Pude jogar a versão de teste agora pouco e pelas três horas que testei o jogo é tudo aquilo e muito mais. Simplesmente absurdo a qualidade de tudo que é novo e antigo na formula.
Para quem tinha dúvidas é um Soul of the Wild, o jogo começa te abrindo o mundo e você pode ir pra onde quiser, encontrando coisa interessantissimas pra fazer.
Joguei solo, ajudei no coop, invadi e fui invadido. Matei bosses, tomei um pau de bosses, achei lugares lindos de explorar e outros nem tanto. Encontrei armas, descobri magias e testei classes. É um Souls rebalanceado, com mensagens escritas de tutoriais a lá Sekiro e diversas outras novidades.
O mapa é densamente povoado, mas você até tem momentos de paz para caçar animais e coletar recursos. A stamina é infinita e o dano de queda não existe quando fora de combate e os inimigos mais fortes ou grupos de inimigos regeneram 1x Estus, trazendo bastante liberdade na exploração. O jogo tem vários checkpoints, sejam bonfires ou as estatuas, que servem como lugar pra reviver também, principalmente em dungeons ou perto de acampamentos. Você pode fazer fast travel pelas bonfires se não estiver em combate ou fazendo coop/sendo invadido.
O Stealth e o Crafting são adições excelentes. Você pode criar flechas, bombas, facas, antidotos e outra caralhada de coisas, além disso pode se esquivar de hordas de inimigos, bosses e acampamentos indo sorrateiramente. Ambos adicionam variedade ao gameplay, gostei bastante. Encontrei uma receita de itens explorando e outra comprei de um NPC.
Alguns botões mudaram, o X é o botão de pulo, que é bem util no combate e na exploração, trazendo um moveset ainda mais vasto pras armas. Agora o /\ é o botão de ação (colher itens, ativar alavancas e falar com NPCs), para trocar pro Two-Handed você tem que segurar /\ e apertar L1 ou R1. O resto é similar: |_| usa itens, L2 Soul Art(Golpes Especiais que usam Mana), L1 usa off-hand ou defende e R1 e R2 os equips da mainhand.
O cavalo e o combate montado são um espetaculo, funcionando muito melhor do que eu esperava, principalmente com arcos e magias. De longe a melhor implementação de montaria que vi em jogos na vida.
Nas dungeons o jogo tem sempre itens e as vezes minibosses, os 3 que matei eram bem diferentes entre si, 2 foram bem faceis para alguém experiente como eu ou outro moderado, além disso as 3 dungeons tinham boas recompensas. Os 2 Bosses que encontrei no mapa, são matáveis, mas bem fortes e darão trabalho.
As magias e arts achei espetaculares, tem uma variedade absurda delas. Gostei muito de magias de curta distância, como sumonar um espadão gigante e até outras com diversas funções interessantes, nego que curte mago vai fumar essa maravilha.
Pra quem liga, o grafico é praticamente Dark Souls 3 muito melhorado e 60 FPS no
PS5. Mais que suficiênte pra mim, a arte está linda pra c***lho.
Parece que os acampamentos e comboios tem itens para ajudar na exploração e as dungeons no combate e melhorias no personagem. Pode ser que isso mude mais pra frente mas inicialmente foi isso. Nas dugeons encontrei armas, talismas(substituem os rings) e weapon arts (que agora podem ser mudadas e equipadas). No camps encontrei um livro de receitas pra craftar e um pedaço de mapa.
Ainda não cheguei na main dungeon e num boss grande mesmo. Por enquanto é o melhor jogo que joguei em 2021 e isso que foram só 3 horas num teste.