O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Em tempos de ensino remoto, estudantes assistem aos vídeos dos professores na velocidade 2x para encurtar aula

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Em tempos de ensino remoto, estudantes assistem aos vídeos dos professores na velocidade 2x para encurtar aula

Educadores debatem se fenômeno do ensino pós-pandemia é apenas adaptação às circunstâncias atuais ou se isso representa perdas fundamentais para o aprendizado.

Não é só áudio do WhatsApp que está sendo tocado em velocidade 2x: no cenário pós-pandemia, alunos aceleram até as aulas on-line para ganhar tempo.
Estudantes universitários relataram ao G1 que, com essa possibilidade, conseguem transformar 3 horas de explicações do professor em apenas uma hora e meia de conteúdo. E depois aplicam o "excedente" tanto em atividades vinculadas ao estudo (trabalhos do estágio, por exemplo) quanto em missões nada acadêmicas (tarefas domésticas têm predileção).

“Deixo a aula aberta e vou cozinhando ou limpando a casa. Quando é uma parte menos importante, acelero mais. Se precisar, pauso para fazer alguma anotação”, conta Carolina Fonseca, aluna de design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Estou trabalhando muito mais na pandemia e tenho pouco tempo livre. Até quando vejo filme, acabo deixando mais rápido. Acho que existe uma urgência de querer participar de tudo, de estar por dentro de tudo.” Para a pesquisadora Andrea Jota, do laboratório de estudos de psicologia e tecnologia da PUC-SP, a escolha por aumentar a velocidade das aulas pode ter as seguintes razões:

1- Cansaço pelo aumento do tempo de tela:

Por causa da pandemia, há mais de um ano, o lazer e os estudos estão focados no mundo digital. “Lógico que, entre os dois, as obrigações vão ser menos estimulantes”, diz. Isso faz com que o aluno, cansado de ficar tanto tempo no notebook ou no celular, opte por diminuir a permanência em frente às telas justamente quando precisa cumprir as atividades acadêmicas.
Gustavo acelera as aulas da faculdade para ganhar tempo  — Foto: Arquivo pessoal


Gustavo Almeida, estudante de engenharia civil no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG),
conta que a “rotina digital” traz, de fato, um estado de exaustão mental.

“Fico muito cansado, porque acabo passando das 7h às 21h no computador. Nas aulas, coloco velocidade 1,75x ou 2x.
Consigo administrar bem assim, e o tempo cai basicamente pela metade”, diz.

2- Consequência da ‘atenção exclusiva’:
A pesquisadora Andrea Jota explica que, na aula presencial, a atenção do aluno nunca é exclusivamente dirigida ao professor. Ele pode virar para o lado e fazer um comentário com o colega, olhar pela janela e se distrair por alguns minutos, ficar reparando em qualquer elemento da sala, erguer a mão e fazer uma pergunta…
Mas, quando a aula é on-line, o campo de “distrações” fica muito reduzido.

“Na tela, com o vídeo aberto, você é quase obrigado a prestar atenção no que está sendo dito, mesmo que aquilo
não te atraia. Há uma perda da autonomia de escolher no que focar. Do ponto de vista psicológico, isso cansa”, diz Jota.

3- Dificuldade na adaptação das aulas para o formato virtual:

“No começo, achávamos que seria tudo temporário. Se eu soubesse que demoraria tanto tempo para voltar para o presencial, teria feito um esforço maior”, afirma Kaizô Beltrão, professor da escola de administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Coloquei internet mais rápida para resolver problemas de conexão. Mas o processo de adaptação vai levar um tempo.”
A dificuldade de encontrar um formato de aula que não seja a mera transposição do presencial para o digital é um desafio para os professores. Por causa da pandemia, o processo de implementar o ensino remoto foi abrupto, e parte dos docentes ainda tenta encontrar uma forma de aproveitar as vantagens da tecnologia para atrair a atenção dos estudantes.
“Daria para usar planilhas eletrônicas na tela e compartilhá-las com os colegas, tirar dúvidas, dar dicas. Isso era impossível no presencial, e poderia aumentar a interação da turma. Mas vejo que os alunos continuam se falando só nos próprios grupos. Não estão mais participativos”, conta Beltrão. Andrea Jota, da PUC-SP, explica que elaborar um curso à distância é um processo trabalhoso e construído em conjunto. “A demanda foi da escola e das faculdades, que continuaram cobrando mensalidades e precisavam dar algo em troca. Não foi um processo de analisar a ferramenta, construir o material pedagógico… Em geral, foi só uma transferência para o virtual”, diz. Uma das maiores vantagens do ensino remoto seria justamente a possibilidade de os alunos construírem suas “trilhas de conhecimento”.
“Tem gente que aprende melhor conversando com os outros, lendo, vendo vídeo ou escrevendo. A internet permite que cada um escolha como vai adquirir conhecimento. Mas, se você obriga que os jovens fiquem horas a fio assistindo a aulas em que não estão interessados, perde esse benefício”, afirma a pesquisadora.
Para ela, não faz sentido, por exemplo, manter o mesmo tempo de duração das aulas. “O professor deveria ser pago por empreitada, não por hora. Na internet, é possível que o conteúdo seja apresentado de forma mais objetiva. Não tem por que exigir que se cumpra a carga horária que valia no ensino presencial, antes da pandemia.”

4- A ilusão da ‘otimização do tempo’:

Dani Rodrigues estuda medicina e acelera as aulas gravadas — Foto: Arquivo pessoal


Dani Rodrigues, aluna de medicina na Unigranrio Caxias (RJ), conta que acelerar o áudio “facilita e agiliza” as aulas teóricas, ministradas à distância.
“São muito longas e intensas. Assim, consigo reduzir o que tinha de 3 a 4 horas em algo mais curto, de 1h30. No começo, era confuso, mas é tudo questão de costume”, afirma.

“Agora, se vejo uma aula normal [ao vivo], dá até aflição de não estar acelerada também. Desacostumei.”

A psicóloga Rita Calegari destaca como a ideia de “aproveitar melhor o tempo” pode ser atraente. “Nós somos seduzidos pela ideia de otimização. É uma falsa sensação de que vamos conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo - como mexer a panela e ouvir a aula de física”, explica. “Mas a questão é: acelerar para chegar aonde?”, reflete.

Quais as consequências das aulas aceleradas?

O aluno que, pelas razões listadas acima, opta por acelerar as aulas pode até ganhar mais tempo no dia. Mas também está sujeito às seguintes consequências:

  • Dificuldade de foco
“Se eu divido minha atenção entre a aula de matemática e o trabalho em uma planilha, atinjo a mesma área
do cérebro para as duas tarefas. Isso traz perda de foco para ambas”, afirma Jota.

  • Perda das minúcias da comunicação
“Saindo do presencial, perdemos a parte não verbal da comunicação. Se acelero o áudio, pego ainda menos as ‘respiradas’, as entonações,
os suspiros que me mostram se a pessoa está cansada ou desanimada. Nossa escuta vai ficando cada vez mais superficial”, diz a psicóloga Calegari.

  • Provável dificuldade de voltar a conviver socialmente
“A tela traz a falsa sensação de segurança. O aluno fica no conforto do seu quarto, com a impressão de que não pode ser atingido pelos outros
O retorno para o presencial deve trazer maior ansiedade pela retomada das relações face a face, sem o controle da internet”, explica Andrea Jota.

  • Necessidade de reaprender a ter paciência
“Corremos o risco de ter jovens que não saberão mais conversar. Imagine como vão poder falar com idosos mais lentos ou com pessoas com problema de dicção?
Mas, claro, precisaremos esperar para ver as consequências daqui a 5 ou 10 anos”, diz Calegari.

O que fazer, então?

A pesquisadora Andrea Jota afirma que o ensino à distância seria, em tese, uma opção para os alunos. Eles escolheriam esse formato e teriam acesso a um material que foi, desde o início, formulado para a versão digital. A pandemia, no entanto, quebrou esta lógica. Com a suspensão das atividades presenciais, foi impossível colocar a educação remota apenas como alternativa. De que modo, então, tornar as aulas virtuais mais atrativas?

  • Da parte das universidades, o caminho não deve ser obrigar o aluno a comprovar presença em determinado horário, diz Jota.
“Esse esquema de o mesmo professor ensinar todos ao mesmo tempo, com hora marcada, não tem propósito. Fazer com que o estudante abra a câmera para comprovar que está presente faz você perder justamente a flexibilidade que as telas proporcionam”, afirma. “O ideal é permitir que o estudante organize seu dia e assista à aula quando achar melhor."
  • É preciso proporcionar momentos de interação e de troca entre alunos e professores, mesmo que eles não consigam estar conectados sempre ao mesmo tempo.
  • Os jovens precisam aprender a ter momentos off-line. Jota diz que há uma “dificuldade de lidar com o ócio”. Por isso, é preciso tentar buscar atividades de relaxamento durante o dia, como exercícios físicos (mesmo que em casa) ou meditação.
  • O conteúdo deve ser oferecido com diferentes recursos digitais - vídeos, apresentações, planilhas colaborativas… Uma das vantagens da internet é justamente oferecer mais de um meio de aprendizagem.
  • As aulas podem ser mais curtas e objetivas, sem a obrigatoriedade de cumprir a carga horária pré-pandemia.
============================================================

Sendo bem sincero, eu faço isso direto. Não necessariamente 2.x, mas acelero quando preciso de algo mais específico ou estou confortável.

Acho que isso pode ser um problema pro mais jovens.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.892
Reações
11.980
Pontos
753
Era meu sonho poder ficar menos tempo nas aulas :kpaixao

Essa geração é tão rápida que ficam batendo o dedo pra pular 10 segundos dos vídeos do youtube, inclusive em músicas.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Era meu sonho na época que estudava ter esse recurso com uns professores de fala mole que eu tinha.
Aulas intermináveis.
Mas para escrever no quadro eram um jato, pqp ..... :klolwtf
 


ChasseyBlue

Habitué da casa
Mensagens
212
Reações
394
Pontos
63
Aí entra a questão da didática e dinâmica do professor, não adianta colocar um dinossauro que nao entende porcaria nenhuma de dinâmica, tem que colocar alguém que desenvolva bem o serviço, por que no PC tem mil coisas que distraem, dae me vem com uma dessas de focar na aula, simplesmente fica complicado.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.279
Reações
49.973
Pontos
1.304
Ensino em 1920 :

Alunos se arrumam, vão até a escola e sentam na sala com seus livros físicos e um professor fala.

Ensino até 2019:

Alunos se arrumam (MAIS OU MENOS), vão até a escola e sentam em uma sala com seus livros em PDF e um professor fala.

Ensino em 2021 (remoto):

Alunos ficam em casa de pijama, se sentam na frente do PC e escutam um professor falar.


Nada de errado nisso aí né ?

Já falei e repito : Esse sistema de ensino é datado demais, negócio arcaico que não funciona direito... Em muitas escolas a solução para ter a atenção do aluno era tirar o celular deles antes de começar a aula, como se o problema fosse a tecnologia e não uma sala quadrada com um professor idoso escrevendo um monte de informação antiga e errada em um quadro "negro" (verde) com giz branco.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
O que me surpreende é que tem professor simplesmente gravando as aulas e enviando para os alunos.

A aula deveria ser via zoom ou meet para no mínimo exigir compromisso do pessoal. Claro que sempre dá para gravar a tela da aula e compartilhar depois, mas é melhor do que o que tá acontecendo.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.503
Reações
66.375
Pontos
1.554
Uns meses atrás eu tava fazendo umas vídeo aulas de design gráfico, só que o cara que dava as aulas falava devagar e arrastado demais que eu me vi obrigado a aumentar a velocidade de reprodução em pelo menos 1.5 vezes...
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.989
Pontos
819
confesso que fiz isso num curso do doutorado, aula era pre gravada num quadro negro com qualidade de tecpix, com um prof que eu sabia que era horrivel por experiencia pessoal passada, só assistia em 2x pra saber do que se tratava e ia estudar sozinho nos livros mesmo.
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
Online só consigo estudar no 1.5 e 2.0 a não ser que o prof seja o The Flash. No mais , prefiro ler pdf e fazer resumo do que ver video aula
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Queria ter feito isso lá nos idos de 2001. Aula de direito romano era tiro e queda, literalmente. A mulher começava a falar e caia no sono.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.527
Pontos
553
Para se aprender algo tem que se ter interesse no que está sendo ensinado.
E hoje simplesmente ninguém (em se tratando de jovens e ensino médio) se interessa em estudar o que precisa ser estudado.
Pode fazer o diabo, dar aula vestido de palhaço, fazendo stand-up, que se o aluno não tem interesse, não vai aprender.
Aí terminam o ensino médio, pintam o cabelo de azul e vão trabalhar de atendente de Chillibeans, McDonalds, etc, e com isso já compram o iPhone parcelado em 20x e tá tudo bem, vivem assim por uns anos, e só depois percebem a m**** que fizeram por desvalorizar o estudo e perderem a chance de aprender algo que permitiria melhorar de vida.
Eu e minha família (esposa e filho) só temos uma vida confortável hoje devido ao estudo, do contrário, estaria ferrado.

Em relação ao tema do tópico, não vejo problema em assistir em velocidades maiores, nem todo mundo aprende igual. Vídeo pode repetir algo que não entendeu, pode voltar quando estiver testando o conhecimento (exercícios), etc, facilita mto o aprendizado.

Pra mim uma das maiores dificuldades do EAD é quanto a capacidade de demonstrar conhecimento. Uma prova em sala de aula dificulta a questão da cola. Online qualquer um pode fazer pro outro aluno emprestando o login. Mas no final, é aquela, quem quer aprender, tem como, quem não quer, sempre vai ter vaga nos McDonalds.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.916
Reações
70.653
Pontos
1.279
Até o Netflix e Whats tao aderindo a isso

O maior problema desse tipo de coisa e que gerar imediatismo, e a pessoa tende a ficar frustrada qnd se depara com um situaca que nao da pra por 2x
 

GorinOSho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.317
Reações
2.752
Pontos
453
Mas tem professor que é tipo Aracy Top Therm.. na velocidade 2x fica uma pessoa normal.
É justo isso.
 

Dinwiddie

Bam-bam-bam
Mensagens
1.480
Reações
6.426
Pontos
353
Eu já passei da fase da velocidade 2x faz tempo, depois que o cérebro acostuma, a velocidade normal parece câmera lenta.

Já assisti vídeo aula de pós graduação em 3x, 3,5x... E consigo assimilar o conteúdo antes que alguém pergunte.

Mas depende do professor também, tem uns que falam rápido e nem rola colocar acima de 2x.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
Vai depender muito do professor e do assunto.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Honestamente, pessoal que faz video já tem o costume de pegar o feedback de quem assiste pra melhorar o material e tornar ele mais fácil de entender. Tem gente no youtube que a aula é absurdamente interessante de se assistir.

Vi umas "aulas online" que uma pessoa com que tava saindo antes da pandemia precisava assistir por causa da faculdade e put* m****... negócio é tão horrível que dói na alma.

Imagina ai professores cheios de ego que nesse "mundo online" não tem feedback das coisas de errado que tão fazendo e tão velhos demais pra querer aprender algo novo, negócio é uma desgraça completa. Já tive muitas aulas de professor ruim na escola / faculdade / trabalho mas a versão online dessas aulas ruins consegue ser ainda mais sofrível.

Aula online não é só gravar um video narrando o conteúdo da aula e botar na internet.

Numa sala de aula o professor fala de um assunto mas antes pergunta "vocês lembram do assunto tal?" e ai explica denovo, há varias interrupções durante a aula para esclarecer coisas ou debater um tema de forma que a maioria entenda o assunto, se começa a falar rápido igual um alucinado as pessoas pedem pra falar mais devagar e etc... estou sempre precisando aprender algo novo a cada 3 meses e te falar que sinto falta das aulas presenciais.

Alguém precisa fazer um curso sobre "como dar aula online" e forçar a galera a aprender pq ta foda, quem entrou na faculdade agora em 2020 sinto que vai ser muito prejudicado por todo esse despreparo.

Os únicos videos de aula que acelerei nesses ultimos 2 anos de pandemia foi exatamente quando me vi na obrigação de ver algo muito mal feito que depois de 2~3 horas não tinha mais como aguentar aquilo.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
195567
Queria eu na época em que eu estudava se pudesse ter isso de colocar as professoras pra falar como se tivesse narrando futebol na rádio.
Seria a melhor coisa do mundo principalmente em matérias enfadonhas, só iria deixar na velocidade 0,5x se professora fosse gostosa, mas isso aí é tão raro quanto perna de cobra.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.870
Reações
50.979
Pontos
1.003
Não tem problema nenhum nisso, é bom que demora menos tempo pra ver o que tem que gravar pras provas
 
Topo Fundo