Da PC GAMER:
Elden Ring: Nightreign prático: 6 horas com o novo remix de RPG de ação roguelike cooperativo da FromSoftware
Jogamos o novo spin-off de
Elden Ring e conversamos com a FromSoftware sobre o que esperar do jogo de 2025.
O produtor da FromSoftware, Yasuhiro Kitao, nos pede para perdoá-lo se ele parece nervoso. Ele não pede, mas eu já teria suado nas meias se estivesse no lugar dele — ele está prestes a nos deixar jogar o próximo jogo da FromSoftware uma semana inteira antes do resto do mundo descobrir que ele existe com um trailer surpresa no The Game Awards. Depois do fenômeno de 25 milhões de vendas de
Elden Ring, essa continuação é a última coisa que qualquer um de nós espera. Porque parece — e digo isso sem sombra de dúvidas — meio que um mod.
Os modders adoram remixar os RPGs da FromSoftware em jogos que são mais fáceis (ou difíceis), mais bobos (ou mais assustadores). O
mod Seamless Co-Op para Elden Ring foi baixado por mais de 2,5 milhões de jogadores de PC. Randomizadores que embaralham itens dos jogos Souls e localizações inimigas são os pilares dos eventos de speedrunning. Então, quem disse que a FromSoftware não pode entrar na diversão modificando seu próprio jogo? Bem, aumente a velocidade para 150%, abandone o dano de queda, jogue uma tonelada de itens aleatórios e algumas outras variáveis roguelikey, e você praticamente tem
Elden Ring: Nightreign.
Admito que não gostei imediatamente. Mas depois de quatro horas de um teste de jogo de um dia inteiro em uma sala de conferências em Tóquio, com as persianas fechadas contra o sol até ele cair abaixo das torres de escritórios próximas, comecei a sentir: aquela emoção animal crua de uma ótima construção roguelike. A glória de bater no peito de cortar uma katana de seis pés nas entranhas de Margit, o Fell Omen, provocando um sangramento que cortou 10% de sua barra de saúde e, em seguida, esmagando a habilidade especial do meu personagem para dobrar todo o dano que acabei de causar. Glorioso.
Nightreign é ao mesmo tempo parte
Elden Ring e parte um território totalmente novo para um estúdio que se tornou
muito confortável fazendo um certo tipo de RPG na última década.
Velocidade Gracer
(Crédito da imagem: FromSoftware / Bandai Namco)
Este spin-off causa uma primeira impressão desconcertante, tratando as armas, os tipos de inimigos e a zona inicial Limgrave de
Elden Ring como um repositório de ativos que você pode reutilizar à vontade. As vibrações ficam ainda mais estranhas quando você vê uma parede de chuva mortal no estilo battle royale cercando o mapa, e personagens correndo a pé como se estivessem prontos para avançar rapidamente, agora agilmente cobrindo penhascos e paredes. Parece quase um sacrilégio pegar as peças de um jogo que foi montado tão microscopicamente e enlouquecer com elas. Se Da Vinci quisesse repintar a Mona Lisa fazendo uma coisa de língua de Gene Simmons, bem, claro, ele mereceu. Mas seria um ajuste, sabe?
Jogar Nightreign me lembrou que nos anos 90 a Capcom se opôs à popularidade repentina das versões piratas e hackeadas das máquinas de fliperama Street Fighter 2 que aceleravam o combate e adicionavam movimentos especiais selvagens como bolas de fogo no ar... até que eles saíram e as jogaram. Então eles souberam que claramente não havia como voltar atrás. O equilíbrio preciso do jogo que se dane, a velocidade era muito divertida. O kit de atualização oficial resultante, Street Fighter 2 Turbo: Hyper Fighting — literalmente um mod! — definiu o ritmo para cada iteração de Street Fighter que se seguiu.
Nightreign é
Elden Ring Turbo, um roguelike condensado para três jogadores com uma pitada de Monster Hunter, enquanto você escolhe um chefe final para enfrentar no final de cada corrida de 30 minutos. Isso supondo que você sobreviva a dois "dias" do círculo encolhendo para um ponto focal em algum lugar em alt-Limgrave, cada noite culminando em sua própria batalha de chefe difícil. Quando comecei minha primeira sessão caindo no mapa de um pássaro espectral, a entrada era tão codificada para Fortnite que me perguntei se a FromSoftware estava se juntando à festa de serviço ao vivo com um passe de batalha, eventos sazonais e skins épicas de US$ 20.