O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emprego no Brasil

UTK

Ser evoluído
Mensagens
1.155
Reações
0
Pontos
36
Depois da notícia da dívida externa "quase" paga, pesquisei algumas notícias antigas sobre empregos formais no Brasil.
Todo semestre é um record, será que o Brasil está realmente progredindo?

Favor pessoal que vem só comentar "num vai dar certo" ou "meu tio tá desempregado" pelo menos postem argumentos convenientes e que tenham alguma utilidade.

Antes de responder também peço que deixem de lado suas preferências políticas, tem gente que só pq não gosta do PT diz que tudo que o PT ou o Lula faz é errado, mesmo quando (raramente) fazem algo correto.

Algumas das várias notícias que encontrei:

Empregos com carteira assinada batem recorde em 2007
Fonte: http://video.globo.com/Videos/Playe...OM+CARTEIRA+ASSINADA+BATEM+RECORDE+EM,00.html

13 de Julho de 2007:
Emprego com carteira assinada bate recorde no primeiro semestre do ano
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/07/13/materia.2007-07-13.5895705465/view

Contratações com carteira assinada atingem recorde em janeiro
Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/ma...nada_atingem_recorde_em_janeiro-425722786.asp

Carteira assinada aumentou 35%
Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/mostra_noticia.asp?id2=48619&cat2=conjuntura

Vagas com carteira assinada devem crescer em 2008, mesmo com crise
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u368309.shtml
Pedras e paus em mãos? Entam postem. :D

[]s
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
acho qeu pro Brasil progredir mais e melhor, as leis trabalhistas tem que ser revistas urgentemente

uma grande parte da populaçao está na informalidade porque os patroes nao tem incentivos para contratar legalmente
 

pedrocasanova

Ser evoluído
Mensagens
213
Reações
0
Pontos
21
Cara, assim...eu não acho que todo progresso é destaque. Na minha opinião depende muito. Eu acho o PT um lixo de partido. Além de cara ladrão (como todo outro partido), tem cara burro que não sabe roubar...mas a minha opinião vai além de partido, porque pra mim não importa se um é de esquerda e outro de direita, contanto que resolvam problemas graves do nosso país...

Quanto a questão que muita gente fala, que o emprego está aumentando no Brasil...é o que o te falei. Acho muito relativo. Legal, 10 milhões de empregos foram criados. Pagando quanto? Um salário mínimo? Uma pessoa e muito menos uma família vive com um salário mínimo, não em condições decentes...Mas assim, isso não é exclusivo do PT. Qualquer outro partido ia trabalhar em cima disso. Criar empregos, mas com salários irrisórios.

O problema é o PT fazer Marketing disso como se fosse a maior maravilha do mundo e que o país está um milhão de vezes melhor do que no governo atrás. Ai lógico, com a população pobre e ignorante (mais uma coisa, educação...povo ignorante é até conveniente pra qualquer governo) lê uma notícias dessas por alto, vai falar o que? Que o Lula é maravilhoso, viva o PT.

Resumo da ópera...o meu problema não é com tal partido ou o Lula, por mais cretino que ele seja, mas é com essas propagandas falsas que estão sendo feitas. Nada melhorou, ou melhor, nada significativo que traga uma paz e uma certa estabilidade pra um pai de família com uma condição de vida nada digna, aconteceu.

Isso tudo, falando da classe mais pobre, que desde o início foi o foco do Lula...

Mas já perdi fé em político faz tempo...só Deus pra olhar...
 

Caminhoneiro Sedutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.077
Reações
10.382
Pontos
774
pedrocasanova;2790820 disse:
Quanto a questão que muita gente fala, que o emprego está aumentando no Brasil...é o que o te falei. Acho muito relativo. Legal, 10 milhões de empregos foram criados. Pagando quanto? Um salário mínimo? Uma pessoa e muito menos uma família vive com um salário mínimo, não em condições decentes...Mas assim, isso não é exclusivo do PT. Qualquer outro partido ia trabalhar em cima disso. Criar empregos, mas com salários irrisórios.

Bem, a questão do salário é mais complicada que isso. A maioria desses empregos de carteira assinada são criados pela indústria, pela construção civil e pela agricultura. A mão de obra nesses setores é baratíssima. Ninguém vai pagar R$ 1.500,00 pra um "oreia-seca" ou pra um bóia-fria.

E pelo menos estão criando empregos. Claro, não é só isso a se fazer, mas é melhor que nada.


pedrocasanova;2790820 disse:
O problema é o PT fazer Marketing disso como se fosse a maior maravilha do mundo e que o país está um milhão de vezes melhor do que no governo atrás. Ai lógico, com a população pobre e ignorante (mais uma coisa, educação...povo ignorante é até conveniente pra qualquer governo) lê uma notícias dessas por alto, vai falar o que? Que o Lula é maravilhoso, viva o PT.

Todo partido vai fazer propaganda de qualquer ponto positivo, e exaltar tanto que parece que nós erradicamos o analfabetismo e descobrimos a cura da AIDS. Não é exclusividade do PT nem do Lula. Ninguém lembra das propagandas do FHC? "40.000 famílias assentadas", quando o déficit de terras chegava a quase 3 milhões de famílias.... Mas ainda assim as 40 mil famílias assentadas eram a 8ª maravilha do mundo.

Política partidária, vá se acostumando: todo mundo podre, mas uns mais podres que os outros.
 

UTK

Ser evoluído
Mensagens
1.155
Reações
0
Pontos
36
pedrocasanova;2790820 disse:
Cara, assim...eu não acho que todo progresso é destaque. Na minha opinião depende muito. Eu acho o PT um lixo de partido. Além de cara ladrão (como todo outro partido), tem cara burro que não sabe roubar...mas a minha opinião vai além de partido, porque pra mim não importa se um é de esquerda e outro de direita, contanto que resolvam problemas graves do nosso país...

Quanto a questão que muita gente fala, que o emprego está aumentando no Brasil...é o que o te falei. Acho muito relativo. Legal, 10 milhões de empregos foram criados. Pagando quanto? Um salário mínimo? Uma pessoa e muito menos uma família vive com um salário mínimo, não em condições decentes...Mas assim, isso não é exclusivo do PT. Qualquer outro partido ia trabalhar em cima disso. Criar empregos, mas com salários irrisórios.

O problema é o PT fazer Marketing disso como se fosse a maior maravilha do mundo e que o país está um milhão de vezes melhor do que no governo atrás. Ai lógico, com a população pobre e ignorante (mais uma coisa, educação...povo ignorante é até conveniente pra qualquer governo) lê uma notícias dessas por alto, vai falar o que? Que o Lula é maravilhoso, viva o PT.

Resumo da ópera...o meu problema não é com tal partido ou o Lula, por mais cretino que ele seja, mas é com essas propagandas falsas que estão sendo feitas. Nada melhorou, ou melhor, nada significativo que traga uma paz e uma certa estabilidade pra um pai de família com uma condição de vida nada digna, aconteceu.

Isso tudo, falando da classe mais pobre, que desde o início foi o foco do Lula...

Mas já perdi fé em político faz tempo...só Deus pra olhar...


Cara primeiro, não há dados sobre a quantidade de salário que está sendo paga aumentou ou não, então é precipitação falar que todos estão ganhando só um salário, nos meus dois últimos empregos e ganhava dois salários.
Mas mesmo que seja apenas um salário mínimo, é bem melhor que ficar desempregado. E quem começa ganhando um salário pode com o tempo ser promovido, não significa que o cara tenha que morrer naquele emprego ganhando só um salário. O cara precisa planejar seu futuro, e para um desempregado, o primeiro passo é procurar um emprego.

E hoje em dia um salário mínimo tá bem melhor do que já foi há uns tempos, lembro que até fizeram piada no Casseta & Planeta sobre o "aumento" de 5 e 6 reais no salário.

01/07/94 R$ 64,79
01/09/94 R$ 70,00 +R$ 5,21 :-(
01/05/95 R$100,00 +R$ 30,00 ;D
01/05/96 R$112,00 +R$ 12,00 [kong]
01/05/97 R$120,00 +R$ 8,00 [kzangado]
01/05/98 R$130,00 +R$ 10,00 [kzangado]
01/05/99 R$136,00 +R$ 6,00 [kbravo]
03/04/00 R$151,00 +R$ 15,00 ;D
01/04/01 R$180,00 +R$ 29,00 :smile
01/04/02 R$ 200,00 +R$ 20,00 :smile
01/04/03 R$ 240,00 +R$ 40,00 :D
01/05/04 R$ 260,00 +R$ 20,00 ;D
01/05/05 R$ 300,00 +R$ 40,00 :smile
01/04/06 R$ 350,00 +R$ 50,00 :rox
01/04/07 R$ 380,00 +R$ 30,00 :D



Ah, sim e faltou o principal, não estou defendendo o PT ou Lula, ou qualquer outro partido político. Estou comentando sobre os avanços nessas áreas, que parecem ter realmente existido, ao contrário do que muitos falam. Mas isso não quer dizer que tenha sido só por causa do Lula ou do PT. Há todo um complexo que podem ter influência nesses dados.


Edit:

Como é que um cara vivia com R$ 64,79 por mês? Alguém lembra?
 

Caminhoneiro Sedutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.077
Reações
10.382
Pontos
774
UTK;2790941 disse:
Como é que um cara vivia com R$ 64,79 por mês? Alguém lembra?

O primeiro salário da minha mãe quando a moeda virou real foi R$ 118,65 (eu lembro até hoje). Ela era professora. Éramos minha mãe, eu e meu irmão, e só a minha mãe trabalhava. E aquele dinheiro durou até o final do mês.
 


Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Percentual crescer em Janeiro? Porra, com a onda de empregos temporários em Dezembro e Janeiro, até eu viro presidente. Sempre aqueles anúncios de "neste ano, criamos mais tantos milhões de caralhadas de emprego", boa parte se refere aos temporários. Todo governo anuncia isso...nunca estranharam não? :p

Agora, em relação aos empregos fixos que cresceram...eu não dou méritos ao PT. Acho que eles estão na situação mais propícia possível para isso...simplesmente só não fizeram grandes cagadas como o FHC. Porra, isso seria o mínimo, né? Vangloriar o governo por causa disso é não dar valor ao país em que se vive. Dentre os latino-americanos, o Brasil foi um dos que menos cresceu com as oportunidades econômicas do ano passado. A organização pelo qual somos regidos está sendo básica, nada sensacional.

O foda é ver esses dados divulgados, em contrapartida às mil e uma crises do governo, e o inteligente povo brasileiro simplesmente esquecer todas as merdas que o governo já fez, e deixar que o pequeno positivo ofusque o gigante negativo...resultando no maior índice de popularidade do governo Lula desde seu início.
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
UTK;2790941 disse:
Cara primeiro, não há dados sobre a quantidade de salário que está sendo paga aumentou ou não, então é precipitação falar que todos estão ganhando só um salário, nos meus dois últimos empregos e ganhava dois salários.
Mas mesmo que seja apenas um salário mínimo, é bem melhor que ficar desempregado. E quem começa ganhando um salário pode com o tempo ser promovido, não significa que o cara tenha que morrer naquele emprego ganhando só um salário. O cara precisa planejar seu futuro, e para um desempregado, o primeiro passo é procurar um emprego.

E hoje em dia um salário mínimo tá bem melhor do que já foi há uns tempos, lembro que até fizeram piada no Casseta & Planeta sobre o "aumento" de 5 e 6 reais no salário.

01/07/94 R$ 64,79
01/09/94 R$ 70,00 +R$ 5,21 :-(
01/05/95 R$100,00 +R$ 30,00 ;D
01/05/96 R$112,00 +R$ 12,00 [kong]
01/05/97 R$120,00 +R$ 8,00 [kzangado]
01/05/98 R$130,00 +R$ 10,00 [kzangado]
01/05/99 R$136,00 +R$ 6,00 [kbravo]
03/04/00 R$151,00 +R$ 15,00 ;D
01/04/01 R$180,00 +R$ 29,00 :smile
01/04/02 R$ 200,00 +R$ 20,00 :smile
01/04/03 R$ 240,00 +R$ 40,00 :D
01/05/04 R$ 260,00 +R$ 20,00 ;D
01/05/05 R$ 300,00 +R$ 40,00 :smile
01/04/06 R$ 350,00 +R$ 50,00 :rox
01/04/07 R$ 380,00 +R$ 30,00 :D



Ah, sim e faltou o principal, não estou defendendo o PT ou Lula, ou qualquer outro partido político. Estou comentando sobre os avanços nessas áreas, que parecem ter realmente existido, ao contrário do que muitos falam. Mas isso não quer dizer que tenha sido só por causa do Lula ou do PT. Há todo um complexo que podem ter influência nesses dados.


Edit:

Como é que um cara vivia com R$ 64,79 por mês? Alguém lembra?

UTK, inflação. Inflação, UTK.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.262
Pontos
1.929
Muaddib-RJ;2790790 disse:
acho qeu pro Brasil progredir mais e melhor, as leis trabalhistas tem que ser revistas urgentemente

uma grande parte da populaçao está na informalidade porque os patroes nao tem incentivos para contratar legalmente

Se voce deseja ficar sem 13º, sem ferias, e se quando receber um pé na bunda, não receber praticamente nada, seria uma boa.

Da uma lida no projeto de reformulação da CLT que tah tramitando no congresso. Garanto que voce muda de opinião rapidinho.
 

fred_mamute

Bam-bam-bam
Mensagens
7.040
Reações
954
Pontos
314
Talvez uma jornada de trabalho menor (sem a redução dos salários) ajudasse a aumentar o número de empregos.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Veja meu currículo e explique-me porque continuo desempregado. Eu não acredito em m**** nenhuma dessas estatísticas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
 Administração – Linha específica: Comércio Exterior (4º ano - em curso)
Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha - UNIVEM
 Letras – Português/Inglês – 2001-2004
Universidade do Estado de São Paulo - UNESP
IDIOMAS
 Inglês - Avançado
 Espanhol - Intermediário
 Japonês - Básico
HABILIDADES
 Aplicativos Home/Office (Word, Excel, Powerpoint);
 Sistemas operacionais, configuração de periféricos, software e hardware;
 Redação, revisão, tradução.
CURSOS
 Comunicação Escrita – Fundação Bradesco
 Análise e Planejamento Financeiro – Sebrae
 Como Vender Mais e Melhor - Sebrae

HISTÓRICO PROFISSIONAL
 IBGE – 2/2007 – 7/2007 – Agente Censitário Supervisor
Gerenciamento de equipes, avaliação de metas e pesquisa censitária.
 FUNDUNESP - 5/2003 - 4/2005 - Auxiliar de Biblioteca
Auxiliar administrativo, atendimento, catalogação em banco de dados.
 UNESP - 1/2002 - 5/2003 - Estagiário
Suporte técnico, manutenção de hardware e software, redes, atendimento, coordenação do laboratório de informática.
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Damyen;2791029 disse:
Se voce deseja ficar sem 13º, sem ferias, e se quando receber um pé na bunda, não receber praticamente nada, seria uma boa.

Da uma lida no projeto de reformulação da CLT que tah tramitando no congresso. Garanto que voce muda de opinião rapidinho.
Isso é complicado.Para quem já está com CLT, realmente não é nada vantajoso.Só que essa caralhada de coisa que a CLT obriga a ter é o principal entrave na hora de se ter empregos legalizados no Brasil.Só ver que a maioria das empresas preferem TJ a PF justamente pq é mais barato dar um salário maior que ficar pagando CLT.E pergunte a quem trabalha como TJ se ele tem 13º, férias, FGTS...

fred_mamute;2791097 disse:
Talvez uma jornada de trabalho menor (sem a redução dos salários) ajudasse a aumentar o número de empregos.
Não tem como fazer isso, nenhuma empresa iria aceitar essas condições.
 

UTK

Ser evoluído
Mensagens
1.155
Reações
0
Pontos
36
mig29gsxr;2791506 disse:
Veja meu currículo e explique-me porque continuo desempregado. Eu não acredito em m**** nenhuma dessas estatísticas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
 Administração – Linha específica: Comércio Exterior (4º ano - em curso)
Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha - UNIVEM
 Letras – Português/Inglês – 2001-2004
Universidade do Estado de São Paulo - UNESP
IDIOMAS
 Inglês - Avançado
 Espanhol - Intermediário
 Japonês - Básico
HABILIDADES
 Aplicativos Home/Office (Word, Excel, Powerpoint);
 Sistemas operacionais, configuração de periféricos, software e hardware;
 Redação, revisão, tradução.
CURSOS
 Comunicação Escrita – Fundação Bradesco
 Análise e Planejamento Financeiro – Sebrae
 Como Vender Mais e Melhor - Sebrae

HISTÓRICO PROFISSIONAL
 IBGE – 2/2007 – 7/2007 – Agente Censitário Supervisor
Gerenciamento de equipes, avaliação de metas e pesquisa censitária.
 FUNDUNESP - 5/2003 - 4/2005 - Auxiliar de Biblioteca
Auxiliar administrativo, atendimento, catalogação em banco de dados.
 UNESP - 1/2002 - 5/2003 - Estagiário
Suporte técnico, manutenção de hardware e software, redes, atendimento, coordenação do laboratório de informática.

Estamos falando do Brasil inteiro e não de um caso em particular. Ninguém disse que o desemprego acabou, e na boa, eu não tenho nem o ensino médio completo, mas trabalhava e ganhava dois salários e umas besteirinhas por fora que totalizavam R$ 850,00, então larguei o emprego pra abrir uma LAN House que é onde eu trabalho agora. Há milhões de casos parecidos com o seu, de pessoas com um ótimo currículo e desempregado, como também o contrário, pessoas com um currículo ruim e empregado.

Edit:

Ah sim, também nunca fiz curso de inglês, mas como sei algumas coisas, faço algumas traduções. Sempre aparece alguém com algum manual, uma carta etc em inglês e eu ganho um "por fora" pra traduzir. Se você tiver interesse, pode pegar uns freela de tradutor. :)
 

Bizon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.195
Reações
77
Pontos
789
paul2t3;2791201 disse:
Eles só mostram os empregos criados,mas não mostra o números de pessoas que foram demitidas.

So foram demitidias provavelmente foi por incompetência.
 

UTK

Ser evoluído
Mensagens
1.155
Reações
0
Pontos
36
Bizon;2791838 disse:
So foram demitidias provavelmente foi por incompetência.

Nem sempre, muitas vezes empresas fazem cortes nos custos e sobra pros funcionários. Entre outras dezenas de motivos, mas claro que muitos perdem emprego por incompetência mesmo, mas isto não vem ao caso. :)
 

Bizon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.195
Reações
77
Pontos
789
Generalizei falando que foram demitidos por incompetência. Mas se for comparar o número de novos empregos com o de pessoas demitidas, pode-se notar que há uma grande diferença entre os dois.
E tenho certeza que tem mais pessoas sendo demitidas por incompetência do que por problemas de grandes impresas.
 

joe perry.

Bam-bam-bam
Mensagens
7.854
Reações
491
Pontos
294
paul2t3;2791854 disse:
Apenas um exemplo:SÃO PAULO - A Volkswagen prepara um programa de demissões em massa que vai atingir 5.773 empregados até 2008, segundo informações dos dirigentes sindicais. A medida será tomada para tentar eliminar a ociosidade nas fábricas brasileiras, principalmente na do ABC. Trata-se de um problema que a montadora alemã arrasta há cinco anos.

o engraçado disto e q a venda de automoveis no brasil so cresce
se demitir tem q aumentar os impostos ou acabar com a isencao
quero ver grandes empresas continuarem pressionando o governo

voltando ao assunto de emprego eu concordo com o q ja disseram
a realidade e bem diferente
taxa elevado de crescimento reflete o bom momento da industria e da construcao civil
uma pena q nao revelam com tanta empolgacao a taxa de desemprego tb
eu to nesta situacao pq a empresa q eu trabalhava faliu e nao foi a unica
procurando emprego so encontro pra ganhar a mesma coisa ou menos
sendo q ja poderia ganhar um pouco mais pq nao e mais o meu primeiro emprego
adquiri um pouco de experiencia
se nao arrumar nada logo vou ter q aceitar qq coisa e tentar o pro uni pq quero completar o superior
uma das poucas coisas boas deste governo
 

Aqualung

Supra-sumo
Mensagens
3.780
Reações
49
Pontos
179
paul2t3;2791854 disse:
Apenas um exemplo:SÃO PAULO - A Volkswagen prepara um programa de demissões em massa que vai atingir 5.773 empregados até 2008, segundo informações dos dirigentes sindicais. A medida será tomada para tentar eliminar a ociosidade nas fábricas brasileiras, principalmente na do ABC. Trata-se de um problema que a montadora alemã arrasta há cinco anos.

Eu saí da VW em 2003 quando passaram o facão em 2.200 de uma vez. 2.200 pra roça em troca de algumas centenas de terceirizados em cidadelas no interior.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.997
Reações
12.118
Pontos
1.769
Meio OFFTOPIC, mas o que seria essa flexibilização da CLT? Seria uma modificação das leis trabalhísticas como é nos EUA onde a parada é mais baseada em contrato e negociações com sindicatos?
 

Colt Malone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.836
Reações
69
Pontos
204
Esse "aumento" de emprego é meio fake.
O que aumentou foi o número de contratações de carteira assinada. Motivo: O governo está pressionando as empresas a trocarem vinculos de trabalho informais, pela CLT, o que é bom para gente pouco qualificada.
Assim, parece que está aumentando um monte as contratações, mas o número real fica meio maquiado.


A CLT por outro lado, inibe empresas médias e pequenas de contratarem pessoal muito qualificado, pelo custo que um empregado desses representa. O que muitos fazem então é o famoso PJ, abrir uma empresa e trabalhar com contratos, emitindo nota fiscal e ganhando praticamente o dobro do que um CLT.
O governo nao gosta de PJs pq pode haver sonegação de impostos na nota, e aí acaba a tetinha de sugar dinheiro da iniciativa privada.
 

Davidorff

Bam-bam-bam
Mensagens
5.641
Reações
289
Pontos
239
Só sei que consegui meu estágio de projetista esse mês, esse negócio de bom curriculo depende muito da área, pergunte pra um engenheiro mecânico com uma boa formação na area de plásticos se lhe faltam empregos, com certeza não, isso porque o brasil precisa e muito desse tipo de profissional, tanto que os existentes ganham salários acima do normal para a área.
 

Mafya

Habitué da casa
Mensagens
399
Reações
10
Pontos
79
Pode nao ter melhorado muito, mas melhorou.
Esse começo de ano, fiz 5 entrevistas, ja estou trabalhando em 1 das que tentei vaga.
Outras duas me convidaram pra trabalhar
 
Topo Fundo