O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emprego no agronegócio cai 5,2% em 2020, apesar de crescimento da produção

.Saturno.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.635
Reações
5.705
Pontos
453
Setor deixou de empregar 949 mil pessoas em um ano de safra recorde e de expansão de 24,3% em seu Produto Interno Bruto (PIB)


mesmo batendo recordes de lucros e exportações, Parece que as maquinas modernas tao tomando o espaço das pessoas no agronegócio, o agronegócio é um dos poucos setores que pode manter os empregos tranquilamente
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Tenho amigos e familiares que moram ou trabalham na roça e eles sempre reclamam que levam calote de peão que não quer trabalhar.

E olhando como visitante realmente eh perceptível a mudança nesses últimos 20 anos. Antigamente eu via muita gente andando nas estradas de chão, arrumando cerca, tocando o gado, colhendo, preparando a terra e plantando. Hoje eh raríssimo ver alguém arrumando uma cerca. Tem lugar mesmo que é difícil ver alguma casa com janela aberta.

Jovenzinho de 15 anos da própria zona rural prefere ganhar R$ 50 a diária na zona urbana do que R$ 100 a diária na roça.

Quem tá aproveitando já tem moto, cachaça, mulheres e filhos antes mesmo de completar os 18 anos.

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
 


D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
386
Reações
2.365
Pontos
318
Tenho um negócio no setor agrícola e posso afirmar, como já disseram acima, que a automação está longe de ser a causadora da queda na empregabilidade no campo aqui no Brasil. A automação é mera consequência. O que está causando a queda é o custo da mão de obra atrelada à CLT. Agricultores de médio e grande porte preferem endividar-se na aquisição de maquinário pesado ao invés de criar um vínculo com custo CLT.

Em muitas áreas do agro, há demanda forte de colaboradores, mas há escassez de gente qualificada e o já citado desinteresse das novas gerações pelo trabalho no campo.
 

.Saturno.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.635
Reações
5.705
Pontos
453
Tenho um negócio no setor agrícola e posso afirmar, como já disseram acima, que a automação está longe de ser a causadora da queda na empregabilidade no campo aqui no Brasil. A automação é mera consequência. O que está causando a queda é o custo da mão de obra atrelada à CLT. Agricultores de médio e grande porte preferem endividar-se na aquisição de maquinário pesado ao invés de criar um vínculo com custo CLT.

Em muitas áreas do agro, há demanda forte de colaboradores, mas há escassez de gente qualificada e o já citado desinteresse das novas gerações pelo trabalho no campo.
Os grandes do agro negocio lucrando milhões e bilhões, e vc acha que contratar peões assalariados vai causa prejuízo por causa da CLT
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Dizem que o agronegócio aqui no Brasil é mó high tech, então é de se esperar...

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
386
Reações
2.365
Pontos
318
Os grandes do agro negocio lucrando milhões e bilhões, e vc acha que contratar peões assalariados vai causa prejuízo por causa da CLT

Não desdenhe do custo Brasil (do qual a CLT é um dos cabeça de chave). Minha família emprega no setor agrícola e mesmo registrando lucros nas últimas safras, não podemos contratar mais pessoas num momento de tanta carência de emprego, justamente por causa dos custos que a CLT impõe ao empregador.

O pessoal aparece aqui com frequência pedindo uma oportunidade de emprego e nós (com o coração na mão) somos obrigados a nega, embora a demanda por mão de obra exista para dobrar o nosso número de colaboradores.

Claro que não estamos nessa seara dos grupos que lucram milhões/bilhões no agro, como você citou. Embora estes também sejam prejudicados, eles possuem um aparato jurídico-contábil robusto para enfrentar os custos e a burocracia das leis trabalhistas. Mas conheço empresários do ramo sucroalcooleiro (usinas de cana de açúcar), por exemplo, que contam dos investimentos pesados na aquisição de maquinário para substituir os trabalhadores celetistas.

A burocracia estatal desemprega e mata de fome o seu próprio povo.

Outro ponto que vai afetar a empregabilidade no campo também em 2021 é a diminuição dos investimentos por causa do aumento absurdo no preço dos insumos agrícolas, a exemplo dos fertilizantes e defensivos. Um dos adubos minerais básicos que usamos nas lavouras simplesmente não está sendo comercializado desde o fim de fevereiro por causa da escassez de insumos para fabricação e o substituto de menor qualidade simplesmente mais que dobrou de preço de dezembro passado para cá.

Agora imagina isso numa grande agroempresa de produção de milho/soja que usa quantidades cavalares de fertilizantes e defensivos nas plantações para manter o alto nível de produtividade. Com aumento súbito dos custos e queda acentuada nas margens, a solução é diminuir áreas de cultivo. O que, por sua vez, cancela potenciais vagas de trabalho e até mesmo vagas já existentes.
 
Topo Fundo