O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emulação de PC Engine CD - ajuda

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Boa tarde, pessoal !

Eu uso o emulador Magic Engine para emular o PC Engine (tanto jogos em cartuchos como em CDs). O emulador funciona direitinho e eu não tenho queixas dele, o problema é o software que uso para montar os CDs.

Eu usava o Alcohol quando tinha o Windows 7, mas no Windows 10 o Alcohol parou de funcionar e eu passei a usar Daemon Tools Lite que funcionou muito bem até ontem. Hoje fui jogar o game que estava emulando ontem e o Daemon Tools não conseguia mais montar a imagem e me pedia para atualizar o software. Baixei a versão nova e meu antivirus (Avira) reclamou de um acesso suspeito. Eu ainda tentei prosseguir após o arquivo ser movido para a quarentena mas o programa não instalou. O mesmo acontece com a versão mais recente do Alcohol. Li na internet que ambos os softwares agora estão vindo cheios de spyware.

Procurei alternativas, mas nenhuma delas funcionou: WinCDEmu, Gizmo, VirtualCloneDrive e Phantom CD foram as que instalei e testei. Algumas instalam sem erros no Windows 10, mas não conseguem montar a imagem (é um arquivo de extensão CUE). Ou não reconhecem o formato ou dizem que o arquivo pode estar corrompido, mas eu sei que o problema não é com o arquivo porque funcionava tanto no Alcohol como no Daemon Tools. Mesmo assim testei com outros jogos que tenho aqui - todos .CUE - e deu o mesmo erro.

Alguma sugestão ?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Se não me engano o WIndows 10 já vem integrado com uma função de montar imagens, não?

Outra, porque você não usa o Mednafen ou Higan? São emuladores mais modernos e eles não precisam que você monte a imagem, eles leem ela direto.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Se não me engano o WIndows 10 já vem integrado com uma função de montar imagens, não?

Outra, porque você não usa o Mednafen ou Higan? São emuladores mais modernos e eles não precisam que você monte a imagem, eles leem ela direto.

O Windows 10 não aceita o formato CUE. Vou testar esses outros emuladores. Obrigado pela dica.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Obrigado a todos que deram sugestões.

Eu baixei e experimentei o Mednafen. Apesar de não ser tão amigável como o Magic Engine funcionou. Rodou direitinho o jogo que eu queria. O único problema - e não tem nada a ver com o emulador em si - é que eu estava jogando um RPG no Magic Engine e o Magic Engine armazena todos os saves (de todos os jogos) num único arquivo .DAT, que obviamente não é compatível com o Mednafen. Ou seja, eu teria que começar o jogo do zero ...

Resolvi insistir com os montadores de imagem. O Virtual DVD infelizmente deu erro ao ler a imagem do CD do PC Engine. O Alcohol 120%, como não é gratuito, o jeito era baixar uma versão crackeada. Eu acabei desistindo porque estava cheio de frescura para baixar.

Acabei voltando temporariamente para o Daemon Tools. O antivírus não deixa mais ele instalar, mas eu li que o problema é que o Spyware que vem incluído nele não vem compactado, aí o antivírus pega antes da gente marcar aquela caixinha dizendo que não quer que instale nada além do Daemon Tools. Desativei o antivírus, instalei (tomando o cuidado para não instalar nenhuma porcaria junto) e reativei o antivírus.

Estou com a versão mais recente do Daemon Tools. A diferença é que antigamente para montar o disco do PC Engine eu tinha que usar a opção "Mount as SCSI" e agora eu tenho que montar como IDE. O "Mount" puro já não funcionava na versão anterior. Essas opções parecem que agora são pagas e eu as desbloqueei por um período de testes gratuito, ou seja, posso ter problemas em breve. Se bloquear eu tento a versão antiga que o M3troid passou o link.

Assim que terminar esse RPG eu vou passar a usar o Mednafen para não ficar mais refém desses "montadores de CD".
 


AllejoEterno

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
91
Pontos
38
RetroArch está ai a 200 anos e os caras quebrando cabeça com emulador separado, montando iso com Alcohol....
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Eu monto iso pra conveter pra cue+bin.

Infelizmente ainda tem muito zé que insiste em gerar .iso+mp3, iso+flac, e uma ruma de .bin pras músicas. Se lascar, pô. Bota essa birosca em .iso ou cue/bin e pronto.
Essa ruma de formato mais atrapalha que ajuda.
 
Topo Fundo