o hardware é bem mediano, os jogos são fracos
poha o melhor jogo do videogame pra mim é Soul Reaver (faltou mais jogos assim ) Rayman 2, kof 2002 e cvs2. Acho que nada original do próprio Dreamcast seja bom, RECV talvez .

Topo Fundo