O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Eaí, porque o pessoal considera Marvel melhor/maior que a DC?

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
Sou completamente "noob" em questão de quadrinhos e pretendo continuar assim, mas gosto de saber a "lore" de tudo até de coisas que não acompanho, como por exemplo F1.
Tipo a DC tem claramente a maior parte dos personagens mais conhecidos e relevantes dos quadrinhos. Veja bem, Batman, Super man e Homem aranha são os mais reconhecidos super heróis, 2 pra dc e um pra marvel. A heroína mais conhecida e relevante é da DC(Mulher maravilha), o vilão mais icônico de todos os tempos é da DC(Coringa), a vilã/namorada do héroi mais relevante também da DC(Mulher gato).

Porque a Marvel recebe mais créditos? Eu que sou um completo leigo nisso sempre conheci esses personagens, lembro quando surgiu os vingadores e eu me perguntava quem era esses "who" Thor? Nunca ouvi falar(só do Deus nórdico) o da Marvel nunca tinha visto, Víuva negra? Também não. Homem de ferro? Quem é esse? Eu conhecia o Hulk e o Capitão América só.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.301
Pontos
1.053
quando eu comecei lendo quadrinhos nos anos 90, Marvel tinha histórias com muita ação estilo brucutu do época (Justiceiro e Wolverine por exemplo) , enquanto DC era uma pegada mais cósmica (exceto Batman).
na DC maioria eram deuses, alienígenas ou super-poderosos com senso moral mais alto que o papa.
Wolverine bebia fumava e transava - não à toa que meu favorito na DC é o Lobo, que metia o terror em tudo kkkk
então pra mim, não tinha comparação uma história do Justiceiro metendo bala em bandido e uma do Superman salvando o universo.

e me lembro da Marvel no Brasil com RGE, EBAL e depois Abril, não lembro da DC antes da Abril mas posso estar enganado.

nos EUA acho que tudo se resume à Stan Lee.
ele pode não ter criado o gênero nem era o melhor escritor/artista, mas foi responsável pela popularização e criou a base de tudo que conhecemos.

já na DC não tinha essa pessoa pública, então ela sempre pareceu muito mais distante ... tanto que o maior nome que me vem à cabeça é Karen Berger quando comandava a Vertigo - outra figura que foi responsável pela popularização de todo um segmento (que já existia mas não era mainstream).
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.063
Pontos
764
Marvel sempre soube se conectar mais com os jovens, depois que a vítima é cativada quando jovem, a presa não demostra mais sinais de optar pela alternativa, é como um vício.
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Na era de ouro das hqs, as historias da Marvel era de hérois "comuns", com problemas do dia a dia e como lidavam com esses problemas e ainda se tornavam herois.
Na DC os heróis eram invencíveis. Claro q tudo foi se modificando e nivelando com o passar do tempo.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Marvel tem o que chamamos de projeção de arquétipo.

São personagens mais próximos de nosso convívio e mais humano por assim dizer.

A DC parece mais voltadas a histórias sobre deuses entre nós como você mesmo citou.

Batman e Superman são mais conhecidos mais por terem literalmente centenas de filmes, séries, animações, programas de rádio e toda uma mitologia pop criada em cima deles e perpetuada até os dias atuais, mas se tirar esses dois mesmo a Mulher Maravilha que é a terceira parte da trindade chega muito perto da mitologia pop dos outros dois.

Aí você pega a Marvel e temos o nerd que sofre bullying que da noite para o dia ganha poderes e agora pode ir contra aqueles que o maltratavam, mas acaba por mudar tudo por causa de uma frase de seu tio ao qual ele próprio tem culpa.

Ainda tem a família espacial, os rejeitados da sociedade que sofrem crimes de ódio, o playboy com brinquedos hightec, o patriota e por aí vai.

A Marvel tem sua dose de deuses entre nós, mas a maior parte de suas histórias estão mais próximas de acontecimentos e causos que poderiam ocorrer em nossa realidade.

Mas o importante é você simplesmente ler o que achar interessante e esquecer essa guerrinha de fandom.
 


DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
Acho que a Marvel sempre foi mais popular, ainda mais hoje, com o sucesso dos filmes. E merecidamente, por que o Universo Cinematográfico deles foi bem melhor planejado, tem mais consistência.
Quanto a gibi, eu tive mais contato com os da Marvel, e acho que eles tinham mensais com boas histórias. No geral eu prefiro os personagens da DC, mas acho que eles não capricham tanto nas histórias (salvo em graphic novels, etc). Os gibis deles alcançaram uma qualidade artística incrível, hoje, mas ainda falta equilibrar, subir um pouco o nível dos roteiros.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.156
Reações
68.940
Pontos
1.529
Eu só gostava de X-men e Homem Aranha, talvez porque eles tinham os melhores desenhos animados na época (na minha opinião)

Até porque Homem Aranha e seus Amigos ainda junta os dois

Aí nas hqs eram os primeiros que me interessavam. Se bem que eu não gostava muito da hq do Wolverine.

Aliás até o Coisa do Hanna Barbera eu curtia demais :kbeca

Fórmula e Marketing

É, no fim é resultado de como foram construindo a imagem deles mesmo.
 
Ultima Edição:

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.408
Reações
178.318
Pontos
1.514
O povão só acompanha o universo cinematográfico e gostando ou não da fórmula Marvel, foi muito mais bem resolvida no geral.


Nas HQs não vejo essa consenso, não!


Muita coisa a Marvel copiou da DC, mais do que o contrário até. Eu acho ambas as editoras bem parelhas. A DC até viaja demais na minha opinião, com algumas coisas bem risíveis (Tio Sam? :kkk)

Meu herói predileto é o Batman, meu antagonista é o Magneto e meu vilão é o Dr. Octopus

Prefiro a Liga da Justiça aos Vingadores, mas se eu for separar um arco, fico com Guerra Civil. HQ fico com Piada Mortal.

Série de HQ fico com Xmen, assim como animação fico com Xmen clássico da FOX e filme fico com Dark Knight do Nolan.


É isso!
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
Muita coisa a Marvel copiou da DC, mais do que o contrário até. Eu acho ambas as editoras bem parelhas. A DC até viaja demais na minha opinião, com algumas coisas bem risíveis (Tio Sam? :kkk)
|
|
Cara, acho que ambas tiveram fases e fases. Quanto a personagens ridiculos da Marvel, dá uma olhada na lista abaixo (eu não conhecia nenhum desses, pra minha sorte):

 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.408
Reações
178.318
Pontos
1.514
|
|
Cara, acho que ambas tiveram fases e fases. Quanto a personagens ridiculos da Marvel, dá uma olhada na lista abaixo (eu não conhecia nenhum desses, pra minha sorte):


verdade, verdade kkkkkkkkkk


mas a DC me chamava mais a atenção nisso hehe
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Eu comecei a ler quadrinhos de super-heróis em 84, nas revistas que um tio meu tinha. Era a famosa Superaventuras Marvel a que eu mais gostava, porque tinha histórias dos X-Men e eu achava as histórias muito envolventes e mais próximas do mundo real que as outras que ele tinha (Super-Homem e Superamigos).

As histórias se passavam em cidades do mundo real, dava pra ver as esquinas, os prédios e outros pontos conhecidos (vistos em filmes, é claro!). Os personagens eram mais humanos, tinham falhas e virtudes e isso me aproximou mais da Marvel.

"Projeção de Arquétipo", como o colega mencionou mais acima

Outra coisa que me atraiu, foi o desenho de John Byrne. Ele desenha ruivas raivosas como ninguém.

232091


Já histórias da DC, só comecei a acompanhar por causa do Monstro do Pântano. A arte de Stephen Bissette e John Totleben aliada aos roteiros de Alan Moore me cativaram de imediato, nas páginas da Superamigos. E justo na época em que Crise nas Infinitas Terras estava sendo lançada. Então passei a acompanhar aa novas origens de Super-Homem, por John Byrne e da Mulher Maravilha, por George Perez... Mas sempre preferi a Marvel.
 
Ultima Edição:

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.789
Pontos
453
Não sei como está hoje, mas nos anos 90, a Marvel dominava o mercado americano, acho que isso ajuda também.
Teve uma época no começo dos anos 90 que dos 10 títulos mais vendidos no mês, nove eram da Marvel. Inclusive o único da DC era do Robin.
E isso porque a Marvel também foi muito eficiente em lançar vários títulos simultâneos de seus heróis. Homem-Aranha tinha cinco títulos. X-Men nem se fala.

Mas curiosamente, nessa época era a DC quem dominava o cenário multimídia com animações, filmes etc.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
A DC inventou os super heróis como conhecemos hoje a partir de Superman e Batman. E isso fez muito sucesso até os anos 60 (o início com Superman, Batman, Shazam e outros vendendo milhões é chamada de era de ouro dos quadrinhos).

Depois da perseguição aos quadrinhos promovida por um psicologo chamado Fredric Wertham as Hqs de super heróis foram censuradas e suas histórias ficaram ainda mais infantis do que já eram antes. Obviamente ainda eram um sucesso e Martin Goodman, dono do que seria a editora Marvel lá nos anos 60, pediu pra Stan Lee criar um grupo de super heróis parecido com a Liga da Justiça. Lee já desanimado com o mercado, ele queria escrever livros, resolveu fazer diferente do que já se conhecia e acabou junto-se a Jack Kirby e outros criadores, como Steve Ditko, para lançar o que podemos chamar de Super Herói 2.0: personagens super poderosos com traços e falhas humanas. Aqueles seres infalíveis davam espaço para personagens cheios de trejeitos e defeitos com os quais os leitores podiam se idenficar.

Nessa onda vieram Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Vingadores, Doutor Estranho, Demolidor, Homem de Ferro e os dois maiores expoentes dessa fórmula: HOmem Aranha e X-men. Foi um sucesso e os super heróis jamais foram vistos da mesma forma. É o início da era de Prata dos heróis. A DC sequer entendia o que estava acontecendo e tentava contra atacar a Marvel das maneiras mais estapafúrdias possíveis sem perceber que o mundo dos super heróis havia amadurecido. E assim foi até nos anos 70 quando a DC começar a copiar a Marvel na humanização dos seus persoangens. Todavia, a partir do novo tipo de super herói que a Marvel lançou, a DC sempre correu atrás e raramente conseguiu estar na vanguarda do gênero novamente.

Outro ponto imporante da Marvel era ter uma cronologia consistente por algumas décadas com histórias interligadas e que se influenciavam. Hoje a tal cronologia é vista por muitos como algo ruim para novos leitores, mas se tornou não só uma marca registrada da Marvel como também uma das suas maiores forças em suas décadas iniciais. Todo mundo queria acompanhar o que acontecia em todas as revistas. Parece familiar?

E então vamos para fora dos quadrinhos. Ainda que a DC tenha estabelecido uma vantagem por décadas com suas adaptações de super heróis no cinema, teatro, rádio e tv, ela foi superada JUSTAMENTE quando a Marvel levou para as telas alguns dos seus conceitos mais fortes: super heróis humanos e cronologia consistente de um universo interligado. A maneira como personagens como Doutor Estranho, Homem Aranha, Pantera Negra, Homem de Ferro ou Hulk eram escritos nos anos 60 era tão vanguardista que o principal de suas histórias foi facilmente adaptado para os cinemas (e agora TV). São persongens que carregam uma fórmula do melhor do gênero e capaz de gerar fácil identificação com o público. Novamente a DC foi superada no terreno onde dominava e como você deve perceber, está longe de retomar a dianteira tanto nas Hqs como no cinema. Guarda ainda a vantagem na TV com exclentes animações.


Logo, toda essa história de fãs considerarem a Marvel melhor vem desse histórico da editora que redefiniu o gênero, superando sua concorrente em diferentes campos de batalha ao longo das décadas (sucesso e vendas). Não por acaso o personagem mais amado da DC é o Batman, justamente aquele que é o super herói mais humano da editora. Mais do que gostar de super heróis as pessoas gostam de ver suas falhas e fraquezas espelhadas nesses mitos da mitologia moderna, para assim sonhar que também podem romper com suas limitações e superar obstáculos que aparentemente estão muito acima de sua capacidade.
 
Ultima Edição:

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Provavelmente eu curto mais Marvel que DC por alguns motivos (em especial Spider Man e X-Men):
- Animações dos anos 90
- Ganhei na infância uma caixa repleta de HQs sendo que em sua maioria eram da Marvel
- Capcom (X-Men Children of the Atom e Marvel Super Heroes)

Fora o fato deu sempre achar os herois da DC muito "overpower" em relação aos heróis da Marvel, porém acho que isso foi sendo nivelado ao longo dos anos:
DC = Herois mais humanizados com suas fraquezas e problemas do dia a dia
MARVEL = Herois que podem destruir o universo com um estalar de dedos além de entidades que são responsáveis por tudo que existe
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.896
Reações
28.667
Pontos
803
Antigamente, a DC dominava quando se trata de séries, filmes e desenhos.

Foi só depois de 2012 com o filme dos vingadores que a Marvel conseguiu reverter isso.

Já nas HQs é aquilo, a Marvel tem heróis mais humanos e isso fez a diferença.No momento, eu não tenho acompanhado HQs recentes, mas pelo o que eu pesquisei, a Marvel parece estar mais interessante.Em outro tópico aqui do fórum, eu critiquei hoje mais cedo o fato da DC focar demais no Batman e associados.A Marvel pelo menos tem mais variedade.

Vale lembrar que as duas já vacilaram feio nós últimos anos.A DC com a ideia de misturar o universo normal com Watchman e a Marvel colocando heróis meia boca no lugar dos clássicos, fora o Capitão América da Hydra.
 
Topo Fundo