O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


DriveClub - A Última Corrida

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.456
Reações
23.036
Pontos
803
Minha opinião, a Sony tinha que ter vendido nos anos 90 a Psygnosis, ela valia uma fortuna porque era efetivamente uma third party dela (tanto que foi por isso que ficou de birra e quis vender), depois de 2000 ela foi absorvida como um todo e virou a liverpool, lançou alguns jogos (mas bons) em 12 anos e fechou.

O Getaway original foi flop em notas, mas acho que vendeu bem pra época, não? o Black Monday que foi pior.

E sobre a Lionhead, também eles foram pro saco na mesma, lançaram um flop (fable 3), ai estavam fazendo aquele jogo online que não agradava a fanbase e o Molyneux com sua imagem não ajudava, alias, também foi nessa época que a XGS (até então Microsoft Game Studios) estava numa má fase de investimentos, só conseguiram ir em partes com retrocompatibilidade, gamepass (nos primeiros meses antes do Spencer virar VP e elevar a divisão) e o Xbox One X.


Interessante. Essa questão de a Psygnosis manter uma certa independência, e ainda publicar alguma coisa pra N64, Saturn e PC, mesmo após a aquisição, gerou atrito com a Sony. Chegou a rolar um bid para venda, a Sony tentou se desfazer dela por causa disso uns 2 anos depois de comprá-los, chegaram a oferecer 300 fucking milhões de dólares (uma fortuna na época, a Rare foi vendida à Micro por isso, pra se ter uma noção, mas muitos anos depois), mas no fim ela desistiu. Eu acho que parte desses ports para thirds era de material que já estava contratado/engatilhado, assim como o caso atual da Obsidian para The Outer Worlds, mas a Sony ficou put* na época de qualquer forma.


Nesse tempo, a Psygnosis foi a maior developer de todo continente europeu, contando outros estúdios da Sony, a Sega e a Nintendo, praticamente metade (!!!!) de todos os jogos de videogames vendidos na Europa eram produzidos pela Psygnosis. Pensa nisso, uma dominância do nível da Coca Cola. Absurdo demais.


IMO, a história desses lords é muito forte, por mim discordo de você, não tinha nem que ter vendido nem sequer ter mudado de nome pra Liverpool, era pra corujona estar repaginada, e surgir tilitando na internet, em 3D, acima do nome Psygnosis, nos dias de hoje, para anunciar um novo Colony Wars, um novo Destruction Derby ou um novo Wipeout. Eu acredito fortemente em legado, essas coisas têm que ser preservadas. Por mim, reerguia, mas a gente é romântico, a realidade é dura. Perdurar nesse mercado de videogames não é um bolinho.


Uma parte da explicação para o ruir de vários estúdios europeus foi o oligopólio e o down do mercado para jogos de esporte. Aliás, a maior tradição dos developers ingleses são os jogos de corrida e esporte, é curioso a quantidade de estúdios britânicos que se dedicam a esses gêneros. A EA engoliu todo mundo no setor de esportes (já até discuti isso em outros tópicos, sobre a tendência ao monopólio nesse segmento), e jogos de corrida caíram muito em popularidade, Gran Turismo, Need, Burnout, foi tudo afundando, agora outros ingleses estão reerguendo o gênero.


O que palia a situação é que o estúdio fechou, mas a mão de obra humana foi pra outros lençóis, subir outros carnavais às cinzas. Glória.


The Gateway vendeu bem mesmo, 4 milhões (não sabia, consultei o The Video Games Sales aqui), mas deve ter custado uma fortuna, porque era ambicioso demais, e levou muitos anos para desenfornar. Os caras chegaram a recomeçar do zero, pra conseguir renderizar a antiga Londres no Motor Emoção do PS2.


O caso do Lionhead foi muito triste também, concordo que foi um pouco de má gestão/patacoadas do Molyneux, além de questões puramente comerciais/flops/queimas de recurso, que fizeram o portão de metal bater no chão e levantar poeira.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Interessante. Essa questão de a Psygnosis manter uma certa independência, e ainda publicar alguma coisa pra N64, Saturn e PC, mesmo após a aquisição, gerou atrito com a Sony. Chegou a rolar um bid para venda, a Sony tentou se desfazer dela por causa disso uns 2 anos depois de comprá-los, chegaram a oferecer 300 fucking milhões de dólares (uma fortuna na época, a Rare foi vendida à Micro por isso, pra se ter uma noção, mas muitos anos depois), mas no fim ela desistiu. Eu acho que parte desses ports para thirds era de material que já estava contratado/engatilhado, assim como o caso atual da Obsidian para The Outer Worlds, mas a Sony ficou put* na época de qualquer forma.


Nesse tempo, a Psygnosis foi a maior developer de todo continente europeu, contando outros estúdios da Sony, a Sega e a Nintendo, praticamente metade (!!!!) de todos os jogos de videogames vendidos na Europa eram produzidos pela Psygnosis. Pensa nisso, uma dominância do nível da Coca Cola. Absurdo demais.


IMO, a história desses lords é muito forte, por mim discordo de você, não tinha nem que ter vendido nem sequer ter mudado de nome pra Liverpool, era pra corujona estar repaginada, e surgir tilitando na internet, em 3D, acima do nome Psygnosis, nos dias de hoje, para anunciar um novo Colony Wars, um novo Destruction Derby ou um novo Wipeout. Eu acredito fortemente em legado, essas coisas têm que ser preservadas. Por mim, reerguia, mas a gente é romântico, a realidade é dura. Perdurar nesse mercado de videogames não é um bolinho.


Uma parte da explicação para o ruir de vários estúdios europeus foi o oligopólio e o down do mercado para jogos de esporte. Aliás, a maior tradição dos developers ingleses são os jogos de corrida e esporte, é curioso a quantidade de estúdios britânicos que se dedicam a esses gêneros. A EA engoliu todo mundo no setor de esportes (já até discuti isso em outros tópicos, sobre a tendência ao monopólio nesse segmento), e jogos de corrida caíram muito em popularidade, Gran Turismo, Need, Burnout, foi tudo afundando, agora outros ingleses estão reerguendo o gênero.


O que palia a situação é que o estúdio fechou, mas a mão de obra humana foi pra outros lençóis, subir outros carnavais às cinzas. Glória.


The Gateway vendeu bem mesmo, 4 milhões (não sabia, consultei o The Video Games Sales aqui), mas deve ter custado uma fortuna, porque era ambicioso demais, e levou muitos anos para desenfornar. Os caras chegaram a recomeçar do zero, pra conseguir renderizar a antiga Londres no Motor Emoção do PS2.


O caso do Lionhead foi muito triste também, concordo que foi um pouco de má gestão/patacoadas do Molyneux, além de questões puramente comerciais/flops/queimas de recurso, que fizeram o portão de metal bater no chão e levantar poeira.

Getaway original vendeu bem, virou até Greatest Hits na América e Platinum no UK.

Agora a Psygnosis, acredito que tenha sido algo que a Sony deu consentimento sim, na época esses jogos não passavam nem de 2 anos em desenvolvimento, o Destruction Derby original levou uns 9 meses e chegou a sair no PC antes da versão PS1 nos EUA, inclusive foram publicando jogos para outras plataformas até 2000, sem contar que chegaram até mesmo a licenciar tanto o Wipeout quanto o DD para o Nintendo 64 com a Midway e THQ. Alias fiz até um tópico dessas coisas, a própria Sony Interactive chegou a lançar uns 3-4 títulos de PS1 no PC.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.800
Pontos
1.839
Sensacional esse jogo. Mesmo anos depois ainda tem aquela cara de “next-gen”.

Um pecado imperdoável não ter tido uma atualização para PS4PRO...mas se o pecado que a Sony tivesse cometido neste jogo fosse só esse tava bom.
 

Champion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.537
Reações
16.666
Pontos
1.424
Jogaço platinei a versão plus e peguei algumas dlcs.
 

Cobblepot

Bam-bam-bam
Mensagens
529
Reações
942
Pontos
293
Tornou-se um excelente jogo de corrida arcade. Direto ao ponto, sem frescura de mundo aberto e tuning. Mas o jogo que lançou merece a nota que tem.

O primeiro tour (Driveclub Tour - original do lançamento do jogo) tem uma péssima progressão, não tem nenhuma corrida com variação climática, sem as pistas que saíram depois, muitas corridas com os mesmos carros no início (sendo que são carros mais lentos). Acaba sendo bem lento e arrastado, sem muita diversidade.


Já os tours que vieram por DLC são outro jogo. Corridas com ótimo desafio, corridas que começam a noite e terminam de dia, começam ensolaradas e terminam embaixo de tempestade/neve, ótima diversidade de carros e pistas, além do alto replay que proporciona tentar as 3 estrelas em tudo.

Recomendo quem quiser jogar, começar pelo tour "Startline" que foi a DLC dada na Plus. Se gostar, continuar pelas mais de 20 DLCs que o jogo tem. Deve ser possível achar alguém vendendo o Season Pass dele, pois cada DLC vale muito a pena.

O Driveclub e o Bikes foram dos 100% que mais gostei de fazer. Sempre volto nele pra jogar algum evento ou tentar subir nos "Desafios de Nível", que foram outra adição que o jogo trouxe no decorrer das atualizações.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.456
Reações
23.036
Pontos
803
a própria Sony Interactive chegou a lançar uns 3-4 títulos de PS1 no PC.



Verdade. E a Sega também, inclusive na era Mega Drive, e até mesmo os medalhões vinham ao PC, incluindo Sonic e Panzer Dragoon.


E é vero também que a Psygnosis manteve certa independência, por isso eu usei o termo “parte desses ports”. Provavelmente a aquisição veio com essa ponta no contrato, mas depois é também fato que foi isso que desagradou a Sony, deu até matéria na Next Generation na época, dando conta do divórcio entre Psygnosis e Sônya. A dona do estúdio então chegou a colocá-lo à venda por isso, nêgo chegou a oferecer pagar 300 mi, e voltaram atrás.


Meu palpite: com a ameaça de venda, a Psygnosis não quis sair dos braços da Sony, e aceitou retirar do contrato a cláusula que lhe dava certa independência, numa provável jogada de xadrez (que deu certo) da gigante japonesa.
 


pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Verdade. E a Sega também, inclusive na era Mega Drive, e até mesmo os medalhões vinham ao PC, incluindo Sonic e Panzer Dragoon.


E é vero também que a Psygnosis manteve certa independência, por isso eu usei o termo “parte desses ports”. Provavelmente a aquisição veio com essa ponta no contrato, mas depois é também fato que foi isso que desagradou a Sony, deu até matéria na Next Generation na época, dando conta do divórcio entre Psygnosis e Sônya. A dona do estúdio então chegou a colocá-lo à venda por isso, nêgo chegou a oferecer pagar 300 mi, e voltaram atrás.


Meu palpite: com a ameaça de venda, a Psygnosis não quis sair dos braços da Sony, e aceitou retirar do contrato a cláusula que lhe dava certa independência, numa provável jogada de xadrez (que deu certo) da gigante japonesa.

Problema é que a Psygnosis era grande por justamente ser também uma publisher, parte dos jogos de sucesso dela sequer foram feitos por ela, como o próprio Destruction Derby.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.456
Reações
23.036
Pontos
803
Problema é que a Psygnosis era grande por justamente ser também uma publisher, parte dos jogos de sucesso dela sequer foram feitos por ela, como o próprio Destruction Derby.

É. A Sony usou parte da estrutura da Psygnosis pra publicar jogos First Party japoneses no Ocidente, como o Aclamado Alundra, e para jogos Third Party, como A Bug’s Life, jogo desenvolvido pela Traveler’s Tale.


E alguns ports de games de third para PlayStation não só eram publicados, como eram desenvolvidos do zero pela Psygnosis, como Darkstalkers.
 

nobrusl314

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.773
Reações
6.764
Pontos
694
Triste fim...

*PS4/PlayStation VR – DRIVECLUB, DRIVECLUB VR and DRIVECLUB Bikes

Online servers for DRIVECLUB, DRIVECLUB VR and DRIVECLUB Bikes will shut down on 31st March 2020, 23:59 BST. All online features (including online multiplayer modes) will cease on that date. You will still be able to play and enjoy these games in single player offline modes. However, the games have significant amounts of online gameplay, so from 31st March 2020, functionality will be affected in the following ways:

You will not be able to:

  • Use your season pass online.
  • Represent your Club online in multiplayer events or tours.
  • Play online multiplayer and compete in challenges.
  • Create your own events.
  • Compete in leader boards, or share stats and player progress.
You will be able to:

  • Use your season pass on all single player and offline modes.
  • Continue to play all game (DC, DC VR and DC Bikes) and DLC single player functionality in offline mode.
  • Earn trophies in single player / offline mode.
PlayStation will cease selling DRIVECLUB, DRIVECLUB VR, DRIVECLUB Bikes and all DLC and season passes related to those games from 31st August 2019, at 23:59 BST.
 

ciph3r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.361
Reações
1.737
Pontos
603
Jogo muito bonito e divertido. O som também é sensacional.

Eu comprei no lançamento. Na época, o jogo estava em estado tão ruim que acabei deixando de lado. E olha que não jogo online.


Voltei pra ele alguns meses depois e muita coisa tinha melhorado. Mas o que desestimulou muito na época foi ver que usava "rubberband" pra acirrar a competitividade das corridas. Ou seja, os carros da frente ficavam mais lentos pra te esperar alcança-los, e assim sempra haviam disputas por posição. Isto era bem perceptível no jogo, e lembro que um dos desenvolvedores, na época, admitiu que o jogo fazia isto. Acabei largando de lado e não sei se hoje ainda tem a tal rubberband ou se ao menos é possível desativa-la..

De qualquer maneira.. O estudio tinha muito potencial, bola fora da Sony em nao investir mais neles.
 

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.790
Reações
4.352
Pontos
453
É um dos meus jogos preferidos do PS4, ta ali no top3 pra mim.
Acho bizarro a Sony fechar servidor enquanto a MS tem servidor de Forza do 360 aí até hoje, espero que mesmo off apareça na retro do 5.

Não joguei a versão de lançamento, só depois. Quem se deu bem na história foi a codemaster
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
Triste fim...

*PS4/PlayStation VR – DRIVECLUB, DRIVECLUB VR and DRIVECLUB Bikes

Online servers for DRIVECLUB, DRIVECLUB VR and DRIVECLUB Bikes will shut down on 31st March 2020, 23:59 BST. All online features (including online multiplayer modes) will cease on that date. You will still be able to play and enjoy these games in single player offline modes. However, the games have significant amounts of online gameplay, so from 31st March 2020, functionality will be affected in the following ways:

You will not be able to:

  • Use your season pass online.
  • Represent your Club online in multiplayer events or tours.
  • Play online multiplayer and compete in challenges.
  • Create your own events.
  • Compete in leader boards, or share stats and player progress.
You will be able to:

  • Use your season pass on all single player and offline modes.
  • Continue to play all game (DC, DC VR and DC Bikes) and DLC single player functionality in offline mode.
  • Earn trophies in single player / offline mode.
PlayStation will cease selling DRIVECLUB, DRIVECLUB VR, DRIVECLUB Bikes and all DLC and season passes related to those games from 31st August 2019, at 23:59 BST.
nunca joguei mais do que uma corrida ou duas em playstations 4 de demonstração, não gostei do gameplay no pouco q joguei, mas mesmo assim bate um tristeza ler essas coisas
 

rafa besouchet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.224
Reações
1.533
Pontos
884
Pergunta, eu consigo baixar o conteúdo do season pass comprado, etc, ou já não será mais possível?
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.552
Reações
12.309
Pontos
1.449
Driveclub pra mim teve a mesma importância do que o motorstorm no ps3.
Pra mim!

Lembro quando joguei a primeira vez motorstorm na época, foi muito foda.
Driveclub foi igualmente.
 

Jows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.283
Reações
8.755
Pontos
1.279
Adoro jogos de corrida e juro q eu queria ver esse jogo com os mesmos olhos de alguns aí pq não vejo nada disso q a galera fala, jogo bem mé, arcade bem mais ou menos.
 
Topo Fundo