O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E se Ayrton Senna não tivesse morrido?

Tetexugo

Supra-sumo
Mensagens
516
Reações
1.013
Pontos
173
A pergunta é especificamente COMO a carreira dele teria progredido se não tivesse rolado aquele fatídico acidente

Como será que estaria de 1994 até hoje? Será que teria conquistado mais algum título?
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Com certeza ele teria ganho mais alguns títulos. Mas aí rola um paradoxo e o Shumacher? Hamilton? Será que esses caras existiriam?

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk
 

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.461
Pontos
303
Problema do Senna é mais as viúvas dele, não desapegam dele e ainda ficam depreciando o esporte atual.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
 


Heretic.abortion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.633
Reações
6.703
Pontos
1.224
Vou com a maioria....penta no mínimo, e mais alguns recordes.

Poderia até comer mais títulos. Talento e competência sobrava.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.023
Reações
6.890
Pontos
704
Acho que não hein. Schumi iria ganhar os títulos de 94 e 95, a Benetton era muito superior dos outros carros. Já 96 e 97, Senna iria sobrar.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
Em 1994, o Hill (está certo que com umas punições), levou a disputa até a ultima etapa. E ganhou 3 corridas que o Schumi participou. Se o Hill, limitadissimo, fez isso, imagine o Senna.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Aposentaria em 2000, com todos os recordes sob seu nome.
Não, ele não teria tantos títulos quanto os 7 de Schumacher. Senna morreu com 34 anos. E a aposentadoria na Fórmula 1 vem um pouco depois disso. Poucos chegam aos 38, 39 correndo. Menos ainda ganhando títulos: os reflexos decaem ano a ano depois dos 30. Além disso, Senna precisaria estar sempre nos carros certos para superar as 7 conquistas do alemão. Em 1996 e 1997 o carro certo era a Williams. Em 1998 e 1999, a McLaren. Mas Ayrton disse que queria encerrar a carreira na Ferrari. E os carros vermelhos só ficaram imbatíveis mesmo entre 2000 e 2002, quando Senna já teria mais de 40.

Em qualquer cenário realista, Senna não alcançaria Schumacher em vitórias. Ayrton ganhou 1 em cada 4 corridas que disputou. Se continuasse com esse pique até pendurar o capecete (aos 38 anos, a idade média de aposentadoria dos campeões da gereção dele), o número de vitórias dele pularia de 41 para 61. Caso a média fosse a dos melhores anos de sua carreira (entre 1988 e 1991), seriam 71. Ótimo, mas longe das 91 do alemão.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.023
Reações
6.890
Pontos
704
Não, ele não teria tantos títulos quanto os 7 de Schumacher. Senna morreu com 34 anos. E a aposentadoria na Fórmula 1 vem um pouco depois disso. Poucos chegam aos 38, 39 correndo. Menos ainda ganhando títulos: os reflexos decaem ano a ano depois dos 30. Além disso, Senna precisaria estar sempre nos carros certos para superar as 7 conquistas do alemão. Em 1996 e 1997 o carro certo era a Williams. Em 1998 e 1999, a McLaren. Mas Ayrton disse que queria encerrar a carreira na Ferrari. E os carros vermelhos só ficaram imbatíveis mesmo entre 2000 e 2002, quando Senna já teria mais de 40.

Em qualquer cenário realista, Senna não alcançaria Schumacher em vitórias. Ayrton ganhou 1 em cada 4 corridas que disputou. Se continuasse com esse pique até pendurar o capecete (aos 38 anos, a idade média de aposentadoria dos campeões da gereção dele), o número de vitórias dele pularia de 41 para 61. Caso a média fosse a dos melhores anos de sua carreira (entre 1988 e 1991), seriam 71. Ótimo, mas longe das 91 do alemão.
Mas os números do Schumacher se elevaram pela ausência de competição de alguém de seu nível. Acredito que o senna seria hexa, pelo menos.
 

AlucardSan

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
50.733
Reações
21.981
Pontos
2.124
Acho que não hein. Schumi iria ganhar os títulos de 94 e 95, a Benetton era muito superior dos outros carros. Já 96 e 97, Senna iria sobrar.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
Shummi qse perdeu 94 pra Hill. Ainda ia perder pro Senna naquele ano
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Talvez não chegasse a 7, acho difícil pra ser sincero.
Mas talento de sobra teria para conseguir pelo menos mais 2 títulos!
Schumacher corria contra ninguém era fácil ganhar, tinha o melhor carro e praticamente nenhum adversário a altura.


Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.712
Reações
3.472
Pontos
1.019
Vocês não estão considerando todas as mudanças nos carros que aconteceram por conta da morte do Senna. É muito difícil tentar imaginar esse cenário. Uma pequena mudança tem um efeito cascata gigantesco. Mas uma coisa é certa, no meu ponto de vista: a vida do Rubinho teria sido muito mais fácil.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Na minha matemática, cada título do Senna seria menos um título do Schumacher.

Então, Senna pentacampeão equivaleria ao Schumacher pentacampeão também.

So long
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Vocês não estão considerando todas as mudanças nos carros que aconteceram por conta da morte do Senna. É muito difícil tentar imaginar esse cenário. Uma pequena mudança tem um efeito cascata gigantesco. Mas uma coisa é certa, no meu ponto de vista: a vida do Rubinho teria sido muito mais fácil.
Concordo, os carros só ficaram assim, após a morte do Senna. Vieram as mudanças de segurança e muitas coisas. Infelizmente a sua morte foi necessária, para algo maior.
Sobre o Shumacher, ele em 2000 e 2002 tinha o melhor carro, os melhores estrategistas de corrida. Aí foi fácil.

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk
 

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.792
Pontos
453
O contrato dele na Williams era até quando, hein?
Caso ficasse na Williams até 96, eu acredito que ele ganharia pelo menos mais dois campeonatos, 95 e 96. Quiçá ganhasse 1994 também.
Explicando melhor o que disseram acima, Hill terminou 1 ponto atrás de Schumacher e teria sido campeão caso o Alemão não tivesse dado aquela fechada de porta escrota nele. E no fim de Imola, Hill tinha 7 pontos, acho. Contra 30 de Schumacher. E Hill também zerou em Mônaco, Schumacher venceu. Ou seja na quarta prova, a tabela estava 40 a 7 pra Schumacher. Então o déficit de 30 a 0 que Senna teria caso tivesse sobrevivido, mas saído da prova em Imola não seria nada que ele não pudesse recuperar ao longo da temporada.

Apesar de toda reclamação dele com o carro, ele não foi exatamente mal na Williams. Cometeu um erro bobo no GP do Brasil e só, aliás, erro que ele mesmo demonstrou depois, dirigindo um carro de passeio em Interlagos. Em Aida, algum animal bateu nele. Lehto? Lamy? Quem lembra aí? E em Imola ele vinha bem e acredito piamente que o que aconteceu foi uma falha nos componentes eletrônicos irregulares que a Williams usava no carro. Essa fofoca de bastidor é famosa, é só procurar que se acha. E como disse ao Piquet no Roda Viva no dia seguinte ao acidente, a F1 nunca assume a culpa em caso de morte. Fica por isso mesmo. Ficou.

pacto.jpg


Não, não acho que ele chegaria aos 7 de Schumacher. Mas Schumacher também não teria chegado aos 7, porque perderia pelo menos um de seus dois da Benetton pro Ayrton. Não acho que ele chegaria ao número de vitórias de Schumacher. Mas talvez Schumacher não tivesse chegado àquele número de vitórias caso tivesse concorrido com Senna por mais tempo. Ou talvez tivesse chegado e até ganho outros campeonatos, pra mim Schumacher é o melhor da história — depois do Alain Prost :kkk Aliás, segundo Galvão, Senna dizia que Prost era o maior. Então...

Uma Superinteressante das antigas fez uma projeção em que Senna seria pentacampeão mundial, teria ganho os campeonatos de 1994 e 95, depois encerraria a carreira na Ferrari, como vocês aí disseram. Coisa que o Flavio Gomes diz que, por uma entrevista que fez com o Senna, a última exclusiva, sacou que eles já estavam apalavrados. E a revista ainda fez umas gracinhas do tipo, dizer que ele largaria a Galisteu e voltaria com Xuxa e teria filho com ela.

Sobre a parte das corridas, que é o que realmente importa, eu não lembro se na simulação da Superinteressante ele bateria, mas sobreviveria em Imola ou se venceria a corrida. Mas enfim, isso também não teria tanta importância, afinal.

Agora uma coisa que eles disseram lá e faz um certo sentido, e bate com o argumento dos amigos aqui de como os carros melhoraram depois de Ímola, é: se Senna não tivesse morrido em 1994 e Schumacher tivesse sofrido um acidente daqueles que sofreu em Silverstone, teria morrido. Até porque ele quase morreu ali! No fim das contas, felizmente só quebrou a perna.

Aquele acidente do Kubica também foi foda e na Fórmula 1 pré-Senna, o resultado teria sido muito mais feio.
Até então, acidente na F1 terminava assim:
(desde já, calma, gente, apesar da imagem forte, Donnelly sofreu apenas fraturas e sobreviveu, está vivo e saudável até hoje e dizem que é um figurão)
martindonelly.jpg

martin_donnelly__spain_1990__by_f1_history-d5f96kc.jpg


Olha o que sobrou do carro do Martin:
DtHRYob.jpg


Não tinha célula de sobrevivência. Notem a marca do encosto arrancado.
E isso foi NUM TREINO!

O espaço entre a morte do Senna e a do Bianchi (foi em 2014, o acidente?), já que podemos considerar que o Bianchi morreu por causa do acidente, logo, foi uma morte causada pela Fórmula 1, foi o maior na história da categoria sem acidentes fatais.

Então sem dúvidas os carros mudaram muito da morte do Senna pra cá, principalmente em segurança.
Se não me engano, e aí quem tem boa memória pode me confirmar, já pra Mônaco 94 improvisaram uma medida de segurança bizarra, que foi uma táboa embaixo dos carros que, em caso do carro sair da pista, reduziria a velocidade e não teria tido um impacto tão forte quanto o do Senna.
E mudaram um pouco o traçado da Tamburello também.

Engraçado é que em 24 anos, eu sempre penso na morte do Senna. É até meio bobo, como se eu não aceitasse, coisa que muita gente tem com parente. Mas eu nunca tinha pensado sobre "e se ele tivesse sobrevivido?" Nem mesmo quando li a simulação da Ferrari.

Mas acho macabras coisas do tipo um quadro que fizeram dele se levantando do carro, ou um clipe-montagem que um músico aí fez dele andando depois do acidente etc.
 

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
Respondendo a pergunta do tópico diretamente sem ler a linha de raciocínio das respostas...


Hj ele seria comentarista da Globo e estaria ao lado do Galvão

E talvez a idolatria a ele fosse menor do que é hoje

Ah ele poderia ser deputado ou senador tbm


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Tetra, no MÁXIMO.

Tetra porque ele levaria 94, uma vez que o Hill perdeu por apenas 1 ponto. Em 95 a Benneton estava melhor e desta vez sem irregularidades.

Ferrari tinha um contrato pronto em 94 para o Senna em 96, com a morte dele só alteraram o nome para Michael Schumacher. Senna tinha um sonho de pilotar a Ferrari, é só fazer as contas, não passaria do tetra. Na Ferrari, a primeira grande chance do Schummy foi em 99, no ano que ele sofreu o acidente e caiu no colo do Hakkinen. Senna já teria pendurado as chuteiras.

Agora pro pessoal que menospreza o Schumy, vale lembrar que o ano de estréia dele, 92, ficou a frente do Senna. Ok, a Mclaren estava começando a decair e a Benneton começando a subir, mesmo assim, era o "MESSIAS ABSOLUTO" contra o novato.

E sobre rivalidades:

SENNA CONTRA:
Piquet
Mansell
Prost

SCHUMACHER CONTRA:
Prost
Senna
Hakkinen
Alonso

Prost e Senna vieram na mesma época, Hakkinen e Alonso parcelados.


Senna teve uma oportunidade de ouro que ele mesmo tinha previsto: A força da Williams a partir de 92. Ele queria pilotar a Williams e Frank Williams queria ele la. Mas um CEO da Honda conseguiu convencer ele de ficar na Mclaren, uma espécie de....acordo entre cavaleiros depois de 3 títulos mundiais.

Se ele estivesse na Williams em 92, Seria título atrás de título.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
... E em Imola ele vinha bem e acredito piamente que o que aconteceu foi uma falha nos componentes eletrônicos irregulares que a Williams usava no carro....

Foi a barra de suspensão, quebrou bem na soldagem numa época que era normal soldar. Senna corria com o "mesmo" carro que o Prost correu em 93, que também utilizou do "mesmo" carro que o Mansell, 92. Mansell era alto, Prost baixo. Segundo Prost, em 93 preferiu adaptar-se ao carro do que remendar peças ao seu gosto. Não foi o caso do Senna.

Hill citou que em 94, Imola, o carro estava vibrando bastante na tamburello e ele mesmo disse "Imagina com o Senna que era mais rápido"
 

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.792
Pontos
453
Foi a barra de suspensão, quebrou bem na soldagem numa época que era normal soldar. Senna corria com o "mesmo" carro que o Prost correu em 93, que também utilizou do "mesmo" carro que o Mansell, 92. Mansell era alto, Prost baixo. Segundo Prost, em 93 preferiu adaptar-se ao carro do que remendar peças ao seu gosto. Não foi o caso do Senna.

Hill citou que em 94, Imola, o carro estava vibrando bastante na tamburello e ele mesmo disse "Imagina com o Senna que era mais rápido"

Mesmo carro sem uma série de componentes eletrônicos que o regulamento proibia pra 94, como a famosa suspensão ativa.

Essa é a versão oficial. O carro nunca foi periciado direito. Foi feito uma perícia e depois foi desmontado. Segundo Flavio Gomes, Emanuele Pirro participou da perícia e disse que, quando aconteceu o acidente do Senna, a equipe aproveitou a pausa pra desligar a direção hidráulica do carro do Hill porque ela teria um componente irregular. E se foi justamente essa m**** que deu pane no carro do Senna? E aí o Flavio até pondera, você tá com o volante levinho, de repente vai fazer uma curva (pouquíssimo acentuada ou, como disse o Piquet, uma reta curva, se fosse o Galvão dizendo...) e a porra do volante tá duro. Só que em alta velocidade não dá pra fazer nada.

Em favor da versão oficial, pode-se dizer que, pela câmera on board do Schumacher, dá pra ver o carro dele pulando.

Mas se em 96 ele já estaria na Ferrari, aí não acho que ganharia o sexto título mesmo, não. Mas até o quinto, acredito que seria possível.

E nem sei se essa ida do Senna pra Ferrari seria boa pra Ferrari. Até onde me consta, Senna sempre forçou pra correr em carro vencedor. Diferentemente do Piquet, que a turma considerava um melhorador de carros. O Schumacher passou três anos ajudando no desenvolvimento da equipe até começar a ganhar campeonatos. Teria ganho em 1999, não fosse o acidente? Se o Irvine quase chegou lá... depois fez o mesmo pela Mercedes.


Sent from my iPad using Tapatalk
 

thebigkratos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.177
Reações
13.229
Pontos
1.439
Senna correu contra os melhores da historia,Lauda,Piquet,Prost e o proprio Schumi.


esse correu contra bons pilotos mas nao da pra considerar Montoya,Alonso e Hakkinen entre os top da historia da F1
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Mesmo carro sem uma série de componentes eletrônicos que o regulamento proibia pra 94, como a famosa suspensão ativa.

Essa é a versão oficial. O carro nunca foi periciado direito. Foi feito uma perícia e depois foi desmontado. Segundo Flavio Gomes, Emanuele Pirro participou da perícia e disse que, quando aconteceu o acidente do Senna, a equipe aproveitou a pausa pra desligar a direção hidráulica do carro do Hill porque ela teria um componente irregular. E se foi justamente essa m**** que deu pane no carro do Senna? E aí o Flavio até pondera, você tá com o volante levinho, de repente vai fazer uma curva (pouquíssimo acentuada ou, como disse o Piquet, uma reta curva, se fosse o Galvão dizendo...) e a porra do volante tá duro. Só que em alta velocidade não dá pra fazer nada.

Em favor da versão oficial, pode-se dizer que, pela câmera on board do Schumacher, dá pra ver o carro dele pulando.

Mas se em 96 ele já estaria na Ferrari, aí não acho que ganharia o sexto título mesmo, não. Mas até o quinto, acredito que seria possível.

E nem sei se essa ida do Senna pra Ferrari seria boa pra Ferrari. Até onde me consta, Senna sempre forçou pra correr em carro vencedor. Diferentemente do Piquet, que a turma considerava um melhorador de carros. O Schumacher passou três anos ajudando no desenvolvimento da equipe até começar a ganhar campeonatos. Teria ganho em 1999, não fosse o acidente? Se o Irvine quase chegou lá... depois fez o mesmo pela Mercedes.


Sent from my iPad using Tapatalk

Eu vi uma vez no natgeo (you tube) que os botões coloridos no volante também serviam para a telemetria da época, conforme a câmera posicionada atrás do ombro do piloto acompanhava o trajeto do botão durante as curvas.

Quando o senna entra na Tamburello, o botão vibra e perde o trajeto, como se o volante saísse do lugar
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Eu vi uma vez no natgeo (you tube) que os botões coloridos no volante também serviam para a telemetria da época, conforme a câmera posicionada atrás do ombro do piloto acompanhava o trajeto do botão durante as curvas.

Quando o senna entra na Tamburello, o botão vibra e perde o trajeto, como se o volante saísse do lugar

Exatamente!

Essa é a versão que mais faz sentido, já que dá pra perceber claramente o volante saindo do lugar, algo que não aconteceu no treino todo no dia anterior.
As rodas do carro ficaram retinhas como se o Senna tivesse soltado o volante (igual nos carros comuns onde soltamos o volante e ele volta pro centro).

Essa teoria pra mim já fazia sentido antes e me convenceu de vez com esse vídeo mostrando o volante saindo do lugar.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.053
Reações
9.777
Pontos
779
Senna poderia ter sido tetracampeão em 1994. Em 1995 eu já não teria certeza se o brasileiro conseguiria mais um título, pois a Benetton estava arrasadora naquele ano.
Em 1996 Senna estaria na Ferrari. Talvez tivesse chances de disputar o título de 1997.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Senna poderia ter sido tetracampeão em 1994. Em 1995 eu já não teria certeza se o brasileiro conseguiria mais um título, pois a Benetton estava arrasadora naquele ano.
Em 1996 Senna estaria na Ferrari. Talvez tivesse chances de disputar o título de 1997.
Exatamente!!!

Mas eu ainda acho que o ano mais próximo foi 99.

Querendo ou não, o Villeneuve foi um baita piloto e ao contrário do Senna, ele era jovem e com um carro no ponto

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.712
Reações
3.472
Pontos
1.019
Um monte de gente que não assistiu a temporada de 1995 pra dizer essa bobagem de que a Benetton era boa naquele ano. Aquele carro era bem ruim. O próprio Schumacher disse isso. Só que a dupla da Williams era horrível e jogou o campeonato fora tendo o melhor carro. Schumacher tirou leite de pedra naquele ano.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.182
Reações
32.510
Pontos
1.629
Não acho tão simples cravar que o Senna ganharia em 94. O Hill só aproximou porque o Schumacher foi suspenso por duas corridas, na situação hipotética de Senna disputando então o evento que levou à suspensão do alemão fatalmente não teria acontecido por exemplo, são muitas variáveis e tem que considerar que o Hill tinha pontuado em duas das 3 corridas enquanto o Senna tinha 0. Outra coisa, a Benetton já não era mais carro que a Williams naquele ano?
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.998
Reações
12.123
Pontos
1.769
Em mais de 90% das corridas que ele ganhou, ele foi o pole.

Ele era muito bom com pista livre, mas tinha muita dificuldade em ultrapassar, se vivesse hoje em dia iria ganhar uns 15 títulos, esses carros turbulentos e os tilkodromos seriam perfeitos pra ele.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Um monte de gente que não assistiu a temporada de 1995 pra dizer essa bobagem de que a Benetton era boa naquele ano. Aquele carro era bem ruim. O próprio Schumacher disse isso. Só que a dupla da Williams era horrível e jogou o campeonato fora tendo o melhor carro. Schumacher tirou leite de pedra naquele ano.
Bom carro não era, mas estava melhor do que o de 94, e sem irregularidades, apenas o próprio Schumacher.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Não acho tão simples cravar que o Senna ganharia em 94. O Hill só aproximou porque o Schumacher foi suspenso por duas corridas, na situação hipotética de Senna disputando então o evento que levou à suspensão do alemão fatalmente não teria acontecido por exemplo, são muitas variáveis e tem que considerar que o Hill tinha pontuado em duas das 3 corridas enquanto o Senna tinha 0. Outra coisa, a Benetton já não era mais carro que a Williams naquele ano?
Mas eu não consigo enxergar o Hill na frente do Senna, nem na fila do banco.

Bene tinha carro melhor

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 
Topo Fundo