O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ELEIÇÃO PARA O MELHOR GAME DE FUTEBOL DA HISTÓRIA, SEGUNDO A OS [1º tópico votação geral / atenção para os demais tópicos e REGRAS]

Sobre os games de futebol:


  • Total voters
    48

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Senhoras e senhores, lixos e lixas, tetos e tetas, vos apresento:

94178

Essa é minha singela homenagem ao gênero que mais joguei na vida, o melhor que existe no mundo nos games.
No decorrer de 10 tópicos escolheremos qual o melhor game de futebol de todos os tempos, atravessando todas as gerações dessas caixas plásticas reprodutoras de games que tanto amamos.

Me inspirei no OSCB promovido pelo @doutordoom para montar essa bagaça aqui, a qual empreguei muito suor mesmo com meu tempo limitado, então quero participação EM MASSA.

AQUI, NESTE PRIMEIRO PRIMEIRO TÓPICO, JÁ PODEM POSTAR A LISTA COM OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM ORDEM DE CRESCENTE DE GOSTO
(do que mais gosta para o que menos gosta) INDEPENDENTE DA GERAÇÃO.
POSTEM QUANTOS QUISEREM, ENTRETANTO, SOMENTE OS 3 PRIMEIROS SERÃO CONTABILIZADOS PARA O RANKING
(item 4).

2. COMO VAI FUNCIONAR + RESUMO

a) Esse primeiro tópico serve de apresentação e já como votação para os melhores games de futebol de todos os tempos. Nele, os users deverão postar EM ORDEM DECRESCENTE DE GOSTO (do que mais gosta pro que menos gosta), quantos games quiserem. Essa votação é importante pois dará pontos extras ao seu game preferido por geração, conforme ranking (item 4)

b) Teremos 1 tópico para cada geração (item 3) onde os users apresentação EM ORDEM DECRESCENTE e quantos games quiserem.

c) Os tópicos da 1ª geração até a 6ª geração e o melhor pirata ESTARÃO NA PASTA RETROSPACE (RETROSPACE), enquanto os tópicos da 7ª e 8ª geração ESTARÃO NA PASTA CONSOLES (PASTA CONSOLES).

d) Somente os 3 primeiros games serão contabilizados para montagem do ranking

e) Serão contabilizados os posts de ATÉ O DIA 30/01/2020, mas depois disso, obviamente, o tópico poderá permanecer ativo in memorian.

f) Após esse período será lançada uma enquete (ainda sem data definida mas provavelmente em fevereiro de 2020) composta pelo game com maior posição por geração e um tópico de encerramento, com homenagens e conteúdos extras.

g) Em caso de empate na pontuação, será considerado o game com maior pontuação no primeiro tópico, com os melhores de todos os tempos independentemente da geração. Se o empate
persistir, o game com mais aparições em 1º será o vencedor. Se ainda assim o empate for mantido, ganhará o game com mais aparições em 2º e assim sucessivamente.

h) Tópico bônus para votação dos melhores piratas. Esses games NÃO VALERÃO PARA PONTUAÇÃO (item 5, i), mas ganharão espaço devido sua importância histórica no Huezil.

RESUMO:

94176

3. QUANTO ÀS GERAÇÕES [+ ARCADES, PCs e MOBILE]

a) Porque utiliza-las? O principal objetivo é ponderar a grande amplitude de idade do público da OS, onde temos users de 16 anos até 50. Além disso a ideia é promover maior interação entre as pastas.

b) Devido à pouca quantidade de games de futebol na 1ª e 2ª geração, além do fato de pouquíssimos users terem participado dessas, as 3 primeiras gerações foram consolidadas em um único bloco.

c) !! IMPORTANTE !! ARCADES, PCs e Mobile: no caso de um game dessas plataformas lançado em um período onde tivemos concomitantemente duas gerações, considerarei a mais atual. Exemplo: Virtua Striker foi lançado em 1994 para arcades. Nesse ano a 4ª geração ainda estava vigente (87 ~ 96) mas em 1993 já tinha nascido a 5ª geração, logo, Virtua Striker seria considerado como um game de 5ª geração. Em casos ainda mais pontuais, como Virtua Striker 2 de arcades que saiu em 97, será considerado como 6ª geração, que iniciou em 1998.

d) !! IMPORTANTE !! Tivemos games que saíram em duas gerações diferentes, como FIFA 2013 que saiu para PS3 e PS4. Desconsidere o ano do game e leve em consideração a geração, conforme item 2.

e) “Oficialmente” o Switch é o console que abriu a 9ª geração de vídeo games, mas o considerei como 8ª geração para regular com a atual. Isso não fará diferença, tendo em vista a escassez de game de gêneros pro console.

f) Foi utilizado o conceito exposto na Wikipedia: LISTA DE CONSOLES POR GERAÇÃO

94183

94184

94185

94186

94187

94188

94189

94190

4. QUANTO AO RANKING / PONTUAÇÃO:

a) a pontuação valerá tanto para a primeira rodada (melhores de todos os tempos, independente de geração, aqui nesse tópico) quanto para o melhor game por geração:
POSIÇÃO / PONTUAÇÃO:
1º = 10 pontos
2º = 5 pontos
3º = 2 pontos

b) relembrando: os pontos da primeira rodada serão adicionados como bônus na votação por geração, podendo ser um importante fator de desempate.

c) Para a pontuação final será considerada a versão do game independentemente da plataforma. Exemplo: FIFA 2012 saiu para PS4, Xbox One e PC, mas a plataforma será irrelevante.

5. REGRAS, COMO PARTICIPAR E RESTRIÇÕES:

a) Quem pode votar? Assim como no OSCB, mas um pouco menos ditatorial, users com no mínimo 1 mês de casa e mais de 50 posts. O objetivo é evitarmos clones.

b) Seguir as regras principais da OS, expostas na pasta MODERAÇÃO.

c) Analisar o game com base NA ÉPOCA, se desfazendo do conceito de envelhecimento e considerar atributos como diversão, inovação e qualquer outro com base em única e exclusivamente GOSTO PESSOAL.

d) NÃO TEM QUANTIDADE MÍNIMA DE GAMES POR GERAÇÃO e, como explicado antes, nem máxima. O votante deverá ter em mente que quanto menos games postar, maior a chance de um game que NÃO É DE SUA PREFERÊNCIA ganhar. SOMENTE OS 3 PRIMEIROS SERÃO CONTABILIZADOS, conforme ranking (item 4)

e) Atenção ao FORMATO DA VOTAÇÃO (item 6). Posts que não seguirem o formato não serão contabilizados.

f) Os usuários poderão fazer lobbys, propaganda, sumonar outro usuário pro tópico, questionar os votos de alguém etc... Tudo é válido, desde que de acordo com as regras principais do fórum.

g) Todas as plataformas estão aptas: arcades, PCs, portáteis, mobile e consoles de mesa.

h) Games alternativos como Mega Man Soccer, Mario Striker e Rocket League, dentre outros, além dos Managers, também poderão ser citados.

i) !! IMPORTANTE !! Games não oficiais como Campeonato Brasileiro 96 (pirata do ISSS Deluxe) e os Bomba Patch poderão ser mencionados, MAS SERÃO IGNORADOS PARA FINS DE RANKING. Se algum desses for votado como 3º, o próximo game oficial da lista ficará com a pontuação referente à 3ª posição. Esses games serão estratificados para o tópico com conteúdo extra (item 2, h). Para esses games teremos um tópico bônus dedicado

j) Quanto às alterações de votos: podem fazer à vontade, obviamente respeitando a data limite de até 30/01/2020.

6. FORMATO DO SEU POST NA VOTAÇÃO:

a) !! IMPORTANTE !! Use a wikipedia como fonte para os nomes dos games.

b) !! IMPORTANTE !! Mencionar a versão correta do game. Um exemplo são os games JP em relação aos EUR / EUA, que geram muita confusão. Vide J-League Perfect Striker, irmão japonês mais velho do ISSS 64. Tem que escolher um dos dois!

c) Mencionar O ANO CORRETO: Não adianta postar apenas “Winning Eleven”, por exemplo. Tem que ser a versão. Exemplos: “Winning Eleven 4 / PS1”, “Virtua Striker 2 / DREAMCAST”, “International Super Star Soccer 98 / N64” e assim por diante. Não vou procurar no google para corrigir, salvo casos pontuais.

d) Evitar abreviações como “WE” e “ISSS”, pois vou tentar automatizar a contabilização.

e) Posição do game + nome do game em negrito + Plataforma, com as argumentações abaixo, preferencialmente em formato de tópico para melhor visualização.

f) Postar sua idade. Pode ser que eu faça estatísticas.

g) Preferencialmente deixar exposto somente os 3 primeiros games, com os demais em SPOILER.
EXEMPLO:

1) Jogo: OUTERSPACE SOCCER 2006 / PS2
• Jogabilidade etc
• Gráficos etc

2) Jogo: XXYY FUTEBOL 1994 / Mega Drive
• Jogabilidade etc
• Gráficos etc

3) Jogo: ANDRÉ BALADA SOCCER 2019 / PS4
• Jogabilidade etc
• Gráficos etc

4) Blablabala


    • Blablabla
    • Blablabla
(...)

7. CONTEÚDO EXTRA

a) Ao final de tudo postarei um tópico com informações complementares, tais como: Geração mais citada, console mais citado, franquia mais citada, melhores piratas e top geral.

b) Postem a vontade prints de revistas, vídeos, informações diversas sobre o gênero, etc. Vou compilar tudo e QUEM SABE gerar um índice.

8. ÍNDICE DE TÓPICOS PERTENCENTES À VOTAÇÃO:

 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
MINHA VOTAÇÃO:

IDADE: 35 anos.

1. Winning Eleven 4 / PS1 / 1999

• Surgimento da ML que permitiu, até então, ser o game de futebol com maior longevidade da história.
• Ataque com RC 6 + R9 + B13 + A14 (entendedores entenderão) é o que há.
• John Kabira em seu ápice.
• Verdadeiro primeiro “simulador” de futebol. O game nasceu pra tentar manter o ritmo de uma partida real, nada muito frenético, com 250 chutes por partida. Tínhamos a necessidade de trabalhar a bola pra chegar até o gol.
• Edição de jogadores, que possibilitava, por exemplo, fazer o time da rua no game.
• Profundida tática nunca antes vista em um game de futebol.
• Tem review meu na OS, páginas antigas, nesse LINK.




2. J League Perfect Striker / N64 / 1996

• Tem tópico meu na retrospace TÓPICO DO GAME
• Não é ISSS 64 e sim seu predecessor.
• Evolução gigantesca em relação à versão do Snes.
• Distância surreal em relação aos concorrentes da época em 96, como World Wide Soccer 96 (Saturn), FIFA 96, WE 96, etc.




3. ISSS / Snes / 1995

• Nascimento da lenda Allejo
• NÃO É O DELUXE
• Game abafado pelo ISSS Deluxe, mas em termos de jogabilidade eu SEMPRE preferi o ISSS “puro”, por ser mais lento e cadenciado, ainda que menos divertido.
• Trouxe inovações como característica física dos jogadores (como esquecer da cabeleira do Valderrama) e número nas camisas.
• Edição dos uniformes, uma inovação pra época.
• Futebol pirotécnico, sem compromisso com a realidade.
• Implementação de um botão de corrida, o “Y”, mudando drasticamente o ritmo das partidas.




4. ISSS Deluxe / Snes / 1995

• ISSS na forma mais perfeita possível com a melhora substancial em todos os atributos do anterior.
• Consagração do mito Allejo, o colocando em um nível de divindade gamística.
• Novos movimentos, ampliando as possibilidades de gameplay,
• Narração clássica. Até então o jogo “mais narrado”.

5. J-League Winning Eleven 3 / PS1 / 1997


• Game relativamente desconhecido mas que me introduziu à série.
• John Kabira no seu estado mais purista, com frases mitológicas.

6. PES 6 / PS2 / 2006

• É “´só” o melhor PES de PS2
• PES na sua forma mais divertida em todos os tempos, principalmente por mesclar com perfeição a “simulação” e diversão, ainda que ambos não sejam atributos mutuamente excludentes.

7. Goal Storm 97 / PS1 / 1997

• Eu era um legitimo sonysta e não admitia a superioridade absurda do ISSS64, então Goal Storm 97 veio pra ajudar a quebrar isso, ainda que GS97 seja um game muito inferior ao concorrente.
• Upgrade do seu irmão mais velho japonês, nada mais nada menos que Winning Eleven 97, o game que mudou os rumos da série após o vergonhoso WE96.

8. FIFA Soccer / Snes / 1993

• Visão isométrica com grande nível de detalhes.
• Quantidade de seleções
• Novo patamar em relação aos jogos que tínhamos na época.
• Vibe da Copa de 94
• Jogabilidade desafiadora que tornava o game difícil mas sem ser apelativo.

9. Super Sidekicks 2: The World Championship / NEO GEO AES / 1994

• Meu maior sonho de consumo não só na época, mas até hoje.
• Feito um drogado, vendia materiais escolares, itens da coleção de Kinder Ovo e a porra toda só pra ir na locadora.
• Hype já era alto pelas revistas, mas quando joguei achei ainda melhor do que minha expectativa.
• Arcade em casa (ou na locadora), com gráficos anos luz à frente do que tínhamos nos consoles concorrentes.
• Um dos game de futebol mais à frente em relação a sua época, rivalizando com J League Perfect Striker nesse quesito

10. Super Futebol (Great Soccer) / Master System / 1987

• Época embrionária dos games de futebol.
• Hinos na seleção dos times.
• Música nostálgica durante as partidas.
• Acredito que se trate do primeiro jogo de futebol que podíamos dar bicicleta.
• Penaltis eram uma novidade e um show a parte, assim como o impedimento.
• Goleiro com boné é o que há.


11. PES 2015 / PS4 / 2014


• Primeiro PES pra 2014, sendo inserido na geração FULL HD e 60 FPS.
• On line robusto.
• Jogabilidade mais solta, amenizando as criticas de “jogabilidade robótica” que tanto falavam.

12. PES 2013 / PS3 / 2013

• Campeonatos lendários no fórum.
• Van Der Mirch lenda dos jogos de futebol virtual.
• ML on line elevou o patamar do modo de jogo.


13. Pele’s Soccer / Atari 2600 / 1982

• Não tem muito o que dizer do game, a não ser que foi o primeiro jogo de futebol que joguei na vida.
• Não é precursor do Gênero, mas com certeza o primeiro a se tornar popular, até mesmo por ter o Pelé como garoto propaganda.


14. Virtua Striker / Arcades / 1994

• O que falar do primeiro game de futebol totalmente poligonal?
• Jogabilidade travada mas agregava desafio ao game, em uma época que ainda não se usava motion capture para o movimento dos jogadores.
• Vibe da Copa de 94, sendo possível identificar com precisão jogadores como o Dunga.


15. PES 2011 / PS3 / 2011

• Não consigo entender o hate em cima desse game, pra mim o melhor PES da era moderna e um dos melhores de todos os tempos.
• Nova engine de movimentação.
• Novos ângulos de câmera, voltando a visão diagonal / isométrica dos PES de PS2.
• Novas possibilidades na ML.
• Novo patamar do on line.


16. Winning Eleven 5 / PS2 / 2001

• O hype monstro foi pela matéria que saiu no site da OS e algumas revistas da época.
• Primeiro WE da geração.
• Gráficos inacreditáveis, evolução absurda em relação a geração anterior, como não poderia deixar de ser.

17. PES 04 / PS2 / 2004

• Pra mim o segundo melhor PES de PS2.
• PES que mais joguei com os amigos.
• Não está melhor posicionado pois eu não tinha o PS2, ainda assim o game merece destaque na lista.

18. PES 2010 / PS3 / 2010

• Cheguei tarde na geração e depois de um tempo afastado dos games, foi o meu primeiro da geração.
• Minhas primeiras jogatinas on line.
• Novos gráficos, dando novos rumos à série nesse quesito.
Soundtrack é algo completamente secundário em uma game de futebol, mas junto com FIFA 96, pra mim, é a melhor trilha dos games de futebol.

19. Soccer Shootout / Snes / 1994

• Game envelheceu bem mal, mas depois dos ISSS foi o game do gênero que mais joguei na era 16Bits.
• Músicas foda.
• Partidas indoor semelhantes ao jogo de salão, uma inovação pra época.
• Game extremamente dinâmico, perfeito pra jogar em 2, ainda mais naquela época.


20. Hat Trick Hero / Snes / 1992

• Versão JP do Super Soccer Champ.
• Era o mais próximo de Super SideKciks do Neo Geo que eu teria em casa.
• Juiz gordinho que caia quando tomava bolada.
• Diversão no mais puro estado, jogo frenético, em uma época que não se buscava “simulação” e sim diversão.
• Comemorações dos gols épicas, que me marcou muito.

21. GOAL / NES / 1987

• Não fica melhor posicionado pois fui jogar muito tempo depois, o game é de 87 mas fui jogar pra lá de 1990,
• Valor histórico importante, acredito que seja o primeiro game com visão isométrica e o primeiro a buscar, de fato, maior “simulação”.
• Comemorações com cheerleaders fazia a alegria da gurizada.
• Comemorações sem elas também, com muitos detalhes como excelente animação do jogador e torcida no fundo.


22. ISSS64 / N64 / 1997

• Upgrade com mitológico J-League Perfect Striker, 2º colocado dessa lista.


23. OLYMPIC SOCCER / PS1 / 1996
• Tem tópico.
• Primeiro futebol poligonal que joguei no PS1
• Seleções das Olimpíadas.
• Física da bola inovadora, até então não tinha nada parecido.
• Detalhes como o a estufada da rede quando a bola entrava.

24. PES 2017 / PS4 / 2016
• Inclusão da Fox Engine, melhorando drasticamente a movimentação dos jogadores em relação aos games anteriores.

25. TECMO WORLD CUP SOCCER / NES / 1990

• Visão superior era algo diferente.
• Eu tinha um Master System e jogava Great Soccer, curtia TWCS pois tinha alguns pontos superiores em relação ao meu game preferido, como 11 jogadores, maior velocidade e dinamismo nas partidas.

26. Super Soccer / Snes / 1991

• Mais por nostalgia que propriamente qualidade, minha mãe alugava um Snes com Bubsy e SFS.
• Primeiro game de futebol que joguei no Snes.

27. VIRTUA STRIKER 2 / ARCADES / 1997

• Escolho a versão do arcade em relação ao do DC por ser a primeira e ter me gerado um impacto grotesco na primeira vez que vi, em um arcade do interior do RS.
• Jogabilidade não era o ponto forte, mas foi aprimorada em relação ao primeiro game.

28. Champions World Class Soccer / Snes / 1993

• Esse eu joguei muito pouco, mas curtia muito a movimentação dos jogadores (Acclaim já tinha feito um ótimo trabalho em NBA Jam, então não teria como ser diferente).
• Boas opões de dribles, desde o giro a la Zizou e até a passada de pé em cima da bola estilo futsal, algo até então nunca visto. Depois veio ISSS e acabou com a brincadeira.

29. International Soccer / Commodore 64 / 1983
• Essse não joguei na época, fui conhecer MUITOS ANOS depois em emulador.
• Primeiro jogo com “jogadores reais”, com muito mais pixels.
• Detalhes como goleiras e toda sua estrutura, torcida e placar.
 
Ultima Edição:

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
MINHA VOTAÇÃO:

1. Copa do mundo 2010 / PS4 / 2010

• Graficos animais
• Jogabilidade gostosa
• Modelagem da cara do MAradona!
• Ambiente alegre e colorido da copa!
• Meu primeiro game de futebol que jogo online!


2. J League Perfect Striker / N64 / 1996

• Game do c***lho com tira teima da Globo. Mais preciso que o VAR 2019
• Variedade de Estadios a mil
• Evolução gigantesca em relação à versão do Snes.
• Distância surreal em relação aos concorrentes da época em 96, como World Wide Soccer 96 (Saturn), FIFA 96, WE 96, etc.

3. ISSS / Snes / 1995

• Game a frente do seu tempo!
• Gol de fora da area, lambreta, driblando goleiro. TOP
• Apelo emocional, fui o primeiro campeão da locadora do bairro com esse game.
• Trouxe inovações como característica física dos jogadores (como esquecer da cabeleira do Valderrama) e número nas camisas.
• Edição dos uniformes, uma inovação pra época.
• Futebol pirotécnico, sem compromisso com a realidade.
• Implementação de um botão de corrida, o “Y”, mudando drasticamente o ritmo das partidas.

4. FIFA 98 /Play 1/ 1998

• Filminho dos estádios
• Efeitos de Raios na chuva
• Oficial da FIFA


5. FIFA 1995 / Mega / 1995

• Jogar com times Brasileiros
• Times internacionais
• Oficial da FIFA
• Mandar o f**a-se e tirar a bola do goleiro com carrinho!
 
Ultima Edição:


doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.543
Reações
26.687
Pontos
1.954
Em mais de 15 anos de fórum é a primeira vez que vejo o Rodrigo criar algo útil. Devemos celebrar esse projeto como se não houvesse amanhã, pois deve ser o soar das trombetas apocalípticas outerspacianas!

O fim está próximo!!!


De qualquer maneira, tal ideia tem a benção e o apoio de DOOM. Nada mais importa.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
MINHA VOTAÇÃO:

IDADE: 37 anos.

1. International Superstar Soccer Deluxe / SNES / 1995

• Update da versão ISS com animações novas e dribles novos.
• Jogabilidade absurda para a época.
• Truque permitia que o juiz virasse cachorro.
• Agora era permitido fazer a famosa "pedalada". Altos dribles em velocidade.
• Jogo de futebol que mais joguei na vida.
• Primeira International Cup que ganhei foi no level 5 e sem passwords. Lembro até hoje que venci a semifinal contra o México nos penaltis. Jogar sem salvar traz mais emoção, pois a vitória é mais valorizada.

International+Superstar+Soccer+Deluxe+(USA)-image.jpg



2. J League Perfect Striker / N64 / 1996

• Jogo que trouxe a evolução ao futebol nos videogames.
• O grau de realismo para a época era gigantesco. Dribles, botes, carrinhos eram retratados com muita fidelidade.
• Apesar de ser a primeira versão dessa série, a considero com a melhor jogabilidade.
• Não tive N64 naquela época e joguei demais ele em locadoras.

93380front-71692.jpg


3. FIFA 14 / XBOX One / 2013

• O ápice da série FIFA, quando esta buscou simular o futebol. Estréia da engine IGNITE.
• Qualidade extrema nos replays, cutscenes e torcidas (inclusive com mosaicos). O jogo parece uma transmissão televisiva de tantos detalhes.
• O auge do FIFA em questão de precisar trabalhar as jogadas para chegar ao gol.
• Melhor física da bola. Você sente o peso da bola, a dificuldade pra dominar, o posicionamento do jogador na hora de chutar, defesas dos goleiros muito parecidas com as reais.
• I.A. refinada. A melhor CPU de todos os FIFA's.
• Jogo até hoje e sério: Testem essa versão do FIFA. É uma obra-prima da EA e infelizmente ela mudou o foco e deixou a série voltada somente pro Ultimate Team.
• Último FIFA com times e jogadores do Brasileirão licenciados.

large.jpg



4. World Soccer Jikkyou Winning Eleven 3 Final Ver. / PS1 / 1998

• Versão definitiva do Winning Eleven 3.
• Primeiro jogo a trazer replays automáticos após o lance e tira-teima para os impedimentos.
• Trouxe o formato da rede "quadrada", que estava se tornando mais popular, inclusive na Copa do Mundo de 98.
• Jogo totalmente baseado na Copa de 98. As escalações são as mesmas da Copa, inclusive as numerações e a bola oficial no modo International Cup.
• Primeiro Winning Eleven a deixar comandar o goleiro. Também era possivel cobrar falta com eles e o Chilavert do Paraguai era o cobrador padrão do time.
• Jogabilidade rápida na resposta aos comandos.

5. Winning Eleven 4 / PS1 / 1999

• Estréia de novo motor gráfico. Jogadores e estádios com mais detalhes.
• Primeiro jogo a ter chuteiras coloridas.
• Primeiro jogo da série a trazer a Master League.
• Jogabilidade voltada mais pra simulação.
• Curtia mais essa versão jogando contra amigos. Tinha dificuldades com a CPU.
• Novas animações para os goleiros, mais realistas.
• Primeiro jogo da série a ter a finta de chute (quadrado + X), que deixava mais realista o drible no goleiro.

6. FIFA International Soccer / SNES / 1993

• Primeiro jogo de futebol que me chamou a atenção. Não gosto dos anteriores.
• 10 jogadores posicionados em campo de forma organizada.
• Jogo baseado na Copa do Mundo de 1994.
• Torcida canta de forma bem fiel.
• Janco Tianno era o craque brasileiro. Os nome dos jogadores eram modificações mínimas dos nomes dos programadores do jogo. Janco Tianno, por exemplo era do colaborador Jan Tian.

7. J-League Soccer: Prime Goal 3 / SNES / 1995

• Meu primeiro contato com times da J. League.
• Jogo focado na diversão. E fez isso com louvor, me diverti demais jogando ele.
• Em algum momento dentro de campo seu jogador vai para um duelo com os adversários. Você escolhe o lado e o drible que quer dar e torce pra dar certo!!
• Modo minigame de goleiro, desses que se escolhe direita ou esquerda.
• Não tinha gandulas. O jogador ia buscar a bola mesmo que longe pra repor em jogo. KKKKKKKK

8. Super Formation Soccer 96: World Club Edition / SNES / 1996

• Jogo com câmera fixa atrás do campo. Em um tempo ataca pra cima, no outro ataca pra baixo.
• Jogabilidade muito boa. Quando se ataca pra cima fica perfeito pra encaixar um lançamento.
• Juiz da década de 80. Pancadaria quase liberada.
• Ao invés de seleções temos clubes ao redor do mundo. No Brasil fomos representados por Grêmio e Flamengo. Tinha Boca, River, Borussia Dortmund, Barcelona, Real Madrid e etc.
• A dupla de ataque Paulo Nunes e Jardel fez sucesso comigo.

9. Super Sidekicks 3: The Next Glory / NEO GEO AES / 1995

• Primeiro jogo de futebol que vi em nosso idioma, inclusive a narração.
• Jogabilidade fácil e viciante. Nos primeiros dois jogos era uma delícia, no terceiro começava a roubalheira.
• Tinha uma mira quando se chutava de fora da área (CHANCE) e isso era muito foda.
• Jogador ficava nervoso quando tomava pancada e corria mais que todos, além do chute ficar mais forte.
• Dupla de ataque do Brasil era Roman e Bent, clara inspiração em Romário e Bebeto respectivamente. Ah, e o goleiro era um loiro. Alguém adivinha quem era?! KKKKKKKKK

10. 2010 FIFA World Cup South Africa / XBOX 360 / 2010

• Melhor jogo oficial de uma Copa do Mundo já lançado.
• Modo de jogo "Captain your Country" onde você levava sua seleção até o topo do mundo, desde as eliminatórias.
• Melhor sistema de penaltis em um jogo de futebol. Uma evolução do que era no Perfect Striker do Nintendo 64!! (Olha a importância dele aqui). Jogo de 1996!!
• Primeiro jogo a ter placares e fontes oficiais da Copa do Mundo da FIFA. Eu prezo pelo realismo e esse detalhe fez muita diferença pra mim.
• Técnicos reais de acordo com a seleção.
• Uma das jogabilidades mais fluídas da série FIFA. A EA começou a focar na simulação a partir do FIFA 08 e nesse World Cup a coisa já estava bem calibrada.
 

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
Não entrou na minha lista porque foi o último lançado e ainda tem água pra rolar. Mas o PES 2020 tem tudo pra figurar no topo da lista. O jogo tá muito bonito, acertaram na jogabilidade em cheio. Faltam alguns ajustes nos penaltis e nos goleiros.

Mas ta no caminho certo.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.531
Reações
21.686
Pontos
1.484
Não deve ser o que mais joguei no total, mas joguei muito por determinado tempo da minha vida gamer, então a opção 2 foi a que mais se encaixou pra mim. Não joguei uma grande variedade de jogos, mas joguei exaustivamente os que joguei.

Tenho 35 anos.

Com base nisso, monto meu ranking:

1. J-League Jikkyou Winning Eleven 3 (PSX):

Sempre fui ligado na cultura japonesa. Sempre preferi animes a desenhos ocidentais. Até assistia alguns desenhos, mas era fissurado mesmo em Anime. TV Manchete era meu santuário e, em 1995 eu comecei a acompanhar futebol japonês graças à emissora. Pouco tempo depois, meu Playstation me deu o prazer de poder jogar com aqueles times que eu adorava tanto assistir (especialmente o meu favorito, "Verdy Kawasaki"). Manusear um game totalmente em Japonês não era nada para gamer raiz da época. Chegávamos a anotar no papel os traços pra memorizar nomes de jogadores, menus e opções das configuração. Milhares de partidas VS com meu melhor amigo (torcedor do Kashima Antlers). A narração era um espetáculo!

2. International Super Star Soccer (SNES):

Não sei se foi o primeiro jogo de futebol do SNES, mas era um verdadeiro salto de qualidade comparado com o último jogo de futebol em videogames que eu tinha jogado (saudoso GOAL 2, do NES). Também foi o primeiro game do gênero que me passou a real sensação de poder "usar de estratégia pra montar o time". As escolhas faziam diferença. Claro que tinha lá suas manhas: vir pelo bico da grande área, cortar pro lado e chutar, era quase sempre gol.

3. FIFA: Road to World Cup 98 (PSX):

Primeiramente... "Woo-hoo, when I feel heavy metal". Segundamente, um dos melhores e mais prazerosos games de futebol que já joguei. Gráficos excelentes para a época, jogabilidade refinada. Possibilidade de fazer gols plásticos (bicicletas, voleios, etc). Controle excelente de faltas e escanteios. Possibilidade de montar o próprio time. Algumas inovações e muitos refinamentos em relação aos jogos anteriores de futebol. Pra mim, nostalgia à parte, o melhor FIFA de todos os tempos.
 

kreator_br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.879
Reações
12.555
Pontos
1.214
1 - ISS
2 - WINNING ELEVEN 4
3 - FIFA 12
4 - PES 7
5 - FIFA 08
6 - SUPER SIDEKICKS 3
7 - VIRTUAL STRIKER 2
8 - TECMO WORLD CUP 94
9 - CHAMPIONSHIP SOCCER ATARI 2600
10 - WORLD SOCCER 94 ROAD TO GLORY
11 - FIFA 98
12 - CAPTAIN TSUBASA J: GET IN THE TOMORROW
13 - FIFA 94
 

Pedro H.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
878
Reações
2.098
Pontos
683
1 - Winning Eleven 4
2 - Pro Evolution Soccer 6
3 - Fifa 14
4 - Fifa 95
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.178
Reações
32.507
Pontos
1.629
1 - FIFA 98: Gameplay ainda não era bom porém nessa versão havia todos os comandos pra dar carrinho por cima da bola, empurrão ou simular falta, tornando a experiência muito mais violenta, anti-esportiva e prazerosa, como não gargalhar tirando de maca o craque do time do seu amigo?
Trilha sonora top e já tinha as licenças da maioria das ligas importantes, esmagando o lixinho do Winning Eleven também nesse aspecto que sem dúvida é o mais importante para um fã verdadeiro de futebol.

2 - FIFA 95: Primeiro jogo de futebol a ter os clubes brasileiros. O mais legal é que tem o Grêmio e o Inter se chama Porto Alegre, a zoeira era grande. Pena que o uniforme do Grêmio é verde...

3 - FIFA World Cup 98: Primeiro gameplay bom da franquia, evolução inacreditável perante o 98 normal. Aqui começou a virada e adivinhem? Sim, licenças e trilha sonora de gente, sem depender de patches e outras chinelagens do jogo japonês que a criançada da locadora gostava.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.336
Reações
1.817
Pontos
854
1- Winning Eleven 4 (o Rei)
2- International Superstar Soccer (Snes)
3- J League Perfect Striker (N64)
4- Winning Eleven 8
5- World Cup 2010
6- Super Formation Soccer (Snes)
7- Fifa Soccer (Mega drive)
8- Winning Eleven 6 Final Evolution
9- Fifa Soccer 12
10- Virtua Striker 2 (Arcade)
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Idade: 27 anos

1. Mario Strikers Charged - Wii

O mais divertido, de longe. Ataques especiais, jogadores carismáticos, e aquela loucura da série esportiva do Mario. Pra mim bota os "simuladores" no chinelo.


2. Inazuma Eleven - DS/3DS

Futebol misturado com RPG. Melhor story mode que já joguei num game esportivo.


3. Fifa Street 2 - PS2

Melhor futebol da série Fifa. Foi estragado por suas continuações.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Em mais de 15 anos de fórum é a primeira vez que vejo o Rodrigo criar algo útil. Devemos celebrar esse projeto como se não houvesse amanhã, pois deve ser o soar das trombetas apocalípticas outerspacianas!

O fim está próximo!!!


De qualquer maneira, tal ideia tem a benção e o apoio de DOOM. Nada mais importa.
EU ri

94299
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
508
Reações
952
Pontos
293
IDADE: 27 anos

1° - Winning eleven 10 - PS2 - 2006
  • Talvez o jogo de futebol que mais joguei na vida.
  • A quantidade de lenda que está nesse jogo é brincadeira, jogar uma master league nele é sensacional!
  • Na minha opinião a melhor versão do futebol da konami pra PS2
    Pré copa do mundo de 2006.


2° World Soccer Winning eleven 2002 - PS1 - 2002
  • Era uma delicia o Roberto Carlos no ataque
  • Holanda era uma máquina!
  • Master league simples e divertida!
  • Tinha a bola da copa de 2002 haha


3° Sega world wide soccer 98 - Sega Saturn - 1997
  • Meu xodó! meu melhor amigo na infância.
  • Abertura era linda <3
  • Tinha times da Inglaterra, Espanha e França.
  • Maluco da Bulgária de cabeço branco jogava mt!


4° Virtua Striker - Arcade/Dreamcast/GameCube - 2001
  • Eu amo esse arcadão maroto!
  • Os personagens modelados conforme as seleções reais
  • Romário e Ronaldo!


5° Fifa 2001 - PC - 2000
  • Meu primeiro futebá no PC!
  • Fiquei emocionado quando a camiseta dos jogadores possuíam patrocínios
  • Tem o GRÊEEEEEEMIO
  • Apertava o E, marcador automaticamente sentava a voadora no cara.


6° Super Star Soccer Deluxe - SNES - 1995
  • Joguei muito no vizinho haha
  • Dentre 10 partidas eu ganhava uma e perdia 9 para o meu vizinho
  • Peguei o jeito do jogo e até hj consigo jogar razoavelmente bem
  • Cruza fechadinho e senta o dedo no X que é bom de cabeça!


7° - Fifa 2012 - PS3 - 2011
  • O último fifa que eu realmente gostei
  • Cheguei a 1° div no online jogando com o EUA
  • Donavan era mt craque!


8 - Fifa World Cup 2010 - Xbox 360 - 2010
  • Sempre gostei de jogos temáticos da copa do mundo
  • Gráficos lindos para época
  • A possibilidade de jogar com qualquer pais filiado a fifa era sensacional
  • Classificar Fiji para o mundial e desbloquear a conquista da Oceania foi uma epopeia.


9° - Fifa Street 2 - PS2 - 2006
  • R10 dando show do começo a fim do jogo
  • Jogo apelão do carai!
  • Possibilidade de customizar o personagem e colocar aquela Total 90 nele
  • Era o mais próximo possível de uma partida de futsal.


10° - Super Star Soccer 64 - Nintendo 64 - 1996
  • Fiquei de boca aberta quando eu joguei pela primeira vez (gráficos e jogabilidade)
  • Muitos paises para escolher, isso me deixava impressionado
  • Até hoje um jogo que me diverte muito!
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Eu joguei bastante no Snes, PS1 e Nintendo 64.

No PS2 foi quando comecei a me desinteressar, acho que a diminuição nas reuniões com os amigos e primos para jogar multiplayer local tem a ver com isso também.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.717
Reações
8.927
Pontos
1.209
Eu joguei bastante no Snes, PS1 e Nintendo 64.

No PS2 foi quando comecei a me desinteressar, acho que a diminuição nas reuniões com os amigos e primos para jogar multiplayer local tem a ver com isso também.
Eu mais por meu irmao jogava. Nessa epoca ele gostava muito de futebol e jogava videogames, hoje ele quase nao joga e tambem nao gosta mais de futebol. Mas foi a partir do PS1/N64 que fuimos nos distanciando dos games de futebol e remplazando eles por outros jogos multijogador.
No PS1 foram Hogs of War e Rock the ring. Mas a mudanca veio no Gamecube onde Mario parties e Wario Ware tomaram o lugar dos jogos de futebol e dos jogos de luta.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Idade: 27 anos

1. Mario Strikers Charged - Wii

O mais divertido, de longe. Ataques especiais, jogadores carismáticos, e aquela loucura da série esportiva do Mario. Pra mim bota os "simuladores" no chinelo.


2. Inazuma Eleven - DS/3DS

Futebol misturado com RPG. Melhor story mode que já joguei num game esportivo.


3. Fifa Street 2 - PS2

Melhor futebol da série Fifa. Foi estragado por suas continuações.
O amigo tem um gosto BEM alternativo pra games de futebol hein :kawaii
Mas não temos preconceito por aqui!
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Idade: 25 anos.

1 - Pro evolution soccer 6 ou winning eleven 10.

2 - ISS pro evolution

3 - Fifa Street 2
 
Topo Fundo