O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Emulação: Cemu / Citra / RPCS3 / Yuzu / Xenia / Vita3K / fpPS4 / Etc [+Infos na Pág. 1]

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Reações
7.688
Pontos
283

Discord is nuking Nintendo Switch emulator devs and their entire servers​

Nunca vou entender essa tara pelo Discord. Plataforma fechada, cheio de telemetrias, nada privativa.

Pessoal tem que aprender a usar a rede Matrix ou até mesmo o bom e velho IRC.

No Steam Deck, literalmente não sei por qual motivo que não está salvando o jogo do segacd no genesis gx do retroarch, toda vida que vai rodar o jogo novamente, o save desaparece

Não é mais fácil usar save states?

Galera alguem consegue me apontar um tutorial compreensivo sobre o MAME?

Eu não sou tão noob em emuladores mas até hoje não entendi como fazer o mame funcionar, configurar os controles, etc...

MAME é bem complicadinho, você tem que usar um frontend para facilitar. Eu usava o MAMEUI, mas depois passei a usar somente o Retroarch.

Tina Ferrarista

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.763
Pontos
703
Nunca vou entender essa tara pelo Discord. Plataforma fechada, cheio de telemetrias, nada privativa.

Mesma coisa do "Zap": você tem que ir pra onde o povo está. Plataforma diferenciada/do passado só serve pra você ficar nichado. Exemplo foi o Playnite, que fechou o seu fórum pela maioria dos usuários preferirem fazer de tudo pelo Discord.

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Reações
7.688
Pontos
283
Mesma coisa do "Zap": você tem que ir pra onde o povo está. Plataforma diferenciada/do passado só serve pra você ficar nichado. Exemplo foi o Playnite, que fechou o seu fórum pela maioria dos usuários preferirem fazer de tudo pelo Discord.

Se o povo tiver mesmo interesse, eles vão. Tem que fazer o público ir atrás e não o contrário. O problema é que esses jovens usam isso para papear em jogos e querem centralizar tudo ali.
Já vi empresa retardada usando essa ferramenta como comunicação de trabalho. :facepalm

O ponto é que é burrice tratar de algo delicado assim em um ambiente fora do seu controle.

Numa rede matrix ou irc, não tem como uma plataforma te banir do nada, nem usar dados contra você no futuro.

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Reações
26.073
Pontos
1.004
Mesmo usando save state do RA?

Não é mais fácil usar save states?

MAME é bem complicadinho, você tem que usar um frontend para facilitar. Eu usava o MAMEUI, mas depois passei a usar somente o Retroarch.
Geralmente eu uso save do jogo e nem cheguei a usar os save states pra ver se isso acontece tambem, ja que pra piorar eu nem sei onde deve ficar (Steam Deck/Retroarch)

Edit: Testei aqui o save state, e ele não desaparece mesmo quando saí do jogo, e deu pra aprender que o save é no select+r1 e o load no select+l1

Ultima Edição:

Vaynard

Lenda da internet
Reações
57.259
Pontos
2.164
Uma dúvida que surgiu aqui, eu tenho 2 ps move do ps3. Eu consigo usar ele em emuladores? Queria pra jogos de gallery shooter, como virtua cop e time crisis

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Reações
7.688
Pontos
283
Uma dúvida que surgiu aqui, eu tenho 2 ps move do ps3. Eu consigo usar ele em emuladores? Queria pra jogos de gallery shooter, como virtua cop e time crisis

Segundo a FAQ deles, o suporte ao Move ainda está em desenvolvimento. Atualmente o emulador usa o mouse para esses jogos.

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Reações
10.552
Pontos
1.069
Se o povo tiver mesmo interesse, eles vão. Tem que fazer o público ir atrás e não o contrário. O problema é que esses jovens usam isso para papear em jogos e querem centralizar tudo ali.
Já vi empresa retardada usando essa ferramenta como comunicação de trabalho. :facepalm

O ponto é que é burrice tratar de algo delicado assim em um ambiente fora do seu controle.

Numa rede matrix ou irc, não tem como uma plataforma te banir do nada, nem usar dados contra você no futuro.
Irc é perfeito pra um projeto desses, ainda filtra o público que quer só ficar pedindo iso, keys e etc.

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Reações
28.989
Pontos
1.103
Tenho uma dúvida rápida...

Estou pensando em voltar a jogar Zelda ToTK no Ryujinx e ainda tenho aqui o emulador atualizado juntamente com alguns patches que a comunidade fez para o ToTK rodar melhor assim que ele saiu no ano passado, como o fix de 30 fps.

Esse tipo de fix ainda é necessário ou o Ryujinx já consegue executa-lo sem necessitar dessas gambiarras de terceiros?

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
64.197
Pontos
1.253
Tenho uma dúvida rápida...

Estou pensando em voltar a jogar Zelda ToTK no Ryujinx e ainda tenho aqui o emulador atualizado juntamente com alguns patches que a comunidade fez para o ToTK rodar melhor assim que ele saiu no ano passado, como o fix de 30 fps.

Esse tipo de fix ainda é necessário ou o Ryujinx já consegue executa-lo sem necessitar dessas gambiarras de terceiros?
Use o TOTK Optimizer.
Programinha facilita tudo.

Tina Ferrarista

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.763
Pontos
703
Hoje, eu só vou deixar aqui este vídeo que veio totalmente no aleatório nas minhas playlists no Youtube.

Foi interessante pra pensar como o mesmo PC que rodava SoulCalibur 2 totalmente cagado caindo pra 10 FPS toda hora lá em 2012, hoje em dia roda o mesmo jogo em 1080p 60fps... Agora estou esperando a versão RPCS3 deste vídeo.

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
34.677
Pontos
1.354
Nunca mais mexi com o RCPS3, eu lembro que o last of us era pesadão e agora ele saiu oficialmente pesado no pc tb, sony se vingou :klolwtf
Tirando esse, qual outro jogo é muito pesado pra rodar nele? Tipo, um jogo que não roda nem no 14900k a 1080p60fps por exemplo.
E falo apenas de peso, não do jogo não estar 100% por conta da emulação que não evoluiu ao ponto de conseguir finalizar o jogo no emulador, digo os jogos que é possível finalizar, porém são bem pesados.
E jogos que não tenham lançamento oficial no pc de preferencia, pois jamais escolheria emular algo que é nativo no pc, cada um cada um, mas acho maluquice.

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Reações
7.688
Pontos
283
Nunca mais mexi com o RCPS3, eu lembro que o last of us era pesadão e agora ele saiu oficialmente pesado no pc tb, sony se vingou :klolwtf
Tirando esse, qual outro jogo é muito pesado pra rodar nele? Tipo, um jogo que não roda nem no 14900k a 1080p60fps por exemplo.
E falo apenas de peso, não do jogo não estar 100% por conta da emulação que não evoluiu ao ponto de conseguir finalizar o jogo no emulador, digo os jogos que é possível finalizar, porém são bem pesados.
E jogos que não tenham lançamento oficial no pc de preferencia, pois jamais escolheria emular algo que é nativo no pc, cada um cada um, mas acho maluquice.

O jogo mais pesado do PS3 é... Red Dead Redemption. Tanto que ele é usado como benchmark.

emulation-ps3.png

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
34.677
Pontos
1.354
O jogo mais pesado do PS3 é... Red Dead Redemption. Tanto que ele é usado como benchmark.

emulation-ps3.png
Eita, achei que esse já tinham passado na força bruta, pois só assim para emular esse, só na base da evolução dos processadores.
Vlw.
Como é a emulação dele no yuzu?

Tina Ferrarista

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.763
Pontos
703
Tem jogo que é uma certa obrigação você usar a versão emulada, seja pela versão PC ser uma porcaria que não serve nem de curiosidade(Plants vs. Zombies), ou por ser quase impossível jogar em um sistema moderno(Saints Row 2, GTA 1 e 2, qualquer jogo da SEGA não relançado na Steam), ou por ser uma versão totalmente diferente(e inferior) do console(Spiderman 2, Splinter Cell Double Agent) ou simplesmente o PC não ter a melhor versão do jogo(Daytona USA, FIFA 15, qualquer jogo da SNK não relançado na GOG).

Quando o jogo é 1:1, ou tem umas DLC que não são necessárias para a história principal(olá Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition EX Plus Alpha), ai eu só vejo emular estes jogos como motivo de ver a precisão do emulador mesmo, ou seja, sem motivo para o jogador médio.

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Reações
1.575
Pontos
203
Tem jogo que é uma certa obrigação você usar a versão emulada, seja pela versão PC ser uma porcaria que não serve nem de curiosidade(Plants vs. Zombies), ou por ser quase impossível jogar em um sistema moderno(Saints Row 2, GTA 1 e 2, qualquer jogo da SEGA não relançado na Steam), ou por ser uma versão totalmente diferente(e inferior) do console(Spiderman 2, Splinter Cell Double Agent) ou simplesmente o PC não ter a melhor versão do jogo(Daytona USA, FIFA 15, qualquer jogo da SNK não relançado na GOG).

Quando o jogo é 1:1, ou tem umas DLC que não são necessárias para a história principal(olá Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition EX Plus Alpha), ai eu só vejo emular estes jogos como motivo de ver a precisão do emulador mesmo, ou seja, sem motivo para o jogador médio.
Exemplo são muitos jogos do ps3 tem texturas muito superiores ao jogos de Pc na época , só pegar os jogos da Disney , onde a versão ps3 e Xbox 360 tem texturas melhores e a versão Pc é um port da versão do PS2, isso me irritava profundamente na época pois eu tinha um Pc top na época e os jogos viam capados.
Fora que suporte a controle nativamente , no Pc por exemplo call of duty 1 não tem suporte a controle nativo e emulando no ps3 ou emulador do Xbox 360 o jogo roda perfeito e ainda os filtros graficos do emulador faz o jogo parecer uma versão remasterizada.

Por isso eu vou atrás de vários jogos o ps3 e Xbox 360 para jogar no Pc ou no steam deck.

Quer ver um jogo que muda muito e poucos conhecem o out run versão ps3 e Xbox 360 o jogo arcade desse a versão é exclusiva nesses consoles é praticamente um remaster
Olhem só a qualidade absurda

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
34.677
Pontos
1.354

Neste caso eu concordo, o que eu quis dizer com nativo seria mais nessa linha de ser a versão definitiva, se o pc é inferior, emulado é a saída.

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Reações
7.688
Pontos
283
Ports de jogos de console para PC só começaram a ficar bons com a Unreal Engine 3, antes disso a maioria é terrível, por isso é melhor emular.
Fora o suporte a controles, como já disseram.

Alguns jogos também são diferentes, então as vezes vale a pena jogar as duas versões. De cabeça me lembro dos jogos da saga Harry Potter.

1713457367749.png

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
32.754
Pontos
1.084
Ports de jogos de console para PC só começaram a ficar bons com a Unreal Engine 3, antes disso a maioria é terrível, por isso é melhor emular.
Fora o suporte a controles, como já disseram.

Alguns jogos também são diferentes, então as vezes vale a pena jogar as duas versões. De cabeça me lembro dos jogos da saga Harry Potter.

Visualizar anexo 388566
Gun e Silent Hill do Ps2 é melhor jogar no emulador do q a versão PC da época.

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
34.677
Pontos
1.354
Gun e Silent Hill do Ps2 é melhor jogar no emulador do q a versão PC da época.
Tem certeza disso? Vi silent hill 2 enhanced edition pc vs emulação HD do ps2 e de longe a versão pc é melhor visualmente.
Já silent hill 3 tem coisa melhor no emulado e coisa melhor no pc, o que pra mim é empate.

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Reações
42.450
Pontos
1.074
Exemplo são muitos jogos do ps3 tem texturas muito superiores ao jogos de Pc na época , só pegar os jogos da Disney , onde a versão ps3 e Xbox 360 tem texturas melhores e a versão Pc é um port da versão do PS2, isso me irritava profundamente na época pois eu tinha um Pc top na época e os jogos viam capados.
Fora que suporte a controle nativamente , no Pc por exemplo call of duty 1 não tem suporte a controle nativo e emulando no ps3 ou emulador do Xbox 360 o jogo roda perfeito e ainda os filtros graficos do emulador faz o jogo parecer uma versão remasterizada.

Por isso eu vou atrás de vários jogos o ps3 e Xbox 360 para jogar no Pc ou no steam deck.

Quer ver um jogo que muda muito e poucos conhecem o out run versão ps3 e Xbox 360 o jogo arcade desse a versão é exclusiva nesses consoles é praticamente um remaster
Olhem só a qualidade absurda

Não sei que qualidade absurda é essa, a versão PC desse jogo é melhor, o que eu vi foram bugs gráficos (flickerings, iluminação errada) e quedas de FPS (isso na porra de uma 3090 e um i7 de 9ª geração!) O jogo tem que ser algo nivel PS2>PS3 pra valer a pena emular ao invés de usar a versão PC, até porque, muitos desses jogos tem mods e fix pra corrigir esse problema (NFS underground, que agora tem até Path tracing). O peso do emulador não compensa essas "melhorias incríveis" que você citou.

Ah pra não dizer que não tem jogos que não valham a pena emular, cito o exemplo do diablo 3, que nos consoles é offline e tem suporte a controle (apesar de gráficos inferiores)

Prava

Bam-bam-bam
Reações
28.717
Pontos
403
Exemplo são muitos jogos do ps3 tem texturas muito superiores ao jogos de Pc na época , só pegar os jogos da Disney , onde a versão ps3 e Xbox 360 tem texturas melhores e a versão Pc é um port da versão do PS2

Não tem MODs pra corrigir isso?

Com um simples MOD as texturas ficam ainda melhores parecendo jogos atuais. Tem até texturas em 4K.

Madarame

Mil pontos, LOL!
Reações
35.260
Pontos
1.054
Não sei o que mais me deixava puto nos jogos de PC antigamente, se eram jogo completamente diferentes, port da geração passada ao invés da next-gen ou então port com alguns detalhes piores q nos consoles (textura, motion blur, DoF, audio com bitrate baixo, etc), péssima otimização ou desfalque (sempre faltava um jogo de uma franquia). Ainda mais em jogos japoneses.

E essa porra foi uma trend que durou muito, desde os ports de PS1/N64/SS no final dos anos 90 até os ports de PS3/360/Wii no inicio da década passada.

Pra ter uma noção, Resident Evil tinha os ports bem estranhos:

RE1:

PROS = resolução maior, sem loadings, FMVs sem censura, sem tremedeira nos polígonos, armas extras, controles mapeáveis.

CONTRAS = backgrounds de baixa resolução (algumas com qualidade de VHS), a trilha sonora é pré-gravada do PS1 em baixa qualidade (o jogo tanto no PS1 quanto no Saturn, as músicas rodavam no chip de som do console, não era qualidade CD), incompatibilidade com processadores modernos (quanto maior for o clock, maior é o framerate), incompatível com o Windows desde o 8 e por ter sido lançado em 1996 (meses depois da versão de PS1), não possuí o conteúdo extra da versão Director's Cut e muito menos da Dualshock.

RE2:

PROS = resolução maior, sem loadings, FMV com qualidade maior, sem tremedeira nos polígonos, conteúdo extra da versão Dualshock, galeria de imagens/artwork e modelos 3D, controles mapeáveis, background de alta qualidade e uma paleta de cor "cinemática" azulada.

CONTRAS = vozes em baixa qualidade, tinha que reduzir a quantidade de cores do Windows pra 16 bit (coisa que só foi resolvida no port de 2006), além de ser incompatível com Windows desde o 8 (coisa resolvida no port de 2006).

RE3:

PROS = alta definição, sem loadings, portas skipáveis, FMV com qualidade melhor, modo mercenários já desbloqueado, roupas desbloqueadas, background de alta resolução, controles mapeáveis, áudio (vozes + músicas) de alta qualidade, compatibilidade excepcional (funciona perfeitamente no Windows 11 e nem precisa instalar, só jogar pelo CD).

CONTRAS = tremedeiras nos polígonos igual no PS1 e não tem o motion blur que tem na versão de PS1.

RE Survivor:

PROS = suporte a mouse.

CONTRAS = vou ter dores de cabeça se eu for falar tudo.

RE4:

PROS = alta definição, widescreen nativo, controles mapeáveis e conteúdo extra da versão de PS2.

CONTRAS = sem efeitos de pós processamento e iluminação deixando o jogo com um aspecto "seco" (alguns dos efeitos foram restaurados por patch oficial da Ubisoft), ausência da paleta de cores amarela/marrom (restaurado no patch), sem suporte a mouse, texturas de baixa resolução e modelos low poly (herdados do PS2), som de baixa qualidade (voz + efeitos sonoros + trilha sonora, tudo herdado do PS2), as cutscenes não são em tempo real e sim FMVs de baixa qualidade (herdadas do PS2), vários elementos gráficos da versão do GC e Wii ausentes (coisa herdada do PS2 tbm), crashes constantes e por ai vai...

RE5:

PROS = tudo, a MT Framework foi pensada no PC com o DirectX 9 (pro Windows XP) e 10 (pro Windows Vista), nem preciso citar o resto, era a versão definitiva do jogo.

CONTRAS = pagar pra jogar online no GFWL, igual era no Xbox 360 (resolvido por patch após a morte do GFW, hoje é um jogo Steamworks e da pra jogar online de graça).

Ou seja, só fomos ter um port bom de verdade em 2009, 12 anos depois da estreia da franquia nos PCs, e desde então, os jogos da franquia são famosos por serem excelentes ports no PC (a única bola fora foi o Operation Raccoon City, que era extremamente mal otimizado). Claro, que hoje em dia, os ports do RE1, 2, 3 e 4 não possuem mais esses problemas por patches feitos por fãs (vide o Classic Rebirth na trilogia do PS1), além que o RE4 teve um segundo port em 2014, resolvendo todos os problemas também, assim havendo duas boas opções pra jogar hoje em dia.

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
32.754
Pontos
1.084
Tem certeza disso? Vi silent hill 2 enhanced edition pc vs emulação HD do ps2 e de longe a versão pc é melhor visualmente.
Já silent hill 3 tem coisa melhor no emulado e coisa melhor no pc, o que pra mim é empate.
O 3 do Pc, seria com mods?

Topo Fundo