O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E essa clonação alucinada de zap? Realmente não tem muito o que fazer?

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.041
Pontos
2.009
Ontem clonaram o celular da minha diretora, filha do dono do grupo que trabalho.
Mandaram whats pra vários pedindo dinheiro e a porra toda, um gerente colega meu transferiu 1conto.

Agora acabaram de me ligar de um número normal se passando pelo ministério da saúde, dizendo que era pesquisa de covid. Fui indo só de curioso, aí ele disse que eu recebi um SMS com um código. Nem abri essa m****, obviamente. Larguei no grupo dos gestores e eles ligaram pra maioria deles tentando o mesmo golpe.

De uns meses pra cá conheço ao menos 10 pessoas que tiveram o número clonado nessa porra.

Tenho a verificação em duas etapas, mas tem algo a mais que possa ser feito?
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Minha tia caiu nessa conversa fiada e teve o whats clonado no mês passado. Uns amigos dela ainda depositaram uma grana na conta de um desses bandidinhos aí.

Geralmente são as pessoas mais velhas que caem nessa, porque na boa, tem que dar bobeira demais.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
960
Reações
2.635
Pontos
684
2FA e ficar ligeiro

A dúvida é: será que existe algum mecanismo para identificar e punir a ratazana que aplica essas extorsões?
 


D_de_vingança

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
3.345
Pontos
1.144
eu uso autenticação em dois fatores aqui.
Quando anunciei o carro no mercado livre, recebi MUITA tentativa de clonar meu whats
foram ligações imitando call center, mensagens... mta tentativa
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.169
Reações
10.833
Pontos
503
Ontem clonaram o celular da minha diretora, filha do dono do grupo que trabalho.
Mandaram whats pra vários pedindo dinheiro e a porra toda, um gerente colega meu transferiu 1conto.

Agora acabaram de me ligar de um número normal se passando pelo ministério da saúde, dizendo que era pesquisa de covid. Fui indo só de curioso, aí ele disse que eu recebi um SMS com um código. Nem abri essa m****, obviamente. Larguei no grupo dos gestores e eles ligaram pra maioria deles tentando o mesmo golpe.

De uns meses pra cá conheço ao menos 10 pessoas que tiveram o número clonado nessa porra.

Tenho a verificação em duas etapas, mas tem algo a mais que possa ser feito?

Os bancos, operadoras de telefonia e etc estão avisando em seus respectivos sites oficiais pra não clicarem na m**** de SMS, coisas parecidas. Ta rolando até vários golpes vindo do mesmo número e os caras acham que eu vou cair nessa.



Prestem atenção, galera. Antes de sair clicando adoidado nos link, onde até santo desconfia da esmola mas o BR não usa cérebro a favor, pesquise primeiro se o link ou a fonte é confiável checando em vários sites seguros se trata ou não de u golpe. Simples assim. SMS a dica é certeira: não clicar sob hipótese alguma, nem mesmo para avaliação pos atendimento de alguma clinica ou coisa parecida.


Os golpes estão aí, só cai quem quiser
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
No meu todo dia chega sms de suposto banco ou operadora.
Teve 2 dias que eu fiquei recebendo aviso de tentativa de acesso e ligação. Tem que ser lerdo ou não entender de nada
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.863
Reações
6.460
Pontos
703
KKKKKKK... vou até alertar o pessoal daqui de casa para colocarem tudo no modo de verificação em 2 fatores. Com a valorização do BTC tá muito, mas muito vantajoso investir tempo e dinheiro em golpe, hacker etc.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.401
Reações
3.946
Pontos
353
Como funciona para clonarem?
Vc recebe uma msg com um codigo de autenticacao e passa pro clonador.... basicamente e isso

Porem a sacada eh como eles conseguem esse codigo, falam que sao do banco, q vc ganhou uma promo, que sao da prefeitura...enfim... inventam um monte de historia... e pedem um cod que te enviaram por sms para confirmar.... vc passa e se fode

Como nossos dados tao voando na interwebs, eles tem td, nome do teu pai/mae/papagio/endereco....
Ae galera acha que eh real e confirma
 
Ultima Edição:

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.789
Pontos
453
Ontem clonaram o celular da minha diretora, filha do dono do grupo que trabalho.
Mandaram whats pra vários pedindo dinheiro e a porra toda, um gerente colega meu transferiu 1conto.

Agora acabaram de me ligar de um número normal se passando pelo ministério da saúde, dizendo que era pesquisa de covid. Fui indo só de curioso, aí ele disse que eu recebi um SMS com um código. Nem abri essa m****, obviamente. Larguei no grupo dos gestores e eles ligaram pra maioria deles tentando o mesmo golpe.

De uns meses pra cá conheço ao menos 10 pessoas que tiveram o número clonado nessa porra.

Tenho a verificação em duas etapas, mas tem algo a mais que possa ser feito?
Além de verificação em duas etapas, você tem e-mail associado a sua conta? Porque recentemente li que isso ajuda.

Minha mulher trabalha faz alguns trampos de corretora e sempre que ela tem que anunciar imóvel no OLX, tentam clonar o WhatsApp dela. Mas é coisa muito, muito rápida mesmo. É colocando um anúncio no ar e recebendo ligação de golpista. Mas ela nunca caiu.

A quantidade de golpes digitais tá foda. Não só de WhatsApp...
Diariamente eu recebo uma porrada de SMS fraudulento :kwow
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.401
Reações
3.946
Pontos
353
whatsapp não identifica no corpo de texto do SMS que o código É DO WHATSAPP?
Manda... a real que o cara te liga... confirma todos seus dados, endereco, ae vc ja ta credulo, fala q vai te mandar um sms para confirmar... vem falando que é do whatss, mas vc ta tao envolvido com a ligacao que acaba passando

Nunca tentaram me dar esse golpe, mas acredito qndo a galera fala q os caras convencem
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
esses tempos ligaram pra minha tia dizendo que era do banco do brasil e que precisavam confirmar uma compra no cartão de crédito dela no valor de 2 mil reais

moro perto dela, cheguei bem na hora que ela tava no telefone, DIZ ELA que o "atendente" falou o nome e cpf dela, mas eu duvido do cpf, ele deve ter pedido pra ela falar pra "confirmar", ela tb disse que ele tinha o número de cartão dela, mas eu tb duvido

enfim, ela passou o telefone pra mim e eu conversando com o vagabundo (até então eu não tinha certeza se era golpe), sabe o que ele queria fazer? queria mandar um "funcionário do banco" pra pegar o cartão e levar pra perícia

dai eu mandei se foder e desliguei, tá me tirando?

por precaução cancelamos o cartão e pedimos outro, dessa vez ligando direto no banco

ah, os caras fizeram interceptação de ligação pelo que minha tia disse, eles ligaram e pediram pra ela ligar no 0800 do cartão, ela ligou e os caras interceptaram

eu podia ter falado pro cara ir lá buscar e chamado meu outro tio que é pm pra ficar esperando, mas eu achei melhor não me envolver nessas parada
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Não deu tempo de ir verificar direito, mas meu pai recebeu um e-mail de cancelamento da Netflix esses dias e umas paradas assim. Ele chegou a ligar pra um número no corpo do e-mail mas ficou desconfiado da ligação.

Vou dar uma checada depois, sei que tem um golpe desse tipo, mas pelo que ele disse o e-mail parecia ser genuíno.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.643
Reações
6.600
Pontos
819
realmente ta tendo bastente disso..... Teoricamente da para rastrear pela conta que eles pedem para enviar o pix, certo?

Inclusive, uma colega caiu recentemente, mesmo sendo pix, o banco é obrigado a fazer o estorno.
 

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.394
Reações
2.839
Pontos
453
esses tempos ligaram pra minha tia dizendo que era do banco do brasil e que precisavam confirmar uma compra no cartão de crédito dela no valor de 2 mil reais

moro perto dela, cheguei bem na hora que ela tava no telefone, DIZ ELA que o "atendente" falou o nome e cpf dela, mas eu duvido do cpf, ele deve ter pedido pra ela falar pra "confirmar", ela tb disse que ele tinha o número de cartão dela, mas eu tb duvido

enfim, ela passou o telefone pra mim e eu conversando com o vagabundo (até então eu não tinha certeza se era golpe), sabe o que ele queria fazer? queria mandar um "funcionário do banco" pra pegar o cartão e levar pra perícia

dai eu mandei se foder e desliguei, tá me tirando?

por precaução cancelamos o cartão e pedimos outro, dessa vez ligando direto no banco

ah, os caras fizeram interceptação de ligação pelo que minha tia disse, eles ligaram e pediram pra ela ligar no 0800 do cartão, ela ligou e os caras interceptaram

eu podia ter falado pro cara ir lá buscar e chamado meu outro tio que é pm pra ficar esperando, mas eu achei melhor não me envolver nessas parada
Não interceptaram a ligação
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599
Tentaram meter uma dessa para cima de mim uma vez se passando por Mercado Livre.

Bloqueei o pnc na hora. É sempre um papo furado para pedir o código via SMS como se tivessem mandado algo.
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.405
Reações
13.734
Pontos
453
1 - Habilitar a verificação por duas etapas.
2 - Bloquear o WhatsApp com senha / biometria / reconhecimento facial.
3 - Evitar qualquer tipo de conversa, mesmo com pessoas próximas, sobre transferir dinheiro para conta de terceiros.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
esses tempos ligaram pra minha tia dizendo que era do banco do brasil e que precisavam confirmar uma compra no cartão de crédito dela no valor de 2 mil reais

moro perto dela, cheguei bem na hora que ela tava no telefone, DIZ ELA que o "atendente" falou o nome e cpf dela, mas eu duvido do cpf, ele deve ter pedido pra ela falar pra "confirmar", ela tb disse que ele tinha o número de cartão dela, mas eu tb duvido

enfim, ela passou o telefone pra mim e eu conversando com o vagabundo (até então eu não tinha certeza se era golpe), sabe o que ele queria fazer? queria mandar um "funcionário do banco" pra pegar o cartão e levar pra perícia

dai eu mandei se foder e desliguei, tá me tirando?

por precaução cancelamos o cartão e pedimos outro, dessa vez ligando direto no banco

ah, os caras fizeram interceptação de ligação pelo que minha tia disse, eles ligaram e pediram pra ela ligar no 0800 do cartão, ela ligou e os caras interceptaram

eu podia ter falado pro cara ir lá buscar e chamado meu outro tio que é pm pra ficar esperando, mas eu achei melhor não me envolver nessas parada
Tão dando esse golpe direto.
Tem uns pilantra que tem equipe de motoboy formada só pra ir pegar os cartões. Geralmente tentam aposentados.
Uns vermes...
 
Topo Fundo