O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emulação de games antigos no celular: dicas, observações, segurança, etc...

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.077
Pontos
2.009
DISCLAIMERS:
  • Não achei "tópico oficial" sobre, mas se tiver favor transferir pra lá;
  • Não sei até que ponto esse conteúdo é permitido. O que eu sei é que não se pode compartilhar link de roms, mas se for algo que infrinja as regras, só deletar;
  • Sou um completo ignorante pra esses paranauê de emulação então é dever da comunidade tetal auxiliar a maior lenda dessa pocilga virtual;

Minha retrojogatina hoje se resume a uma TV Box daquelas com 2 milhões de games na memória. Mas minha "logística" ta uma m**** por vários fatores que não vem ao caso, então eu passei a querer demais um portátil pra jogar games antigos, desses da Anbernic, 8BitoDo ou qualquer um.

Mas agora vou mudar de celular, o A32 [especificações] , bem mais "parrudo" que o que tenho hoje. O único porém é que o celular é da empresa (ainda que eu tenha total autonomia sobre ele).
Muito ouvi falar que celular + gamepad bluetooth é uma das melhores formas de jogar games velhos, então quero saber da tetada:
  1. Essas specs devem rodar tranquilamente de 16 bit pra trás. Mas e dos 32 pra frente?
  2. Quais os melhores emuladores pra android? Retroarch mesmo?
  3. Quais os melhores gamepad bluetooth considerando o custo x benefício? Prefiro aqueles que deixam com cara de Switch, não aqueles que o celular fica em cima.
  4. Na questão de segurança, o que é mais indicado? Tem muito risco baixar / rodar essas roms no celular? Tem como deixar mais seguro (ou "menos arriscado"), tipo instalar tudo no SD ou algo do gênero?
Mim ajudão!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.077
Pontos
2.009
Achei essa porra ó:



Curti demais a proposta, tem entrada tipo C que dá pra jogar carregando e sem a latência do bluetooth.
E não tá tão caro:

https://br.ba-ng-go-od.com/GameSir-...MI54jc9NjM8wIVFbrICh04Ywc8EAYYASABEgIVTvD_BwE
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
O meu é um Galaxy J6 Plus, de configuração bem simples (Android 10, 3 GB de RAM), e dá pra rodar muita coisa. Geralmente uso RetroArch para quase tudo, Drastic para rodar DS e PPSSPP para rodar algumas coisas de PSP. Todos tem na Google Play. Sei que a minha configuração ainda dá conta de rodar PS1 e N64 e que não roda Saturn e Dreamcast, mas esses sistemas prefiro jogar no PC mesmo. Chutaria que esse que você tá querendo pegar dá conta de fazer o que o meu não consegue, e deve até eliminar a necessidade de baixar algo além do Retroarch.

Quanto a jogos, não tem risco algum. Se quiser, me manda MP que depois te passo um link esperto. De qualquer forma, como sempre recomendo nesses tópicos: Archive.org tem praticamente tudo que você vai precisar e CD Romance é um bom complemento se você gostar de romhacks e traduções.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.077
Pontos
2.009
O meu é um Galaxy J6 Plus, de configuração bem simples (Android 10, 3 GB de RAM), e dá pra rodar muita coisa. Geralmente uso RetroArch para quase tudo, Drastic para rodar DS e PPSSPP para rodar algumas coisas de PSP. Todos tem na Google Play. Sei que a minha configuração ainda dá conta de rodar PS1 e N64 e que não roda Saturn e Dreamcast, mas esses sistemas prefiro jogar no PC mesmo. Chutaria que esse que você tá querendo pegar dá conta de fazer o que o meu não consegue, e deve até eliminar a necessidade de baixar algo além do Retroarch.

Quanto a jogos, não tem risco algum. Se quiser, me manda MP que depois te passo um link esperto. De qualquer forma, como sempre recomendo nesses tópicos: Archive.org tem praticamente tudo que você vai precisar e CD Romance é um bom complemento se você gostar de romhacks e traduções.
Fiz a comparação aqui:


Pelo que vi o A32 tem specs superiores, então com certeza vai rodar a mesma coisa.
Se rodar até PS1 (não precisa nem N64) já me dou por satisfeito.

Outra hora te MPeio, valeu.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Tenho um M31 que roda Dreamcast numa boa no emulador Redream. Nunca tentei outros sistemas além dele e do Mega drive, mas deve rodar bem. O M31 é do ano passado e as especificações são ESTAS, mas ele não tem tecnologia 5G.

Gostei desse game sir X2. Tem uma versão com entrada USB-C e outro que é bluetooth, mas vi algumas pessoas reclamando de demora nos comandos neete último modelo. Mês que vem vou ver se pego um.
Eu estava jogando no celular com controle do PSmini, mas é chato ficar com um monte de fio embolando no meio.

Agora, pensando bem, o perigo desse modelo com entrada USB-C é que as empresas podem mudar a posição de encaixe para as laterais do celular e isso invalidaria o uso do controle.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.077
Pontos
2.009
Agora, pensando bem, o perigo desse modelo com entrada USB-C é que as empresas podem mudar a posição de encaixe para as laterais do celular e isso invalidaria o uso do controle.

Pqp detalhe importantíssimo!
O celular novo tá la T.I., preciso fazer backup do meu atual pra pegar o novo.
 


Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.293
Reações
2.489
Pontos
999
Muito ouvi falar que celular + gamepad bluetooth é uma das melhores formas de jogar games velhos, então quero saber da tetada:
  1. Essas specs devem rodar tranquilamente de 16 bit pra trás. Mas e dos 32 pra frente?
  2. Quais os melhores emuladores pra android? Retroarch mesmo?
  3. Quais os melhores gamepad bluetooth considerando o custo x benefício? Prefiro aqueles que deixam com cara de Switch, não aqueles que o celular fica em cima.
  4. Na questão de segurança, o que é mais indicado? Tem muito risco baixar / rodar essas roms no celular? Tem como deixar mais seguro (ou "menos arriscado"), tipo instalar tudo no SD ou algo do gênero?
Mim ajudão!
1 - O meu Powkiddy X15, que falei no tópico do Retrogame da Quinzena, possui a especificação pior que essa e roda tudo liso até NDS, Dreamcast, N64 e PS1. Como o seu é melhor, acredito que rode inclusive a maioria dos jogos de PSP e de DOS também, caso tenha interesse. Acima disso já é bem duvidoso (PS2, Gamecube, Wii, etc).

2 - Particularmente, eu não gosto do Retroarch. Já tentei usar, mas não me adaptei. No Android, você tem a opção do Happy Chick, é fácil de usar por ser "install and play" e possuir todos os consoles, tipo o Retroarch, mas não indico também, porque se precisar configurar alguma coisa é meio complicado e algumas roms são difíceis de achar. Prefiro então utilizar emuladores separados para cada sistema e baixo as roms em sites que conheço. Estes são os que uso e recomendo para sistema Android:

2600.EMU (Atari 2600)
Nostalgia.NES (Nintendo)
Nostalgia.GG (Game Gear)
Pizza Boy (Gameboy Color)
MD.emu (Master System e Mega Drive)
Snes9x EX+ (Super Nintendo)
Mupen64Plus FZ (Nintendo 64)
My Boy! (Gameboy Advanced)
Reicast (Dreamcast)
MAME4droid 0.139u1 (Arcade / Neo Geo)
Magic DosBox (PC DOS)
ePSXe (Playstation 1)
DraStic (Nintendo DS)

A maioria deles já são previamente configurados ou são fáceis de configurar.

3 - Essa aí eu prefiro que os outros usuários respondam, pois as minhas experiências com controle bluetooth não foram boas. Eu comprei um controle para o celular e não consegui emparelhar de jeito nenhum. Tive que usar do prazo de 7 dias e desistir da compra e devolvi o produto. Porém, fica uma ressalva de que o vendedor enviou um controle diferente do que estava anunciado. No PC cheguei a testar um controle sem fio e senti um leve "lag", também me desfiz dele. Hoje uso um controle de XBOX com cabo USB no PC e desisti de emuladores no celular.

4 - No meu caso, depende do emulador. Na lista que citei, alguns aceitam que a rom esteja no cartão SD, como os emuladores de NDS, GBA, PS e PSP, já outros não aceitam, só localizam a rom se estiver na memória interna, é o caso do emulador de Mega Drive/Master System, SNES e MAME, por exemplo. Em relação a baixar as roms no celular, eu não vejo risco, eu acho que a questão da segurança depende mais do site que você está acessando, o ideal é ser algum conhecido e evitar simplesmente fazer a busca pelo Google e entrar em qualquer site.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.764
Pontos
1.439
ano passado comprei meu motorola one fusion plus e me surpreendi com a emulação nele.

to usando retroarch e roda tudo até playstation e n64. os consoles mais novos não testei.

engraçado q n64 rodou por exemplo o gex q testei menos bugado q o meu de desktop.

por ser um celular mid end fiquei bem feliz de ter rodado liso. gora q a bateria dele é monstro

e to rejogando todos os tomb raiders antigos e o soul reaver dublado q baixei. fiquei bem feliz.

controle também me surpreendi com um baratinho q peguei da knup.

o manual é uma b*sta mas achei no youtube como emparelhar ele e deu certinho.

massa q nao senti inputlag como pensei por causa do controle barato.

o meu é um controle no formato normal mas vi tbm q tem nesse estilo q vc postou da mesma marca tbm.

eu gostei do custo beneficio desse controle. por ser bem barato funcionou certinho
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.535
Reações
6.069
Pontos
353
O meu é um Galaxy J6 Plus, de configuração bem simples (Android 10, 3 GB de RAM), e dá pra rodar muita coisa. Geralmente uso RetroArch para quase tudo, Drastic para rodar DS e PPSSPP para rodar algumas coisas de PSP. Todos tem na Google Play. Sei que a minha configuração ainda dá conta de rodar PS1 e N64 e que não roda Saturn e Dreamcast, mas esses sistemas prefiro jogar no PC mesmo. Chutaria que esse que você tá querendo pegar dá conta de fazer o que o meu não consegue, e deve até eliminar a necessidade de baixar algo além do Retroarch.

Quanto a jogos, não tem risco algum. Se quiser, me manda MP que depois te passo um link esperto. De qualquer forma, como sempre recomendo nesses tópicos: Archive.org tem praticamente tudo que você vai precisar e CD Romance é um bom complemento se você gostar de romhacks e traduções.

Esse seu celular roda Dreamcast sim mano eu tinha um J2 e conseguia rodar o Dreamcast. Eu consegui até emular PSP nele, zerei o Final fantasy 7 crisis core nele.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Compre qualquer celular com snapdragon acima de 720 e no mínimo 4giga de ram e seja feliz rodando tudo de psp e Dreamcast para baixo. Até Saturnão vai rodar de boa.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
Esse seu celular roda Dreamcast sim mano eu tinha um J2 e conseguia rodar o Dreamcast. Eu consegui até emular PSP nele, zerei o Final fantasy 7 crisis core nele.
Recomenda algum emulador? Não lembro o que testei, mas travou de primeira, nem insisti. Talvez seja como a emulação de PSP, que se você não tem um celular mais parrudo, os resultados variam muito de jogo pra jogo.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.535
Reações
6.069
Pontos
353
Recomenda algum emulador? Não lembro o que testei, mas travou de primeira, nem insisti. Talvez seja como a emulação de PSP, que se você não tem um celular mais parrudo, os resultados variam muito de jogo pra jogo.

Eu usava o Reicast eu lembro que joguei o code Veronica nele, Skies of Arcadia, Grandia 2.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Recomenda algum emulador? Não lembro o que testei, mas travou de primeira, nem insisti. Talvez seja como a emulação de PSP, que se você não tem um celular mais parrudo, os resultados variam muito de jogo pra jogo.
Tem o redream que é o que eu uso, é só baixar e e indicar a pasta das isos e jogar, roda muito bem a maioria dos jogos.
 
Topo Fundo