O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emulador Sega Saturn (Nova)

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Uma dúvida me surgiu. Têm como trocar as texturas e colocar efeitos como fazem em outros jogos de n64 por exemplo?
Tipo, igual aquele mods de retexturização que fizeram em Banjo por exemplo?
Não. Emulação de Saturn está muito distante dessas perfumarias. Ainda mal atende no básico.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Não. Emulação de Saturn está muito distante dessas perfumarias. Ainda mal atende no básico.

Aproveitando ate comparando as versões e mais rodando no emulador, qual é melhor e que diferenças tem dee Street Fighter Zero 3 de Saturno (Retroarth) pra Dreamcast (Null DC)?

Que muda da versão Mortal Kombat Trilogy de Saturno pra Playstation 1?

E tambem da versão Sonic R de Game Cube pra Playsation 2 o que muda?
 
Ultima Edição:

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Aproveitando ate comparando as versões e mais rodando no emulador, qual é melhor e que diferenças tem dee Street Fighter Zero 3 de Saturno (Retroarth) pra Dreamcast (Null DC)?

Que muda da versão Mortal Kombat Trilogy de Saturno pra Playstation 1?

E tambem da versão Sonic R de Game Cube pra Playsation 2 o que muda?
Olha, em emu não sei, mas em hardware, a versão de Saturn tem loading instantâneo enquanto no Dreamcast leva um tempo.
Mais frames de animação, coloração ligeiramente melhor e loading mais rápido no Saturn.
Nada, já que ambas são um port da versão de PC do jogo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Aproveitando ate comparando as versões e mais rodando no emulador, qual é melhor e que diferenças tem dee Street Fighter Zero 3 de Saturno (Retroarth) pra Dreamcast (Null DC)?

Que muda da versão Mortal Kombat Trilogy de Saturno pra Playstation 1?

E tambem da versão Sonic R de Game Cube pra Playsation 2 o que muda?
Mostrar telas das versões do Sonic R que tenho aqui.

Nas imagens, o jogo rodando em emuladores. Nenhuma imagem dos videogames está fiel. Sonic R está no SSF com filtro 2xbr e mesh translucent. Os emuladores de Play2 e GameCube estão rodando com o dobro da resolução nativa.

A versão PC é a antiga, de 98, então fica cravada em 640x480. Foi uma odisseia fazer rodar, e atualmente só funciona comigo em modo direct3D. Não acho que fica bom, sempre preferi rodar este jogo em DirectDraw.
MtasbkM.png

nJkIwpu.png


Ainda gosto de características da versão Saturn, tem uma iluminação diferenciada que me agrada. Mudaram as cores dos cenários e alguns efeitos nas versões mais modernas - e algumas coisas prefiro o visual como era no original. Por exemplo, a tela de Load, o reflexo acho mais bonito no Saturn que no Play 2 e no GameCube colocaram só uma bandeira tremulando.

Diferenças: a versão Saturn é pioneira, tem draw distance pequena e não tem opções de tempo/clima, que apareceram a partir do port para PC.
Não pesquisei outras opções, então o que falo aqui é estritamente sobre como rodam as isos que tenho (podem ser características regionais): A ISO do Sonic R do Saturn é europeia e roda a 50 fps. A versão PC fica fixa em somente 30 fps. O Sonic R do Playstation 2 roda a 50 fps. No Game Cube roda cravado 30 fps.

Acho que as versões Game Cube e Play 2 são as melhores e mais confortáveis formas de jogar Sonic R no PC, com emuladores robustos e suporte a muitas resoluções. Se fosse escolher uma, iria de Playstation 2. :kjoinha
 
Ultima Edição:


FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Shinobi Legions é melhor que o Shinobi de PS2 e sua sequela com uma mulher la tb de PS2?
Sim, em matéria de qualidade legions é muito melhor que Hotsuma, no entanto o jogo de PS2 é o mais difícil de toda franquia, terminar ele sem continues e coletando todas moedas é missão pra poucos.
 

SONICR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.863
Reações
4.273
Pontos
1.224
pra que voce quer a versão de saturn que é pior que a de PSP e Xbox com exatamente o mesmo conteudo e ambas ja emuladas?
Ele mesmo respondeu vc na frase dele:
Procurei o castle sotn já que tem coisas exclusivas da versão saturn. Só achei no paradise e lá só tem iso. Se for mandar link manda por mp, senão dá ruim
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Mais telas das diferenças de versões de Sonic R.
D8aF7la.png

8ZaFy9E.png

s8v2N7L.png

Como já comentei, sinto falta da iluminação e das cores que havia no Saturn.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Me parece que a versão Saturn têm mais cor viva. E mais efeitos. Estranho isso.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Me parece que a versão Saturn têm mais cor viva. E mais efeitos. Estranho isso.
Infelizmente, atualmente só consigo rodar a versão PC em direct 3D. A imagem fica similar às versões do Play2 e GameCube, que têm cores menos vibrantes.

Na versão PC, rodando em direct draw o jogo ficava com cores mais vivas (mas ainda assim com uma paleta estranha, trocaram algumas cores e achei que foi para pior).
Exemplo:
O céu parece bastante natural no Saturn, com cores agradáveis.
xDCOApB.png

Depois deixaram um azul muito forte e esquisito, composto quase que por uma cor primária.

Direct Draw:
rp14Ij0.jpg


Direct3D
mSzQwci.png



--------------------------

Sonic R do PC em direct draw (screens antigas, hoje não consigo jogar com essa imagem)
2AKG7sk.jpg

jbnJHMZ.jpg

vU87PL4.jpg
LUWgucv.jpg


Gostaria de poder jogar o game com a qualidade de Play e GameCube, porém com as cores e iluminação que havia no Saturn.
QtNgkhu.png
 
Ultima Edição:

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Infelizmente, atualmente só consigo rodar a versão PC em direct 3D. A imagem fica similar às versões do Play2 e GameCube, que têm cores menos vibrantes.

Na versão PC, rodando em direct draw o jogo ficava com cores mais vivas (mas ainda assim com uma paleta estranha, trocaram algumas cores e achei que foi para pior).
Exemplo:
O céu parece bastante natural no Saturn, com cores agradáveis.
xDCOApB.png

Depois deixaram um azul muito forte e esquisito, composto quase que por uma cor primária.

Direct Draw:
rp14Ij0.jpg


Direct3D
mSzQwci.png



--------------------------

Sonic R do PC em direct draw (screens antigas, hoje não consigo jogar com essa imagem)
2AKG7sk.jpg

jbnJHMZ.jpg

vU87PL4.jpg
LUWgucv.jpg


Gostaria de poder jogar o game com a qualidade de Play e GameCube, porém com as cores e iluminação que havia no Saturn.
QtNgkhu.png
REalmente, seria o ideal. Mas o dolphin não possui nenhum filtro que possibilite isso?
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Esse tópico me fez reinstalar o Yabause, testei e estou jogando o Shinobi nele, também dei uma revisitada no Panzer Dragon 2. Outra hora vou dar uma revisitada no Mr. Bones.
O que me incomoda no Yabause é a falta de opções de filtros nele, e usar como core do retroarch pra mim não rola.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
REalmente, seria o ideal. Mas o dolphin não possui nenhum filtro que possibilite isso?
O mais perto disso seria o Yabause rodando o Sonic R.
U0xFsMP.png
P0Sj0KT.png

vAZP4wF.png

Infelizmente, ingame o visual ainda está bugado demais. Mas falta pouco para o emulador conseguir.
OFTNfy8.png

Quando Yabause emular este game, se acontecer, a versão Saturn emulada só vai ficar devendo pelo Draw distance curto (clima não me interessa muito).

Sobre o Dolphin adicionar por conta própria iluminação e cores que não estão no game, desconheço este recurso.
Esse tópico me fez reinstalar o Yabause, testei e estou jogando o Shinobi nele, também dei uma revisitada no Panzer Dragon 2. Outra hora vou dar uma revisitada no Mr. Bones.
O que me incomoda no Yabause é a falta de opções de filtros nele, e usar como core do retroarch pra mim não rola.
O Yabause em OpenGL roda o Panzer Dragon 2 de boa. Vale a pena jogar nele, com gráficos bem melhores que em outros emuladores.
N7jwrPp.png

Já Mister Bones nunca funcionou comigo. Fica tela preta ao carregar a primeira fase.
 
Ultima Edição:

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
O mais perto disso seria o Yabause rodando o Sonic R.
U0xFsMP.png
P0Sj0KT.png

vAZP4wF.png

Infelizmente, ingame o visual ainda está bugado demais. Mas falta pouco para o emulador conseguir.
OFTNfy8.png

Quando Yabause emular este game, se acontecer, a versão Saturn emulada só vai ficar devendo pelo Draw distance curto (clima não me interessa muito).

Sobre o Dolphin adicionar por conta própria iluminação e cores que não estão no game, desconheço este recurso.
O Yabause em OpenGL roda o Panzer Dragon 2 de boa. Vale a pena jogar nele, com gráficos bem melhores que em outros emuladores. Já Mister Bones nunca funcionou comigo. Fica tela preta ao carregar a primeira fase.

Esse jogo eu emulo no Retroarth, alias todos de Saturno no geral eu emulo no Retroarth para mim melhor emulador de Saturno em compatilidade e rodar os jogos bem e com filtros (Nova esta começando ainda).
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse jogo eu emulo no Retroarth, alias todos de Saturno no geral eu emulo no Retroarth para mim melhor emulador de Saturno em compatilidade e rodar os jogos bem e com filtros (Nova esta começando ainda).
Só curto jogar com filtros os games 2D como Earthworm Jim, Sonic Blast, Gex, Astal, etc.

Os 3D prefiro com resolução aumentada, quando disponível. Os gráficos ganham detalhes.

Edit: para ilustrar meu ponto, exemplo de resultado detalhado que não acho possível com filtros:
sTSPkKI.png

o5mdkDU.png


Mesmo num game "2D", com alguns objetos 3D, o aumento da resolução pode fazer parecer detalhes legais:
6z68ury.png
eG4ebhZ.png
zTuf6Xn.png
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ainda sobre resolução, por imagens como essas abaixo que conto com o Yabause para ser uma opção de emulação do Saturn. Poder sair da resolução nativa é muito importante.

fHBqy52.png

if6WNTq.png

GsrMVIK.png


OXWHwG2.png

kPTHJKK.png

ZP46VYf.png

2v4P8oH.png

PdwVc6U.png

dcIMVX3.png

kzmkG44.png

Infelizmente Fighters MegaMix ainda tem muitos bugs visuais no Yabause. Mas a resolução aumentada já faz vislumbrar o potencial dos gráficos e os detalhes dos personagens.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Eu só queria que um emulador de saturn possibilitasse colocar umas texturas hi-res e efeitos e 60fps igual o project64 e o ePSXe. Mas acho que isso só lá por 2025 ou 2030.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Ainda sobre resolução, por imagens como essas abaixo que conto com o Yabause para ser uma opção de emulação do Saturn. Poder sair da resolução nativa é muito importante.

fHBqy52.png

if6WNTq.png

GsrMVIK.png


OXWHwG2.png

kPTHJKK.png

ZP46VYf.png

2v4P8oH.png

PdwVc6U.png

dcIMVX3.png

kzmkG44.png

Infelizmente Fighters MegaMix ainda tem muitos bugs visuais no Yabause. Mas a resolução aumentada já faz vislumbrar o potencial dos gráficos e os detalhes dos personagens.

Virtua Fighter Kids e Fighter Megamix aqui ainda são jogos problematicos mesmo no Retroarth, infelizmente ao menos aqui.
Resto nao tenho que reclamar do emulador, ao menos que testei ambos com filtros, muito bom o emulador.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Ainda sobre resolução, por imagens como essas abaixo que conto com o Yabause para ser uma opção de emulação do Saturn. Poder sair da resolução nativa é muito importante.

fHBqy52.png

if6WNTq.png

GsrMVIK.png


OXWHwG2.png

kPTHJKK.png

ZP46VYf.png

2v4P8oH.png

PdwVc6U.png

dcIMVX3.png

kzmkG44.png

Infelizmente Fighters MegaMix ainda tem muitos bugs visuais no Yabause. Mas a resolução aumentada já faz vislumbrar o potencial dos gráficos e os detalhes dos personagens.
Baseado nisso, eu fiz uns testes com a resolução do emulador da placa Model 2, e aqui estão alguns resultados:
Virtua Fighter 2:
2017-12-20 (1).png
2017-12-20.png
2017-12-20 (2).png
Sega Rally Champioship:
2017-12-20 (5).png
2017-12-20 (6).png
Sonic The Fighters:
2017-12-20 (9).png
2017-12-20 (12).png
Virtual-On Cybertroopers:
2017-12-20 (15).png
2017-12-20 (16).png
2017-12-20 (19).png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Baseado nisso, eu fiz uns testes com a resolução do emulador da placa Model 2, e aqui estão alguns resultados:
Virtua Fighter 2:
Visualizar anexo 40715
Visualizar anexo 40716
Visualizar anexo 40717
Show de bola. Exemplo de como o aumento de resolução pode operar milagres em games com boas texturas. A model 2 era fantástica. pena que a Sega ao portar os games para PC, usava como base as versões capadas do videogame, em vez de explorar todo o poder do game original.

Para parâmetro, deixar aqui também telas do Virtua Fighter 2, versão Saturn. A resolução aumentada fica muito legal. Pena que no caso do Saturn, os pisos e backgrounds são planos em perspectiva e o Yabause não aumenta a resolução da renderização deles.

q7Xs0je.png

rxnbsrF.png

fl1vHwU.png


h5YfAfr.png

sCPPGaH.png

Fhxb6CK.png

ilwDssk.png

KJl1IMp.png

mIyduKI.png

Virtua Fighter 2 roda muito bem no Yabause.

Depois talvez deixe aqui telas do Sega Rally com resolução aumentada, mas este ainda tem bugs gráficos.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
As telas do Sega Rally que tinha prometido:
94xoboQ.png

zomDjRR.png

oIKi937.png

AoF8KWY.png
KPu6JGz.png

KYnAA5O.png

7iZ2VMi.png

cnFoejr.png

Meramente para ilustrar os gráficos na resolução aumentada. Este jogo ainda não está perfeitamente emulado no Yabause.
 

R Typer

Bam-bam-bam
Mensagens
1.247
Reações
1.353
Pontos
353
As telas do Sega Rally que tinha prometido:
94xoboQ.png

zomDjRR.png

oIKi937.png

AoF8KWY.png
KPu6JGz.png

KYnAA5O.png

7iZ2VMi.png

cnFoejr.png

Meramente para ilustrar os gráficos na resolução aumentada. Este jogo ainda não está perfeitamente emulado no Yabause.
qual emu vc usou? usou algum filtro tb? sou totalmente noob p isso. Eu joguei esses dias no meu saturn e achei a imagem ruim no tubão... essas screenshots estão bem melhores
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
qual emu vc usou? usou algum filtro tb? sou totalmente noob p isso. Eu joguei esses dias no meu saturn e achei a imagem ruim no tubão... essas screenshots estão bem melhores
Na época curtia a imagem do Sega Rally na CRT, mas o cabeamento não era muito nítido, era o tradicional RCA.

Explicação sobre filtros:

---------------------------------------------
1- Filtros nas texturas (para suavizar as texturas dos objetos):
Infelizmente, Saturn não fazia tratamento algum nas texturas, ficavam totalmente quadriculadas e por vezes trêmulas e distorcidas. 3D bem precário. Seus emuladores também não fazem.
---------------------------------------------
2 - Filtro na imagem toda (remover o quadriculado da tela toda)
Os games antigos rodavam em 240p, 480i, 480p... resoluções muito baixas para as TVs e monitores atuais. Fica tudo quadriculado e feio em tela cheia.
HQLnQ7g.png


Os filtros na imagem toda simplesmente pegam a imagem original em baixa resolução, com todos os seus defeitos, e a ampliam tentando adivinhar arestas e diagonais para a imagem não ficar feia. Dependendo do filtro essa ampliação conseguirá remover o visual quadriculado, mas jamais vai conseguir trazer detalhes à imagem.

BIM8gQO.png


Emuladores do Saturn que suportam filtros: SSF (arquivos *.rpi obsoletos), Medafen e Yabause no retroarch (Shaders). A imagem acima está com o shader XBR removendo os quadriculados.

----------------------------------------------
3 - Aumento de resolução
Foi o caso das telas do Sega Rally que viu. Em vez de rodar em 240p, o emulador pode renderizar o game em HD. Isso faz que um objeto seja renderizado com mais que o triplo de pixels, o que faz aparecer detalhes que na resolução nativa estariam impossíveis de desenhar.

CeoCRad.png


Nesta imagem não há filtro na imagem toda e não há filtros nas texturas. Somente está rodando em algo perto de 720p, quando o saturn rodaria em 240p. Emulador de Saturn que suporta resolução aumentada: Yabause. Porém a lista de compatibilidade dele não é das melhores.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Fazer uma correção aqui.
Meramente para ilustrar os gráficos na resolução aumentada. Este jogo ainda não está perfeitamente emulado no Yabause.
Testei uma outra versão do Yabause, chamada Yabause-Devmiyax. Rodou muito melhor o Sega Rally. Deu até gosto de brincar até a linda Lakeside. As telas dele rodando:

omKpq3j.png

CzjqcwB.png

DoyMnGg.png

Ieaw2Pr.png


z35gAci.png

Ka53DJa.png

kwyv2p8.png

JcjoTgE.png

RShTVwE.png

mrqlMPg.png

1pMXhzZ.png

U5blQKn.png

WeHBSPJ.png

YG34IOH.png

Q3jvZto.png
 

R Typer

Bam-bam-bam
Mensagens
1.247
Reações
1.353
Pontos
353
Na época curtia a imagem do Sega Rally na CRT, mas o cabeamento não era muito nítido, era o tradicional RCA.

Explicação sobre filtros:

---------------------------------------------
1- Filtros nas texturas (para suavizar as texturas dos objetos):
Infelizmente, Saturn não fazia tratamento algum nas texturas, ficavam totalmente quadriculadas e por vezes trêmulas e distorcidas. 3D bem precário. Seus emuladores também não fazem.
---------------------------------------------
2 - Filtro na imagem toda (remover o quadriculado da tela toda)
Os games antigos rodavam em 240p, 480i, 480p... resoluções muito baixas para as TVs e monitores atuais. Fica tudo quadriculado e feio em tela cheia.
HQLnQ7g.png


Os filtros na imagem toda simplesmente pegam a imagem original em baixa resolução, com todos os seus defeitos, e a ampliam tentando adivinhar arestas e diagonais para a imagem não ficar feia. Dependendo do filtro essa ampliação conseguirá remover o visual quadriculado, mas jamais vai conseguir trazer detalhes à imagem.

BIM8gQO.png


Emuladores do Saturn que suportam filtros: SSF (arquivos *.rpi obsoletos), Medafen e Yabause no retroarch (Shaders). A imagem acima está com o shader XBR removendo os quadriculados.

----------------------------------------------
3 - Aumento de resolução
Foi o caso das telas do Sega Rally que viu. Em vez de rodar em 240p, o emulador pode renderizar o game em HD. Isso faz que um objeto seja renderizado com mais que o triplo de pixels, o que faz aparecer detalhes que na resolução nativa estariam impossíveis de desenhar.

CeoCRad.png


Nesta imagem não há filtro na imagem toda e não há filtros nas texturas. Somente está rodando em algo perto de 720p, quando o saturn rodaria em 240p. Emulador de Saturn que suporta resolução aumentada: Yabause. Porém a lista de compatibilidade dele não é das melhores.
show de bola... vlw pela aula!!!!:rox:rox
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui também telas do Sonic R do Saturn no Yabause-Devmiyax.

85rsfAy.png

nlHy8PZ.png

p9rwHzv.png

cA0law5.png

SDJwndy.png

Q9qnqvH.png

BWgEvd6.png

wkLIJiA.png

3uHdtNW.png
Esta versão do emulador está rodando bem melhor que o 0.9.15 que está no site oficial. Já está jogável e bonito, falta o efeito da água ser emulado perfeitamente.
 

Bebeco

Bam-bam-bam
Mensagens
1.993
Reações
1.851
Pontos
224
Sim, em matéria de qualidade legions é muito melhor que Hotsuma, no entanto o jogo de PS2 é o mais difícil de toda franquia, terminar ele sem continues e coletando todas moedas é missão pra poucos.
Nuss como eu tentei pegar as moedas pra destravar o Joe no do PS2!!! É foda pra c***lho!!! Mas não aqueles fodas impossíveis! Aqueles que dá gosto, tipo Dark Souls!
O do 3DS, você jogou, @FabioShinobi? Eu lembro daquele teu vídeo que você postou esmirilhando no Shadow Dancer, se não me engano...
 
Topo Fundo