O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emulador Sega Saturn (Nova)

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Galera tudo bom?
Finalmente vou realizar meu sonho de jogar saturno no PC com filtros.
Baixei o SSF e o Yabause os resultados foram:
SSF : rodou bacana, mas não consigo deixar os jogos em Widescreen.

YABAUSE : Rodou os games em Widescreen, porém não consigo configurar os controles(uso de ps4) e o fps fica muito rápido.

E detalhe, não conseguir deixar os jogos bonitos igual ao post de vcs que usam esses filtros. Alguém poderia me ajudar?
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Galera tudo bom?
Finalmente vou realizar meu sonho de jogar saturno no PC com filtros.
Baixei o SSF e o Yabause os resultados foram:
SSF : rodou bacana, mas não consigo deixar os jogos em Widescreen.

YABAUSE : Rodou os games em Widescreen, porém não consigo configurar os controles(uso de ps4) e o fps fica muito rápido.

E detalhe, não conseguir deixar os jogos bonitos igual ao post de vcs que usam esses filtros. Alguém poderia me ajudar?

Esqueça o Yabause, o SSF e nem pense no Nova... Mednafen é o que você precisa.

1F50jBD.jpg
 
Ultima Edição:

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Esqueça o Yabause, o SSF e nem pense no Nova... Mednafen é o que você precisa.

Baixarei esse.
Mas nele dá pra deixe os games bonitos igual da galera aí?
Sou muito noob irmão, última vez que emule algo foi em 2000 quando saiu essas coisas.
Montei meu PC game agora, mas quero realizar meu sonho de jogar games da sega antigos xD.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Baixarei esse.
Mas nele dá pra deixe os games bonitos igual da galera aí?
Sou muito noob irmão, última vez que emule algo foi em 2000 quando saiu essas coisas.
Montei meu PC game agora, mas quero realizar meu sonho de jogar games da sega antigos xD.

Sim tem uns filtros bacanudos muito bom e roda quase todos jogos a 100% da velocidade, salvo um ou outro.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Galera tudo bom?
Finalmente vou realizar meu sonho de jogar saturno no PC com filtros.
Baixei o SSF e o Yabause os resultados foram:
SSF : rodou bacana, mas não consigo deixar os jogos em Widescreen.

YABAUSE : Rodou os games em Widescreen, porém não consigo configurar os controles(uso de ps4) e o fps fica muito rápido.

E detalhe, não conseguir deixar os jogos bonitos igual ao post de vcs que usam esses filtros. Alguém poderia me ajudar?
Vc tá com uma configuração parruda? Eu tbm quero jogar saturn numa resolução boa com todas as perfumarias mas meu PC é muito fraco no momento, quero dar um upgrade.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
E detalhe, não conseguir deixar os jogos bonitos igual ao post de vcs que usam esses filtros. Alguém poderia me ajudar?
Imagem Widescreen vai ficar boa de verdade só em game que tinha essa opção (Nights, por exemplo).

Confira se "aspect ratio" está ligado (a imagem não é minha, não estou aqui com o emulador para testar).
post-9524-142870645866.png


O SSF é um emulador bastante eficiente para desaparecer com o dither e o entrelaçamento que existia em alguns jogos - sem provocar nenhum dano à imagem. Deixe ligado "Mesh Translucent" e "desinterlace".
ssf-performance2.png


m9c2ef.png

O Yabause em OpenGL em muitas versões faz isso automaticamente, outas deixam um dither bem discreto na resolução do monitor. Confira se está jogando versões atualizadas e da versão YabaSanshiro (é uma modificação muito mais eficiente deste emulador). Somente nele terá imagens como essa, o jogo rodando acima da resolução nativa do videogame:

www.youtube.com/watch?v=SphVe5DYT_0&t=6s


www.youtube.com/watch?v=aMHEU6A6ujE

O Mednafen é meio zoado na versão nativa, não muito amigável e com uns filtros feiosos. Na versão Core de retroarch ele herda os filtros dele e pode obter imagens fantásticas. Yabause tem versão Core, mas é mais lenta e menos eficiente. Os filtros podem simular CRTs ou remover os serrilhados para a imagem ficar lisinha. Existem filtros com antidither também, mas diferente do SSF, eles podem prejudicar um pouco a imagem.

Exemplo de imagem do Saturn com os filtros avançados do retroarch:

www.youtube.com/watch?v=fx4e6ULMxEs

Lembrando que Mednafen também é chatinho para reconhecer as ISOS, dependendo de como o jogo foi gravado, pode precisar baixar de novo por alguma compatível com ele. E o filtro acima é na verdade uma mistura de shaders, então requer alguma familiaridade com esse assunto para obter os resultados que deseja.

Boa sorte na emulação deste grande console.
 
Ultima Edição:


Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Imagem Widescreen vai ficar boa de verdade só em game que tinha essa opção (Nights, por exemplo).

Confira se "aspect ratio" está ligado (a imagem não é minha, não estou aqui com o emulador para testar).
post-9524-142870645866.png


O SSF é um emulador bastante eficiente para desaparecer com o dither e o entrelaçamento que existia em alguns jogos - sem provocar nenhum dano à imagem. Deixe ligado "Mesh Translucent" e "desinterlace".
ssf-performance2.png


m9c2ef.png

O Yabause em OpenGL em muitas versões faz isso automaticamente, outas deixam um dither bem discreto na resolução do monitor. Confira se está jogando versões atualizadas e da versão YabaSanshiro (é uma modificação muito mais eficiente deste emulador). Somente nele terá imagens como essa, o jogo rodando acima da resolução nativa do videogame:

www.youtube.com/watch?v=SphVe5DYT_0&t=6s


www.youtube.com/watch?v=aMHEU6A6ujE

O Mednafen é meio zoado na versão nativa, não muito amigável e com uns filtros feiosos. Na versão Core de retroarch ele herda os filtros dele e pode obter imagens fantásticas. Yabause tem versão Core, mas é mais lenta e menos eficiente. Os filtros podem simular CRTs ou remover os serrilhados para a imagem ficar lisinha. Existem filtros com antidither também, mas diferente do SSF, eles podem prejudicar um pouco a imagem.

Exemplo de imagem do Saturn com os filtros avançados do retroarch:

www.youtube.com/watch?v=fx4e6ULMxEs

Lembrando que Mednafen também é chatinho para reconhecer as ISOS, dependendo de como o jogo foi gravado, pode precisar baixar de novo por alguma compatível com ele. E o filtro acima é na verdade uma mistura de shaders, então requer alguma familiaridade com esse assunto para obter os resultados que deseja.

Boa sorte na emulação deste grande console.


Yabause eu não consigo configurar o controle, ele reconhece só o teclado e mouse.
E agora ele abre o jogo e fecha.
Teria como upar o seu emulador pra eu baixar? Queria tanto reviver minha infância xD
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
alguem roda Burning Rangers normalmente?

no meu emulador não aparece a layer das chamas

chamas invisiveis em jogo de bombeiros!!!!!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
alguem roda Burning Rangers normalmente?

no meu emulador não aparece a layer das chamas

chamas invisiveis em jogo de bombeiros!!!!!
Confira se a camada não está desligada. As chamas aparecem normalmente no emulador.

jgmnpyw.png

EdGRbuC.png

ee1eTOm.png

Yabause eu não consigo configurar o controle, ele reconhece só o teclado e mouse.
E agora ele abre o jogo e fecha.
Teria como upar o seu emulador pra eu baixar? Queria tanto reviver minha infância xD
Depois vou preparar um arquivo. Talvez um vídeo com os gráficos de cada. Mas Yabause nunca poderá ser seu único emulador de Saturn - embora tenha ótimo resultado nos games 3D, sua compatibilidade não é das melhores.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Vc tá com uma configuração parruda? Eu tbm quero jogar saturn numa resolução boa com todas as perfumarias mas meu PC é muito fraco no momento, quero dar um upgrade.
Então amigo, não é toopp mas dá pro gasto.
Sim tem uns filtros bacanudos muito bom e roda quase todos jogos a 100% da velocidade, salvo um ou outro.

Sabe qual erro pode ser ?
 

Anexos

  • errosatu.jpg
    275,5 KB · Visualizações: 14

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Então amigo, não é toopp mas dá pro gasto.
Pra bastante passadas de shaders no retroarch, emulando Saturn, dá uma boa puxada na placa de vídeo para segurar os 60fps. Geralmente chego a usar 8 passadas.
Sabe qual erro pode ser ?
Essa imagem que passou não é exatamente um erro. Não é um emulador com interface amigável, como nos acostumamos com outros emuladores tradicionais de clicar em "carregar a rom" e jogar. Mednafen convém usar com fron-tend.

Ex.: https://medlaunch.info/
games01.png

configs02.png


No caminho da pasta cita uma versão obsoleta do SSF. Para Windows recentes a versão recomendada é esta: http://www.geocities.jp/mj3kj8o5/ssf/files/SSF_TestVer.zip
 
Ultima Edição:

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Pra bastante passadas de shaders no retroarch, emulando Saturn, dá uma boa puxada na placa de vídeo para segurar os 60fps. Geralmente chego a usar 8 passadas.
Essa imagem que passou não é exatamente um erro. Não é um emulador com interface amigável, como nos acostumamos com outros emuladores tradicionais de clicar em "carregar a rom" e jogar. Mednafen convém usar com fron-tend.

Ex.: https://medlaunch.info/
games01.png

configs02.png


No caminho da pasta cita uma versão obsoleta do SSF. Para Windows recentes a versão recomendada é esta: http://www.geocities.jp/mj3kj8o5/ssf/files/SSF_TestVer.zip

Vlw caras, minha mina me ligou e falou que conseguiu usar o mednafen.
Muito obrigado a vcs dois que nos ajudaram, mas tem um porém.
Ela relatou que o gráfico está com aqueles scanline de TV de tubo.
E quando tenta rodar a ISO do die hard arcade da erro. Acho que é pq a rom é. Cue.
Será isso ?
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Vlw caras, minha mina me ligou e falou que conseguiu usar o mednafen.
Muito obrigado a vcs dois que nos ajudaram, mas tem um porém.
Ela relatou que o gráfico está com aqueles scanline de TV de tubo.
E quando tenta rodar a ISO do die hard arcade da erro. Acho que é pq a rom é. Cue.
Será isso ?

Eu tenho o emulador configurado me manda MP que te envio o link, ai você testa e posta aqui os resultados nos jogos e fotos.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Vlw caras com ajuda de vcs estou evoluindo aos poucos.
Esta dificil,mas ok :D

Fui jogar burning rangers e quando o yaba vai carregar a missao o emulador trava.
alguem sabe pq pode ser ?
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Vlw caras com ajuda de vcs estou evoluindo aos poucos.
Esta dificil,mas ok :D

Fui jogar burning rangers e quando o yaba vai carregar a missao o emulador trava.
alguem sabe pq pode ser ?

Não testou o mednafen?

8CU3Jv.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Vlw caras com ajuda de vcs estou evoluindo aos poucos.
Esta dificil,mas ok :D

Fui jogar burning rangers e quando o yaba vai carregar a missao o emulador trava.
alguem sabe pq pode ser ?
Às vezes um caminho errado ou um arquivo corrompido podem impedir o emulador de funcionar.

Refaça o caminho das pastas pra ter certeza que está tudo ok. Se for o caso, indique ao emulador outros arquivos/pastas que tenha em cópia e estejam "saudáveis".

Settings_cart.png


Confirme se não baixou uma versão obsoleta, se os drivers da placa estão ok. Em openGL o emulador dá uma puxada nela.

Aqui você encontra versão atualizada do emulador: http://www.uoyabause.org/static_pages/download
 
Ultima Edição:

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
galera obrigado pelo suporte que vcs me deram aquela vez.
infelizmente estou trabalhando o dobro pq fui assaltado e preciso recuperar algumas coisas,logo preciso trabalhar muito.
em breve voltarei a encher o saco aqui pedindo ajuda xD
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
galera obrigado pelo suporte que vcs me deram aquela vez.
infelizmente estou trabalhando o dobro pq fui assaltado e preciso recuperar algumas coisas,logo preciso trabalhar muito.
em breve voltarei a encher o saco aqui pedindo ajuda xD

Foi assaltado como amigo?
Roubaram o que? PC?
m**** de pais que defende o bandido se você revida e nem podemos ter algo (arma) para nós defender né :/
Mais bola para frente amigo, muita sorte em sua vida.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sem filtro e efeitos o serrote fica gritante numa tela HD.
Qualquer coisa em 240p é de sangrar os olhos.

Filtro ainda é um problema na emulação dos games 3D. O ideal é o filtro estar na textura e o jogo ser renderizado em HD. Atualmente emulador de Saturn não aplica filtros nas texturas. No máximo conseguem aplicar filtros na imagem como um todo, apenas ampliando uma tela que foi renderizada em 240p (isso gera uma imagem sem serrilhados, mas também sem qualidade).

BIM8gQO.png


Como é cheio de gambiarras, especificamente as chamas em Burning Ranger são renderizadas em baixíssima resolução mesmo com o jogo rodando em resolução aumentada. Mesmo quando as chamas estão distantes, seus pixels continuam gigantes, não ficam menores como deveriam. Isso também acontece em games que usam planos em perspectiva, estes planos são sempre renderizados na resolução nativa, não importa se o resto da imagem está em HD.

Porém no geral objetos e texturas "tradicionais" ficam bem melhores vistos com alguma distância. Então neste sentido Yabause já ajuda bastante quando aumenta a resolução de renderização dos games.

rxnbsrF.png

kwyv2p8.png
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Roda bem e perfeito Fighting Megamix e Virtua Fighter Kids?
Com atualização o Virtua Fighter Kids entrou para lista de compatibilidade do YabaSanshiro, então passou a rodar. Não testei como fica.

Megamix eu testei, ainda está com mesmos bugs gráficos de versões anteriores.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Qualquer coisa em 240p é de sangrar os olhos.

Filtro ainda é um problema na emulação dos games 3D. O ideal é o filtro estar na textura e o jogo ser renderizado em HD. Atualmente emulador de Saturn não aplica filtros nas texturas. No máximo conseguem aplicar filtros na imagem como um todo, apenas ampliando uma tela que foi renderizada em 240p (isso gera uma imagem sem serrilhados, mas também sem qualidade).

BIM8gQO.png


Como é cheio de gambiarras, especificamente as chamas em Burning Ranger são renderizadas em baixíssima resolução mesmo com o jogo rodando em resolução aumentada. Mesmo quando as chamas estão distantes, seus pixels continuam gigantes, não ficam menores como deveriam. Isso também acontece em games que usam planos em perspectiva, estes planos são sempre renderizados na resolução nativa, não importa se o resto da imagem está em HD.

Porém no geral objetos e texturas "tradicionais" ficam bem melhores vistos com alguma distância. Então neste sentido Yabause já ajuda bastante quando aumenta a resolução de renderização dos games.

rxnbsrF.png

kwyv2p8.png
Pelo visto parece ser o melhor emulador até o momento.
Pena que não tenho PC parrudo o suficiente pra rodar um jogo que seja.
Mas um dia ainda vou rodar esse emulador no talo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pelo visto parece ser o melhor emulador até o momento.
Pena que não tenho PC parrudo o suficiente pra rodar um jogo que seja.
Mas um dia ainda vou rodar esse emulador no talo.
É onde você encontrará os melhores gráficos para os games 3D do Saturn.




www.youtube.com/watch?v=elzFi70OMsQ

Mas, também devido à audácia do projeto, a lista de compatibilidade não é das maiores, precisa ter à mão um SSF ou Mednafen para curtir os games que ele não roda ainda. Não precisa ser tão parrudo assim, a placa de vídeo precisa estar compatível e atualizada com o OpenGL.
 
Ultima Edição:

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
É onde você encontrará os melhores gráficos para os games 3D do Saturn.




www.youtube.com/watch?v=elzFi70OMsQ

Mas, também devido à audácia do projeto, a lista de compatibilidade não é das maiores, precisa ter à mão um SSF ou Mednafen para curtir os games que ele não roda ainda.

As vezes fico pensando se um dia os emuladores vão corrigir defeitos dessa primeira geração como por exemplo a construção de cenário, polígono se contorcendo e coisas similares. Ou mesmo se já é possível e eu não sei.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
As vezes fico pensando se um dia os emuladores vão corrigir defeitos dessa primeira geração como por exemplo a construção de cenário, polígono se contorcendo e coisas similares. Ou mesmo se já é possível e eu não sei.
Construção do cenário e lowpoly creio que não tem conserto. São problemas que estão no fonte do jogo.

Corrigir tremedeira é possível através de melhorias no software de renderização.
Aliás, emulador de PSX está bastante evoluído nisso.





www.youtube.com/watch?v=rAeEGHWqCDc


 
Topo Fundo