O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
SSF agora com suporte a Vulkan...

77432212_143155493762686_5646909673773727744_o.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
SSF agora com suporte a Vulkan...

77432212_143155493762686_5646909673773727744_o.jpg
Legal o SSF se modernizando.

O desenvolvedor tinha criado um cronograma, parece estar cumprindo bem.



Não entendi bem o que pode ser a atualização reservada para março "remodelar modelo plástico do Saturn"...
Se for melhorar o visual da renderização, ia ser show de bola. Emulador já é bom, precisa de umas perfumarias na tela (como filtros e resolução).
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Legal o SSF se modernizando.

O desenvolvedor tinha criado um cronograma, parece estar cumprindo bem.



Não entendi bem o que pode ser a atualização reservada para março "remodelar modelo plástico do Saturn"...
Se for melhorar o visual da renderização, ia ser show de bola. Emulador já é bom, precisa de umas perfumarias na tela (como filtros e resolução).


Precisa ser mais amigavel, o Mednafen é mais bonito amigavel que esse SSF a interface.
Ao menos parece que tirou dependencia de emular imagem, nada a ver aquilo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Precisa ser mais amigavel, o Mednafen é mais bonito amigavel que esse SSF a interface.
Ao menos parece que tirou dependencia de emular imagem, nada a ver aquilo.
Sobre o SSF, comentei no tópico, ele tem dois recursos que gosto demais, mesh translucent e desinterlace. Acho curioso como algo que está num emulador visualmente tão básico ainda não está "default" em outros emuladores.

Por enquanto vulkan é algo em implantação. Não notei diferença com ele (SSF já é um emulador leve), e ainda está com a limitação de não poder por em tela cheia.

Aproveitando o post, deixar umas telas do Sega Rally no SSF. Mesh Translucent ligado.
yGV4sJF.png
8fvK78m.png

FRQya0H.png
p2Y4FXj.png

RP7OZ6U.png
6W3WL12.png

VS2Af9z.png
gXEMmkb.png




UqHcwi8.png
9e7ra09.png

nqy5qZu.png
a53016d.png

HLr8N2S.png
KfDlJia.png

MHHfxWh.png
Dw5VdNd.png




NwpNyOY.png
MKb3JG0.png

P9jtDDb.png
pkpOOWb.png

VY3eCb3.png
xj1X17L.png

WD0OVT2.png
yNNby0m.png

3xTyb7E.png
tcCsTsF.png





kbvLPfH.png
aUsF4ja.png

DeN1FZB.png
PoW0PZL.png

rvyTv4s.png
S3hkxKW.png

8FNnPko.png
837lkHK.png

L6Ww3dK.png
ILZTIgW.png
 
Ultima Edição:

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Sobre o SSF, comentei no tópico, ele tem dois recursos que gosto demais, mesh translucent e desinterlace. Acho curioso como algo que está num emulador visualmente tão básico ainda não está "default" em outros emuladores.

Por enquanto vulkan é algo em implantação. Não notei diferença com ele (SSF já é um emulador leve), e ainda está com a limitação de não poder por em tela cheia.

Aproveitando o post, deixar umas telas do Sega Rally no SSF. Mesh Translucent ligado.
yGV4sJF.png
8fvK78m.png

FRQya0H.png
p2Y4FXj.png

RP7OZ6U.png
6W3WL12.png

VS2Af9z.png
gXEMmkb.png




UqHcwi8.png
9e7ra09.png

nqy5qZu.png
a53016d.png

HLr8N2S.png
KfDlJia.png

MHHfxWh.png
Dw5VdNd.png




NwpNyOY.png
MKb3JG0.png

P9jtDDb.png
pkpOOWb.png

VY3eCb3.png
xj1X17L.png

WD0OVT2.png
yNNby0m.png

3xTyb7E.png
tcCsTsF.png





kbvLPfH.png
aUsF4ja.png

DeN1FZB.png
PoW0PZL.png

rvyTv4s.png
S3hkxKW.png

8FNnPko.png
837lkHK.png

L6Ww3dK.png
ILZTIgW.png


ele parece estar rodando bem já.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Acabei me animando com as recentes atualizações do SSF e fui pesquisar um meio de trazer algum tratamento parra os gráficos dele, que são muito crus.
Por sorte, um programa chamado ReShade faz exatamente o que estava procurando. Ele traz vários efeitos que você pode ligar, desligar ou configurar para buscar a imagem que deseja.

hrYgjn1.png

A dupla ReShade + SSF funciona muito bem. Em nenhum momento houve queda de frames.

Com as opções, busquei a imagem - nostalgicamente - da CRT Philips onde jogava Sega Saturn, suas cores quentes e super saturadas.

TFNx0o0.png

pCrxZWM.png

BGOBody.png

1eMACyp.png


Quem diria, estas telas são do SSF rodando o game. Parece coisa de retroarch. Lembrando que SSF tem mesh translucent por default.

Ficou muito parecido com a forma que me lembro de jogar Saturn nos anos 90.

Para comparação do resultado, abaixo Sega Rally rodando no console e com composite.

 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ainda fazendo experimentações com SSF e Reshader, buscando a experiência de jogar o console como nos anos 90 (com CRT e cores saturadas).
6AKWeXP.png

aiJ9wvH.png

Uma comparação Saturn Real com composite vs a emulação (SSF+Reshader)


As cores receberam saturação, está mais próximo. Ainda preciso encontrar um modo de trazer mais azul para ajustar a matiz de certas texturas.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ainda com meu brinquedo novo, o emulador SSF com gráficos CRT (ReShader).

5Tab3sI.png

Sei que deixo a saturação um pouco exagerada, mas é por nostalgia, a TV da época era meio assim.
:kpaixao

 
Ultima Edição:

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Ainda com meu brinquedo novo, o emulador SSF com gráficos CRT (ReShader).

5Tab3sI.png

Sei que deixo a saturação um pouco exagerada, mas é por nostalgia, a TV da época era meio assim.
:kpaixao







Eu também curto demais cores bem saturadas, até em games atuais eu costumo deixar assim. não curto jogos com cores opacas, me entediam. To jogando uns games atuais na TV CRT/Tubo e é impressionante como até games de hoje em dia ficam com mais profundidade de cor nelas.

Ficamos acostumados com as cores de uma LCD que costumar ser mais opacas mesmo em comparação com uma tv ou moniror CRT. Gosto desse Blom e Glow das TVs de tubo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu também curto demais cores bem saturadas, até em games atuais eu costumo deixar assim. não curto jogos com cores opacas, me entediam. To jogando uns games atuais na TV CRT/Tubo e é impressionante como até games de hoje em dia ficam com mais profundidade de cor nelas.

Ficamos acostumados com as cores de uma LCD que costumar ser mais opacas mesmo em comparação com uma tv ou moniror CRT. Gosto desse Blom e Glow das TVs de tubo.
Também considero que os próprios desenvolvedores deviam colorir levando em conta que as TVs aumentariam o brilho e a Saturação.

A própria paleta do Mega é exemplo disso, o branco é 224,224,224. Isto é, um cinza bem claro, mas não branco verdadeiro, mas virava branco com o brilho dos Televisores da época.

98278

Com Saturn ainda não estava muito diferente. CRTs vibrantes na veia e cabos básicos como RF e composite.


Legal em emulador poder tentar buscar a imagem antiga, se aproximar dela. Acaba sendo algo bem pessoal o quanto saturar. Ou mesmo qual perfil de cores de cada monitor. As cores que saturei foram ajustadas tendo em vista como se apresentavam em um monitor específico.

Outro dia vi a screenshot do Sega Rally em outro monitor e tomei um susto. Estava terrivelmente saturada. Então talvez as pessoas não estejam vendo as mesmas cores e por estarem saturadas podem ficar "estouradas" em algumas telas.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Para quem curte Linux e Saturn, boas notícias:



Pra janeiro tem uma versão prometida do SSF.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não tá rolando. Talvez seja a iso que peguei.

99084

Desligando "Checksum Validation" o programa até conlui a tarefa, mas aí o jogo não funciona no emulador.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.093
Reações
35.060
Pontos
1.054
Primeiro foi a tradução br do SOTN, agora a tradução em inglês do Sakura Wars, pena que meu Saturno já se foi há um tempo, senão eu pularia de alegria.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Por enquanto, desisto do patch.
Tem hora que a coisa não rende, algo está errado e não consegui identificar.
Primeiro foi a tradução br do SOTN, agora a tradução em inglês do Sakura Wars, pena que meu Saturno já se foi há um tempo, senão eu pularia de alegria.
O meu se foi há décadas. Por isso aprecio tanto esses emuladores complicados desta máquina complicada.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Por enquanto, desisto do patch.
Tem hora que a coisa não rende, algo está errado e não consegui identificar.
O meu se foi há décadas. Por isso aprecio tanto esses emuladores complicados desta máquina complicada.

Manda a link ou upload da iso pura por MP que tento aqui então.

oBrigado.
 

Bono Tobias

Bam-bam-bam
Mensagens
598
Reações
1.889
Pontos
233
Boa noite, galera!

Estou emulando Bomberman pelo SSF. Nos primeiros momentos de abertura do game etc. as funções de save funcionam, porém após iniciar o jogo realmente a função de salvar e carregar não funcionam. Alguém sabe como resolver ou o que pode ser?
 

Bono Tobias

Bam-bam-bam
Mensagens
598
Reações
1.889
Pontos
233
No Nova, qdo abro a .cue do Bomberman aparece isso. A única intenção é rodar um bomberman fluído com opção de save. Se puderem ajudar, agradeço, rs.
99361
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Boa noite, galera!

Estou emulando Bomberman pelo SSF. Nos primeiros momentos de abertura do game etc. as funções de save funcionam, porém após iniciar o jogo realmente a função de salvar e carregar não funcionam. Alguém sabe como resolver ou o que pode ser?
Testei. Por algum motivo, o save state do SSF fica mesmo desabilitado durante a jogatina. Ele retorna a ativar na tela de gameover e então permite salvar o progresso. Curiosamente, é o momento em que o game oferece oportunidade para salvar.

lvhwOR2.png

7IoCye9.png


Manual do game comenta sobre isso (pág. 8).
https://www.gamesdatabase.org/Media/SYSTEM/Sega_Saturn/Manual/formated/Saturn_Bomberman_-_1997_-_Sega.pdf
Não sei se é bug ou um capricho do desenvolvedor do emulador, mas então é isso. Tem save state, mas a utilizar na tela de gameover como era no console. A vantagem de salvar no emulador é poder ter saves em muitos slots.

Para salvar a qualquer momento, testei no YabaSanshiro. Ali pude salvar no meio da fase sem problemas.

Aproveitando o post, deixar umas telas do game no SSF.

R4TTJRx.png

kq6G5CJ.png


QhSHcci.png

UiqgXMY.png

GY1kbh7.png

sJHRs7i.png



O jogo no YabaSanshiro:

vr1gcRx.png


Não testei nos cores de retroarch. O Estilo visual pode casar bem com os filtros de lá.
 
Ultima Edição:

Bono Tobias

Bam-bam-bam
Mensagens
598
Reações
1.889
Pontos
233
Minhas MPs são bloqueadas só parra quem sigo. Passei a te seguir, se precisar passar mp. :kjoinha
Hahaa, blz!

Obrigado pelo post e pelo esclarecimento sobre os saves. O único emulador que rodou fluído e no tempo certo e com bom som aqui foi o SSF, talvez por conta do hardware que é mais voltado ao trabalho simples com office etc. É um Samsung All In One E1 DP500A2M-KW1BR.

Bomberman e the house of the dead são dois games que me trazem arrependimento por ter vendido meu saturn. Posso até comprar outro, mas as marcas na caixa, a identificação de destravamento, a pistola laranja riscada etc. não voltam rs.

Vlw!
 
Topo Fundo