Eu comentei isso em um tópico lá na pasta de Automóveis, ano passado. Um antigo colega de escola meu hoje é dono de auto escola. Ano retrasado, tive que negociar o preço para que 10 funcionários da minha empresa pudessem tirar carteira B., e ele foi me contando que abriu a auto escola em 2012, e mesmo que o preço para tirar a carteira fosse quase metade do que é agora, ele tirava umas 5x mais dinheiro. Nos 3 primeiros anos, ele fechava uma turma de 45 alunos a cada 2 meses. Em 2017 e 2018, ele fechava uma turma de 10 alunos a cada 5 meses. Duas ou três por ano. Segundo ele, o que encareceu o serviço foram várias coisas:
- ficou bem mais caro tirar carteira. Tirar AB hoje em dia, é no mínimo 2700 reais, mesmo em cidade pequena.
- tempo e burocracia. O tempo mínimo para tirar carteira é 1 mês, e isso se você fizer tudo certinho, espremer horários e passar tudo de primeira.
Uma coisa que a burocracia acabou por atrapalhar foi esse negócio do tempo. Acho que a partir de 2017, se tornou obrigatório que todos os alunos assistissem aulas presenciais (aquele curso da prova teórica). Não sei a quantas está hoje, mas na época eram 45 horas. Se você assistir 8 horas por dia, precisa de 5 dias e meio. Ele mesmo me disse que raramente conseguia turmas que fechassem uma semana toda (já que as pessoas trabalham). Então o que ele fazia eram aulas sábado e domingo. Como 5 dias e meio dá 3 semanas, já tire isso do tempo. Para marcar a prova teórica, demora 1 semana. Depois disso, são as aulas práticas. Só é possível fazer 3 aulas por dia, e no máximo 2 aulas por horário (então não dá pra fazer 3 aulas de manhã, tem que dividir). Como são 25 aulas de carro e 20 de moto, você precisa de no mínimo 9 dias para as aulas de carro, e 7 dias para as aulas de moto. Dependendo de onde você mora, só tem prova 1 vez por mês (as famosas "comissões"). Se reprovar, só no outro mês. Mesmo na capital, se reprovar, só 15 dias depois. Mesmo que você esprema tudo ao máximo e tenha as aulas teóricas durante a semana (isso depende mais da auto escola), você tem 6 + 9 + 7 = 22 dias só para as aulas. Agora some a isso marcar as provas. E eu nem levei em conta aqueles exames que você faz antes de entrar na auto escola. Tirar carta em 1 mês é bem complicado.
Mas peraí, não é só assinar lá? Não. O que ocorre é que, desde 2017, existe monitoramento eletrônico TANTO NAS SALAS QUANTO NOS VEÍCULOS. Então sim, você tem que ficar 45 horas com o rabo sentado lá na sala, com a câmera te filmando. Se você ficar fora da câmera durante 2 períodos, eles automaticamente marcam uma falta para você. Perde 4 horas. ANTES, só havia a tal da biometria (colocar a digital). Mas agora, é biometria e câmeras. E indo para as aulas práticas: tem uma câmera no carro que filma você e o instrutor. Se quiserem o nome do aplicativo que a auto escola usa, o nome é Super Prático. Procurem aí. Então. De acordo com esse colega, além da filmagem, o carro não pode ficar mais de 10 minutos parado. E para o GPS, "parado" também quer dizer você ficar treinando baliza, já que você não se move muito. Então eles se desdobram pra fazer aula de baliza.
E esse preço de R$ 2700 é sem o tal do simulador. Tem estado em que era obrigatório e estado em que entraram com liminar.
O problema nem é tanto o preço, mas o tempo que você perde. A média de tempo para tirar carteira no interior é de 3 meses. E se você passar de primeira.