O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EmpregadOS] Ambiente corporativo: como você lida?

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Fala galera

Durante toda a minha "carreira" (trabalho somente há pouco mais de 5 anos) tive um regime tranquilo de trabalho. Fazia meu horário, trabalhava como PJ, como responsável técnico de estabelecimentos, etc.

Há 19 meses, entrei em uma grande empresa. Com 3 meses, pegay um cargo de liderança e, recentemente, fui promovido novamente. Senti um certo desconforto em alguns colegas, e assim contextualizo o tópico: O ambiente corporativo é o local mais TÓXICO da fase da terra.

Pelo menos na minha experiência, dependendo da sua posição, não dá para simplesmente ligar o f**a-se para tudo e para todos, pois você depende de várias pessoas (e ressaltando, são pessoas, com suas múltiplas personalidades e atitudes), pois sua vida na empresa acaba se tornando um inferno.

Eu diria que, pelo menos onde me encontro, para se dar bem preciso de é claro, além de todo o conhecimento técnico, saber ser político, lidar com diversas situações interperssoais desconfortáveis (inveja, puxação de saco e tapete, fofoca), e etc. E isso é uma m****, pois no dia-a-dia acabo gastando muuuuuuuuuita energia com estas questões, além é claro da exaustiva lista de afazeres inerentes à função.

Então eu pergunto: como diabos vocês lidam com isso? Qual a situação de vocês? Quais foram suas experiências de sucesso/fracasso nesse ambiente tão inóspito?

PS: acredito que devam existir exceções, mas como os responsáveis por este ambiente são as próprias pessoas, eu duvido que a realidade da maioria seja diferente da minha.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Rapaz, equipe que não confia no lider boicota mesmo.

Se eles tem a sensação de que podem ocupar seu lugar, farão de tudo para mostrar que você é fraco. Solução é ser sempre competente, entender todos os processos, delegar trabalhos rotineiros e focar nas demandas estratégicas.

E claro, estudar muito sobre liderança. Pegar o lider do boicote e chamar pra uma conversa franca.

Quem tem cargo de supervisão e coordenação nunc pode perder a confiança do superior e dos inferiores. É o inferno na terra. I know that feeling.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Ser chefe é uma droga. Ser chefe é bom quando você é chefe e dono. Já trabalhei em empresa grande e, serio, descobri que no geral, chefe não vale de nada. Quando o grupo junta pra derrubar o chefe, já era. Vi 2 caírem assim. A área tinha produção de 40. Ai um chefe assume e cai pra 15. Os superiores vão fazer o que? Correr com o chefe ou mandar todo mundo pra rua? A menos que você seja o dono mesmo, o poder ta todo na base. Eu avaliaria muito se o dinheiro compensaria antes de aceitar algo assim, até mesmo por conta de estabilidade na empresa. Não sei se é o caso geral, mas por minha experiencia, já vi mais "chefe" rodar do que peão que trabalha bem (incluindo aqui em peão toda a classe que não faz parte da chefia, apesar de alguns se acharem chefes).
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Ser chefe é uma droga. Ser chefe é bom quando você é chefe e dono. Já trabalhei em empresa grande e, serio, descobri que no geral, chefe não vale de nada. Quando o grupo junta pra derrubar o chefe, já era. Vi 2 caírem assim. A área tinha produção de 40. Ai um chefe assume e cai pra 15. Os superiores vão fazer o que? Correr com o chefe ou mandar todo mundo pra rua? A menos que você seja o dono mesmo, o poder ta todo na base. Eu avaliaria muito se o dinheiro compensaria antes de aceitar algo assim, até mesmo por conta de estabilidade na empresa. Não sei se é o caso geral, mas por minha experiencia, já vi mais "chefe" rodar do que peão que trabalha bem (incluindo aqui em peão toda a classe que não faz parte da chefia, apesar de alguns se acharem chefes).
E outra, todo chefe tem que ser discreto.

São os alvos mais fáceis das fofocas. Eu tenho poucas pessoas sob minha tutela, mas externalizar opiniões ou coisas pessoais é coisa que parei de fazer. Pior é lidar com a intimidade dos antigos colegas que fazem piadinhas em público.

As pessoas adoram ver chefes sem carisma se foder. Hoje em dia respeito muito mais as pessoas que me chefiaram e me chefiam. É bizarro pensar que já fui um bocó boicotador de chefe competente, porém que considerei antipático.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Rapaz, equipe que não confia no lider boicota mesmo.

Se eles tem a sensação de que podem ocupar seu lugar, farão de tudo para mostrar que você é fraco. Solução é ser sempre competente, entender todos os processos, delegar trabalhos rotineiros e focar nas demandas estratégicas.

E claro, estudar muito sobre liderança. Pegar o lider do boicote e chamar pra uma conversa franca.

Quem tem cargo de supervisão e coordenação nunc pode perder a confiança do superior e dos inferiores. É o inferno na terra. I know that feeling.
Ser chefe é uma droga. Ser chefe é bom quando você é chefe e dono. Já trabalhei em empresa grande e, serio, descobri que no geral, chefe não vale de nada. Quando o grupo junta pra derrubar o chefe, já era. Vi 2 caírem assim. A área tinha produção de 40. Ai um chefe assume e cai pra 15. Os superiores vão fazer o que? Correr com o chefe ou mandar todo mundo pra rua? A menos que você seja o dono mesmo, o poder ta todo na base. Eu avaliaria muito se o dinheiro compensaria antes de aceitar algo assim, até mesmo por conta de estabilidade na empresa. Não sei se é o caso geral, mas por minha experiencia, já vi mais "chefe" rodar do que peão que trabalha bem (incluindo aqui em peão toda a classe que não faz parte da chefia, apesar de alguns se acharem chefes).

Justamente isso. Engraçado como todos são amigos quando são todos fudidos. Aí um alcança uma posição um pouco melhor, e alguns invejosos mostram as garras

Felizmente tenho uma excelente equipe, até agora estamos bem, inclusive fora da empresa

Porém, já vi bastante coisa nestes quase 2 anos, que me fez ficar bem apreensivo em relação à confiança nos colegas
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.613
Reações
33.081
Pontos
1.048
Para ser chefe de verdade, você tem que ter pelo menos o poder de demitir e de contratar. Se você não pode fazer isso, sorry to say, você não é chefe. É só mais um elo na corrente corporativa desempenhando sua função.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 


Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Para ser chefe de verdade, você tem que ter pelo menos o poder de demitir e de contratar. Se você não pode fazer isso, sorry to say, você não é chefe. É só mais um elo na corrente corporativa desempenhando sua função.
this.

De resto, puxe o saco de quem seja necessário.
Dinheiro normalmente é melhor que sua reputação, já que essa não enche sua barriga.
 

JotaceKM

Mil pontos, LOL!
Mensagens
870
Reações
1.702
Pontos
1.094
ambiente de trabalho é isso aí, principalmente privado, e cargo de chefia

o que mais tem é gente lixo querendo puxar teu tapete

Vai fazendo o seu, faz bem o seu trabalho, faz contatos, se desenvolve na sua área, faz cursos, mas sim pode acontecer de principalmente alguém acima de vc não ir com a sua cara e vc dança

ou então passa em concurso ou trabalha por conta

eu por exemplo passei num concurso, ganho um salário decente, faço o meu trabalho de boas, não tenho que puxar saco de ng e ng tenta (nem conseguiria) puxar meu tapete. Mas já passei por isso em outros empregos.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Eu nunca trabalhei em empresa muito grande, mas minha namorada não só trabalha como estuda recursos humanos e o que eu sei que ela diria que se existe esse problema, ele começou na hora que contrataram errado.
Metade do necessário pra contratar alguém é a parte técnica, mas a outra metade é saber se a pessoa se comunica bem, se ela se encaixa na cultura da empresa e se ela vai se dar bem com o time. O cara pode ser bom profissional mas se como pessoa for incompatível, vai foder mesmo.
E o mais foda é que uma vez que o problema existe, é difícil fazer ele ir embora. O bom seria alguém que tem mais poder reconhecer o problema e tomar providencia. Sua empresa tem reviews periódicos dos empregados? Você pode reclamar da situação com alguém?
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Para ser chefe de verdade, você tem que ter pelo menos o poder de demitir e de contratar. Se você não pode fazer isso, sorry to say, você não é chefe. É só mais um elo na corrente corporativa desempenhando sua função.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

O intuito do tópico não foi para dizer "sou chefe, sou fodão, sou pica". Sou apenas um líder de uma pequena equipe, ainda continuo sendo a mosca na b*sta do cavalo do pistoleiro. A empresa é gigantesca, tenho muitos degraus para subir

Na verdade gostaria que a galera compatilhasse relatos sobre o quão hostil é esse ambiente, e o quanto temos que gastar energia no âmbito social, eventualmente até mais do que no profissional. Não queria me sentir sozinho nessa m**** huahuahauha

this.

De resto, puxe o saco de quem seja necessário.
Dinheiro normalmente é melhor que sua reputação, já que essa não enche sua barriga.
Hahahahahaha

ambiente de trabalho é isso aí, principalmente privado, e cargo de chefia

o que mais tem é gente lixo querendo puxar teu tapete

Vai fazendo o seu, faz bem o seu trabalho, faz contatos, se desenvolve na sua área, faz cursos, mas sim pode acontecer de principalmente alguém acima de vc não ir com a sua cara e vc dança

ou então passa em concurso ou trabalha por conta

eu por exemplo passei num concurso, ganho um salário decente, faço o meu trabalho de boas, não tenho que puxar saco de ng e ng tenta (nem conseguiria) puxar meu tapete. Mas já passei por isso em outros empregos.

Meu objetivo é esse. Almejo vaga em um concurso que é o topo da minha profissão de veterinário. Ganharia quase o dobro do que ganho hoje, mas com mais estabilidade, e fazendo o que eu gosto
Eu nunca trabalhei em empresa muito grande, mas minha namorada não só trabalha como estuda recursos humanos e o que eu sei que ela diria que se existe esse problema, ele começou na hora que contrataram errado.
Metade do necessário pra contratar alguém é a parte técnica, mas a outra metade é saber se a pessoa se comunica bem, se ela se encaixa na cultura da empresa e se ela vai se dar bem com o time. O cara pode ser bom profissional mas se como pessoa for incompatível, vai foder mesmo.
E o mais foda é que uma vez que o problema existe, é difícil fazer ele ir embora. O bom seria alguém que tem mais poder reconhecer o problema e tomar providencia. Sua empresa tem reviews periódicos dos empregados? Você pode reclamar da situação com alguém?

É isso mesmo!

Sim, anualmente todos sentam com seus superiores para discutirmos formalmente sobre nossa postura, nossos pontos fortes e nossas oportunidades de melhoria, e fica tudo registrado em um sistema do RH.

Acredito que ninguém aborde os pontos que relatei no tópico, talvez por: medo de represálias; ter se acostumado com essa m**** toda; achar que não é pertinente; achar que não vai dar em nada.

No meu caso, já conversei sobre isso com meu diretor, e simplesmente disse que empresa grande é assim, que devemos dançar conforme a música, e que para chegar onde ele chegou, teve que aguentar toda essa m**** e almoçar com muita gente que ele não gosta
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
No meu caso, já conversei sobre isso com meu diretor, e simplesmente disse que empresa grande é assim, que devemos dançar conforme a música, e que para chegar onde ele chegou, teve que aguentar toda essa m**** e almoçar com muita gente que ele não gosta

Que m**** :klol
Mas saiba que nem toda empresa grande é assim.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Para ser chefe de verdade, você tem que ter pelo menos o poder de demitir e de contratar. Se você não pode fazer isso, sorry to say, você não é chefe. É só mais um elo na corrente corporativa desempenhando sua função.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
detesto ter de concordar com isto mas é verdade, em muitas empresas principalmente nas que falham na contratação, se nao tiver estes poderes vais estar nas mãos dos subordinados.
 

kamikazepsico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.389
Reações
1.903
Pontos
884
Na verdade o ambiente corporativo não é toxico, as pessoas que são escrotas. Já fui desde funcionario a Dono ... e posso dizer que pode se encontrar de tudo, mas mesmo você sendo um bom lider, sempre vai ter os escrotos ... os mais escrotos são os supervisores, que acabam se sobrecarregando na função e se acham os donos da empresa por ganhar um pouco melhor que os colegas... mas geralmente esses são os mais toxicos, porque o pessoal abaixo deles "meio que entra na dança( com puxasaquismo, ou pagasaquismo, idiotismo, fococas, invalidando o bom trabalho de outros que vão apenas trabalhar porque tem metas na vida, ao invez de ser zumbi) e acabam acatando a idiotice desse supervisor". E isso precisa ser visto pelo RH , isso quando a empresa é de grande porte, e quando é de menor porte, isso é enxergado por todos , a não ser que o chefe tambem seja um escroto... ai não tem jeito.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Na verdade o ambiente corporativo não é toxico, as pessoas que são escrotas. Já fui desde funcionario a Dono ... e posso dizer que pode se encontrar de tudo, mas mesmo você sendo um bom lider, sempre vai ter os escrotos ... os mais escrotos são os supervisores, que acabam se sobrecarregando na função e se acham os donos da empresa por ganhar um pouco melhor que os colegas... mas geralmente esses são os mais toxicos, porque o pessoal abaixo deles "meio que entra na dança( com puxasaquismo, ou pagasaquismo, idiotismo, fococas, invalidando o bom trabalho de outros que vão apenas trabalhar porque tem metas na vida, ao invez de ser zumbi) e acabam acatando a idiotice desse supervisor". E isso precisa ser visto pelo RH , isso quando a empresa é de grande porte, e quando é de menor porte, isso é enxergado por todos , a não ser que o chefe tambem seja um escroto... ai não tem jeito.

Isso que é foda. Todo mundo sabe como o negócio é, mas parece que "se acomodaram" a viver trabalhando assim. Atualmente passo metade do meu dia nessa vida. Tem dia que chego com vontade de mandar todo mundo se foder e sair daquela m****. Em outros raros sou feliz lá

O problema é que não ganho mal, e está difícil arrumar outra oportunidade
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.673
Reações
14.499
Pontos
503
pior é o chefe que precisa lidar com "pião" pois qualquer firmeza do lider vão tentar derrubar.

atualmente trabalho no chão de fábrica, e tenho um chefe que precisa ser linha dura, muita gente no setor ta tentando derrubar o cara por isso.

eu particularmente prefiro ser um responsável técnico, lidar com máquinas e sistemas do que pessoas, por isso estou mudando de ramo

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
pior é o chefe que precisa lidar com "pião" pois qualquer firmeza do lider vão tentar derrubar.

atualmente trabalho no chão de fábrica, e tenho um chefe que precisa ser linha dura, muita gente no setor ta tentando derrubar o cara por isso.

eu particularmente prefiro ser um responsável técnico, lidar com máquinas e sistemas do que pessoas, por isso estou mudando de ramo

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Lidar com pessoas é foda demais, tá maluco
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.921
Pontos
1.444
Fala galera

Durante toda a minha "carreira" (trabalho somente há pouco mais de 5 anos) tive um regime tranquilo de trabalho. Fazia meu horário, trabalhava como PJ, como responsável técnico de estabelecimentos, etc.

Há 19 meses, entrei em uma grande empresa. Com 3 meses, pegay um cargo de liderança e, recentemente, fui promovido novamente. Senti um certo desconforto em alguns colegas, e assim contextualizo o tópico: O ambiente corporativo é o local mais TÓXICO da fase da terra.

Pelo menos na minha experiência, dependendo da sua posição, não dá para simplesmente ligar o f**a-se para tudo e para todos, pois você depende de várias pessoas (e ressaltando, são pessoas, com suas múltiplas personalidades e atitudes), pois sua vida na empresa acaba se tornando um inferno.

Eu diria que, pelo menos onde me encontro, para se dar bem preciso de é claro, além de todo o conhecimento técnico, saber ser político, lidar com diversas situações interperssoais desconfortáveis (inveja, puxação de saco e tapete, fofoca), e etc. E isso é uma m****, pois no dia-a-dia acabo gastando muuuuuuuuuita energia com estas questões, além é claro da exaustiva lista de afazeres inerentes à função.

Então eu pergunto: como diabos vocês lidam com isso? Qual a situação de vocês? Quais foram suas experiências de sucesso/fracasso nesse ambiente tão inóspito?

PS: acredito que devam existir exceções, mas como os responsáveis por este ambiente são as próprias pessoas, eu duvido que a realidade da maioria seja diferente da minha.
Tenho comigo que é justamente o contrário. Acho que o chefe é o primeiro que deve evitar qualquer fofoca, conversinha, puxa-saco, tem que entrar o mínimo em política, etc. Nunca fui chefe, mas os melhores chefes que tive simplesmente eram os que só falavam e pensavam no trabalho, não estava nem aí se alguém viesse reclamar de um aspecto pessoal ou tentar jogar a culpa nos outros. O foco é sempre no resultado.
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.712
Reações
3.472
Pontos
1.019
Cara, o que eu já vi em ambiente corporativo é que junta um bando de fdp que não faz o próprio trabalho direito, não cumpre horário, e fica com raivinha de quem é promovido e/ou ocupa cargo acima do deles.
 

Damiora Diku

Habitué da casa
Mensagens
95
Reações
369
Pontos
78
Se eu pudesse, chutava tudo pro alto e ia morar na praia, vendendo minha arte das coisas que a natureza dá. Cada dia que passa esse câncer chamado mundo corporativo consome um pedaço da minha alma.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
No meu caso o que incomoda são as metas absurdas, a falta de autonomia pra sair do procedimento quando necessário e o fogo cruzado entre cliente e empresa. Não tem jeito, meu lugar é o serviço público.
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.673
Reações
14.499
Pontos
503
Lidar com pessoas é foda demais, tá maluco
por isso prefiro os sistemas e as máquinas.

sempre gostei de trabalhar num canto isolado, e a logística vai na contramão disso, no meu antigo trampo eu quase "despiroquei" pois trabalhei num setor de suporte a gerência, e o pessoal lá era extremamente soberbo e mesquinho, e o chefe de setor era um completo mané

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.886
Reações
230.211
Pontos
2.529
É complicado mesmo. Fico até imaginando técnico de futebol comandando no mínimo 22 jogadores e que o menor salário é o do próprio técnico.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.854
Pontos
453
Só é difícil até chegar na gerência, depois é só puxa saquinho e puxar o tapete para ser promovido.
Eu adorava me livrar de competidores e chefes enviando currículos deles para a concorrência.
Mas depois de um tempo vc percebe que banha mais dinheiro abrindo seu próprio negócio. Trabalhar para os outros não da futuro e subir só significa jornada de 12 horas de trabalho.
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
Eu dou graças a Deus todo dia por trabalhar em um canto sozinho sem ninguém me enchendo o saco e super amigo do dono da empresa. :kbeca
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.854
Pontos
453
a0ce683c4206a19782b9348cc52c2773.jpg
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Com 3 meses, pegay um cargo de liderança e, recentemente, fui promovido novamente.

Desculpe, parei de ler aqui. Acabaste de entrar na empresa e já sentaste na janela, como costumam dizer. Certamente isso causará um clima estranho entre teus colegas, ainda mais aqueles que estivessem esperando por uma promoção quiçá há anos...

Há outro provérbio no mundo corporativo: "Pato novo não mergulha fundo." Isso quer dizer no teu caso: aceita tranquilamente o desconforto que tua promoção, a meu ver precoce, causará e prova, com o tempo, que tu a mereceste.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Desculpe, parei de ler aqui. Acabaste de entrar na empresa e já sentaste na janela, como costumam dizer. Certamente isso causará um clima estranho entre teus colegas, ainda mais aqueles que estivessem esperando por uma promoção quiçá há anos...

Há outro provérbio no mundo corporativo: "Pato novo não mergulha fundo." Isso quer dizer no teu caso: aceita tranquilamente o desconforto que tua promoção, a meu ver precoce, causará e prova, com o tempo, que tu a mereceste.

Na verdade o tópico não foi um MBML do tipo "fui promovido e agora tô cercado de invejosos"

Na real gostaria que a galera dividisse as experiências no trampo acerca deste assunto, para eu não me sentir sozinho hahaha
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.652
Pontos
1.124
Normalmente aquela galera que tomava uma antártica original com você no almoço, vendo você mudando para uma Stela Artors, Eisenbahn e heineken, que são boas cervejas, devem estar ti julgando como traidor do movimento, normalmente colegas de trabalho não ficam felizes com promoções de outros colegas, eles querem que você viva no purgatório em que eles estão, e não pessoalmente nunca vi gente lha dando bem a não ser aqueles colegas sangue bons mesmo que são raros com sua evolução.

E no seu caso você ganhou promoção com pouco tempo, isso para quem já está la a outro certo tempo não vai levar bem mesmo, minha dica e vida que segue, e vai calcando mais valor e até salários melhores mesmo, so você pagas suas contas, ambiente corporativo normalmente em sua maioria e um misto de gente incompetente e outros que trabalham para c***lho, no seu caso faça o seu mesmo.

Espero ter ajudado.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Só pq o OP agora tá ganhando 20 mil por mês, fica se gabando criando tópico, falo mesmo Hue.

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.373
Reações
15.827
Pontos
503
Se está num cargo de liderança, exerça liderança preferencialmente através do soft power. Mas não esqueça da parte do power. Trate bem, seja amigável, mas use seu poder, inclusive para impor sanções. E quando for chamar um funcionário para uma conversa franca, leve provas da conduta inadequada.

Nunca mostre fraquezas - trabalhei num lugar onde os chefes eram esses funcionários antigos que foram promovidos, mas que não possuiam as características necessárias para a função: deixavam claro que estavam sucumbindo à pressão (reclamando sempre de que era muito trabalho, etc), viviam sempre reclamando, etc. Mesmo que o mundo esteja desabando sobre sua cabeça, nunca dê sinais de fraqueza. A perda do respeito da equipe pelo chefe sempre começou assim na minha experiência.

Por fim, seja firme ao estabelecer limites para o que é trabalho seu e de sua equipe, e o que pertence a outros setores.

Nunca fui chefe, estou apenas elencando o que considero mais positivo e negativo nos chefes que já tive nessa vida.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Ambiente corporativo é uma porra, rola muito boato e fofoca na minha empresa.

O que eu tento fazer é nunca se relacionar romanticamente com pessoas do trabalho e tentar não ser polêmico em redes sociais, que os colegas de trabalho fatalmente me acham e vão me adicionado.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

capitão codorna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.490
Reações
517
Pontos
824
Só tive experiência liderando equipe com grau diferente, eu sou engenheiro e eles técnicos. Nunca tive problemas.
O problema que eu vejo, é quando uma pessoa do mesmo nível lidera outras, tipo, quando alguem da produção é promovido para cheve da produção, ou, um técnico liderando outros técnicos.
 
Topo Fundo