Chris Redfield
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Você está bem enganado sobre o funcionamento do XSX.Com 6 gb de ram a menos? Muito difícil. E se usar so 6gb mais lentos, todo o sistema rodará mais lento. Vão sobrar TFlops inutilizados por causa desse gargalo. Pode salvar e me cobrar lá na frente.
Assista a apresentação da MS na Hotchips.Sem falar no gargalo das memórias não unificadas. Isso será um calcanhar de aquiles e definirá quem é o mais potente na prática e não apenas no papel.
Outro fato: Xbox Series X usa api da AMD sem nenhuma customização. Se existe alguma dificuldade em aprendizagem, essa será no PS5.
Há tempos que rolavam esses rumores de que a MS tinha aguardado o RDNA2 full para o seu console.
A Sony é um RDNA 1 como melhorias.
Agora, segue o malabarismo para justificarem a Sony partir pra outra solução, porém é fato que o PS5 estava 95% o ano passado. A última mudança mesmo, segundo rumores, foi o clock da GPU.
Com 6 gb de ram a menos? Muito difícil. E se usar so 6gb mais lentos, todo o sistema rodará mais lento. Vão sobrar TFlops inutilizados por causa desse gargalo. Pode salvar e me cobrar lá na frente.
Você está bem enganado sobre o funcionamento do XSX.
10 GB é para VRAM e tem mais 3,5 para o jogo, ou seja, são 13,5GB para jogos. Também o PS5 terá reserva para SO, logo não são 16GB para rodar jogos e não tem lógica sua afirmação de 6GB a menos.
Assista a apresentação da MS na Hotchips.
Eles literalmente falam que a API do consoles é feita para o console e tem melhorias que aumentam muito o desempenho e é baseada na DX12, que é da MS.
RDNA 2 é hardware e é da AMD. Pelas informações da apresentação, não dá pra dizer que é mesma coisa que está no PC. O trabalho tanto no hardware quanto do software foi deixar as coisas o mais próximo possível para os devs.
Falo dos 10gb por causa do gargalo quando se usa os 6gb mais lentos. Todo o sistema cai para 300 e poucos gb/s. A controladora só mantem 560 gb/s quando não acessa os 6gb mais lentos. Por isso reduziram para 1080p a UI, tentando reduzir de 2,5gb que ocupava em 4k, alocando nos 10gb mais rápidos sem consumir tanto espaço.
Ou seja, na sua cabeça, o XSX só usa 10GB. Existem 6GB só de enfeite.Falo dos 10gb por causa do gargalo quando se usa os 6gb mais lentos. Todo o sistema cai para 300 e poucos gb/s. A controladora só mantem 560 gb/s quando não acessa os 6gb mais lentos. Por isso reduziram para 1080p a UI, tentando reduzir de 2,5gb que ocupava em 4k, alocando nos 10gb mais rápidos sem consumir tanto espaço.
Ou seja, na sua cabeça, o XSX só usa 10GB. Existem 6GB só de enfeite.
Pelo visto entende um pouco, então vamos as contas:Todos os módulos de GDDR6 somam 56GB/s na taxa de transferência.
A VRAM usa os 10 módulos (10 x 56=560). Os demais 6GB usam 6 módulos que dão os 336GB/s (6 x 56).
No caso de XSS são 5 módulo. 8GB em 4 módulos que dá 224GB/s (4 x 56) e 2GB em um módulo (56GB/s).
Assim, não é que é mais lento, os módulos tem a mesma taxa de transferência. Porém a MS está contando de forma diferente para explicitar que o SO também usa parte dessa banda.
Só para colocar o PS5, são 8 módulos iguais aos que a MS usa, 8 x 56 = 448GB/s.
O cara faz um curso nas Organizações Tabajara e depois vem aqui mostrar todo esse conhecimento avançadoO cara insiste nessa bobagem de que o OS vai usar a RAM mais rápida.
O OS atual usado no XSX é o "mesmo" do XOX, que sempre foi em 1080p, logo nunca houve redução de resolução. Isso é algo que a DF colocou no twitter como se fosse quase o fim do mundo, mas pode mudar quando sair a versão definitiva.Pesquisou o motivo da redução da resolução da UI do XSX de 4k para 1080p? Em 4k o sistema aloca 2,5gb dos 6gb mais lentos, isso você deve ter lido. Se existe o gargalo que vários sites especializados em hardware estão investigando, não foi esse o motivo de reduzirem para 1080p, ocupando menos memória e alocar nos 10gb mais rápidos? Eis a questão.
Sim, você tem razão que cada módulo de memória só tem uma via de acesso.Pelo visto entende um pouco, então vamos as contas:
Sabemos que o XSX usa chips (módulos de memória) de 1 e 2 gb para o total de 16gb. Usando matemática básica sabe-se que podem ser 5 chips de 2gb + 6 chips de 1gb ou 10 chips de 1gb e 3 chips de 2gb, concorda? Só tem um problema, o XSX tem apenas 10 módulos de memória na placa. São 6 chips de 2gb e 4 chips de 1gb. Diferente não? Ter em um mesmo chip duas memórias diferentes, só que com acesso dividido?
Então quando o acesso for feito as duas memórias, seja pelo jogo, UI, audio, i/O, qual a largura de banda:
1. 392 gb/s da memória rápida (10gb), ficando apenas 168 gb/s na memória lenta (6gb) = Total 560 gb/s (máximo que a controladora suporta)
O grande erro na divulgação dos números do XSX foi que eram duas memórias distintas, mas fizeram juntas (inédito). Só que 560 gb/s na verdade é a largura de banda total para acesso das duas memórias. Caso queira manter os 560 gb/s, não poderá fazer o acesso a memória lenta.
Você está confundindo demais todas as informações. Ambos os consoles mantém a largura de banda no máximo. Se a MS não conseguisse fazer isso, como você está imaginando, não daria para garantir o desempenho do console. Quer dizer, em um console o jogo rodaria a 60fps cravados e no outro com quedas para 30 fps dependendo de onde esteja o OS. Percebe o quão absurda é a sua lógica?Até poderia considerar isso, mas no caso não são dois hardwares (memórias) distintos, parte deles estão no mesmo pool e o acesso é divido para um total de 560 gb/s de banda.
+ caro para a Sony. Porém a largura de banda se mantém no máximo o tempo todo.
Ta ligado que pela configuração de memória do Xbox, só do OS acessar essa memória mais lenta ele limita a velocidade da memória mais rápida. No fim das contas para jogos mesmo vão ser os 10GB lá, se tiver que usar mais que 10GB fica ruim para o Xbox. Triste, mas infelizmente é a realidade.O cara insiste nessa bobagem de que o OS vai usar a RAM mais rápida.
Nem perca tempo com o carinha das Organizações Tabajara, ele crê que entende, a realidade não vai afetar o mundinho dele. Daqui a pouco ele já está no naipe do Sonymedomine...O OS atual usado no XSX é o "mesmo" do XOX, que sempre foi em 1080p, logo nunca houve redução de resolução. Isso é algo que a DF colocou no twitter como se fosse quase o fim do mundo, mas pode mudar quando sair a versão definitiva.
Você continuar afirmando que o console só usara 10GB para OS, jogo, etc. Não sei se está sendo inocente ou fazendo isso de propósito.
Na geração atual a UI já reserva 3GB da memória, ou seja, difícil imaginar que em 4K caberia em 2,5GB e tiveram que reduzir.
Sim, você tem razão que cada módulo de memória só tem uma via de acesso.
Só erra em analisar as coisas de modo diferente e achar que existe memória mais lenta. Não existe, cada módulo oferece 56GB/s de largura de banda. Acho que por uma questão técnica eles dividiram.
Os 10 módulos podem usar até 560GB/s de largura de banda. Os 4 módulos de 1GB ficam com 224 GB/s e os 6 módulos de 2Gb com 336 GB/s da largura total de 560 GB/s. Vale notar que os módulos de 1GB e 2 GB não se enxergam e isso pode ajudar a separar os dados do OS dos dados do jogo.
Desconheço a lógica que a MS usa e se consegue garantir que os dados de OS caiam sempre nos módulos de 2GB, mas é isso que dá a entender essa distinção. Se ela consegue garantir os dados de OS irão para os módulos de 2GB e que os módulos de 1GB só acessarão dados da VRAM, já conseguiria garantir a divisão proposta nos dados.
A MS usa a mesma lógica de separar a largura de banda no XSS que usa 5 módulos de 2GB e poderia ter divulgado como sempre foi divulgado e sabemos que os dados de OS também consomem largura de banda.
Você está confundindo demais todas as informações. Ambos os consoles mantém a largura de banda no máximo. Se a MS não conseguisse fazer isso, como você está imaginando, não daria para garantir o desempenho do console. Quer dizer, em um console o jogo rodaria a 60fps cravados e no outro com quedas para 30 fps dependendo de onde esteja o OS. Percebe o quão absurda é a sua lógica?
Fora que teria menos memória disponível que o XSS que foi pensado para 1080p.
Ta ligado que pela configuração de memória do Xbox, só do OS acessar essa memória mais lenta ele limita a velocidade da memória mais rápida. No fim das contas para jogos mesmo vão ser os 10GB lá, se tiver que usar mais que 10GB fica ruim para o Xbox. Triste, mas infelizmente é a realidade.
Limita sim, pode ir lá estudar como é configurado que você vai ver. Quando o acesso é feito nessa memória a velocidade cai para a menor velocidade listada.Se limitasse não faria sentido nem a RAM rápida existir.
São 13,5GB pra jogos, a GPU é que fica limitada a 10GB, o que não é um problema pois o restante fica para uso da CPU.
Você tem razão. Foi o mesmo comentário anterior a este seu.Nem perca tempo com o carinha das Organizações Tabajara, ele crê que entende, a realidade não vai afetar o mundinho dele. Daqui a pouco ele já está no naipe do Sonymedomine...
Sim, você tem razão que cada módulo de memória só tem uma via de acesso.
Só erra em analisar as coisas de modo diferente e achar que existe memória mais lenta. Não existe, cada módulo oferece 56GB/s de largura de banda. Acho que por uma questão técnica eles dividiram.
Os 10 módulos podem usar até 560GB/s de largura de banda. Os 4 módulos de 1GB ficam com 224 GB/s e os 6 módulos de 2Gb com 336 GB/s da largura total de 560 GB/s. Vale notar que os módulos de 1GB e 2 GB não se enxergam e isso pode ajudar a separar os dados do OS dos dados do jogo.
Mas isso acontece com qualquer console.Nessa parte você concorda comigo. O total de banda oferecida ao sistema. No caso da GPU, ela só terá os 560 gb/s quando não se fizer o acesso aos 6Gbs. No fim a largura de banda da GPU fica prejudicada ou reduzida justamente por terem feito essa unificação em parte das memórias distintas. Esse é o gargalo.
A Microsoft respondeu o porque de ter feito isso: Redução de custos. Para que esse gargalo não existisse, precisaria ter módulos separados e em número par. Você sabe disso.
Limita sim, pode ir lá estudar como é configurado que você vai ver. Quando o acesso é feito nessa memória a velocidade cai para a menor velocidade listada.
Não se somam as duas velocidades.
Ai tem que ver, nos consoles dessa geração não era assim e o a GPU e CPU compartilhavam a mesma banda. Acho que continua sendo assim.A velocidade cai é se ao invés da GPU acessar apenas os 10GB rápidos ela utilizar 11GB por exemplo. Na prática a GPU está limitada a 10GB, passar disso tem uma penalidade de performance.
O OS vai ficar usando a RAM mais lenta o tempo inteiro.
Cada módulo só tem uma via de acesso mesmo.Ai tem que ver, nos consoles dessa geração não era assim e o a GPU e CPU compartilhavam a mesma banda. Acho que continua sendo assim.
Eu fico imaginando é o cara com uma calculadora e um papel pensando: "malditos caixistas da Outer, quando eu terminar essas contas fabulosas aqui eles se ajoelharão perante mim!".O cara faz um curso nas Organizações Tabajara e depois vem aqui mostrar todo esse conhecimento avançado
Nem perco tempo lendo mais, é muita groselha.
Tipo assim!?:Eu fico imaginando é o cara com uma calculadora e um papel pensando: "malditos caixistas da Outer, quando eu terminar essas contas fabulosas aqui eles se ajoelharão perante mim!".
Na verdade o XsX é Full RDNA2 justamente porque a Microsoft basicamente montou um PC, só tascou a GPU lá e pronto. A Sony customizou muito mais, a prova disso é a Tempest Engine, que é uma UC altamente customizada, que lembra até uma SPE do PS3. O Cache Scrubbers que não está presente nem nas RDNA2, se não me engano o RedGamingTech até comentou que seria até um feature meio preview do que vai vir nas RDNA3... ou seja, um feature RDNA2.5. Assim como a Geometry Engine que funciona como um VRS com esteroides.
Visualizar anexo 147845
Então, deve ser verdade que o Series X e S são os únicos FULL RDNA2, porque o PS5 está mais para RDNA2.5.
Visualizar anexo 147846
Red Gaming Tech insinua que a PS5 é na realidade um "Custom GPU", hibrido entre RDNA 2 e RDNA 3. - PCManias.com
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Não é a Toa que o PS5 está soltando jogo com Ray Tracing a torto e a direita e o Series X e S não mostraram nenhum jogo rodando com o efeito.
Eu fico imaginando é o cara com uma calculadora e um papel pensando: "malditos caixistas da Outer, quando eu terminar essas contas fabulosas aqui eles se ajoelharão perante mim!".
Me quotando para reforçar o que outros já estavam dizendo:
Visualizar anexo 148580
Visualizar anexo 148581
Visualizar anexo 148579
RDNA3 e o cara é o ENTENDIDO!?
Devo procurar as features da RDNA3 em qual site da Sony?
se em um console que tem gargalo é o ps5 com sua cpu e gpu variavel.