Na verdade a retro do Xone roda qualquer jogo. A disponibilização aos poucos se deve mais a questão de licenciamento por parte das desenvolvedoras.
O que a Microsoft fez foi virtualizar o hardware do Xbox 360 ao invés de emular.
A Sony não fez isso porque não tem know-how nessa área. Teria que contratar outra empresa como a VmWare, a IBM ou até mesmo a Microsoft. Ou tentar desenvolver em cima do Virtual Box que é Open Source. Mas daria trabalho e custaria uma grana.
A Microsoft fez a retro porque ela já trabalha com isso, então é como se fosse um exercício de relaxamento para os engenheiros de virtualização dela.
O que a Microsoft fez foi virtualizar o hardware do Xbox 360 ao invés de emular.
A Sony não fez isso porque não tem know-how nessa área. Teria que contratar outra empresa como a VmWare, a IBM ou até mesmo a Microsoft. Ou tentar desenvolver em cima do Virtual Box que é Open Source. Mas daria trabalho e custaria uma grana.
A Microsoft fez a retro porque ela já trabalha com isso, então é como se fosse um exercício de relaxamento para os engenheiros de virtualização dela.
Até onde se sabe, o Cell já foi descontinuado há muito tempo, seria caro e contraprodutivo utilizar o próprio Cell nos servidores apenas para cuidar da reprodução dos jogos de PS3 no serviço, é quase certo que tudo é feito através de virtualização, a cada nova requisição de uso, os servidores rodam uma instância dedicada para aquele usuário, a questão é que isso só é possível em servidores dedicados com potência suficiente para a tarefa, tentar trazer esse trabalho para o PS4 seria complicado pois o Cell por si só é uma peça complicada, junte a isso dois tipos de memória diferentes, tem a RSX tb, não acho que é assim tão fácil acreditar que até a Microsoft conseguiria cumprir com a tarefa e a Sony só não fez pois é incompetente, vcs subestimam demais a Sony tanto para o bem quanto para o mal.