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Tópico oficial Elden Ring – expansão Shadow of the Erdtree revelada; lançamento: 21 de junho

Trezoitao38

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140h de jogo aqui, explorando cada minimo ponto do mapa. Estou saindo agora da capital real e um pensamento me vem a cabeca: “seria este o jogo mais cansativo e desgastante da historia?”. Pqp, a capital real tem o melhor level design do jogo, mt coisa massa, canos labirinticos nos esgotos, area imensa com várias ramificações…..mas tu ja chega tao cansado nessa porra que da eh raiva de ter tanto caminho pra explorar, pqp.

Nao recomendo ngm a se dedicar exclusivamente a elden. Joga umas 40h, para umas duas semanas, depois volta e segue repetindo isso. A formula de mundo aberto ate funciona no jogo da from, mas deixa tudo mt cansativo.

Eu resolvi jogar novamente esses dias. Eu peguei aquele machadinho de gelo e fui logo atrás das somber smithing stones. Me deu trabalho lá de matar o Godskin Noble pra poder pegar a somber smithing stone 7, já que por conta da atualização precisa ser frame perfect o pulo se quiser skipar esse chefe.

O resultado é que tem 10 horas de jogo eu estava na capital.

Elden Ring pra mim tem um problema crítico com progressão. Num jogo open world o designer tem que arranjar uma maneira da progressão ser o tanto mais uniforme quanto possível independente das diferentes rotas que os diferentes jogadores percorrerão. Isso normalmente é feito através de balanceamento de dificuldade adaptativo. Até Zelda Breath of the Wild faz uso disso.



Esse vídeo aí explica como isso é feito em BOTW.

Além disso, existe uma boa forma de progressão para aumentar o seu HP, stamina e stashs de armas, escudos e arcos. Pois independente de qual shrine você fizer será recompensado com a mesma unidade de spirit orbs, todas são iguais aliás. Quanto aos koroks, você tem uma espécie de progressão aritmética, que é semelhante ao que você tem com golden seeds em Elden Ring. De toda forma, qualquer korok em qualquer lugar do mapa em BOTW possui o mesmo valor. Isso recompensa a exploração livre e simultaneamente impede que alguém fique muito forte rápido demais no jogo.

Elden Ring tem uma sequência linear de dificuldade. Que é perceptível pelo tipo de smithing stone que você encontra com mais frequência em cada área do jogo. Elas correspondem ao nível de força dos inimigos que é estático.

Então em Elden Ring tanto uma pessoa pode ficar forte muito rápido quanto outra pode ter um progresso extremamente lento. O jogo não sabe recompensar o jogador porque simplesmente jogou o game e tem "horas de vôo". Você pode é claro aprender mais os movimentos de inimigos, aprender como usar essa arma ou aquela outra, mas em termos de subir de level, pode passar horas até sem subir de level e de repente subir rapidamente em poucos inimigos por derrotar um inimigo mais forte.

Por conta dessas razões não acho que Elden Ring foi bem adaptado ao open world. Parece que tem ali um Dark Souls 4 linear rodeado por grandes áreas cheias de mini atividades. E estas em muitos casos são genéricas e feitas com reutilização de conteúdos. É uma estrutura comum em muitos open world, tem lá a main path e o side content. Não é como BOTW que o jogo quase que inteiro é só feito de side content. A grande diferença de Elden Ring pra BOTW é que a Nintendo se viu obrigada a fazer conteúdo de qualidade para a parte não obrigatória do jogo, porque afinal, o jogo é feito de basicamente só conteúdo opcional. Já Elden Ring é muito nítido que a qualidade de level design de um Stormveil Castle está muito acima de qualquer mini dungeon do jogo. E até mesmo de algumas "legacy" dungeons do game, como aquela que tem o Elemer de chefe. Que aliás, também é um chefe mais simples quando comparados aos chefes obrigatórios ou quase obrigatórios.

E como o jogo não me recompensa por fazer essas atividades opcionais, eu ignoro elas. Pra que irei perder meu tempo fazendo o conteúdo de menor qualidade? É como ficar assistindo filler de anime shonen. Não vai te agregar na experiência da trama, te fazer aprofundar no desenvolvimento dos personagens (fillers em muitos casos até contradizem o cânone estabelecido de personalidade dos personagens).

Elden Ring poderia ser um baita de jogo de 20, 30 horas, oferecendo uma experiência de alto nível de cabo a rabo durante essas poucas dezenas de horas. Mas preferiram fazer um jogo gigantesco, colossal e deu nisso.
 

jackjone

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Eu resolvi jogar novamente esses dias. Eu peguei aquele machadinho de gelo e fui logo atrás das somber smithing stones. Me deu trabalho lá de matar o Godskin Noble pra poder pegar a somber smithing stone 7, já que por conta da atualização precisa ser frame perfect o pulo se quiser skipar esse chefe.

O resultado é que tem 10 horas de jogo eu estava na capital.

Elden Ring pra mim tem um problema crítico com progressão. Num jogo open world o designer tem que arranjar uma maneira da progressão ser o tanto mais uniforme quanto possível independente das diferentes rotas que os diferentes jogadores percorrerão. Isso normalmente é feito através de balanceamento de dificuldade adaptativo. Até Zelda Breath of the Wild faz uso disso.



Esse vídeo aí explica como isso é feito em BOTW.

Além disso, existe uma boa forma de progressão para aumentar o seu HP, stamina e stashs de armas, escudos e arcos. Pois independente de qual shrine você fizer será recompensado com a mesma unidade de spirit orbs, todas são iguais aliás. Quanto aos koroks, você tem uma espécie de progressão aritmética, que é semelhante ao que você tem com golden seeds em Elden Ring. De toda forma, qualquer korok em qualquer lugar do mapa em BOTW possui o mesmo valor. Isso recompensa a exploração livre e simultaneamente impede que alguém fique muito forte rápido demais no jogo.

Elden Ring tem uma sequência linear de dificuldade. Que é perceptível pelo tipo de smithing stone que você encontra com mais frequência em cada área do jogo. Elas correspondem ao nível de força dos inimigos que é estático.

Então em Elden Ring tanto uma pessoa pode ficar forte muito rápido quanto outra pode ter um progresso extremamente lento. O jogo não sabe recompensar o jogador porque simplesmente jogou o game e tem "horas de vôo". Você pode é claro aprender mais os movimentos de inimigos, aprender como usar essa arma ou aquela outra, mas em termos de subir de level, pode passar horas até sem subir de level e de repente subir rapidamente em poucos inimigos por derrotar um inimigo mais forte.

Por conta dessas razões não acho que Elden Ring foi bem adaptado ao open world. Parece que tem ali um Dark Souls 4 linear rodeado por grandes áreas cheias de mini atividades. E estas em muitos casos são genéricas e feitas com reutilização de conteúdos. É uma estrutura comum em muitos open world, tem lá a main path e o side content. Não é como BOTW que o jogo quase que inteiro é só feito de side content. A grande diferença de Elden Ring pra BOTW é que a Nintendo se viu obrigada a fazer conteúdo de qualidade para a parte não obrigatória do jogo, porque afinal, o jogo é feito de basicamente só conteúdo opcional. Já Elden Ring é muito nítido que a qualidade de level design de um Stormveil Castle está muito acima de qualquer mini dungeon do jogo. E até mesmo de algumas "legacy" dungeons do game, como aquela que tem o Elemer de chefe. Que aliás, também é um chefe mais simples quando comparados aos chefes obrigatórios ou quase obrigatórios.

E como o jogo não me recompensa por fazer essas atividades opcionais, eu ignoro elas. Pra que irei perder meu tempo fazendo o conteúdo de menor qualidade? É como ficar assistindo filler de anime shonen. Não vai te agregar na experiência da trama, te fazer aprofundar no desenvolvimento dos personagens (fillers em muitos casos até contradizem o cânone estabelecido de personalidade dos personagens).

Elden Ring poderia ser um baita de jogo de 20, 30 horas, oferecendo uma experiência de alto nível de cabo a rabo durante essas poucas dezenas de horas. Mas preferiram fazer um jogo gigantesco, colossal e deu nisso.

150 horas de jogo aqui, so de pensar que ainda tem o calabouço de rykard mais toda a area da arvore sacra pra explorar antes de ir pro gigante de fogo, me da uma agonia desesperadora. Por sorte, acabei de ter uma batalha FODA contra o comandante la do castelo do sol que deu uma revigorada no animo. Pior que abracei os dedos amarelos naquele calabouco atras do mogh sem nem saber, entao vou ter que ir logo na malenia pra poder habilitar outros finais que nao o do lorde da chama frenetica.
 
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jackjone

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Alias, uma duvida pra quem jogou: quando chega nos esgotos da capital real, da pra ver que la embaixo tem uma area com lagostas gigantes, mas como chega la? Ja explorei todos os caminhos possiveis e nao achei uma forma de descer.
 

Jows

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Alias, uma duvida pra quem jogou: quando chega nos esgotos da capital real, da pra ver que la embaixo tem uma area com lagostas gigantes, mas como chega la? Ja explorei todos os caminhos possiveis e nao achei uma forma de descer.
Vc pode usar um talismã que diminui o dano de queda, mas pra descer lá tem uns encanamentos aí que vc vai descendo, não é difícil não. São umas tubulações grandes que vc desce pulando em cima delas.
 

jackjone

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Vc pode usar um talismã que diminui o dano de queda, mas pra descer lá tem uns encanamentos aí que vc vai descendo, não é difícil não. São umas tubulações grandes que vc desce pulando em cima delas.
Mas to falando daquela primeira area grandona, logo apos enfrentar aqueles gordos na primeira “fogueira” do lugar, nao daqueles labirintos de canos. Desce pela propria area principal mesmo? Curioso, nao tinha visto como descer por ali, vou olhar novamente com cuidado. Ta faltando so essa parte la pra ser explorada.
 

Jows

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Mas to falando daquela primeira area grandona, logo apos enfrentar aqueles gordos na primeira “fogueira” do lugar, nao daqueles labirintos de canos. Desce pela propria area principal mesmo? Curioso, nao tinha visto como descer por ali, vou olhar novamente com cuidado. Ta faltando so essa parte la pra ser explorada.
Isso mesmo, por ali mesmo. Quando vc sai da graça na área desses inimigos que citou se vc for para a direita e se já abriu o portão vc desce um corredor e por ali vai descendo até chegar lá embaixo que inclusive tem a catacumba desse local. Se não abriu esse portão aí nesse corredor desses gordos tem um buraco rente a parede que vc cai e consegue ir nesse local abrir o portão.
 


Sr. Anonymous

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140h de jogo aqui, explorando cada minimo ponto do mapa. Estou saindo agora da capital real e um pensamento me vem a cabeca: “seria este o jogo mais cansativo e desgastante da historia?”. Pqp, a capital real tem o melhor level design do jogo, mt coisa massa, canos labirinticos nos esgotos, area imensa com várias ramificações…..mas tu ja chega tao cansado nessa porra que da eh raiva de ter tanto caminho pra explorar, pqp.

Nao recomendo ngm a se dedicar exclusivamente a elden. Joga umas 40h, para umas duas semanas, depois volta e segue repetindo isso. A formula de mundo aberto ate funciona no jogo da from, mas deixa tudo mt cansativo.

Joguei 200h direto rindo do começo ao fim.
 

Krion

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Esta imagem emoldurada daria um belo quadro :kkong







Bônus:

Elden Ring versão Ys clássico :kcool

Lu4LAqmb_o.jpg
 

jackjone

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Isso mesmo, por ali mesmo. Quando vc sai da graça na área desses inimigos que citou se vc for para a direita e se já abriu o portão vc desce um corredor e por ali vai descendo até chegar lá embaixo que inclusive tem a catacumba desse local. Se não abriu esse portão aí nesse corredor desses gordos tem um buraco rente a parede que vc cai e consegue ir nesse local abrir o portão.
Valeu, achei ontem a noite relativamente facil. Que m****, falta de atenção total minha, eh bem facil de descer ali. E aquelas lagostas sao infernais, ainda bem que so tem duas.
 

Nameless

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Platinei sexta-feira, jogão demais. Foda que acabei me empolgando e upei para lvl 150, talvez eu volte para o meu save lvl 125.
Passei muita raiva com os caminhos nos esgotos,hahaha. De resto foi mais tranquilo, build de bleed bom demais, pena que não pode mais encantar armas com cinza de arcano.
 

*Eduardo*

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Devidamente platinado aqui tambem (platinei na sexta). A dica de ouro que posso dar para fazer os 3 finais eh:

- Faça o backup do save APÓS matar o ultimo chefe. Assim voce nao precisa matar ele 3 vezes, e o bixo eh meio chato.

- Para mim, quando desci para ser abraçado pela mão na igreja secreta dos esgotos e voltei para a fogueira do ultimo chefe, ficou disponivel somente o final “Frenzied Frame”. Entao tome cuidado para nao fazer m**** com seu save.

- Tinha mais um final que liberei e nem era necessario para platina. Da Fia. Mas acho que tirando o da Ranni e do Frenzied Frame, todos outros finais parecem ser muito iguais.

- Mantive o backup para “escolher o final” Vai que o final escolhido afete uma futura DLC de alguma forma?

Antes de explorar um NG+ com builds alternativos, vou me dedicar um pouco agora a outros jogos. Mas platinas ER foi uma experiencia muito bacana!
 

jackjone

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Devidamente platinado aqui tambem (platinei na sexta). A dica de ouro que posso dar para fazer os 3 finais eh:

- Faça o backup do save APÓS matar o ultimo chefe. Assim voce nao precisa matar ele 3 vezes, e o bixo eh meio chato.

- Para mim, quando desci para ser abraçado pela mão na igreja secreta dos esgotos e voltei para a fogueira do ultimo chefe, ficou disponivel somente o final “Frenzied Frame”. Entao tome cuidado para nao fazer m**** com seu save.

- Tinha mais um final que liberei e nem era necessario para platina. Da Fia. Mas acho que tirando o da Ranni e do Frenzied Frame, todos outros finais parecem ser muito iguais.

- Mantive o backup para “escolher o final” Vai que o final escolhido afete uma futura DLC de alguma forma?

Antes de explorar um NG+ com builds alternativos, vou me dedicar um pouco agora a outros jogos. Mas platinas ER foi uma experiencia muito bacana!
Da pra tirar o frenzied frame na malenia antes de ir pro ultimo boss usando a agulha dourada. Ai da pra fazer qualquer final.
 

lelelof

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To achado o online desse elder ring paradaço. Como n tenho muito tempo p/ jogar, acabo usando do multi p/ desgarrar de algum boss q to travado. Mas esse n acho ninguem. To jogando no series s. Pessoal ta passando pela mesma coisa? Diz q no lançamento tava mais movimentado. Os da serie soulsborne, n tive esse problema
 

Falkner

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To achado o online desse elder ring paradaço. Como n tenho muito tempo p/ jogar, acabo usando do multi p/ desgarrar de algum boss q to travado. Mas esse n acho ninguem. To jogando no series s. Pessoal ta passando pela mesma coisa? Diz q no lançamento tava mais movimentado. Os da serie soulsborne, n tive esse problema

vejo muito mais gente jogando no playstation e pc
mas tive um problema parecido, eu enviava o sinal de invocação e não aparecia ninguém pra invocar tbm
acho que é algo relacionado à conexão
 

CrivesRaid

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To achado o online desse elder ring paradaço. Como n tenho muito tempo p/ jogar, acabo usando do multi p/ desgarrar de algum boss q to travado. Mas esse n acho ninguem. To jogando no series s. Pessoal ta passando pela mesma coisa? Diz q no lançamento tava mais movimentado. Os da serie soulsborne, n tive esse problema
Tem uma opção no online aonde você diz que pode jogar com jogadores de qualquer lugar, por default ele só busca players da sua localidade.
 

*Eduardo*

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To achado o online desse elder ring paradaço. Como n tenho muito tempo p/ jogar, acabo usando do multi p/ desgarrar de algum boss q to travado. Mas esse n acho ninguem. To jogando no series s. Pessoal ta passando pela mesma coisa? Diz q no lançamento tava mais movimentado. Os da serie soulsborne, n tive esse problema

Espera sair no gamepass que o cenário muda!
 

lelelof

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Espera sair no gamepass que o cenário muda!
Ta doido… acho muito dificil isso acontecer kkkkkkkkk
Alem disso, n guentei esperar mais. Curto muito os jogos da from. Esperei ate agora, pq teria a semana de folga td p/ jogar. N da p/ esperar mais kkkkkk
 

ysuran

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Ta doido… acho muito dificil isso acontecer kkkkkkkkk
Alem disso, n guentei esperar mais. Curto muito os jogos da from. Esperei ate agora, pq teria a semana de folga td p/ jogar. N da p/ esperar mais kkkkkk

Elden Ring joguei quase nada o MP, mas logo depois que zerei ele voltei pro DarkSouls3 no PS4 e tava bem movimentado, fiz muito coop e pvp, até acabei platinando o jogo e quase não farmei os itens de conventants, obtive quase tudo no online.

Acho que foi besteira removerem as covenants do Elden Ring, era um incentivo a mais para participar do online.
 

Looz

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Sobre o PVP eu fiz bastante no Elden. Só achei que tive poucas invasões no meu mundo. Até achei que era um problema na net. Tinha dia que eu só ficava invadindo os outros. Tiveram até uns caras que vieram me ofender no Chat. Hahahahaha.
 

lelelof

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Elden Ring joguei quase nada o MP, mas logo depois que zerei ele voltei pro DarkSouls3 no PS4 e tava bem movimentado, fiz muito coop e pvp, até acabei platinando o jogo e quase não farmei os itens de conventants, obtive quase tudo no online.

Acho que foi besteira removerem as covenants do Elden Ring, era um incentivo a mais para participar do online.
Serie Soulsborne tem muita gente jogando ate hj. O elder ring, p/ mim, ta sendo o pior online ate agora.
 

kapiel10

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nunca joguei nenhum jogos desses souls aí , pretendo pegar o elden ring , vi muita gente falando que o jogo é dificil e tal

quais dicas vcs dariam para um novato ?
 

xjackx

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nunca joguei nenhum jogos desses souls aí , pretendo pegar o elden ring , vi muita gente falando que o jogo é dificil e tal

quais dicas vcs dariam para um novato ?
Minhas dicas são: foque em build de destreza com sangramento, facilita demais o jogo. Classe eu recomendo vagabond pra começar e pegue a arma presa do cão de caça (dá pra ir com ela tranquilamente até o fim do jogo), explore bastante o mundo antes de ir pro castelo e upe vigor.
 

Nameless

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Da pra tirar o frenzied frame na malenia antes de ir pro ultimo boss usando a agulha dourada. Ai da pra fazer qualquer final.
Tava vendo um detonado que falava sobre usar a agulha na malenia, depois até esqueci de usar, então era pra isso que servia.

Sobre o PVP eu fiz bastante no Elden. Só achei que tive poucas invasões no meu mundo. Até achei que era um problema na net. Tinha dia que eu só ficava invadindo os outros. Tiveram até uns caras que vieram me ofender no Chat. Hahahahaha.

Esse negocio de só ter invasão em co op( a menos que use um item) mata um pouco as invasões,mas pvp meta sempre tem bastante em algumas áreas. Por isso que DS2 é foda, dá para invadir o cara até hollow.

Bleed no ER é bom demais, rios de sangue S2.
 

Looz

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Tava vendo um detonado que falava sobre usar a agulha na malenia, depois até esqueci de usar, então era pra isso que servia.



Esse negocio de só ter invasão em co op( a menos que use um item) mata um pouco as invasões,mas pvp meta sempre tem bastante em algumas áreas. Por isso que DS2 é foda, dá para invadir o cara até hollow.

Bleed no ER é bom demais, rios de sangue S2.
Agora que finalizei o jogo e já peguei todos os finais. Fico ajudando o pessoal a matar o último chefe. Delícia demais aquela luta. Dá até vontade de fazer outra run do game, dessa vez queria experimentar uma build de gelo, com dual weapons ou uma build mais voltada para fé. Gelo em uma arma e outra coisa na outra, como um sangramento. A variedade de armas é absurda. Eu tenho vontade de trocar direto quando jogo. Hahahahaha. E sobre o PVP até estranhei pela questão do DS3, lá eu era constantemente invadido. O DS2 foi o único game da franquia que não cheguei a jogar. Ainda tenho vontade de jogá-lo.
 

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É difícil, mas é o mais fácil dos Souls até agora. Eu achei.
Joguei Bloodborne logo depois de 200horas de Elden Ring(meu primeiro souls da from que zerei) e achei um passeio no parque, muito mais fácil que ER, zerei recentemente o DS Remake e achei os bosses ridículos de fáceis(tirando o Balrog lá), os corredores minúsculos cheio de armadilhas e quedas me fizeram morrer muito mais que os bosses.
 

Toguro Games

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nunca joguei nenhum jogos desses souls aí , pretendo pegar o elden ring , vi muita gente falando que o jogo é dificil e tal

quais dicas vcs dariam para um novato ?
Eu me considero o pior jogador do gênero no Brasil, pra ter ideia não consegui nem chegar no primeiro chefe no Bloodborne da última vez que tentei jogar.

Considero Elden Ring um passeio no parque. Joguei com personagem focado em força usando espada e escudão. Zerei na boa, só tive trabalho em 1 ou 2 chefes, mas foi coisa de 20 minutos já tinha passado.

Achei o Horizon Forbidden West muito mais difícil, jogando no normal.
 
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