O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


EA compra um dos estúdios da Warner (Playdemic, do jogo mobile Golf Clash) por 1.4 bilhão de dólares, em cash! +Nível Brasil de superfaturamento!

  • Iniciador do tópico Deleted member 248528
  • Data de Início
D

Deleted member 248528


Curiosidade: é bem mais do que a empresa pagou pela Codemasters, e quase 5x o que a Sony pagou pela Insomniac.

Parece que a Warner vai fatiar os estúdios para vender.
 
D

Deleted member 219486

Provavelmente comprou as IPs criadas pelo estúdio. Como é mobile tanto faz.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Praticamente metade do que diziam que a Microsoft por toda a divisão de jogos da Warner.

Empresas mobile com sucesso estabelecido são muito valorizadas, só ver que a Tencent pagou pela empresa do Clash Royale mais do que a Microsoft pagou pela Bethesda...

AcquirerTargetYearDeal value (US$)Inflation adjusted (US$)Reference
China Tencent Finland Supercell (81.4%)20168,600,000,0009,274,000,000[1]
United States Microsoft United States ZeniMax Media20207,500,000,0007,500,000,000[2]
United States Activision Blizzard Malta King20155,900,000,0006,442,000,000[3]
China ByteDance China Moonton20214,000,000,0004,000,000,000[4][5]
United States Microsoft Sweden Mojang20142,500,000,0002,733,000,000[6]
United States Electronic Arts United States Glu Mobile20212,400,000,0002,400,000,000[7]
United States Facebook United States Oculus VR20142,000,000,0002,186,000,000[8]
United States Zynga Turkey Peak20201,800,000,0001,800,000,000[9]
Japan Bandai Japan Namco20051,700,000,0002,253,000,000[10]
China Tencent Hong Kong Leyou20201,500,000,0001,500,000,000[11]
Sweden Embracer Group United States Gearbox Software20211,300,000,0001,300,000,000[12]
United States Electronic Arts United Kingdom Codemasters20201,200,000,0001,200,000,000[13]
 


renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Não me surpreende. Mobile gera mais lucros que produtoras exclusivas de consoles.

A Warner inteira não faz um lucro abismal, quanto mais parte dela.

Golf Clash fez U$ 225 milhões de arrecadação em 1 ano, Spider-man em uma semana fez mais de U$ 180 milhões. A vantagem neste caso é custo, mas é aquele negócio, se o jogo não virar moda flopa e com U$ 1,4 bilhão você compra e sustenta a Insomniac por mais de decada. Hoje o game faz algo em torno de U$ 6 milhões por mês, para dar U$ 1 bilhão e se pagar será necessário uma eternidade.

Considerando que não tem IP alguma de peso nesta negociação, me parece um péssimo negócio, mas é EA, sei lá o que passa na cabeça deles quando tomam algumas decisões.
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.661
Reações
6.678
Pontos
453
Mobile é uma máquina de fazer dinheiro, muito maior do que os consoles. Não se compara a relação de investimento/retorno. Os desenvolvedores não gastam quase nada para criar os games.

Consolismo é uma bolha.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Mobile é uma máquina de fazer dinheiro, muito maior do que os consoles. Não se compara a relação de investimento/retorno. Os desenvolvedores não gastam quase nada para criar os games.

Consolismo é uma bolha.

Fifa rende para a EA U$ 1,6 bi por ano, isso é um terço do que a empresa arrecada. Se somar com Madden dentro do UT vai para U$ 2,7 bilhões. É com estes games que a empresa faz dinheiro.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Começo do fim... Será?

WB se fundiu com Discovery, e não sei se essa nova empresa vai querer investir pesado em games. Talvez outros estúdios ali sejam vendidos.

Aguardar pra ver o que vai rolar com Netherealm e Rocksteady (os outros estúdios ali, acho que ninguém liga mesmo).
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
A Warner inteira não faz um lucro abismal, quanto mais parte dela.

Golf Clash fez U$ 225 milhões de arrecadação em 1 ano, Spider-man em uma semana fez mais de U$ 180 milhões. A vantagem neste caso é custo, mas é aquele negócio, se o jogo não virar moda flopa e com U$ 1,4 bilhão você compra e sustenta a Insomniac por mais de decada. Hoje o game faz algo em torno de U$ 6 milhões por mês, para dar U$ 1 bilhão e se pagar será necessário uma eternidade.

Considerando que não tem IP alguma de peso nesta negociação, me parece um péssimo negócio, mas é EA, sei lá o que passa na cabeça deles quando tomam algumas decisões.
Você está vendo vendas e o custo para produzir esse game?
Em mobile é infinitamente menor além de poder manter o lucro por longo tempo, essa comparação sua não faz o mínimo sentido.

Uma bala custa 9 para produzir e vendo por 10, outra custa 1 para produzir e vendo por 10, partindo do seu princípio, olhando somente o valor bruto de vendas as duas seriam a mesma coisa, já que teriam vendido 10, porém o lucro de uma é muito maior de que outra.
Procure entender um pouco sobre a diferença de mercados antes de fazer comparações como essa...

O preço pago é pelo know How e fatia de mercado.
 

Calico Jack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.991
Reações
1.931
Pontos
889
Sendo que o jogo já gerou quase $1 bilhão desde o lançamento, não tem nada de super faturado aí.

Ainda vai levar a expertise no desenvolvimento de jogo de golf, que com certeza vai cair bem com os direitos do PGA Tour, que são da EA Sports
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Você está vendo vendas e o custo para produzir esse game?
Em mobile é infinitamente menor além de poder manter o lucro por longo tempo, essa comparação sua não faz o mínimo sentido.

Foi o que falei, tem a questão de custo, mas como tudo é F2P e são lançados a rodo todos os dias, se ele não virar uma febre e a galera gastar em microtransactions ele flopa, é tentativa e erro. Veja o exemplo da lista postada pelo Queiroga, a Activision comprou a King pensando em Candy Crush, hoje ela faz infinite run de Crash, que é sólido, mas longe de ser febre.

Investir em mobile é como investir em ações, pode ser grande ganho, mas pode muito bem dar em nada. Investir em empresas de games retail é algo bem mais sólido, Insomniac não vai vender menos de 5 milhões de unidades de game algum que fizer.

No caso de Spider, foram mais de U$ 180 milhões em 3 dias e o game já vendeu mais de 20 milhões de unidades, com esta arrecadação ele arrecada mais, mesmo com custo maior.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Sendo que o jogo já gerou quase $1 bilhão desde o lançamento, não tem nada de super faturado aí.

Ainda vai levar a expertise no desenvolvimento de jogo de golf, que com certeza vai cair bem com os direitos do PGA Tour, que são da EA Sports

U$ 1 bilhão? Pela fonte que olhei tinha conseguido U$ 225 até dezembro de 2018 e hoje não tem mais um ciclo forte de vendas, indo para algo em torno de U$ 6 milhões/mês. Não é mais uma febre, vai precisar criar um outro hit para valer a pena.

Quanto a know-how, o game tem uma proposta bem diferente que a EA faz. Provavelmente o estudio fará a mesma coisa que fazia na Warner, talvez coloquem o nome PGA para chamar a atenção, mas fora disso vejo poucas ramificações.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.501
Reações
39.631
Pontos
1.053
Parece muito, mas se os caras faturam bem, tem nem o que falar.
A gente fica contando vendas dos consoles, mas e só ver os lucros dessas empresas mobile, negócio e surreal.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
A Warner inteira não faz um lucro abismal, quanto mais parte dela.

Golf Clash fez U$ 225 milhões de arrecadação em 1 ano, Spider-man em uma semana fez mais de U$ 180 milhões. A vantagem neste caso é custo, mas é aquele negócio, se o jogo não virar moda flopa e com U$ 1,4 bilhão você compra e sustenta a Insomniac por mais de decada. Hoje o game faz algo em torno de U$ 6 milhões por mês, para dar U$ 1 bilhão e se pagar será necessário uma eternidade.

Considerando que não tem IP alguma de peso nesta negociação, me parece um péssimo negócio, mas é EA, sei lá o que passa na cabeça deles quando tomam algumas decisões.
Mais um motivo pra Warner ter vendido para EA. Grana rápido. Espero que invista em jogos de consoles.

Voltando ao assunto, quanto a comparação, só mostra como mobile é um bom negócio (com jogos ruins). Foram quantos anos para a produção de SM? 3 anos? 4? e ganha 180mi no lançamento que vai caindo mais e mais. Já o Golf, fazendo uma contra hipotética (225mi/ano), já teria faturado entre 700 e 900 milhões nesse mesmo período com um investimento irrisório. (Corrigindo porque achei que o valor de 6mi era para Spider-Man.) Já Golf faturou mais com um período e custo de produção provavelmente menores.

Por fim, a EA não é novata no ramo. Ela comprou a PopCap (de Plants vs. Zombies) 10 anos atrás por U$ 750 milhões. E olha que na época os jogos tipo gacha estavam dando seus primeiros passos. Pra pagar quase o dobro hoje é porque ela deve saber o que está fazendo.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Mais um motivo pra Warner ter vendido para EA. Grana rápido. Espero que invista em jogos de consoles.

Voltando ao assunto, quanto a comparação, só mostra como mobile é um bom negócio (com jogos ruins). Foram quantos anos para a produção de SM? 3 anos? 4? e ganha 180mi no lançamento que vai caindo mais e mais. Já o Golf, fazendo uma contra hipotética (225mi/ano), já teria faturado entre 700 e 900 milhões nesse mesmo período com um investimento irrisório. (Corrigindo porque achei que o valor de 6mi era para Spider-Man.) Já Golf faturou mais com um período e custo de produção provavelmente menores.

Por fim, a EA não é novata no ramo. Ela comprou a PopCap (de Plants vs. Zombies) 10 anos atrás por U$ 750 milhões. E olha que na época os jogos tipo gacha estavam dando seus primeiros passos. Pra pagar quase o dobro hoje é porque ela deve saber o que está fazendo.

Eu acho as decisões dela muito erráticas, as vezes ela acerta, as vezes ela erra. Se o game de fato vendeu U$ 1 bilhão, aí talvez valha a pena um repaginamento agora que o game ainda é falado e ganhar de imediato, depois é complicado, fazer um hit atrás do outro no mercado mobile é difícil.

Considerando que, até por ser simples, a EA pode fazer um game do mesmo porte facilmente com os recursos que já possuí, a grana está na IP, se não bombar vai ser mais de U$ 1 bilhão jogado no lixo.

É um investimento de porte e de alto risco, mas pode ser válido na tentativa de expandir já que a EA mobile não rende no nível das outras plataformas (a EA arrecada U$ 3,716 bilhões com console, U$ 1,195 com PC e apenas U$ 718 milhões com mobile, custo é irrisório frente esta diferença abismal de cifras), mas isso me cheira um Anthem segundo round de visão de mercado.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Só posso dizer que Golf Clash é muito bom! Tava mega viciado nesse game uns meses atrás. rs

Mó matei saudades do Hot Shots Golf.
 

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.790
Reações
4.352
Pontos
453
Interessante a Warner vendendo estúdios separados antes da fusão. Playdemic era uma subsidiária da TT.
O rumor da MS com interesse na netherrealm e rocksteady pode ser algo real, com a Até&t querendo levantar uma grana.
 
D

Deleted member 248528

Interessante a Warner vendendo estúdios separados antes da fusão. Playdemic era uma subsidiária da TT.
O rumor da MS com interesse na netherrealm e rocksteady pode ser algo real, com a Até&t querendo levantar uma grana.

Se a Warner vendeu esse estúdio chinfrim por esse valor, fico imaginando quanto podem estar cobrando por estes que você citou.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Se a Warner vendeu esse estúdio chinfrim por esse valor, fico imaginando quanto podem estar cobrando por estes que você citou.

O problema é que boa parte das IPs estão presas na Warner Media, então quem comprar vai levar apenas estrutura fisica e funcionários.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.867
Reações
3.187
Pontos
353
Se a Warner vendeu esse estúdio chinfrim por esse valor, fico imaginando quanto podem estar cobrando por estes que você citou.
Ainda mais que esses estúdios estão com jogos perto de sair e têm IPs consagradas.

O problema é que boa parte das IPs estão presas na Warner Media, então quem comprar vai levar apenas estrutura fisica e funcionários.
Duvido. Quem levar esses estúdios, vai pagar para levar as licenças também.

Rocksteady e Netherrealm não existem sem DC/Batman e Mortal Kombat.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Estúdio focado em jogo de celular?

Tô cagando pra isso então.
 

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.790
Reações
4.352
Pontos
453
Se a Warner vendeu esse estúdio chinfrim por esse valor, fico imaginando quanto podem estar cobrando por estes que você citou.
A warner queria 4bi pelo pacote completo ano passado e ninguém teve interesse. Agora com essa venda, aparentemente estão dividindo as equipes, mais tranquilo vender assim. Provavelmente a EA não tinha interesse nos outros estúdios, da mesma forma que a MS não devia ter interesse na playdemic.

Esse estúdio ta longe de ser chinfrim. Mobile tem uma base muito maior que console, jogos tem um desenvolvimento mais rápido e com custo menor, não é sem motivo que já é a segunda compra da EA de estúdio mobile. Tem muita grana rolando fora do mundinho de console.

Não acho que NetherRealm e Rocksteady passem perto desse valor. Rocksteady não carrega nenhuma IP, apenas o estúdio, o que pode subir o preço é a IP de Mk.

 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
A warner queria 4bi pelo pacote completo ano passado e ninguém teve interesse. Agora com essa venda, aparentemente estão dividindo as equipes, mais tranquilo vender assim. Provavelmente a EA não tinha interesse nos outros estúdios, da mesma forma que a MS não devia ter interesse na playdemic.

Esse estúdio ta longe de ser chinfrim. Mobile tem uma base muito maior que console, jogos tem um desenvolvimento mais rápido e com custo menor, não é sem motivo que já é a segunda compra da EA de estúdio mobile. Tem muita grana rolando fora do mundinho de console.

Não acho que NetherRealm e Rocksteady passem perto desse valor. Rocksteady não carrega nenhuma IP, apenas o estúdio, o que pode subir o preço é a IP de Mk.

Este é o problema da venda dos estudios da Warner, ele é grande, mas boa parte da IPs estão com a Warner Media. No caso seria preciso comprar e lançar uma nova IP e isso pode ser problemático.

Agora, a NetherRealm vai com uma IP de peso em jogos de luta, mas a Monolith e a Avalanche são mais complicados, apesar do enorme talento delas.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
O problema é que boa parte das IPs estão presas na Warner Media, então quem comprar vai levar apenas estrutura fisica e funcionários.

MS já cometeu esse deslize, comprou a Rare da Nintendo achando que ia levar o Donkey Kong junto. Agora nem duvido que paguei alto pra levar a Rocksteady achando que vai levar o Batman também. hehehe
 

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.790
Reações
4.352
Pontos
453
Este é o problema da venda dos estudios da Warner, ele é grande, mas boa parte da IPs estão com a Warner Media. No caso seria preciso comprar e lançar uma nova IP e isso pode ser problemático.

Agora, a NetherRealm vai com uma IP de peso em jogos de luta, mas a Monolith e a Avalanche são mais complicados, apesar do enorme talento delas.
Monolith ainda carrega FEAR, apesar de ser uma IP morta atualmente, avalanche realmente é um lance mais complicado, só trabalhou em jogos de IPS famosas.
Acredito que a WB/ discovery futuramente vai acabar seguindo os passos da Disney, só licenciando suas IPs e não se envolvendo em produção.
Outra coisa interessante é que a WB adiou todos os seus jogos pro ano que vem. Tirando o Black4Blood que é feito com a Turtle Rock, estúdio que não é da WB.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Agora, a NetherRealm vai com uma IP de peso em jogos de luta,


As outras empresas da WB nem ligo muito pra onde vão, mas a Netherrealm desejo que vá pra alguma empresa que seja multi (e que saiba dar valor a empresa que acabou de comprar, claro).
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Monolith ainda carrega FEAR, apesar de ser uma IP morta atualmente, avalanche realmente é um lance mais complicado, só trabalhou em jogos de IPS famosas.
Acredito que a WB/ discovery futuramente vai acabar seguindo os passos da Disney, só licenciando suas IPs e não se envolvendo em produção.
Outra coisa interessante é que a WB adiou todos os seus jogos pro ano que vem. Tirando o Black4Blood que é feito com a Turtle Rock, estúdio que não é da WB.

Tem também o Condemned, mas são jogos de duas gerações atrás, será que voltam? Isso sem contar, que nesta divisão, como ficarão as IPs? Elas irão junto com estudio que as desenvolveu? Porque Fear foi feito após a aquisição do estudio.

É algo que acho muito complicado dado a natureza dos games que a Warner trabalha. Talvez fosse o caso de quem tem interesse mais em um grupo competente que uma IP de peso. Acho que, se separassem, a galera iria se estapear mesmo pela NetherRealm.
 
Topo Fundo