O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emulação PSX

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.992
Reações
879
Pontos
1.099
Fala, galera!

Nunca emulei PsOne no PC. O que vocês recomendam, o que tem de melhor hoje em dia?
Recentemente adquiri um computador com ótimas configurações, então queria saber o que posso usar.

Valeu!
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Fala, galera!

Nunca emulei PsOne no PC. O que vocês recomendam, o que tem de melhor hoje em dia?
Recentemente adquiri um computador com ótimas configurações, então queria saber o que posso usar.

Valeu!
Sempre usei o EPSXE, desde que tinha um Pentium 4 3.2gb com 2gb de ram e nunca tive problemas, rodava tudo qse filé, hoje em dia teve rodar mais fácil ainda.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
O melhor emulador é o Beetle PSX ou Beetle PSX HW pelo RetroArch, o segundo tem mais opções de configurações que permitem dar uma gigantesca melhora nos gráficos dos jogos do PS1: Aumento de resolução, widescreen, correção de perspectiva, melhora do dithering e etc.

Fora do RetroArch os melhores são o Mednafen e PCSXR (voltados para a qualidade) e ePSXe (voltado para a performance).
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.622
Pontos
453
Na minha opinião e depois de jogar vários emuladores por anos, o melhor é o beetle psx no retroarch.

Para jogos puramente 2d ou se quer jogar da mesma forma que ligar o console, Beetle PSX.
Para jogos 3d ou se quiser melhorias tipo aumentar a resolução, tirar a tremedeira, Beetle PSX HW usando vulkan. Se usar vulkan fica muito mais rápido que opengl nesse emulador, diferença absurda até.

Na verdade os dois cores são o mesmo, e dá pra trocar entre hardware e software no mesmo core mas acho legal ter esse diferencial.

São também um fork do Mednafen, ou seja tem a mesma compatibilidade, mas com muito mais opções.
 


Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
EPSXE

roda tudo 100%, tem diferentes plugins gráficos (pros diferentes estilos gráficos de jogo, 2d/3d)

da pra rodar widescreen real , aumento de resolução interna dos jogos, filtrar texturas, reduzir "as tremedeiras", etc
 

Cruquera

Bam-bam-bam
Mensagens
252
Reações
277
Pontos
248
Alguém pode me recomendar qual o melhor formato(extensão) de roms de PSX pra rodar nesses emuladores? .CHD ou .PBP?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.622
Pontos
453
Alguém pode me recomendar qual o melhor formato(extensão) de roms de PSX pra rodar nesses emuladores? .CHD ou .PBP?
Nunca usei .pbp e aqui converto tudo pra .chd. Bem fácil até.

Olhando esse tópico:


Parece que .chd é melhor, mais fácil, comprime mais, e você pode reverter para .bin+.cue à quaquer momento sem perda nenhuma.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.864
Reações
50.957
Pontos
1.003
Nunca usei .pbp e aqui converto tudo pra .chd. Bem fácil até.

Olhando esse tópico:


Parece que .chd é melhor, mais fácil, comprime mais, e você pode reverter para .bin+.cue à quaquer momento sem perda nenhuma.

No PSX2PSP tem uma função de desfazer o PBP, dá ruim se fizer isso é?
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
961
Pontos
278
Com um hardware bom, o Beetle PSX HW rodando pelo Retroarch faz milagres. Além de todos os melhoramentos gráficos, ainda é possível rodar os jogos com overclock, o que me permitiu jogar o meu amado Road Rash a 60FPS.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.622
Pontos
453
No PSX2PSP tem uma função de desfazer o PBP, dá ruim se fizer isso é?
Pelo que eu li no post que coloquei, tem dois tipos de .pbp. Um deles pega as músicas e faz compressão quase como um mp3, e daí mesmo se desfazer não vai ficar 1:1. O outro tipo só comprime como se jogasse no 7z e não é muito eficiente, mas capaz de desfazer bem.

Na dúvida fico com .chd, que não tem esses problemas.
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.992
Reações
879
Pontos
1.099
nossa, muito massa.

uma pergunta: os cores já vem com todos os seus filtros ou se quisermos algum diferente temos que ir atrás e baixar?
pergunto pq no do PSX eu queria colocar scanlines, mas não achei a opção nos filtros e mostra também filtros de SNES junto...

mas valeu pela dica, pessoal!
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.864
Reações
50.957
Pontos
1.003
nossa, muito massa.

uma pergunta: os cores já vem com todos os seus filtros ou se quisermos algum diferente temos que ir atrás e baixar?
pergunto pq no do PSX eu queria colocar scanlines, mas não achei a opção nos filtros e mostra também filtros de SNES junto...

mas valeu pela dica, pessoal!
Retroarch vem com vários Shaders já, a maioria configurável, só ir mexendo
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
nossa, muito massa.

uma pergunta: os cores já vem com todos os seus filtros ou se quisermos algum diferente temos que ir atrás e baixar?
pergunto pq no do PSX eu queria colocar scanlines, mas não achei a opção nos filtros e mostra também filtros de SNES junto...

mas valeu pela dica, pessoal!
eu não curto retoarch e afins

uso o EPSXE mesmo, e lá tem scanline a sua escolha: vc escolhe o quanto de scanlines quer de 0 a 255 (ou seja, vc tem 255 níveis de scanline). Eu como não gosto de muito, só deixo um scanline mínimo bem suave por exemplo.
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.978
Reações
197
Pontos
809
Boas recomendações

Queria que algum expert aqui do tópico acessasse remoto o meu notebook e configurasse esses emuladores aí, por mais que eu leio e veja videos com passo a passo, nunca dá certo aqui[/spoler]
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
aqui umas screens antigas minhas no EPSXE:

jogos 3D


c0DHwsQ.jpg

eNxLkC1.jpg




jogos 2D (com uma scanline bem leve)

TD8m7bw.jpg

01Uson5.jpg
 

jade coccoon

Supra-sumo
Mensagens
49
Reações
153
Pontos
193
Eu gosto de usar dois emuladores: o ePSXe e o Mednafen. O ePSXe para jogos 3D, pois dá para melhorar texturas, resoluções etc. E o Mednafen para jogos 2D, porque acho que os jogos 2D rodam melhor nesse emulador, com mais fluidez, e também gosto dos filtros dele.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.622
Pontos
453
Na comunidade o ePSXe é conhecido como o Zsnes do PS1. Acho que não chega a tanto, é um bom emulador sim, apesar de depender de hacks específicos por jogo.

Mas se comparado com o mednafen/beetle PSX, fica inferior. Esses são mais precisos, e no caso do beetle PSX tem bem mais opções de melhorias, como adaptive smoothing para jogos 3d com fundos 2d, melhor correção de tremedeira para polígonos e texturas (PGXP), melhor overclock e de quebra leva as funcionalidades do RA como melhor input lag, rewind, vulkan (aqui consigo rodar em 16x com filtros sem pesar) e muito mais opções de filtros/shader.

Mas é claro, cada um usa o que sentir mais confortável. Tem gente que usa Zsnes até hoje e é feliz assim.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
Se você não sabe como era jogar no console então vá de Epsxe ou PSXFin. O primeiro tem melhorias gráficas, roda em qualquer PC e é fácil de utilizar. O segundo é super simples de usar mas não tem melhorias gráficas significativas.

Agora, se você quer usar um emulador que seja bem próximo ao hardware original use o BeetlePSX ou o BeetlePSX HW.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Playstation está bem na área da emulação, com várias opções para os diversos gostos.

A tendência é os cores do retroarch irem abocanhando aos poucos o espaço na cena da emulação pela praticidade de ter tudo no mesmo lugar. E aos poucos ir diminuindo a rejeição.

Onde estiver, o gamer estará bem atendido e pode rodar PS1 com gráficos bem aprimorados para telas de LCD.

Exemplo da mágica do EPSXE acontecendo:

rtsQFTp.png


kpuvPSr.png


EFBYSjt.png


Y1I55p8.png

PsxFin. Simples e direto, não tem melhora visual, ele emula o mais próximo possível do próprio console.
Isso deve ficar legal se o PC estiver conectado numa TV CRT.

A imagem nativa dos videogames antigos não foi feita para telas LCD..
 
Ultima Edição:

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.992
Reações
879
Pontos
1.099
Galera, desculpem ressuscitar o tópico.

Baixei o Retroarch e no core mais recomendado aqui (e outro que testei tbm) estou tendo artefatos. Joguei Tekken 3 e no movimento vejo o rastro de algumas linhas horizontais. Alguém sabe como resolver?
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Normalmente eu gosto de emular o PSX com o visual o mais autentico o possivel, com todos seus defeitos graficos e com um bom shader de CRT, costumo usar o Retroarch + Mednafen Beetle HW.
 
Topo Fundo