O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E Se o Neo Geo possuísse transparência?

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Creio
i presisa?

tumblr_nmr7hwzonY1qfxv5io1_500.gif
Isso sim que é pixel art.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
EDIT: Sprite que fiz no Garou. Além de transparência, fiz o efeito de reflexo na água.
Edit:
index.php
Lembrou outros jogos de luta: No Street fizeram um reflexo bem legal sem transparência. Utilizaram o truque de escurecer as cores.
XYCdvJh.gif

WpzfdEu.gif


Neste jogo aqui fizeram similar ao seu exemplo, com transparências de verdade para os reflexos no chão.

JwoqKJ0.png

Ylux7Pn.gif


oql6oV8.png

tA5B9Ab.gif
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
A equipe de engenharia da SNK foi muito relapsa quando implementou as capacidades gráficas do NG, os caras só pensaram em poder bruto imediato e esqueceram totalmente de pensar em tecnologias que favorecessem o futuro do console. Transparências e capacidade de gerar polígonos são tecnologias que não fizeram diferença nenhuma na época, mas a longo prazo elas poderiam ter dado potência para o vg competir até mesmo com consoles que vieram em gerações posteriores. Velhos de boa, mas em matéria de 2d o bom e velho NG só foi superado na época do PS2, mesmo PS1 e Saturn não tinham jogos em 2D tão maravilhosos quanto os de NG, agora imagina se o console fosse capaz de gerar polígonos e ter transparências.
Entendi seu ponto de vista, mas considero que a SNK foi acertada. Era uma máquina arcade, natural que fosse especializada para brilhar numa tarefa específica.

Por exemplo, para rodar o 3D tosco do virtua racing, foi necessário um projeto voltado para isso, a model 1. Isso em 92, bem depois do nascimento do NeoGeo. E, enquanto NeoGeo seguia competitivo por vários anos, outras empresas precisaram atualizar suas placas de arcade.
 
Ultima Edição:

Hellwings

Ser evoluído
Mensagens
64
Reações
24
Pontos
19
Transparencia seria preciso mais capacidade do processador do neogeo, e menos sprites em tela.
O bom desse console eh força bruta pura, nada de frescura. Por isso ele é do jeito que é: Um monstro!
Se quer transparencia, fica com o SNES.
 

Rampal

Bam-bam-bam
Mensagens
878
Reações
2.711
Pontos
333
Aos entendidos, duas perguntas:

O Neo Geo tinha zoom real ou era tudo feito a mão?

A CPS2 tinha suporte a transparências, iluminação, distorção, etc ou também era tudo na gambiarra?
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.496
Pontos
1.299
Aos entendidos, duas perguntas:

O Neo Geo tinha zoom real ou era tudo feito a mão?

A CPS2 tinha suporte a transparências, iluminação, distorção, etc ou também era tudo na gambiarra?

Neo Geo tinha suporte de hardware para zoom/scaling.

CPS2 acho que não tinha suporte a transparência, distorção acredito que deva ter suporte por hardware sim, não sei qual tipo de iluminação a que se refere.
 
Ultima Edição:


spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Acho que tudo o que o snes tinha de melhor, ele ganhou depois com addons nos cartuchos… E os efeitos que tinha padrão era para complementar o poder de processamento menor para ter viabilidade econômica. Isso é algo feito até hoje, no caso da SNK ela não mudou quase nada em relação ao projeto que já tinha em mão para o console caseiro, algo que ela implementou e pouco usou foi o memory card.
Acredito que se houvesse necessidade, ou que se o projeto AES permitisse, haveria melhorias dentro do cartucho assim como aconteceu no SNES, infelizmente o AES não viveu o suficiente para competir com seus rivais comparado a longevidade do projeto arcade MVS.

Eu acho que fazia muito mais falta a transparência nos consoles com poder limitado do que no NeoGeo, mas acho que iria ser um alivio para os desenvolvedores ter suporte a isso, provocando menos otimização gráfica e maior rapidez para a arte ser desenvolvida.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.255
Reações
12.106
Pontos
703
Se possuísse, atrapalharia a jogatina de certo modo. O foco do Neo-Geo eram jogos de luta/arcade e o efeito nativo consome processamento.

É muito comum alguns jogos de luta do NG ter slowdown nos combos.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Só vi slowdown no Kof97.
A impressão que eu tenho é que o KOF 97 foi feito na correria e não otimizaram. Qualquer magia com chama (Iori e Kyo por exemplo) usando o soco forte quase deixa o jogo quadro a quadro....

Tanto é que no KOF 98 os problemas foram resolvidos.

Neo Geo foi tão potente que para a época a transparência não fez falta nenhuma.
 

Rampal

Bam-bam-bam
Mensagens
878
Reações
2.711
Pontos
333
Tem esse aí também, mas no metal slug X, arrumaram.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Jogo de Neo Geo já era lindo sem transparência; se tivesse, seria melhor ainda. Existem coisas nos jogos antigos que a gente tolerava porque a capacidade da máquina não dava alternativa, uma delas era o dithering. Quando você revisita o jogo através de emulação, tem a impressão de que os gráficos estão "sujos", mas aquilo era o produto de uma época, funcionava naquela ocasião. Claro, dithering não servia somente para transparências, mas muitos jogos (de vários consoles) utilizavam para isso. Era preferível ter um bom artista na equipe de desenvolvedores do jogo, de tal modo que a criatividade pudesse fornecer cenários que evitassem o uso desses truques feios.

Outro efeito, já citado na primeira página do tópico, é aquele flickering excessivo pra simular transparência. Esse daí não ficava bonito nem na época, e sempre me deu a impressão que ele não funcionava direito, pois parece que as "piscadas" dos sprites não alternavam em um tempo simétrico, permitindo notar a opacidade máxima dos gráficos. Isso me incomodava muito no cenário do time do Iori, no KOF 95, que era lindão, mas possuía na parte inferior uma grossa fumaça que ficava piscando pra simular transparência.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
A resposta pra isso é uma frase que ouvi a algum tempo atrás:

"O povo, ao invés de avaliar como um todo, repara apenas num pontinho preto, em uma imensa parede branca"

Isso significa que, o que foi feito, levando em consideração a arte e o trabalho dispensado, mostra que tal efeito não seria necessário para se 'aperfeiçoar a perfeição' (além de exigir bem mais de um hardware que, mesmo datado, mostrou muita beleza e diversão no seu período de vida)
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
A plataforma Neo Geo (MVS) foi um projeto que começou na segunda metade da década de 80, culminando em seu lançamento em 1990. Se vocês repararem o que se tinha disponível em termos de tecnologia e conceitos em voga nos anos 80 onde se iniciou o projeto, não será nenhuma falácia afirmar que o Neo Geo foi um projeto muito bem sucedido em termos de longevidade, pois só foi descontinuado em 2004 (14 anos depois) quando seu último jogo oficial foi lançado (Samurai Shodown V Special) em Abril/2004 para o MVS e em Julho/2004 para o AES, apesar do hardware do MVS ter encerrado a produção em 1997 e do AES bem antes disso (não achei informações em que ano parou a fabricação do AES). Ambas plataformas são idênticas, a única diferença entre uma placa AES e uma MVS é a pinagem dos cartuchos, tanto que hoje em dia existem adaptadores não oficiais que permitem usar o cartucho MVS no AES. E pra finalizar, muitos gabinetes MVS passaram aceitar o Memory Card do AES e era possível começar um jogo na máquina MVS e continuá-la no AES no cartucho do respectivo jogo.

Quem quiser saber mais sobre o Memory Card do Neo Geo, eu escrevi uma matéria sobre ele em 2010 no site do GagáGames. Segue o link:
http://www.gagagames.com.br/voce-acha-que-o-memory-card-nasceu-com-o-playstation/
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
A resposta pra isso é uma frase que ouvi a algum tempo atrás:

"O povo, ao invés de avaliar como um todo, repara apenas num pontinho preto, em uma imensa parede branca"

Isso significa que, o que foi feito, levando em consideração a arte e o trabalho dispensado, mostra que tal efeito não seria necessário para se 'aperfeiçoar a perfeição' (além de exigir bem mais de um hardware que, mesmo datado, mostrou muita beleza e diversão no seu período de vida)

É verdade... Sei que, mesmo não possuindo transparências reais, alguns artistas gráficos faziam gráficos no console que pareciam transparências, mesmo sem uso de (eca!) dithering. Gostaria de saber como eles conseguiam isso e, já que conseguiam, por que, às vezes, utilizavam flickering pra simular transparência, um efeito que fica bem feio.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.583
Pontos
453
Pra mim o diferencial maior do Neo Geo é o tamanho dos cartuchos. Enquanto mega e snes estavam com 16, 32mb, Neo Geo chegava mais de 700mb. Sega cd com alguns kb de ram e Neo Geo CD com 7mb. Óbvio que isso tem um custo.

Se pudessem usar cartuchos do mesmo tamanho, mega e snes poderiam ter jogos bem mais poderosos. Muitos cortes foram feitos por conta do tamanho do cartucho e não da limitação dos consoles. Até porque a ram de video é quase a mesma.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Pra mim o diferencial maior do Neo Geo é o tamanho dos cartuchos. Enquanto mega e snes estavam com 16, 32mb, Neo Geo chegava mais de 700mb. Sega cd com alguns kb de ram e Neo Geo CD com 7mb. Óbvio que isso tem um custo.

Se pudessem usar cartuchos do mesmo tamanho, mega e snes poderiam ter jogos bem mais poderosos. Muitos cortes foram feitos por conta do tamanho do cartucho e não da limitação dos consoles. Até porque a ram de video é quase a mesma.
Mas o Geo tinha vantagem de clock dos processadores, arquitetura amigável para programar, mais cores na tela, mais sprites na tela, etc. O tamanho dos cartuchos e a RAM embutida neles era um dos diferenciais, talvez o maior, mas o resto do conjunto era bem superior também.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Pra mim o diferencial maior do Neo Geo é o tamanho dos cartuchos. Enquanto mega e snes estavam com 16, 32mb, Neo Geo chegava mais de 700mb. Sega cd com alguns kb de ram e Neo Geo CD com 7mb. Óbvio que isso tem um custo.

Se pudessem usar cartuchos do mesmo tamanho, mega e snes poderiam ter jogos bem mais poderosos. Muitos cortes foram feitos por conta do tamanho do cartucho e não da limitação dos consoles. Até porque a ram de video é quase a mesma.
Concordo que os games eram capados pelos cartuchos, alguns jogos poderiam ter sons melhores, inimigos menos repetitivos, mais estágios, etc. Talvez poderiam tocar filminho de abertura ou música cantada, coisas que demandam muitos dados e cartucho impedia. Mas meio que pára por aí, sobretudo na parte ingame.

Se os cartuchos fossem assim o vilão da performance desses consoles, poderíamos ver hacks incríveis ou lançamentos de fazer cair o queixo. Mas isso não aconteceu.
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.583
Pontos
453
Concordo que os games eram capados pelos cartuchos, alguns jogos poderiam ter sons melhores, inimigos menos repetitivos, mais estágios, etc. Mas meio que pára por aí na parte ingame. (Talvez poderiam tocar filminho de abertura ou música cantada, coisas que demandam muitos dados e cartucho impedia).

Se os cartuchos fossem assim o vilão da performance desses consoles, poderíamos ver hacks incríveis ou lançamentos de fazer cair o queixo. Mas isso não aconteceu.
Acho que o maior diferencial seria a quantidade de frames. Poderiam fazer animações bem melhores, ports sem cortes de animações, etc.

Só não vemos hacks incríveis porque dá muito trabalho, principalmente no que consta em mudar quadros de animações sem alterar o timing. Mas já tem algo assim no hack do metroid do nes.

Olhando o canal do gamehut, do desenvolvedor da Traveler's Tales, dá pra ver um monte de downgrade e maneiras alternativas que foram feitas para caber no cartucho.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Esse tópico só serviu para ver como mesmo na retrospace, o nível da discussão estava baixo já há algum tempo. Os flames daquele tópico do Snes vs Neo Geo representam bem a qualidade média dos postadores desse fórum.

Na verdade a despeito da conclusão óbvia: sim o Neo Geo era mais poderoso. É interessante notar como o snes era sim uma bela peça de hardware e que contava com muitas tecnologias que compensavam seus gargalos.


Quanto ao Neo Geo, é óbvio que poderia ter algumas vantagens se possuísse mais efeitos, mas não dá para dizer que é algo que fez falta, afinal a SNK sempre compensou essas coisas com uma art incrível.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Acho que o maior diferencial seria a quantidade de frames. Poderiam fazer animações bem melhores, ports sem cortes de animações, etc.

Só não vemos hacks incríveis porque dá muito trabalho, principalmente no que consta em mudar quadros de animações sem alterar o timing. Mas já tem algo assim no hack do metroid do nes.

Olhando o canal do gamehut, do desenvolvedor da Traveler's Tales, dá pra ver um monte de downgrade e maneiras alternativas que foram feitas para caber no cartucho.
Que ficariam melhores, sim. Cartuchos com mais mb já traziam aquela sensação de mais conteúdo. Seriam mais polidos, porém nada tão fora do comum assim.

Hacks dão trabalho, mas tem galera que se dá a esse trabalho. Fazem um trabalho incrível, descobrem formas de fazer efeitos, portam games, criam games... Mas o limite do console está lá, mesmo não tendo o cartucho atrapalhando.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Esse tópico só serviu para ver como mesmo na retrospace, o nível da discussão estava baixo já há algum tempo. Os flames daquele tópico do Snes vs Neo Geo representam bem a qualidade média dos postadores desse fórum.

Na verdade a despeito da conclusão óbvia: sim o Neo Geo era mais poderoso. É interessante notar como o snes era sim uma bela peça de hardware e que contava com muitas tecnologias que compensavam seus gargalos.


Quanto ao Neo Geo, é óbvio que poderia ter algumas vantagens se possuísse mais efeitos, mas não dá para dizer que é algo que fez falta, afinal a SNK sempre compensou essas coisas com uma art incrível.

Não acho que a arte da SNK um diferencial extremo. O hardware do neo-geo foi o determinante real do seu expoente.

Até porque tem muito jogo de neo-geo simplesmente medonho do ponto de vista artístico, mas que no final ficou “bonitinho” pela notável capacidade do aparelho.

Pra citar só por baixo: o primeiro Fatal Fury, Burning Fight, Ninja Combat, Mutation Nation...são horríveis.

Aliás, esta era uma discussão clássica nas locadoras da vida daquele tempo: o que sobrava em máquina no neo-geo, faltava em qualidade dos developers.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Não acho que a arte da SNK um diferencial extremo. O hardware do neo-geo foi o determinante real do seu expoente.

Até porque tem muito jogo de neo-geo simplesmente medonho do ponto de vista artístico, mas que no final ficou “bonitinho” pela notável capacidade do aparelho.

Pra citar só por baixo: o primeiro Fatal Fury, Burning Fight, Ninja Combat, Mutation Nation...são horríveis.

Aliás, esta era uma discussão clássica nas locadoras da vida daquele tempo: o que sobrava em máquina no neo-geo, faltava em qualidade dos developers.


Veja que em nenhum momento eu sugeri que o Neo Geo era fraco, apenas citei que mesmo sem os tais efeitos da discórdia a SNK compensava com a arte que era sim possível devido ao poder do console. Querendo ou não, se pensamos em como muitos dos games de Snes e Mega tinham sprites pequenos e que deixavam os games mais feios, no console da SNK, os sprites eram enormes e os detalhes nos cenários eram colírios para os olhos e tudo isso sem efeitos de transparência e etc.

Entenda que estou me referindo a cenários como os dos KOF e jogos impressionantes pelos detalhes e não generalizando, até porque o que estamos discutindo é justamente o ápice do que foi feito no console e como isso possibilitou "driblar" a ausência de certos efeitos.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Eu acho o dithering parte do charme dos games da SNK, muitas vezes a limitação é o catalizador da criatividade, sempre achei que a SNK dava aula em materia de pixel arte, especialmente nos cenários.
 
Topo Fundo