O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E se o N64DD tivesse sido lançado junto com o console?

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Tava pensando esses dias sobre isso.
se a Nintendo tivesse disponibilizado o consoe com toda sua capacidade que vimos só no final da vida do console.
O que poderia ter acontecido no cenário da época?
56098
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Se tivesse sido no preço do console, talvez tivessem saído jogos que só saíram no PS1 por conta da capacidade do CD.

Se fosse caro, floparia.

So long
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Se tivesse sido no preço do console, talvez tivessem saído jogos que só saíram no PS1 por conta da capacidade do CD.

Se fosse caro, floparia.

So long
Esqueci de mencionar a possibilidade dos 4MB de ram tbm.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Não sei se adiantaria algo, teria que ser algo ja embutido no console e não um acessório caro, sem exigir a expansão de 4mb como acontece, porém se tivesse lançado o console com disk hoje teríamos a imensa maioria morto assim como acontece com o 64DD, aparelho é bem problemático com vida curta, ja peguei varios com problemas para venda e o pior os games dão problema fácil de leitura
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Comprar o console e ainda o add-on ao mesmo tempo seria uma facada financeira no consumidor.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
Se ele tivesse saído junto com N64 certamente custaria caro.

Outro problema é com as mídias do acessório que são disquetes como no Famicom Disk System que são frágeis.

Alem disso o 64DD pode ser considerado como um sucessor do Famicom Disk System.
 


pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Se tivesse sido no preço do console, talvez tivessem saído jogos que só saíram no PS1 por conta da capacidade do CD.

Se fosse caro, floparia.

So long

E era caro, 200/250 dólares, o cartucho deveria ter sido o padrão do 64 logo, mas pelo que falaram ai, dá muito problema.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Acredito que teria ido ainda pior em vendas, a impressão que ele causa do jeito que é seria muito ruim por mais que tivesse jogos ainda melhores em seu lançamento, quando é muito gambiarrento parece ser algo que não se sustenta, vide o Sega CD e o Jaguar CD. Agora, se ele viesse embutido no tamanho padrão e não fosse requisito para rodar os melhores jogos, também que não encarecesse o hardware nem o software, nem influenciasse na manutenção, talvez ficasse na mesma, quem sabe com um pequeno boost por algum outro atrativo.
 
Ultima Edição:

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.288
Reações
2.432
Pontos
453
Ao meu ver, unica coisa que salvaria o N64 seria ter saido com leitor de CD, mesmo com todos os seus problemas de hardware.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Acredito que teria ido ainda pior em vendas, a impressão que ele causa do jeito que é seria muito ruim por mais que tivesse jogos ainda melhores em seu lançamento, quando é muito gambiarrento parece ser algo que não se sustenta, vide o Sega CD e o Jaguar CD, agora, se ele viesse embutido no tamanho padrão e não fosse requisito para rodar os melhores jogos, também que não encarecesse o hardware nem o software, nem influenciasse na manutenção, talvez ficasse na mesma, quem sabe com um pequeno boost por algum outro atrativo.
pq vc usa o Rica como assinatura?
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Acredito que teria ido ainda pior em vendas, a impressão que ele causa do jeito que é seria muito ruim por mais que tivesse jogos ainda melhores em seu lançamento, quando é muito gambiarrento parece ser algo que não se sustenta, vide o Sega CD e o Jaguar CD. Agora, se ele viesse embutido no tamanho padrão e não fosse requisito para rodar os melhores jogos, também que não encarecesse o hardware nem o software, nem influenciasse na manutenção, talvez ficasse na mesma, quem sabe com um pequeno boost por algum outro atrativo.
Acho injusto criticarem o sega CD como fracasso. Ele em vários momentos nos deu um salto gráfico visto em games de ponta como final fight, thunderstrike, lunar eternal blue, silpheed, e tantos outros.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Com Add-on a Sega quebrou a cara. Isso é uma ideia pouco prática para os gamers, fica dividindo base instalada.

Incluir o drive também deveria estar fora de questão. Era promessa recorrente da Nintendo - para esfriar as vendas dos caros consoles da nova geração - que o preço de lançamento do seu futuro videogame seria de apenas 199 dólares. Isso era muito importante de ser mantido.
Se tivesse sido no preço do console, talvez tivessem saído jogos que só saíram no PS1 por conta da capacidade do CD.
O N64DD tinha 64MB. CD tinha 650MB. A diferença ainda era brutal.

Seu trunfo era ser regravável, para saves gigantes. Mas só seria algo bem explorado em games exclusivos.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Creio que mudaria pouca coisa...
Agora, se tivesse adotado o cd, ao invés dos defasados cartuchos, aí sim.
Com suporte da Square, Konami, Capcom, a base instalada pelos sucessos do NES e SNES, creio que a indústria dos games seria bem diferente nos dias de hoje.
Com essa realidade alternativa (cd no Nintendo 64 e continuação do sucesso dos sistemas anteriores) é provável que até a Sega ainda estaria no mercado de consoles nos dias de hoje, levando em conta que a entrada no mercado da Microsoft muito se deve ao sucesso do PlayStation, e nessa realidade alternativa o PlayStation teria sido ofuscado pelo Nintendo 64.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
pq vc usa o Rica como assinatura?
Gosto dos vídeos dele, além da forma dele se expressar ser interessante, a foto também é bastante cômica, ainda mais pela relembrança que proporciona, então decidi botar e como achei uma assinatura bacana resolvi deixar por enquanto. :D

Acho injusto criticarem o sega CD como fracasso. Ele em vários momentos nos deu um salto gráfico visto em games de ponta como final fight, thunderstrike, lunar eternal blue, silpheed, e tantos outros.
Eu não considero o SEGA CD um fracasso pelos motivos que você citou, inclusive gosto muito dele, o Nintendo 64 junto com o Dreamcast também são os meus videogames preferidos, agora afirmar que eles foram um sucesso é forçar demais a barra, são ótimos videogame,s ainda melhores para quem se importa com eles, mas infelizmente mercadologicamente não deram certo, não há nada que possamos fazer quanto a isso, apenas divulgar para quem não aproveitou que estão perdendo coisas muito boas.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
O problema maior do N64 era o preço dos cartuchos.
A própria Nintendo evitava de fazer um jogo de 64MB, que é o máximo suportado. Até Majora's Mask, um jogo de 2000, ainda era de 30MB para evitar muito custo.
Eu até imagino a Nintendo em 1996 chegando na SquareEnix e dizendo: "Ae, faz um Final Fantasy num cartucho de 8MB pra nois".
Jogo de 64MB só lembro Conker's Bad Fur Day e Resident Evil 2.
Se o N64 tivesse lançado com leitor de disquetes, nada de cartucho, acredito que teria feito mais sucesso. Pois a grande especialidade dos disquetes eram ser mais baratos.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Se o N64 tivesse ido com drive de cd ao invés do cartucho, provavelmente teria sido lider de mercado. Naquela geração as CGs tiveram uma enorme importância nos games, principalmente nos RPGs que eram system sellers como FF e outros. Eu nuca dei importancia pra CGs ao ponto de preferir tal game por causa disso, mas que teve seu papel, isso teve.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.602
Reações
33.017
Pontos
1.048
Como muitos já disseram aí, o problema do N64 foram os cartuchos. Desde sempre a Nintendo tem duas neuroses: pirataria e royalties. A primeira a gente até entende, mas a segunda não. Ela nunca quis pagar os royalties do consorcio do CD, e posteriormente não quis pagar o do DVD, aí veio o game cube com aquela mídia e o resultado todos conhecem.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Se o N64 tivesse ido com drive de cd ao invés do cartucho, provavelmente teria sido lider de mercado. Naquela geração as CGs tiveram uma enorme importância nos games, principalmente nos RPGs que eram system sellers como FF e outros. Eu nuca dei importancia pra CGs ao ponto de preferir tal game por causa disso, mas que teve seu papel, isso teve.
Os arcades ainda faziam muito sucesso na época e não tinham CGS. Acredito que a nintendo quis inaugurar uma nicho de games open world e viu que o espaço dos cartuchos era suficiente para isso.

Sinceramente acho que o consumidor saiu ganhando. Fico imaginando se o n64 fosse somente mais um "clone" do ps1, como o caso do saturn, que era projetado para ser cópia de arcade e na véspera entupiram ele de processadores para imitar o ps1. Com o n64 tivemos a chance de ter algo diferencial. Já que haviam no mercado dois consoles com graficos 2d, 3d e suas CGS. Se a nintendo tivesse copiado a sony tambem. Não veriamos um zelda ocarina daquele jeito visto no n64
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Os arcades ainda faziam muito sucesso na época e não tinham CGS. Acredito que a nintendo quis inaugurar uma nicho de games open world e viu que o espaço dos cartuchos era suficiente para isso.

Sinceramente acho que o consumidor saiu ganhando. Fico imaginando se o n64 fosse somente mais um "clone" do ps1, como o caso do saturn, que era projetado para ser cópia de arcade e na véspera entupiram ele de processadores para imitar o ps1. Com o n64 tivemos a chance de ter algo diferencial. Já que haviam no mercado dois consoles com graficos 2d, 3d e suas CGS. Se a nintendo tivesse copiado a sony tambem. Não veriamos um zelda ocarina daquele jeito visto no n64

Mas será que o PS1 teria sido líder? Square pulou fora do N64 por causa dos cartuchos. RE3 não saiu tb pro console da Big N. RE0 foi abandonado tb. Dragon Quest ( Enix) que tb um system seller, fugiu do N64 por causa do alto custo do cartucho pra armazenar o que cabe num CD.
É fato que os Arcades estavam em alta ainda, mas o lancamento da geração 32 bits decretou a morte das arcade houses, pelo menos do sucesso que fora outrora. Jogos com CGs impressionavam muito( nunca dei muita bola, não sou fã de rpgs), games de custo mais alto e com maior história e produção acabaram por se tornar padrão.

Imagine um Zelda com CGs pra aquela época, com músicas mais elaboradas... Zelda OoT é um dos melhores jogos que tive, aliás, eu gostava mais do N64 do que do PSX, que só fui ter depois. Pra mim CGs e áudio não justificavam sair do N64. Mas as Cgs eram tão bem feitas que acabavam de alguma forma, embelezando o jogo. Lembro de qdo vendi meu n64 pra comprar um psx por causa do preço do cartucho de RE2... Na verdade o game original de psx tb era bem caro, mas o console da Sony ja estava aparecendo com RE3. Recebeu muito mais jogos por causa do CD. Soul Reaver( tecnicamente incrível ), Dino Crisis, Driver, Slilent Hill... N64 só perdia em cache pra texturas, de resto, se tivesse um drive de CDs, teria sido muito mais promissor e talvez a Sony não teria avançado com o PS2.
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Mas será que o PS1 teria sido líder? Square pulou fora do N64 por causa dos cartuchos. RE3 não saiu tb pro console da Big N. RE0 foi abandonado tb. Dragon Quest ( Enix) que tb um system seller, fugiu do N64 por causa do alto custo do cartucho pra armazenar o que cabe num CD.
É fato que os Arcades estavam em alta ainda, mas o lancamento da geração 32 bits decretou a morte das arcade houses, pelo menos do sucesso que fora outrora. Jogos com CGs impressionavam muito( nunca dei muita bola, não sou fã de rpgs), games de custo mais alto e com maior história e produção acabaram por se tornar padrão.

Imagine um Zelda com CGs pra aquela época, com músicas mais elaboradas... Zelda OoT é um dos melhores jogos que tive, aliás, eu gostava mais do N64 do que do PSX, que só fui ter depois. Pra mim CGs e áudio não justificavam sair do N64. Mas as Cgs eram tão bem feitas que acabavam de alguma forma, embelezando o jogo. Lembro de qdo vendi meu n64 pra comprar um psx por causa do preço do cartucho de RE2... Na verdade o game original de psx tb era bem caro, mas o console da Sony ja estava aparecendo com RE3. Recebeu muito mais jogos por causa do CD. Soul Reaver( tecnicamente incrível ), Dino Crisis, Driver, Slilent Hill... N64 só perdia em cache pra texturas, de resto, se tivesse um drive de CDs, teria sido muito mais promissor e talvez a Sony não teria avançado com o PS2.

Eu entendo que um n64 "perfeito" (drive de CD) custaria o dobro do preço. Acredito que a nintendo queria um videogame avançado mas de baixo custo. Acho que qualquer empresa (sega e nintendo) tinham condições de lançarem consoles perfeitos, mas cairiam na cilada da SNK (Artigo de luxo)

Então eu insisto nesse ponto de que ninguém é trouxa ou idiota. A Nintendo sabia sim o que estava fazendo: Apostar num nicho de games open wold (coletar estrelas, etc) e mostrando uma experiencia diferente do que no playstation( tanto que faziam publicidade com o multplayer, o analógico, aquele troço de tremer, etc). Não me lembro de vendas, mas o n64 se pagou não foi? Pode não ter sido o campeão de vendas, mas acho que ele gerou lucro.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Eu entendo que um n64 "perfeito" (drive de CD) custaria o dobro do preço. Acredito que a nintendo queria um videogame avançado mas de baixo custo. Acho que qualquer empresa (sega e nintendo) tinham condições de lançarem consoles perfeitos, mas cairiam na cilada da SNK (Artigo de luxo)

Então eu insisto nesse ponto de que ninguém é trouxa ou idiota. A Nintendo sabia sim o que estava fazendo: Apostar num nicho de games open wold (coletar estrelas, etc) e mostrando uma experiencia diferente do que no playstation( tanto que faziam publicidade com o multplayer, o analógico, aquele troço de tremer, etc). Não me lembro de vendas, mas o n64 se pagou não foi? Pode não ter sido o campeão de vendas, mas acho que ele gerou lucro.

Sim, ele saiu 199 dolares. Com um drive de CD acho que o N64 se seguraria nos 299( mesmo preço do ps1). Ela contou apenas com o corte de custo. Só que não soube que talvez o apoio de grandes thirds ela não iria ter. Foi sim uma decisão errada, mas ela acabou tendo lucro sim. Com o PSone a Sony se consagrou como a "novata" que derrubou duas veteranas. Imagino o desespero da Sega então, com o Saturn a 399 dolares...
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Acho injusto criticarem o sega CD como fracasso. Ele em vários momentos nos deu um salto gráfico visto em games de ponta como final fight, thunderstrike, lunar eternal blue, silpheed, e tantos outros.
Concordo plenamente, até porque o mega drive já foi lançado com pensamento futuro para usar o slot de expansão e o sega cd foi planejado, jogos que rodavam no sega CD só rodavam em caríssimos PCs com Kit multi mídia(lembram deles) e teve sim salto gráfico, e sonoro, e jogos em FMV(mesmo granulados, mas impressionantes e uns muito legais!) e outros clásicos como vc falou. Agora, o sega 32x este sim considero gambiarra e fracasso.
 
Ultima Edição:

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Seria um enorme fracasso. Alias, lembro que toda essa conversa do 64DD no inicio da vida do N64 causou mais mal do que bem.

Vc acaba de comprar um videogame de ultima geração e já tem conversa de um upgrade. Que papo é esse William?
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Acho que a única forma era ter adotado o CD-ROM, mas como o grande @Piga disse a nintendo não queria nada de acordos com o consorcio CD.
Para ter dado certo com o discos, deveria ser CD-ROM mesmo, já acoplado de fábrica e não um add on. Com leitura de pelo menos 4x que na época era novidade.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.782
Pontos
703
Lembro que o Dreamcast quase ganhou um troço desses, um zip drive que teria 100 MB de dados, salvo engano.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Não faria a menor diferença. O conjunto seria muito caro, os disquetes continuariam sendo muito menores que um cd, e se nem a Nintendo soube o que fazer com esse troço direito, não seriam as terceirizadas que saberiam.

Com tanto exemplo ruim da Sega, eles fizeram o certo e evitaram maiores prejuízos não apostando nessa furada.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Incrível como a escolha de cartuchos pro N64 mudou tudo no mundo dos games, uma escolha que reverbera ate hoje, a Nintendo tava com a faca e o queijo na mão pra ser a lider absoluta, mas cagaram feio, no final das contas a Sony entrou no mercado e tomou as thirds pra si e domina ate hoje, fez a Sega sair de cena, fez a M$ entrar em cena, e fez a propria Nintendo repensar suas estratégias para sobreviver no mercado.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Incrível como a escolha de cartuchos pro N64 mudou tudo no mundo dos games, uma escolha que reverbera ate hoje, a Nintendo tava com a faca e o queijo na mão pra ser a lider absoluta, mas cagaram feio, no final das contas a Sony entrou no mercado e tomou as thirds pra si e domina ate hoje, fez a Sega sair de cena, fez a M$ entrar em cena, e fez a propria Nintendo repensar suas estratégias para sobreviver no mercado.
Provavelmente a Nintendo por ser líder na época deve ter achado que o publico e a indústria iriam seguir a tendência que ela impusesse, ou o padrão escolhido por ela, já que ela vinha de 2 grandes sucessos, mas ela se enganou, a sony deu tantas vantagens para as produtoras que elas migraram para a Sony, e como que faz o consoles são os jogos, o publico migrou junto, e fora que tinha o fator novidade do cd, que dava aquela aparência de algo moderno, pessoalmente nunca fui muito fã de cds, pois o leitor morre com o tempo, mas o cd possibilitou as incríveis cgs da época, e uma melhor qualidade de áudio por causa do espaço da mídia.
Não sei quando, mas eu ainda vou adquirir um 64dd, e um famicom disk, só para ver eles funcionando em casa, o famicom ainda tem jogos, mas o 64dd não tem quase nada.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
N64DD veio para tentar corrigir problemas do N64 como os cartuchos caros e com pouco espaço, se a Nintendo tivesse percebido esses problemas desde o inicio teria refeito o projeto e não lançado o console junto com o DD. A verdade é que se a Nintendo feito uma mídia proprietária parecida com o CD (igual a Sega fez com o Dreamcast) a historia teria sido totalmente diferente.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Provavelmente a Nintendo por ser líder na época deve ter achado que o publico e a indústria iriam seguir a tendência que ela impusesse, ou o padrão escolhido por ela, já que ela vinha de 2 grandes sucessos, mas ela se enganou, a sony deu tantas vantagens para as produtoras que elas migraram para a Sony, e como que faz o consoles são os jogos, o publico migrou junto, e fora que tinha o fator novidade do cd, que dava aquela aparência de algo moderno, pessoalmente nunca fui muito fã de cds, pois o leitor morre com o tempo, mas o cd possibilitou as incríveis cgs da época, e uma melhor qualidade de áudio por causa do espaço da mídia.
Não sei quando, mas eu ainda vou adquirir um 64dd, e um famicom disk, só para ver eles funcionando em casa, o famicom ainda tem jogos, mas o 64dd não tem quase nada.
É verdade, e por incrível que possa parecer, hoje a nintendo está correta em voltar ao modelo "cartucho", hoje ficou tão lenta a leitura de mídias óticas em comparação a leitura de memórias que faz sentido voltar aos "cartuchos" hoje em dia.
Na época do N64, o que poderia salvar ele era um salto tecnológico em relação ao valor versus tamanho de chips rom, ou métodos de compressão de dados que não fizessem o processador sofrer para descomprimir (o que aconteceu muito no snes usando huffman, LZ entre outros, aliado a chips especiais como os usados no SF2A) o que não ocorreu na época. Só assim ele poderia ter pelo menos uns 200 mb de armazenamento e poder chegar um pouco próximo dos 650~700mb dos CD's.
Imagina só o n64 com o poder de armazenamento que o NDS tinha, ele iria atropelar o PSX com certeza, pq tudo o que o psx tinha de bom o n64 teria melhor porque ele iria armazenar mais, já vinha de fábrica com um analógico (o primeiro psx não tinha analógico) e sem loadings aparentes.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
A Sony iria atropelar de qualquer jeito. Tinha muito mais investimento pra marketing, seu modelo de trabalho era muito mais vantajoso para as desenvolvedoras terceirizadas do que o que era praticado até então, focava em uma faixa etária mais ampla que Sega e Nintendo. E ainda lançou um hardwarezinho incrivelmente competente e barato.

Pra bater de frente com isso a Nintendo teria que se reinventar. Dizer que Sega e Nintendo deram o mercado de bandeja pra Sony é desvalorizar demais o trabalho deles em marquetear e dar suporte ao produto. Se isso fosse algo fácil outras teriam conseguido antes, e depois também.
 
Topo Fundo