O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Duvidas na criação de sprite!

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Pessoal, estou tentando apreender a fazer sprites para jogos, mas estou na duvida em relação a tamanho, boas ferramentas para usar, resolução e etc.

Se alguem conseguir me dar uma luz, eu agradeço!
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Seria importante dizer que tipo de jogo você quer fazer. Assim fica muito vago, desculpa. =(
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Assumindo que por sprite você se refira a pixel art: Eu uso Photosop para criar e animar sprites. Como já uso o software há quase uma década, é mais simples usá-lo do que pegar um software especifico para pixel art. Se quiser algo mais especifico, pega o Aseprite. Sobre dúvidas em general, segue uma série de videos legal sobre pixel art:



(Ele começa falando em Português, mas não se enganem, o video é 99% em Inglês mesmo).
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Eu te aconselho a utilizar o Spine. Ele faz animações em esqueleto, é muito mais fácil de usar e tem bastante jogos que se utilizam desse programa. Dá uma olhada que vale a pena.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Comece com baixas resoluções para sentir/entender melhor pixel art. Principalmente se você não desenha muito frequentemente, trabalhar com alta resolução pode ser um pouco frustrante no início.

Quanto à ferramenta para arte 2D, um Photoshop vai poder sempre resolver seu problema.

Porém, o mercado tem mostrado recentemente que programas menores e mais especializados têm tomado espaço porque os desenvolvedores têm conseguido captar melhor as necessidades dos artistas, muitas vezes recomeçando ou melhorando ferramentas e conceitos que já estavam ficando engessados durante os anos.

Sendo assim, recomendo que tente, para fazer sprites, o Pyxel Edit e o Aseprite, que são específicos para pixel art e já tem vários recursos específicos para esse tipo de arte.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.490
Pontos
2.082
Resolução tudo depende do dispositivo target e do estilo artistico.
Vai fazer pra mobile? PC? Console?
Pixel art? Vetor? Pintura digital?

Softwares é relativo, ou em outras palavras, indiferente.
Uso o bom e velho Photoshop.
 


Mr. Henrich

Veterano
Mensagens
382
Reações
843
Pontos
128
Pegue sprites prontos dá menos trabalho, depois você edita alguns detalhes para dar um toque mais pessoal.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
Ouvi falar que o GraphicsGale é bom para construção de sprite, não sei se vc vai encontrar para baixar hoje em dia, mas dá uma procurada no youtube.


Dá pra fazer animação nele também.

 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Seria importante dizer que tipo de jogo você quer fazer. Assim fica muito vago, desculpa. =(

Jogo 2D com visão de cima (Como era o jogo do pateta e max do snes)

Resolução tudo depende do dispositivo target e do estilo artistico.
Vai fazer pra mobile? PC? Console?
Pixel art? Vetor? Pintura digital?

Softwares é relativo, ou em outras palavras, indiferente.
Uso o bom e velho Photoshop.

Para PC xD
 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Ouvi falar que o GraphicsGale é bom para construção de sprite, não sei se vc vai encontrar para baixar hoje em dia, mas dá uma procurada no youtube.


Dá pra fazer animação nele também.



Opa, vou dar um olhada! Vlw!
 

Jowpallu00

Ser evoluído
Mensagens
36
Reações
31
Pontos
28
Eu uso o Aseprite, muito bom na minha opinião, o problema mesmo é quando eu boto a imagem (que eu sempre salvo em png) e ela fica com
a qualidade "cagada" XD
 
Topo Fundo