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Empresa indiana apresenta carro mais barato do mundo - US$ 2.500

San Andreas

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Empresa indiana apresenta carro popular de US$ 2.500

O novo Tata Nano é considerado o carro mais barato do mundo.

O modelo, de quatro portas e cinco lugares, foi apresentado no Salão de Nova Délhi.


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Tata Nano, o carro mais barato do mundo


A montadora indiana Tata Motors apresentou nesta quinta-feira (10) no Salão de Nova Délhi o tão aguardado "carro mais barato do mundo". O Tata Nano, como foi batizado, irá custar US$ 2.500, aproximadamente R$ 4.500.

O veículo possui quatro portas e cinco lugares. Por enquanto, a montadora indiana não tem planos de vender o modelo fora do país.

Simples e compacto, o Nano não tem ar-condicionado nem direção hidráulica.

De acordo com dados informados pela Tata Motors, o novo Nano mede 3,1 m de comprimento, 1,60 m de altura e 1,50 m de largura, e tem motor de 623 cc. O carro roda bem a 70 km/h, podendo chegar até 105 km/h. O Nano roda 20 km com 1 litro de combustível.


Segundo a Tata o Nano é, por fora, 8% menor que o seu concorrente Maruti 800. Porém, por dentro, o carro é 21% mais espaçoso. No painel, apenas itens básicos como o indicador de combustível, de velocidade e do nível de óleo.


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O Tata Nano é considerado o carro mais barato do mundo


'Carro do povo'

Por causa de seu preço econômico, o carro recebeu o apelido de "o carro do povo". Segundo os analistas, o modelo poderá revolucionar os preços dos automóveis em todo o planeta.

As montadoras Volkswagen, Toyota, Honda e Fiat já afirmaram ter planos de fabricar carros de baixo custo. "Todas as montadoras perceberam a necessidade de estar nos mercados emergentes com um modelo como esse para as massas", afirmou Ashutosh Goel, analista do setor automotivo da Edelweiss Securities.

Os carros pequenos devem dominar o Salão de Nova Délhi, que começou na quarta-feira (8), com abertura para a imprensa, e vai até o dia 17. O evento é um dos maiores da Ásia, e deve atrair 1,5 milhão de visitantes, contra um milhão em 2006, segundo os organizadores.


Iniciativa de produção

A iniciativa da Tata de produzir carros pequenos e baratos nasceu de suas observações do mercado local, onde milhões de pessoas freqüentemente acomodam famílias de até quatro pessoas, mais a bagagem, em motocicletas.

"O produto já ganhou muita atenção internacional", afirmou Mohit Arora, diretor da empresa de pesquisa indiana J.D. Power Asia-Pacific. "É um grande negócio para a Tata Motors, e será registrado nos livros de história, seja um sucesso ou não".



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O grupo Tata apresentou, nesta quinta-feira (10), seu aguardado carro de US$ 2.500. O Tata Nano foi exibido numa feira de automóveis de Nova Délhi e promete revolucionar o mercado de veículos populares.


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O presidente da empresa, Ratan Tata, ao lado do Tata Nano, chamado pela companhia de 'o carro mais barato do mundo'.
 

guerrard

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a roda é mais estreita que o sapato do cara. deve ter quase zero de aderência..
 


guerrard

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mike2dragon;2673310 disse:
atrito não depende da area
owned.


então porque a direção do meu carro fica pesada para manobrar quando o pneu está murcho?


Até onde sei, e dá pra ver que sei menos do que eu achava saber, pneus largos são mais seguros e têm melhor desempenho..
 

guerrard

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San Andreas;2673365 disse:
Ponha um pneu de moto em um carro de F1 e veja a diferença...

Segundo a física isso realmente está certo..

Alguem sabe responder porque usamos pneus mais largos do que bicicletas em carros?
 

Takeji Yakabi

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guerrard;2673373 disse:
Segundo a física isso realmente está certo..

Alguem sabe responder porque usamos pneus mais largos do que bicicletas em carros?

como assim, não entendi a sua pergunta..
 

mike2dragon

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guerrard;2673332 disse:
owned.


então porque a direção do meu carro fica pesada para manobrar quando o pneu está murcho?


Até onde sei, e dá pra ver que sei menos do que eu achava saber, pneus largos são mais seguros e têm melhor desempenho..

San Andreas;2673365 disse:
Ponha um pneu de moto em um carro de F1 e veja a diferença...

Vamos lá o atrito depende unica e exclusivamente, de coeficiente de atrito e força normal, o coeficiente de atrito é um numero adimisional, que não depende da area, portanto se você achar em algum lugar que o atrito depende da area por favor me apresente, [força de atrito]=[coeficiente de atrito]*[força normal].
Tentando resolver provavel confusão:
O atrito no carro trabalha na translação na direção a favor do movimento do carro e lateralmente ao pneu evitando que em curvas ele derrape, na verdade oque move o carro é o atrito, pois o quando em cima de uma superficie molhada ou deslizante, o carro pode patinar, pois o coeficiente de atrito mudou evitando com que o carro andasse.
Quando os pneus de carro estão murchos, Ele para funcionar como um solido e começa a funcionar mais como um fluido, o atrito do carro em relação ao chão continua igual, pois seu coeficiente de atrito ( material do qual pneu é feito), eo asfalto (material do qual o asfalto é feito), qualquer fluido entre as superficies de contato e a força normal do carro continua o mesmo, oque torna o carro mais dificil de manobrar com os pneus murchos é a distruibuição de força que se torna nula no meio da superficie de contato do pneu com o chão, pois o pneu está mais parecido com um fluido, Essa eh a parte dificil, mas imagine numa bacia de água, vc girando a bacia dentro, mais perto do centro irá girar com mais dificuldade do que mais perto da parede da bacia.
Outro fato é que graças a distruibuições de força só que muito mais complexo, torna o pneu murcho muito mais dificil de se tirar do chão.

Porque não usar pneus de bicicletas em carros de F1 uma vez que sua espessura iria fazer menos resistencia com o ar, sim raciocinio totalmente valido se a F1 não tivesse curvas. e fosse reta e a roda fosse feito de um material que suportasse o momento da frenagem sobre o eixo da roda.
Agora como a F1 tem muitas curvas, então depende dessa explicação que vou dar agora.

Imagine que o bico do carro seja o eixo X, o Y está na direção da roda direita (você olhando de frente o carro) eo Z só pode estar pra cima.
Existe uma grandeza fisica chamada, Momento de inercia, que é uma resistencia que um corpo apresenta em ser rotacionado (resumi bem oque momento de inercia talvez ao ponto de estar bem mau definido), ao executar uma curva existe uma força lhe empurrando para fora da curva, e um momento resultante, que faz com o carro ratcione no sentido horario ou anti horario (depende da curva), oque evita essa rotação (carro capotar), são duas coisas a espessura do pneu (dimensão Y do pneu) do pneu uma vez que você modifica o momento de inercia do pneu, outra forma seria aumentando a força normal da lateral do carro ao exterior da curva, criando um contra momento, dimiuido o momento de rotação do carro em torno do eixo X, tal força é feita atraves da suspensão.

Existe também uma questão de resistencia de materiais, mas isso deixo pra posteriores duvidas.

Oque realmente importa é a balança entre a dismensão Y do pneu com resistencia ao ar, se quanto mais largo o pneu fosse mais atrito desse iriamos ver carros com que o motor poderia ser bem mais fraco e a largura do pneu enorme, pq o atrito ia ser maior, e quanto maior o atrito, menor força do motor, e maior a força q impulsiona o carro pra frente.

Espero que tenham entendido, leiam o texto com atenção, duvidas de interpretação eu tiro, explicar isso sem desenhos é dificil.

CQD
 

Luckman

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putz, o cara que ver isso no retrovisor vai achar que e um Ford KA que ta querendo ultrapassar ele de ré. :-D
 

Laclos Austen

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Luckman;2673567 disse:
putz, o cara que ver isso no retrovisor vai achar que e um Ford KA que ta querendo ultrapassar ele de ré. :-D

:-D :-D :-D :-D :-D :-D
Pior que é verdade.
Rindo muito imaginando a cena.
 
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