O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Em briga de marido e mulher, se eu não meter a colher, estarei cometendo crime?

D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
385
Reações
2.353
Pontos
318
Após a divulgação dos vídeos em que o DJ Ives aparece agredindo sua companheira, Pamella Holanda, com socos e chutes dignos de UFC, uma horda gigantesca de internautas, sobretudo feministas que não precisam de homens (contém ironia), direcionaram suas críticas e ofensas ao então motorista do DJ, Charles Barbosa, que aparece em um dos vídeos presenciando um dos episódios de agressão, não reagindo em favor de Pamella.

A partir daí, começou uma campanha entre internautas, famosos e algumas autoridades públicas usando a frase/hashtag: EM BRIGA DE MARIDO E MULHER, A GENTE SALVA A MULHER.

Em outro tópico aqui do OS, muito se comentou sobre o caso do cara que matou a namorada\ficante a facadas em plena praça de alimentação de um shopping, não sendo impedido pelos homens a sua volta que presenciaram à agressão.

Mas, afinal, se você presenciar uma mulher sendo agredida por um homem, seja companheiro, familiar ou mesmo um estranho, e não intervir para protegê-la, estará cometendo o delito de omissão de socorro, tipificado no artigo 135, do Código Penal?

Primeiramente, vamos vê o citado artigo do CP e entender a descrição legal do que seria o delito de omissão de socorro:

Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.


De maneira bem sucinta, a doutrina classifica os crimes omissivos em dois tipos principais:

Crimes omissivos próprios: É o caso do art. 135 do Código penal. Nele, não existe uma obrigação específica de agir, sendo o agente punido por que poderia prestar o socorro e não o fez.

Crimes omissivos impróprios: É o caso descrito no art. 13, § 2º do Código Penal. Nele, a lei estabelece situações específicas em que o agente é obrigado a agir em socorro de terceiro. Vejamos:

Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
§ 2º - A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem:
a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância;
Exemplos: salva-vidas, policiais, bombeiros, pais e mães em relação aos seus filhos menores, profissionais da saúde (enfermeiros, médicos etc.) em relação às pessoas que precisem de atendimento emergencial (inclusive, fazem um juramento nesse sentido);
b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado;
Exemplos: seguranças de estabelecimentos privados; babás e cuidadores de idosos ou pessoa que se voluntaria para cuidar de uma criança alheia, ou que se oferece para conduzir um deficiente visual com segurança até determinado local, tornam-se juridicamente responsáveis e legalmente obrigados a socorrê-los caso ocorra um acidente com eles nesse espaço de tempo ou percurso, respectivamente;
c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.
Exemplo: Pessoa que, dirigindo embriagado, causar acidente de trânsito com vítima, tem a obrigação legal de socorrê-las.

Conclusão:
Se você não possui o dever específico de agir descrito nas hipóteses das alíneas do art. 13, § 2º, do CP, você só poderá ser punidor pelo crime de omissão de socorro se, nos termos do art. 135, do CP, "deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal...". Isso mesmo que você está lendo. Ainda que haja uma pressão moral para que os homens ajam com heroísmo, em detrimento da sua própria integridade física, em casos como os descritos no início do texto, nem Charles Barbosa, nem os homens que presenciaram a mulher sendo esfaqueada no shopping eram obrigados a entrar em luta corporal para proteger as mulheres em questão. Mas lembrem-se! Se você presenciar um pedido de socorro e não tiver obrigação legal ou capacidade técnica para prestar o atendimento adequado, é recomendável que você ligue para os números de emergência, seja do corpo de bombeiros, polícia ou outras unidades de socorro, para que estes prestem o atendimento necessário. E é justamente por não ter comunicado as agressões às autoridades que Charles poderá ter problemas com o Ministério Público, e não pelo fato de não ter defendido Pamella.

Observação: os grifos em negrito e os acréscimos em vermelho são meus, não pertencendo, esses últimos, ao texto da lei.
 
Ultima Edição:

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.995
Reações
8.757
Pontos
353
Ninguém é obrigado a se meter em uma briga ou qualquer outra situação que represente risco à sua integridade (até mesmo policiais se estiverem em situaçao técnica desfavorável podem acionar reforço e só aí dar início à intervenção); caso queira se resguardar de problemas numa situação dessa telefone ao 190 e informe a situação.
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
É duro mas é a verdade, lembrei até do jardineiro dos nossos vizinhos. Um dia encontrei ele na rua e perguntei pq ele não estava mais trabalhando pro casal. Ele me contou que os dois viviam brigando feio (isso eu já sabia pq ouvia os gritos). Um dia eles estavam na piscina discutindo e o marido começou a agredir ela, ela começou a gritar socorro e tudo. O jardineiro estava ali na hora, interviu e deu um mata-leão no marido. A mulher se desesperou e disse pra soltar ele. Acabou que depois disso os dois fizeram as pazes e o jardineiro perdeu o emprego pq "ousou botar a mão no patrão".
 
Ultima Edição:


Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
7.297
Pontos
1.484
Tipo, ligar pra policia é o minimo que uma pessoa decente deveria fazer...
Mas claro na cabeça dos idiotas eles acham que estão sendo obrigados a separar briga de casal e se desculparem por serem homens... Nada anormal se considerar a limitada inteligência que essas pessoas tem.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.710
Reações
10.764
Pontos
453
No máximo passo o endereço da delegacia da mulher após a mesma aparecer toda espancada.

Neste caso foram vários e vários vídeos inclusive com testemunha e a mesma não se separava. Chega a um ponto que até eu fiquei com vontade de bater nela para ver se deixa de ser besta.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.196
Reações
42.141
Pontos
1.003
Liga pra policia e tchau, ficar esperando alguma coisa descarrilhar a sua pessoa? nem fodendo
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
Nem ligar para a polícia serve nesse caso porque os policiais tem coisas melhores para se fazer, deixem que o casal se "entendam na base da porrada", ninguém é criancinha para sair separando briga de marmanjo velho.

EDIT: só me meto quando é pai, mãe e irmãos, o resto que se resolvam sozinho
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.976
Pontos
753
Sai correndo e chama a policia.

Intervir ali não vai dar nenhum resultado positivo, e ainda prejudicar mais pessoas.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
E se for minha vizinha só chamo a polícia se for tentativa de homicídio mesmo. Se for só uma briga normal depois você ainda é o ruim e se pá até ameaçado.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.800
Pontos
1.839
Meta a colher mas não precisa sair como herói.

Não vale a pena. Basta ser inteligente que tu salva o dia e não se arrisca.
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
É duro mas é a verdade, lembrei até do jardineiro dos nossos vizinhos. Um dia encontrei ele na rua e perguntei pq ele não estava mais trabalhando pro casal. Ele me contou que os dois viviam brigando feio (isso eu já sabia pq ouvia os gritos). Um dia eles estavam na piscina discutindo e o marido começou a agredir ela, ela começou a gritar socorro e tudo. O jardineiro estava ali na hora, interviu e deu um mata-leão no marido. A mulher se desesperou e disse pra soltar ele. Acabou que depois disso os dois fizeram as pazes e o jardineiro perdeu o emprego pq "ousou botar a mão no patrão".
Exatamente.

Aí o cara acaba o dia com uma metida maravilhosa pós-fight e você sai como o errado que se meteu, ou pior no caso do cara que perdeu o emprego aí: fodam-se os dois, cada um que arque com suas escolhas e também com qualquer risco envolvido tanto em continuar quanto sair (e isso não significa dizer que um ou outro mereceu, apenas que foi resultado do caminho que escolheram por si mesmos).
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Messe caso o motorista tem que se foder mesmo. Estava NA FRENTE da mina vendo ele tacar o pau, no minimo é aquele negócio, ele me paga, esta bom pra mim, sou surdo, cego e mudo…

Mas é aquele negocio, se não fosse DJ famoso e sim um sujeito qualquer, geral tava pouco se fodendo, PM só iria meter uma medida protetiva e o maluco provavelmente estaria solto.

E quem denunciou, teria que ficar se olho aberto…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.891
Reações
6.398
Pontos
353
Teve um caso uns anos atrás de uma briga num restaurante, a mulher jogou bebida na cara do maluco, ele desceu a mão nela, e o cara que estava sentado atrás discretamente ligou para a polícia e ficou na dele. Dias depois o cara foi indiciado por omissão de socorro, e a justificativa que ele e seu advogado deram foi fantástica. Disseram que segurança é dever do poder público, e que ele não recebe salário para por sua integridade física em risco por conta de gente desconhecida (e barraqueira). Não consegui achar o link da notícia mais, porém é um ótimo exemplo.

Meto a colher se for com alguém da minha família, mas gente desconhecida, ajudo de longe e já eras.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Tá é louco. Dependendo da situação nem chamar a polícia na hora dá, tem que afastar antes. Povo doido.

Agora vos pergunto, e ser for uma criança? Ou um idoso?
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Infelizmente eu evitaria ao maximo de me meter no meio ainda mais qndo se tratar de pessoas desconhecidas pq talvez eu meto a colher acabo tomando um tiro ou facada, morro e a rapariga volta com o cara. Muitas mulheres estao presas em relacionamentos toxicos por dependencia (financeira, psicologica) e a dificuldade de terminar piora qndo o namorado é daqueles homens bravos que nao aceitam o término. Por fim, eu aprendi nessa vida que nosso poder de ajudar tem limites né ?


Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.874
Reações
70.452
Pontos
1.279
Se eu estou presenciado isso na rua e lógico que não vou apartar.

Agora chamar a polícia são outros 500.
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Infelizmente eu evitaria ao maximo de me meter no meio ainda mais qndo se tratar de pessoas desconhecidas pq talvez eu meto a colher acabo tomando um tiro ou facada, morro e a rapariga volta com o cara. Muitas mulheres estao presas em relacionamentos toxicos por dependencia (financeira, psicologica) e a dificuldade de terminar piora qndo o namorado é daqueles homens bravos que nao aceitam o término. Por fim, eu aprendi nessa vida que nosso poder de ajudar tem limites né ?


Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
Excelente, perdido. Excelente.

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.466
Reações
28.204
Pontos
1.053
Só me meteria se são meus conhecidos muito conhecidos, nível família ou ciclo de amizades bem próximo. Se é desconhecido, sinto muito, gosto demais da minha vida pra botar ela em risco por gente desequilibrada e desconhecida.
 
Topo Fundo