O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Duvida retro: evitando que um console fique amarelado

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Duvida pertinente:

Aqui na pasta tem excelentes tópicos sobre limpeza dos consoles.

Mas me bateu uma duvida aki: o que causa o amarelado?

É o seguinte, coloquei meus VG antigos enfeitando a prateleira envoltos com plastico apropriado para não pegar poeira. E to com medo do meu dreamcast ficar de outra cor (depois de limpa-lo ta tão branquinho).

Será que a luz danifica a cor original e eles ficarão amarelados? Ou so quando ficam em contato com a poeira?
 

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
Eris,

Pelo que andei lendo, principalmente sobre o Super Famicom, depende da composição do plástico.

Por exemplo, no caso da primeira leva de Super Nintendo/Super Famicom, o amarelado é resultado do composto anti-chamas utilizado no plástico da carcaça para evitar incêndios.
O amarelado é resultado de um processo químico em função da própria exposição do console ao ar e principalmente a luz do sol, tanto que se a carcaça trincar você vai ver que internamente o plástico estará na sua cor orginal. Não tem como se evitar completamente... os primeiros Super Nintendo/Super Famicom tendem a ficar amarelados. Na segunda leva em diante a Nintendo mudou a composição e eles não ficam mais amarelados.

O caso do Dreamcast, PSOne e outros deve ser o mesmo dos primeiros SNES/SFC.

Consoles de cores escuras praticamente não sofrem do mal da descoloração.

Eu tive um SNES da primeira leva lá pelos meados de 93/94 e enquanto ele esteve comigo não ficou amarelado. O que eu fazia era deixa-lo sempre embaixo de uma capa protetora que comprei assim que o ganhei. Sabe aquelas capas velhas que tinha para video-cassetes, pronto, era algo parecido. Ficava o máximo protegido da luz do sol.

A melhor página sobre o assunto que conheço é justamente a do RetrOBright:

http://retr0bright.wikispaces.com/

Explica em por menores tudo que você queira saber e até se quiser arriscar recuperar a cor original.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
Lá vamos nós:

1) O que causa amarelamento é REAÇÃO QUÍMICA do plástico com o ar/umidade/luz. O tipo de plástico influencia diretamente: alguns tem reação química, e amarelam, outros não. Exemplo simples: o SNES --> tem vários pedaços plásticos, mas alguns consoles possuem pedaços de tipo/composição diferente. Esse é o motivo de alguns consoles ficarem totalmente amarelos, outros apenas em alguns pedaços e outros em nenhum lugar. É loteria e um tiro no escuro: depende do lote de fabricação.

2) Poeira é ruim pois suja e ferra componentes eletrônicos, mas não cria reação química necessária no plástico. Já umidade, ar e, principalmente luz, acabam com o plástico. Negócio é deixar em lugar fechado, seco e sem luz. Exemplo: caixa plástica dentro de armário fechado num quarto com baixo índice de umidade (sem ar condicionado no quente, forno etc). Pra ficar 100%, compre pó anti-umidade e deixe lá, junto do console: ele absorve a água no lugar do consol e dura meses.

3) Existem algumas pastas de limpeza pra branquear plástico, mas é um paleativo e não uma solução definitiva, pelo fato da pasta não conseguir alterar a propriedade química do plástico do console. É como branqueador de dentes: fica branco no momento, mas depois de um tempo... terá que fazer de novo.

Qualquer dúvida, poste aí.
 

Vings

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.615
Reações
11.340
Pontos
629
To com o meu Ps1 a uns 10 anos já e nunca rolou nada de amarelar ele. Apesar de que sempre ficou guardadinho na caixa depois dos 3 primeiros anos de uso..
 

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Agora me deu medo, de plastico, umidade (a cidade de Santos é bem umida). Mas luz mesmo, so artificial.

Muito obrigada, Kyo e Unabomber. Tiraram todas as minhas duvidas.
 

J. Augusto F

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.014
Reações
35
Pontos
779
Olha, já usei aquele produto em pasta Limplex e realmente funcionou com a parte plástica dos gabinetes. Acredito que funcione também nos consoles.
 


EvertonSSJ4

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.919
Reações
11.605
Pontos
684
Como já responderam, é devido a composição do plástico, no mais é só seguir o tutorial pra deixar ele branco novamente. Fiz isso no meu Dreamcast e ficou mto bom, só não pode esquecer no sol ehehe.
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.863
Reações
1.097
Pontos
609
Kyo Olhos Demoniacos;8839636 disse:
Eris,

Pelo que andei lendo, principalmente sobre o Super Famicom, depende da composição do plástico.

Por exemplo, no caso da primeira leva de Super Nintendo/Super Famicom, o amarelado é resultado do composto anti-chamas utilizado no plástico da carcaça para evitar incêndios.
O amarelado é resultado de um processo químico em função da própria exposição do console ao ar e principalmente a luz do sol, tanto que se a carcaça trincar você vai ver que internamente o plástico estará na sua cor orginal. Não tem como se evitar completamente... os primeiros Super Nintendo/Super Famicom tendem a ficar amarelados. Na segunda leva em diante a Nintendo mudou a composição e eles não ficam mais amarelados.

O caso do Dreamcast, PSOne e outros deve ser o mesmo dos primeiros SNES/SFC.

Consoles de cores escuras praticamente não sofrem do mal da descoloração.

Eu tive um SNES da primeira leva lá pelos meados de 93/94 e enquanto ele esteve comigo não ficou amarelado. O que eu fazia era deixa-lo sempre embaixo de uma capa protetora que comprei assim que o ganhei. Sabe aquelas capas velhas que tinha para video-cassetes, pronto, era algo parecido. Ficava o máximo protegido da luz do sol.

A melhor página sobre o assunto que conheço é justamente a do RetrOBright:

http://retr0bright.wikispaces.com/

Explica em por menores tudo que você queira saber e até se quiser arriscar recuperar a cor original.

exato, eu ia explicar isso mesmo, parabens
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Bem o pessoal disse tudo.

Só não faça igual meu primo pois o snes dele estava muito amarelado, e o maluco resolveu pintar ele de preto..... Ficou com a cor do mega drive negão... bem estranho...
 
Topo Fundo