O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Em questão de gráficos, o Wii apanhava do primeiro Xbox?

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Caso encerrado não viu.. Tem que olhar jogos nativos dos dois, esses ports de início de console não dão pra saber nada. Wii recebeu mto port mal feito da geração passada, com gimmick de controlinho de movimento.
O Wii é um GC com o dobro de clock e ram.. E o GC pra época tinha um hardware muito bom.
Problema maior aí pra mim é comparar os 2, sendo que a proposta do Wii nunca foi de ter os melhores gráficos e etc.. Se comprarem a idéia do tópico, vai ver mtas páginas sobre, pera aí kk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
O xbox era bem a frente no tempo dele, já o wii é apenas um pequeno upgrade do GameCube
Olha, arriscaria dizer que o Wii é o GC com sensor de movimentos e resolução melhorada de 240p para 480p e só. Acho o gamecube pau a pau em gráficos com o Wii, put* console bem feito, bem construído e com hardware muito bom.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Caso encerrado não viu.. Tem que olhar jogos nativos dos dois, esses ports de início de console não dão pra saber nada. Wii recebeu mto port mal feito da geração passada, com gimmick de controlinho de movimento.
O Wii é um GC com o dobro de clock e ram.. E o GC pra época tinha um hardware muito bom.
Problema maior aí pra mim é comparar os 2, sendo que a proposta do Wii nunca foi de ter os melhores gráficos e etc.. Se comprarem a idéia do tópico, vai ver mtas páginas sobre, pera aí kk
Olha, vc tem razão, mas infelizmente a Nintendo não se preocupou em explorar o desempenho do console ou de lançar uma versão realmente melhorada em hardware, isso é um erro (agora parece que era, espero) que ela sempre comete com seus consoles, ela abandona eles, se é um console de sucesso ela só lança jogos e pau no gato e quando é um "fracasso" ela vai deixando cair no esquecimento. O Wii é um excelente console, mas para mim ficou limitado ao novo aproveitamento do GameCube, é como se ela ainda estive concorrendo com o PS2 e a microsoft foi além do hardware com o xbox, vide seu sucessor que foi muito bem aceito.

Um exemplo perfeito de fracasso e sucesso são os relançamentos dos jogos de Wii U para o Switch, mas mencionei entre parênteses ela ter mudado sua postura porque ela está investindo bem com grandes lançamentos do Switch, já está na 3ª versão com real melhoria, mas o hardware ainda está parado na 1ª geração, ela precisa para de lançar versões XL ou com tela mais bonita para lançara versão PRO ou New (como foi o 3ds) antes que fique para trás.
 


Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.545
Reações
2.549
Pontos
724
Wii passou a geração inteira recebendo jogo em comum com o PS2 (que se recusava a morrer).

Em jogos que não eram Nintendo era um console bem decepcionante tanto em gráficos quanto em performance.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
esses são os jogos em comum dos dois, o wii veio exatamente quando o xbox morreu, olhando por eles.

call of duty 3
far cry
need carbon
splinter cell double agent
godfather
enclave
cars

tem outros como driver paralle lines e tal mas nem quis por pois tá mais para o play 2 nesses jogos que para xbox
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Cada um tem um nível de hardware diferente, mas tem uma qualidade bem similar. O que DEVE SER VERIFICADO é que:

O Xbox tem suporte pra 1080p, coisa que o Wii não tem, portanto ao meu ver, são bem similares, onde cada um mostra o seu nível.

Não é comparável ao que faziam entre a guerra do SNES vs Mega Drive, ou do desafio supremo de se adaptar jogos arcade para sistemas que não tinham nem jeito de ter uma conversão decente (coisa que aconteceu com o ZX Spectrum, MSX e outros)
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Olha, vc tem razão, mas infelizmente a Nintendo não se preocupou em explorar o desempenho do console ou de lançar uma versão realmente melhorada em hardware, isso é um erro (agora parece que era, espero) que ela sempre comete com seus consoles, ela abandona eles, se é um console de sucesso ela só lança jogos e pau no gato e quando é um "fracasso" ela vai deixando cair no esquecimento. O Wii é um excelente console, mas para mim ficou limitado ao novo aproveitamento do GameCube, é como se ela ainda estive concorrendo com o PS2 e a microsoft foi além do hardware com o xbox, vide seu sucessor que foi muito bem aceito.

Um exemplo perfeito de fracasso e sucesso são os relançamentos dos jogos de Wii U para o Switch, mas mencionei entre parênteses ela ter mudado sua postura porque ela está investindo bem com grandes lançamentos do Switch, já está na 3ª versão com real melhoria, mas o hardware ainda está parado na 1ª geração, ela precisa para de lançar versões XL ou com tela mais bonita para lançara versão PRO ou New (como foi o 3ds) antes que fique para trás.

O que tem que pensar aí é que a Nintendo tinha o GC, que tinha o melhor hardware até a chegada do Xbox e foi um dos consoles dela que menos venderam né
Daí ela foi pra um mercado próprio, rachou de ganhar dinheiro com o Wii.. O que foi ótimo pra ela. Desde então ela tem feito isso..



Uma idéia legal seria pegar jogos com estilos parecidos e comparar..
Tipo um Metroid Prime 3 vs Halo 2 e tals.. N manjo mto de Xbox pra falar
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.942
Pontos
1.253
Eu creio que sim, até porque o Xbox fazia 1080 em alguns raros jogos, o wii eu acho que não.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Uma ideia legal seria pegar jogos com estilos parecidos e comparar..
Tipo um Metroid Prime 3 vs Halo 2 e tals.. N manjo mto de Xbox pra falar

É um bom método, a parte ruim é que não se acha todos, pois alguns jogos são bem únicos, eu estou fazendo isso porém em relação a outro console e até o momento está divertido, há jogos mais complexos mas esses já servem como pseudequivalentes para quase tudo.

MGS2
van helsing
Ty the Tasmania Tiger
crash nitro kart
Tekken Tag
sonic riders zero gravity
Timespliter 2
Batlefront 1
summer heat beach volleyball
area 51
the matrxi path of neo
onimusha 3
Jak and Daxter: The Precursor Legacy
MGS3
 

Ludger

Supra-sumo
Mensagens
914
Reações
1.911
Pontos
158
É um bom método, a parte ruim é que não se acha todos, pois alguns jogos são bem únicos, eu estou fazendo isso porém em relação a outro console e até o momento está divertido, há jogos mais complexos mas esses já servem como pseudequivalentes para quase tudo.

MGS2
van helsing
Ty the Tasmania Tiger
crash nitro kart
Tekken Tag
sonic riders zero gravity
Timespliter 2
Batlefront 1
summer heat beach volleyball
area 51
the matrxi path of neo
onimusha 3
Jak and Daxter: The Precursor Legacy
MGS3
Mas esses aí são de PS2, que graficamente é inferior ao cube.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Não tem nada no wii perto de Conker do xbox







O problema de fazer “bump mapping” no hardware do Wii é que ele afeta apenas o mapa do ambiente ou o mapa / canal especular. Chamado de EMBM (EnvironMental Bump Mapping), é um algoritmo que simula reflexões especulares planas, que foi introduzido para o padrão DX6. Não afetado para os pontos de iluminação ou texturas texels. A abordagem dos dados texel para fazer efeito de iluminação, é conseguida com um relevo de relevo, clássico do Voodoo. Para o qual você deve usar uma ou mais texturas para obter o efeito, dependendo da qualidade a ser obtida. Que se aplica a uma única textura completa, não por dados de texel / pontos da textura.

O Conduit falsifica a iluminação, através de um mapa cúbico, com uma luz / áreas pretas ou as cores que existem no palco. Esta é a forma clássica de usar o EMBM. Criando o escuro na lateral da textura onde ficaria. Como Slave Zero torna o efeito na versão para PC. Neste caso, não estou claro se é um efeito GPU ou CPU. Mas a mudança não ocorre em tempo real ou ajustada na mudança no tempo da fonte de luzes dos pontos. É “iluminado por pixel” estaticamente.



O chip Wii, assim como o GC, tem uma unidade chamada TEV (Texture Environment Unit) que tem a capacidade de mixar tudo na última passagem do pipeline de renderização da GPU, a texturização. Essas unidades são semelhantes à unidade de sombreador de pixel típica, mas longe de sua flexibilidade, complexidade e eficiência. Com tudo, desde o NGC é possível obter shaders, ou dizendo o mesmo, efeitos de materiais de texturas complexas em: Rogue Squadron, Mario Sunshine, The Legend of Zelda: Twilight Princess ou Starfox Adventures. E depois no Wii com The Conduit, Silent Hill: Shattered Memories, Mario Galaxy 1/2 e / ou Metroid Other M, estes fazem uso destes TEVs, para muitos efeitos por Hardware e fazem uso também do EMBM de maneira precisa para recriar texturas com mapeamento de relevo, reflexão, refração, fresnel ou níveis de especularidade como seus “irmãos mais velhos”,

Vejamos, seria possível obter uma iluminação por pixel combinando EMBM com mapeamento de relevo em relevo e um cubo-maps do room reflex com cozidas em tempo real as luzes que estão nesta posição, em FPS e resolução baixos. Isso teria sido o mais próximo do DOT3 pixel shader 1.0 do Xbox1 contemporâneo do NGC, mas penalizou muito na performance ou no número de texturas carregadas na cena final ou forçando a níveis de fatiamento pela carga gráfica. Já que carregar no VRAM do GC ou Wii um mapa de cubo para cada área de iluminação para recriar essas mudanças em objetos estáticos ou dinâmicos, seria uma solução muito válida, mas por força bruta. Obrigaria o motor e os programadores a controlar e escalar o uso de todas essas variáveis. Entende-se que o algoritmo DOT3 simplificou tudo isso, além disso, era mais realista com iluminação e também podia adicionar o mapa do ambiente e especular ao material de resultado final. Com três passagens do GC / Wii multi-texturas, consiga algo semelhante. Isso também dependerá de ser usado no mecanismo de desenho para frente ou de renderização diferente. Caso o Wii precise de mais alguns efeitos, ele pode chegar a até 16 passes, mas seria uma atrocidade, concentrar essa quantidade de passes em vários objetos da tela.

Para isso mais tarde veio a solução dos pixels shaders, que é uma simplificação e racionalização de tudo isso. Ele tenta fazer o mesmo com uma passagem. Tempo de ganho de cálculo para a GPU, uso de memória de VRAM e RAM principal e, finalmente, tempo de CPU principal. Porque no final esses efeitos através de multitexturas dependiam muito do driver da GPU e, portanto, de instruções complementares da CPU.

Mas vale ressaltar que como um verdadeiro avanço na área de gráficos em videogames, é o “streaming de dados”. No dia em que o Xbox original introduziu no HDD o conceito de console, e conforme o Xbox360 explodiu esse novo componente, realmente as texturas e os dados necessários para as texturas recriarem materiais, cresceram exponencialmente. É verdade que a velocidade de processamento, a variedade de efeitos e a versatilidade dos shaders programáveis são fundamentais nesta evolução, mas seria impensável estes realmente, sem discos rígidos nos consoles. É verdade que o 360 tinha muitos jogos sem esse requisito, a princípio. Mas é verdade que a qualidade e a velocidade de streaming e uso de DVD melhoraram muito.

Pudemos concluir que “The Conduit” é quase o máximo e o melhor que pode ser feito em um videogame para arquivar este nível de materiais de qualidade com um solavanco e iluminação. E mostre tudo rodando tecnicamente em uma vitrine do motor Quantum3. Em termos de solução técnica, esse é o caminho. Obviamente, não tem o mesmo orçamento que estava por trás de um Halo, para colocar um exemplo. Com um trabalho mais artístico e de programação, pudemos ver com certeza 90% da qualidade de um Xbox1 no Wii. Entender que as diferenças no Hardware são tão grandes. A Nintendo criou uma ótima GPU na época. Mas só então tudo foi mudando, tudo, a Nvidia estava dando o salto no PC.

Novamente, aquele The Conduit é muito bom, mas poderia ter sido mais. Mais maior como jogo e acabamento ainda melhor.

Se também este motor tivesse sido padronizado no Nintendo SDK, como o UDK no Xbox, teria sido mais possível ver esses efeitos em mais quantidade e qualidade de títulos. Mas já era tarde.

Acrescente que o Metroid Other M, o Team Ninja mostra que conhece a técnica de “Normal Mapping” melhor que Retro ou Nintendo, e arquiva o mesmo que The Conduit, talvez com menos (na cena total) do “Normal Mapping” a significa um EMBM, aquele The Conduit, mas muito bem feito. Especialmente quando usado menos, você pode inserir tantos polígonos na tela.

Para concluir que The Conduit, Metroid Other M e Mario Galaxy, que também usa EMBM. São os videogames que melhor utilizam o Wii.







metroid-other-m-preview-1.jpg

200972313323_5.jpg
 
Ultima Edição:

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Wii tem muito jogo bonitão em gráficos. Mas poucas foram as empresas além da Nintendo que exploraram bem o poder do console.

Dos jogos bonitos que me lembro agora vêm na cabeça:

1 - Mário Galaxy 1 e 2
2 - Fatal Frame
3 - Resident Evil The Darkside Chronicles
4 - Kirby's Epic Yarn
5 - Muramasa The Demon Blade
6 - Zelda Skyward Sword

No geral, acho que faltou capricho mesmo. Pois se a Nintendo conseguiu fazer Mário Galaxy bonitão daquele jeito. Em tese, as outras também poderiam se quisessem. Mas acabou que o Wii recebeu um monte de port de game de PS2 e em versão pior.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803



porque será que o wii não tem sombra nos inimigos ? e o motion blur foi capado :kpensa (pergunta retórica)

Mas zuera a parte, se o wii é mais forte que o xbox a verdade é que não o pode mostrar em multie no curto espaço de tempo que ambos estiveram juntos no mercado.
 
Ultima Edição:

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.299
Reações
2.140
Pontos
453
Apesar de terem processamento muito próximos, o HD dava uma larga vantagem para o Xbox.
Pois assim como o PC o Xbox usa espaço no HD como Memória Estendida, assim ele supera a limitação dos 64 Megas de Memória Ram.
.
Por isso o Farcry é muito superior, pois as texturas são carregadas na Memória Estendida do HD, o Wii é limitado pela memória Ram interna.
Outros games com texturas de alta qualidade como: Morrowind, Riddick, Call of Cthullu, Doom3 e Half Life 2 seriam impossíveis de serem portados pro Wii.
 
Ultima Edição:

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
O Wii está para o GC em termos de hardware na mesma toada que o Switch está para o Wii U, ou nada a ver?
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
se for considerar apenas arte, considero OKAMI mais bonito que mario galaxy
no wii, não é ... o jogo é muito borrado, as cores são muito pastel.... e visualmente fica com cara de que o jogo dá peidando pra realizar aquela visão artistica

o Mario Galaxy tem um visual mais simples e colorido, mas é tudo redondinho e limpo

no remaster HD, talvez o Okami fique melhor, mas lado a lado a versão do Wii sofre demais com a baixa resolucao
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
no wii, não é ... o jogo é muito borrado, as cores são muito pastel.... e visualmente fica com cara de que o jogo dá peidando pra realizar aquela visão artistica

o Mario Galaxy tem um visual mais simples e colorido, mas é tudo redondinho e limpo

no remaster HD, talvez o Okami fique melhor, mas lado a lado a versão do Wii sofre demais com a baixa resolucao
Assim sendo, eu fico um pouco confuso. O Wii U já não tinha o aspecto portátil, com a tela na mão, igualzinho o Switch?
Se a forma e o hardware são iguais, não entendo a necessidade do Switch.
 
Topo Fundo