O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E Se o Neo Geo possuísse transparência?

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
9.503
Pontos
453
Pessoal, estava aqui, com insônia e enjoado dos conteudos repetidos dos sites de visitação noturna, então comecei a pensar em um assunto que tenho desde que fui indagado sobre no tópico fail do SNES vs. NEOGEO: E se o Neo Geo possuíse efeitos de transparência, como o Super NES, qual seria o resultado final nos seus jogos?
Peguei uns jogos que simulam transparência(o tal efeito "blink") e usei o Photoshop para refazer alguns cenários com 100% de transparência, e acabei achando esse um assunto interessante para trazer para a OS. Então me digam, que jogo da plataforma MVS/AES ficaria melhor ainda com efeitos de transparência real?

Dissertem.

aof3000.png
samsho4028.png
kof950001.png
fatfury3009.gif
kog014.gif
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Seria ótimo, viria para abrilhantar mais ainda aquilo que já era muito bom.
Esse console é monstrão demais. No fim da vida do Neo Geo a SNK já estava fazendo coisas absurdas como Last Blade e Garou. Fico imaginando que se eles tivessem conseguido dar um "boost" nas configs do Neo Geo eles ainda iriam usar ele mais uns dez anos. :kfeliz
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Seria muito útil para simulação de clima (chuva, trovões, neblinas) e inserir lens flare nos games, que sempre são um charme.

Para uso cotidiano, dihter e flicker funcionavam muito bem nas TVs e monitores da época. E ele era um monstro, podia mostrar imagens grandiosas pela força bruta que tinha. Provavelmente não encontrará reclamação disso (transparência, cadê?) antes da era do emulador.

AOF+3.gif

latest
 
Ultima Edição:


Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
Como você mesmo postou, aquele tópico foi fail, não existe necessidade de continuar com isso.
 

_-Iarcovit-_

Veterano
Mensagens
368
Reações
906
Pontos
108
As ditas dihter e flicker utilizados na época, embora fosse um truque bonito, era muito (muito mesmo) limitado. Servia para uma sombra do personagem, uma janela, um nevoeiro ou barra de energia. Mas, se você olhar alguns games do SNES, esses truques eram inviáveis, pois alguns games do SNES fazia do cenário inteiro precisar de transparência real.

Apesar do neo geo ser poderoso e robusto, ele era limitado á um conceito de placa arcade, restrito á somente alguns estilos de jogos (luta principalmente) e neles a art não precisava de transparencia real.
 

_-Iarcovit-_

Veterano
Mensagens
368
Reações
906
Pontos
108
Seria ótimo, viria para abrilhantar mais ainda aquilo que já era muito bom.
Esse console é monstrão demais. No fim da vida do Neo Geo a SNK já estava fazendo coisas absurdas como Last Blade e Garou. Fico imaginando que se eles tivessem conseguido dar um "boost" nas configs do Neo Geo eles ainda iriam usar ele mais uns dez anos. :kfeliz
Tenho o Garou aqui no meu mame e não consigo ver essa belezura toda que todo mundo diz. Porém, só fui conhecer o jogo em 2010, quando acho que os graficos já ficaram batidos. Eu acho as art de real bout fatal fury ou até mesmo fatal fury 3 mais bela que o garou. Não sei mesmo explicar melhor. Será que é problema com meu mame?
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
9.503
Pontos
453
Tenho o Garou aqui no meu mame e não consigo ver essa belezura toda que todo mundo diz. Porém, só fui conhecer o jogo em 2010, quando acho que os graficos já ficaram batidos. Eu acho as art de real bout fatal fury ou até mesmo fatal fury 3 mais bela que o garou. Não sei mesmo explicar melhor. Será que é problema com meu mame?
Garou é a junção do realismo do FF3 com as paletas de anime do Real Bout. Por mais que o FF3 pareça fillme de gangster místico da Band, e o RBFF seja praticamente um anime jogável, o visual do Garou sembre vai ser mais "moderno" que o de seus antecessores por te-los juntado.

Se bem que em beleza gráfica na MVS, nada supera o Art of Fighting 3. A primeira vez que joguei eu fiquei com o queixo no chão, e até hoje, quando abro o jogo, fico impressionado com aquela qualidade gráfica.
Seria muito útil para simulação de clima (chuva, trovões, neblinas) e inserir lens flare nos games, que sempre são um charme.

Para uso cotidiano, dihter e flicker funcionavam muito bem nas TVs e monitores da época. E ele era um monstro, podia mostrar imagens grandiosas pela força bruta que tinha. Provavelmente não encontrará reclamação disso (transparência, cadê?) antes da era do emulador.

AOF+3.gif

latest
Tinha feito uns edits com o cenário "Park - Rain" do KOF 99 (que não precisava, já que tinha no Dreamcast), nos raios do Kaede no Last Blade 2 , num stage do primeiro Semgoku e no "Boss Stage" do SVC (sempre achei que o stage do Shin Takuma/Gouki deveria ter umas neblinas). Vou dar uma olhada mais tarde no HD e vou postar depois os resultados.

EDIT: E lens flare acho que possui um no RBFF, no stage do Terry. Não lembro se é dinâmica ou se só aparece na intro do stage.

Outros lugares que poderiam receber transparência real e que ficariam show de bola: Em boa parte do jogo Double Dragon; a espada do Boss do Last Blade 1 (Kagami); alguns stages do Waku Waku 7; alguns stages do Kizuna Encounter:kpaixao(principalmente o do Jyazu); e no terceiro stage mais bonito da MVS: No stage dos Jin's no RBFF, simulando uma falsa iluminação nos personagens(acho que já tem, mas tô com preguiça de abrir o emulador).
latest


...E já sei que vou passar mais uma madrugada acordado...
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Tenho o Garou aqui no meu mame e não consigo ver essa belezura toda que todo mundo diz. Porém, só fui conhecer o jogo em 2010, quando acho que os graficos já ficaram batidos. Eu acho as art de real bout fatal fury ou até mesmo fatal fury 3 mais bela que o garou. Não sei mesmo explicar melhor. Será que é problema com meu mame?
Eu usei como exemplo pois a galera toda curte muito Garou. Eu, pessoalmente acho Real Bout Fatal Fury e Samurai Spirits 2 os games mais lindos da SNK e bem mais bonitos que Garou.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Ele faz umas simulações de transparência que até hoje fico pasmo... Fico pensando se tudo aquilo é background com spites desenhados... Deve ser foda de difícil fazer.

kof98_wharf3bg.gif


images


T+
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
@Land Stalker , não li tudo pois não estou com paciência, li mais os principais pontos e a única conclusão que eu cheguei é que nego tem raiva da Nintendo.

Neo Geo tem mais força bruta e o SNES é mais moderno, acho que isso já era claro ainda na época.

A minha é que os caras tavam de trollagem e troço descambou pra flame, flood e treta:obrigue
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
9.503
Pontos
453
Choro de viúva e tão chato quanto choro de sonysta, e vi muitas viúvas naquele tópico não querendo admitir que o SNES fazia coisas que o Neo Geo não podia fazer.
Eu fui realista no tópico, o MVS faltava uma porrada de coisa que o SNES tinha, mas ele se virava para fazer o impossível. O problema foi quando compararam um jogo do Saturn com um jogo lá do NES(acho que o Samurai Shodown II). Aí que o tópico "digievoluiu" de tópico que estava ficando interessante para a retardice quadrada das últimas páginas.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
@Land Stalker , não li tudo pois não estou com paciência, li mais os principais pontos e a única conclusão que eu cheguei é que nego tem raiva da Nintendo.

Neo Geo tem mais força bruta e o SNES é mais moderno, acho que isso já era claro ainda na época.
O engraçado é que muitos davam rage só porque eu disse que o SNes poderia replicar os cenarios feitos em muitos jogos do Neo Geo por causa da grade paleta , e muitos ficaram chorando.

Um bom exemplo é que mesmo com paleta limitada o Gameboy fez algo muito semelhante ao original.


O jogo ai esta com muitos erros de paleta , com uma boa otimização daria para eliminar esses erros.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Li as primeiras páginas, as do meio, e as últimas, e a impressão que eu tive foi que crianças birrentas resolveram vencer no grito, muita vergonha alheia, e nem digo pra galera pró-SNES daquele tópico, mas dos bebês chorões mesmo.

Um deles foi o tal de @edineilopes , que já até marcou presença aqui, dei uma olhada no perfil do cidadão e entendi tudo.

Viúva.
Que fofinha a conta "novata" nintendista fingindo que não sabia de nada. Agora ficou agressiva e comprou a briga dos istas daquele tópico falhador. Que "coincidência".
 
Ultima Edição:

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
9.503
Pontos
453
Que fofinha o "novato" nintendista fingindo que não sabia de nada. Agora ficou agressiva e comprou a briga dos istas daquele tópico falhador.
Opa, vamo esquecer águas passadas, o futuro é agora!(que referencia tosca essa, pqp:facepalm)

O importante nesse tópico é postar coisa da SNK com transparência real, ou o que poderia receber outra interpretação de cenário graças ao efeito citado. Aqui, não importa se produziram Star Wars usando dois SNES e aquele mouse terrível da Nintendo.

Aliás, qual o plural de SNES? "essenezes"? Então vários NES eram "nezes"? Por isso que prefiro o nome Famicom...

EDIT: Sprite que fiz no Garou. Além de transparência, fiz o efeito de reflexo na água.

Original:
garou007.png

Edit:
garou000.png
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Incrível pensar que o Neo Geo coloca mais de 4000 cores na tela mas ainda sim não consegue fazer as transparências reais que o SNES consegue.

Ah mas dither...

Dither faz milagres não zé.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Posso estar errado mas acho que nem a CPS2 fazia transparencia
tttttt.png
 
Ultima Edição:

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Eu acho que não mudaria nada. Onde tem o efeito ficaria mais bonito e usariam em outros locais, sim, mas é só um efeito. Não me vem a cabeça nenhum jogo que usa e abusa de transparência ao nível de influenciar no gameplay.

Se alguém lembrar de algum da era 16bits diz ai.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Eu acho que não mudaria nada. Onde tem o efeito ficaria mais bonito e usariam em outros locais, sim, mas é só um efeito. Não me vem a cabeça nenhum jogo que usa e abusa de transparência ao nível de influenciar no gameplay.

Se alguém lembrar de algum da era 16bits diz ai.
9TZDx5V_d.jpg



Console sem suporte tentando fazer algo similar.
images

Putz...:facepalm
 
Ultima Edição:

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
9TZDx5V_d.jpg



Console sem suporte tentando fazer algo similar.
images

Putz...:facepalm

É feio, mas não mudaria nada. O jogo seria o mesmo. É diferente de F-Zero por exemplo, onde a jogabilidade é toda focada no efeito Mode 7 e se você tirar o efeito você tira o jogo, será outro jogo. Mas não quero te convencer não, eu entendo que transparência é um efeito bonito de se ver.
 
Ultima Edição:

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
9.503
Pontos
453
Eu acho que não mudaria nada. Onde tem o efeito ficaria mais bonito e usariam em outros locais, sim, mas é só um efeito. Não me vem a cabeça nenhum jogo que usa e abusa de transparência ao nível de influenciar no gameplay.

Se alguém lembrar de algum da era 16bits diz ai.
Um lugar que seria com certeza ultilizado:
doubledr006.png
doubledr022.png

Certeza que iriam ultilizar no Duke, dexando ele mais apelão do que já é.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
A equipe de engenharia da SNK foi muito relapsa quando implementou as capacidades gráficas do NG, os caras só pensaram em poder bruto imediato e esqueceram totalmente de pensar em tecnologias que favorecessem o futuro do console. Transparências e capacidade de gerar polígonos são tecnologias que não fizeram diferença nenhuma na época, mas a longo prazo elas poderiam ter dado potência para o vg competir até mesmo com consoles que vieram em gerações posteriores. Velhos de boa, mas em matéria de 2d o bom e velho NG só foi superado na época do PS2, mesmo PS1 e Saturn não tinham jogos em 2D tão maravilhosos quanto os de NG, agora imagina se o console fosse capaz de gerar polígonos e ter transparências.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
É feio, mas não mudaria nada. O jogo seria o mesmo. É diferente de F-Zero por exemplo, onde a jogabilidade é toda focada no efeito Mode 7 e se você tirar o efeito você tira o jogo, será outro jogo. Mas não quero te convencer não, eu entendo que transparência é um efeito bonito de se ver.
Transparência é mais um efeito como o anti-aliasing, bump-mapping e varios outros que serve pra deixar a imagem mais bonita e realista, se vc tirar esses efeitos claro o jogo ainda estara la. Agora o Mode 7 sim impacta o gameplay como um todo.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
Neo Geo foi pensado na versão arcade (MVS), a versão caseira (AES) foi um brinde. Vendo por este ponto, ele foi perfeito, foi o arcade com maior tempo de suporte de todos os tempos, com suporte oficial indo de 1990 até 2004 (apesar que até hoje novos jogos estão sendo feitos). Pessoal tenta comparar com consoles, mas não era esse o pensamento da SNK quando criou o sistema.
 
Topo Fundo