O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Educação Financeira, como vc gerencia seu "Faz me rir"?

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
Galera, vocês usam algum aplicativo de controle financeiro? Qual? Conhecem algum que também tem um painel de administração pelo navegador? Não me sinto muito confortável com a o ideia, acho que estou velho pra isso, prefiro um Excelzão mesmo, como vcs controlam seus gastos? Tipo, eu tento usar o cartão de crédito pra tudo, tenho um controle no site do meu banco pq fico com todos os gastos discriminados, nunca gasto mais do que posso pagar, esse é o meu único controle, e vcs, como gerenciam seu $$$$? Nunca tive dinheiro como preocupação ou objetivo, meu "frist-goal" sempre foi conhecimento e auto-aperfeiçoamento(é sou chato e meio maluco), mas infelizmente dinheiro é o que te traz certa liberdade, como vcs veem o dinheiro?
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
O problema com esse tipo de abordagem "Nunca tive dinheiro como preocupação ou objetivo, meu "frist-goal" sempre foi conhecimento e auto-aperfeiçoamento" é que sempre temos espaço pra melhorar, e isso acaba gerando muita depressão, frustração, e vem me deixado bem mal ultimamente, vc sempre poderia ter feito um pouco mais e melhor, é um inferno.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
Tenho uma planilha onde estão previstos meus gastos básicos, intermediários e possíveis gastos inesperados (não tão inesperados).

Sempre retiro 10% do salário para guardar.


Sent from my iPhone 8 Plus using Tapatalk

Como vc calcula os inesperados?E vc tipo, "zera" mensalmente a planilha ou atualiza mensalmente?
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.763
Reações
6.080
Pontos
969
Planilha de Excel a moda antigo. Tenho CC mas só uso quando necessário (compras internacionais).

Faço pé de meia pra emergencias
e para previdencia própria

Os gastos discricionários possuem um teto. Muito dificil eu gastar mais do que os tetos estipulados. Se não der pra viajar de ferias por exemplo fico em casa mesmo.
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.571
Reações
8.759
Pontos
764
Como vc calcula os inesperados?E vc tipo, "zera" mensalmente a planilha ou atualiza mensalmente?

Eu recebo X, na minha planilha está como salário X*0,8

20% deixo para inesperado, quando sobra eu deixo de crédito para o mesmo seguinte. Crédito no inesperado no caso.

Tento ser o mais mão de vaca possível, e evito mexer no crédito do inesperado.


Sent from my iPhone 8 Plus using Tapatalk
 


j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Tenho uma planilha na qual registro todos meus gastos no dia seguinte. Usando essa planilha fiz uma média de quanto gasto com as contas e com lazer no mês e geralmente consigo me manter nessa faixa.

Aprendi a ser bastante econômico e de um tempo pra cá economizo mensalmente no mínimo 50% do meu salário. Invisto tudo.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Tenho uma planilha de Excel. No momento, estou poupando para comprar um carro usado à vista (50% done) através de caixas com colegas de trabalho. Quando chegar lá, continuarei poupando dessa mesma maneira, para em seguida aprender algo sobre aplicações.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Tenho uma planilha de Excel. No momento, estou poupando para comprar um carro usado à vista (50% done) através de caixas com colegas de trabalho. Quando chegar lá, continuarei poupando dessa mesma maneira, para em seguida aprender algo sobre aplicações.
Eu estou fazendo o mesmo, mas é para compra de uma moto. Só um conselho: tenta pegar essa grana, abrir conta em uma corretora (abri uma na RICO) e jogar essa grana lá, para investir em CDB, LCI ou algo que renda mais que poupança.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
Eu estou fazendo o mesmo, mas é para compra de uma moto. Só um conselho: tenta pegar essa grana, abrir conta em uma corretora (abri uma na RICO) e jogar essa grana lá, para investir em CDB, LCI ou algo que renda mais que poupança.
Só tem que tomar cuidados com a taxa de administração dessas corretoras né
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Só tem que tomar cuidados com a taxa de administração dessas corretoras né
Sim, como sou iniciante, fiz conta na RICO por ser voltada para inciantes. E, por exemplo, eles estão com taxa zero no investimento de Tesouro. A pessoa pode também procurar corretoras dos próprios bancos.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Gasto menos que ganho e guardo o resto. Uns 2/3 do salário estavam intactos.

Mas apanhei um pouco na vida pra aprender a controlar os gastos.

No mais, nunca fiz controle rígido.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.145
Reações
44.362
Pontos
803
Sou extremamente disciplinado sob o prisma financeiro. Ainda assim, quando cai o salário na conta, eu já tiro um percentual para aplicação (esse montante se torna intocável, a não ser em situações extremas e imprevistas). O restante fica para custear todas as despesas que terei ao longo do mês, incluindo lazer.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
Planilhão do Excel mesmo. Dá para se organizar de boa com ele.

Mas é claro que existem aplicativos que manipulam as informações em tempo real e dá uma noção melhor também em tempo real.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Não tenho planilha nem nada do tipo.
Quando o salário cai eu pago as contas normais do mes: aluguel, agua, luz, internet, etc. e ponho uns 25% na poupança. O resto vou gastando conforme a necessidade.
Não tenho cartão de crédito nem nada do tipo. Só uso cartão de débito.
Quando chega o mes seguinte, se sobrou algo do anterior, ponho na poupança.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.766
Reações
16.021
Pontos
994
Tem aplicativo que faz isso aí.

Eu pago as contas, guardo o resto e invisto o que eu conseguir.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.310
Reações
20.585
Pontos
1.044
Há dois anos eu faço em planilha de Excel, porém sempre que volto das férias volto quebradíssimo por não me programar.
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.304
Reações
4.851
Pontos
703
Não tenho planilha nem nada do tipo.
Quando o salário cai eu pago as contas normais do mes: aluguel, agua, luz, internet, etc. e ponho uns 25% na poupança. O resto vou gastando conforme a necessidade.
Não tenho cartão de crédito nem nada do tipo. Só uso cartão de débito.
Quando chega o mes seguinte, se sobrou algo do anterior, ponho na poupança.
poupança?

:facepalm
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Até fiz uma planilha mas acabo esquecendo de alimentar, o que faço é ter meus gastos fixos mensais já somados com o valor da fatura do CC, recebo o salário, separo o valor pra pagar tudo usando somente o valor do salário (ignoro o saldo em conta) e uso o resto tentando guardar uns 20% que no final do período vai pro saldo da conta.

Além disso tem uma merreca que vai todo mês pra poupança, mas pretendo passar pro tesouro direto futuramente.

Tem dado certo, consigo pagar as contas e sempre tem uma quantia em saldo pra emergência ou comprar alguma coisa que eu queira.

O cartão de crédito uso pouco, só pra comprar coisas de valor mais elevado e ainda tento fazer no mínimo de parcelas possível, sempre mantendo a fatura a no máximo 40% do meu salário.


Enviado do meu iPhone 6S usando Tapatalk
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Eu estou fazendo o mesmo, mas é para compra de uma moto. Só um conselho: tenta pegar essa grana, abrir conta em uma corretora (abri uma na RICO) e jogar essa grana lá, para investir em CDB, LCI ou algo que renda mais que poupança.
Ainda não manjo dos paranauês, mas sem dúvida buscarei me informar. O plano depois do carro é uma reserva para a aposentadoria, então é para o longo prazo e será necessário.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.132
Reações
32.113
Pontos
503
Economizando. De modo que sobrem uns 10/15% do soldo (como se fosse um seguro privado, mas depositado em cc) no fim do mês.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.561
Pontos
1.389
Aqui eu faço uma planilha bem básica no Excel. Tenho as despesas fixas e o gasto com cartão de crédito. Nesses últimos meses tenho colocado um gasto limite de 30% do q ganho nele e pelo menos uma sobra de 40% a 50% do salário pra ser dividido no resto como passeios e guardar um dinheiro. Daí por enquanto vou colocando na nuconta para usar no débito em algumas despesas e rende 100% do CDI aumentando minha reserva de emergência também. Ao mesmo tempo, vou acumulando e fazendo a reserva de oportunidades para abastecer minha carteira de ações.
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Uso o aplicativo "Minhas Finanças".
Os gratuitos que testei são ruins. Aí tem uns bons mas tem mensalidade. Esse que eu uso gostei e paga uma vez só e não é caro. O bom é que ele lê mensagens em texto e aplicativos como nubank e Inter então fica facinho controlar.
Excel é o melhor devido a flexibilidade porém usar ele no celular é ruim, aí tem que anotar em casa as coisas e eu não tinha paciência para digitar tudo.

Enviado de meu XT1225 usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Pago as contas e reinvisto o que sobrou. Mês que pega pesado eu libero uma grana e pago as contas. Uso uma planilha de excel bem simples. Nos últimos tempos pouca coisa me dá interesse em comprar ou fazer, acaba indo uma grana para investimentos.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Tentei usar APPs, voltei pro excel, não tem como bater.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.857
Reações
6.799
Pontos
1.009
Preciso aprender a ter esse controle. Eu quase que não olho minha conta, porém meus gastos são baixíssimos. São basicamente os mesmos gastos de quanto eu era estag(e já sou efetivo há 4 anos).
Sobra uma grana alta, acumula, e eu vou comprando coisas que eu quero(e olhe lá, sou muito mão de vaca). Demoro 50 anos para comprar o negócio até achar o mais barato possível.
Cartão de crédito só para spotify, bonecos(action figure o cacete, é boneco mesmo), e viagens.
 
Topo Fundo