O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Eleição para o melhor game de plataforma 2D da 2ª, 3ª e 4ª geração (do Atari 2600 até os 16 bits) [formato 2º post][primeira fase TOP 4 por geração]

Qual a melhor geração dos platform 2D?

  • 2ª geração (Atari 2600, SG 1000, Intellivision, ColecoVision, etc)

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    30
  • Poll closed .

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Decidi fazer essa homenagem pra um dos subgêneros que mais gosto nos games, unanimidade pra quem começou a jogar VG nas décadas de 80 ou 90.

Para ser considerado um game de PLATAFORMA, a sua progressão deve passar obrigatoriamente pelos saltos (ou outra forma de transpor plataformas), simples assim. Games com foco na AÇÃO e os saltos são apenas PONTUAIS como alguns run and gun e beat' em up não serão considerados. Exemplos: Contra, Black Belt, etc.
Não precisa ser necessariamente side scroller e Metroidvanias também são bem vindos.

Como postar:
  • Postar um top infinito do melhor para o menos melhor por geração. ATENÇÃO: VOTAR DESMENBRADO POR GERAÇÃO!
  • Os 4 primeiros de cada geração serão contabilizados dessa forma:
    • 1º = 10 pontos
    • 2º = 5 pontos
    • 3º = 2 pontos
    • 4º = 1 ponto
  • Mencionar a plataforma que jogava.
  • No caso de empate valerá a quantidade de citações em 1º, depois 2º e assim por diante.
Como será a bagaça:
  • Prazo: até 21/10/21
  • A ordem da enquete desse tópico servirá para compor a enquete final da seguinte forma:
    • Subgrupo mais votado: 4 representantes para a enquete final
    • 2º Subgrupo mais votado: 3 representantes para a enquete final
    • 3º Subgrupo mais votado: 2 representantes para a enquete final
  • No caso de empate valerá a geração com maior quantidade de games citados.
Sobre as gerações:

  • Para os PC's, arcades e portáteis basta seguir a cronologia das gerações.
214018

214019

214020
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Difícil escolher a melhor geração dentre as 3, mas fui na 2ª por ter sido a geração que fez eu me apaixonar pelos games, mesmo reconhecendo o ápice e quantidade descomunal de master pieces da terceira.

Votos por geração:

(detalhe: nunca fui muito de MegaMan e Castlevania, por isso não consta na minha lista)

2ª geração:

1 - Pitfal! / Atari 2600: um marco da indústria, não tem como falar em games de plataforma sem falar de Pitfal! 10 pontos
2 - Smurf: Rescue in Gargamel´s Castle / Atari 2600: um dos melhores gráficos do console e guardando as restrições técnicas, representou bem o desenho. 5 pontos
3 - Montezumas's Revenge / Atari 2600: fui conhecer o game décadas após seu lançamento, indicação do @Leira retrojogo da quinzena . Game bem completo (e complexo pra época) 2 pontos
4 - H.E.R.O. / Atari 2600: fui conhecer o game bastante tempo depois, quando eu já tinha o Master System e foi na cada de um primo que tinha o Atari. Paixão a primeira vista, jogo bem a frente do seu tempo 1 ponto
5 - H.E.R.O. / SG 1000: versão graficosa do game de Atari 2600, ótimo port (mas que não supera o original)
6 - Frostbite / Atari 2600: joguei demais no meu bom e velho Dactar, game completamente jogável até hoje.
7 - Doki Doki Penguin Land / SG 1000: joguei muito no Master System, mas a versão de SG 1000 é bem decente.
8 - Rock'n Bolt / SG 1000: conheci muitos anos depois no emulador e me surpreendi com o game, que tem uma proposta bem diferente pro que tínhamos na época.
9 - Jungle Hunt / Atari 2600: joguei pouco na época, mas depois conheci o game nitidamente inspirado no Pitfal e curti muito, sendo um dos melhores do console.
10 - Pitfal 2: The Lost Caverns / Atari 2600: não teve o mesmo impacto do primeiro, mas foi uma ótima sequência e com inovações importantes



(continua)


3ª geração:

1 - Super Mario Bros 3 / NES: dispensa comentários. Game com um dos melhores envelhecimentos da história, plenamente jogável até hoje. E isso que eu era um Ceguista na época. 10 pontos
2 - Alex Kidd in Miracle World / Master System: minha primeira paixão gamística em forma de game, game que ousou bater de frente com o Mario e chegou muito perto. 5 pontos
3 - Asterix / Master System: game que fez parte da minha infância e bem lembrado pelo @geek_tche no retrojogo da quinzena. Um dos melhores gráficos da geração, jogabilidade variada e um adventure relativamente longo pra época. 2 pontos
4 - Super Mario Bros. / NES: um marco da indústria dos games, sendo um dos games mais importantes e disruptivos da história 1 ponto
5 - Castle of Illusion / Master System: Mickey Mouse no seu auge na geração 8 bits. Joguei muito no meu MS.
6 - Psycho Fox / Master System: valor nostálgico muito alto aqui. Game muito divertido com ótima variação da gameplay.
7 - Monica no Castelo do Dragão / Master System: adaptação magistral e muito criativa da Tec Toy.

8 - Sonic the Edgehog 2 / Master System: ótimo demake da Sega e excelente opção pros Seguistas que não tinham dinheiro pra ter um MD (como meu caso)
9 - Penguin Land / Master System: game com proposta diferente e com o editor de fases como grande diferencial
10 - Land of Illusion / Master System: mesmo chegando meio tarde, é mais um excelente game do Mickey.
11 - Ninja Gaiden / NES: eu tinha um MS na infância, por isso muita coisa boa do NES passou batida. Joguei NG pela primeira vez na casa de um primo e fiquei alucinado.
12 - Alex Kidd in Shinobi World / Master System: gambiarra mais que bem feita por parte da Sega. Por algum motivo a temática ninja encaixou demais com a proposta do AK.
13 - Tom & Jerry / Master System: game espetacular, com uma proposta diferente já que a ideia era a de perseguição e não ação.
14 - Master of Darkness / Master System: o "Castlevania" da Sega. Não dei o devido valor quando ganhei pois era muito novo, mas indo mais a fundo anos mais tarde passei a reconhecer.
15 - Disney's Aladdin / Master System: outro demake de grande qualidade, com um dos melhores gráficos do console.
16 - Zelda II - The Adventure of Link / NES: outro game que conheci muitos anos depois, por emulador. Sacada inteligente em fazer um Zelda side scroller.
17 - The Lucky Dime Caper / Master System
18 - Wonder Boy in Monster World / Master System
19 - Prince of Persia / Game Gear


(continua)


4ª geração:

1 - Super Mario World / SNES: outro game que dispensa comentários. O ápice da lendária série nos 2D, um marco da indústria e pra mim o maior platform 2D da história. 10 pontos.
2 - Sonic the Hedgehog / Mega Drive: o game que conseguiu tirar todo o holofote do Mario, sendo considerado por muitos o melhor platform de todos os tempos. 5 pontos.
3 - Donkey Kong Country 1 / Snes: um dos melhores gráficos da história, game praticamente perfeito em todos os quesitos. 2 pontos
4 - Donkey Kong Country 2 / Snes: quando pensamos que DK 1 era o limite, a Rare nos brinda com uma sequência mitológica 1 ponto
5 - Yoshi's Island / Snes: game absolutamente completo, quase que perfeito em todos os quesitos e sendo plenamente jogável até hoje.
6 - Super Metroid / Snes: conheci muitos anos depois, na época não conseguia entender a veneração (talvez por eu ser muito novo). Importância histórica sem precedentes.
7 - Kid Chameleon / Mega Drive: na geração 16 bits foi de Snes, mas joguei pela primeira vez na casa de um amigo e fiquei impressionado, sobretudo pela variação de gameplay
8 - Disney's Aladdin / Snes: um dos games que marcaram minha infância, joguei até fritar meu Snes.
9 - Claymates / Snes: hiddem gen preciosa do console. Game muito divertido com ótima variação de gameplay.
10 - The Magical Quest Starring Mickey Mouse / Snes: pra mim o melhor game do Mickey da geração, o sistema de trajes casou bem demais com a proposta.
11 - Disney's Aladdin / Mega Drive: eu era Nintendista na época, mas reconheço que a versão de MD é muito mais bonita e de acordo com o desenho, só não tão divertida quanto.
12 - Demon's Crest / Snes: outro daqueles games que conhecemos anos mais tarde. Fui joga-lo apenas no Snes on line do Switch e fiquei apaixonado. put* jogo.
13 - Green Dog / Mega Drive: outra hiddem gen. Eu tinha um MS e conheci o game na casa de um amigo rico que ganhou um MD, fiquei louco com o jogo.
14 - Sonic 2 / Mega Drive
15 - Cool Spot / Snes
16 - Ristar / Mega Drive
17 - Super Mario All Stars / Snes
18 - Rei Leão / Snes
19 - Peter Pan / Snes
20 - Strider / Mega Drive
21 - Rocky Rodent / Snes

22 - Bubsy / Snes
23 - An American Tail: Fievel Goes Westt / Snes

24 - Kirby Super Star / Snes
25 - Super Ghosts'n Goblins / Snes

26 - QuackShot / Mega Drive
27 - The Revenge of Shinobi / Mega Drive



(continua)

Como seria meu TOP 10 (ou mais) corrido:
  1. Super Mario World / Snes
  2. Super Mario Bros 3 / NES
  3. Alex Kidd in Miracle World / Master System
  4. Pitfal! / Atari 2600
  5. Sonic the Hedgehog / Mega Drive
  6. Donkey Kong 1 / Snes
  7. Asterix / Master System
  8. Super Mario Bros / NES
  9. Smurf / Atari 2600
  10. DK 2 / Snes
Acho que seria isso.
 
Ultima Edição:

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.521
Reações
12.735
Pontos
1.634
Meti a quarta geração.
Snes e meguinha são do carajo



SEGUNDA GERAÇÃO:
  1. Pitfall - Atari
  2. Boby Volta pra casa - Atari
  3. Hero - Atari
TERCEIRA GERAÇÃO:

  1. Super Mario 3 - Nes
  2. Alex Kidd Miracle world Master - Master system
  3. Sonic 1 - Master System
  4. Batman: Return of the Joker - Nes
QUARTA GERAÇÃO:

  1. DK Country 2 - SNES
  2. Sonic & knucles (4) - Mega
  3. Super Mario World All star - SNES
  4. Sonic 2 - Mega
Melhor geração para esse gênero: Quarta geração


Editado
 
Ultima Edição:

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
SEGUNDA GERAÇÃO:
  1. Pitfall
  2. Hero
  3. Keystone kapers( pela descrição de plataforma, acho que entra)

Os 3 no atari

TERCEIRA GERAÇÃO:

  1. Super Mario 3 Nes
  2. Alex Kidd Miracle world Master
  3. Megaman 3 Nes

QUARTA GERAÇÃO:

  1. DK Country 3 SNES
  2. Super Metroid SNES
  3. Super Mario World SNES

Melhor geração para esse gênero: Quarta geração
 


geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.891
Reações
6.398
Pontos
353
Bah, difícil de mais fazer essa classificação. Mas bora tentar!

SEGUNDA GERAÇÃO:
1 - Pitfal! / Atari 2600
2 - Bob is Going Home / Atari 2600
3 - Frostbite / Atari 2600
4 - Hero / Atari 2600
5 - Keystone Kapers / Atari 2600

TERCEIRA GERAÇÃO:
1 - Super Mario Bros 3 / NES (emulador)
2 - Alex Kidd in Miracle Wolrd - Master System
3 - Asterix / Master System
4 - Castle of Illusion / Master System
5 - Land of Illusion / Master System
6 - The Lucky Dime Caper / Master System
7 - Psycho Fox / Master System
8 - Wacky Races / NES (emulador)
9 - Sonic / Master System
10 - Mônica no Castelo do Dragão / Master System
11 - Sonic 2 / Master System
12 - Mônica no Castelo do Dragão / Master System

QUARTA GERAÇÃO
1 - Super Mario World / SNES (emulador)
2 - Sonic / Mega Drive
3 - Donkey Kong Country / SNES (emulador)
4 - Sonic and Knuckles / Mega Drive
5 - Super Metroid / SNES (emulador)
6 - Ristar / Mega Drive
7 - Quackshot / Mega Drive
8 - Aladdin / Mega Drive
9 - Kid Chameleon / Mega Drive
10 - World of Illusion / Mega Drive
11 - Magical Quest / SNES (emulador)

Provável q eu acrescente outros nessas listas, mas por hora é isso!

Meu voto de melhor geração vai para a QUARTA GERAÇÃO, pela quantidade e qualidade dos games de plataforma!
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.799
Reações
7.724
Pontos
1.264
Eu também votei na quarta geração, que foi quando me enveredei por esse método de passatempo há quase 25 anos com o Mega Drive 3.

Posso tentar fazer uma lista de jogos da terceira geração que jpá joguei em emuladores ou no Master System de um primo meu.

3ª Geração:

1 - Alex Kidd - in Miracle World / Master System. Nunca cheguei a terminar. Na verdade, eu raramente passava da segunda fase debaixo d'água. 10 pontos; :ksnif
2 - Sonic the Hedgehog 1 / Master System. Era quase tão divertido quanto o Alex Kidd, mas com movimentação meio difícil. 5 pontos;
3 - Tails Adventure / Game Gear (emu). Gráficos lindos num aparelho devorador de baterias. nunca tive o original, mas já li relatos. 2 pontos;
4 - Kirby Adventure / NES. Esse eu comprei pro 3DS logo que a N começou a vender seus joguinhos velhos em forma portátil. 1 ponto;
5 - Sonic the Hedgehog - Ttiple Trouble / Game Gear (emu);
6 - Duck Tales / NES (emu);
7 - Sonic the Hedgehog 2 / Master System (emu). Oooh, aquela fase nas minas;
8 - Felix the Cat / NES (emu). um joguinho muito divertido e com belos gráficos que descobri recentemente.


4ª Geração

1 - Sonic the Hedgehog 2 / Mega Drive. O melhor dos sonics em minha opinião e também o jogo que mais "zerei". 10 pontos;
2 - Yoshi Island / SNES. o jogo ideal para se jogar após o fim do mundo, pois ele aparentemente não acaba. Tenho a versão GBA e nunca consegui terminar. 5 pontos;
3 - Dynamite Headdy / Mega Drive. Um dos melhores jogos da Treasure em minha opinião. 2 pontos;
4 - Donkey Kong country 2 / SNES. joguei no emulador nos anos 90 e adorei. Comprei os 3 para 3DS e nem cheguei à metade. 1 ponto;
5 - Disney's Aladdin / Mega Drive. Melhor jogos da Disney nos 16 bits. A melhor versão deste jogo em minha opinião.
6 - Vectorman / Mega Drive. Um robô-lixeiro que pode destruir seus inimigos com os retrofoguetes de suas botas? Divertidíssimo;
7 - Kirby Dream land 3 / SNES (emu). O mais belo e divertido jogo do Kirby que já joguei. pretendo rejogá-lo um dia;
8 - Pulseman / Mega Drive (emu).
9 - Sonic the Hedgehog 1 / Mega Drive. Sim, não gosto tanto quanto gosto do segundo, mas ele merece constar nesta lista;
10- Aquales / Sharp X68000 (emu). Ele é um jogo de plataforma/ação em sua essência. Os pulos e os "agarrões" em plataformas superiores são imprescindíveis para o prosseguimento nas fases. Assim, acho que ele merece constar nesta lista. Se achar que devo tirá-lo. é só falar que eu mudo. Mas é um jogão!
11 - Sonic the Hedgehog 3 / Mega Drive (Saturn). Não podia esquecer deste.
12 - Ristar / Mega Drive (PS2). Quase esqueço dele. Esse trem difícil;
13 - Kid Chameleon / Mega Drive (PS2). outro quase tão demorado quanto Yoshi Island.


Em letras vermelhas eu coloquei o aparelho onde eu joguei mais ou mesmo zerei o jogo em questão, quando diferente do aparelho original. Emu é abreviação de emulador, não a ave australiana.

OIP.3R7lLGeSQEE5ObUoU9_yAAHaE8
 
Ultima Edição:

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.487
Reações
10.772
Pontos
503
2ª geração
Pitfall 2: Lost Caverns
Totalmente à frente de seu tempo, tinha trilha sonora e checkpoints
3ª geração
Super Mario Bros 3
Introduziu o mapa com seleção de fases
4ª geração
Sonic the Hedgehog
Desafiador até hoje. Juntar as esmeraldas não é pra qualquer um!
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
3ª geração
Alex Kidd in Miracle World
Wonder Boy
Mario Bros
Mario Bros 3
Megaman 2

4ªgeração
Megaman X
Kirby Superstar(pra mim o melhor da franquia disparado)
Super Metroid
Demons Crest
Sonic 2
Quackshot
Super Mario World
Time Trax
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
2ª Gen

1-HERO
2-Pitfall
3-Keystone Kaspers
4-Bob is going Home

3ª Gen
1-Super Mario Bros 3
2-Megaman 4
3-Castlevania 3 Dracula's Curse
4-Ninja Gaiden 2 The Dark Sword of Chaos
5-Kid Dracula/Castlevania Jr
6-Adventure Island 2

4ª Gen
1-Super Metroid
2-Super Mario World
3-Megaman & Bass/Rockman & Forte
4-Donkey Kong Country 2 Diddy's Kong Quest
5-Super Mario World 2 Yoshi's Island
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
ATENÇÃO: AGORA OS 4 PRIMEIROS SERÃO CONTABILIZADOS.
(pra fechar com os 4 do primeiro grupo vencedor da enquete)
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
SEGUNDA GERAÇÃO:
  1. Pitfall
  2. Hero
  3. Keystone kapers( pela descrição de plataforma, acho que entra)
Os 3 no atari

TERCEIRA GERAÇÃO:

  1. Super Mario 3 Nes
  2. Alex Kidd Miracle world Master
  3. Megaman 3 Nes
QUARTA GERAÇÃO:

  1. DK Country 3 SNES
  2. Super Metroid SNES
  3. Super Mario World SNES
Melhor geração para esse gênero: Quarta geração
Se quiser edita pra top 4
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Meti a quarta geração.
Snes e meguinha são do carajo



SEGUNDA GERAÇÃO:
  1. Pitfall - Atari
  2. Boby Volta pra casa - Atari
  3. Hero - Atari
TERCEIRA GERAÇÃO:

  1. Super Mario 3 Nes
  2. Alex Kidd Miracle world Master - Master system
  3. Sonic 1 - Master System
QUARTA GERAÇÃO:

  1. DK Country 2 SNES
  2. Sonic & knucles (4) Mega
  3. Super Mario World All star SNES
Melhor geração para esse gênero: Quarta geração


Editado
Pode editar pra 4 (não confundir com DE 4) se quiser. Aí fecha 4 do grupo preferido.
 

Drommajin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.891
Reações
2.946
Pontos
719
SNES/MD, sem qualquer dúvida... apesar de ter começado com o Master System, para mim, foi a geração que mais me marcou na vida e até hoje jogo MD.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Tipo assim se vocês colocarem jogos que eu considero mais de ação como Megaman, Strider e Metroid no meio do balaio vai bagunçar tudo.
Entendo, mas continuam sendo games de plataforma em sua essência, apenas com outro foco.
Até bostei isso:

214104


Andou pra cima e/ou pra baixo e precisa transpor plataformas (seja com salto ou outro recurso), pronto, é plataforma.
EDIT: vou até tirar Earthworm dali.

Daria até pra criar subdivisões com base justamente no foco: exploração / ação / aventura / puzzle / etc, mas aí ficaria muito confuso pra tetada nojenta.

No final das contas o que muda de um plataforma pro outro é principalmente a forma que matamos os inimigos (soco, golpe curto, golpe longo, magia, pulo na cabeça, etc) e como avançamos nos cenários, mas a plataforma tá ali, o que não ocorre em games como os beat' em up e rung and gun (que também possuem plataformas mas não são o foco da progressão do jogo).
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.296
Reações
2.499
Pontos
999
Segue a lista.


2ª geração:

1 - Montezumas's Revenge / Atari 2600: não tem jeito, para mim este é o melhor jogo de Atari e sempre vai ser - 10 pontos
2 - Pitfall / Atari 2600: clássico, não tem mais o que dizer - 5 pontos
3 - Frostbite / Atari 2600: jogo descompromissado que consegue ser ao mesmo tempo casual e requerer habilidade e estratégia do jogador, jogo até hoje inclusive - 2 pontos
4 - Keystone Kapers / Atari 2600: eu não iria considerar como Plataforma, mas como foi aceito, também é um dos meus preferidos do Atari - 1 ponto

Menções honrosas:

5 - Smurf: Rescue in Gargamel´s Castle (Atari 2600)
6 - H.E.R.O. (Atari 2600)
7 - Bobby is Going Home (Atari 2600)
8 - Q-Bert (Atari 2600)



3ª geração:

1 - Alex Kidd in Miracle World / Master System: o jogo é diferenciado para a sua época, além de proporcionar desafio e diversão ao mesmo tempo - 10 pontos
2 - Sonic the Hedgehog 2 / Master System: achei que houve aprimoramento do primeiro para o segundo, fora que tem trechos que nem mesmo os Sonics de Mega Drive possuem (exemplo: carrinho e asa delta) - 5 pontos
3 - Super Mario Bros 3 / NES: o terceiro jogo do bigodudo foi um grande salto em relação aos outros, muito bom - 2 pontos
4 - Land of Illusion / Master System: ainda bem que o número foi aumentado para quatro posições, porque estava com pena de deixar esse jogo de fora. O Castle of Illusion já era bom, mas a jogabilidade diferenciada dessa continuação deixou o jogo à frente na minha opinião - 1 ponto

Menções honrosas:

5 - Castle of Illusion
6 - Wacky Races
7 - Sonic 1
8 - Shinobi II - The Silent Fury



4ª geração:

1 - Sonic 3 & Knuckles / Mega Drive: para mim, o melhor Sonic de todos os tempos, mesmo nos dias de hoje. - 10 pontos
2 - Super Mario World / SNES: grande clássico e para mim supera o Mario Bros 3. - 5 pontos
3 - Sonic the Hedgehog 2 / Mega Drive: melhorar o primeiro Sonic foi um desafio e tanto e eles conseguiram - 2 pontos
4 - Quackshot / Mega Drive: eu estava na dúvida se este jogo se enquadra como Plataforma, mas possui vários trechos nesse sentido, vide a fase Hideout, a segunda parte de Duckburg, a última fase no templo, Islândia, segunda parte do México, etc. Se não se enquadrar, me avisem para eu trocar. - 1 ponto

Menções honrosas:

5 - Sonic the Hedgehog 1 / Mega Drive
6 - Castle of Illusioon / Mega Drive
7 - Donkey Kong Country 1 / SNES
8 - Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure / Mega Drive
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Segunda geração:

Hero - Atari 2600
Pitfall - Atari 2600
Ms Postman - Atari 2600

Terceira geração:

Super Mario Bros 3 - NES
Adventure Island 2 - NES
Alex Kidd in the Miracle World - Master System

Quarta geração:

Super Metroid - SNES
Donkey Kong Country 3 - SNES
Super Mario World - SNES
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
2ª (Atari)
Pitfall II
Hero
Keystone Capers

3ª (todos de Nes)
Uforia
Journey to Silius
Super Mario 3
Super Mario 2



Super Metroid (snes)
Super Ghouls n Ghosts (snes)
Gunstar Heroes (mega)
Rolling Thunder 2 (mega)
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
14.729
Pontos
503
Sempre acho meio complicado fazer essas listas, mas vamos lá.

2ª GERAÇÃO:

1- Pitfall!
2- H.E.R.O.

3ª GERAÇÃO:

1- Super Mario Bros. 3
2- Castlevania 3
3- Mega Man 2
4- DuckTales

4ª GERAÇÃO:

1- Donkey Kong Country 2
2- Super Mario World
3- Mega Man X
4- Super Castlevania IV

(menção honrosa pra Sonic 2, Super Metroid e alguns jogos da Disney)

Pra mim a melhor geração de jogos de plataforma foi a 4ª, sem dúvidas.

Na 2ª geração eu só citei dois jogos porque meu contato com ela foi pequena, e a grande maioria dos jogos de Atari 2600 que joguei eram de outros gêneros. Além do Atari, não joguei nenhum outro console dessa geração.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.296
Reações
2.499
Pontos
999

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Me deu é saudade da Disney agora :klolz

Sobre a enquete lá em cima, eu acho inegável que a quarta geração tenha os melhores jogos de Plataforma, até porque muitos deles são versões melhoradas dos consoles de 8bits, vide Sonic e Super Mario.
Pois é, eu fiquei bem dividido:

De um lado, na geração 16 bits tem pra mim o melhor plataformer da história: Super Mario World, sem falar em todo o resto com pérolas da indústria como Super Metroid, DK, Sonic e a porra toda. Entretanto, foi uma geração que ao menos pra mim não foi dominada pelo gênero, já que eu jogava muito mais futebol (Hat Trick Hero, FIFA, Soccer Shootout, ISSS etc) e games de corrida (Super Mario Kart pra mim é o segundo maior jogo de todos os tempos seguido pelo WE4, Top Gear, Street Racer, Nigel Mansell, Rock'n Roll Racing, F-Zero, Esquadrão Marte, Stunt Race etc)

De outro lado lado tem a geração 8 bits com master pieces que marcaram muito minha infância como Alex Kidd Miracle e Shinobi, Super Mario Bros 2 e 3, Monica, Psycho Fox, Castle e Land of Illusion, Wonder Boy, Penguin Land e tantos outros, em uma geração que joguei predominantemente esse gênero, mas de fato o apogeu do gênero foi na gen 16 bits.

Por isso acabei indo de 8 bits, mas quase que um empate técnico.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.296
Reações
2.499
Pontos
999
Pois é, eu fiquei bem dividido:

De um lado, na geração 16 bits tem pra mim o melhor plataformer da história: Super Mario World, sem falar em todo o resto com pérolas da indústria como Super Metroid, DK, Sonic e a porra toda. Entretanto, foi uma geração que ao menos pra mim não foi dominada pelo gênero, já que eu jogava muito mais futebol (Hat Trick Hero, FIFA, Soccer Shootout, ISSS etc) e games de corrida (Super Mario Kart pra mim é o segundo maior jogo de todos os tempos seguido pelo WE4, Top Gear, Street Racer, Nigel Mansell, Rock'n Roll Racing, F-Zero, Esquadrão Marte, Stunt Race etc)

De outro lado lado tem a geração 8 bits com master pieces que marcaram muito minha infância como Alex Kidd Miracle e Shinobi, Super Mario Bros 2 e 3, Monica, Psycho Fox, Castle e Land of Illusion, Wonder Boy, Penguin Land e tantos outros, em uma geração que joguei predominantemente esse gênero, mas de fato o apogeu do gênero foi na gen 16 bits.

Por isso acabei indo de 8 bits, mas quase que um empate técnico.
Esses jogos de 8bits que você citou tiveram versões melhores nos consoles de 16bits, talvez a única exceção seja o Alex Kidd, mas acho que entendi o que você falou. A geração 16bits teve destaque em outros gêneros também, como corrida, esporte e até luta, enquanto na geração anterior esses gêneros eram precários e basicamente os melhores jogos de 8bits eram os Plataforma.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Esses jogos de 8bits que você citou tiveram versões melhores nos consoles de 16bits, talvez a única exceção seja o Alex Kidd,

Verdade man, tem isso também, que dá mais pontos de vantagem pra 16 bits.

mas acho que entendi o que você falou. A geração 16bits teve destaque em outros gêneros também, como corrida, esporte e até luta, enquanto na geração anterior esses gêneros eram precários e basicamente os melhores jogos de 8bits eram os Plataforma.

Exato!
Foi uma geração dominada pelo gênero, os melhores games eram plataformers e talvez por isso (+ o apelo nostálgico) eu tenha essa impressão de achar melhor a geração 8 bits, mas reconhecendo que em termos de qualidade não tem nem como comparar.
 
Topo Fundo