O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

Jogador76_

Supra-sumo
Mensagens
62
Reações
76
Pontos
178
Alguém teria a versão já petcheada de Policenauts pra eu testar aqui no Yaba Sanshiro????
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Andava descontente com a renderização do Kronos. Parece que vai melhorar



--------------------

Kronos 2.1.2 progress report (Sega Saturn emulator)
May 2, 2020 BarbuDreadMon
It has been some time since the last report, let’s try to go a bit more in-depth this time.
The OpenGL CS video renderer
The Saturn is a beast. It features 8 processors, among them are 2 custom graphics processors called VDP1 and VDP2. The VDP2 handled backgrounds, while the VDP1 handled sprites, textures and polygons.
The VDP1 was rendering “quads” line per line, the general idea was to interpolate endpoints along the horizontal edges, then to draw textured lines between those endpoints. It had to draw the lines with an extra pixel where the slope changed, so all of the pixels had a neighbor to the left, right, top, or bottom. They did this to prevent gaps between the lines.
A modern graphics APIs like OpenGL doesn’t know how to do that, because its rendering pipeline is based on triangle geometry, so basically it can’t reproduce VDP1 behavior. There are tricks like tesselation, but ultimately they are just workarounds for specific issues and not all-in-one solutions for this. Here is some good news though : with OpenGL 4.3, a new feature called compute shaders was introduced, you might have heard about it through Flycast’s order independent transparency, or N64’s parallel, this new component gives lots of flexibility to OpenGL, and allows the implementation of routines to render quads line per line. It is what this renderer is about : reproducing VDP1 behavior accurately.

Let’s do some comparison, from first to last, those images were shot from console, Mednafen/beetle, Kronos (OpenGL CS renderer), Kronos (the old OpenGL renderer, based on YabaSanshiro’s). There are 2 things noticeable related to this VDP1 behavior in those :
  • border of the road : on console, Mednafen and Kronos’s new renderer, if you zoom in, you’ll notice it’s not a smooth line, there are dots, this is the accurate behavior; the last screen, while the smooth line might look better, is actually inaccurate.
  • holes everywhere : if you zoom in on the last screenshot, you’ll notice some holes here and there, on the top of the hills, on the road in the back, those holes don’t exist on the other screenshots.
It’s possible to workaround those holes with the OpenGL renderer, but at the end of the day you end up creating other issues in the process. Until recently we used such workaround but, in the case of Sega Rally, it was magnifying the dots on the border of the road.
The only known downside of this new renderer is that it will require a fairly good GPU!
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Isso é muito bom, tô usando muito o SSF ultimamente mesmo usando o Mednafen na maior parte do tempo pra PS1 e PC Engine CD mas é sempre bom poder testar Saturn com outras api's.

Enviado de meu ASUS_A001D usando o Tapatalk
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Isso é muito bom, tô usando muito o SSF ultimamente mesmo usando o Mednafen na maior parte do tempo pra PS1 e PC Engine CD mas é sempre bom poder testar Saturn com outras api's.

Enviado de meu ASUS_A001D usando o Tapatalk
Gosto bastante do SSF. Queria muito que o emulador saísse do 240p. Fosse para um 640x480 já tava bom.

Me interessei bastante pelo novo recurso em andamento no Kronos com OpenGL 4.3. A emulação imprecisa deixava buracos nos pisos que poderão ser corrigidos.

Exemplo:

O jogo:
5Tr0FdS.gif



Emulação ruim:
4OS9Hp2.gif
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
Estava testando em resoluções altas e realmente faz diferença. Mas o estado da emulação ainda não é o ideal. Cheio de bugs. Fui jogar powerslave a até a tela de loading era bugada, som também não estava muito bom.

Dá até pra entender usar Yaba e kronos para resolução alta e relevar os bugs, mas em jogos 2D não faz sentindo nenhum. Muito melhor continuar com SSF e mednafen/beetle para esses jogos. Pelo menos é bom ver que estão avançando e corrigindo bugs aos poucos nos jogos, mas ainda acho que vai levar um bom tempo pra ficar no nível desses emuladores.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Interessante:


Memory Access Timing
Gradiuscmp

In the investigation for issues like #679 and #664, I found strange behaviors in SEGA Saturn emulation of Yaba Sanshiro. DMAC(Direct Memory Access Controller) starts memory copy despite CD-ROM data is not read yet. The master CPU start copy to VRAM before the slave CPU finishes copying data to the source region. I write code that reproduces these behaviors and runs it on the real SEGA Saturn. it shows that memory access timing is the cause of this matter.
SEGA Saturn has three buses. CPU bus, A bus, and B Bus. CPU bus connects to main memory, backup memory. A Bus connect to CD-ROM drive, B Bus connect to Video memory and Sound memory. My investigation shows the time required to access each is different. The screenshot below is a result of memory access test program running on the real SEGA Saturn. right numbers are the time required to finish memory copy.
time.png

I implement this difference then there are many improvements.
VFcomp.png
metalslug_cmp.png
sf3comp.png

But also, since this implement affects everywhere in the emulation, there are unexpected side effects.
  • Some video scenes flickrs.
  • The frame rate of Virtua Fighter 2 and Fighters megamix drops down
I will fix the side effects as many as I found. But it will be not enough with just two eye bolls. I will release the beta version. I hope you guys will test and report issues to GitHub or this site using report tool. You may complain about regressions, but sometimes progress needs pain and the show must go on!
posted by: devMiyax
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Voltei pro SSF de forma definitiva, ainda uso o Beetle pra PC Engine CD e PS1 mas pra Saturn o SSF não tem comparação, tá rodando tudo nativamente do jeito que eu gosto mas muito mais atualizado, com APIs modernas, customização de controles mais amigável e muito, mas muito mais leve. Não tem jeito, emulador hoje em dia parece que só caminha quando é closed source mesmo, vide Redream.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.766
Pontos
803
Voltei pro SSF de forma definitiva, ainda uso o Beetle pra PC Engine CD e PS1 mas pra Saturn o SSF não tem comparação, tá rodando tudo nativamente do jeito que eu gosto mas muito mais atualizado, com APIs modernas, customização de controles mais amigável e muito, mas muito mais leve. Não tem jeito, emulador hoje em dia parece que só caminha quando é closed source mesmo, vide Redream.

eu estava usando o mednaffen mas a ultima versao ficou ruim, fui jogar nights e tava dando travadas e som ruim. Tenho a colecao redump completa do SAT mas o SSF nao reconhece varios tracks+cue

ja de Dc o flycast eh melhor que o redream, tem suporte a wince e zero gunner 2 por exemplo roda perfeitinho no flycast, ja no redream somem texturas
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Voltei pro SSF de forma definitiva, ainda uso o Beetle pra PC Engine CD e PS1 mas pra Saturn o SSF não tem comparação, tá rodando tudo nativamente do jeito que eu gosto mas muito mais atualizado, com APIs modernas, customização de controles mais amigável e muito, mas muito mais leve. Não tem jeito, emulador hoje em dia parece que só caminha quando é closed source mesmo, vide Redream.
Para alguns games ele ainda é meu emulador preferido. Como o desenvolvedor recentemente se animou de novo com o projeto. lançando atualizações constantes, SSF volta a ser um emulador fundamental da plataforma.
eu estava usando o mednaffen mas a ultima versao ficou ruim, fui jogar nights e tava dando travadas e som ruim. Tenho a colecao redump completa do SAT mas o SSF nao reconhece varios tracks+cue
Esta parte de usar arquivo Cue ainda não está madura no SSF. Comigo também acontecem algumas dores de cabeça; há arquivos que YabaSanshiro roda de boa, o SSF reclama. Às vezes tem que ir lá no arquivo *.ini consertar porque o emu nem consegue abrir mais...
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Dúvidas de alguém que nunca testou um emulador de Saturn.

Este SSF roda em computadores medianos?
Os jogos rodam sem precisar dos CDs? (o meu note não tem leitor)
Qual a versão recomendada do emulador?
Ele é muito difícil de usar?

T+
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Novo emulador de PS2 (PCSX2 1.6) saiu segunda feira

teste com 52 games, vamos aos resultados:



 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.687
Reações
26.971
Pontos
1.053
Será que essa bodega roda num Quad core 2400, 8 gb de ram e placa de video safada de 2gb?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.644
Pontos
453
Dúvidas de alguém que nunca testou um emulador de Saturn.

Este SSF roda em computadores medianos?
Os jogos rodam sem precisar dos CDs? (o meu note não tem leitor)
Qual a versão recomendada do emulador?
Ele é muito difícil de usar?

T+
Roda, claro que depende do que é considerado mediano, mas o emulador é bem leve, faça o teste
Não precisa, mas tem relatos acima que alguns jogos podem não rodar bem quando o jogo tem várias .bin, então nesse caso vai precisar de um mount
A última versão
Não acho difícil de usar, bem prático
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.606
Reações
17.893
Pontos
749
Preciso voltar a jogar Albert Odyssey nessa quarentena.

Tenho meu save no SSF. Será que o mesmo save funciona na versão atualizada do emulador?
 

TedMartins

Habitué da casa
Mensagens
89
Reações
75
Pontos
78
Nossa, que gráficos bonitos, deu até vontade de re-jogar alguns joguinhos dessa máquina de prazer chamada Sega Saturn =P

Deep Fear, Shinning Force III, Tengai Makyo IV e mais um monte de joia nipônica que com certeza já devem ter traduzido para inglês, vou dar uma pesquisada. valeu pela informação!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Para rodar games do Saturn em resolução nativa, sem shaders e filtros, máquinas modestas não devem ter problemas.

O problema da emulação do Saturn não é mais ser "pesada", é mais falta de precisão e também falta de perfumarias.

Pra aplicar alguns recursos extras, como os pisos em HD (recurso recente do Yabasanshiro), aí talvez possa exigir um pouco mais do equipamento. Mas também não é pesado.
tCtFvOR.png
10jXvGc.png


No passado os pisos de background não saíam da resolução nativa. Note-se a diferença das imagens acima (recurso ligado) com o chão da imagem abaixo (antiga, antes de existir essa opção)
rxnbsrF.png


Como o Saturn era uma grande gambiarra, mesmo aumentando a resolução de renderização, alguns efeitos permanecem processados em 240p.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Virtual Fighter 2 nao vale a pena ir de Saturn pois o emulador de Am2 roda liso lisinho com alta resolução.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Baixei um pack com a versão 20 da tradução dos 3 scenarios do Shining Force 3. A última vez que joguei já tem uns 5 anos e não sabia que continuaram atualizando até hoje.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Virtual Fighter 2 nao vale a pena ir de Saturn pois o emulador de Am2 roda liso lisinho com alta resolução.
Usei VF2 para comparar o piso e porque roda bem no Yabasanshiro.

Pra jogo de luta do Saturn a recomendação seria Fighter's Megamix.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui o visual do Winter Heat com resolução aumentada do YabaSanshiro.

rmkFQPm.png
1EuT1hM.png


 
Ultima Edição:
  • Curtir
Reações: sux

Brets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.153
Reações
1.358
Pontos
619
Aproveitando a carona do tópico, qual emulador nos dias atuais roda o Castlevania SON perfeitamente? sou gamado neste jogo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Aproveitando a carona do tópico, qual emulador nos dias atuais roda o Castlevania SON perfeitamente? sou gamado neste jogo.
Mednafen pode ser uma boa pedida. É um emulador bem estável e para jogos 2D a resolução aumentada não importa. Se gosta de tratamento na imagem, pelo core de Retroarch poderá aplicar filtros interessantes, como antidither, xbr ou crt.
 

Brets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.153
Reações
1.358
Pontos
619
Mednafen pode ser uma boa pedida. É um emulador bem estável e para jogos 2D a resolução aumentada não importa. Se gosta de tratamento na imagem, pelo core de Retroarch poderá aplicar filtros interessantes, como antidither, xbr ou crt.
valeu pelas dicas amigo, alguma esperança em sair uma patch de tradução em inglês para esse game?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Atualizações constantes. Vamos ver se com esses progressos o YabaSanshiro resolve os bugs que o impediam de ser o emulador definitivo em vários games.




valeu pelas dicas amigo, alguma esperança em sair uma patch de tradução em inglês para esse game?
Confere no Youtube. Tem em PT-BR

Rodando no YabaSanshiro:
120081120082
 
Ultima Edição:

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Qual dos emuladores atualmente está mais estável?

Tentei usar esse acima e diz que não pode inicializar.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Qual dos emuladores atualmente está mais estável?

Tentei usar esse acima e diz que não pode inicializar.
No geral os atuais emuladores estão estáveis, quando compatíveis com o jogo ou com a imagem de disco (Isso vai acontecer: você já ter o jogo que quer emular, mas o emulador "recusar" e você precisar baixar outra imagem de disco melhor gravada).

Mas para emuladores funcionarem bem é importante drivers de vídeo atualizados. É possível que tenha sido o problema para YabaSanshiro não iniciar (OpenGL)

SSF exige menos máquina, pode ser mais fácil de rodar. Além dele Mednafen também tem grande compatibiliade.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
No geral os atuais emuladores estão estáveis, quando compatíveis com o jogo ou com a imagem de disco (Isso vai acontecer: você já ter o jogo que quer emular, mas o emulador "recusar" e você precisar baixar outra imagem de disco melhor gravada).

Mas para emuladores funcionarem bem é importante drivers de vídeo atualizados. É possível que tenha sido o problema para YabaSanshiro não iniciar (OpenGL)

SSF exige menos máquina, pode ser mais fácil de rodar. Além dele Mednafen também tem grande compatibiliade.

Vou tentar o mednafen. Meu notebook não tem nem mais o que atualizar... rs.
Vlw a dica!
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.606
Reações
17.893
Pontos
749
Botei o RetroArch aqui e testei o Yabause.

Está rodando muita coisa, fiquei surpreso.

BTW, pq não tem SSF na lista do RetroArch?
 
Topo Fundo