O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Edit. É MENTIRA que as vendas de FF16 foram só 3.5mi

Status
Não está aberto para novas respostas.

Ursozord

Bam-bam-bam
Reações
7.372
Pontos
353
Edit!
@Ursozord pode por gentileza editar o título e o tópico em si informando que tudo é mentira baseadas em delírios e que nada disso foi dito pelo presidente da empresa ou saiu no resultado financeiro?

Fonte> https://kabutan.jp/news/marketnews/?b=n202503130535
Final Fantasy XVI, que foi lançado em 23 de junhoA Toyo Securities estima que ainda existam mais de 3,5 milhões de unidades.
(* No artigo original, o número de unidades de "Final Fantasy XVI" foi descrito como uma declaração de Takashi Kiryu, presidente da Square Enix HD, no briefing de resultados financeiros, mas foi baseado na própria estimativa da Toyo Securities e foi uma descrição incorreta do autor.) Pedimos desculpas e corrigimos o problema.)

* * * * *

""Vocês automaticamente são Xboxistas de m**** ao falar que esse jogo não vende!!""

A Square Enix partilhou uma atualização para as vendas de Final Fantasy 16 que está a dar imenso que falar, especialmente porque traça uma situação desastrosa para o jogo.

De acordo com informações vindas do Japão e partilhadas no ResetEra, Takashi Kiryu, o mais recente presidente da Square Enix, partilhou com os investidores que venderam mais de 3.5 milhões de unidades de Final Fantasy 16, um número que está a surpreender.

Final Fantasy 16 foi lançado em junho de 2023 para a PlayStation 5 e foram vendidas mais de 3 milhões de unidades na primeira semana. Em setembro de 2024, foi lançada a versão PC e não tivemos nenhuma informação sobre as vendas nesta plataforma ou das vendas totais.

Agora, os investidores foram informados que as vendas de Final Fantasy 16 estão acima dos 3.5 milhões de unidades, um número vago que sugere vendas de apenas 500 mil unidades adicionais entre julho de 2023 e dezembro de 2024, a estagnação quase total das vendas na PS5 e vendas muito fracas no PC.

Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
89.517
Pontos
1.839
ffxvi-clive-rosfield.gif

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Reações
1.614
Pontos
353
Sempre fui fã de FF, esse joguei o demo e não gostei. Depois que saiu, li alguns reviews e vi que não era para mim mesmo, até hoje nunca comprei.

Sei lá, parece que não agradou muitas pessoas esse título. Bola fora da Square, acontece!

PhylteR

F1 King
GOLD
Reações
42.724
Pontos
2.069
Ainda quero jogar, o universo do game e o enredo me pareceram muito bons pela demo.

Mas o combate realmente não me agrada, sou fã do estilo old-school mesmo.

AnsersonIbanez

Bam-bam-bam
Reações
2.748
Pontos
453
Jogo muito bom, merecia vender mais!

Lançar para o XBox day one seria indiferente, acho que não venderia nem 50mil cópias nesse console, mas PC sim poderia ter atraido mais vendas se fosse Day One do que lançar 1 ano depois.

Acho que o único ponto possitivo disso tudo, que a Square finalmente pode perceber que fazer um jogo mais action para pegar mais público não é garantia de vendas melhores. Espero que Persona e Yakuza tenha dado mais coragem para Square fazer um proximo jogo por turno.

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Reações
22.069
Pontos
1.484
O que fizeram com meu amado Final Fantasy...

Falando sério, a Square Enix tem, de vez, que abolir essa ideia de exclusividade (acho até que já confirmou isso, se não me engano).

E, para Final Fantasy, tem que parar de ficar procurando a fórmula perfeita de gameplay inovador a cada nova versão. Sim, isso é uma característica da série, especialmente nas versões mais recentes, mas, nitidamente, vem em um declínio vertiginoso.

O que, supostamente, era pra ser sinônimo de constante inovação e renovação virou, na verdade, o conceito de falta de identidade. Sim, Final Fantasy virou algo genérico, e está vendendo como um produto genérico qualquer - embora custe o valor de blockbusters.

É necessário voltar pra prancheta. Criar uma mecânica que seja característica da franquia. Voltar a jogabilidade pra turnos - essa porra é um JRPG, e não um WRPG! E tratar de dar continuidade nisso, como uma autêntica franquia.

Hoje, pegamos as grandes franquias de RPGs ou JRPGs, e cada uma delas têm suas características únicas. Os consumidores sabem o que vão encontrar quando as compram, e isso não os faz perder interesse. Mas, quando pensamos em Final Fantasy, temos o quê?

Isso faz com que, a cada nova versão de FF, a Square tenha que convencer o consumidor de que os 'novos atrativos do jogo' valem a compra. Se o marketing não cai no gosto da galera, ou se a versão anterior do game decepcionou, é altíssima a chance de perder uma venda com o consumidor alvo.

Agora pense em Persona, por exemplo. A Atlus não precisa dar grandes explicações publicitárias sobre o jogo. Basta um clipe mostrando os novos personagens, umas cenas de animação e pronto! Já tem toda uma base consumidora sedenta pra comprar, justamente porque sabem do que se trata o produto. Sabem o que esperar das mecânicas, da jogabilidade. Sabem que haverá espaço pra melhorias e inovações, mas o core da franquia estará lá: os relacionamentos, os temas controversos, as tarefas cotidianas com a escola e com os personagens do jogo.

Pra mim, até a série Tales of já superou a franquia Final Fantasy, exatamente por estar se mantendo dentro de sua proposta, e evoluindo. Sempre foi uma franquia com investimento menor, mas que tem sua identidade única: apelo Anime, jogabilidade com liberdade para o personagem na arena de batalha, enredos típicos de anime. É algo simples, mas que vem, cada vez mais, sendo melhor executado.

Ishow

Bam-bam-bam
Reações
6.564
Pontos
453
A Square precisa entender que o interesse em Final Fantasy caiu e reduzir o escopo da série principal.

O fenômeno bizarro do FF XV não vai mais se repetir.
Mas esse jogo já teve um escopo reduzido.
Só ver a simplicidade das side quests, má otimização. O jogo não tem o mesmo esmero que o ffvii, por ex.

O erro da square foi querer vender hack N slash pra quem é fã de RPG.
Tem gente que nem sabe do que se trata o jogo, tanto que no post acima o cara tá falando que parece um mmorpg off-line

Sendo que hack N slash por si só já é um gênero de nicho. O mais bem sucedido foi o dmc5, que vendeu 10kk em quase 6 anos em 3 ecossistemas diferentes com direito a relançamento da special edition.

Ffxvi vendeu algo em torno de 4kk o que é um número ok considerando o gênero e que o jogo saiu exclusivo para ps5. Lançar muito tempo depois no PC foda do hype acaba nem impactando nas vendas... Quem pode pirateia nesses casos. É quem não pirateia espera as promoções da steam, já que o jogo chega atrasado, sem hype e tem que competir com o hype de coisas atuais.

Inclusive a square tem errado muito até com o nome dos jogos. Conheço gente que não acompanha de perto e não sabe nem a diferença entre ffvii remake e ffvii rebirth. Acaba sendo ridículo, mas a empresa tem que se esforçar pra deixar essas informações as mais claras possíveis. É muita burrice não colocar ffvii part 1, part 2, enfim... Apenas pra seguir a tendência de outras empresas em nao numerar em seus jogos.

ysuran

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.847
Pontos
994
Sempre fui fã de FF, esse joguei o demo e não gostei. Depois que saiu, li alguns reviews e vi que não era para mim mesmo, até hoje nunca comprei.

Sei lá, parece que não agradou muitas pessoas esse título. Bola fora da Square, acontece!

Não gostei, sempre fui fã da série, mas acho que a minha paciência tá acabando, nem o rebirth to conseguindo gostar.

Vaynard

Lenda da internet
Reações
59.800
Pontos
2.164
Mas esse jogo já teve um escopo reduzido.
Só ver a simplicidade das side quests, má otimização. O jogo não tem o mesmo esmero que o ffvii, por ex.

O erro da square foi querer vender hack N slash pra quem é fã de RPG.
Tem gente que nem sabe do que se trata o jogo, tanto que no post acima o cara tá falando que parece um mmorpg off-line

Sendo que hack N slash por si só já é um gênero de nicho. O mais bem sucedido foi o dmc5, que vendeu 10kk em quase 6 anos em 3 ecossistemas diferentes com direito a relançamento da special edition.

Ffxvi vendeu algo em torno de 4kk o que é um número ok considerando o gênero e que o jogo saiu exclusivo para ps5. Lançar muito tempo depois no PC foda do hype acaba nem impactando nas vendas... Quem pode pirateia nesses casos. É quem não pirateia espera as promoções da steam, já que o jogo chega atrasado, sem hype e tem que competir com o hype de coisas atuais.

Inclusive a square tem errado muito até com o nome dos jogos. Conheço gente que não acompanha de perto e não sabe nem a diferença entre ffvii remake e ffvii rebirth. Acaba sendo ridículo, mas a empresa tem que se esforçar pra deixar essas informações as mais claras possíveis. É muita burrice não colocar ffvii part 1, part 2, enfim... Apenas pra seguir a tendência de outras empresas em nao numerar em seus jogos.

Reduzido dentro do jogo talvez, mas o jogo custou bem caro pra Square. Me referi mesmo na questão financeira.

MalleoBH

Lenda da internet
Reações
64.473
Pontos
1.724
Final Fantasy não desperta o interesse do público mais jovem. Vive na maioria de fãs da franquia que estão cada vez mais velhos.

Fizeram o XVI um action RPG achando que seria um atrativo, mas pelo visto não funcionou muito bem.

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Reações
32.274
Pontos
903
Naquela primeira semana os 3 milhões falavam de shipped + digital.
E agora mencionam um pouco mais de 3 milhões e meio?? Não é possível.

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.285
Pontos
503
Como DMC esse jogo é muito ruim, como um Final Fantasy ele peca demais no andar da história lá pro meio do caminho com uma coisa ou outra boa como o Barnabas, acaba que quem apenas jogou a demo e tempos depois simplesmente esqueceu de comprar o jogo ficou com boas memórias, o ápice tá todo naquelas 2 horas. Uma pena.

Ainda não acho que a série voltar pra puro turno seria uma resposta imediata de sucesso como os mais velhos pintam, Remake e Rebirth mesclam um pouco de Kingdom Hearts e FFXV (quem jogou no modo "espera" sabe do que tô falando) e mesmo tendo feito certo sucesso não foi algo de explodir fora da bolha como Persona 5 fez na época com um público mais jovem, não falo de números imediatos das vendas, mas na percepção além do público pagante.

Ultima Edição:

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Reações
22.069
Pontos
1.484
Como DMC esse jogo é muito ruim, como um Final Fantasy ele peca demais no andar da história lá pro meio do caminho com uma coisa ou outra boa como o Barnabas, acaba que quem apenas jogou a demo e tempos depois simplesmente esqueceu de comprar o jogo ficou com boas memórias, o ápice tá todo naquelas 2 horas. Uma pena.

Ainda não acho que a série voltar pra puro turno seria uma resposta imediata de sucesso como os mais velhos pintam, Remake e Rebirth mesclam um pouco de Kingdom Hearts e FFXV (quem jogou no modo "espera" sabe do que tô falando) e mesmo tendo feito certo sucesso não foi algo de explodir fora da bolha como Persona 5 fez na época com um público mais jovem, não falo de números imediatos das vendas, mas na percepção além do público pagante.
Acho que o que pega aí é que, no caso de Persona 5, trata-se de um autêntico Persona.

Todas as características base da franquia estão lá. O público sabia o que esperar e, de fato, foi o que recebeu.

O game evoluiu em todos os aspectos em relação à sua edição anterior, mas mantendo a essência do que é. O público sabe o que encontrar.

Qual a essência de Final Fantasy hoje?

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Reações
33.768
Pontos
1.049
Isso mostra como lançar pra PC automaticamente tira todo o hype e brilho do jogo, pessoal que gosta de exclusivos já tira da wishlist e usuários de PC em sua gigantesca maioria usa apenas pirataria. Se não tivesse sido anunciado teria batido os 10kk rapidamente.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
185.037
Pontos
2.234

Sistema de batalha é o menor problema da franquia atualmente.

Markshneider

Mil pontos, LOL!
Reações
4.207
Pontos
1.193
Honestamente,
Esse FF é interessante, mas não é cativante.
Clive consegue ser pior que Cloud como protagonista... Pelo menos o Cloud tinha a justificativa de ter "pobrema na cabeça" mesmo. :kcry
A diferença é que todo (TODO) o cast em torno do Cloud era phoda pra caramba de algum modo, realmente único, tanto em visual quanto em personalidade, o que facilitava você captar detalhes e apreciar eles muito facilmente - já nesse XVI... no máximo passa o Cid (as falas dele que salvam, porque em design é meh também) e a Benedikta... o resto, incluindo o próprio Clive parecem ter sido gerados por um character generator no randomize em 5%..... completamente genéricos e esquecíveis.
Uma história leeenta....
Uma navegação de mundo raaaasa....

Dropei com força.
Depois de um tempo, olhando de longe, tenho a impressão que é um jogo que foi feito "rushado", ou então que mudou a diretoria e direção do projeto no meio do caminho. Quase me passa a sensação que alguém fez um protótipo de FF Tactics, e mandaram transformar em FF main ao invés disso...

Mapinha em vez de mundo navegável em Final Fantasy? pffff
Personagens genéricos? pffff
Trama arrastada? pffff
Todo aquele esquema de missão sidequest? pfffff

Essas coisas desanimam muita gente. Não se espera isso em FF numerado, mas é perfeitamente previsível num Tactics.

Eventualmente eu volto para terminar, mas vai demorar viu... me perdoe quem amou esse XVI, mas ele é o que é.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
185.037
Pontos
2.234
Sempre acreditei nisso, não sei os outros.

Acho que até o FF XV, a maioria das pessoas achava.

Eu até que não, porque eu achei que a franquia foi ladeira abaixo a partir do X - que era em turnos, afinal. Pra mim o X é o ponto mais baixo da franquia, mas muita gente adora.

w13dark

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.042
Pontos
699
Eu era um grande fã da franquia, falar em Final Fantasy era falar de excelência e qualidade, pena que isso ficou no passado.

FF XVI embora não seja um game ruim, de final Fantasy só tem o chocobo.

Azeon

Lenda da internet
Reações
56.672
Pontos
1.504
Square Enix precisa acordar pra realidade.
Exceto FFVII que é um sucesso comercial absurdo já tem sei lá quantas gerações, FF se tornou nicho, jogo AA no máximo, a realidade é dura.
Esse lance de querer fazer FF grandioso, graficoso, super produção já era, escopo de FF tem que ser reduzido, precisam fazer jogos mais no nível de Tales of, Persona... Esquece isso de querer brigar com CoD, Pokémon e outras franquias, FF é inferior a tudo isso.

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Reações
7.282
Pontos
1.034
Acho que até o FF XV, a maioria das pessoas achava.

Eu até que não, porque eu achei que a franquia foi ladeira abaixo a partir do X - que era em turnos, afinal. Pra mim o X é o ponto mais baixo da franquia, mas muita gente adora.
Se eu te falar que o X pra mim, é o ponto alto da Franquia. hahahahahaahaha.
Eu adoro FF7 e o 9 então, muita memoria afetiva. Mas quando saiu o 10 e aquele enredo com aquele plot twist maneiro no final, foi muito empolgante. Sem dizer, que era numa mudança de geração e graficamente chamava muito à atenção. Pelo menos no meu conceito, depois do X, FF é so ladeira abaixo.

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
8.618
Pontos
744
O início do FF16 é muito bom, entender eikons, dominantes, etc e bem massa

Problema é que os produtores perderam a mão e trataram o jogo como se fosse um MMO. Se eles tivessem cortado toda a bullshit , o jogo seria mais linear e manteria a qualidade o tempo todo

Site quests inúteis e chatas, um semi open world vazio e inútil e, pra mim o principal, um pace terrível

Vc acaba de lutar contra um boss, avançar bem na história, e ai precisa ficar 1 hora fazendo main quests que parecem quests de leve up de MMO, inúteis e genéricas pra so depooooiiis entrar nos trilhos relevantes da história dnv

E o gameplay fica meio repetitivo tbm, com inimigos meio esponjas

Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo